ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 20 04 19

-GOVERNO VAI REDUZIR LIMITE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS DA LEI ROUNET

-ESTADO NÃO TERÁ PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL ATÉ 2023

-PEPERI DEBATES DISCUTE INFRAESTRUTURA NOS BAIRROS DA CIDADE

-ACISMO ESTIMULA DOAÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA PARA FUNDA DA INFÂNCIA

-DEPUTADO DIZ QUE REDUÇÃO DO DUODÉCIMO É QUESTÃO DE BOM SENSO

-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA EM COMUNIDADE RURAL

-MOTOCICLISTA SOFRE ACIDENTE AO FUGIR DA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira, último dia útil da semana, em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

O Fundo Monetário Internacional dará a Moçambique uma linha de crédito de 118 milhões de dólares para ajudar o país a reconstruir a infraestrutura após um ciclone devastador que matou centenas de pessoas e arrasou vilas inteiras. Mais de mil pessoas foram mortas por tempestades em Moçambique, Zimbábue e Malaui após o pior ciclone em décadas assolar o leste da costa do oceano Índico em março. O Banco Mundial estima que os países afetados precisarão de mais de dois bilhões de dólares para se recuperar.

Um tribunal peruano ordenou nesta sexta-feira a detenção preventiva por 36 meses do ex-presidente PEDRO PABLO KUCZYNSKI, que está em uma clínica para problemas cardíacos, no âmbito de uma investigação por suposta lavagem de dinheiro em um caso do escândalo da Odebrecht. Sob a lei peruana, suspeitos podem ser mantidos presos antes do julgamento por até três anos se os promotores mostrarem evidências de que provavelmente serão condenados e que podem tentar fugir ou obstruir a investigação a menos que sejam detidos. Ele é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro, e vídeos mostram uma suposta compra de votos de seus aliados em troca de obras.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, convocou nesta sexta-feira uma grande marcha para o dia primeiro de maio como parte das ações para pressionar o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, a deixar o poder. Ele convocou “todo o povo para a maior marcha já vista na história da Venezuela, exigindo o fim da usurpação e que se termine essa tragédia. GUAIDÓ invocou a Constituição em janeiro para se autoproclamar presidente interino e foi reconhecido por dezenas de países.

Os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram nesta semana o programa Ciência na Escola. O objetivo da iniciativa é qualificar o ensino de temas relacionados à disciplina em escolas públicas, nos ensinos fundamental e médio. Serão disponibilizados 100 milhões de reais para instituições apresentarem projetos visando a estimular essa temática nos bancos escolares. Poderão concorrer a esses recursos redes de instituições que envolvam escolas, universidades, centros de ciência e espaços de desenvolvimento científico e inovação. As verbas serão distribuídas em diferentes escalas de projetos.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou que o limite de captação de recursos pela Lei Rouanet será reduzido de 60 milhões para um milhão de reais por projeto. Ele classificou a legislação, uma das principais formas de incentivo à cultura nacional, como uma "desgraça" usada para cooptar defensores de governos passados. O presidente disse que o novo teto permanece alto, mas que agora mais artistas poderão ser beneficiados por meio do mecanismo da lei. BOLSONARO disse que "essa desgraça dessa Lei Rouanet começou muito bem intencionada, depois virou aquela festa que todo mundo sabe.”

O presidente JAIR BOLSONARO disse que pretende enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que tipifique a invasão de terras como crime de terrorismo. A declaração foi dada durante uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook na noite desta quinta-feira. Segundo ele, houve apenas um registro de "invasão" de terra no primeiro trimestre deste ano, contra 43 no mesmo período do ano passado. Ele disse que conversará com parlamentares para buscar uma proposta que seja viável para aprovação no Legislativo.

O ex-deputado estadual GILMAR KNAESEL está de volta à Assembleia Legislativa. Funcionário de carreira da Secretaria de Fazenda, ele foi novamente cedido ao órgão com os salários pagos pelo parlamento. Desde que ficou sem mandato em 2014, KNAESEL tem sido cedido pela Fazenda para Alesc. O último período de cessão havia vencido em março deste ano e foi renovada agora. O tucano é auditor fiscal concursado e na assembleia vai atuar na Coordenadoria do Orçamento Estadual.

