ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 20/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90. O euro está valendo cinco reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Rússia expulsará 24 diplomatas italianos, 34 franceses e outros 27 espanhóis em uma medida de retaliação, segundo a agência de notícias RIA, citando o Ministério das Relações Exteriores como fonte. A decisão é parte de uma resposta aos países que se posicionaram abertamente contra Moscou. O primeiro-ministro italiano MARIO DRAGHI disse ontem que a decisão da Rússia de expulsar diplomatas italianos é um "ato hostil", alertando que os canais diplomáticos com Moscou não devem ser interrompidos.

Apesar das negativas constantes da Turquia, os Estados Unidos e a Alemanha afirmaram nesta quinta-feira que a Finlândia e a Suécia entrarão na Organização do Tratado do Atlântico Norte. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse ontem que os dois países nórdicos "cumprem com todos os pré-requisitos" para fazer parte da Otan. Ele já pediu ao Congresso norte-americano autorização para acelerar o processo das novas adesões.

Pela tarde, o primeiro-ministro da Alemanha, OLAF SCHOLZ, se disse "confiante" na aprovação das duas candidaturas.

A Argentina tem mais de 47 milhões de habitantes. O país cresceu em sete milhões e 200 mil pessoas entre 2010 e 2022. São 47 por cento de mulheres, 53 por cento de homens.Esses foram os principais resultados do Censo do país, que foi feito entre a quarta-feira e esta quinta-feira.Dados mais detalhados serão divulgados nos próximos três meses, mas o país consegue publicar um relatório com alguns dos principais itens do Censo por causa da maneira que se organiza a coleta de dados. Na quarta-feira houve um feriado nacional para que o Censo fosse realizado. O comércio fecha, e as pessoas ficam em casa para responder os pesquisadores ou em formato digital.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostram que a taxa de abandono escolar no Ensino Médio na rede pública mais que dobrou no ano passado. Em 2020, o percentual de estudantes que abandonaram instituições foi de dois virgula três por cento, enquanto que, em 2021, a taxa foi de cinco por cento. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Inep e integram os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. No ensino fundamental, a taxa de abandono escolar foi de um por cento em 2020 e um vírgula dois em 2021. A única rede que não apresentou elevação foi a privada.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quinta-feira, que vai levar a plenário na próxima semana um projeto que limita a 17 por cento a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços que é um tributo estadual, sobre combustíveis, energia, telecomunicações e transportes coletivos. LIRA fez o anúncio um dia após a Câmara aprovar a urgência do projeto, o que acelera a tramitação dele. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário da casa, ao invés de ser discutido antes nas comissões. Pelo texto, os bens e serviços prestados por esses setores passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que afasta alíquotas mais elevadas do ICMS.

O Ministério da Economia aumentou novamente nesta quinta-feira a estimativa de inflação para este ano, passando de seis vírgula 55 por cento para sete por cento. O ministério também decidiu manter em um e meio por cento a projeção de aumento do Produto interno Bruto. As informações constam do Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. A meta de inflação para 2022, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento. Portanto, se confirmada a nova previsão do governo, haverá o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.

Os deputados federais aprovaram, nesta semana, o texto-base do projeto que permite a educação domiciliar no Brasil. A proposta não obriga os pais a adotarem a prática, mas autoriza quem decidir por fazê-lo sem prejuízo para a evolução escolar e formação dos estudantes. Entre os deputados de Santa Catarina que participaram da votação, a maioria se posicionou favorável à proposta que tramita no Congresso Nacional desde 2012. O placar entre os catarinenses foi 11 a um pela aprovação. Quatro deputados de SC não estiveram na votação: ANGELA AMIN, CARMEN ZANOTTO, DARCI DE MATTOS e HELIO COSTA. Apenas o deputado PEDRO UCZAI do PT votou contra.

Florianópolis está entre as três capitais com maior índice de depressão do Brasil, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde. A cidade ocupa o terceiro lugar entre as 26 capitais e o Distrito Federal, atrás apenas de Porto Alegre e Belo Horizonte. O levantamento do governo federal - que é feito por telefone - identificou que 17 por cento dos entrevistados de Florianópolis responderam que já tinham recebido o diagnóstico médico de depressão. Segundo a pesquisa, quando o assunto é depressão em homens, Florianópolis aparece como a segunda capital com maior frequência da doença. Entre mulheres, a Capital catarinense está em quarto lugar.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que passou a recomendar a aplicação da segunda dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais. A orientação aos municípios catarinenses ocorreu após o Ministério da Saúde também orientar sobre a imunização. Com a decisão do governo federal, as cidades que tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação imediatamente. A recomendação é que a vacinação seja iniciada da maior faixa etária para a menor, ou seja, começando pelos idosos com 69 anos, 68 anos e, assim, sucessivamente. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen.

