ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 22 06 2020

-RELATOR DIVULGA PARECER PRELIMINAR DE PROJETO SOBRE FAKE NEWS

-ESTADO MANDA SERVIDORES DEVOLVEREM AUXILIO EMERGENCIAL ATÉ 30 DE JUNHO

-MDB ANUNCIA NOME DE EX-PREFEITO COMO PRÉ CANDIDATO EM PARAÍSO

-CDL LANÇA NOVA CAMPANHA COM PRÊMIOS EM DINHEIRO PARA CONSUMIDORES

-PREFEITURA VAI APURAR SE SERVIDORES RECEBERAM AUXÍLIO INDEVIDAMENTE

-HOMENS SÃO DETIDOS COM CEM CAIXAS DE VINHO E ARMAS NA FRONTEIRA

-PM APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O ministro da Saúde do Zimbábue, OBADIAH MOYO, foi preso acusado de corrupção na compra de equipamentos e remédios para o combate ao novo coronavírus. A informação foi divulgada pela rede de televisão SABC, da África do Sul, nesta sexta-feira. De acordo com a Comissão Anti-Corrupção do Zimbábue, MOYO pagou propina no valor equivalente a mais de 300 milhões a uma empresa da Suíça que ofereceria esses insumos. No entanto, a companhia do país europeu sequer é do ramo farmacêutico-hospitalar. As investigações iniciais mostraram que a empresa suíça vendeu os insumos superfaturados. Máscaras, por exemplo, foram vendidas por um valor três vezes e meio maior do que o preço usual.

Uma resolução condenando o racismo sistêmico e a violência policial foi adotada por unanimidade pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, após a retirada de uma menção que criticava especificamente os Estados Unidos. O Conselho de Direitos Humanos, que os Estados Unidos abandonaram em 2018, adotou por consenso esta resolução apresentada pelos países africanos com urgência, após a morte de GEORGE FLOYD e os protestos em massa contra o racismo em todo o mundo.

O tema foi discutido na ONU em meio aos protestos pelo caso FLOYD e a violência policial nos Estados Unidos.

O Congresso colombiano aprovou na quinta-feira uma mudança na Constituição para impor a prisão perpétua a estupradores e assassinos de crianças e adolescentes de até 14 anos. O projeto de lei, apresentado pelo governo do presidente IVÁN DUQUE, foi aprovado por votação unânime no Senado e mudou o artigo constitucional que proibia penas de “desterro, prisão perpétua e confisco”. A mudança era uma das promessas de campanha de DUQUE, presidente colombiano conservador, eleito no final de 2018. Apesar do projeto ter apoio popular, advogados e pesquisadores de violência fizeram duras críticas à nova lei, que deve ampliar os custos do sistema prisional.

O presidente JAIR BOLSONARO escolheu o ator MÁRIO FRIAS para a Secretaria Especial da Cultura. O ator substituirá a atriz REGINA DUARTE, que deixou o cargo há cerca de um mês. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira em edição extra do "Diário Oficial da União". FRIAS tem 48 anos de idade e é o quinto secretário de Cultura do governo federal em 17 meses. Nesse período, a Secretaria de Cultura já passou pelo comando de: REGINA DUARTE, ROBERTO ALVIM, RICARDO BRAGA e HENRIQUE PIRES. A pasta é vinculada ao Ministério do Turismo e herdou a estrutura do Ministério da Cultura, extinto por BOLSONARO.

O senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia, relator do projeto que prevê medidas contra a disseminação de "fake news”, apresentou nesta sexta-feira a primeira versão do parecer sobre o tema. O texto deve ser votado em plenário na próxima terça. Se aprovada pelos senadores, a proposta seguirá para a análise dos deputados. Entre as mudanças, estão, por exemplo:o rastreamento de mensagens reencaminhadas em aplicativos de conversa, a obrigatoriedade de que provedores de redes sociais tenham sede no Brasil e cumpram as leis nacionais, incluindo as sanções, regras para impulsionamento e propaganda nas redes sociais além de punições para aqueles que cometerem o que o senador chama de “crime contra a honra” na internet.

O Banco Mundial informou por meio de nota que recebeu do governo brasileiro a indicação de ABRAHAM WEINTRAUB, ministro demissionário da Educação, para ocupar um cargo de diretor da instituição. O banco disse ainda que o nome de WEINTRAUB terá que ser aprovado por um grupo de países e que o eventual mandato termina em outubro, quando uma nova indicação teria que ser feita. A saída do ministro do governo foi anunciada nesta quinta-feira em um vídeo, divulgado nas redes sociais, do qual participaram WEINTRAUB e o presidente JAIR BOLSONARO. A vaga para a qual o governo decidiu mandar WEINTRAUB faz parte de um conselho de diretores, que abriga representantes de nove países e todo tem que aprovar a indicação.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina elaborou um estudo que analisou as ações da educação pública durante a pandemia no estado. O levantamento considerou as medidas desenvolvidas após a suspensão das atividades e o planejando para o retorno. O órgão afirmou ainda que tem se reunido com entidades para elaborar um protocolo único de retomadas das aulas presenciais. Segundo o levantamento, um percentual superior a 30 por cento das redes não estavam fornecendo alimentação aos alunos. Em torno de 80 por cento estão planejando as atividades de reposição das aulas e oferecendo formação aos professores.

