ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-09-2019 Sexta-feira

-PRESIDENTE DO SENADO VAI QUESTIONAR NO STF OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

-ESTUDANTES DESOCUPAM PRÉDIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DA FRONTEIRA SUL

-CTG PROMOVE AÇÕES QUE FOMENTAM CULTURA GAÚCHA ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES

-POÇO ARTESIANO BENEFICIA COMILP E COMUNIDADES PRÓXIMAS

-PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS PROMOVE FESTA DA PADROEIRA NESTE DOMINGO

-RAIO MATA ANIMAL NO INTERIOR DE PALMA SOLA

-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E CARRO DA EPAGRI NA BR 158 DEIXA MOTORISTA FERIDO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio para a compra e oito centavos para venda.


A presidência finlandesa da União Europeia exigiu nesta quinta-feira do governo britânico a apresentação de uma proposta escrita sobre o Brexit até o fim de setembro. O ultimato foi rejeitado pelo governo britânico. Um porta-voz do primeiro-ministro, BORIS JOHNSON, afirmou que o Reino Unido vai apresentar soluções escritas formais quando estiver preparado, não em função de um prazo artificial. A data prevista para o Brexit é 31 de outubro.


A coalizão liderada pela Arábia Saudita iniciou nova operação militar ao norte da cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, contra o que descreveu como "alvos militares legítimos". A ofensiva ocorre em meio à crise internacional gerada pela destruição de instalações petroleiras na Arábia Saudita. Os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã na Guerra do Iêmen, reivindicaram a autoria dos ataques de sábado, mas os governos saudita e norte-americano sugerem que o regime iraniano esteja por trás da ação.


O ministro das Relações Exteriores do Irã, JAVAD ZARIF, disse nesta quinta-feira, que haverá uma guerra se o seu país for atacado pelos Estados Unidos ou pela Arábia Saudita. Ele deu a declaração à rede de TV CNN. Ao ser perguntado sobre qual seria a consequência de um ataque militar contra o Irã, ZARIF respondeu: “guerra total”. O secretário de Estado dos EUA, MIKE POMPEO, respondeu que seu país está fazendo uma coalizão para deter o Irã, mas que busca uma saída pacífica.



A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal julgará na próxima terça-feira os irmãos GEDDEL e LÚCIO VIEIRA LIMA do MDB no caso dos 51 milhões de reais apreendidos em um apartamento em Salvador em 2017. Durante o julgamento, os ministros deverão decidir se condenam ou absolvem dos dois. Compõem a Segunda Turma: CÁRMEN LÚCIA, CELSO DE MELLO, GILMAR MENDES, RICARDO LEWANDOWSKI e EDSON FACHIN. GEDDEL e LUCIA se tornaram réus em maio de 2018 pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A Procuradoria Geral da República pediu a condenação de GEDDEL a 80 anos de prisão, a devolução de 43 milhões de reais aos cofres públicos e multa por danos morais coletivos no valor de dois milhões e 600 mil dólares.


O presidente do Congresso Nacional, DAVI ALCOLUMBRE classificou como "drástica interferência" a operação da Polícia Federal desta quinta-feira que teve como alvos o líder do governo no Senado, FERNANDO BEZERRA COELHO do MDB e do filho dele, o deputado federal FERNANDO BEZERRA COELHO FILHO do DEM. Mais cedo, nesta quinta, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos dois parlamentares. ALCOLUMBRE afirmou que o Senado questionará no Supremo a operação policial. Em nota, ele disse que a ação foi “desarrazoada e desnecessária” já os fatos investigados ocorreram entre 2012 e 2014.


O ministro do Supremo Tribunal Federal LUÍS ROBERTO BARROSO afirmou em nota divulgada na noite desta quinta-feira que a decisão de autorizar busca e apreensões no Congresso a pedido da Polícia Federal foi "puramente técnica", "republicana" e "não envolveu prejulgamentos". Conforme o ministro, as buscas sobre o senador FERNANDO BEZERRA COELHO e do filho, o deputado FERNANDO BEZERRA COELHO FILHO foram autorizadas pelo Supremo porque os fatos se referem ao mandato atual dos dois. As denúncias apontam irregularidades em obras no Nordeste, como a transposição do Rio São Francisco, no período em que BEZERRA foi ministro da Integração Nacional. A PF investiga um esquema criminoso de pagamento de propina por parte de empreiteiras para autoridades públicas.


