ÁUDIOS
Cedro entrevista esporte

Cedro Entrevista Esporte 20/05/2019

-GOVERNO ANUNCIARÁ NOVOS BLOQUEIOS NO ORÇAMENTO NA PRÓXIMA QUARTA
-PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DE PROTESTO TERÃO DIA DESCONTADO NO SALÁRIO
-ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DA CANÇÃO DE SJCEDRO
-POR FALTA DE PROCURA, REGIÃO PERDEU QUASE TRÊS MIL VACINAS DA GRIPE EM 2018
-EPAGRI E PREFEITURA INCENTIVAM PRODUÇÃO DE PESCADOS EM GUARUJÁ
-SITUAÇÃO DAS RODOVIAS ESTADUAIS ENCARECE FRETE DE MERCADORIAS
-BUSCA DE FINANCIAMENTO SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA EM ANCHIETA AMANHÃ
-MDB REALIZA PREPARAÇÃO E CAPACITAÇÕES VISANDO O PLEITO MUNICIPAL
-MOTORISTA EMBRIAGADO PERDE O CONTROLE DA DIREÇÃO E INVADE RESIDÊNCIA
-HOMEM TEM 50% DO CORPO QUEIMADO DURANTE INCÊNDIO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Milhares de cidadãos europeus protestaram neste domingo a favor da união da Europa e contra o nacionalismo e a extrema direita. As manifestações ocorrem a poucos dias da votação para eleger o próximo Parlamento Europeu, que será entre os dias 23 e 26 de maio. Os manifestantes são contra o nacionalismo, a ascensão de eurocéticos e da ultradireita e pregam a preservação da União Europeia. Existe a preocupação que partidos eurocéticos e ultradireitistas consigam grande número de assentos no parlamento europeu.

O vice-chanceler da Áustria e líder dos ultranacionalistas, HEINZ-CHRISTIAN STRACHE, renunciou neste sábado após a divulgação de um vídeo no qual se mostra disposto a aceitar ajuda financeira russa em troca de favores e contratos estatais. O chefe do ultradireitista Partido Liberal admitiu ter cometido um "erro" e disse que abandonava o cargo para evitar a queda do governo formado pela sua legenda e o Partido Popular. O presidente da Áustria, ALEXANDER VAN DER BELLEN, defendeu neste domingo a realização de eleições antecipadas no início de setembro.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que a China pretende se tornar a maior economia do mundo, mas que isso não vai acontecer enquanto ele estiver no poder. Ele também acusou seus antecessores de serem fracos demais com a China. O presidente disse, ainda, que muitas empresas estão saindo da China e se mudando para outros países asiáticos, como o Vietnã, por causa das tarifas impostas pelos Estados Unidos.

O líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, major VITOR HUGO, disse neste sábado que pode apoiar um eventual texto alternativo de reforma da Previdência, elaborado pelos parlamentares, se essa proposta tiver os "moldes" da que foi apresentada pelo Executivo. O deputado afirmou ainda que o Congresso é "soberano" e "tem a palavra final" sobre a reforma, pois, uma vez aprovadas pelos parlamentares, as propostas de emenda à Constituição não vão à sanção presidencial. Ele ressaltou que o governo deseja obter uma economia de um trilhão em 10 anos, como prevê a proposta enviada pelo Executivo ao Congresso em fevereiro.

Os economistas das instituições financeiras elevaram sua previsão de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que reduziram a estimativa de expansão da economia em 2019.. As previsões constam no boletim de mercado também conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira, pelo Banco Central. O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. Para o crescimento do PIB deste ano, a previsão do mercado financeiro recuou de um vírgula 45 por cento na semana passada. Para 2019, os economistas do mercado financeiro elevaram a expectativa de inflação estável de 4,04 para 4,07 por cento.

