-COPOM INICIA QUARTA REUNIÃO DO ANO PARA DEFINIR JUROS BÁSICOS
-COMISSÃO DE EDUCAÇÃO FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR O UNIVERSIDADE GRATUITA HOJE
-PECUÁRIA DE CORTE É TEMA DE CURSO ORGANIZADO PELA EPAGRI.
-AGRICULTORES DEVEM FICAR ATENTOS PARA REALIZAR O GEORREFERENCIAMENTO
-MORADORA QUESTIONA CONDIÇÕES DAS ESTRADAS RURAIS
-SECRETÁRIO DE OBRAS DIZ QUE TRATA-SE DE RECLAMAÇÃO POLÍTICA
-O BAIXO CONSUMO DE LEITE E SEUS DERIVADOS PREOCUPA O MERCADO NACIONAL
-GRANDE PROCURA DE EMPRESSÁRIOS PARA ADERIR O PROGRAMA MEU CRÉDITO
-HOMEM PERDE 10 MIL REAIS EM GOLPE NA INTERNET
-HOMEM É DETIDO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus.A previsão para as próximas horas é de tempo ........ A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 78 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Uma onda de calor que atinge a Índia deixou 98 pessoas mortas e fez os termômetros chegarem a 44 graus nos últimos dias. As altas temperaturas atingiram, principalmente, os estados de Bihar e Uttar Pradesh e deixaram também 450 pessoas hospitalizadas. A maioria dos mortos tinha mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso, informou autoridades locais da Índia. O boletim diário mostra uma temperatura média superior a 44 graus em alguns distritos do país.
As Nações Unidas acusaram a Rússia de manter o bloqueio ao acesso de ajuda humanitária nas regiões controladas por Moscou no leste da Ucrânia, afetadas pela destruição recente da represa de Kakhovka. A destruição da represa, em seis de junho, inundou grandes áreas da região de Kherson, sob controle ucraniano e russo, forçando centenas de pessoas a fugir e gerando temores de um desastre ambiental. No sábado, funcionários nas regiões sob controle russo anunciaram que o balanço provocado pela destruição da infraestrutura é de 29 mortos, enquanto Kiev reportou ao menos 16 óbitos e 31 desaparecimentos devido às inundações.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, ANTONY BLINKEN, disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos e a China fizeram “progressos” no sentido de retomar as relações, já que ambos concordaram sobre a necessidade de “estabilizar” as conversas bilaterais entre as duas superpotências. Depois de dois dias de reuniões em Pequim com altos funcionários do país, incluindo o presidente XI JINPING, o principal diplomata dos Estados Unidos reafirmou que há questões cruciais entre as nações que permanecem sem solução. Mas ele disse ter “esperança e expectativa no restabelecimento de melhores comunicações e de chegar a um melhor engajamento no futuro”.
-COPOM INICIA QUARTA REUNIÃO DO ANO PARA DEFINIR JUROS BÁSICOS
O número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855 por cento em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Entre janeiro e maio deste ano foram quase 20 mil registros de abandono. No mesmo período de 2022, foram dois mil e 92 casos. Foi o maior aumento registrado pela pasta entre vários outros tipos de violação contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física. Todas as categorias registraram crescimento no número de denúncias. Os casos de negligência - quando o responsável pelo idoso deixa de oferecer cuidados básicos, como higiene e saúde - somaram 37 mil 441 entre janeiro e maio.
Os diretores do Banco Central se reúnem nesta terça-feira para definir o futuro da política monetária nacional. Com a taxa básica de juros em 13 vírgula 75 por cento ao ano desde agosto do ano passado, todas as expectativas são de que o encontro vai terminar com a primeira sinalização de corte da Selic. Conforme as previsões do mercado financeiro, a taxa Selic ainda seguirá inalterada, mas o comunicado emitido após o encontro indicará uma leve queda dos juros no mês de agosto. Há uma semana, a aposta era de que o corte só ocorreria em setembro. A decisão a respeito dos novos juros será anunciada amanhã, após as seis da tarde e ficará vigente por ao menos 45 dias, quando os diretores do BC voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.
O Tribunal de Contas da União fará uma auditoria nos gastos do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA com o cartão corporativo, por determinação da Câmara dos Deputados. O TCU informou à Câmara que o processo foi aberto na corte. O requerimento que levou à abertura do caso foi apresentado pelo deputado KIM KATAGUIRI do União e aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara em maio. A confirmação do início da auditoria, porém, veio somente nesta segunda-feira. Nos primeiros três meses de gestão LULA, a Presidência da República gastou cerca de dois milhões e 500 mil reais em faturas do cartão corporativo. Nominalmente, foi pouco a mais em relação ao gasto nos primeiros meses sob o governo BOLSONARO que gastou dois milhões e 400 mil. Em fevereiro, o tribunal aprovou a abertura de uma apuração sobre a legalidade dos gastos do governo de BOLSONARO utilizando os mesmos cartões entre outubro e dezembro de 2022.
