ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 20/05/2020

GLOBO EM FOCO – 20/05/20

-MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA USO DE CLOROQUINA ATÉ EM CASOS LEVES DE COVID-19

-CPI DOS RESPIRADORES NA ALESC OUVE MAIS TRÊS TESTEMUNHAS

-ITAPIRANGA REGISTRA QUARTO CASO DE COVID-19

-DEPUTADO CRITICA NOVOS CONTRATOS DO GOVERNO ESTADUAL

-ITAPIRANGA ABRE 60 VAGAS PARA CAPACITAÇÃO DE MICROEMPREENDEDORES

-MUNICÍPIO CONCLUI OBRAS DE INFRAESTRUTURA NA SAÚDE

-POLÍCIA APREENDE MACONHA E RECUPERA CARRO ROUBADO NA BR 282

-HOMEM EMBRIAGADO AGRIDE ESPOSA, AMEAÇA INCENDIAR A CASA E ACABA PRESO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Palestina anunciou nesta terça-feira sua retirada de todos os acordos e entendimentos assinados com Estados Unidos e Israel e entregou a responsabilidade sobre os territórios ocupados de volta a Israel. O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS. Ele confirmou a decisão durante uma reunião de emergência realizada em Ramallah para discutir os planos israelenses de anexar partes dos territórios palestinos ocupados, conforme declarado no novo acordo do governo de coalizão israelense.

O governo da Venezuela decretou um novo toque de recolher nesta terça-feira em três municípios na fronteira com a Colômbia e o Brasil em resposta a um aumento nos casos da Covid-19, um aumento que o país vincula ao retorno dos venezuelanos em meio à pandemia. A medida foi tomada depois que o presidente NICOLÁS MADURO ordenou um toque de recolher com as mesmas características na segunda-feira no município de Páez, no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. A Venezuela afirma que o retorno "de milhares e milhares" de migrantes se deve a um "descuido excessivo" dos governos da Colômbia, Brasil, Equador e Peru ao lidar com a pandemia do novo coronavírus.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira um plano de auxílio adicional de aproximadamente três milhões de dólares, o que representa mais de 17 milhões de reais, para "ajudar na resposta de emergência de saúde pública do Brasil" à pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito momentos depois de o presidente DONALD TRUMP dizer que cogita banir viagens do Brasil rumo aos Estados Unidos, dada a gravidade da crise do novo coronavírus no país. Segundo comunicado da Embaixada norte-americana no Brasil, o valor se soma aos outros 950 mil dólares anunciados em primeiro de maio para apoio socioeconômico às pessoas mais vulneráveis durante a pandemia.


O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio. A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar. O calendário do Enem prevê as provas presenciais nos dias primeiro e oito de novembro, e o exame no meio digital, nos dias 22 e 29. O texto do Senado não define uma nova data para as provas. A proposta também adia os vestibulares, inclusive de universidades privadas.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves. A mudança no protocolo era um desejo do presidente JAIR BOLSONARO, defensor da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Não há comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a covid-19. O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e de o médico decidir sobre a aplicar ou não o remédio.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para julgamento no plenário da Corte, as seis ações de inconstitucionalidade movidas contra a Medida Provisória do governo federal sobre punição a agentes no combate à Covid-19. Os ministros vão debater as pautas a partir das duas horas da tarde desta quarta-feira, em sessão virtual. Cinco partidos de oposição – Rede Sustentabilidade, Cidadania, PSol, PCdoB e PDT – e a Associação Brasileira de Imprensa ajuizaram as ações questionando a medida provisória. Assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO no último dia 14, a MP isenta os agentes públicos de erros e possíveis crimes cometidos no combate à pandemia do novo coronavírus. O texto estabelece que agentes públicos que fazem o enfrentamento direto da emergência de saúde pública ou o combate aos efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia só podem ser responsabilizados se agirem ou se omitirem com dolo ou por “erro grosseiro”.

Reclamações feitas por consumidores sobre compras na internet entre janeiro e maio deste ano tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Procon de Santa Catarina. As reivindicações passaram de três para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período. O número é quatro vezes mais alto e considerado "alarmante" pelo diretor da instituição fiscalizadora, THIAGO SILVA. As reclamações mais recorrentes dizem respeito a demora de entrega ou, até mesmo, a não entrega do produto. No entanto, outros problemas também têm afetado com frequência os clientes, segundo o Procon, como cobranças inadequadas, produtos com defeitos, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido, além de divergências em contratos, pedidos ou orçamentos.

