ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 20/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Os candidatos à sucessão de THERESA MAY no comando do Partido Conservador e, por tabela, do governo do Reino Unido e da negociação do Brexit passaram de cinco para quatro nesta quarta-feira, após a terceira rodada de votação dos parlamentares do partido. Após dois adiamentos da data inicial, o Reino Unido deve deixar a União Europeia em 31 de outubro. Os candidatos são o ex-prefeito de Londres, BORIS JOHSON, o ministro do Interior SAJID JAVID, o ministro das Relações Exteriores, JEREMY HUNT e o Ministro do Meio Ambiente, MICHAEL GOVE.

O Canadá arrecadou 139 milhões de dólares em impostos oriundos da venda de maconha nos primeiros cinco meses da legalização da droga. Os dados foram divulgados ontem pelo departamento de estatísticas do país. O órgão afirmou que o aumento se deve a ampliação das vendas de produtos de maconha em estabelecimentos autorizados. O imposto sobre a droga varia entre cinco e 15 por cento, dependendo da região.

O México ratificou nesta quarta-feira o novo acordo de livre comércio com Canadá e Estados Unidos, tornando-se o primeiro signatário a aprová-lo. O Senado aprovou o T-MEC por 114 votos a favor, quatro contra e três abstenções. De acordo com o presidente mexicano, ANDRÉS MANUEL LOPES OBRADOR, este tratado significa investimento estrangeiro e empregos no México, além de ter garantido o comércio das mercadorias que o empresas do país produzem nos Estados Unidos.

O Tribunal de Contas da União determinou, nesta quarta-feira, o bloqueio de cerca de um bilhão e cem milhões de reais em bens dos empresários EMÍLIO ALVES ODEBRECHT e MARCELO BAHIA ODEBRECHT, controladores da empreiteira Odebrecht e de outras empresas do grupo. Os valores poderão ser usados para ressarcir a União e quitar dívidas com credores, como bancos públicos e privados. A decisão foi tomada dois dias após a Justiça de São Paulo acatar o pedido de recuperação judicial da Odebrecht. A holding e mais 20 empresas pediram proteção contra credores e listaram dívidas totais de 98 bilhões, dos quais 65 bilhões podem ser cobrados.

A Justiça Federal em São Paulo condenou três filhos do ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf pelo crime de lavagem de dinheiro. A sentença acontece após 12 anos do início da ação. A pena imposta ao empresário FLÁVIO MALUF é de oito anos de prisão em regime fechado. As filhas LIGIA MALUF CURI e LINA MALUF ALVES DA SILVA foram condenadas a quatro anos de reclusão em regime semiaberto. Todos podem recorrer em liberdade. Na ação penal, proposta em 2006, o Ministério Público Federal acusou a família Maluf de realizar movimentações financeiras no exterior, entre 1997 e 2003, para ocultar a origem de grande parte dos recursos desviados em obras na gestão de Maluf na Prefeitura de São Paulo entre 1993 e 1996.

O presidente JAIR BOLSONARO voltou a defender o ministro da justiça SERGIO MORO. Ele disse que a oposição vai quebrar a cara e que “pode procurar outro alvo, esse já era”. BOLSONARO afirmou que “MORO é patrimônio nosso”. O presidente também declarou que o caso é "uma grande trama” e que atacam o ministro para atingi-lo. Ontem, MORO falou por cerca de nove horas na CCJ do Senado e negou "conluio" com o Ministério Público para atingir grupos políticos. Ele disse que está absolutamente tranquilo sobre a "correção" das decisões que tomou como juiz e que deixará o cargo se alguma irregularidade for comprovada. Moro sugeriu ainda que material entregue ao site foi obtido por meio de uma invasão de celulares de autoridades feita por um "grupo criminoso".

Empresas e pessoas físicas que têm dívidas com o governo do Estado contam com prazo até o dia 28 deste mês para aderir ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal. O programa permite a regularização de débitos com ICMS e IPVA. O governo fez um alerta para que os contribuintes não deixem a adesão para os últimos dias e pode haver dificuldade para o sistema atender muitos ao mesmo tempo. O estado também anunciou que não vai lançar novos programas assim porque esse tipo de iniciativa prejudica quem recolhe os impostos no prazo.

Maior produtor nacional de carne suína e com acesso aos mercados mais competitivos do mundo, Santa Catarina segue ampliando sua presença no cenário internacional. Em maio, o faturamento com os embarques de carne suína de Santa Catarina passou de 77 milhões de dólares uma alta de 51 por cento em relação ao mesmo mês de 2018. Os bons resultados ao longo do ano colocam o estado como responsável por quase 60 por cento das exportações brasileiras do produto em 2019. Foram mais de 37 mil e 800 toneladas embarcadas, 39 por cento a mais do que no ano anterior.

