ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 20 08 2020

-SENADO DERRUBA VETO A REAJUSTE DE SERVIDORES E GUEDES FALA EM CRIME CONTRA O PAÍS

-CELESC ANUNCIA REAJUSTE MÉDIO SUPERIOR A OITO POR CENTO NA CONTA DE LUZ

-SERBET DEVE CONCLUIR AMPLIÇÃO DO ROTATIVO NO FINAL DO MÊS QUE VEM

-CDL PROJETA AUMENTO DE CONTRATAÇÕES NO COMÉRCIO NO SEGUNDO SEMESTRE

-AMEOSC FAZ PEDIDOS PARA INVESTIMENTOS NA SAÚDE PÚBLICA DO EXTREMO-OESTE

-CICLISTA DE 14 ANOS SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA SC 496

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 67 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As inundações no sudoeste da China causaram a evacuação de dezenas de milhares de pessoas. Com as fortes chuvas, a barragem das Três Gargantas, a maior hidrelétrica do mundo, está prestes a receber o maior volume de água de sua história. A imprensa chinesa mostrou imagens de soldados evacuando residentes de Leshan e da cidade vizinha de Ya'an. No total, mais de cem mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Alguns deles ficaram isolados por muito tempo, sem comida ou água potável.

Os Estados Unidos pretendem tentar restaurar praticamente todas as sanções suspensas pelas Nações Unidas ao Irã. A confirmação foi feita ontem pelo presidente DONALD TRUMP, que já havia acenado com o plano no final de semana. Ele informou que já instruiu seu secretário de Estado, MIKE POMPEO, a tomar as medidas necessárias nesse sentido. O país vai usar um mecanismo de restauração das sanções internacionais. A decisão, porém, cabe aos membros do Conselho de Segurança da ONU, que dificilmente irão concordar com o pedido dos Estados Unidos. Segundo TRUMP, as sanções são necessárias para que o Irã jamais tenha uma arma nuclear.

A Convenção Nacional do Partido Democrata oficializou nesta quarta-feira o nome de KAMALA HARRIS como candidata a vice-presidente dos Estados Unidos, um dia depois da nomeação oficial de JOE BIDEN para desafiar o presidente DONALD TRUMP na corrida à Casa Branca. A candidata a vice disse que as eleições são a "oportunidade para mudar o curso da história". Antes, ainda na abertura do evento desta quarta, HARRIS convocou os americanos a votarem. Diferentemente do Brasil, o voto nos Estados Unidos não é obrigatório.

Nesta quarta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO sancionou projeto que libera mais 12 bilhões para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. A quantia adicional foi confirmada após acordo entre governo e Congresso. Com o aval do Planalto, o programa foi prorrogado por três meses. O Pronampe foi aprovado em abril, sancionado em maio e regulamentado em junho. Os recursos liberados na primeira etapa evaporaram rapidamente, em pouco mais de um mês. Conforme o Ministério da Economia, a iniciativa disponibilizou 18 bilhões e 700 milhões em empréstimos no país, resultando em 217 mil operações.

O governo federal autorizou nesta quinta-feira o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para os estados de Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco. O envio das tropas foi publicado no "Diário Oficial da União", e a portaria é assinada pelo ministro da Justiça, ANDRÉ LUIZ MENDONÇA. Conforme a portaria, o envio das tropas integra o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, lançado no ano passado pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo então ministro da Justiça, SERGIO MORO, para tentar combater crimes violentos. A portaria também estabelece os municípios que vão receber o reforço das tropas da força nacional.

O Senado decidiu nesta quarta-feira, por 42 votos a 30, derrubar o veto do presidente JAIR BOLSONARO que impediu a concessão de reajustes a servidores públicos durante a pandemia do novo coronavírus. O tema ainda tem de ser analisado pela Câmara dos Deputados, mas a sessão prevista para ontem quarta foi adiada para a tarde de hoje porque a base aliada do governo foi surpreendida com a derrubada. O ministro PAULO GUEDES, da Economia, criticou a decisão do Senado. Ele disse que o Senado deu "um péssimo sinal" e classificou a decisão como "um crime contra o país". O congelamento dos reajustes até o fim de 2021 foi uma contrapartida definida pelo governo, como resultado de um acordo, para o pacote de socorro de 60 bilhões a estados e municípios, cujos cofres foram abalados pela pandemia.

