ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 20 05 2020

-MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA USO DE CLOROQUINA ATÉ EM CASOS LEVES DE COVID-19

-CPI DOS RESPIRADORES NA ALESC OUVE MAIS TRÊS TESTEMUNHAS

-DIOCESE VAI MANTER MISSAS SEM PÚBLICO POR PRAZO INDETERMINADO

-ENTIDADES PREPARAM CAMPANHA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

-MUNICÍPIO TEM MAIS QUATRO CASOS E CHEGA A 23 MORADORES COM COVID-19

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO ANDREATTA

-OPERAÇÃO DA PRF APREENDE CERCA DE 200 QUILOS DE MACONHA NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Palestina anunciou nesta terça-feira sua retirada de todos os acordos e entendimentos assinados com Estados Unidos e Israel e entregou a responsabilidade sobre os territórios ocupados de volta a Israel. O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS. Ele confirmou a decisão durante uma reunião de emergência realizada em Ramallah para discutir os planos israelenses de anexar partes dos territórios palestinos ocupados, conforme declarado no novo acordo do governo de coalizão israelense.

O governo da Venezuela decretou um novo toque de recolher nesta terça-feira em três municípios na fronteira com a Colômbia e o Brasil em resposta a um aumento nos casos da Covid-19, um aumento que o país vincula ao retorno dos venezuelanos em meio à pandemia. A medida foi tomada depois que o presidente NICOLÁS MADURO ordenou um toque de recolher com as mesmas características na segunda-feira no município de Páez, no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. A Venezuela afirma que o retorno "de milhares e milhares" de migrantes se deve a um "descuido excessivo" dos governos da Colômbia, Brasil, Equador e Peru ao lidar com a pandemia do novo coronavírus.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira um plano de auxílio adicional de aproximadamente três milhões de dólares, o que representa mais de 17 milhões de reais, para "ajudar na resposta de emergência de saúde pública do Brasil" à pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito momentos depois de o presidente DONALD TRUMP dizer que cogita banir viagens do Brasil rumo aos Estados Unidos, dada a gravidade da crise do novo coronavírus no país. Segundo comunicado da Embaixada norte-americana no Brasil, o valor se soma aos outros 950 mil dólares anunciados em primeiro de maio para apoio socioeconômico às pessoas mais vulneráveis durante a pandemia.

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio. A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar. O calendário do Enem prevê as provas presenciais nos dias primeiro e oito de novembro, e o exame no meio digital, nos dias 22 e 29. O texto do Senado não define uma nova data para as provas. A proposta também adia os vestibulares, inclusive de universidades privadas.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves. A mudança no protocolo era um desejo do presidente JAIR BOLSONARO, defensor da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Não há comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a covid-19. O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e de o médico decidir sobre a aplicar ou não o remédio.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para julgamento no plenário da Corte, as seis ações de inconstitucionalidade movidas contra a Medida Provisória do governo federal sobre punição a agentes no combate à Covid-19. Os ministros vão debater as pautas a partir das duas horas da tarde desta quarta-feira, em sessão virtual. Cinco partidos de oposição – Rede Sustentabilidade, Cidadania, PSol, PCdoB e PDT – e a Associação Brasileira de Imprensa ajuizaram as ações questionando a medida provisória. Assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO no último dia 14, a MP isenta os agentes públicos de erros e possíveis crimes cometidos no combate à pandemia do novo coronavírus. O texto estabelece que agentes públicos que fazem o enfrentamento direto da emergência de saúde pública ou o combate aos efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia só podem ser responsabilizados se agirem ou se omitirem com dolo ou por “erro grosseiro”.

Reclamações feitas por consumidores sobre compras na internet entre janeiro e maio deste ano tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Procon de Santa Catarina. As reivindicações passaram de três para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período. O número é quatro vezes mais alto e considerado "alarmante" pelo diretor da instituição fiscalizadora, THIAGO SILVA. As reclamações mais recorrentes dizem respeito a demora de entrega ou, até mesmo, a não entrega do produto. No entanto, outros problemas também têm afetado com frequência os clientes, segundo o Procon, como cobranças inadequadas, produtos com defeitos, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido, além de divergências em contratos, pedidos ou orçamentos.