O ex-secretário de Estado da Casa Civil DOUGLAS BORBA, que é investigado pela Polícia Civil no caso dos respiradores, renunciou ao mandato de vereador em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ele foi eleito em 2016 com a segunda maior votação na cidade pelo PP. BORBA se licenciou da Câmara em janeiro de 2019 para assumir a Secretaria da Casa Civil no governo de CARLOS MOISÉS. O ex-secretário é citado na investigação porque teria indicado a empresa que vendeu os aparelhos ao estado e recomendado pessoas próximas a ele para intermediar a compra. Ele esteve na Polícia Civil prestando depoimento e em sua defesa tem dito através dos advogados que agiu de forma correta e nega qualquer tipo de irregularidade.

Os deputados que integram a comissão parlamentar de inquérito encarregada de investigar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pela Secretaria de Estado da Saúde, colheram, na tarde desta terça-feira, mais três depoimentos. Foram ouvidos JOÃO GILBERTO ROCHA GONÇALEZ, presidente do Instituto Nacional de Ciências da Saúde; JANINE SILVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, gerente de Contratos e Licitações da Defesa Civil e DÉBORA REGINA VIEIRA TREVISAN, consultora jurídica da Defesa Civil. Conforme o relator da CPI, deputado IVAN NAATZ, a proposta das oitivas nesta fase é esclarecer como funciona o trâmite de compras e licitações dentro da estrutura do governo do Estado. Na quinta-feira, às 10 horas, a comissão prossegue os trabalhos, com a participação de outros quatro depoentes, entre eles, LUIZ FELIPE FERREIRA, controlador-geral do Estado e CARLOS MAIA, diretor de Licitações e Contratos da Secretaria de Saúde.

Itapiranga registra quarto caso de Covid-19. O paciente com o novo Coronavírus foi confirmado no inicio da noite de ontem em boletim oficial divulgado diariamente pelo município. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, o paciente é um homem de aproximadamente 55 anos de idade, reside no interior de Itapiranga e no momento seu estado de saúde é bom. Ele não tem histórico de viagem e com isso a tendência é que tenha ocorrido transmissão comunitária. O homem trabalha na iniciativa privada. Itapiranga já registrou dois casos em profissionais da saúde. Agora já são quatro pacientes confirmados com o novo Coronavírus. Nos três casos anteriores as pessoas já estão recuperadas e sem qualquer sintoma da doença.

Médico de Iporã do Oeste defende uso de medicamentos, como a cloroquina, eficazes no tratamento contra Covid-19. De acordo com o médico, com atuação há vários anos em Iporã do Oeste, JULIO LASTA, o incentivo ao uso da máscara tem a principal função de reduzir a transmissão do vírus, mas defende outros métodos mais eficazes. O médico lembra que a virose é um parasita, e enquanto houver pessoas não imunes, o vírus vai continuar causando doenças. Dessa forma, a pandemia só termina quando mais de 95% das pessoas forem imunizadas. LASTA cita que há somente duas formas de imunização, a vacinação, o que pode demorar a acontecer, ou então, a imunização comunitária, quando todos estiverem expostos ao vírus para criação de anti-corpos. Segundo o médico, o uso de máscaras poderia garantir que o contágio não ocorresse, reduziria o tempo de prevalência da doença, e a imunidade seria fortalecida até que a vacina fosse desenvolvida.

O médico cita que há medicamentos com eficácia comprovada no tratamento das epidemias virais, e que são liberados no Brasil. JULIO LASTA destaca que estes medicamentos são a hidroxicloroquina, cloroquina, sulfato de zinco, ivermectina, corticóides, retrovirais, além do tratamento oral com prednisona, claritromicina e cefalosporina. LASTA explica que o tratamento com estes medicamentos orais, indicado para cinco dias, se realizado no estágio inicial da doença poderia contribuir para redução significativa das internações e casos graves da doença. Conforme o médico, a hidroxicloroquina e a cloroquina já foram usados no combate à malária há 40 anos. Ele diz que por falta de conhecimento estes medicamentos recebem críticas, quando na verdade na dose certa geram resultados positivos. O médico acredita que o vírus já está circulando no município, mas a confirmação não ocorre por falta de testes.

