ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 20/04/2020

GLOBO EM FOCO – 20/04/20

-BOLSONARO DEFENDE SUPREMO E CONGRESSO ABERTOS E TRANSPARENTES

-SANTA CATARINA CONFIRMA MAIS DE MIL CASOS DE CORONAVÍRUS E 35 MORTES

-COMÉRCIO DEPENDE DE ACORDO COM FUNCIONÁRIOS PARA ATENDIMENTO NO FERIADO

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS ADOTA NOVAS MEDIDAS NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES

-PREFEITO DECRETA ABERTURA DE RESTAURANTES E ACADEMIAS

-JBS AMPLIA PREVENÇÃO PARA MAIS DE 4 MIL TRABALHADORES EM ITAPIRANGA

-MOTORISTA CAPOTA CARRO NO CENTRO DE MONDAÍ

-RESIDÊNCIA É ARROMBADA NO CENTRO DE SÃO JOÃO DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O diretor do laboratório de segurança máxima na cidade chinesa de Wuhan, alvo de uma polêmica nos últimos dias sobre a origem do coronavírus, negou categoricamente neste sábado a hipótese de que o vírus tenha saído do local. A origem da pandemia de Covid-19 virou um motivo de disputa entre os Estados Unidos e a China. O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, afirmou que o governo americano investiga rumores envolvendo um instituto de virologia da cidade de Wuhan, primeiro epicentro da doença. O diretor do laboratório afirmou que é impossível que o vírus tenha saído de lá.

A Europa ultrapassou, neste domingo, a marca de 100 mil mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, cem mil 881 pessoas perderam a vida na pandemia em solo europeu, segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins. O continente também ultrapassou a marca de um milhão de casos: são um milhão 83 mil 583 de infecções, segundo última atualização da universidade. Apesar da gravidade da situação, alguns países começam a ver alguma melhora no horizonte. A Espanha registrou 410 mortes nas últimas 24 horas, o menor número em cerca de um mês.


O número de mortos por Covid-19 nos Estados Unidos ultrapassou a marca de 40 mil neste domingo, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Em 24 horas, o país registrou mil 997 óbitos. Ainda de acordo com o monitoramento da instituição, o país registra mais de 740 mil casos confirmados do novo coronavírus. Os Estados Unidos são o país mais atingidos pela pandemia. Somente na cidade de Nova York, onde o uso de máscaras passou a ser obrigatório, o número de mortos pela Covid-19 chegou a 14 mil.

A primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais será paga nesta segunda-feira para mais seis milhões e cem mil reais, número recorde de depósitos em um único dia. Serão beneficiados quatro milhões 230 mil e 900 que se cadastraram pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, além de outras um milhão 923 mil 492 pessoas que participam do Bolsa Família, cujo último dígito do NIS é igual a 3. Com isso, a Caixa estima chegar nesta segunda-feira a um total de 16 bilhões e meio pagos desde nove de abril a 24 milhões de brasileiros, entre trabalhadores informais, autônomos, mães chefes de família e beneficiários do Bolsa Família.. Cerca de 30 milhões de pedidos ainda estão em análise pela Dataprev, que verifica os requisitos exigidos pela lei, e novas liberações podem ser anunciadas nesta semana.

O presidente JAIR BOLSONARO discursou neste domingo durante um ato em Brasília que defendia, entre outras questões, uma intervenção militar. Dezenas de simpatizantes se aglomeraram para ouvir o presidente, contrariando as orientações da de isolamento social da Organização Mundial da Saúde para evitar a propagação do coronavírus. Do alto de uma caminhonete, BOLSONARO disse que ele e seus apoiadores não querem negociar nada e voltou a criticar o que chamou de "velha política". Ele afirmou que defende uma ação pelo Brasil e que todos, sem exceção, têm que ser patriotas e acreditar e fazer a sua parte para que colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece. BOLSONARO disse que acabou a época da patifaria. Políticos e entidades, como o Supremo Tribuna criticaram as declaração do presidente. 19 governadores assinaram um documento em defesa da democracia e do congresso nacional.

Um dia após discursar em ato que pedia intervenção militar, o presidente JAIR BOLSONARO defendeu nesta segunda-feira o Supremo e o Congresso "abertos e transparentes". Ele deu a declaração na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada. BOLSONARO parou para falar com jornalistas sobre temas como a crise do coronavírus e sobre a participação no ato deste domingo. O presidente afirmou ainda que a pauta do ato do domingo era a volta ao trabalho e a ida do povo para a rua. BOLSONARO defende o relaxamento das medidas de isolamento social contra o coronavírus. Para o presidente, os cartazes no ato de ontem com dizeres contra a democracia, o Congresso e o Supremo eram de autoria de "infiltrados".