Os estudantes que ocupavam o prédio da reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó, começaram a sair do local. Uma assembleia na noite de quarta-feira decidiu que eles vão deixar o prédio. A desocupação começou logo após essa reunião, por volta das 11 da noite. Os alunos ocupavam o local desde 30 de agosto. Eles protestam contra a nomeação de MARCELO RECKTENVALD para reitor da universidade. Ele foi nomeado pelo presidente JAIR BOLSONARO, mesmo sendo o terceiro colocado dos votos para o cargo. No domingo, integrantes do Conselho Universitário apresentaram uma carta com pedido de renúncia a MARCELO RECKTENVALD do cargo de reitor da instituição.


Para assegurar a qualidade e a eficiência da gestão dos recursos hídricos de Santa Catarina, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável finalizou nesta quinta-feira, o repasse de 952 mil às instituições parceiras para o gerenciamento dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Estado. Segundo o governo, a parceria com as entidades executivas vem contribuindo para um gerenciamento de excelência na execução do funcionamento dos Comitês no Estado. O secretário executivo do Meio Ambiente, FELIPE ALENCAR, reforça que as entidades que gerenciam os Comitês de Bacias, têm o propósito de fornecer subsídios e fomentar discussões e ações, em relação à gestão de recursos hídricos.


Caso a proposta orçamentária do governo federal para 2020 seja aprovada sem alterações, os repasses para Santa Catarina na área da saúde serão reduzidos em 40 por cento, colocando em risco a manutenção do atendimento médico e hospitalar prestado à população. O alerta partiu dos deputados PAULINHA do PDT e JOSÉ MILTON SCHEFFER do PP durante a sessão plenária da manhã desta quinta-feira. Conforme os parlamentares, o governo federal planeja reduzir em 40 por cento as verbas destinadas para o estado na área da saúde. O percentual, segundo disseram, é o maior entre os estados do Sul do país, equivalendo a mais de 700 milhões de reais.


-CTG PROMOVE AÇÕES QUE FOMENTAM CULTURA GAÚCHA ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES

-POÇO ARTESIANO BENEFICIA COMILP E COMUNIDADES PRÓXIMAS

-PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS PROMOVE FESTA DA PADROEIRA NESTE DOMINGO


Pesquisa em registros oficiais de Trier revela informações sobre antepassados da comitiva do Oeste na Alemanha. Em uma sala de arquivos da Arquidiocese de Trier moradores do Extremo-Oeste Catarinense, que estão em viagem a Alemanha, tiveram acesso aos registros oficiais de nascimento, casamentos, óbitos e outros. Nos Livros volumosos e escritos manualmente, muitas famílias encontraram dados importantes seguindo a cronologia do tempo com registros oficiais datados a partir de 1600. Chama atenção os registros de óbitos na época, que provam que a expectativa de vida era menor em comparação aos tempos atuais. Sobrenomes como Fritzen, Staut, Gossler, Hannauer, Shenn, Kuffel, Bauermann, Junges e tantos outros presentes no Sul, são comuns nos livros de registro. É possível encontrar inclusive a geração daqueles que, em viagem de navio, deixaram a região do Hunsrück por volta 1824. Em julho de 2019 foram celebrados os 195 anos de imigração Alemã no Sul do Brasil.


A comitiva também aproveitou o roteiro de visitas para divulgar a programação do Kerbfest, que inicia hoje em Iporã do Oeste, e se estende até o domingo. Um folder da programação foi entregue ao historiador alemão, HERR WILLIAM FOLLMANN. A Rádio Oeste também fez transmissão ao vivo do convite para a Kerbfest para uma banda de orquestra que se apresentou para a comitiva catarinense e público alemão presente. DENISE HEIDT MARCONATTO, que integra a comitiva e fala o idioma alemão, auxiliou na tradução do convite. Na agenda de visitas desta sexta-feira a comitiva Catarinense deixa a Alemanha em viagem de trem até Luxemburgo, um pequeno país próximo ao país alemão. No final do dia o grupo retorna a Trier.