Para o médico, o isolamento vertical das pessoas que fazem parte do grupo de risco também é uma alternativa eficaz para evitar casos da doença. JULIO LASTA cita neste grupo os idosos, grávidas, hipertensos, diabéticos, pessoas que receberam transplante, fumantes e pessoas com doenças crônicas. As demais pessoas, segundo o médico, se expostas ao vírus terão poucos ou nenhum sintoma. LASTA enfatiza que a orientação é que assim que a pessoa apresentar os sintomas, como alteração no paladar ou olfato, coriza, tosse, febre e mal estar, faça o uso dos medicamentos indicados e adote as medidas recomendadas. Para aumentar a imunidade, o médico indica o consumo diário de três a quatro litros de água, ao menos 15 minutos de exercício físico por dia, alimentação saudável, exposição à pelo menos 15 minutos ao sol todos os dias, dormir ao menos sete a oito horas por noite, evitar estresse e o uso de vitaminas C e D.

Campanha pede donativos para família de Riqueza que perdeu todos os pertences em incêndio. O fato foi registrado ainda na noite de domingo, no interior de Riqueza. Em virtude do ocorrido, o departamento de Assistência Social está realizando uma campanha em prol da família, moradora da comunidade de Linha Consoladora, e que teve todos os seus pertences destruídos pelo fogo. Os interessados em contribuir com alimentos, móveis, roupas de cama, entre outros utensílios, devem entregar no Centro Social Urbano ou entrar em contato através do telefone 49 3675-3290. Segundo informações do Setor Social, na casa residiam duas pessoas, sendo mãe e filha, que perderam todos os bens que possuíam, ficando somente com a roupa do corpo. A suspeita é que o fogo tenha começado após um curto-circuito e como a casa era toda de madeira, foi rapidamente consumida pelas chamas. Os bombeiros nem chegaram a ser acionados para atender a ocorrência.

Município abre 60 vagas para capacitação de microempreendedores. Itapiranga adota sistema online para apoiar Microempreendedores Individuais. Inscrições estão abertas e sem qualquer custo aos participantes. Atividades do Salto Aceleradora de MEI faz parte do Programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG, no ano passado ocorreu o curso com nove semanas de trabalho com 26 pessoas. A secretária chama atenção que será uma grande oportunidade com 60 vagas e todos os conteúdos online devido as restrições causadas pela pandemia. A meta é a profissionalização do Microempreendedor Individual e o desenvolvimento de diferentes atividades no município.

CARLISE WERLANG avalia que está sendo oferecida uma grande oportunidade para os empreendedores superarem este momento de dificuldade e buscarem novas opções para desenvolverem o trabalho. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga lembra que o período de inscrições prossegue até oito de junho. As orientações também estão disponíveis da Sala do Empreendedor. CARLISE WERLANG informa que as inscrições podem ser feitas pela internet no portal da Sala do Empreendedor, telefone ou direto na secretaria. Os microempreendedores terão nove semanas de treinamento totalmente gratuito com profissionais disponibilizados na parceria com o Sebrae.

Deputado investiga despesa de quatro milhões de reais em licitação de limpeza de escolas. O deputado MAURICIO ESKUDLARK fez um pedido de informações ao Governo do Estado para esclarecer o gasto considerado elevado por um serviço que não é considerado essencial. O parlamentar lembra que já foi implantada uma CPI na Assembleia Legislativa e feito pedido de Impeachment do governador CARLOS MOISÉS por irregularidades na aquisição de respiradores com investimento de 33 milhões de reais em uma compra suspeita. ESKUDLARK cita ainda a polêmica do hospital de campanha que o Governo Estadual já havia assinado um contrato absurdo deixando de investir nos hospitais existentes em Santa Catarina. O deputado relata que recebe com frequência novas denúncias. Nesta semana surgiu a notícia que considera inaceitável que seria o gasto superior a quatro milhões de reais para limpeza e jardinagem de pátios dos colégios estaduais.