A partir de hoje, o Serviço Nacional de Emprego de Santa Catarina, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, amplia o atendimento presencial para casos específicos, mediante agendamento. A decisão, publicada em decreto na sexta-feira, estipula o serviço como essencial em meio à pandemia do novo coronavírus. O serviço é voltado para quem têm dificuldades com o sistema digital do governo federal, devem ligar para a unidade do Sine da região e agendar o horário. Os serviços podem ser acessados ainda no aplicativo Sine Fácil, em que o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego.


O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou neste domingo que adquiriu cinco mil 430 testes do Covid-19 por biologia molecular, para reforçar o número de testes. Para isso foram investidos 311 mil reais nos últimos 30 dias. Os kits foram encaminhados para o Lacen e tem como objetivo melhorar a testagem da população para verificar a expansão da doença. Estes testes permitem identificar a presença da doença logo no início, entre o terceiro e o quinto dia, enquanto que os testes rápidos conseguem identificar a partir do oitavo dia. Para isso é necessária a coleta da secreção nasal, traqueal ou lavado broncoalveolar. Também chegaram na semana passada 20 mil testes rápidos, vindos do Ministério da Saúde.

Santa Catarina tem 35 mortes pelo coronavírus, três a mais do que as divulgadas sábado, pelo Governo do Estado. Elas estão distribuídas em 22 municípios. O número de casos confirmados subiu de 975 para 1025, em 99 municípios. Ou seja, 13 dos municípios catarinenses já tem casos de coronavírus. 142 casos deram alta da UTI para enfermaria. São 111 pessoas na UTI o que dá uma taxa de ocupação de 19 por cento dos leitos, disse o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, em vídeo divulgado na tarde deste domingo. As três novas mortes são de homens que estavam em grupos de risco, de Braço do Norte, de 37 anos, de Camboriú, 68 anos, e de Tangará de 56 anos. Os novos municípios com casos confirmados são Ituporanga, Palma Sola e Xaxim. Os municípios com mais casos são Florianópolis, com 232 pacientes; Joinville, com 92 casos, Blumenau, com 75, Balneário Camboriú, com 60 e Camboriú, com 56.

Atendimento do comércio depende de acordo com funcionários. A avaliação é do presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI. De acordo com ele, a Associação Empresarial presta apoio aos associados para orientações sobre medidas legais para o funcionamento do comércio nesta terça-feira, feriado nacional. O presidente salienta que as empresas adotaram diferentes medidas durante a quarentena concedendo férias ou formação de banco de horas. Para abrir as portas amanha será preciso respeitar o acordo individual do empregador com seus colaboradores. GUARESCHI diz que tem medidas legais, porém seguindo as orientações para respeitar o feriado nacional em qualquer ramo da indústria e comércio. A Assemit não possui informações sobre o número de empresas que terá atendimento nesta terça-feira.

Coordenadora da FUNAI destaca ações de enfrentamento a pandemia e organização das comunidades indígenas. Neste dia 19 de abril foi lembrado o Dia do Índio. De acordo com a coordenadora da FUNAI Regional Interior Sul, e também indígena Kaigang e socióloga, AZELENE INÁCIO, a região de Chapecó abrange todo o Oeste catarinense e três comunidades indígenas do Paraná. A coordenadora explica que o Dia do Índio surgiu há muitas décadas a partir de uma reunião entre vários países realizada no México. AZELENE comenta que na região Oeste catarinense as terras indígenas estão presentes próximo a Chapecó, em Xanxere, Bom Jesus, Abelardo Luz e nos municípios de Palmas e Clevelândia no Paraná. Ela cita que hoje quase 50% dos indígenas vivem em regiões urbanas, e que também recebem atenção da FUNAI. A coordenadora diz que um dos principais motivos da saída dos índios de suas terras é a busca por trabalho ou estudo na cidade.

