ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 20 07 2020

-VACINA CONTRA COVID QUE SERÁ TESTADA NO BRASIL CHEGA A SÃO PAULO

-AUDIÊNCIA VIRTUAL NA ALESC DISCUTE AÇÕES DO ESTADO DURANTE PANDEMIA

-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL PROMOVE AMANHÃ MAIS UMA LIVE PARA A RETOMADA

-ESTADO LANÇA LICITAÇÃO PARA RECUPERAR SCs 283 E 305 NO EXTREMO-OESTE

-SINDICATO DA EDUCAÇÃO DEFENDE APROVAÇÃO NA ÍNTEGRA DO NOVO FUNDEB

-CICLISTA ATINGIDA POR CARRO SOFRE FERIMENTOS GRAVES NA REGIÃO

-BOMBEIROS ATENDEM PEDETRE ATROPELADO NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os Emirados Árabes Unidos lançaram neste domingo a primeira missão do país para Marte como parte do projeto da nação de desenvolver capacidade científica e tecnológica para diminuir a sua dependência do petróleo. As informações são da Agência Reuters. A sonda Hope foi lançada do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, às seis e 58 da tarde no horário de Brasília, para uma jornada de sete meses até o planeta vermelho, onde entrará em órbita e enviará dados sobre sua atmosfera. Neste momento, há oito missões explorando Marte, algumas em órbita e outras na superfície.

O tribunal de Jerusalém que julgará o primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, por corrupção começará a examinar as evidências em janeiro, anunciou neste domingo a presidente da jurisdição. NETANYAHU, acusado de corrupção, fraude e abuso de confiança em três casos diferentes, afirma ser inocente e se diz vítima de uma "caça às bruxas pela Justiça e pela mídia". Inicialmente agendado para meados de março, o processo foi adiado para 24 de maio devido à pandemia de coronavírus, antes de ser novamente postergado para 19 de julho.

O governo chileno apresentou neste domingo um plano de cinco etapas para a saída gradual da quarentena e das restrições impostas há mais de quatro meses no país, um dos mais afetados pelo novo coronavírus na América do Sul. Sem fixar datas, o presidente SEBASTIÁN PIÑERA anunciou no Palácio de La Moneda o plano "Passo a Passo", que "será gradual, cauteloso e flexível" e que determina cinco parâmetros. A data de início e o avanço das etapas irão depender da situação em cada comunidade e região do Chile. O anúncio foi feito quase 140 dias após o registro do primeiro caso de coronavírus no país.

A Câmara dos Deputados pode votar nesta segunda-feira a proposta de emenda à Constituição que torna permanente o Fundeb, fundo que financia a educação básica, a partir de 2021. Criado em 2007 como temporário, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica tem vigência só até dezembro deste ano. Em discussão no Congresso há cinco anos, a renovação é considerada essencial para garantir o reforço de caixa de estados e municípios para investimentos da educação infantil ao ensino médio. No formato atual, a União complementa o fundo com 10 por cento sobre o valor aportado por estados e municípios. O texto da relatora, deputada Professora DORINHA SEABRA, prevê um aumento escalonado que começaria em 12 e meio por cento em 2021 e chegaria a 20 por cento em 2026.

Líderes de alguns partidos da Câmara dos Deputados receberam neste sábado uma proposta alternativa do governo ao texto que está para ser votado nesta semana sobre o Fundeb, fundo que financia a educação básica no país. Por essa versão do governo, descrita como "Cenário 1", a proposta de emenda à Constituição só entraria em vigor a partir de 2022 e não 2021 como está no texto em tramitação na Câmara. Outro ponto defendido pelo governo é que o índice de aplicação dos recursos do Fundeb em salários de professores ficaria limitada a 70 por cento. A PEC da deputada DORINHA prevê no mínimo 70 por cento do Fundeb para garantis os salários dos educadores.

As vacinas para teste contra o coronavírus feitas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan chegaram a São Paulo na madrugada desta segunda-feira. Os testes com nove mil voluntários começa nesta segunda-feira. O Instituto Emílio Ribas, na Zona Oeste de São Paulo, começou a cadastrar na última quarta-feira os voluntários que se inscreveram para participar da terceira e última fase de testes desta vacina contra o novo coronavírus. De acordo com o governo estadual, o Instituto Butantan está adaptando uma fábrica para a produção da vacina. A capacidade de produção é de até 100 milhões de doses. O acordo com o laboratório chinês prevê que, se a vacina for efetiva, o Brasil ficará com 60 milhões de doses para distribuição.