MAURICIO ESKUDLARK informa que já apurou contrato na cidade de Canoinhas, em valor superior a 170 mil reais para apenas uma escola. Segundo o deputado, este trabalho era feito em mutirão de associação de pais e professores e agora o governo já teria destinado mais de dois milhões de reais para limpeza de pátios de escolas em um projeto para investimento bem maior. Segundo ESKUDLARK, a responsabilidade pela limpeza de pátios de escolas seria de uma empresa de Curitiba que deve receber mais de quatro milhões de reais na totalidade do contrato. O deputado considera que está ocorrendo uma verdadeira calamidade no Governo do Estadual e desta vez envolvendo a Secretaria da Educação. O parlamentar também critica a compra de mais de 100 caminhonetes efetuada pelo Governo Estadual.

Compra de empresas de fora de Santa Catarina gera preocupação. O deputado MAURICIO ESKUDLARK estranha que empresas de outros estados estão vencendo licitações que nem chegam ao conhecimento dos empresários catarinenses. O parlamentar considera que é dinheiro público que não pode ser esbanjado desta forma. Segundo ESKUDLARK, em algumas situações fica claro o crime de improbidade administrativa e necessidade de ressarcimento. O deputado diz que não entende como o Governo consegue encontrar empresas sem qualquer referência em São Paulo, Rio de Janeiro e agora de Curitiba que ganhou licitações superior a quatro milhões de reais para limpeza de pátios de escolas. Para ESKUDLARK o Governo Estadual está cometendo várias irregularidades que precisam ser investigadas.

Município conclui obras com valor de quase 900 mil reais na saúde. Os investimentos ocorrem na infraestrutura para o atendimento de pacientes. São duas obras principais, além de adequações. O município recebeu recursos de emendas parlamentares e também investiu dinheiro da prefeitura. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, a nova Unidade Básica da Fronteira terá investimento final de 600 mil reais. Foram 417 mil do Governo Federal, além de 75 mil de contrapartida para a construção de um muro. A empresa está trabalhando nos ajustes finais de rede elétrica e área externa. Agora serão mais 100 mil reais de emenda parlamentar e contrapartida de 22 mil reais para mobiliar a unidade. Também estão concluídas as obras na Academia da Saúde, no centro da cidade com local para a clínica de fisioterapia e academia de ginástica. São 250 mil reais de investimento, sendo 125 mil do município.

DAVINO RAUBER destaca ainda investimentos no centro municipal de saúde com adequações para facilitar o acesso das pessoas. O investimento com recursos próprios será superior a 30 mil reais. O secretário observa que em período de pandemia, o movimento caiu de maneira significativa e possibilita realizar obras e manter o atendimento dos pacientes. RAUBER diz que os investimentos são feitos pensando no bem da população, com acessibilidade e conforto. Os profissionais da saúde também possuem melhores condições de trabalho. O secretário chama atenção para novos investimentos em virtude da pandemia, principalmente com equipamento de proteção aos servidores públicos.

Município reforça medidas de prevenção ao novo Coronavírus. secretaria da saúde vai entregar na próxima semana máscaras para todos os munícipes. Material será entregue pelas agentes de saúde na residência de todos os itapiranguenses. DAVINO RAUBER chama atenção que diariamente são analisadas medidas para proporcionar maior segurança no atendimento de pacientes e para as pessoas se protegerem da doença. O secretário lamenta preços abusivos que estão sendo praticados e ainda a dificuldade em realizar compras. DAVINO RAUBER destaca que o transporte de pacientes esta bastante restrito por medidas de prevenção. Somente são levados para outras cidades pessoas que necessitam de tratamento especializado com urgência. Consultas não estão entre os atendimentos prestados.

Homem sofre ferimentos em queda de motocicleta em Itapiranga. Foi por volta das nove horas e 20 minutos de ontem na Estrada Beira Rio, próximo ao CTG Portão do Oeste. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima acidente de trânsito com queda de motocicleta. Uma mulher de 62 anos conduzia uma motocicleta Honda Biz de Itapiranga quando sofreu o acidente. Ela reclamava de dores no quadril, ombro direito e região torácica. Ela foi conduzida ao Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.

PRF apreende carregamento de maconha e recupera carro roubado na BR 282. Durante fiscalização de rotina, os agentes deram ordem de parada a uma Meriva. No entanto, o condutor não obedeceu e fugiu em alta velocidade. Quilômetros depois ele abandonou o carro e correu em direção à vegetação. Com apoio da Polícia Militar e do helicóptero da Polícia Civil, foram feitas buscas para tentar encontrar o envolvido, que não foi localizado. A vistoria revelou que o veículo tem registro de furto em São Paulo. No entanto, estava circulando clonado, com placas de outra Meriva de mesmas características, registrada em São José dos Campos. A droga somou 200 quilos. O veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Maravilha.