APAE de Descanso promove segunda mateada na praça alusiva ao dia nacional de luta das pessoas com deficiências. A programação será realizada neste sábado. De acordo com a diretora da APAE MAURÍCIO DALLA VECHIA, ADRIANA BALBINOT, o objetivo do evento é enaltecer as lutas que as escolas especiais em todo o país já conquistaram, e também ressaltar aquilo que ainda está por ser conquistado em relação às pessoas com deficiência. A diretora avalia que é importante mobilizar a comunidade para que junto com a APAE reivindique cada vez mais melhorias na acessibilidade, tanto aos espaços físicos como o acesso mais facilitado ao meio social. A mateada inicia às 14 horas e 30 minutos, com algodão doce fornecido pelo Roctaract, apresentações do CTG Caandeiro do Oeste, apresentação de palhaço e distribuição de pipoca pelo Lions Mulher, apresentação dos cantores CRISTOFER e JOÃO CARLOS, demonstração dos trabalhos e apresentação cultural pelos alunos da APAE. A erva para o chimarrão será disponibiliza pela Materva.


Demora na liberação de medicamentos causa manifesto no legislativo de São João do Oeste. O vereador CORNÉLIO SCHNEIDER está revoltado com a burocracia para liberação de medicamento para o tratamento do câncer. Ele apresentou na sessão desta semana uma moção de apelo ao governo do estado por atraso no repasse de remédios. SCHNEIDER diz que em várias situações o requerimento da Secretaria de Estado da Saúde somente é liberado após a morte do paciente. Destaca que a solicitação deve ser feita via judicial e por muitas vezes a resposta chega tarde demais. O vereador considera que não é possível bancar por conta própria o tratamento com medicamento de alto custo. Ele cobra maior agilidade e relata que um caso na sua família, a requisição foi liberada dois meses após o sepultamento do paciente que aguardava pelo tratamento.


Vereador cobra medidas urgentes para evitar mortes na fila de espera por remédio. CORNÉLIO SCHNEIDER destaca que por ser um representante legal, eleito pelo voto, precisa cobrar medidas urgentes para acabar com esta angústia que as pessoas são submetidas. Cita ainda que o remédio é essencial para garantir qualidade de vida e esperança de cura. CORNÉLIO SCHNEIDER lamenta situações dolorosas por falta de agilidade dos órgãos competentes. O vereador também demonstra indignação com a realização de radioterapia no Hospital Regional de Chapecó. Ele diz que o deslocamento comprova um atendimento precário no tratamento de alta complexidade. Reforça ainda que a moção cobrando medidas do governo do estado é pensando em benefício não apenas para São João do Oeste e sim para a região do Extremo Oeste.


Secretário de Infraestrutura realiza visita surpresa e gera expectativa para investimentos na SC 283. Sem agendamento, o prefeito de Itapiranga recebeu nesta semana a visita do secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, coronel do exército, CARLOS HASSLER. Segundo o prefeito JORGE WELTER, ele veio acompanhado de técnicos do Deinfra da regional de Chapecó. Objetivo foi de conhecer a realidade da SC 283 de Concórdia a Itapiranga incluindo os 45 quilômetros não pavimentados de Itapiranga a Mondaí. O prefeito diz que a visita surpresa é um fator positivo demonstrando o interesse do governo do estado pela região Extremo Oeste. WELTER aproveitou para cobrar agilidade na federalização da SC 163. Em relação na rodovia 283, o prefeito cita dialogo produtivo para substituição de duas galerias no trecho de responsabilidade do Deinfra.


Região será contemplada com estrutura de metal para pontes no interior. O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina demonstrou interesse no projeto que prevê a substituição de pontes em rodovias estaduais. Itapiranga fez solicitação para nova ponte na SC 283, na comunidade de linha Chapéu utilizando material que foi retirado da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O prefeito JORGE WELTER lamenta que parte da rodovia ainda não está pavimenta e também não recebe manutenção por parte do estado. O prefeito lembra que os municípios de Itapiranga e Mondaí arcam com as despesas do patrolamento e compactação. O asfalto está entre as três prioridades da Ameosc.WELTER, avalia que aumenta a possibilidade de investimento após o secretário de infraestrutura conhecer a realidade da rodovia.