Os dados sobre os servidores que receberam o auxílio emergencial de 600 reais, concedido pelo governo federal como medida compensatória pelas perdas econômicas em função da pandemia, começaram a chegar ao Ministério Público nesta sexta-feira. As informações foram disponibilizadas pelo Governo do Estado após o TCE identificar que quatro mil 753 servidores públicos estaduais e municipais no Estado receberam o benefício.

Foram 58 órgãos que enviaram os dados ao MP e a Controladoria Geral da União no Estado que fazem um levantamento em conjunto. Os municípios e câmaras têm até o dia 26 de junho para passar as planilhas com nome completo, CPF, data de nascimento, valor do salário e o tipo de vínculo funcional do servidor. Com esses dados, MP e CGU poderão fazer uma série de cruzamentos para identificar as irregularidades no pagamento do auxílio emergencial.

O governo do Estado determinou que os servidores que receberam o auxílio emergencial de 600 reais do governo federal, decorrente da pandemia de Covid-19, devolvam os recursos integralmente até o dia 30 de junho. De acordo com informações da Secretaria de Administração, dos 90 mil servidores ativos no Estado, 740 ainda constam como tendo recebido os recursos. Segundo nota do estado, ainda não é possível saber se os recursos indevidos foram recebidos pelo uso inadequado de CPFs ou se teve má fé. A secretaria ressalta que se o valor não for devolvido e o servidor o recebeu indevidamente, ele responderá um processo administrativo disciplinar.

O Peperi Debates deste sábado analisou os motivos que explicam o crescimento e fortalecimento do cooperativismo em Santa Catarina e como os valores dessa prática podem ajudar o estado a superar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. O conjunto de cooperativas catarinenses fechou 2019 com faturamento de 40 bilhões e 700 milhões de reais, 13 superior ao do ano anterior. O programa discutiu as causas desses crescimento e como as lições do cooperativismo podem servir de norte e inspiração para que outros segmentos possam superar esse momento. O Peperi Debates reuniu o presidente do Sicoob São Miguel, EDEMAR FRONCHETTI, o presidente da Central Fronteira Oeste de cooperativas, MOACIR BERNARDI e JUSSARA DALVIT, Vice-Presidente Administrativa da Acismo. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

O sistema cooperativista tem obtido bons resultados porque é um modelo que está muito próximo e alinhando com o novo jeito de fazer as coisas, onde as pessoas estão envolvidas. A posição é do presidente do Sicoob São Miguel, EDERMAR FRONCHETTI. Ele citou que o onde o cooperativismo está presente, o desenvolvimento das comunidades acaba sendo maior. FRONCHETTI lembrou que não se cria uma cooperativa para ganhar dinheiro, mas para resolver problemas da população. O presidente do Sicoob comentou que os valores que fundamentam o cooperativismo são ainda mais importantes em momentos como o atual. Ele disse que a ética, a ajuda mutua e o respeito são questões que estão na base do setor e que podem servir de norte para a superação do momento atual. FRONCHETTI reforçou que a cooperação, ética e transparência são fundamentais para enfrentar os efeitos da pandemia.

Culturalmente, a região tem um histórico de relação com o cooperativismo e isso explica o desenvolvimento e fortalecimento do setor. A declaração é do presidente da Central Fronteira Oeste de cooperativas, MOACIR BERNARDI. Para ele, o cooperativismo tem uma grande contribuição que é balizar determinações ações e padronizar algumas questões que acabam tendo impactos positivos na região. BERNARDI citou que todas as famílias da região tem relação com mais de uma cooperativa. Ele ressaltou que os elementos ético e de preocupação com o coletivo, presentes em todas as cooperativas, são questões que podem ser decisivas para a superação do atual momento de dificuldade gerada pela pandemia do coronavírus. BERNARDI destacou que os princípios elementares do cooperativismo também deveriam pautar a sociedade de forma geral.

O crescimento das cooperativas é notório e se deve a alguns fatores, e Um deles é o comprometimento maior com os associados. A afirmação é da vice-presidente administrativa da Acismo, JUSSARA DALVIT. Ela citou uma pesquisa do Sebrae que mostrou que o percentual de pessoas que conseguem acessar recursos nas cooperativas de crédito é maior do que o número de pedidos atendidos nos bancos públicos e privados. Isso mostra que as cooperativas estão mais comprometidas com os sócios que são donos do negócio. JUSSARA citou ainda que os resultados das cooperativas se espalham pela comunidade. Ela comentou que um dos valores do cooperativismo que pode ter grande importância nesse momento de crise é a intercooperação entre pessoas, empresas e segmentos.