O ex-secretário de Estado da Casa Civil DOUGLAS BORBA, que é investigado pela Polícia Civil no caso dos respiradores, renunciou ao mandato de vereador em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ele foi eleito em 2016 com a segunda maior votação na cidade pelo PP. BORBA se licenciou da Câmara em janeiro de 2019 para assumir a Secretaria da Casa Civil no governo de CARLOS MOISÉS. O ex-secretário é citado na investigação porque teria indicado a empresa que vendeu os aparelhos ao estado e recomendado pessoas próximas a ele para intermediar a compra. Ele esteve na Polícia Civil prestando depoimento e em sua defesa tem dito através dos advogados que agiu de forma correta e nega qualquer tipo de irregularidade.

Os deputados que integram a comissão parlamentar de inquérito encarregada de investigar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pela Secretaria de Estado da Saúde, colheram, na tarde desta terça-feira, mais três depoimentos. Foram ouvidos JOÃO GILBERTO ROCHA GONÇALEZ, presidente do Instituto Nacional de Ciências da Saúde; JANINE SILVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, gerente de Contratos e Licitações da Defesa Civil e DÉBORA REGINA VIEIRA TREVISAN, consultora jurídica da Defesa Civil. Conforme o relator da CPI, deputado IVAN NAATZ, a proposta das oitivas nesta fase é esclarecer como funciona o trâmite de compras e licitações dentro da estrutura do governo do Estado. Na quinta-feira, às 10 horas, a comissão prossegue os trabalhos, com a participação de outros quatro depoentes, entre eles, LUIZ FELIPE FERREIRA, controlador-geral do Estado e CARLOS MAIA, diretor de Licitações e Contratos da Secretaria de Saúde.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Miguel do Oeste espera um engajamento da comunidade regional nesse momento de pandemia da Covid-19. A informação é do diretor financeiro da entidade, ADEMIR PINTO. De acordo com ele, assim como os demais órgãos, a associação vem sofrendo fortemente com a queda de receita da instituição. Conforme ele, a APAE sempre obteve uma fonte de recursos externos vindos de eventos que a entidade realizava, porém, devido ao coronavírus, algumas promoções acabaram sendo canceladas. Segundo ADEMIR, além desses cancelamentos, outros eventos vivem a incerteza se poderão ou não ser realizados ao longo desse ano.

Para amenizar a queda de receita nesses primeiros meses de 2020 a APAE lançou uma campanha para buscar recursos junto à comunidade regional. A afirmação é do diretor financeiro da entidade, ADEMIR PINTO. Ele destacou que esse auxílio é fundamental visto a compra de EPIs feito pela direção da unidade. O profissional ressaltou que existe uma grande preocupação quanto ao retorno dos alunos e profissionais. Ele citou como exemplo a quantidade de máscaras que cada pessoa vai usar diariamente na instituição. Para ADEMIR PINTO, essa quantidade é grande e sem auxilio da população a entidade não terá como arcar sozinha com essa conta.

A APAE de São Miguel do Oeste arrecadava cerca de 100 mil reais por ano com as promoções externas realizadas com o apoio da comunidade. O comentário é do diretor financeiro da entidade, ADEMIR PINTO. Ele citou como exemplo o tradicional risoto no tacho que aconteceria no mês de maio e que acabou sendo cancelado e o jantar italiano que está marcado para agosto, porém, corre o risco de não ocorrer. ADEMIR revelou que a esperança da APAE nesse momento é que as pessoas que sempre apoiaram a associação façam algum tipo de doação. Ele lembrou que a doação de materiais podem ser deixados diretamente na APAE no bairro Jardim Peperi ou então através do fone 3622-6312. Já as doações em dinheiro podem ser feitas através de duas contas, sendo pelo Banco do Brasil, agência 0599 dígito 1 conta número 71.670 dígito 7. Já pelo Sicoob a agência é a 3039 número 65.618 dígito 6. ADEMIR PINTO enfatizou que qualquer valor é bem-vindo nesse momento.

As missas e celebrações da Igreja Católica vão continuar sem a presença do público por prazo indeterminado. A nova orientação foi emitida pelo bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR MAGRI. De acordo com o padre CLAIR LOVERA, a preocupação da Igreja Católica é com a preservação da vida, por isso, as atividades da paróquia com a participação do público continuam suspensas. A medida também atinge a celebração de sacramentos e as aulas da catequese. PADRE CLAIR disse que as missas serão mantidas com a transmissão pela rádio Peperi. Ele comentou que as celebrações transmitidas pela rádio tem uma grande aceitação dos fiéis que não podem ir à Igreja, mas acompanham as missas à distância.