Em função da necessidade de buscar trabalho, a coordenadora regional da FUNAI diz que está havendo uma grande interação entre os povos indígenas com as demais pessoas da sociedade. AZELENE INÁCIO cita que a mão de obra indígena é valoriza, por exemplo, na agroindústria e na colheita de diversas culturas no Rio Grande do Sul. Ela lembra que os índios têm o direito de ir e vir e respondem pelos seus atos como qualquer outro cidadão brasileiro. A coordenadora acrescenta que as terras onde os índios vivem não são deles, pois são bens da União. Dessa forma, ela comenta que há dificuldade na obtenção de crédito para o plantio das terras, porque não há garantia de bens. Na terra indígena Chapecó, que possui uma área aproximada de quatro mil hectares, havia uma parceria com não indígenas para o cultivo, o que foi proibido pelo Ministério Público. AZELENE afirma que a FUNAI não concorda com o uso de crianças indígenas para venda de artesanatos, o que acontece em algumas cidades.

Como os índios vivem em coletividade, neste momento de pandemia a coordenadora regional da FUNAI cita que eles foram isolados em comunidades para evitar a contaminação. O governo federal disponibilizou recursos emergenciais para compra de alimentos durante o período de quarentena, para evitar que os índios saiam de suas comunidades. AZELENE INÁCIO comenta que na região serão cerca de seis mil cestas básicas que serão compradas através da Conab com este recurso emergencial. Ela afirma que esta medida se faz necessária porque se uma pessoa na comunidade contrair o vírus poderá passar para todas as demais pessoas que vivem na coletividade. A coordenadora complementa que cada comunidade possui as suas lideranças, que organizam os grupos e são uma comunicação direta com a FUNAI.

Prefeito emite Decreto autorizando a abertura de restaurantes e academias. Um Decreto publicado nesta segunda-feira, pelo prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, autoriza a abertura de restaurantes e academias no município, desde que sejam adotadas as devidas medidas preventivas para evitar a contaminação pelo coronavírus. A decisão, segundo TREVISAN, leva em conta o fato de que, até o momento, não há nenhum caso confirmado da doença em São Miguel do Oeste, e que existe o compromisso da Administração Municipal em garantir que cidadãos e empresas ultrapassem este período com recursos suficientes para sobreviver com qualidade de vida. Pelo Decreto, os restaurantes, academias e estúdios de ginástica passam a ser considerados serviços essenciais no âmbito do município.

Entre os cuidados que os estabelecimentos precisarão adotar, está a higienização constante dos ambientes e equipamentos, fornecimento de álcool em gel para funcionários e clientes e manutenção de portas e janelas abertas. Além disso, poderão atender somente com 50 por cento de sua capacidade e, no caso de academias e estúdios de ginástica, terão que dispor horários exclusivos para clientes que se enquadrem na população de risco, caso os atendam. O limite de expediente para os restaurantes fica limitado às 20 horas e 30 minutos. Não poderá haver aglomeração de pessoas, nem dentro nem fora dos estabelecimentos, e clientes com sintomas respiratórios não poderão ser recebidos. Uma recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Direta de Inconstitucionalidade, concluiu que governadores e prefeitos têm competência concorrente para definir os serviços essenciais durante o período de pandemia.

Palma Sola confirma primeiro caso de Covid-19. A administração de Palma Sola confirmou na noite deste domingo, o primeiro caso de Covid-19, em um paciente de 27 anos. O rapaz teve o exame coletado na semana passada, no dia 16, na unidade Básica de Saúde. Conforme a secretária da saúde, DÉBORA PREVEDELLO, todos os protocolos e medidas de segurança quanto ao isolamento e orientações foram feitos no dia e igualmente hoje, após a confirmação. O quadro do paciente é estável, mas está em casa recebendo acompanhamento domiciliar pela saúde pública de Palma Sola. A prefeitura reforça o pedido de cuidados e o uso de máscaras.

Aeronave da FAB realiza Transporte de Vacinas H1N1 para regional da saúde. Uma aeronave C-95 da Força Aérea Brasileira realizou, neste domingo, transporte aéreo logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave transportou de Canoas-RS 140 doses de vacinas H1N1 e entregou para militares do 14º RCMec. A utilização das vacinas não foi divulgada pela FAB. A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população. Até o momento, foram empregadas 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Saúde de Tunápolis adota sistema de revezamento entre as equipes para atendimento dos pacientes a partir desta segunda-feira. Conforme o secretário de Saúde, AQUILES BAMBERG, em reunião na última com o Comitê de Crise foram definidas medidas de redução da equipe para evitar a exposição desnecessária dos funcionários a contaminação. O secretário explica que a partir de hoje, será definida uma escala de serviço, com a divisão das duas equipes. Cada equipe é formada por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, farmacêutica, dentista, motorista, faxineira, profissionais do NASF e o setor administrativo. BAMBERG destaca que enquanto uma equipe irá trabalhar, de segunda a sexta-feira, a outra estará em casa em isolamento social. Na semana seguinte ocorre o revezamento. O secretário lembra que os profissionais que ficam em casa irão permanecer de sobre aviso, e caso seja necessário serão chamados.