Homem embriagado agride esposa, ameaça incendiar a casa e acaba preso. Por volta das 20 horas a central de emergências da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira foi informada por populares que estava ocorrendo uma briga em uma residência localizada na estrada geral da Linha Presidente Vargas. Após a denúncia uma viatura se deslocou ao local, onde se deparou com um caso de violência doméstica. Depois de acalmados os ânimos, a vítima, que tem 27 anos de idade, relatou que seu companheiro chegou em casa embriagado e, sem nenhum motivo, começou a agredi-la. Também disse que ele lhe fez ameaças de morte, bem como disse que iria atear fogo na casa. Levando em conta o que a vítima relatou, juntamente com as lesões apresentadas, foi dada voz de prisão ao acusado, sendo este conduzido até a central de flagrantes para as demais providências.

Incêndio danifica aviário em propriedade de Guarujá do Sul. A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada para combater um incêndio em uma edificação por volta das 15 horas e 30 minutos desta terça-feira. A ocorrência foi registrada na linha Caravágio, interior de Guarujá do Sul. O incêndio atingiu um aviário que não estava sendo utilizado. As chamas atingiram parte da estrutura de 35 metros quadrados e mais 10 metros cúbicos de madeira estocada. Os bombeiros trabalharam cerca de uma hora no combate ao fogo e posteriormente rescaldo. Foram gastos cerca de seis mil e 500 litros de água para combate e rescaldo das chamas. Não houve vítimas.

Polícia Civil prende sétimo traficante em poucos dias. Na tarde desta terça-feira a Polícia Civil de São Miguel do Oeste, com apoio operacional do Canil Setorial da Polícia Militar, cumpriram ordem de busca e apreensão em ponto de tráfico de drogas, no bairro São Gotardo. No local foram encontradas diversas porções de maconha, fracionadas e prontas para a venda e dinheiro proveniente do narcotráfico. Além disso, do acesso ao celular do alvo investigado foi apurado que o comércio era intenso no local. O alvo investigado foi conduzido à delegacia. Com as ações de ontem, já são sete prisões de traficantes de drogas somente em São Miguel do Oeste realizadas pela DIC local nos últimos dias.

Polícia Militar já cumpriu mais de 50 mandados de prisão na região neste ano. A PM vem atuando de forma cada vez mais pró-ativa com foco na redução de índices de criminalidade e o aumento da segurança no Extremo Oeste. O comandante regional, MARCELO DE WALLAU explica que para atingir estes objetivos, têm sido realizadas operações policiais voltadas para o enfrentamento de situações especificas, como o tráfico de drogas, e o reforço das ações rotineiras, como a abordagem de pessoas e veículos em atitudes suspeitas. Além destas ações, é dada ênfase no cumprimento de mandados de prisão, onde desde janeiro deste ano 54 pessoas foram detidas em decorrência destas ordens. WALLAU observa que este número representa uma resposta a demanda da sociedade por um Estado cada vez mais seguro ao retirar do convívio social pessoas procuradas pela justiça.

Polícia Federal e Força Nacional fecham passagens clandestinas na fronteira entre Brasil e Argentina. De acordo com delegado DANIEL RESCKE no decorrer desta segunda-feira, a Polícia Federal em Dionísio Cerqueira e a Força Nacional de Segurança efetuaram o fechamento de três passagens clandestinas situadas na fronteira de Santa Catarina com a Argentina. Tais locais são utilizados para a prática de diversos crimes transfronteiriços, tais como contrabando, descaminho e tráfico de drogas. O delegado salienta que em um dos locais foram flagradas pessoas efetuando a passagem de mercadorias oriundas da Argentina, as quais fugiram e abandonaram os volumes que foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil. A ação contou com o apoio da prefeitura de Dionísio Cerqueira, que forneceu o maquinário para fechamento das passagens. DANIEL comentou que mesmo com a presença do exército e efetivo redobrado os crimes prosseguem. As maiores apreensões atualmente são de vinho, desodorante, além de cebola e alho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.