As Centrais Elétricas de Santa Catarina anunciaram aumento na conta de luz no estado. A nova tarifa terá reajuste médio de oito vírgula 14 por cento e entrará em vigor neste sábado. Para os consumidores residenciais, baixa renda, rurais, iluminação pública e comércio, que representam 79 por cento do total, o aumento será de oito vírgula 42 por cento. As indústrias e comércios de grande porte, como shopping, que são considerados clientes de alta tensão, terão reajuste de sete vírgula 67 por cento. De acordo com a Celesc, os custos de aquisição de energia, custos de transmissão e os encargos setoriais impactaram no valor do reajuste, itens que não são de gerência da distribuidora.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou na tarde desta quarta-feira, em reunião realizada por videoconferência, parecer favorável ao projeto de lei para a manutenção do Programa Juro Zero, voltado à concessão de microcrédito para microempreendedores individuais formalizados no estado. Aprovado por unanimidade, a proposta segue para apreciação no plenário. A proposta altera dois pontos da lei que instituiu o programa em 2011. Agora, o limite passa a ser de seis milhões por ano para operacionalizar os empréstimos feitos pelo Juro Zero e o limite temporal estabelecido na legislação que criou o programa foi derrubado. O Juro Zero prevê uma linha de crédito de até três mil reais. Se todas as prestações forem pagas em dia, a última será paga pelo governo.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, em Florianópolis, atingiu a marca de 111 mil exames de RT-PCR para detecção da Covid-19, realizados pelo SUS, nesta segunda quinzena de agosto. Para chegar a esse número foi realizada uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa - de Concórdia e com o Hemosc. O Lacen recebe em média duas mil amostras por dia para a realização de exames. O tempo de liberação dos resultados dos exames de RT-PCR voltou ao prazo médio de três dias, sendo que os casos prioritários são liberados de forma mais rápida. No boletim de terça-feira, mil e 800 exames aguardavam pelo resultado.

Estão abertas as inscrições para o edital de seleção do Programa Agentes Locais de Inovação em Santa Catarina.

Os selecionados atenderão pequenos negócios catarinenses na implementação de soluções inovadoras. No total, são 150 vagas oferecidas para profissionais com curso superior, 100 são para contratação imediata e 50 para cadastro de reserva. Para a região extremo-oeste são quatro vagas, duas para contratação imediata e duas para cadastro de reserva. Os selecionados receberão bolsas de quatro mil reais. A taxa de inscrição é de 40 reais. Os requisitos para participar estão no site do Sebrae. O prazo de inscrição termina no dia 23 de agosto.

A empresa Serbet que administra o Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste vai ampliar a chamada “Zona Azul no município. A informação é do gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR OLIVEIRA. De acordo com ele, mais quatro ruas serão incluídas no estacionamento pago. A abrangência será de quatro quadras. Conforme ele, a ampliação vai ocorrer a pedido dos empresários que entendem a necessidade do estacionamento rotativo em frente aos seus comércios. Segundo OLIVEIRA, essas novas ruas que passarão a ser cobradas eram consideradas vias de fugas, visto que os condutores estacionavam nesses locais para não efetuar o pagamento da vaga na Zona Azul.

O Estacionamento Rotativo será ampliado apenas nas vias onde existe o comércio. A afirmação é do gestor da empresa Serbet, JUNIOR OLIVEIRA. Ele destacou que entre as novas ruas que serão cobradas estão à continuação da Rua Padre Aurélio Canzi até a rotatória da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e na Rua La Salle até a esquina do Salão Paroquial. Ele revelou que nessas localidades a cobrança vai acontecer apenas em meia pista, sendo que em dois lados da Praça Walnir Bottaro Daniel não haverá cobrança para estacionar.

Nos dois lados da praça central de São Miguel do Oeste não será cobrado estacionamento para que as pessoas possam deixar seus veículos enquanto estiverem visitando o espaço. O comentário é do gestor do Estacionamento Rotativo no município, JUNIOR OLIVEIRA. Ele disse que será um teste para ver se quem estaciona no local de fato vai ocupar a área de lazer da praça ou não. Ele ressaltou que se for constatado que os empresários estão estacionando no local para fugir do rotativo em frente suas lojas o trecho também passará a ser cobrado.

Outra rua que também passará a ter o Estacionamento Rotativo será a Sete de Setembro na quadra abaixo a Sede da Rede Peperi de Comunicação. O lembrete é do gestor da empresa Serbet, JUNIOR OLIVEIRA. Ele salientou que no local a cobrança será nos dois lados da via. Questionado sobre quando vai entrar em funcionamento as cobranças nesses locais, OLIVEIRA declarou que no momento a Serbet está realizando um orçamento visto as adequações necessárias que vão precisar ser feitas nessas ruas. Ele citou a colocação de placas, pinturas de vagas, atualização no sistema entre outros detalhes. Ele acredita que até final de setembro o estacionamento já esteja ampliado. JUNIOR OLIVEIRA reforçou que a ampliação vai ocorrer devido ao pedido feitos pelos empresários que estão instalados nessas vias.