O objetivo principal deste revezamento entre as equipes, segundo o secretário de Saúde de Tunápolis, é proteger os profissionais, pois em caso de contaminação, ao menos uma equipe estará em condições de saúde para os atendimentos. AQUILES BAMBERG acrescenta que é uma medida de segurança que deve ser adotada como precaução. BAMBERG esclarece que na unidade de saúde o atendimento entre as equipes também é dividido entre pacientes que apresentam sintomas de gripe, que são direcionados para a unidade dois. Já a área um fará os demais atendimentos de emergência. O secretário reforça que exames de rotina ou consultas para apresentar resultados dos exames ainda não estão liberados. Ele pede que o grupo prioritário, idosos, hipertensos, diabéticos e cardíacos, em caso de qualquer problema, entrem em contanto com a secretaria de Saúde para agendar atendimento. Todos os pacientes que vierem a unidade devem estar fazendo uso de máscara.

Uma sala de triagem na entrada da unidade de saúde de Tunápolis irá atender e direcionar os pacientes para os setores. AQUILES BAMBERG orienta que os pacientes não vão mais ter livre acesso a unidade de saúde, pois primeiro serão avaliados na entrada e depois encaminhados conforme a necessidade. O secretário cita que a farmácia também terá alterações. O objetivo é evitar que pacientes com sintomas de gripe entrem sem passar pela triagem. BAMBERG comenta que a farmácia que está no final do posto será trazida para frente, sendo que dessa forma o paciente não precisará entrar na unidade para retirar os remédios. Para medicamentos controlados, o secretário ressalta que a partir desta segunda-feira a entrega será feita somente de manhã. Já os remédios que vem do estado serão entregues somente à tarde. A sala de vacinas estará fechada durante toda semana, também para preservar a profissional responsável.

JBS adota medidas de prevenção para mais de quatro mil funcionários. Em período de pandemia, de isolamento social e de restrições para qualquer atividade com aglomeração de pessoas, as agroindústrias da JBS em Itapiranga estão mantendo quatro mil e 200 funcionários na ativa. São três mil e 500 no abate de aves e mais 700 colaboradores no abate de suínos. As medidas de prevenção vão além das recomendações do cotidiano. Conforme o gerente da unidade de aves da JBS de Itapiranga, RENATO ZANDONAI, os cuidados iniciam no deslocamento dos funcionários. Foi ampliada a frota de ônibus para reduzir o número de pessoas em cada coletivo. A empresa instalou uma câmera termográfica, equipamento usado em aeroportos internacionais que tem a função de registrar a temperatura dos funcionários na chegada a empresa.

O gerente explica que são mantidos contatos frequentes com as secretarias municipais de saúde de toda região, além de ser implantado o comitê de reuniões nas unidades e ainda a empresa integra o comitê de crise do município. Segundo o gerente RENATO ZANDONAI, a JBS também aumentou a equipe de profissionais da saúde que atuam dentro do frigorifico nas em ações preventivas ao novo coronavírus. Integrantes do grupo de risco foram afastados sendo mais de 150 funcionários entre grávidas, pessoas acima de 60 anos ou com alguma morbidade que estão de férias ou licença remunerada e permanecem em casa. RENATO ZANDONAI informa que foram adotados cuidados como o espaçamento de filas para bater cartão, vestiários e refeitório. Os intervalos foram intercalados e todos os funcionários usam máscara e a partir de hoje também terão um protetor facial de acrílico. 100 por cento dos trabalhadores da JBS de Itapiranga receberam gratuitamente a vacina contra a gripe H1N1.