Clube do Cavalo Otto Veit abre visitação para alunos da APAE Renascer. A visita da escola especial ao Clube do Cavalo de São João do Oeste, nesta quinta-feira, faz parte da programação da Semana Farroupilha. Conforme o patrão do Clube do Cavalo, JACKSON ROYER, os alunos participaram de roda de chimarrão, momento em que foram discutidos sobre vários assuntos relacionados à cultura gaúcha. Aos estudantes e professores foram repassadas informações sobre tradicionalismo, vestimentas gaúchas, música e dança gaúcha. Os alunos também tiveram contato e interação com cavalo, e o cão Guri, que fez uma apresentação aos participantes. Para o patrão, possibilitar a visita dos Apaianos ao rancho do Clube do Cavalo é gratificante, pois é notável a alegria que expressam ao terem contato com as vivências da cultura gaúcha e os animais. Para encerrar a programação da Semana Farroupilha, hoje, 20 de setembro dia do Gaúcho, será realizada na sede do Clube do Cavalo, a partir das 18 e 30, a apresentação do grupo Barranca Nativa de Mondaí e do cantor e compositor de música nativista ÉRLON PÉRICLES, de São Luiz Gonzaga.


Secretaria de agricultura de Mondaí inicia pagamento do bônus agrícola. O pagamento para os agricultores foi instituído recentemente, e faz parte de um pacote de incentivos criado pela administração. A chefe de departamento do setor, KATIANE DOS SANTOS, explica que o bônus é pago conforme o movimento econômico de cada propriedade. O valor mínimo de bônus é de 200 e de no máximo mil reais. KATIANE ressalta que para receber o incentivo, o agricultor deve apresentar na secretaria o ITR, os documentos pessoais e as notas de compras de insumos ou material de inseminação no comércio local. Ela lembra que o produtor que fizer o encaminhamento até hoje, dia 20, recebe o bônus ainda até o dia 30 deste mês. Os demais recebem no dia 30 de outubro. Já quem fizer o encaminhamento até o prazo final, em 20 de novembro, recebe o bônus no final do mesmo mês. O investimento da prefeitura no pagamento do bônus está orçado em 500 mil reais.


Ruas de São João do Oeste recebem nova pintura. A responsável pelo setor de urbanismo, FABIANA WELCHEN, destaca que a prefeitura licitou tintas e mão de obra para a pintura em ruas e meio fios, além dos postes que estão sendo pintados nas cores da bandeia do município. Parte da cidade já recebeu as melhorias, e na próxima semana o serviço terá continuidade. FABIANA destaca que a pintura das ruas na cidade, além do perímetro urbano das comunidades de Cristo Rei e Beato Roque, é realizada geralmente uma vez ao ano. A responsável pelo setor de urbanismo lembra que recentemente também foi realizada a pintura dos bancos, escada e estruturas em madeira da praça central, além do pórtico de acesso ao município. Neste período, o setor de urbanismo também intensifica períodos de limpeza, corte de vegetação e o preparo de canteiros para o plantio de flores em cerca de duas semanas. As mudas são produzidas no viveiro do município.


Prefeitura de Tunápolis investe na perfuração de poço artesiano que beneficia Comilp e comunidades próximas. Conforme o secretário de administração, DONATO LAUSCHNER, o poço que foi perfurado pelo município está dentro do terreno pertencente a Cooperativa da Micro bacia do Lageado Perau, COMILP, com o objetivo de garantir água de qualidade para os trabalhos da cooperativa. O poço teve uma profundidade de 252 metros, com vazão de sete mil e 500 litros de água por hora e água de qualidade, comprovada em análise. O secretário destaca que nesta quarta-feira foi assinado o contrato de cessão de uso da água deste poço pela Comilp. Ele explica que o contrato prevê que a cooperativa poderá usufruir de 50% da água do poço artesiano. Para tanto, a Comilp fica responsável pelo custeio da instalação da rede de energia elétrica. LAUSCHNER comenta que o restante da vazão de água fica disponível para o município, com o objetivo de atender famílias de comunidades próximas ao poço artesiano.