O reajuste nas tarifas de energia elétrica anunciado nesta semana pela Celesc é preocupante e lastimável. A posição é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse agora pela manhã na Peperi que o aumento da tarifa foi uma surpresa e que o encarecimento da energia elétrica terá impacto no custo de produção e no preço final dos produtos ao consumidor. KIST ressaltou que a produção de energia está crescendo no país e por isso o aumento da tarifa pegou as indústrias de surpresa. De acordo com a Celesc, o reajuste para as indústrias e comércios de grande porte, como shopping, que são considerados clientes de alta tensão, será sete vírgula 67 por cento. Os novos valores entram em vigor no próximo sábado.

Em razão da pandemia da coronavírus não é sensato, por parte da Celesc, aumentar as tarifas de energia elétrica neste momento. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que a entidade deve se pronunciar sobre esse assunto nos próximos dias. KIST comentou que a federação deve procurar o governo do estado e a direção da Celesc para discutir essa questão. Ele entende que a empresa deve rever essa decisão de corrigir o preço cobrado pela energia fornecida em Santa Catarina. Para KIST, a pandemia gerou uma série de problema e agora não é hora de encarecer os serviços essenciais no estado.

A retomada das vendas no comércio nos últimos meses foi surpreendente. A avaliação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o impacto da pandemia do coronavírus foi muito negativo nos meses de março e abril, mas aos poucos a população se deu conta que dava para seguir a vida com todos os cuidados. Segundo IVANDRO, o consumidor, aos poucos voltou as compras e a retomada ocorreu antes do esperado. Ele disse que o setor está reagindo, mas dentro de um novo formato de vendas, com atendimento online e entrega de produtos na casa do consumidor. IVANDRO comentou que alguns setores ainda enfrentam muitas dificuldades, mas que o comércio, de forma geral, está superando as dificuldades da pandemia.

O segundo semestre deve ter números positivos, inclusive com a retomada das contratações por parte do comércio. A projeção é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. No primeiro semestre, segundo o IBGE, o volume de vendas no comércio catarinense alcançou alta acumulada de dois por cento. No entanto, o setor demitiu mais do que contratou. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, o comércio fechou 150 vagas de trabalho. Para IVANDRO, o segundo semestre será diferente.

O pior momento da pandemia do coronavírus para o comércio já passou, mas a normalidade vai demorar para ser reestabelecida. A afirmação é da vice-presidente do Comércio da Acismo, DIOVANA SCHACKER. Ela disse que alguns setores estão reagindo bem e aumentando as vendas e outros ainda enfrentam muitas dificuldades. De acordo com ela, o perfil de compra está mudando bastante e os comerciantes precisam ficar atentos a isso. Para DIOVANA, esse é um momento em que os comerciantes precisam rever os processos administrativos, contábeis e financeiros internos para ajustar as empresas. Assim como o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, DIOVANA também acredita em um desempenho melhor do comércio no segundo semestre.

O prefeito de São José do Cedro e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, PLÍNIO DE CASTRO, participou nesta semana de uma das audiências virtuais regionalizadas, organizada pela Assembleia Legislativa para discutir os investimentos do estado na área da saúde. A iniciativa é da Comissão Especial de Acompanhamento de Gastos da Alesc e tem o objetivo de levantar soluções para as demandas causadas pela pandemia do coronavírus nas regiões. CASTRO se manifestou durante o encontro como representante da Fecam. A audiência virtual também contou com a presença do secretário de saúde, ANDRE RIBEIRO. O secretário afirmou que o governo catarinense pretende manter as UTIs utilizadas no enfrentamento à doença no período pós-pandemia. Ele explicou que a ideia é atender a demanda reprimida de cirurgias eletivas que estão suspensas para garantir o atendimento aos casos do novo coronavírus.

A Ameosc protocolou, na última semana, um ofício ao governador do Estado e ao Secretário de Estado da Saúde, apontando as dificuldades enfrentadas pelos municípios na área da saúde. O documento também apresenta quatro pedidos para o estado nesse setor. Um deles é a ampliação da estrutura física do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A unidade atende 30 municípios da região Extremo Oeste, totalizando aproximadamente 230 mil usuários. Segundo o Ameosc, o espaço físico é insuficiente para ampliação das especialidades ofertadas. Além disso, a associação também pediu a habilitação do serviço de oncologia no Ministério da Saúde. Sem esse procedimento, a produção realizada em oncologia não é reconhecida pelo governo federal e isso impacta no repasse de recursos financeiros. Muitos pacientes procuram a referência no Paraná que está habilitado e o início do tratamento é mais rápido.