Em meio à desaceleração econômica, a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia anunciará mais um bloqueio temporário de verbas nesta quarta-feira, na nova edição do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas. Publicado a cada dois meses, o relatório traz as atualizações das estimativas oficiais para a economia brasileira e o impacto dela no orçamento do governo federal. Com base nas receitas, o governo revisa as despesas para garantir o cumprimento da meta de déficit primário de 139 bilhões e do teto de gastos federais. O último contingenciamento atingiu o orçamento das universidades federais.

Em Santa Catarina, a cobertura da vacina contra a febre amarela está em 67 por cento, o que representa o total de doses aplicadas no estado. Em 2019, foram aplicadas 987 mil doses até o momento. Durante a campanha, entre 20 de março e 20 de abril, 672 mil e 78 pessoas foram imunizadas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica quer aumentar a cobertura da vacina no estado e segue a vacinação de rotina e planeja ações para junho, quando termina a campanha contra a gripe. Neste ano, Santa Catarina registrou um caso de paciente com a doença. Todas as regiões do estado estão na área de recomendação da dose.

Santa Catarina registrou 573 casos de dengue confirmados até o dia 11 de maio de 2019. O dado é do último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, divulgado na sexta-feira. Em comparação com o boletim anterior, houve um aumento de 131 novos casos em apenas uma semana. O levantamento aponta, ainda, que desse total, 485 casos foram transmitidos dentro do Estado e outros 49 foram importados, ou seja, catarinenses que foram infectados fora de Santa Catarina. Entre os municípios que mais registram casos de dengue, a maioria está em Itapema, no Litoral Norte, com 185 pessoas infectadas.

A Secretaria de Estado da Educação vai descontar como falta, na folha de pagamento, a participação de professores da rede estadual nos protestos da última quarta-feira, contra o bloqueio de verbas no Ministério da Educação. Mais de dois mil e 500 professores estaduais integraram a manifestação, o que represente sete por cento do total de docentes do Estado. A Secretaria informou que foi avisada com antecedência pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação sobre o ato. Na segunda-feira, 13 de maio, dois dias antes do protesto, enviou um ofício com orientação às Gerências Regionais de Educação para que fosse registrada falta de quem aderisse ao ato. Para o Sinte, o Estado desrespeita a lei e usa as faltas irregularmente, como forma de punição.

Abertas inscrições para o Festival da Música e do Canto Livre de SJCedro. Conforme a secretária de Educação e Cultura CÉLIA TOIGO o festival acontece juntamente com o Arraial Cedrense no dia 29 de Junho com início previsto para as 20 horas. Ela destaca que as vagas são limitadas e os interessados têm até o dia 22 de junho para efetuar a sua inscrição no valor de 50 reais para cada candidato, dupla ou trio que se apresentarem. A inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected], por telefone no 3643-6322, ou diretamente no departamento. No momento da inscrição o candidato deverá fornecer os dados pessoais para preenchimento da ficha, nome da música e fazer a assinatura do termo de autorização de uso de imagem. Serão premiadas as cinco melhores interpretações, num total de cinco mil reais. O primeiro colocado ganha dois mil reais, o segundo lugar recebe mil e 200 reais, o terceiro colocado ganhará mil reais, o quarto lugar recebe 500, e o quinto classificado terá prêmio de 300 reais.

Região tem um índice de cobertura vacinal contra a gripe melhor do que o índice estadual, mas ainda assim o número está longe do ideal. De acordo com a responsável pelo setor de imunização da gerencia regional de saúde, DILA POSATTI, o Extremo Oeste já chegou a 73 por cento da meta e o estado 53 por cento. Ela disse percebe que muitas pessoas não estão buscando o medicamento ou decidiram tomar a vacina na rede privada. A enfermeira comentou que apesar da dificuldade, a meta de 90 por cento fixada pelo Ministério da Saúde deve ser alcançada. Enquanto algumas cidades já superaram a marca de 90 por cento, outras estão com um índice baixo. A enfermeira citou que a expectativa está ultrapassada em SJCedro e Guaraciaba e citou que SMOeste e Itapiranga ainda estão com números baixos, precisando implementar novas estratégias. Em 2018, a gerência jogou cerca de três mil doses no lixo porque as pessoas não foram se vacinar. DILA defende uma revisão dos grupos e expansão do medicamento para quem realmente quer se proteger.