O projeto de restauração da mata ciliar do Rio Camboim deve ser finalizado neste ano em São Miguel do Oeste. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILLANI. Ela participou do RPN segunda edição desta semana e trouxe detalhes dessa ação no município. Conforme ela, o trabalho de restauração é de extrema importância visto que o rio acaba abastecendo todos os bairros. De acordo com ela, o projeto iniciou em 2010, completando10 anos neste ano. Segundo LEONILDA, o trabalho é extenso e complexo e por isso a demora de uma década na sua execução.

O projeto desenvolvido pela Epagri visa à proteção de todas as nascentes do rio Cambuim. A informação é da extensionista LEONILDA VILLANI. Ela destacou que a ação prevê ainda o isolamento com cercas da mata ciliar e de todas as cinco nascentes ao longo do rio Camboim. Ela ressaltou que o rio tem inicio na Linha Bela Vista das Flores e vai até a Linha Gramadinho. LEONILDA citou que o isolamento consiste na colocação de seis fios de arames de aço, além da colocação de postes de madeira tratada. A profissional lembrou que em 2010 a ação iniciou na Linha Três Curvas seguindo por toda a sua extensão.

Várias entidades fazem parte desse projeto de restauração da mata ciliar do Rio Camboim. O comentário é da extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste, LEONILDA VILLANI. Entre as entidades parceiras, ela citou a prefeitura, Sicoob, Casan, escolas, IFSC, Instituto Catuetê, Polícia Militar Ambiental entre tantas outras. Ela disse ainda que o local já recuperado está servindo como uma espécie de laboratório de estudo, onde os alunos e interessados tem a oportunidade de verificar os resultados já obtidos nas ações executadas há 10 anos.

A Epagri está desenvolvendo neste momento um trabalho de visitas às propriedades que ainda faltam ser beneficiadas com o projeto de recuperação do Rio Camboim. A declaração é da extensionista LEONILDA VILLANI. Ela argumentou que a ação consiste em verificar a metragem para que as entidades possam fazer um levantamento da quantidade de materiais que serão utilizados em determinadas áreas. Ela revelou que o valor do projeto é oriundo do Sicoob e do Fundo Municipal de Bens Lesados. LEONILDA disse que até o momento já foram investidos 225 mil reais apenas em materiais. Ela lembrou que no inicio os próprios agricultores bancaram os gastos por isso o montante final investido deve girar em torno de 300 mil reais.

Os secretários de Estado da Saúde, da Educação e de Infraestrutura serão convidados a participar de reuniões da Bancada do Oeste a partir da próxima semana. A informação é da deputada MARLENE FENGLER. Em entrevista para a Peperi, ela explicou que o os secretários serão chamados para esclarecerem demandas que estão sendo encaminhadas aos parlamentares do colegiado por lideranças da região. A iniciativa foi definida em reunião virtual dos deputados na manhã desta quarta-feira. Na área da Infraestrutura, o secretário THIAGO VIEIRA será convidado a informar sobre a situação de algumas rodovias do Oeste. Uma das principais demandas é a recuperação da SC-283, que tem vários trechos em condições precárias.

Os deputados da bancada do Oeste vão cobrar explicações do governo sobre a implantação de uma UTI neonatal no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O tema gerou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público da comarca. A decisão inicial da justiça é de que o estado implante 10 leitos de UTI neonatal na unidade. Segundo a deputada MARLENE FENGLER, os parlamentares da bancada do oeste querem saber se o Estado optará pela ampliação das estruturas já existentes ou se atenderá o pleito da Justiça e criará a unidade em São Miguel do Oeste. O tema será discutido com o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTA RIBEIRO. Outro assunto serão as ações para enfrentar o avanço do coronavírus na região.

O MDB definiu o nome do pré-candidato a prefeito para as eleições municipais deste ano. O ex-prefeito em dois mandatos, ERNI GIACOMINI, deve disputar o pleito local. Ele esteve na Peperi nesta semana e confirmou a pré-candidatura. GIACOMINI também é o presidente do diretório municipal do MDB. Ele disse que o partido está discutindo um projeto novo para as eleições com outras siglas, como PSD, PL, PP e PSL. Ele comentou que as conversas estão bem adiantadas. GIACOMINI ressaltou que a intenção é envolver a comunidade e reunir também os outros partidos da cidade.