A manutenção do poço artesiano e da bomba de água instalada com recursos da prefeitura fica sob responsabilidade do município. DONATO LAUSCHNER, que durante anos assumiu o cargo de presidente na Comilp, avalia que o investimento garante água de qualidade para a produção de queijos pela cooperativa. O secretário de administração comenta que cerca de 100 famílias são associadas a cooperativa, e todas elas serão beneficiadas com a água. Ele lembra que a preocupação com o abastecimento de água aumenta neste período do ano, e a garantia da vazão de água de qualidade é uma conquista para o município e a cooperativa dos agricultores familiares. LAUSCHNER lembra que a bomba já está instalada, já a rede até o poço será instalada esta semana para a partir disso iniciar a utilização da água. A soma do investimento públicona perfuração dopoço, bomba e painel de comando soma 36 mil e 500 reais.


Paróquia Nossa Senhora das Mercês promove festa da padroeira neste domingo. A festa encerra a programação do Kerbfest, que inicia hoje e se estende até o domingo. Conforme o coordenador do conselho de pastoral, ALMIR TREVISAN, a programação neste domingo inicia às seis horas com alvorada festiva e missa às nove horas e 30 minutos. A partir das 11 horas e 30 minutos será servido o almoço. Às 14 horas inicia o matiné, animado por Os Guri, e às 16 horas e 30 minutos ocorre o sorteio da ação entre amigos. Para as crianças será disponibilizado parque infantil e jogos diversos na praça central. Em relação a ação entre amigos, PEDRO BERWANGER, também organizador da festa, cita que a premiação na ordem, toda em dinheiro, é de três mil, mil e 500, mil reais e mais nove prêmios de 500 reais cada. O número é vendido a cinco reais. A ficha de almoço está sendo vendida a 22 reais antecipado, e 25 reais na hora. Para crianças de seis a 12 anos o valor é 15 reais, com venda só no dia. A expectativa é servir mais de mil almoços.


A igreja matriz de Iporã do Oeste é uma das entidades mais antigas do município, com cerca de 70 anos. Já a paróquia contempla 21 comunidades, e em 2020 completa 40 anos de fundação. De acordo com a agente de pastoral, LENIRSE RENZ, popular NENA, muitos voluntários estão envolvidos na organização da festa da padroeira e também no auxílio com donativos para o preparo dos alimentos. Ela cita também o envolvimento das várias pastorais. Ainda fazendo parte da comissão de organização da festa, estão VALMOR REIS, FABIANO BIDO, ADÉLIO MARX, CANÍSIO MULLER e JACSON SHOETE. O valor que é arrecadado com a festa da padroeira e a ação entre amigos, é investido em melhorias, a exemplo do cemitério, pintura e reforma da igreja matriz e na automatização da churrasqueira, investimento este que já soma mais de 30 mil reais e que será inaugurado no domingo. Neste sábado, a paróquia e suas entidades representativas também participam do desfile do Kerbfest, a partir das 15 horas pelas ruas de Iporã do Oeste.


Integrante e fundador do CTG de Iporã do Oeste enaltece importância do trabalho com as novas gerações para fortalecer a cultura gaúcha. Hoje, dia 20 de setembro, é comemorado o dia do gaúcho. RESOLI CONRAD, conhecido popularmente como SOLI, é integrante e um dos fundadores do CTG Herança Pampeana de Iporã do Oeste. Ele integra a patronagem há 22 anos. Hoje quem ocupa o cargo de patrão é o seu filho CLEITON CONRAD. Nascido em Frederico Westphalen, RS, e hoje morador de Iporã do Oeste, RESOLI explica que o dia 20 de setembro foi escolhido como o dia do gaúcho, em função de que nesta data, por volta de 1840, iniciou a revolução farroupilha. Também conhecida como Guerra dos Farrapos, esta foi uma revolta contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas. Devido à data, os Centros de Tradição Gaúcha comemoram em setembro a semana farroupilha, com cavalgadas e eventos típicos da cultura gaúcha.


