ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - terça-feira - 20 11 2018

-BOLSONARO ADMITE QUE PODE PRIVATIZAR PARTES DA PETROBRÁS

-REFORMA ADMINISTRATIVA SÓ DEVE IR PARA A ASSEMBLEIA NO ANO QUE VEM

-ROTA SABORES DA FRONTEIRA VAI SER LANÇADA AMANHÃ NO MUNICÍPIO

-GOVERNADOR VAI INAUGURAR ESCOLA SÃO MIGUEL NESTA SEXTA-FEIRA

-EX-PREFEITO, EX-VICE E SERVIDOR SÃO CONDENADOS POR ATO DE IMPROBIDADE

-JOVEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CAMINHÃO NA BR 282

-MULHER É ATACADA E MORTA A FACADAS AO VOLTAR DO TRABALHO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.


O Ministério da Economia da Alemanha anunciou nesta segunda-feira a suspensão da venda de armas e outros equipamentos militares para a Arábia Saudita. A medida também atinge vendas que já haviam sido aprovadas pelo governo alemão. Já o Ministério do Exterior do país europeu anunciou a imposição de proibições de viagem a 18 cidadãos sauditas. As duas medidas são uma resposta à morte do jornalista e dissidente JAMAL KHASHOGGI, que foi morto em outubro no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

A Fundação Jean-Jaurès, em Paris, divulgou nesta segunda-feira um estudo sobre agressões sexuais sofridas pelas francesas. Os resultados foram classificados pela imprensa local como “aterrorizantes”. A pesquisa apontou que 86 por cento das mulheres foram submetidas a pelo menos um tipo de violência sexual na rua. Os números franceses são maiores do que os de cinco outros países juntos, que também foram objeto de estudo: Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Serviços de emergência vasculham os destroços carbonizados do pior incêndio florestal da história do estado norte-americano da Califórnia, buscando sinais das quase mil pessoas que se acredita ainda estarem desaparecidas. O escritório do xerife do condado de Butte anunciou na noite deste domingo que os restos mortais de 77 pessoas foram recuperados, e que o número de desaparecidos caiu para 993. O incêndio praticamente arrasou Paradise, cidade montanhosa de quase 27 mil habitantes.

O Ministério da Saúde publicou no "Diário Oficial da União" desta terça-feira o edital com oito mil 517 vagas para o programa Mais Médicos. As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada. Na próxima semana, de acordo com o ministro, será lançado outro edital destinado a profissionais brasileiros formados no Exterior e estrangeiros de qualquer nacionalidade, inclusive cubanos.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que "parte" da Petrobras pode ser privatizada. Ele deu a declaração ao ser questionado sobre o assunto durante uma entrevista no Rio de Janeiro. Durante a entrevista desta segunda-feira, BOLSONARO também comentou a indicação de ROBERTO CASTELLO BRANCO para a presidência da Petrobras e afirmou ele foi indicado pelo futuro ministro da Economia, PAULO GUEDES, que tem "carta branca" para definir a equipe econômica. CASTELLO BRANCO disse que pretende fazer a Petrobras deve focar naquilo que é competente.

A Justiça de São Paulo abriu uma ação penal e tornou réu o ex-prefeito da capital paulista FERNANDO HADDAD por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após o juiz da Vara Criminal acolher parcialmente denúncia do Ministério Público do Estado. De acordo com o MP, o petista teria solicitado, entre abril e maio de 2013, por meio do então tesoureiro do seu partido, JOÃO VACCARI NETO, a quantia de três milhões da empreiteira UTC Engenharia para supostamente quitar dívidas de campanha. A Promotoria sustenta que o valor dos repasses chegou a dois milhões e 600 mil reais. Além de HADDAD, VACARI também foi denunciado pelo Ministério Público.

Desde abril deste ano, o governo federal já deslocou três mil e 77 imigrantes venezuelanos de Roraima para outros Estados brasileiros. Nestes sete meses, até 14 de novembro, Santa Catarina acolheu 264 refugiados e aparece como o quarto Estado que mais recebeu os venezuelanos vindos de Roraima, atrás do Rio Grande do Sul, São Paulo e Amazonas. Segundo balanço da Casa Civil, as cidades de Balneário Camboriú com 220, Palhoça com 30, Chapecó e Florianópolis, ambos com sete, foram as que receberam os refugiados no Estado.

