ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 20/06/2020

GLOBO EM FOCO – 20/06/20

-RELATOR DIVULGA PARECER PRELIMINAR DE PROJETO SOBRE FAKE NEWS

-ESTADO MANDA SERVIDORES DEVOLVEREM AUXILIO EMERGENCIAL ATÉ 30 DE JUNHO

-MISSAS COM PRESENÇA DE FIÉIS VOLTAM A PARTIR DE QUATRO DE JULHO

-VEREADOR DE SÃO JOÃO DO OESTE AVALIA CENÁRIO POLÍTICO DO MUNICÍPIO

-ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS CONTRIBUEM PARA PREVISÕES NA REGIÃO

-SINDICATO PEDE 5% DE REAJUSTES AOS FUNCIONÁRIOS DA JBS

-PM DE ITAPIRANGA ATENDE OCORRÊNCIAS DE AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS

-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DOIS FERIDOS EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O ministro da Saúde do Zimbábue, OBADIAH MOYO, foi preso acusado de corrupção na compra de equipamentos e remédios para o combate ao novo coronavírus. A informação foi divulgada pela rede de televisão SABC, da África do Sul, nesta sexta-feira. De acordo com a Comissão Anti-Corrupção do Zimbábue, MOYO pagou propina no valor equivalente a mais de 300 milhões a uma empresa da Suíça que ofereceria esses insumos. No entanto, a companhia do país europeu sequer é do ramo farmacêutico-hospitalar. As investigações iniciais mostraram que a empresa suíça vendeu os insumos superfaturados. Máscaras, por exemplo, foram vendidas por um valor três vezes e meio maior do que o preço usual.

Uma resolução condenando o racismo sistêmico e a violência policial foi adotada por unanimidade pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, após a retirada de uma menção que criticava especificamente os Estados Unidos. O Conselho de Direitos Humanos, que os Estados Unidos abandonaram em 2018, adotou por consenso esta resolução apresentada pelos países africanos com urgência, após a morte de GEORGE FLOYD e os protestos em massa contra o racismo em todo o mundo.

O tema foi discutido na ONU em meio aos protestos pelo caso FLOYD e a violência policial nos Estados Unidos.


O Congresso colombiano aprovou na quinta-feira uma mudança na Constituição para impor a prisão perpétua a estupradores e assassinos de crianças e adolescentes de até 14 anos. O projeto de lei, apresentado pelo governo do presidente IVÁN DUQUE, foi aprovado por votação unânime no Senado e mudou o artigo constitucional que proibia penas de “desterro, prisão perpétua e confisco”. A mudança era uma das promessas de campanha de DUQUE, presidente colombiano conservador, eleito no final de 2018. Apesar do projeto ter apoio popular, advogados e pesquisadores de violência fizeram duras críticas à nova lei, que deve ampliar os custos do sistema prisional.


O presidente JAIR BOLSONARO escolheu o ator MÁRIO FRIAS para a Secretaria Especial da Cultura. O ator substituirá a atriz REGINA DUARTE, que deixou o cargo há cerca de um mês. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira em edição extra do "Diário Oficial da União". FRIAS tem 48 anos de idade e é o quinto secretário de Cultura do governo federal em 17 meses. Nesse período, a Secretaria de Cultura já passou pelo comando de: REGINA DUARTE, ROBERTO ALVIM, RICARDO BRAGA e HENRIQUE PIRES. A pasta é vinculada ao Ministério do Turismo e herdou a estrutura do Ministério da Cultura, extinto por BOLSONARO.

O senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia, relator do projeto que prevê medidas contra a disseminação de "fake news”, apresentou nesta sexta-feira a primeira versão do parecer sobre o tema. O texto deve ser votado em plenário na próxima terça. Se aprovada pelos senadores, a proposta seguirá para a análise dos deputados. Entre as mudanças, estão, por exemplo:o rastreamento de mensagens reencaminhadas em aplicativos de conversa, a obrigatoriedade de que provedores de redes sociais tenham sede no Brasil e cumpram as leis nacionais, incluindo as sanções, regras para impulsionamento e propaganda nas redes sociais além de punições para aqueles que cometerem o que o senador chama de “crime contra a honra” na internet.