O presidente da OAB de Santa Catarina, RAFAEL HORN, formalizou a criação da inédita Comissão de Direito da Vítima na Seccional catarinense e nomeou, como presidente, a advogada GIANE BRUSQUE BELLO. A criação da comissão é uma das respostas da entidade ao assassinato da advogada LUCIMARA STASIAK, morta pelo companheiro emBalneário Camboriú. A comissão prestará amparo à família de vítimas em diversos aspectos, desde o atendimento jurídico, incluindo questões burocráticas e legais, até o encaminhamento ao apoio psicológico.

Os contribuintes com débito em atraso com o Estado de Santa Catarina têm até o dia 28 de junho para aderir ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o prazo não será prorrogado e não haverá outra outra edição nos próximos quatro anos. O Prefis permite aos devedores a quitação das pendências com abatimento de até 90 por cento sobre juros e multas. Podem participar contribuintes com débitos cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de setembro de 2018, constituídos ou não e inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a situação da infraestrutura nos bairros do município. O programa debateu quais são as principais carências e o que pode feito para melhorar a condição estrutural dos bairros, como calçamento, praças e iluminação pública. O Peperi Debates reuniu a secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA, o presidente da União de Associações de Moradores de Bairros, RUBEN MULLER e os vereadores CASSIO DA SILVA e VANIRTO CONRADT. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Os bairros de São Miguel do Oeste ainda tem muitas deficiências, mas a situação melhorou bastante nos últimos anos. A afirmação é do presidente da União de Associações de Moradores de bairros, RUBEN MÜLLER. Ele afirmou que, no passado, as administrações municipais olhavam mais para o centro da cidade e acabavam esquecendo os bairros. RUBEN citou que esse quadro está mudando, mas ainda existem algumas lacunas, como por exemplo, o calçamento das ruas onde moram pessoas de baixa renda e a falta de tratamento do esgoto sanitário. A segurança pública é outro ponto que precisa ser ampliado fora do centro da cidade, principalmente para combater ocorrencias como furto e roubo. Ele cobrou a instalaçao de cameras de videomonitoramento na entrada de todos os bairros.

Alguns bairros do município tem sérios problemas de infraestrutura. A declaração é do vereador do PDT, VANIRTO CONRADT. Ele disse que uma das principais dificuldades que atinge os moradores é o abastecimetno de água. Outro problema é a estrutura de creches e unidades de saúde que, em algumas localidades, não é suficiente para atender a demanda. O vereador tambem lembrou que muitos calçamentos antigos não tem canalização adequada, o que provoca transtornos em dias de chuva. VANIRTO comentou que a questão dos passeios públicos nos bairro, a situação é crítica. Dramática. Defendeu ajuda financeira da prefeitura para construção dos passeios públicos.

Para uma cidade do porte de São Miguel do Oeste, a estrutura dos bairros é muito boa, mas é necessário evoluir alguns pontos. A posição é do vereador do MDB, CASSIO DA SILVA. Ele disse que no quesito calçamento e asfalto, a cidade melhorou bastante, mas ainda existem problemas no Andretta e Progresso. Ele acredita que, em pouco, o município vai zerar o déficit de calçamento nos bairros. Para CÁSSO, a iluminação pública é outro ponto que avançou bastante. Ele citou que o abastecimetno de agua ainda é uma grande dificuldade em diversos pontos da cidade, especialmente nos bairros mais altos. O vereador do MDB também disse que é preciso um terminar rodovário urbano para garantir um tranporte público de qualidade para os moradores de bairros.

As reivindicações apontadas pelo programa O Povo Fala formam uma espécie de manual que está sendo seguido pela administração em relação aos bairros. A manifestação é da secretária de Desenvolvimento Urbana, MARLI DA ROSA. Ela disse que o município está atendendo os pedidos apresentados pelos moradores durante as reuniões nos bairros e muitos deles estão relacionados a infraestrutura. MARLI comentou que muitas ações já foram realizadas, entre elas, cem quadras de calçamento em parceria com a população. Ela disse que sem participação dos moradores, fica muito dificil para a prefeitura bancar todo o custo das melhorias estruturais nos bairros. MARLI admitiu que existem muitos problemas de esgotos fora do centro e essa é uma questão que precisa ser resolvida.