Encerram hoje as inscrições para o FLIC - Festival Lourenciano de Interpretação da Canção. Quem lembra é o presidente do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste JADER IORIS. Segundo ele, o Festival Lourenciano de Interpretação da Canção chega a sua quadragésima nona edição e será realizado em julho de 23 e 25, no Centro de Eventos do município. O público poderá acompanhar as apresentações das categorias infantojuvenil municipal, adulto municipal, infantojuvenil nacional, adulto nacional e Mostra de Composições.


As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo site flic.saolourenco.sc.gov.br. As etapas infantojuvenis compreendem candidatos de 7 a 16 anos. As etapas adultas e a Mostra de Composições compreendem candidatos com idade mínima de 17 anos. Segundo JADER, a organização do festival compete ao Instituto Cultural. O Flic tem como objetivo promover e desenvolver a cultura, fomentar a música e incentivar os novos compositores, desenvolver o potencial artístico dos candidatos e elevar o intercâmbio músico-cultural regional e nacional, além de oferecer à população a oportunidade de prestigiar a arte e a cultura expressadas através da música. Neste ano, o governo municipal praticamente dobrou o valor da premiação. Serão distribuídos mais de 68 mil reais em prêmios entre todas as categorias.

Rede de fibra óptica da prefeitura é danificada e serviços estão prejudicados. O governo municipal de São Lourenço do Oeste informa que a sua rede de fibra óptica, localizada na rua Aldo Lemos, bairro Santa Catarina, próxima ao ginásio municipal, foi danificada esta semana e, por isso, alguns setores estão com os atendimentos prejudicados. A UPA 24 horas, Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Catarina, Escola Básica Municipal Santa Catarina, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) apresentam problemas no sistema de telefone e internet. Desta forma, as equipes estão sem acesso a prontuários, e-mail e cadastros. A prefeitura informa que o Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação trabalha para a recuperação dos atendimentos o mais breve possível.

Pulverização especial contra mosquito da dengue será feita amanhã. A campanha Dengue Zero continua e a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica de São Lourenço do Oeste fazem nova pulverização especial, dessa vez contemplando cidade e interior. Os locais selecionados são prédios públicos, como escolas, e estabelecimentos recicladores de materiais, a exemplo de ferro-velho. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, FILIPE MARTINS, a ação contra a dengue continua tendo em vista o número de pessoas contaminadas.

Hoje São Lourenço do Oeste tem 27 casos confirmados. O pedido é para que a população não relaxe nas medidas de combate ao mosquito. É preciso remover recipientes com água, vedar cisternas, tratar piscinas e conferir as calhas, mesmo em épocas frias, pois todo o esforço nesse período vai refletir em um ambiente mais seguro quando voltar as estações mais quentes. A Vigilância Sanitária informa que o cidadão pode solicitar pulverização em sua residência, desde que entre em contato pelo telefone (49) 3344-8432.

Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de conscientização contra o Tabagismo. O Dia Mundial Sem Tabaco é 31 de maio. Ele foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. O secretário de saúde de Palma Sola, JULIANO ZANDONÁ, explica que o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Existe uma variedade e formas de uso do tabaco e derivados para consumo humano. No Brasil, a forma mais comum de consumo do tabaco é o fumado. Segundo o Instituto Nacional do Câncer INCA, o tabaco em qualquer uma de suas formas de consumo (aspirado, inalado, mascado entre outros), contém nicotina, que causa dependência química.

Nicotina é responsável por até 90 por cento de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas doenças buco-dentais. O secretário acrescenta que dentre os cânceres atribuídos ao tabagismo estão: leucemias; câncer de bexiga; pâncreas; fígado; colo do útero; esôfago; rins; laringe; pulmão; cavidade oral; faringe e câncer de estômago.

Estima-se que até 80 por cento dos fumantes iniciam o vicio antes dos 18 anos, mas que no Brasil até 20 por cento dos fumantes experimenta a droga antes dos 15 anos. Segundo o secretário de saúde de Palma Sola JULIANO ZANDONÁ, as mortes atribuídas ao tabaco estão na proporção de seis para dez consumidores, no Brasil 428 pessoas morrem por dia pela dependência a nicotina, acarretando uma perda de mais de 56 bilhões de reais a perda de produtividade e 156 mil e 216 mortes anuais poderiam ser evitadas. A causa morte mais atribuída ao uso do tabaco são as doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer, tabagismo passivo, pneumonia e AVC.