O Banco Mundial informou por meio de nota que recebeu do governo brasileiro a indicação de ABRAHAM WEINTRAUB, ministro demissionário da Educação, para ocupar um cargo de diretor da instituição. O banco disse ainda que o nome de WEINTRAUB terá que ser aprovado por um grupo de países e que o eventual mandato termina em outubro, quando uma nova indicação teria que ser feita. A saída do ministro do governo foi anunciada nesta quinta-feira em um vídeo, divulgado nas redes sociais, do qual participaram WEINTRAUB e o presidente JAIR BOLSONARO. A vaga para a qual o governo decidiu mandar WEINTRAUB faz parte de um conselho de diretores, que abriga representantes de nove países e todo tem que aprovar a indicação.


O Tribunal de Contas de Santa Catarina elaborou um estudo que analisou as ações da educação pública durante a pandemia no estado. O levantamento considerou as medidas desenvolvidas após a suspensão das atividades e o planejando para o retorno. O órgão afirmou ainda que tem se reunido com entidades para elaborar um protocolo único de retomadas das aulas presenciais. Segundo o levantamento, um percentual superior a 30 por cento das redes não estavam fornecendo alimentação aos alunos. Em torno de 80 por cento estão planejando as atividades de reposição das aulas e oferecendo formação aos professores.

Os dados sobre os servidores que receberam o auxílio emergencial de 600 reais, concedido pelo governo federal como medida compensatória pelas perdas econômicas em função da pandemia, começaram a chegar ao Ministério Público nesta sexta-feira. As informações foram disponibilizadas pelo Governo do Estado após o TCE identificar que quatro mil 753 servidores públicos estaduais e municipais no Estado receberam o benefício. Foram 58 órgãos que enviaram os dados ao MP e a Controladoria Geral da União no Estado que fazem um levantamento em conjunto. Os municípios e câmaras têm até o dia 26 de junho para passar as planilhas com nome completo, CPF, data de nascimento, valor do salário e o tipo de vínculo funcional do servidor. Com esses dados, MP e CGU poderão fazer uma série de cruzamentos para identificar as irregularidades no pagamento do auxílio emergencial.

O governo do Estado determinou que os servidores que receberam o auxílio emergencial de 600 reais do governo federal, decorrente da pandemia de Covid-19, devolvam os recursos integralmente até o dia 30 de junho. De acordo com informações da Secretaria de Administração, dos 90 mil servidores ativos no Estado, 740 ainda constam como tendo recebido os recursos. Segundo nota do estado, ainda não é possível saber se os recursos indevidos foram recebidos pelo uso inadequado de CPFs ou se teve má fé. A secretaria ressalta que se o valor não for devolvido e o servidor o recebeu indevidamente, ele responderá um processo administrativo disciplinar.

Itapiranga encerra campanha de donativos para atingidos por temporais. Na tarde de ontem foi encerrada a campanha de donativos no município de Itapiranga. A recolha ocorreu na tarde desta sexta-feira com destinação para os municípios de Descanso e Belmonte. De acordo com o padre LUIS NEIS, a campanha contou com apoio da Igreja Católica, Lions Clube e Escoteiros. Ele explica que a igreja foi informada que poderia encerrar a campanha pois os dois municípios receberam bastante donativos. Em Itapiranga foram arrecadados alimentos, roupas, móveis e dinheiro que serão repassados aos responsáveis. O padre comenta que algumas pessoas ainda gostariam de doar, mas que podem aguardar outras campanhas ou então procurar pessoas carentes no município.

Missas com presença de fiéis serão retomadas a partir de quatro de julho. A informação é do pároco de Itapiranga, padre LUIZ NEIS. De acordo com ele, na tarde desta sexta-feira a Diocese de Chapecó enviou decreto para as paróquias autorizando missas presenciais a partir do primeiro fim de semana de julho. O retorno dos fiéis nas celebrações estão previsto para o dia quatro do próximo mês. O padre afirma que maiores detalhes serão anunciados na próxima semana incluindo uma série de exigências com preocupação sanitária. LUIZ NEIS diz que é frequente o questionamento das pessoas sobre outras ações da igreja católica. Ele cita que está em discussão o retorno de celebrações do sacramento, como batizados, primeira eucaristia, crisma e casamentos. Estes eventos ainda não possuem data definida, porém são tratados com atenção pela diocese e paróquias.

Vereador de São João do Oeste avalia cenário político do município. CORNÉLIO SCHNEIDER deixou o MDB para ingressar no PL e considera que o partido está organizado e forte. O vereador diz que o PL possui condições para lançar candidatos ao legislativo e também para majoritária em coligação ou chapa pura. O vereador defende a realização das eleições neste ano. SCHNEIDER, afirma que o atual vice-prefeito, GENÉSIO ANTON é o principal nome da oposição para candidato a prefeito em São João do Oeste. CORNÉLIO SCHNEIDER defende a unificação das eleições, porém sem adiar o pleito municipal. O vereador salienta que ocorreu várias migrações entre os partidos e o PL está preparado para lançar seus candidatos e não descarta nenhuma aliança, estão aberto a negociação com qualquer partido.