-COMISSÃO DE EDUCAÇÃO FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR O UNIVERSIDADE GRATUITA HOJE
A Exposuper 2023, feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas começa nesta terça-feira e vai até quinta-feira, no Expocentro Julio Tedesco de Balneário Camboriú. O evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados vai reunir empresários e profissionais da área para apresentar os lançamentos em produtos, serviços, inovações e tecnologias do setor. Além das palestras serão realizadas atividades como fóruns, cursos práticos e workshops em temas ligados ao varejo supermercadista em geral; conjuntura, inovação, tecnologia, tendências de negócios e gestão de pessoas. O evento reúne lideranças de 16 associações de supermercados de todo o Brasil.
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina encerrou a fiscalização de fios, cabos e cordões elétricos. A ação, que tem requisitos técnicos legais a serem observados para a fabricação e comercialização, faz parte de mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia realizada em Santa Catarina pelo Imetro-SC. Foram verificados, por amostragem, 13 mil 860 produtos de várias marcas e modelos. Fiscais da área de Qualidade do Imetro realizaram mais de 150 ações, em nove cidades catarinenses, e encontraram aproximadamente quatro por cento de irregularidades. O presidente do Imetro, ALEXANDRE SORATTO, comenta que a maior preocupação do Instituto é com as fraudes, tanto no diâmetro, quanto na composição dos produtos.
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa fará nesta terça-feira, às sete horas da noite, uma reunião extraordinária virtual para discutir as três proposições legislativas, em tramitação na Alesc, que viabilizam a implantação do Programa Universidade Gratuita. O requerimento para a realização do encontro partiu da presidente do colegiado, deputada LUCIANE CARMINATTI. Conforme a parlamentar, serão convidadas para a reunião entidades que representam os professores, os estudantes, as instituições de ensino superior beneficiadas pelo programa, além do governo estadual. Ela citou que a Alesc não pode aprovar uma matéria dessas sem ouvir oficialmente as instituições envolvidas. O Programa Universidade Gratuita prevê a concessão de bolsas de estudo nas universidades comunitárias e particulares.
-O BAIXO CONSUMO DE LEITE E SEUS DERIVADOS PREOCUPA O MERCADO NACIONAL
-AGRICULTORES DEVEM FICAR ATENTOS PARA REALIZAR O GEORREFERENCIAMENTO
Na próxima quinta-feira, dia 22, acontecerá a festa junina do grupo dos idosos em São José do Cedro. A informação é do coordenador do Centro dos Idosos, ANOR MALVESSI. Segundo ele, a festa contará com vários quitutes tradicionais, além do casamento caipira e de um baile no final da festa. Desse modo, há uma expectativa muito grande da festa, além de fazer muitos anos que a mesma não acontecia, devido a pandemia. Conforme MALVESSI, na terça-feira não haverá encontro com os idosos, mas sim na quinta-feira, juntamente com as duas equipes. Por fim, ele convidou toda a população da terceira idade de São José do Cedro para se fazer presente no evento e curtir um momento especial e diferenciado.
Suinocultores devem possuir a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso. A informação é do coordenador do Conder Ambiental do município de São José do Cedro, ANDREI WOLFART. Segundo ele, hoje a suinocultura é passível por meios de licenciamento, por meio da LAC, que é uma autodeclaração do técnico junto com o empreendedor, que afirmam que irão seguir todas as normas que são exigidas, desta forma a construção não terá a vistoria presencial do Conder. Após estar trabalhando e tudo estar dentro da lei, é feita a visita e realizada a inspeção do local. WOLFART ressalta que asconstruções são de responsabilidade do técnico ambiental e que façam a fiscalização do que eles assinam, pois futuramente pode acontecer de ter que responder judicialmente se houver algum problema ou dependendo da gravidade, um possível crime ambiental, o produtor e o técnico serão responsáveis pois assinaram a Anotação de Responsabilidade Técnica tomando toda a responsabilidade pela execução.