O uso do tabaco afeta a saúde e a produtividade dos trabalhadores, tornando-os propensos a perder dias de trabalho. Ele contribui para a pobreza, desviando os gastos das famílias de necessidades básicas, como alimentação e moradia, para o tabaco. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Palma Sola realiza campanha de conscientização contra o Tabagismo, que além do incentivo ao melhoramento da saúde e qualidade de vida tenta sensibilizar o usuário quanto ao custo médio mensal e melhoria da renda familiar. Para isso, na unidade de saúde estará disponível um mostruário (carrinho de supermercado) com itens equivalentes ao valor médio utilizado para compra de cigarromês.

Levou-se em conta o custo médio da carteira de cigarros de 11 reais, para uma pessoa que fuma uma carteira por dia. Trinta dias do mês, somando, assim, o valor de 330 reais, o que equivale a aproximadamente 27 por cento do salário mínimo brasileiro. Essa atividade ficará exposta na unidade durante todo o mês de maio. Ainda, no dia 31, agora de maio, o secretário JULIANO, conta que será feita uma campanha de troca: Troque um cigarro por uma muda. Essa campanha tem intuito de simbolizar o dano ambiental causado pelo descarte incorretos dos rejeitos (bitucas de cigarro). Dessa forma incentivando o abandono do vício e a preservação ambiental com resultados benéficos a saúde e ao planeta.

São Bernardino finaliza programação de aniversário. Dia 19 de julho o município vai completar 27 anos de emancipação. A Comissão Central Organizadora decidiu antecipar os principais festejos para dia 17 por ser um domingo. Com isso o prefeito DALVIR LUDWIG quer mobilizar o maior número de pessoas da cidade e interior. Já no dia 9 de julho será realizado casamento comunitário e as inscrições vão até terça-feira da semana que vem. 16 casais já manifestaram interesse e deram o nome. Todo casal terá direito de convidar 4 padrinhos para as cerimônias civil e religiosa. É preciso levar os documentos a prefeitura, inclusive comprovante de residência.

Toda documentação dos casais será anexada ao processo de cada um para ser enviado ao cartório de Campo Erê e poder oficializar os casamentos. O evento será realizado na Secretaria de Assistência Social e não será aberto ao público. Somente os familiares e padrinhos irão participar e o município vai custear a festa. Também fará parte da programação de aniversário de São Bernardino o MotoCross para o qual a comissão espera juntar mais de duas mil pessoas. Corrida rústica será outra atração. Os deputados que contribuíram com recursos para o município serão homenageados. O prefeito DALVIR LUDWIG garante que São Bernardino chega aos 27 anos com muito trabalho e conquistas.

Polícia Militar inicia projeto Rede Rural de Segurança em São Lourenço do Oeste. A PM de São Lourenço do Oeste está criando o primeiro grupo da Rede de Segurança Rural. Nesta semana, na comunidade Santos Dumont, foi realizada a primeira reunião com a comunidade. Conforme a Polícia Militar, o programa da Rede Rural é para dar mais segurança aos moradores. Na comunidade de Santos Dumont será feito o projeto piloto e, depois, o objetivo é estender a todo município.

A Rede Rural será um canal entre comunidade e polícia por meio de telefone celular - grupo de WhatsApp - e ajuda de georreferenciamento com apoio de câmeras de videomonitoramento, fiscalizando saídas da comunidade. O sistema já está implantado em mais de 50 municípios de Santa Catarina. O major VILMAR ROSA - comandante da PM de São Lourenço do Oeste, disse que a Polícia Militar continuará com as atividades operacionais no interior do município nas rondas e investigações juntamente com o desenvolvimento do programa Rede Rural de Segurança, e conta com a participação dos moradores para a execução do programa que terá caráter permanente.

Homem morre após veículo sair da pista e colidir em árvore na BR-282 em Pinhalzinho. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima era motorista do carro e foi encontrada presa as ferragens, sem sinais vitais. Um jovem de 23 anos que estava de carona no veículo ficou gravemente ferido. Ele ficou preso às ferragens e apresentava fratura aberta em uma das pernas, além de diversas escoriações. Ele foi retirado do carro e encaminhado ao hospital em Pinhalzinho. Em seguida, o local ficou aos cuidados da Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/YWtVoQix6kbnjNxUEKOB8rDDOe5RlUvqnvXO0nLQ): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185