A defesa do prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, entrou com pedido no Tribunal Regional da 4ª Região, em Porto Alegre, para que o afastamento do cargo por 30 dias seja revogado. De acordo com o tribunal, o pedido será analisado pelo desembargador federal LEANDRO PAULSEN. O magistrado deu o prazo de 72 horas para Polícia Federal e Ministério Público Federal se manifestarem sobre o pedido de afastamento. Depois disso, ele deve se posicionar. Na Operação Chabu, sete pessoas foram presas na terça-feira, incluindo o prefeito. Também foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão.

Celebração de Corpus Christi tem muita importância para igreja católica. O comentário é do bispo DOM EDEGAR ERTHL, de Francisco Beltrão. Explica que se trata da profissão de fé na presença real de Jesus a eucaristia. É em memória de todo tríduo pascal. ERTHL lembra palavras do papa JOÃO PAULO SEGUNDO: do mistério pascal nasce a igreja. Este é o único dia na liturgia Católica Apostólica Romana em que existe procissão com eucaristia, que pode se chamar de fé pública.

No dia de Corpus Christie se vive o que Jesus instituiu na última ceia. Quem lembra é o padre MERRY BENZER de Campo Erê. Explica que houve uma evolução do termo Corpus Christi. O nome mais real agora, é Solenidade do Santíssimo Corpo de Cristo, que significa que a realidade do sacramento da eucaristia está junto a vida humana. Na Paróquia tem várias celebrações.

Avaliação é positiva da semana do auto defensor da Apae. Segundo ISIS ANTONIETTI – fisioterapeuta e coordenadora dos auto defensores, relata que Apae de Campo Erê, teve uma programação extensa. Ela lembra quea auto defensoria é um movimento que acontece em todas as Apaes, onde os alunos tem espaços para sugestões e ideias que visem seus direitos. Apae de Campo Erê tem dois representantes e dois suplentes responsáveis. Nesta semana a escolaespecial começou as atividades com a produção de pizzas.

Principal objetivo dos auto defensores é dar autonomia aos alunos. Isso, reforça ISIS, não só dentro da escola, mas também na sociedade em que vivem. As oficinas foram conduzidas pelos próprios alunos. A coordenadora ISIS, ressalta que tudo que foi realizado na Apae, nesta semana dos auto defensores, foi feito pelos alunos, com auxílio dos professores. Segundo ISIS, fez parte ainda da programação uma festa a fantasia, visita ao pelotão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do município, onde puderam conhecer as viaturas da PM e Bombeiro, e aprenderam como funciona o trabalho dos militares.

Saltinho dá início ao Programa Idoso Visitador. A informação é de MATEUS KHUN – secretário de assistência social de social. Ele relata que o município, por meio do social e do CRAS, deu início ao Programa Idoso Visitador. O objetivo do Programa, que conta com o apoio dos tradicionais Grupos de Idosos, é levar para os idosos visitados que não fazem parte de nenhum grupo, a socialização, a interação, e propiciar a convivência com pessoas do mesmo ciclo etário.

Primeira visita foi feita por um grupo de 18 idosos. MATEUS, conta que eles visitaram quatro idosos da Linha Urutau. Para o Secretário, um programa como este transcende o potencial técnico de identificação de vulnerabilidades e vai ao encontro do espírito humano que é do cuidado com o próximo. Na opinião dos idosos visitadores, a experiência foi muito rica e faz muito bem para a alma, foi uma tarde muito boa.

Programa Idoso Visitador é importante para os dois lados, os idosos que visitam e para os que recebem a visita. O secretário conta que em contato com uma mulher de 90 anos, que recebeu a visita, ela definiu a tarde como maravilhosa e finalizou dizendo ao grupo que deve repetir a visita. MATEUS ressalta que as visitas acontecerão na segunda semana de cada mês, nas quintas-feiras.

Município inaugura Centro Regional de Especialidades na saúde. A informação é da secretária de saúde de São Lourenço do Oeste ADRIANE DE JESUS. De acordo com ela, a inauguração do Centro Regional de Especialidades ocorreu ontem. Ela conta que a partir de agora, o governo municipal e o Consórcio Intermunicipal de Saúde passam a oferecer especialistas de Otorrino, Pediatra, Gineco-Obstetra, Vascular, Cardiologia e Ortopedia Pediatra e Adulto para os municípios da região Noroeste de Santa Catarina, consorciados ao Conims.

O atendimento do centro regional de especialidades vai abranger sete municípios. Segundo ADRIANE, envolve: São Lourenço do Oeste; Campo Erê; Coronel Martins; Galvão; Jupiá; Novo Horizonte e São Bernardino, proporcionando maior comodidade aos pacientes e evitando longas viagens. O Centro Regional de Especialidades foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho Deliberativo do Conims no dia 28 de maio.