Conforme ANDREI WOLFART, o Conder Ambiental do município também tem responsabilidade, pois é assinado o termo de liberação da licença juntamente, o técnico que disponibiliza as informações prestadas nos protocolos, e é função do agricultor exigir que aconteça de forma correta. Para que seja destinado de forma correta os materiais. Outro assunto que foi abordado, é que em São José do Cedro existe um container para a recolha de vidros, junto ao SEMAE, que conta com a recolha de lâmpadas fluorescentes, lâmpadas incandescentes e de LED, além de ser receptor de eletrônicos, para realizar o descarte de forma correta.
A Regional da Epagri desenvolve curso voltado à pecuária de corte. A informação é do coordenador regional JEAN PILGER. Segundo ele, o curso foi realizado no CETRESMO voltado para os técnicos da Epagri da região de São Miguel do Oeste, com o intuito de trabalhar assuntos relacionados à bovinocultura de corte. Durante o ano passado foram realizados levantamentos junto aos técnicos, sobre as principais demandas de atendimentos aos produtores, e foi proposto que fosse abordado o tema, nutrição animal de vacas leiteiras. No curso foi estudado a parte da fisiologia do rúmen do animal e repassado o conteúdo sobre a composição dos alimentos, destinados aos bovinos de leite. Outro tema foi a simulação e comparação da análise de custos e planilhas de acompanhamento técnico e econômico.
Conforme JEAN PILGER após a capacitação dos técnicos eles saem com uma evolução de conhecimento e conseguem atender cada vez mais os produtores no campo. Cerca de 50 por cento do custo de produção na atividade, vem da nutrição dos animais. Este assunto é bastante importante, pois faz com que os técnicos sempre estejam evoluindo seus conhecimentos, e que sempre estejam se capacitando para poder atender melhor às demandas das famílias rurais. PILGER afirma que os agricultores estão cada vez mais se profissionalizando na atividade, sempre buscando o conhecimento através de capacitações para poder permanecer no campo. É importante sempre manter uma planilha de acompanhamento técnico econômico para fazer a tomada de decisão.
Oficina culinária promove aproveitamento integral dos alimentos em São José do Cedro.A atividade foi desenvolvida com os alunos da escola municipal CEBEM São Cristóvão, esse projeto foi uma oficina culinária com foco no aproveitamento integral dos alimentos. A atividade foi conduzida pela nutricionista ZELMA FREDERICHS e pela estagiária EMANUELI COUTO, teve como objetivo principal promover o desenvolvimento de habilidades culinárias e cognitivas das crianças. Durante a oficina, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre medidas, técnicas de preparo, combinação de ingredientes e segurança alimentar. Essas habilidades são fundamentais para que os estudantes possam tomar decisões alimentares mais saudáveis ao longo da vida e se tornarem mais autônomos na escolha e no preparo dos alimentos. As atividades de culinária são uma forma eficaz de envolver as crianças no processo de preparação dos alimentos, permitindo que elas aprendam sobre alimentação saudável de maneira prática e interativa.
Durante o projeto, as crianças receberam informações sobre os benefícios das frutas e hortaliças, além de participarem ativamente na elaboração de receitas e produtos. Um dos destaques da oficina foi a preparação de um bolo com casca de abóbora. A utilização de cascas, geralmente são descartadas, mostrou aos estudantes que essas partes também podem ser consumidas, desde que preparadas da forma correta. Além disso, a utilização de resíduos dos alimentos em preparações culinárias aumenta o valor nutritivo das receitas, enriquecendo-as com vitaminas, minerais e fibras. Ao ensinar as crianças sobre o aproveitamento integral dos alimentos, também foi ressaltada a importância da redução do desperdício e do descarte de lixo orgânico, promovendo a sustentabilidade ambiental, incentivando-os a adotar métodos mais sustentáveis em suas escolhas alimentares. Durante todas as etapas do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer questionamentos, além de receberem orientações sobre a higienização dos alimentos.
O baixo consumo de leite e seus derivados preocupa o mercado nacional. A informação é do presidente do SINDILEITE, SILVINO GIESEL. Segundo ele, a situação é preocupante pois o custo de produção está muito alto para os produtores leiteiros, embora exista bastante alimentos para os animais e com chuvas dentro da normalidade, mas o consumo do leite está baixo e faz com que tenha uma pressão de oferta maior, uma pela grande produção de leite e outra por conta do grande volume de leite em pó e queijos importados do Uruguai e da Argentina. Tendo uma maior variedade de produtos para ofertar ao consumidor final e um poder aquisitivo menor. Pois o consumidor efetua uma média de gastos e como o custo de vida está mais alto, ele deixa de consumir os produtos e derivados do leite. Isso acaba gerando uma pressão de oferta maior, e como o leite está vindo de fora com um custo menor do que do próprio país, causa uma grande pressão para que as indústrias e os produtores nacionais tem dificuldade em competir com este leite importado.