O oficio da Ameosc encaminhado ao governo do estado também pede a implantação de serviços de alta complexidade em ortopedia e neurologia. De acordo com a entidade, os serviços são necessários já que a referência da região é Chapecó, que já não comporta a demanda da macro região Oeste. Atualmente, ocorre uma extrema demora no agendamento da consulta, dificultando o tratamento. O quarto pedido da Ameosc na área da saúde é para o estado vocacionar hospitais de menor porte para média complexidade, desde a consulta ambulatorial, exames, até as cirurgias eletivas. Com isso, a demanda do Hospital Regional vai diminuir e a unidade poderá priorizar o atendimento de alta complexidade. Atualmente, o Hospital Regional é a única referência para cirurgias eletivas.

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Hospital Regional com pacientes da Covid-19 se aproxima de 80 por cento. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, são 13 pacientes confirmados e um suspeito na UTI. Como são 18 leitos destinados exclusivamente para os casos de coronavírus, o taxa de ocupação é de 77 por cento. Na enfermaria são dois suspeitos e um positivo.A ocupação na ala de leitos simples para Covid-19 é de 18 por cento.

Duas mulheres foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Com mais dois casos, o total de registros da doença no município é de 450 pessoas. Desse total, 369 já se recuperaram. No momento, 80 pessoas estão com o vírus ativo. Apenas uma está internada no Hospital Regional. Os outros 79 casos estão em isolamento domiciliar. Os números atualizados na evolução da doença foram divulgados no final da tarde de ontem pela secretaria municipal de Saúde.

Nos últimos quatro meses, a Polícia Militar intensificou as ações voltadas a coibir os crimes transfronteiriços e apreendeu 61 quilos de maconha. O balanço foi divulgado na manhã de hoje pelo comando da nona região de Polícia Militar. Neste período, também foram detidas 58 pessoas. 21 veículos e 13 armas de fogo foram apreendidas. Os policiais militares também realizaram a apreensão de mais de cinco mil garrafas de vinho argentino e 409 pacotes de cigarros paraguaios. No total, as ações realizadas principalmente na operação Horus geraram um prejuízo de aproximadamente um milhão e meio de reais para o crime organizado.

Um adolescente sofreu ferimentos graves em um acidente nesta quarta-feira na SC 496. A colisão envolveu um caminhão graneleiro de Itapiranga e uma bicicleta conduzida por um adolescente de 14 anos, morador de Santa Helena. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde em Santa Helena. Os bombeiros de Iporã do Oeste chegaram a ser acionados, mas a ambulância da secretaria de Saúde de Santa Helena conduziu o adolescente ao hospital de Tunápolis. Devido à gravidade das lesões, a vítima foi transferida para o hospital regional de São Miguel do Oeste. Segundo familiares, o menino teve traumatismo craniano e ainda na noite desta quarta-feira passou por cirurgia. O procedimento foi bem sucedido e no momento ele está na UTI do hospital regional. As causas do acidente não foram informadas pela polícia.

Um casal suspeito de tráfico de drogas na noite de ontem em São José do Cedro. A investigação da Polícia Civil indicou que uma mulher estaria trazendo cocaína da Argentina e distribuindo para São José do Cedro e para Guarujá do Sul. Depois de monitorar a rotina da suspeita, os policiais abordaram a mulher por volta das oito horas da noite de ontem. Ela estava chegando em casa de carro na companhia de um homem. Ela estava com 12 gramas de cocaína. Os dois foram presos em flagrante por tráfico de drogas e levados para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

A Polícia Civil de Maravilha realizou a apreensão de 24 quilos de maconha e efetuou a prisão em flagrante de um homem de 28 anos pela prática do crime de tráfico ilícito de entorpecentes nesta quarta-feira. A investigação apurou que um homem estava realizando o transporte de drogas do Paraná até Maravilha. Posteriormente, a droga era distribuída a outros municípios da região para ser revendida. Ontem à tarde, os policiais abordaram um veículo que se deslocava para Maravilha. No carro, foram encontrados 22 quilos de maconha no veículo. Mais tarde, a Polícia Civil localizou mais dois quilos da droga na residência do suspeito. O condutor do veículo foi preso em flagrante e encaminhado para a unidade prisional avançada do município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.