A partir de quarta-feira, médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país podem se inscrever para as vagas do programa Mais Médicos em Santa Catarina, que antes eram ocupadas por cubanos. No Estado, serão 246 vagas para municípios e 12 para Distritos Sanitários Especiais Indígenas. As vagas estão distribuídas por 144 municípios de catarinenses. Os com maior número de vagas são Mafra com 13, Joinville com 11 e Navegantes com 10. Em Florianópolis, são duas vagas. Segundo a coordenação estadual do programa, atualmente atuam no Estado 250 profissionais do país caribenho em 140 municípios.

As Agências de Desenvolvimento Regional deixarão definitivamente de existir em Santa Catarina a partir de 2019. A extinção das estruturas, que sempre esteve presente no discurso do então candidato e agora governador eleito CARLOS MOISÉS DA SILVA, foi confirmada pelo coordenador da transição, professor LUIZ FELIPE FERREIRA. Ele disse que MOISÉS desativará por decreto as 20 ADRs ainda em funcionamento. A eliminação completa das 35 agências deve ficar para fevereiro de 2019, já que a reforma administrativa do novo governo, que também inclui outras medidas como diminuição do número de secretarias, provavelmente será encaminhada à Assembleia Legislativa só no ano que vem.

O prefeito de Guaraciaba, ROQUE MENEGHINI assinou a ordem de serviço para as obras do ginásio municipal Genésio Pasinato. De acordo com ele, serão investidos mais de 90 mil reais na reforma da copa, cozinha, pintura interna e externa. O projeto prevê ainda a colocação de manta asfáltica no telhado. MENEGHINI explicou que o valor é oriundo da Lei de Incentivo ao Esporte. Além desse investimento, já foram realizadas outras obras de melhorias no ginásio no valor de 25 mil reais.

A final do concurso de oratória da JCI Câmara Júnior será realizada hoje à noite em São Miguel do Oeste. Mais uma vez, a decisão dos vencedores da etapa municipal será no auditório do centro Cultural da Unoesc. A final começa as sete horas da noite e vai reunir estudantes do ensino fundamental e médio. O tema deste ano é a Hanseníase, uma doença secular que ainda não foi erradicada. Os vencedores vão participar da etapa estadual do concurso. O coordenador do Oratória nas Escolas, JUAREZ PEDAM, disse que a final será aberta ao público. A maior torcida desta noite será premiada com 300 reais em dinheiro.

A formatura dos bombeiros militares que passaram pelo processo de formação no quartel do decimo segundo batalhão de São Miguel do Oeste está marcada para hoje a tarde. Os 32 alunos soldados vão receber o diploma de conclusão em cerimônia programada para as seis horas. De acordo com o secretário do curso, major MARCO ANTONIO EIDT, a formatura vai ocorrer na praça Walnir Botaro Daniel. Em Santa Catarina, 316 novos soldados fizeram a formação e serão incorporados aos quarteis de bombeiros militar espalhados pelo estado. Aqui na região, o curso de formação foi realizado no município e iniciou no dia 19 de março.


O Corpo de Bombeiros definiu a distribuição dos novos soldados para reforçar os batalhões e companhias da instituição pelo estado. Do total de 316 bombeiros militares recém formados, 76 ficarão na região oeste. Os dez quartéis do décimo segundo batalhão dos bombeiros, que tem sede em São Miguel do Oeste, vão receber 19 novos soldados. O secretário do curso, major MARCO ANTONIO EIDT, disse que o ingresso desse contingente não resolve, mas ameniza bastante a falta de efetivo na região. A unidade de São Miguel do Oeste deve receber um reforço de mais três bombeiros militares.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, reassumiu o cargo nesta segunda-feira depois de duas semanas de férias. Ele se licenciou no início deste mês para uma viagem particular. No período em que esteve afastado, o vice-prefeito, ALFREDO SPIER, assumiu a chefia do poder executivo. Com o retorno de TREVISAN, SPIER reassume o cargo de vice e também o comando da Secretaria de Administração e Finanças. O vice-prefeito disse que o andamento dos serviços transcorreu normalmente nos dias em que esteve no comando da prefeitura.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste divulgou hoje os detalhes da estatística de pacientes que faltam a consultas e exames agendados pelo Sistema Único de Saúde. No sábado passado, o secretário LEONIR CARON disse durante o programa Peperi Rádio Repórter que mais de três mil e 600 pessoas marcaram atendimentos médicos e odontológicos e não compareceram. Foram mil 551 faltantes em consultas odontológicas e outros dois mil 129 em clínica geral. A média foi de 15 por cento de faltantes na odontologia e seis por cento na clínica médica. No atendimento fonoaudiológico, foram mais 253 faltantes no mesmo período. O número é considerado muito alto pela secretaria de Saúde.