O número de incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros na região extremo-oeste aumentou 316 por cento nos últimos 30 dias na comparação com igual período de 2019. De acordo com o levantamento realizado pelo décimo segundo batalhão da corporação, o crescimento desse tipo de ocorrência chama a atenção. Ao todo, os bombeiros atendem 28 municípios do extremo-oeste de Santa Catarina. Neste ano, o total de incêndios registrados na região é 81 por cento maior do que os primeiros meses do ano passado. Nesse levantamento foram considerados todos os incêndios atendidos, seja em vegetações, edificações, veículos ou em outras circunstâncias. Todos os tipos de incêndios aumentaram neste ano.

Os incêndios florestais tiveram o maior índice de crescimento neste ano na comparação com o ano passado. Segundo o décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, o fogo em vegetação cresceu 256 por cento. As ocorrências de incêndio em edificações aumentaram 15 por cento. Nos últimos 30 dias, os casos se intensificaram. Entre abril e maio, os incêndios estruturais cresceram 127 por cento. De acordo com o comando do décimo batalhão do Corpo de bombeiros, esses números chamam a atenção quanto à necessidade de conscientização da população sobre como prevenir e evitar incêndios de qualquer natureza. Em nota, a corporação explicou que medidas simples no comportamento da comunidade podem salvar vidas e proteger patrimônios.

O governo federal lançou, na última sexta-feira, a Campanha de Conscientização e Enfrentamento à Violência Doméstica. Segundo o ministério dos Direitos Humanos, esse tipo de violência tem crescido em meio à pandemia do coronavirus em razão das medidas de isolamento social. As denúncias de violência contra a mulher via disk denuncia aumentaram 35 por cento em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos quatro primeiros meses do ano, o aumento foi de 19 por cento. O programa Boa Tarde Peperi desta terça-feira abordou esse problema e ouviu representantes da Polícia Militar, DPCAMI e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher sobre esse tema. Para eles, a violência contra a mulher ainda é uma realidade muito presente em Santa Catarina e no município de São Miguel do Oeste.

A questão da violência contra a mulher ainda é uma questão grave e o aumento das denúncias é sinal de que as mulheres estão mais conscientes e buscando ajuda. O comentário é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, tenente coronel JAILSON FRANZEN. Ele disse que esse quadro também revela o grau de confiança das vítimas nas entidades que atuam na proteção das mulheres. FRANZEN comentou que a PM ainda atende muitas ocorrências de agressões físicas e de descumprimento de medidas protetivas, ou seja, homens que cometeram violência contra mulheres e não respeitam as medidas impostas pela justiça para proteger as vítimas. O policial também confirmou que as ações da Patrulha Maria da Penha está atuando normalmente no município.

A violência contra a mulher ainda é marcada por uma questão cultural arraigada na sociedade. O comentário é da delegada coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, PATRICIA ZIMMERMANN. Ela participou do Boa Tarde Peperi de ontem e disse que os números estão em queda, mas o problema ainda é grave e precisa ser enfrentado. A delegada comentou que mesmo com o aumento dos casos via Disk-denúncias, não estamos diante de um crescimento da violência. O que ocorre, de acordo com ela, é a mudança do canal usado pelas mulheres para denunciar as agressões sofridas dentro de casa.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com a JCI, está preparando uma campanha de prevenção e orientação sobre a violência contra a mulher. A informação é da presidente do Condim, BERENICE CABRAL. Ela explicou que a ideia é reforçar as formas e os canais de denúncias, além de estimular a comunidade e enfrentar o problema da violência doméstica. Na visão de BERENICE, o momento de tensão gerado pela pandemia do coronavírus pode resultar no aumento dos casos de violência doméstica. Ela citou que o tema é bastante grave e precisa ser enfrentado por toda a sociedade. A campanha do Condim e da JCI deve ser lançada nos próximos dias.

O Comitê de Gestão das Compras Emergenciais criado pela administração de São Miguel do Oeste realizou a primeira reunião de trabalho nesta terça-feira. O comitê foi criado com o objetivo de proporcionar ainda mais segurança e transparência aos processos de gerenciamento dos recursos públicos neste momento de Situação de Emergência decorrente da covid-19, dengue e estiagem. Além de representantes do poder público municipal, por meio das secretarias de Administração e Finanças e de Saúde, integram o Comitê representantes do Conselho das Entidades, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho de Saúde e Conselho Municipal de Defesa Civil.

O órgão vai analisar e emitir parecer sobre a compatibilidade dos valores com os preços de mercado e da necessidade de contratações emergenciais decorrentes das situações de emergência em que o município se encontra.