Epagri orienta agricultores sobre linhas de crédito para reconstrução das propriedades. Segundo o extensionista rural, ZOLMIR FRIZZO, a Epagri, em parceria com a Defesa Civil e órgãos ambientais, tem discutido sobre a questão do reaproveitamento das árvores danificadas no temporal pelos agricultores. Ele cita que ainda está sendo feito um levantamento das árvores que apresentam risco, principalmente para edificações. FRIZZO comenta que a partir de segunda-feira será feita uma nova visita pela Epagri as propriedades atingidas pelo temporal, para finalizar o levantamento detalhado dos danos. O extensionista comenta que o estado disponibiliza de um crédito emergencial de até 200 mil reais, dividido entre agricultores dos dois municípios, recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural.

O valor destinado pelo estado tem a finalidade da reconstrução das propriedades rurais em Descanso e Belmonte. O extensionista ZOLMIR FRIZZO explica que o financiamento pode ser de até 30 mil reais, e o pagamento em cinco anos sem juros. FRIZZO destaca que o valor pode ser investido na reforma dos estabelecimentos danificados com o temporal, considerando que muitos agricultores tiveram edificações agrícolas destelhadas ou danificadas. Ele pede que o agricultor interessado procure a Epagri, para conferir a documentação exigida no encaminhamento do financiamento. O extensionista lembra que nesta semana também foi lançado o Plano Safra do governo federal, e a expectativa é em relação a novidades na taxa de juros mais baixas. Ele cita ainda o programa juro zero do estado, que também é uma opção de recursos para recuperação dos danos.

Escola Padre Vendelino Seidel irá promover debate virtual sobre economia versus questão humanitária no cenário da pandemia. O trabalho está sendo realizado por meio das disciplinas de geografia, com o professor AUGUSTINHO PETRY e sociologia com o professor ILTON VOGT. Os estudantes envolvidos são os do segundo ano do ensino médio inovador. Conforme o professor, AUGUSTINHO PETRY, a atividade instiga os alunos para a aprendizagem. Ele comenta que este debate estava previsto já desde o começo do ano, e será adaptado para a forma virtual, já que o presencial não é possível no momento. O professor ressalta que o tema do debate é polemico e atual. Um grupo irá defender o tema “livre comércio, salvar a economia e os empregos”, e outro grupo de alunos defende o tema “liberdade das pessoas, salvar vidas, e isolamento social”.

Para a formação das equipes, o professor AUGUSTINHO PETRY cita que foi realizada uma enquete, para enquadrar os alunos no grupo de tema e ideias que defende. No momento os alunos estão elaborando as perguntas voltadas ao tema que cada grupo defende. O professor comenta que as questões terão que ser embasadas naquele propósito que o grupo defende. O tempo de cada pergunta, que é gravada em vídeo, deve ser de um minuto. Após cada grupo responder um as perguntas do outro, será montado o vídeo final, gerando o debate. O material tem previsão de ser finalizado em 20 dias, e será divulgado nas redes sociais da escola.

Estações meteorológicas contribuem para previsões na região. Epagri-Ciram monitora situação climática no Extremo Oeste. Falta de chuva está nas previsões do segundo semestre e nova estiagem causa preocupação. População pode acompanhar diariamente as variações do tempo em sistema online. Conforme a técnica de meteorologia da Epagri-Ciram THAYS CAMASSOLA, a partir das análises dos dados são tomada de decisões da sociedade civil e governamental. Ela é responsável pela operação das estações meteorológicas do Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina e destaca que os registros são enviados de hora em hora e ficam disponível de forma gratuita. Estações agro meteorológica registram vários dados, com destaque para chuva e temperatura. THAYS chama atenção para a confiança dos dados das estações que contam com sensores de velocidade e direção do vento, pluviógrafos, sensores de temperatura e umidade relativa do ar.