O presidente do PSD, ENIO RECKZIEGEL, defendeu, nesta semana, uma candidatura de consenso para a eleição municipal deste ano em Paraíso. Ele disse que essa proposta está sendo construída e conta com a adesão de pelo menos cinco partidos. RECKZIEGEL disse que o PSD tem a maior bancada na câmara e a sigla decidiu abrir mão de indicar o nome do candidato a prefeito em nome de um projeto envolvendo o maior número possível de partidos. O PSD definiu o nome de SILENE LÍBERO como pre candidata a vice-prefeita na chapa com ERNI GIACOMINI do MDB como pre candidato a prefeito. Ele comentou que o projeto de consenso não é fácil, mas os partidos devem trabalhar para isso.

A campanha de vendas Liquida São Miguel terminou na última quinta-feira. Durante 30 dias, o comércio da cidade oferecer produtos e serviços com descontos de até 70 por cento. A campanha foi antecipada em razão da pandemia do coronavírus e teve como principal objetivo aumentar as vendas das empresas da cidade. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, a campanha contribui para movimentar o setor sem provocar aglomeração de consumidores nas lojas. Ele comentou que os objetivos foram alcançados. Neste ano, 140 empresas de 20 segmentos participaram do Liquida São Miguel.

Uma pesquisa feita pela CDL com os associados apontou que um percentual expressivo de empresas registrou aumento de vendas em razão do Liquida São Miguel. 72 por cento dos entrevistados apontaram que o Liquida contribuiu para crescimento dos negócios. Desse percentual, 27 por cento indicaram um aumento de até cinco por cento. Outros 27 por cento afirmaram ter vendido 15 por cento a mais com a campanha. Para 20 por cento dos comerciantes, o aumento de vendas foi superior a 20 por cento. O presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER disse que esses percentuais foram obtidos na comparação com os 30 dias anteriores ao Liquida São Miguel.

A CDL vai lançar duas novas ações nos próximos dias para manter e aumentar as vendas do comércio local. O anúncio é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que a câmara de dirigentes lojistas vai realizar novos projetos para estimular o setor. Os detalhes serão divulgados nos próximos dias, mas SPENGLER antecipou algumas informações durante o Peperi Entrevista de ontem. De acordo com ele, uma das ações é uma “raspadinha” com prêmios em dinheiro para os consumidores.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai averiguar se servidores do município receberam o auxílio emergencial de forma indevida. Um decreto da Administração Municipal estabelece que todos os servidores municipais que tenham solicitado o auxílio de 600 reais do governo federal devem se apresentar junto ao Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura até o dia 26 deste mês para regularizar a situação. A medida foi tomada diante da possibilidade de uso indevido de dados pessoais dos servidores. Aqueles que não comparecerem no setor de Gestão de Pessoas do Município dentro do prazo estabelecido podem responder a sindicância ou processo administrativo disciplinar. Além disso, o município também fará a comunicação ao Tribunal de Contas e às autoridades competentes para apuração de eventual infração na esfera penal.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na noite de ontem em Itapiranga. A colisão aconteceu por volta das sete e 20 no centro da cidade e envolveu uma motocicleta Honda CG 125, de Itapiranga e um veículo JAC J3 de Tunápolis. Um homem de 57 anos sofreu uma lesão no pé esquerdo e uma contusão no braço direito. Já a mulher, de 51 anos, apresentava suspeita de fratura na perna esquerda. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

A Polícia Militar flagrou uma ocorrência de posse ilegal de arma de fogo e descaminho de bebidas alcoólicas em Dionísio Cerqueira. Durante a operação Hórus, os policiais identificaram diversas pessoas em atitude suspeita. Dois homens foram abordados com caixas de vinho. Um terceiro correu e tentou se esconder em um antigo salão de bailes na Linha Sede Peperi, mas foi alcançado pela guarnição. No local, foram encontradas cem caixas de vinho, avaliadas em 38 mil reais, oriundas da Argentina, uma espingarda e sete munições, um tubo com chumbo e uma ferramenta para recarga de munição. Um dos homens foi preso por posse de arma de fogo e os outros dois foram conduzidos até a Receita Federal por descaminho.

A Polícia Militar realizou uma série de barreiras fixas e móveis nas rodovias que cortam a área de fronteira nesta sexta-feira. Além disso, foram promovidas vistorias em bares. Nas barreiras, os policiais militares vistoriaram 686 veículos, dos quais 26 foram notificados por irregularidades de trânsito. Dois condutores foram autuados por apresentarem sintomas de embriaguez ao volante. Nas ações em bares e similares, 61 estabelecimentos foram vistoriados e um foi fechado em São Miguel do Oeste por descumprimento de normas sanitárias. No total das ações, 919 pessoas foram abordadas. Em São Miguel do Oeste, um adolescente foi apreendido por tráfico de drogas. Em Cunha Porã, dois homens foram presos também por tráfico de entorpecentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.