Produtores de Guarujá do Sul buscam experiências exitosas na produção de peixes como fonte de renda. O extensionista da Epagri LEONIR DILLI explica que apesar de o leite ser a fonte principal de renda, há várias alternativas que podem ser fomentadas paralelamente. A ideia é que outras atividades agrícolas sejam testadas. Uma das mais promissoras para região, conforme ele, é a piscicultura que exige pouca mão de obra e grande parte das propriedades já possuem açudes. Ele lembra que semana passada a secretaria de agricultura em parceria com a Epagri realizou uma visita de campo em Barra Bonita para conhecer o sistema diferenciado da produção e venda de peixes. A atividade gira mais de um milhão e seiscentos mil ao ano no município vizinhos. DILLI observa que Guarujá do Sul tem um potencial hídrico para piscicultura, mas que não se reflete no movimento econômico. Foram 20 produtores participantes que receberão suporte. O extensionista destaca que no segundo momento serão feitos trabalhos visando a venda durante todas as épocas do ano. Ele comenta que há uma série de variedades que se adaptam e tem boa lucratividade.

A situação das rodovias e os prejuízos é tema de reclamações de lideranças de todos os setores. Segundo o vice-presidente da FCDL, EDENILZON ZANARDI, o comércio da região sente diariamente os efeitos das precárias condições das rodovias estaduais. Ele disse que o problema não é isolado, mas se torna mais grave na região. Afirma que o governo catarinense deveria investir cerca de 300 por cento a mais do que aplica atualmente na conservação das rodovias. Nos últimos anos, a média foi de 37 milhões de reais por ano. ZANARDI comenta que a falta de manutenção das SCs encarece em 50 por cento o custo de transporte dos produtos e quem paga por isso, no fim das contas, é o consumidor. O empresário destacou que a solução envolve uma boa gestão dos recursos púbicos a fim de sobrar mais para investimentos no setor rodoviário.

Os problemas das rodovias estaduais afetam toda região, incluindo poderes públicos, população e empreendedores de todos os setores. O comentário é do prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. De acordo com ele, a situação é dramática. O prefeito citou que a Ameosc fez um levantamento das SCs da região e concluiu que todas apresentam algum tipo de deterioração. Ele salientou que os problemas das estradas atrasam as viagens e geram prejuízos para os municípios. CANCI afirmou que não existe solução mágica e que a reforma da previdência não vai garantir estradas melhores na região. Ele comentou que é preciso rever, por exemplo, a política de isenção fiscal para grandes empresas. Somente no ano passado, Santa Catarina deixou de receber seis bilhões de reais e esse valor faz falta para setores importantes como, por exemplo, as estradas catarinenses.

A precariedade das rodovias estaduais é fruto de descuidos generalizados do poder executivo nos últimos anos A avaliação é do deputado estadual do PR e líder do governo na assembleia, MAURICO ESKUDLARK. Ele destaca que o problema vem se acumulando e agora precisa ser resolvido. O deputado garantiu que o governo de CARLOS MOISÉS está com boas intenções e anunciou que vai ampliar o investimento nas SCs via parceria com os consórcios dos municípios. Neste ano serão investidos 74 milhões de reais e no ano que vem o valor vai subir para 120 milhões. ESKUDLARK reconheceu que as rodovias estão em péssimas condições, mas aos poucos a situação começa a melhorar. O deputado voltou a defender a estadualização de trechos de rodovias municipais que ligam cidades importantes da região.