Conforme SILVINO GIESEL, a grande preocupação do setor é que o leite esteja sendo importado e futuramente as indústrias tenham dificuldades em vender os produtos. A principal preocupação é os produtores leiteiros abandonarem a atividade ou diminuírem o plantel de animais. Ele comenta que pode futuramente ter a situação de menor oferta interna e talvez o custo elevado dos produtos que vem de fora do país. GIESEL frisa que muitos produtores estão abandonando a atividade leiteira devido a estiagens, dificuldades que encontram e o preço muito baixo de sua produção. Também existe a dificuldade de não possuir a sucessão familiar, pois os jovens acabam trabalhando em outras atividades não sendo o leite, procurando outras fontes de renda.
Produtores rurais com mais de 25 hectares devem efetuar o georreferenciamento até 20 de Novembro deste ano. A informação é do engenheiro agrônomo do município de São José do Cedro, FÁBIO VENDRAMIN. Segundo ele, o georreferenciamento vem sendo discutido nos últimos tempos, pois foi uma lei criada no ano de 2001 e era exigida inicialmente para áreas maiores. No começo era exigido para áreas apenas de cinco mil hectares e baixou para acima de mil hectares, e gradativamente. Hoje o INCRA exige para quem possui mais de 25 até 100 hectares, sendo que abrange a maiorias das propriedades da região. VENDRAMIN explica que este georreferenciamento serve para fazer o recadastramento dos imóveis rurais.
Segundo o agrônomo FÁBIO VENDRAMIN, com a vinda do georreferenciamento pode aliviar muito o confronto de divisas, pois em nossa região não existe muitos problemas de sobreposição de áreas, sendo assim éfeito a medição e a demarcação de seus lotes rurais e com a aprovação dos vizinhos sobre as divisas, é registrada em cartório e referenciada no INCRA. VENDRAMIN comenta que este método é uma atualização da área de terra, pois pode ocorrer uma diferença do que está no registro da matrícula, tanto para mais como para menos, principalmente os lotes que fazem divisa com rios. O agrônomo orienta que em caso de divergência nas metragens que os vizinhos entrem em um acordo não causando atritos entre eles. Sendo assim, o georreferenciamento serve para ajudar a todos a estar de acordo com as normas exigidas e esclarecendo até onde fica o seu lote de terra.
Confirmada a data para a inauguração da Praça do município de Anchieta. A informação é do prefeito do município, IVAN CANZI. Segundo ele, a inauguração da praça no bairro Xavante será no dia cinco de Agosto, onde terá atividades culturais e serviço a população. Esta obra teve um investimento de 100 mil reais de emendas parlamentares do deputado NEODI SARETTA, e mais 55 mil reais dos cofres municipais, resultando em 155 mil reais de investimento da nova praça do município. CANZI comenta que receberam um valor de aproximadamente 40 mil reais do fundo do fórum da comarca local. Na praça municipal está sendo trocado a parte das calçadas, sendo adaptada para a acessibilidade com rampas de acesso e corrimões, também foram comprados bancos novos e parte elétrica. O parquinho receberá emborrachado e os brinquedos que estiverem danificados receberão reparos.
Empresas do município de Guaraciaba podem estar fazendo o credenciamento para o programa Mais Crédito. A informação é da secretária de comércio e turismo e desenvolvimento econômico do município, LAÍS BIANCHI. Segundo ela, no dia de ontem, dia 19, houve o início do cadastramento das empresas que se interessam em aderir ao projeto, para se inscrever é necessário se deslocar a Secretaria de Indústria e Comércio até o dia 19 de Julho com toda a documentação exigida em edital para realizar a inscrição. As cartas de créditos serão entregues a partir do mês de agosto, para todos os agricultores que tenham direito de receber este benefício. LAÍS aborda que nas primeiras horas do lançamento deste projeto, houve uma grande procura das empresas para aderir o projeto. Se espera que todos os comércios venham aderir este programa novamente, tendo em vista que este crédito será entregue ainda na FACIG, aproveitando todos os comércios que irão expor na feira.
Segundo LAÍS BIANCHI, as empresas que estiverem expondo e aderiram ao programa, podem se beneficiar com a visita dos agricultores, que podem utilizar o seu bônus em troca de mercadorias. Sendo que mais de 1500 produtores, serão beneficiados com o programa, ela informa que quando é comentado sobre o Meu crédito, todos os setores do comércio podem participar, e quando se fala do programa Mais Leite é direcionado a comércios específicos a produção leiteira. O programa entrou em vigor a partir de ontem, pode abranger desde a pequena loja até os grandes comércios, incentivando a todos.