Em período de pandemia agroindústria possui vaga de emprego. Na contramão da realidade de muitas empresas, a JBS tem vagas disponíveis em vários setores nas indústrias de aves e suínos. O gerente da unidade de aves, RENATO ZANDONAI, explica que a tem necessidade de preencher as vagas dos funcionários que estão afastados e ainda possui novas oportunidades de trabalho. Salienta que todas as operações estão funcionando com normalidade. ZANDONAI destaca ainda o pagamento do PPR, Programa de Participação de Resultados referente ao ano de 2019. Na sexta-feira cada funcionário recebeu 900 reais extra em um total de três milhões 780 mil reais. O gerente lembra que a JBS integra ramo de atividade essencial com produção de alimento para o Brasil e para o mundo . Cita ainda que é preciso união de esforços nesta nova realidade que o mundo enfrenta de restrições no trabalho, lazer e convívio social. RENATO ZANDONAÍ avalia que está sendo atingido a meta de prevenção e trabalho.

Motorista capota carro no centro de Mondaí e tem CNH apreendida. O acidente de trânsito foi registrado na noite da última sexta-feira, por volta das 23 horas, na Avenida Porto Feliz, no centro de Mondaí. Conforme a Polícia Militar, uma jovem de 18 anos perdeu o controle da direção, fazendo com o que o veículo Gol rodopiasse por alguns metros, antes de capotar. A motorista teve ferimentos leves e foi socorrida pela ambulância do município de Mondaí. A jovem se recusou a fazer o teste do bafômetro. A motorista teve a CNH apreendida e recebeu multa no valor de dois mil 934 reais e 70 centavos por se negar a fazer o teste de bafômetro.

Polícia flagra jovens reunidos em loteamento de Iporã do Oeste. Foi na madrugada de ontem, no loteamento Henn, em fase de construção, na saída para a comunidade de Taquarussu, próximo as caixas de água da Casan. O loteamento é novo, e ainda não há residências. Com auxílio do grupo Rede de Vizinhos, a Polícia Militar de Iporã do Oeste tomou conhecimento de que naquele local um grupo de jovens estaria consumindo bebidas alcoólicas e causando barulho por meio de gritaria e algazarra. A PM foi ao local e no final do loteamento, em um lugar de menos visibilidade, flagrou veículos e alguns jovens em pontos do loteamento. Com a chegada da polícia, parte do grupo correu em direção a um matagal próximo. Após orientação e dispersão, a guarnição orientou que todos deixassem o local a pé, em virtude de terem ingerido bebida alcoólicas. Minutos mais tarde, um condutor ao tentar sair do local dirigindo um dos automóveis, com as luzes desligadas, foi abordado pela polícia, e se recusou a fazer o teste de fafometro. O condutor foi autuado e teve a CNH recolhida.

Ex-morador de Iporã do Oeste morre em acidente com avião no Tocantins. DOUGLAS MARCON, 28 anos, piloto de avião, morreu após o avião agrícola que ele pilotava cair neste sábado, no município de Brejinho de Nazaré, na região central do Tocantins. O avião decolou de Luís Eduardo Magalhães, Bahia, na manhã de sábado, com destino a Lagoa da Confusão, Tocantins, porém, não tinha sido mais visto. Testemunhas disseram à PM que chovia muito na região de Brejinho de Nazaré, e que ouviram um forte estrondo na zona rural entre o município e Santa Rita. A PM foi acionada ao meio dia deste domingo, quando começaram as buscas. Ainda de acordo com testemunhas, a aeronave foi encontrada por volta das 18 horas no topo de uma serra, próximo a Brejinho de Nazaré.

O piloto residia com seus pais no município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. DOUGLAS e seus pais DERCILIO e MARLENE MULLER MARCON eram moradores de Iporã do Oeste, onde eram proprietários do Açougue Marcon. Há cerca de 15 anos a família se mudou para a cidade de Castelo dos Sonhos, no Pará, e depois para Lucas do Rio Verde, onde residem hoje. Segundo familiares, DOUGLAS era um piloto experiente, profissão que exercia com dedicação. Ainda conforme informações de amigos e familiares, pela distância e a situação da pandemia o sepultamento de DOUGLAS deve ocorrer na cidade Mato-grossense.

Polícia Militar registra arrombamento de residência em São João do Oeste. O furto ocorreu sábado e foi percebido pelo proprietário por volta das 18 horas. Conforme relatório da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada no centro da cidade de São João do Oeste. Foi levado um televisor de 43 polegadas, notebook HP, três relógios, joias, bijuteria, 30 reais em dinheiro, bolsa, mochila e molho de chaves. Foi arrombado a porta dos fundos da residência em momento que não havia ninguém em casa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.