Loteamento Primavera vai abrigar cerca de 30 famílias. O prefeito EDILSON VOLKWEIS lembra que no ano passado o órgão ambiental expediu parecer técnico favorável à liberação ambiental dos 36 terrenos escriturados em nome do município. Segundo ele, o loteamento Primavera estava liberado desde 2013, porém, a licença ambiental estava vencida e foi preciso aguardar a renovação para as obras necessárias. Nesta etapa acontecem os trabalhos de infraestrutura no local, como por exemplo, a readequação e abertura das ruas, colocação de tubulação e rede de abastecimento de água. A área já possui rede de energia elétrica edificada. As regras para o enquadramento serão definidas após levantamento do perfil sócio econômico dos interessados. Foram 75 inscritos no mês passado nos novos cadastros. A previsão é que nos próximos dias inicie também a colocação do calçamento. Ele comenta que haverá cobrança de um valor abaixo de mercado pelo lote que poderá ser parcelado. O objetivo é que os valores arrecadados sejam reinvestidos no programa de habitação.

Posto de atendimento da Justiça Eleitoral em São José do Cedro vai fazer plantão no próximo sábado. De acordo com a supervisora DEANA FANTON, o atendimento nesta sábado, dia 25, será realizado das 9 às 15 horas, para a realização do cadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório para os eleitores de São José do Cedro e Princesa. Ela lembra que os eleitores já podem agendar seu horário de atendimento para o dia 25 de maio pelo site www.tre-sc.jus.br. Além disso, DEANA lembra que de segunda a sexta-feira, o Posto de Atendimento está aberto das 12 às 19 horas e o fluxo de eleitores tem crescido. É necessário que os eleitores levem consigo o comprovante de residência atual, documento de identidade com foto, CPF e o título eleitoral. O prazo para a realização do cadastramento biométrico obrigatório acaba no dia 28 de junho deste ano.

O projeto que prevê um financiamento de até dois milhões de reais para obras em Anchieta continua gerando debates. O vereador VILSON ROSSATO lembra que o primeiro texto pedia autorização para busca de até um milhão e 700 mil reais, mas, houve substituição devido a aprovação do projeto de readequação do hospital. O valor solicitado então passou a ser dois milhões de reais, com argumento que os 300 mil extras serão usados nas obras do pronto atendimento de saúde. Porém, ROSSATTO percebe que o projeto está vago e não detalha como será a utilizando no montante. Existe previsão de construção de um galpão, pavimentações na cidade e interior, implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos e manutenção do hospital, mas sem esclarecer o valores. O vereador acredita que 300 mil será pouco para todo investimento necessário no hospital e sugeriu que os projetos sejam separados, tendo em vista a urgência desta obra. Já as demais poderiam aguardadas. VILSON lamentou a posição do prefeito que se negou a fazer a divisão.

Audiência Pública visa esclarecer população sobre busca de financiamento em Anchieta. O vereador NERI GASPAR esteve agora pouco no Enfoque Legislativo e revelou que o encontro será amanhã a partir das 19 horas, na sede do legislativo com intenção de sanar as dúvidas. Ele destaca que além das lideranças locais, a população poderá levar perguntas, já que o prefeito, IVAN CANCI confirmou a participação. O vereador reconhece que os pequenos municípios não estão conseguindo recursos externos e muitas vezes precisam recorrer aos empréstimos. Porém, teme que o valor das parcelas e prazo prolongado de 20 anos comprometa as administrações futuras que estarão endividadas. GASPAR percebe que se agora a situação já está difícil para manter os serviços básicos, investindo os percentuais mínimos, com essas parcelas fixas o valor das despesas vai ser maior. Assim como o colega de bancada ROSSATO, vereador NERI acredita que os dois milhões deveriam ser usados na totalidade para o hospital. O parlamentar garantiu que a posição da comunidade que se fizer presente na audiência vai ser fundamental para embasar a votação em plenário.