Leis originadas de projetos elaborados pelos deputados estaduais entraram em vigor na última semana. Entre elas, estão a norma que institui o pagamento, por parte do preso ou apenado, pelo uso da tornozeleira eletrônica. Na prática, a proposta cobra do usuário o custo que o Estado tem com os equipamento. Segundo o deputado LUIZ ESTEVÃO, autor da lei, condenados a regimes aberto, semiaberto ou a medidas restritivas não têm acesso ao monitoramento eletrônico pelo fato de o Estado não conseguir arcar com os custos desses sistemas. Ele acredita que a lei vai ampliar o uso do sistema, desafogando os presídios e trazendo economia de recursos públicos.

O Governo de Santa Catarina recebeu neste sábado medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde que fazem parte do chamado “kit intubação”. Eles foram adquiridos em compra internacional e já começam a ser distribuídos para unidades hospitalares do Estado. Os insumos foram entregues ao centro de distribuição catarinense após complexa operação de transporte realizada pelas Forças Armadas. Além dos kits de medicamentos, Santa Catarina recebeu essa semana um lote com 250 monitores multiparâmetros para instalação em Unidades de Terapia Intensiva. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, o Ministério entendeu a necessidade de uma compra centralizada para atender os estados da Federação.

A comissão especial criada pela Assembleia Legislativa para acompanhar os gastos do Estado no combate ao coronavírus vai realizar, daqui a pouco, a audiência pública para discutir o planejamento do governo estadual no enfrentamento da pandemia nos municípios catarinenses. O encontro será por meio de videoconferência e contará com a participação de dois secretários de Estado e de vários prefeitos. Conforme o presidente da comissão especial e proponente da audiência, deputado MARCOS VIEIRA a audiência servirá, também, para ouvir as queixas e esclarecer as dúvidas dos municípios sobre o enfrentamento da doença, cujos índices têm piorado nas últimas semanas. A audiência virtual contará com a participação do secretário da Fazenda, PAULO ELI, do secretário da Saúde, ANDRE RIBEITO, do presidente da Fecam e de diversos prefeitos do estado.

A família de SOFIA HELENA de Saudades já arrecadou cerca de três milhões de reais para o tratamento da menina diagnosticada com AME - Atrofia Muscular Espinhal tipo 1, a forma mais grave e agressiva da doença. Entidades, associações e grupos de voluntários, inclusive de São Miguel do Oeste, promoveram diversas ações para arrecadar recursos para a menina. O objetivo da família de SOFIA é conseguir mais um milhão de reais em julho, mês de aniversário dela. O tratamento com o medicamento Zolgensma passa de 12 milhões de reais.

A Associação dos Criadores de bovinos do extremo-oeste vai realizar mais um leilão de gado geral no mês de agosto. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, o próximo evento está confirmado para o dia 22 de agosto no parque de exposições Rineu Gransotto. Além disso, a entidade planeja mais dois remate neste ano: um em outubro e outro em dezembro. PIROCA comentou que o calendário de leilões de gado geral foi definido no final do ano passado e os criadores se planejam antecipadamente para os eventos. Além disso, os bancos também se organizam para os remates oferecendo crédito para a compra dos animais. Apesar da pandemia do coronavírus, a projeção é de uma boa participação dos produtores no remate do mês que vem.

A Epagri e a Associação Catarinense de Supermercados firmaram uma parceria para valorização do comércio local. O objetivo principal é beneficiar e valorizar a produção dos agricultores familiares. Conforme o presidente da Acats, PAULO CESAR LOPES, há mais de dez anos a entidade mantém uma parceria com o governo, por meio da secretaria de Estado da Agricultura e da Epagri, em que a associação abre um espaço na feira Expo Super para exposição da agricultura familiar. O presidente explica que os agricultores e empresas rurais são mapeadas pela Epagri e a cada ano a participação na feira é renovada. A partir da Expo Super, PAULO CESAR LOPES comenta que o objetivo é aproximar os produtores rurais do setor supermercadista. Ele avalia que o resultado é a oferta de produtos saudáveis e de maior qualidade aos consumidores.

Em todo o estado, foram mapeadas empresas de dez regiões nas quais a Associação Catarinense de Supermercados atua. O presidente da ACATs ressalta que os produtos destas empresas rurais foram cadastrados e todos possuem código de barras obedecendo à lei dos direitos do consumidor. Foram mapeadas 13 categorias de produtos, como frutas, verduras, legumes e outros já prontos, como geléias. PAULO CESAR LOPES lembra que antes da exposição e venda destes produtos nas prateleiras dos mercados, a comercialização era feita apenas para o consumidor final, abrangendo um público pequeno. Ele considera que fortalecer esta campanha neste momento é fundamental para auxiliar os empreendimentos, tanto da cidade como no interior, que contabilizam prejuízos devido à pandemia. A atuação da Epagri na campanha é capacitar e orientar os produtores para que se habilitem para a comercialização dos alimentos nos mercados do estado.