A quantidade de faltas em consulta e exames tem provocado transtornos na saúde pública de São Miguel do Oeste. O comentário é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Nos exames clínicos e laboratoriais, a situação não é diferente. Cerca de 170 pacientes marcaram ultrassonografia e 121 agendaram eletrocardiograma entre janeiro e agosto, mas não compareceram para realizar os procedimentos O quantitativo de faltantes é semelhante nos demais exames laboratoriais. CARON disse que quando uma pessoa marca consulta ou exame e não comparece no dia e horário marcado, ela tira a vaga de outra pessoa que precisa. Além disso, a questão causa prejuízos aos cofres públicos, já que a prefeitura está remunerando os profissionais para atenderem naqueles horários.

A secretaria de Saúde implantou neste mês um novo sistema de comunicação dos agendamentos de consultas e exames pelo SUS. Até outubro deste ano, as profissionais da Saúde realizavam cerca de 20 mil ligações telefônicas por mês a fim de comunicar os pacientes sobre o agendamento. O sistema exigia tempo e gastos com telefonia. A partir de agora, a comunicação está ocorrendo por mensagens via celular. Ao invés de fazerem várias ligações diariamente, as atendentes da Saúde passaram a alimentar um sistema que envia, automaticamente, todos os dias, mensagens de texto via celular para os pacientes que possuem seus números cadastrados na Secretaria. A diretora de controle e avaliação da Secretaria de Saúde, DAIANA SIRTOLLI disse que o sistema é mais ágil e econômico do que o anterior.

A Rota Sabores da Fronteira vai ser lançada oficialmente nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. A iniciativa é da Instância de Governança de Turismo Caminhos da Fronteira e de empresas ligadas ao setor. De acordo com a presidente da instância, MARIA ZANIN, a rota integra restaurantes e fábricas de alimentos e bebidas, como cachaça e chope. Ela explicou que a ação envolve 13 empresas que tem produtos prontos para comercialização. O lançamento da rota sabores da fronteira está marcado para as sete horas da noite no Hotel San Willas.

A rota dos sabores da fronteira pode ser feita por qualquer pessoa que esteja visitando a região. De acordo com a presidente da Instância de Governança de Turismo Caminhos da Fronteira, MARIA ZANIN, os detalhes da rota vão ser apresentados amanhã à noite. As empresas que participam da Rota Sabores da Fronteira estão em um folder que será distribuído a partir de amanhã. Além disso, a instancia também vai lançar um site com o mapa e outras informações da rota. MARIA explicou que o turista pode escolher as atrações que serão visitadas ou fazer toda em rota em uma passeio de dois dias.

A agencia de desenvolvimento regional definiu a data para inauguração da escola São Miguel. A obra durou mais de cinco anos para ser concluída e será entregue oficialmente na próxima sexta-feira. A data foi confirmada pelo secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI. O ato vai contar com a participação do governador EDUARDO PINHO MOREIRA. A empresa está finalizando os últimos detalhes da reforma na escola São Miguel para o ato de inauguração desta sexta-feira. Além de São Miguel do Oeste, o governador também vai participar da inauguração das obras de reforma de outra escola do estado em São José do Cedro.

A obra de reforma e ampliação a escola São Miguel custou cerca de quatro milhões de reais. A informação é do secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI. Ele lembrou que os trabalhos começaram no final de 2013 e em 2016 a C2 Engenharia teve problemas e a obra foi paralisada. Houve uma nova licitação no ano passado, e a construtora Balbinot retomou os trabalhos. MENEGHINI disse que apesar dos problemas, a nova escola São Miguel está pronta e vai trazer mais qualidade e conforto para alunos e professores. Ele comentou que além dos investimentos previstos no contrato inicial, o estado também autorizou a reforma do telhado do ginásio da escola com a instalação de uma manta asfáltica para resolver o problema das goteiras.