Centenas de pessoas participaram da Paixão do Senhor nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. A Igreja Matriz ficou lotada para a celebração que foi realizada na tarde de ontem. As fotos do evento, um dos mais importantes do calendário religioso, estão no portal da Peperi na internet. A programação da Semana Santa da paróquia São Miguel Arcanjo continuam neste sábado com a celebração da Vigília Pascal, na Igreja Matriz, Bairro Agostini e Paraíso, a partir das sete horas da noite. Amanhã, Domingo de Páscoa, estão previstas duas missas na Igreja Matriz, uma as oito e meia da manhã e outra as sete horas da noite.

O comércio de São Miguel do Oeste terá horário especial neste sábado em razão da Páscoa deste domingo. As lojas ficarão abertas até as quatro horas da tarde para facilitar a compra dos presentes para a data. A expectativa da CDL é de que as vendas aumentem até cinco por cento em comparação com a Páscoa do ano passado. Os chocolates e ovos especiais são os mais procurados, mas a entidade também a venda de outros artigos neste ano. Este é o terceiro sábado de abril com o comércio aberto até as quatro horas da tarde.

O prazo para o recolhimento da contribuição sindical rural da pessoa física e jurídica vence no dia 22 de maio. O alerta está sendo feito pelos sindicatos dos produtores ligados a Faesc. De acordo com a Faesc, o imposto deve ser pago pelos produtores enquadrados como "empresários" ou "empregadores rurais". A federação e os sindicatos orientam os produtores para o pagamento das Guias de Recolhimento em qualquer banco. As entidades explicam que o principal objetivo do sistema sindical rural é a defesa dos direitos, reivindicações e interesses, de todos os produtores rurais enquadrados como empresários ou empregadores rurais, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade.

A jornalista JULIANA VINHAS vai lançar no final deste mês o livro “Mais que dois – om singular e o plural em uma maternidade não típica”. O livro aborda os desafios, as conquistas, as dores e as alegrias da vivência com os dois filhos: um menino com altas habilidades e uma menina com síndrome de Down. A obra será lançada no dia 30 de Abril, as sete horas da noite, no auditório do Colégio Jesus Maria José. O evento é gratuito e será certificado com quatro horas. A Organização do evento é uma parceria entre Horus Faculdades, Colégio Jesus Maria José, APAE e Uniasselvi. As inscrições podem ser feitas pela internet ou no colégio JMJ.

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã confirmou nesta semana o aumento dos casos de dengue no município. 26 moradores da cidade já contraíram a doença e outros dez pacientes ainda aguardam resultados de exames. O município tem 80 focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias, ANGELA RIEGER KÖLLN, as unidades básicas de Saúde e o Hospital seguem em alerta para atendimentos dos pacientes que buscam os serviços. Os sintomas da dengue são febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa e manchas vermelhas pelo corpo. Assim que um novo caso é confirmado, o município desenvolve uma série de ações para fazer o bloqueio de transmissão e evitar novos casos.

Cunha Porã é um dos municípios que está infestado pelo mosquito aedes aegypti em Santa Catarina. De acordo com a coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias, ANGELA RIEGER KÖLLN, a secretaria de Saúde e diversas entidades desenvolveram ações para enfrentar o problema da dengue, entre elas, mutirões em todo perímetro urbano, visitas, orientações, adequações e tratamentos de depósitos. Além disso, a equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado também esteve na cidade para auxiliar no combate a dengue. Mesmo assim, a cidade já tem 26 casos da doença.

A Acismo e o núcleo de contadores da associação estão promovendo uma campanha para estimular as pessoas e empresas a destinar parte do valor devido em imposto de renda para o Fundo de Apoio a Infância e Adolescência. De acordo com a vice-presidente de serviços da entidade, CARLA ASSEHEIMER, o objetivo da iniciativa é alertar as pessoas para a possibilidade de reverter um percentual do imposto pago para o FIA. Ela explicou que a Acismo realiza essa campanha todos os anos. Segundo o que é definido em lei, pessoas físicas podem destinar até três por cento do Imposto quando preenchem a declaração completa, no formulário disponibilizado pela Receita Federal. Já pessoas jurídicas podem doar até um por cento do imposto devido.