O número de pacientes confirmados com covid-19 em São Miguel do Oeste aumentou para 23, com quatro novos resultados positivos confirmados nesta terça-feira. Os pacientes que foram diagnosticados com a doença são dois homens de 25 anos, um de 26 e uma mulher de 65 anos. Eles apresentaram sintomas respiratórios e estão em isolamento domiciliar. Não houve necessidade de internação hospitalar. Dos 23 casos confirmados até agora, 18 ainda estão em isolamento domiciliar e apenas um continua internado no Hospital. Quatro pessoas já se recuperaram da doença no município.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei Complementar que altera as normas relativas ao Plano Diretor. A votação foi realizada de forma virtual, em sessão por videoconferência. Foram quatro horas de discussão para votação da matéria. Os vereadores apresentaram oito emendas, cinco foram aprovadas e três foram rejeitadas. As mudanças aprovadas tratam sobre áreas que não podem ser edificadas, número máximo de pavimentos, taxa de permeabilidade e sobre usos e atividades incômodos e não incômodos. O projeto ainda precisa de uma nova votação antes de ser encaminhado para a promulgação do prefeito WILSON TREVISAN.

A Polícia Federal em Dionísio Cerqueira e a Força Nacional de Segurança fecharam diversas passagens clandestinas situadas na fronteira de Santa Catarina com a Argentina. Os locais são utilizados para a prática de crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Durante a operação, a PF flagrou algumas pessoas efetuando a passagem de mercadorias oriundas da Argentina. Elas fugiram e os produtos que foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil. A ação contou com o apoio da prefeitura de Dionísio Cerqueira, que forneceu o maquinário para fechamento das passagens.

A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada para combater um incêndio em um aviário no interior de Guarujá na tarde de ontem. O fogo atingiu a edificação por volta das três e meia na linha Caravágio. O aviária atingido pelas chamas não estava sendo utilizado. O fogo afetou parte da estrutura 35 metros quadrados. Cerca de dez metros cúbicos de madeira estocada no local também foram atingidos. Os bombeiros trabalharam cerca de uma hora no combate ao fogo e foram gastos cerca de seis mil e 500 litros de água. As causas do incêndio não foram divulgadas.

Uma família perdeu mil reais no golpe do falso sequestro nesta terça-feira. A Polícia Militar recebeu uma chamada e foi até o local conversar com as vítimas. O casal relatou que recebeu uma ligação por volta das cinco horas da manhã. O homem que ligou disse que havia sequestrado a filha do casal que mora em outra cidade. Uma mulher começou a falar afirmando que era a filha das vítimas. Os estelionatários pediram 20 mil como resgate e a famílias depositou mil reais. Depois disso, ele conseguiram contato com a filha que confirmou que estava bem. Foi confeccionado o boletim de ocorrências com os dados dos depósitos e o caso será investigado pela Polícia Civil.

A Polícia Militar flagrou uma festa durante a madrugada de hoje em São Miguel do Oeste. O homem que estava promovendo a atividade foi responsabilizado por Infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A festa estava ocorrendo na Avenida Willy Barth com a presença de oito pessoas. Segundo a PM, eles desobedeceram o Decreto que proíbe a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja ambiente interno ou externo. Foi confeccionado o termo circunstanciado e compromissado o autor do fato a comparecimento em audiência no fórum da cidade. A Polícia Militar reforçou que devido a pandemia está proibida a aglomeração de pessoas.

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de uma grande quantidade de drogas na manhã desta terça-feira. A ocorrência foi na BR-282, nas proximidades do trevo de acesso para Flor do Sertão. A droga estava em uma Meriva, placas de São Paulo. O veículo furou o bloqueio da Polícia Rodoviária Federal e o motorista fugiu em alta velocidade pela rodovia. Nas proximidades do trevo de acesso a Flor do Sertão, o condutor abandonou o carro e fugiu para uma área de mata. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, helicóptero do Saer Fron e cães farejadores. Dentro do carro, foram encontrados cerca de 200 quilos de maconha. A droga e o veículo foram apreendidos.

A Polícia Civil fez mais uma prisão por tráfico de drogas na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. Com apoio operacional do Canil Setorial da Polícia Militar, a Divisão de investigação criminal cumpriu um mandado judicial de busca e apreensão na casa de um homem suspeito de vender drogas no bairro Andreatta. No local, foram encontradas diversas porções de maconha fracionadas e prontas para a venda, além de dinheiro proveniente do narcotráfico. O celular do suspeito também continha provas de que o comércio de drogas era intenso no local. O homem foi preso em flagrante. Nos últimos 10 dias, a Polícia Civil prendeu sete pessoas suspeitas de envolvimento com o comércio de drogas no município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.