Técnica de meteorologia da Epagri-Ciram avalia que a falta de chuva durante quatro meses causou problemas sérios na região. THAYS CAMASSOLA lembra que janeiro teve volume normal de chuva. Já em fevereiro, março, abril e maio o volume de precipitação ficou bem abaixo da média histórica e causou prejuízos na agricultura e problemas no abastecimento de água. THAYS diz que a estiagem não pode ser considerado um problema do passado apesar do grande volume de chuva na primeira quinzena de junho que superou o que era esperado para o mês inteiro. Salienta ainda que a previsão é de chuva na próxima semana com passagem de uma frente fria, porém é preciso ficar atento as variações que são atualizadas diariamente. Conforme THAYS CAMASSOLA, as previsões indicam que o segundo semestre deste ano deve ser novamente de pouca chuva na região oeste de Santa Catarina.

Estações meteorológicas da região estão bem equipadas e passam por manutenção de retina. A atuação da Epagri-Ciram na operação da rede de estações hidro meteorológicas continua, apesar da pandemia do Convid-19. A técnica de meteorologia da Epagri-Ciram THAYS CAMASSOLA, diz que isso possibilita o monitoramento, entre outras coisas, das “ondas de frio”, vendavais, e estiagens, subsidiando assim as ações que são desenvolvidas. Segundo a técnica de meteorologia da Epagri-Ciram, a continuidade do monitoramento do tempo e clima em Santa Catarina permite acompanhamento online por parte da população . THAYS CAMASSOLA ressalta que, casos sejam necessários mais detalhes é possível solicitar por e-mail. As orientações podem ser obtidas no site da Epagri ou nos escritórios municipais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Sindicato faz proposta de cinco por cento de reajustes aos funcionários da JBS. A baixa variação do INPC dificulta negociação com as agroindústrias. Conforme o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria de Carnes e Derivados de Itapiranga, ANGELO ENCARNAÇÃO, ocorrem frequente discussão com a empresa sobre condições de trabalho e ganho dos funcionários. Ele chama atenção que a negociação salarial tem data base de junho. A assembleia tradicional de maio, este ano não foi realizada em virtude da pandemia. Foi mantido o edital do ano passado com a mesma proposta, apenas com ajustes para a situação atual. ENCARNAÇÃO lamenta que o INPC, Índice Nacional de Preço ao Consumidor atingiu apenas 2,05 na variação de julho de 2019 até junho de 2020. A proposta do sindicato é de reajuste com base no INPC e mais três por cento de ganho real.

Clausulas são incremento significativo nos ganhos dos funcionários da JBS. São dezenas de item que são avaliados a cada ano em busca de benefícios aos trabalhadores. Entre os destaques estão cesta básica e Participação nos Lucros e Resultados. O presidente do Sindicatos, ANGELO ENCARNAÇÃO, informa que a proposta feita para a empresa é de aumento no valor da cesta básica mensal, dos atuais 90 reais, para 120 reais. Já o PLR, Programa de Participação nos Lucros e Resultados passaria de 900 reais para mil e 200 reais. ENCARNAÇÃO observa que ainda não tem uma previsão do retorno dos reajustes solicitados. A negociação que sempre ocorre em reunião presencial com sindicatos e empresas de várias cidades do Oeste de Santa Catarina, este ano não tem definição. O presidente do sindicato lembra que no ano passado o INPC foi de 4.78, que facilitou negociação de um aumento mais considerável.

Agroindústrias não tiveram produção afetada pela pandemia da Covid-19. O presidente do Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria de Carnes e Derivados de Itapiranga, ANGELO ENCARNAÇÃO, afirma que o setor manteve o faturamento. Ele reconhece o aumento de despesas da empresa com novas contratações de profissionais da saúde, compra de EPIs, ampliação de refeitório e vestiários e outras despesas consideráveis para cumprir protocolo de segurança. ENCARNAÇÃO cita também que a JBS aves de Itapiranga possui quase 500 trabalhadores afastados por integrarem grupo de risco. A empresa segue pagando 30 por cento do salário e 70 por cento do valor é pago pelo Governo Federal. Segundo ANGELO ENCARNAÇÃO, a empresa em nenhum momento deixou de vender e possui grande demanda por seus produtos. Destaca ainda que as unidades da JBS de Itapiranga não possuem problemas com o novo coronavírus e isso ocorre devido ao cuidado com prevenção exemplar que realizam. A JBS aves possui funcionários de 16 municípios da região.

Acidente entre carro e moto deixa dois feridos em Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 20 minutos, na Rua Professora Lídia Back, no centro de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros atendeu os ocupantes da motocicleta Honda CG 125, de Itapiranga. Um homem de 57 anos apresentava lesão no pé esquerdo e uma contusão no braço direito. já a mulher, de 51 anos, apresentava suspeita de fratura na perna esquerda. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Os ocupantes do veículo JAC J3, de Tunápolis, nada sofreram e permaneceram no local a disposição da Polícia Militar que fez o levantamento da ocorrência.