A Associação Empresarial vai realizar mais uma edição do projeto “Lives para a retomada” nesta terça-feira. A informação é do diretor de capacitação da Acismo, GIOVANI GOBBI. De acordo com ele, a live está marcada para as cinco e meia da tarde via Instagram oficial da Acismo. O convidado especial desta semana será LORENI CARAMORI JUNIOR, presidente da Associação Brasileira de promotores de eventos. GOBBI disse que o setor foi fortemente impactado pela pandemia do coronavíruse o segmento teve que se reinventar para enfrentar esse momento. GOBBI explicou que a live costuma ter duração de 45 minutos com um enfoque propositivo para os empresários.

O projeto “Lives para a retomada” da Acismo terá edições semanais a partir de amanhã. De acordo com o diretor de capacitação da Acismo, GIOVANI GOBBI, a transmissão via Instagram da Associação Comercial será todas as terças-feiras, as cinco e meia da tarde. A proposta é trazer um convidado diferente para abordar questões que atingem o segmento empresarial, mas dentro de uma perspectiva positiva, com ênfase na busca de soluções para as dificuldades. O objetivo, segundo GOBBI, é mostrar que é preciso e possível ser criativo, proativo e buscar um jeito diferente de superar esse momento complicado gerado pela pandemia do coronavírus. De acordo com ele, a Acismo entende que é os empresários devem tirar o “S” da palavra crise e focar na palavra “CRIE” para produzir e avançar.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade lançou a licitação para a elaboração dos projetos de restauração de duas rodovias estaduais do extremo-oeste. Ogoverno do estado pretende recuperar as rodovias SC-305 e SC-283. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado na sexta-feira. A elaboração do projeto da SC- 305, entre os municípios de São Lourenço do Oeste e Campo-Erê prevê a restauração e o aumento de capacidade do trecho, que possui uma extensão de 28 quilômetros. Na SC-283 dois trechos serão restaurados: de Mondaí até a BR-158 e da BR-158 até o município de Palmitos, totalizando 31 quilômetros de extensão. As duas rodovias são importantes para a região porque fazem a ligação entre os municípios e além de servir para o escoamento da produção regional. As propostas da empresas devem ser abertos no final de agosto.

As rodovias SC 305 e SC 283 são demandas antigas da região e estavam esquecidas. A afirmação é do secretário da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele disse que o lançamento do edital de licitação para as obras nas duas vias é o cumprimento, por parte do Estado, de um compromisso assumido pelo governo de CARLOS MOISES. O secretário destacou que as obras vão trazer mais segurança e desenvolvimento para a região extremo-oeste. O orçamento para a restauração da SC- 305, entre os municípios de São Lourenço do Oeste e Campo-Erê, é de 951 mil 594 reais. Já o investimento na SC 283, de Mondaí até a BR-158 e da BR-158 até o município de Palmitos, será de 897 mil 205 reais.

Os servidores da Secretaria Municipal de Obras estão trabalhando em um novo espaço deste a semana passada. A administração construiu uma nova sede, ao lado da antiga, conhecida como “garagem da prefeitura”, no bairro Sagrado Coração de Jesus. A nova estrutura abriga, também, o Departamento de Trânsito que já está no local há mais de um ano, economizando cerca de três mil mensais somente em aluguel. O novo galpão possui uma ampla estrutura física, de 300 metros quadrados, e teve um investimento aproximado de 300 mil da prefeitura. No total, cerca de 50 servidores utilizarão o novo espaço. Já a antiga estrutura existente, será utilizada para depósito de pneus, máquinas e peças.

A renovação do Fundeb é fundamental para garantir recursos para financiar a educação básica nos municípios. A afirmação é do secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, ALDOIR KRAEMMER. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que o Sinte está preocupado com o debate em torno da renovação do fundo. Ele disse que o atual Fundeb vence no dia 31 de dezembro e o Congresso precisa aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional tornando o fundo permanente. KRAEMMER disse que o Ministério da Educação foi omisso e o movimento para renovação do Fundeb foi puxado por setores da educação e pelos deputados de todos os partidos. O professor espera que o projeto da deputada DORINHA SEABRA seja aprovado nesta semana pelos deputados federais.

O novo Fundeb deve aprimorar algumas questões para aumentar o volume de recursos destinados para a educação básica. A posição é do secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, ALDOIR KRAEMMER. De acordo com ele, existe uma defasagem muito grande no financiamento da educação e o novo Fundeb precisa forçar um maior envolvimento do governo federal. Atualmente, a União complementa com 10 por cento os valores investidos por estados e município. Na opinião de KRAEMMER, esse percentual precisa ser maior para fazer frente às demandas da educação.