O contribuinte que tem a intenção de doar parte do imposto de renda devido ao governo para o Fundo da Infância e Adolescência precisa informar à Receita Federal que pretende destinar o valor para esse fim. A orientação é da vice-presidente de serviços da entidade, CARLA ASSEHEIMER. De acordo com ela, essa opção é incentivada pela Acismo porque o valor acaba ficando no município. CARLA disse que ao doar parte do Imposto de Renda para o FIA, o contribuinte tem uma certeza maior sobre a aplicação do dinheiro.

As doações de contribuintes feitas na área de atuação do núcleo da Acismo resultou em 42 mil reais para o Fundo da Infância e Adolescência no ano passado. A informação é da vice-presidente de serviços da entidade, CARLA ASSEHEIMER. Ela explicou que a meta para este ano é dobrar a doação e chegar a marca de 80 mil reais. De acordo com ela, o FIA é um fundo administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O dinheiro que vem das doações dos contribuintes do Imposto de Renda é usado em programas e ações voltados para a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A redução dos repasses de valores do orçamento do estado para outros poderes é um assunto delicado, mas que precisa ser debatido pela sociedade. A afirmação é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Nesta semana, o governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA encaminhou para os deputados a Lei de Diretrizes Orçamentárias que prevê a redução da quantidade de recursos destinados para a Assembleia Legislativa, Udesc, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Ministério Público. É o chamado duodécimo. Atualmente, os órgão recebem 21 vírgula 88 por cento da receita líquida do Estado prevista para este ano. Se o projeto de MOISÉS for aprovado, esse total cairia para 19 vírgula 69 por cento, podendo gerar folga de até 400 milhões por ano no duodécimo.

O estado de Santa Catarina precisa definir algumas prioridades para poder atender as demandas apresentadas pela população. O pensamento é do deputado ONIR MOCELIN. Ele disse que a redução do duodécimo dos poderes é uma questão de bom senso. O parlamentar afirmou que é preciso que os poderes abram mão dos recursos que têm receber do orçamento geral do estado para que o governo tenha mais valores a disposição para investir em setores como segurança, saúde, educação e estrada. Hoje, o percentual que sobra para investimentos é muito baixo.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu três acidentes nas últimas 24 horas na região. Na SC 161, em Romelândia, houve uma colisão frontal entre um Logan de Chapecó e um Voyage de Videira. O acidente aconteceu por volta das dez e meia da manhã de ontem. Em Descanso, na SC 163, o motorista de um Civic de Iporã do Oeste saiu da pista por volta das dez e meia da noite de ontem. Nesses dois casos, ninguém ficou ferido. O terceiro acidente aconteceu em Serra Alta e envolveu uma caminhonete Hilux emplacada em São Miguel do Oeste e um Siena de Pinhalzinho. O condutor do Siena, um homem de 43 anos, sofreu ferimentos leves.

Um casa foi destruída em um incêndio ontem a noite no interior de São José do Cedro. O fogo começou por volta das oito e 50 em uma residência na Linha Peperi. A edificação tinha cerca de 130 metros quadrados e dois pavimentos. Parte da casa era de alvenaria e parte em madeira. O local não tinha moradores e nem móveis. As causas do incêndio não foram informadas pelo Corpo de Bombeiros que foi chamado para atender a ocorrência.

Um rapaz de 18 anos sofreu uma queda de motocicleta ao fugir de uma guarnição da Polícia Militar na noite desta quinta-feira no interior de São Miguel do Oeste. Por volta das 11 horas da noite, a PM tentou abordar o condutor de uma Honda CG 150 de cor laranja no bairro Morada do Sol. O motociclista fugiu em direção ao interior do município e acabou sofrendo uma queda ao entrar em uma estrada vicinal na região da Linha Emboaba. O rapaz foi notificado pela quarta vez por não ser habilitado. Em 2017 ele já havia sido flagrado duas vezes conduzindo veículo automotor sem habilitação. Em 2018 também foi abordado na cidade de Bandeirante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.