Moradora cobra melhorias nas estradas rurais em Guarujá do Sul. A informação é da moradora da comunidade de Bela Vista, SOLANGE TERNUS. Segundo ela, foi buscado informações com o pessoal da secretaria de obras, pedindo o porquê das estradas estarem em condições precárias. SOLANGE informa que as estradas não possuem condições de tráfego, por possuírem muitos buracos, ao ocorrer encontro de dois veículos é difícil os dois transitarem. Segundo SOLANGE, os agricultores estão pagando impostos e retirando todo o mês a nota fiscal de venda, é exigido que a administração deixe as estradas em condições de trafegabilidade e que a produção possa ser retirada. Um exemplo é o transporte escolar, que em algumas localidades não está conseguindo chegar, tem crianças que necessitam caminhar três quilômetros para conseguir embarcar no transporte escolar.
O departamento de jornalismo da Rádio Cedro, entrou em contato com o secretário de obras do município Antônio de Souza e o mesmo informou que as declarações da moradora sobre as condições da estrada não são verdadeiras. Segundo ele, deve haver alguma mágoa política por parte dela.
-HOMEM PERDE 10 MIL REAIS EM GOLPE NA INTERNET
-HOMEM É DETIDO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
Morador perde 10 mil reais em golpe da falsa venda. Um morador do Rio Grande do Sul perdeu cerca de 10 mil reais no golpe da falsa venda de carro com endereço e dados de um morador de São Miguel do Oeste. Na sexta-feira, a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Geovani Barichelo, no Bairro Santa Rita, para registrar uma ocorrência de Estelionato. No local, a vítima relatou que é morador de uma cidade gaúcha e que encontrou no Facebook um anúncio de venda de um Fusca. Ele iniciou a conversa com a suposta neta do dono do veículo e fez um Pix de 1 mil reais para garantir o negócio. O veículo era para estar em uma residência localizada na Rua Gionave Barichelo, no Bairro Santa Rita. Ele contratou um guincho, fez um novo Pix, desta vez no valor de 9 mil reais e veio para São Miguel do Oeste. Assim que a vítima chegou na residência com o guincho para pegar o carro, em conversa com o dono da casa, acabou descobrindo de que se tratava de um golpe.
Idoso fica ferido em acidente no centro de São Miguel do Oeste. O fato aconteceu entre uma camionete e uma motocicleta que deixou uma pessoa ferida ontem dia 19, no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta do meio-dia na rua XV de Novembro, envolvendo uma Ford ranger e uma Honda biz. O idoso que conduzia a moto sofreu escoriações generalizadas nos braços e um edema na perna, ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido ao Hospital Regional São Miguel.
Homem é detido por porte ilegal de arma de fogo em Iporã do Oeste. A Guarnição do Posto 12 da Polícia Militar Rodoviária registrou uma ocorrência de porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu no final de semana, na SC-163. Os policiais abordaram um veículo Monza, com placas de Guaraciaba, dirigido por um homem de 33 anos tendo como passageiro um homem de 44 anos. Em consulta ao sistema foi verificado que o motorista e o veículo estavam sem restrição, porém os dois homens já possuíam várias passagens policiais. Ao revistar o veículo, os policiais encontraram embaixo do banco traseiro, uma espingarda de calibre 22, de fabricação Argentina, sem a devida documentação legal. O motorista o veículo assumiu a propriedade da arma, e recebeu voz de prisão pelo porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste para as providências cabíveis ao caso.
Morre segundo estudante vítima de atirador em escola do Paraná. O estudante LUAN AUGUSTO, de 16 anos, faleceu no Hospital Universitário de Londrina. Ele foi a segunda vítima de disparos de arma de fogo feitos no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé. A morte de Luan foi confirmada pela família. Ontem dia 19, ele foi atingido com tiros na cabeça por um ex-aluno do mesmo colégio, de 21 anos, que entrou na instituição dizendo que solicitaria documentos. O assassino está preso. KAROLINE VERRI ALVES foi a primeira vitima de faleceu no local e LUAN estava internado em estado grave. Segundo informações do hospital, a morte aconteceu por volta de 3 horas e 15 minutos da madrugada desta terça-feira. Ainda na segunda-feira, o suspeito disse à polícia que escolheu as vítimas aleatoriamente. Segundo o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, AMARANTINO RIBEIRO, o assassino fez pelo menos 16 disparos dentro do colégio.