RESOLI CONRAD participa todos os anos, junto com outros familiares e amigos, da cavalgada da integração sul brasileira. Há cada evento que participa, ele afirma que mais conhecimento sobre a cultura gaúcha acaba sendo adquirido. Como exemplo, SOLI cita um projétil encontrado na última semana em uma fazenda na divisa de Dionísio Cerqueira, e que aponta indícios bastante antigos de confrontos. Nesse local hoje há um cemitério que faz parte do roteiro visitado na cavalgada. RESOLI CONRAD afirma que gaúcho não é só aquele que nasce no Rio Grande do Sul, mas sim, aquela pessoa que valoriza e gosta da tradição.


Para fomentar a cultura gaúcha entre os mais jovens, SOLI comenta que o CTG Herança Pampeana realiza durante todo o ano programações semanais com as invernadas artísticas. Alusiva a semana farroupilha e dia do gaúcho, durante esta semana os integrantes da invernada receberam orientações sobre como amarrar um lenço, usar as vestimentas gaúchas, além do incentivo que o CTG concede durante todo o ano nas apresentações musicais e de danças, e eventos que incluem também o gosto pela gastronomia gaúcha. SOLI avalia que em Iporã do Oeste a cultura gaúcha está sendo fortalecida com a presença atualmente de mais de 100 pessoas nas invernadas veterana, juvenil, mirin e pré-mirin, contemplando todas as faixas etárias.


-RAIO MATA ANIMAL NO INTERIOR DE PALMA SOLA

-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E CARRO DA EPAGRI NA BR 158 DEIXA MOTORISTA FERIDO


Acidente com danos materiais é registrado na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 16 horas de ontem, na SC 163 em São João do Oeste. A colisão traseira envolveu um caminhão Ford Cargo de Itapiranga, conduzido por um homem de 22 anos, e uma Meriva de São João do Oeste, conduzido por uma mulher de 35 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Ladrões são presos após furtarem veículo de policial civil. O furto ocorreu no início da tarde de ontem em Guarujá do Sul. O veículo, que pertence a um policial civil, estava em uma oficina para manutenção. Após a denúncia do crime, a PM de Guarujá do Sul, com apoio de Dionísio Cerqueira e São José do Cedro, fez buscas pelos autores. A PM recebeu denúncia de moradores por meio do grupo da Rede de Vizinhos. Eles teriam visto o carro furtado em alta velocidade, indicando os locais. A polícia localizou o automóvel e iniciou a perseguição, quando, já no interior de São José do Cedro, os autores perderam o controle da direção e colidiram em um barranco. Após o acidente, o trio abandonou o Corolla e fugiu. Um deles foi preso e os outros dois fugiram para um matagal, mas foram encontrados pelos policiais logo em seguida. Os dois menores foram apreendidos e um rapaz foi preso, e conduzidos a delegacia. Os jovens estavam com mochilas com roupas e dinheiro. O material também foi apreendido.


Raio mata vaca no interior de Palma Sola. A chuva que era esperada há vários dias na região chegou ao Extremo Oeste por volta do meio-dia desta quinta-feira. Alguns municípios registraram granizo, raios e trovões na tarde de ontem. Em Palma Sola, na linha São João, houve registro da morte de uma vaca devido à descarga elétrica. O fato ocorreu na propriedade do prefeito CLEOMAR MANTELLI. Ele explicou para a reportagem do Portal Peperi que o animal da raça Jersey, que tinha quatro anos de idade, estava próximo a uma instalação, no canzil de ferro, quando foi atingido pelo raio e morreu. Havia outros animais, que foram retirados no momento do temporal. Palma Sola é dos três municípios da AMEOSC que decretou estado de emergência devido à estiagem.


Colisão entre caminhão e carro da Epagri na BR 158 deixa motorista ferido. O acidente ocorreu por volta das 16 horas de ontem, na BR 158, na linha Secchi, interior de Cunha Porã. No local ocorreu uma colisão entre um caminhão Volvo FH 540, placa de Pranchita, PR, e um Uno da Epagri de Palmitos. O motorista do caminhão, de 33 anos, não se feriu. O motorista do Uno foi atendido pelos bombeiros de Cunha Porã. Ele estava consciente e orientado, no interior do veículo com ferimento lacerante, suspeita de fratura no braço direito, e escoriações na face. Após atendimento dos socorristas, a vítima foi encaminhada ao pronto socorro da fundação hospitalar de Cunha Porã. O condutor do caminhão permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.