Polícia Militar acaba com aglomeração de mais de cem pessoas. A polícia militar de Maravilha foi acionada por volta das 23 horas da noite desta sexta-feira para atender a uma ocorrência de aglomeração e descumprimento dos decretos para prevenção ao covid-19. A guarnição se deslocou até um estabelecimento no intuito de fiscalizar o funcionamento bem como a aplicação das recomendações referentes ao decreto estadual sobre o novo coronavírus. No local foi constatada uma grande aglomeração, com cerca de 180 pessoas. Não havia na portaria restrições de entrada de acordo com previsto no decreto estadual. Também não foram localizadas faixas no piso que pudessem indicar a distribuição do público, mantendo entre si a distância recomendada. Sendo assim a guarnição lavrou um Termo de Interdição Cautelar e dispersou os frequentadores. O proprietário foi orientado no sentido de regularizar o local e posteriormente solicitar vistoria para reabertura.

Polícia Civil e TJ alertam sobre perfis com mensagens que induzem ao suicídio. O Núcleo de Inteligência e Segurança do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude e a Polícia Civil pais, professores e responsáveis por jovens e crianças sobre perfis em redes sociais. O alerta é para situações utilizando o nome "Jonathan Galindo", que tem assustado crianças na internet com conteúdo de terror e mensagens que podem induzir ao suicídio. A origem desses perfis se deu em 2017 em países de língua espanhola, sendo muito conhecidos no México. Porém, recentemente foi identificada uma migração para o Brasil. São perfis criados por imitadores, com conteúdo já em português. Os responsáveis por esses perfis têm a intenção de assustar jovens e crianças, utilizando um tipo de máscara que lembra o "Pateta", um pouco deformada e assustadora.

Esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio", explica o agente da polícia civil Ivan de Souza Castilhos. A polícia faz o alerta como parte do rol de ações do projeto "Conhecer para se proteger", que visa a implementação de iniciativas de educação e prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes por meio da internet. O projeto tem como público-alvo adolescentes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Ação na fronteira apreende espingarda e cem caixas de vinho. Por volta das 10 horas da manhã de ontem a Polícia Militar flagrou uma ocorrência de posse ilegal de arma de fogo e descaminho de bebidas alcoólicas em Dionísio Cerqueira. Durante a operação Hórus, os policiais identificaram diversas pessoas em atitude suspeita, e ao verificar, dois homens foram abordados com caixas de vinho. Um terceiro correu e tentou se esconder em um antigo salão de bailes na Linha Sede Peperi, mas foi alcançado pela guarnição. No local foram encontradas cem caixas de vinho, avaliadas em 38 mil reais, oriundas da Argentina, uma espingarda e sete munições, um tubo com chumbo e uma ferramenta para recarga de munição. Nos fundos do salão foi encontrado um veículo carregado com caixas de vinho. Um dos homens foi preso por posse de arma de fogo e os outros dois foram conduzidos até a Receita Federal por descaminho.

Polícia Militar realiza nova operação na Fronteira. Nas barreiras, os policiais militares vistoriaram 686 veículos, dos quais 26 foram notificados por irregularidades de trânsito, sendo ainda dois condutores autuados por apresentarem sintomas de embriaguez ao volante. Nas ações em bares e similares, 61 estabelecimentos foram vistoriados, onde um foi fechado em São Miguel do Oeste por descumprimento de normas sanitárias. No total das ações, 919 pessoas foram abordadas. Em Dionísio Cerqueira houve a apreensão dos vinhos e da arma. Em outras ações, foram apreendidas 30 gramas de maconha e um adolescente apreendido por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste e em Cunha Porã outros dois homens foram presos também por tráfico de drogas e apreendidas cinco gramas de cocaína.

Polícia Militar de Itapiranga atende três ocorrências de aglomeração de pessoas. Irregularidades foram constatadas na cidade na noite desta sexta-feira. Conforme informações da PM, os problemas com aglomerações de pessoas ocorrem normalmente próximo a estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. Reunião de pessoas bastante acima do permitido também ocorre no Mirante do Rio Uruguai, em linha Laranjeira. Ponto tradicional de ocorrência policiais, as churrasqueiras na Avenida Uruguai, próximo ao Fórum, não registram aglomeração de pessoas em virtude das obras que estão sendo realizadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.