A agenda do governador EDUARDO PINHO MOREIRA pelo extremo-oeste na próxima sexta-feira começa pelo município de Iporã do Oeste. Ele vai participar de um ato simbólico de nomeação da SC 386. A estrada vai passar a se chamar rodovia LAINE DE NADAL. De acordo com o secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI trata-se de uma homenagem a esposa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, HERNEU DE NADAL. LAINE morreu de câncer e realizou uma série de trabalhos na área social. Depois do ato no trevo de Iporã do Oeste, PINHO MOREIRA virá a São Miguel do Oeste para a inauguração da escola São Miguel as duas horas da tarde.


A estrutura mínima da ADR de São Miguel do Oeste, composta pelos servidores efetivos, deve continuar funcionando no começo de 2019. A projeção é do secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI. Ele explicou que os cargos comissionados serão exonerados no final do ano, mas o quadro efetivo deve continuar até que o novo governo encaminhe o processo legal para extinção das estruturas regionais.

O ex-prefeito JOÃO VALAR, o ex-vice-prefeito MOACIR MARTELO e o ex-diretor de planejamento FLAVIO RAMOS foram condenados em primeiro grau por ato de improbidade administrativa. A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público em 2013. Segundo a promotoria, eles fizeram uma doação irregular de imóveis pertencentes ao município para quatro servidores públicos da prefeitura. Os terrenos foram cedidos para a construção de unidades habitacionais. O Ministério Publico entende que a doação configurou ato de improbidade. Os quatro servidores beneficiados também foram denunciados e condenados na ação. O MP alega que eles sabiam que os terrenos eram do município e construíram mesmo sem a documentação dos imóveis. A decisão da juíza ALINE MENDES DE GODOY foi publicada na última semana e é passível de recurso para o Tribunal de Justiça.


O ex-prefeito JOÃO VALAR, o ex-vice-prefeito MOACIR MARTELLO e o ex-diretor de planejamento, FLAVIO RAMOS foram condenados em primeira instancia a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. A sentença de primeiro grau imposta pela justiça de São Miguel do Oeste também prevê o ressarcimento integral do dano, a ser calculado através da avaliação dos imóveis que foram doados irregularmente e ao pagamento de multa de três vezes o valor do dano. A pena ainda estabelece a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de cinco anos. Os servidores que receberam os terrenos também receberam a mesma pena, com a duas diferenças: a suspensão dos direitos políticos é pelo prazo de oito anos e a proibição de contratar ou receber benefícios é pelo prazo de dez anos.


A juíza ALINE MENDES DE GODOY também determinou a desocupação dos imóveis e a devolução ao poder público municipal dos lotes urbanos contestados na ação civil pública. O ex-prefeito JOÃO VALAR, o ex-vice-prefeito MOACIR MARTELLO e o ex-diretor de planejamento, FLAVIO RAMOS anunciaram que vão recorrer da decisão para o Tribunal de Justiça. Eles ressaltaram que o imóvel em questão foi doado pela prefeitura para uma cooperativa de habitação ainda em 2003. Quando os servidores ocuparam os terrenos, entre 2006 e 2007, eles estavam registrados em cartório em nome da cooperativa. VALAR, MARTELO e FLAVIO alegam que seria impossível fazer uma doação, ainda que verbal. Eles afirmaram que não existe nenhum documento de doação ou indicação por parte da prefeitura para que os servidores ocupassem os imóveis. Segundo eles, somente a cooperativa é que poderia fazer isso por ser a proprietária dos terrenos naquele momento.


Uma mulher de 25 anos morreu em um acidente de transito nesta segunda-feira na BR 282. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde em Pinhalzinho e envolveu um Clio de Maravilha e um caminhão de Chapecó. A motorista do carro, DANIELA DOS SANTOS, de 25 anos, ficou presa nas ferragens e morreu no local do acidente. O caminhoneiro sofreu ferimentos leves e foi conduzido ao Hospital de Pinhalzinho. A Polícia Rodoviária Federal realizou os levantamentos no local da ocorrência e a Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.

Uma mulher foi morta com uma facada no peito na noite de ontem no município de Maravilha. O assassinato aconteceu na rua da Matriz, no acesso ao Bairro Floresta, por voltas das 11 e meia da noite. ANA PAULA KLAUK, de 29 anos, foi morta com um golpe de faca. O suspeito do assassinato é o ex companheiro dela. Testemunhas afirmaram que ele atacou a vítima e fugiu em uma motocicleta. ANA PAULA deixou quatro filhos, 11, oito, cinco e três anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.