Conims será responsável pela administração do Centro Regional de Especialidades e toda a estrutura será mantida pela prefeitura de São Lourenço do Oeste. Segundo ADRIANE – secretária de saúde de São Lourenço do Oeste, o consórcio beneficia principalmente os pequenos municípios, que na maioria das vezes não consegue ter os profissionais de saúde pelo alto custo. Com o consórcio, diz a secretária, os municípios atendem à demanda e ainda fazem economia.

Celesc orienta consumidores sobre procedimento em caso de alterações na rede elétrica. Conforme o gerente regional da Celesc, JOSÉ REINALDO VOLKWEIS, para qualquer alteração no que se refere a aumento da carga da propriedade com a instalação de mais equipamentos, construções próximas a rede, ou mesmo a mudança de postes, o consumidor deve procurar a Celesc e formalizar o pedido. Ele explica que a empresa irá fornecer um número de protocolo, e o setor de engenharia e projetos fará a elaboração do pedido.

Orçamento da obra, que prevê novos materiais e mão de obra, será encaminhado ao consumidor pelo correio. O gerente da Celesc ressalta que os materiais que podem ser reaproveitados são descontados do orçamento. VOLKWEIS comenta que a partir disso o cliente pode contratar uma empresa, seja a Celesc ou outra particular, para executar a obra.

Celesc registra grande demanda de pedidos para alterações da rede elétrica, levando em conta que o desenvolvimento da região é bastante dinâmico, tanto na cidade como no interior. JOSÉ VOLKWEIS cita pedidos de mudança de rede principalmente em função de ampliações de estabelecimentos agrícolas para criação de aves, suínos e produção de leite. No caso de acidentes de trânsito, em que são danificados postes ou a estrutura da rede elétrica, o gerente regional explica que a legislação prevê que o responsável pelo ato pague o prejuízo. ZECA explica que a Celesc faz a substituição e manda a cobrança para o responsável.

Iniciada Operação Corpus Christi. A informação é do subtenente da Polícia Rodoviária Estadual,Posto 17 de São Lourenço do Oeste. Ele informa que a operação iniciou às 18 horas de ontem e vai até as 08 horas de segunda feira. Objetivo, segundo o major, é levar mais segurança, fluidez e conforto aos usuários das rodovias estaduais. ANDRÉ salienta que os policiais estão fazendo um trabalho diferenciado para combater as infrações de trânsito. Ele conta que foram feitos remanejamentos do efetivo para proporcionar maior fiscalização nos trechos mais propensos a infrações e acidentes.

Veículo sai da pista e tomba na SC 480. A Polícia Militar Rodoviária atendeu acidente ontem na SC 480 Km 35,600, município de Galvão, foi uma saída de pista seguida de tombamento, envolvendo o veículo VW 24.250 com placa de Cascavel, conduzido por um homem de 23 anos, que não se feriu. Os danos no veículo foram de média monta.

Bandido leva 10 mil de idosa em assalto. Uma mulher de 80 anos teria sido furtada no dia 10 de junho, onde um homem levou a quantia de 10 mil de sua residência, localizada na linha São Marcos, em Novo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, os policiais só tiveram conhecimento do fato agora devido ao Boletim de Ocorrência feito pelo genro da idosa. Os policiais contam que no dia do furto, a idosa estava em casa, quando um homem chegou e pediu pelo dinheiro do filho dela, que seria usado no conserto de uma moto quebrada. A idosa foi até o quarto para buscar o dinheiro, quando o homem foi atrás e roubou os 10 mil.

O homem fugiu numa moto. O genro da vítima, um homem de 50 anos, disse que registrou o BO somente agora, pois não soube do ocorrido antes. A Polícia Militar fez o registro e tem informações do provável autor do roubo. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Polícia registra tentativa de homicídio. Um homem de 52 anos sofreu uma tentativa de homicídio na tarde de ontem, em São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu na comunidade de São Caetano, no interior. A vítima contou aos policiais que fazia colheita de milho quando o vizinho teria atirado duas vezes, atingindo de raspão o braço esquerdo. Em seguida, a vítima se jogou no chão e disse ter visto o vizinho caminhando de volta para casa. Segundo a PM, a Polícia Civil foi acionada e deverá investigar o caso. O autor dos disparos não foi encontrado.

Criança de quatro anos morre após ser atropelada. Um menino de quatro anos foi vítima de atropelamento na tarde de ontem, por volta das 17 horas e 30 minutos na Rua São Pedro, bairro Guanabara em Francisco Beltrão. A criança sofreu ferimentos graves e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, porém já chegou sem vida no Hospital São Francisco. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão por volta de 19 horas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.