Servidores conquistam reajuste e aprovação de data base. O presidente da Câmara de vereadores de Palma Sola CLAUDINEI SCHEIN afirma que todos os anos ingressam projetos visando à reposição, com base nas perdas da inflação, e algumas vezes prevendo aumento real na remuneração dos servidores da prefeitura. Ele lembra que o Sindi tem feito encontros com a prefeitura e também com os parlamentares para apresentação da pauta de reivindicações. O presidente destaca a união dos vereadores, que, independente do partido, tem pensando no bem coletivo, fez com que o projeto prevendo 6.70 por cento de reajuste fosse aprovado e também a criação da data base que ainda não estava estipulada, gerando instabilidade a cada ano. Mesmo com aprovação “tardia”, SCHEN explica que o pagamento será retroativo a janeiro para que a categoria não tenha prejuízos. Ele revela que houve pedido para alterar o indexador usado hoje em dia. O presidente destaca que as tratativas vão continuar para que os servidores tenham seus direitos garantidos e ampliados.

MDB realiza trabalho de preparação e capacitações visando o pleito municipal. O presidente e vereador pelo partido em SJCedro JOÃO DE ANDRADE admite ser um dos possíveis pré-candidatos para o executivo, já que milita na sigla, há cerca de três décadas. Ele afirma que há outros nomes estudados visando as eleições municipais. Em 2016 o partido teve chapa pura na majoritária e agora espera apoio de outros grupos para fortalecer uma futura coligação. JOÃO afirmou que o propósito é fazer um governo visando o desenvolvimento de SJCedro, com um projeto amplo. Ele afirma que o MDB conta com três vereadores, com suplentes e outras lideranças importantes ao longo da história do município. A definição deve ocorrer somente do ano que vem após um encontro formal. ANDRADE antecipa que já estão acontecendo reuniões iniciais e já existem pessoas “mapeadas” para ocupar cargos em várias áreas. Ele esclarece que o objetivo é ter um grupo capacitado e pronto para gestão, em caso de vitória nas urnas.

Partido de oposição não descarta retorno de antigas lideranças para eleições de 2020. O líder da bancada do MDB na câmara JOÃO DE ANDRADE citou pessoas que já estiveram à frente da sigla em outros momentos como o ex-prefeito RENATO BROETTO que pediu a desfiliação em fevereiro de 2015. O afastamento repercutiu em nível regional. Mas, conforme ANDRADE o diretório local continua próximo e tem o ex-prefeito como um conselheiro. Ele esclareceu que a desfiliação ocorreu devido a questões estaduais, devido a acordos que não foram cumpridos e que deixaram BROETTO magoado. Na época, ele seria indicado para gerência regional da Epagri, porém, o governo de RAIMUNDO COLOMBO não cumpriu a promessa, gerando o impasse. JOÃO afirmou que o ex-prefeito continua sendo um nome forte pela história e pelo legado deixados quando esteve à frente da prefeitura. Ele não descarta que haja convite para que RENATO BROETTO volte a disputa de cargos eletivos.

Motociclista é flagrado portando droga em SJCedro. A ocorrência foi registrada por volta das 11 horas de ontem na Linha São Roque, próximo a BR-163. A guarnição durante rondas na zona rural abordou uma motocicleta Honda CG 125 transitando em atitude suspeita. Foi realizada a revista pessoal no condutor de 26 anos quando foi encontrada uma porção de maconha no bolso da calça, contendo aproximadamente uma grama. Ao ser questionado sobre o entorpecente relatou ser usuário de droga. Em consulta via sistema foi possível verificar que a motocicleta apresentava débitos de licenciamento, sendo autuada e recolhida ao pátio conveniado. Ao infrator foi ofertado o termo circunstanciado, o qual aceitou e se comprometeu em comparecer em audiência para prestar esclarecimento referente à sua conduta.

Veículo de Princesa é abordado com carga irregular na fronteira. Em patrulhamento pela Rua São Paulo a guarnição da Polícia Militar de Barracão avistou um Gol emplacado em Princesa, que estava transitando em atitude suspeita. Realizada a abordagem do veículo o condutor foi identificado. No interior do carro havia seis botijões de gás oriundos da Argentina e sem o devido despacho aduaneiro. Diante dos fatos, a mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal para as providencias cabíveis.