Os recursos do Fundeb devem ser aplicados exclusivamente em escolas públicas. A afirmação é do secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, ALDOIR KRAEMMER. Durante a discussão do novo fundo da educação básica foi apresentada a proposta de destinar uma parte dos valores para escolas e creches privadas que, em contrapartida, ofertariam bolsas de estudo para estudantes de acordo com o critério sócio-economico. Para KRAEMMER, essa proposta seria uma erro profundo e que os recursos de municípios, estados e da União devem ser colocados integralmente em escolas públicas. O professor citou que o investimento em educação pública é fundamental para garantir acesso e oportunidades para famílias pobres e dar o salto de qualidade que o pais precisa.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou neste domingo uma alta da Unidade de Terapia Intensiva para enfermaria de paciente com Covid. O paciente é de Itapiranga e apresentou evolução no quadro de saúde a ponto de deixar a UTI. Além disso, o Hospital também teve uma alta de um paciente de Iporã do Oeste, também confirmado com a doença respiratória. O Hospital também informou a entrada de novos pacientes com Covid. A ocupação deste domingo era de dois pacientes confirmados e dois suspeitos na UTI. Na Enfermaria, são cinco positivos e três suspeitos. A taxa de ocupação nos leitos na UTI é de 21 por cento e nos leitos de enfermaria a ocupação está em 50%.

A Ameosc divulgou na manhã de hoje o relatório atualizado com os números do coronavírus nos municípios do Extremo-oeste. De acordo com o balanço, as 19 cidades da associação já registram 638 casos. Os dados foram contabilizados na sexta-feira e representa um aumento de pouco mais de seis por cento na comparação com a quinta-feira. Em 24 horas, a região registrou 40 novos casos da doença. O total de recuperados, que estava em 434 na quinta, subiu para 456 na sexta, o que significa um crescimento de cinco por cento. Desde o início da pandemia, a Ameosc teve três óbitos provocados pela doença.

A Polícia Militar fez a prisão de um homem suspeito de agredir a esposa neste domingo em Guaraciaba. De acordo com a PM, a vítima procurou atendimento médico e os funcionários do Hospital acionaram a polícia. Ela foi parar no Hospital depois de ser agredida pelo marido. Os policiais encontraram o homem e encaminharam o casal à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. A mulher disse aos policiais que não queria representar contra o companheiro, mas admitiu que há pelo menos 15 anos ele tem uma conduta violenta dentro de casa.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na noite de sábado no interior de Itapiranga. O condutor de uma moto Honda CG 125 perdeu o controle da direção e sofreu uma queda por volta das dez e 50 da noite na SC 163, no acesso à Linha Chácara. O motociclista, de 46 anos, foi atendido pelos bombeiros. Ele estava com suspeita de fratura de nariz e hemorragia. O homem foi atendido pelos bombeiros, imobilizado e encaminhado para o Hospital Sagrada Família onde recebeu atendimento médico.

Mais um acidente com moto foi registrado neste final de semana em Itapiranga. A colisão aconteceu por volta das seis e 40 da tarde de ontem e envolveu uma motocicleta Honda CG e um Jetta. A colisão ocorreu na SC 163, próximo a entrada de Linha Ervalzinho. O motociclista, de 25 anos de idade, estava aos cuidados da Polícia Militar quando os bombeiros chegaram para prestar atendimento. Ele sofreu um corte na panturrilha e suspeita de fratura na perna e no braço. Ele foi imobilizado e conduzido ao Hospital Sagrada Família para atendimento médico.

Uma ciclista ficou ferido ao sofrer um acidente neste final de semana na linha Gaúcha, interior de Caibi. A mulher, de 38 anos, participava de um grupo de oito ciclistas que iria percorrer o município para registrar igrejas que fazem parte da colonização, clubes sociais, escolas e campos de futebol. O acidente aconteceu por volta das nove horas da manhã de sábado quando ela foi atingida por um veículo. Após ser atendida no hospital de Caibi, a ciclista foi conduzida pelo helicóptero do SAER Sara para Chapecó. Ela sofreu politraumatismo, apresentava sinais de trauma de crânio e tórax. Segundo familiares, a mulher passou por cirurgia ainda no sábado, está respondendo bem e tendo boa recuperação.

Um homem foi atropelado na manhã desta segunda-feira na avenida Willy Barth. O acidente aconteceu por volta das sete horas no bairro São Gotardo. O pedestre foi atingido por um veículo. O homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros ferimentos no rosto e suspeita de fratura de nariz. Ele também se queixava-se de dores na perna, mas os bombeiros não constataram nenhuma fratura. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzido ao Hospital Regional para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.