Motorista perde controle da direção e carro invade residência na SC-163. O acidente ocorreu na noite deste sábado, por volta das 20 horas, no bairro Santa Rita, em SMOeste. Segundo informações, o motorista do Gol seguia sentido Descanso quando perdeu o controle, saiu da pista, derrubou um portão, parte do muro e parou no quintal da residência. A proprietária da casa, MAYARA BARP, relatou que a família ouviu um forte barulho de brita e também no portão e saiu para ver o que tinha acontecido. Após ver que se tratava de um acidente, imediatamente o Corpo de Bombeiros foi acionado porque o condutor aparentava estar inconsciente. Ela disse, ainda, que nunca havia passado por uma situação dessas e que estava em choque com o acontecido. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e isolou o local. Segundo a guarnição, o homem não estava usando o cinto de segurança e por isso teve um corte na cabeça com os estilhaços do vidro. Além disso, também foi relatado que a vítima estava com forte odor etílico.

Polícia Militar cumpre 11 mandados de prisão em menos de uma semana. O Batalhão do Extremo Oeste intensificou as ações de Polícia Ostensiva no período de 13 a 18 de maio, sendo cumpridos em menos de uma semana 11 mandados de prisão expedidos por várias comarcas da região. As ordens judiciais foram cumpridas em Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palma Sola, SMOeste, Maravilha, Campo Erê, Iporã do Oeste e Saltinho, além de terem sido enviadas informações a cidade de Ponte Serrada e Santo Amaro da Imperatriz, onde também foi dado cumprimento a mandados de prisão. Os delitos que motivaram as ordens judiciais são: lesão corporal grave, furto qualificado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito e crimes de trânsito, bem como foram cumpridas ordens de prisão por inadimplemento de pensão alimentícia. Durante as ações os cidadãos foram localizados, presos e apresentados ao Departamento de Administração Prisional.

Homem é atingido por disparo de arma de fogo em SMOeste. Um homem foi atingido de raspão por um disparo de arma de fogo na noite deste domingo, no conjunto habitacional Vila Nova Dois por volta das 22 horas quando um morador acionou a Central Regional de Emergências da Polícia Militar informando que um homem estaria armado e efetuando disparos na Rua D. O rapaz foi alvejado de raspão por um projétil na região abdominal e recusou atendimento médico. O Corpo de Bombeiros foi ao local, mas a vítima não quis ser conduzida ao hospital. Além disso, o homem preferiu não informar o suposto autor do disparo e se negou a registrar um Boletim de Ocorrência. Não há informação sobre o modelo e calibre da arma utilizada. O Plantão da Polícia Civil também esteve no local e deve instaurar Inquérito para apurar o caso. A reportagem tentou contato com moradores, mas ninguém quis falar sobre o assunto.

Homem tem 50 por cento do corpo queimado em incêndio. Uma casa ficou totalmente destruída e uma pessoa teve parte do corpo queimada, após um incêndio ocorrido às 20 horas de ontem no Bairro Joana, em Dionísio Cerqueira. Ao chegarem ao local os bombeiros e vizinhos retiraram o morador de 47 anos que estava caído em um cômodo próximo da porta. Foram utilizados aproximadamente quatro mil litros de água para extinção do sinistro. A casa de madeira media 20 metros quadrados. Foram queimados todos os moveis e utensílios. A guarnição atendeu a vítima que apresentava queimaduras nas costas, braços, abdômen e cabeça na metade do corpo. Após imobilizado em maca com oxigênio, hidratado com soro fisiológico, aquecido com manta térmica, foi conduzido ao hospital. Segundo os parentes, a vítima sozinha em casa e estava tentando fazer fogo no fogão à lenha. O local não possuía energia elétrica instalada. A residência fica localizada na saída para o distrito de Jorge Lacerda, em uma área de difícil localização. O único acesso se dá por um carreiro aos fundos de outras residências.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.