ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 20/04/2018

-TEMER ASSINA DECRETO INCLUI ELETROBRÁS EM PLANO DE PRIVATIZAÇÃO
-SC TEM TRÊS FRIGORÍFICOS PROIBIDOS DE EXPORTAR FRANGO PARA A EUROPA
-CANASTRA E TRUCO DE SJCEDRO SE CLASSIFICARAM PARA A FASE ESTADUAL DO JASTI
-RECITAL DE CORAIS ACONTECE HOJE EM GUARUJÁ DO SUL
-GRUPO ITALIANO PROGRAMA A 3ª EDIÇÃO DA SOPA NO PÃO
-AFRICANOS IMPLANTAM CISTERNAS COM RECURSOS ARRECADADOS EM PROJETO DA REGIÃO
-PRINCESA VAI AMPLIAR DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO INTERIOR
-ESQUADRILHA DA FUMAÇA REALIZA APRESENTAÇÃO HOJE EM SMOESTE
-ACUSADO DE HOMICÍDIO É CONDENADO A 18 ANOS DE PRISÃO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO COM CAMINHÃO EM PANE MECÂNICA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a sexta-feira em alta. O dólar abriu o dia da mesma forma, cotado em três reais e 40 centavos. O euro vale quatro reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a 17 vírgula centavos para venda e 15 vírgula cinco centavos para a compra.

Os Estados Unidos alertaram nesta quinta-feira que o governo de NICOLÁS MADURO carece de "legitimidade" para solicitar empréstimos e pediram para outros países continuarem a restringir o acesso da Venezuela a financiamentos. Além disso, Washington disse que há "uma ditadura" na Venezuela e vê as próximas eleições de maio, em que MADURO busca a reeleição, como uma manobra do presidente para permanecer no poder, depois de "dizimar" a economia do país.

Dois manifestantes e um policial morreram nesta quinta-feira durante confrontos na Nicarágua, em meio a protestos contra a elevação das contribuições pagas ao INSS do país. Os protestos começaram na quarta-feira, quando ao menos 18 pessoas, incluindo jornalistas, ficaram feridas por golpes e objetos contundentes atirados por grupos de ativistas que se identificaram como partidários do governo.

Os paraguaios vão às urnas neste domingo para eleger seu novo presidente. Os candidatos são MARIO ABDO BENITEZ, apoiado pelo atual governo e o liberal EFRAÍN ALEGRE, líder da coalizão de centro-esquerda Ganhar, que tem entre suas legendas a Frente Guasu, do ex-presidente FERNANDO LUGO. As principais pesquisas do país apontam uma vitória do candidato da situação com uma vantagem de 25 pontos.

Os deputados da bancada do PSOL na Câmara protocolaram na Justiça Federal, em Brasília, uma ação popular para que seja anulada a nomeação e posse do ministro MOREIRA FRANCO no Ministério de Minas e Energia. O partido argumenta que houve desvio de finalidade na nomeação. O partido alega que o objetivo da nomeação é a manutenção do foro privilegiado para o político. MOREIRA é investigado em inquéritos no Supremo Tribunal Federal e foi denunciado pela Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato com outros políticos do MDB por organização criminosa e obstrução de Justiça.

Em vídeo divulgado no Twitter nesta quinta-feira o presidente MICHEL TEMER disse que assinou o decreto para incluir a Eletrobrás no Plano Nacional de Desestatização. A inclusão da estatal no PND é condição necessária para que o governo dê seguimento a estudos e processos para viabilizar a privatização da estatal ainda neste ano. A privatização da Eletrobrás passou a ser uma prioridade da pauta econômica do governo desde que caiu a reforma da Previdência.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento a denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República contra o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA, o deputado federal LÚCIO VIEIRA LIMA e outras quatro pessoas por lavagem de dinheiro e associação criminosa. A denúncia se refere ao caso dos 51 milhões em dinheiro vivo atribuídos a GEDDEL, pela Polícia Federal (PF), encontrados em malas em um apartamento em Salvador. Ainda não há data marcada para o julgamento.

O governo catarinense criou nesta quinta-feira uma comissão para elaborar o plano estadual de segurança pública. O grupo é formado pelos comandantes das polícias, dos bombeiros, do Instituto Geral de Perícias e de diretorias da Secretaria de segurança. Eles têm até maio para concluir o projeto do plano. Depois, o secretário ALCEU DE OLIVEIRA disse que reunirá a OAB, secretarias de Estado, conselhos comunitários de segurança, jornalistas e demais instituições para finalizar o plano ainda no primeiro semestre. Os principais objetivos são elencar metas e o planejamento para os próximos anos contra a criminalidade.

De primeiro de janeiro até esta quinta-feira, dia em que começa a valer a pena maior para o motorista bêbado que causar acidente com vítima, a Polícia Rodoviária Federal aplicou mil e 77 multas por embriaguez e prendeu 127 condutores por dirigir embriagado nas rodovias federais de Santa Catarina. As ações são resultado dos 29 mil 331 testes de bafômetro feitos pela corporação neste ano. A partir de agora, quando houver ferido grave ou morto em acidente provocado por motorista bêbado, a pena máxima passa de quatro para oito anos em caso de morte. Além disso, não poderá mais ser estabelecida uma fiança pelo delegado para soltura imediata.

Santa Catarina tem três frigoríficos que estão proibidos de exportar frango para a União Europeia, todos da BRF. A medida atinge as unidades de Chapecó, Capinzal e Concórdia. O bloco econômico anunciou o embargo nesta quinta-feira. Esses três frigoríficos já haviam parado a exportação para a União Europeia por causa de uma interrupção feita pelo Ministério da Agricultura em março. Em nota, a BRF disse que acredita que a decisão da Comissão Europeia foi "pautada em motivações políticas e de proteção de seu mercado local", e não em questões sanitárias".

Terceira Idade de SJCedro compete na fase microrregional do Jasti. Na manhã de ontem foi realizada em Guarujá do Sul a abertura da fase microrregional dos Jogos da Terceira Idade envolvendo idosos de São José do Cedro, Guarujá do Sul e Palma Sola. Eles disputaram asmodalidades de bocha, bolão, canastra, truco e dominó. A delegação de Cedro foi representada por mais de 20 atletas com representantes no truco, canastra, bocha e dominó. Segundo a coordenadora do setor, GESSI GHELLER, os jogos servem para confraternização entre os municípios e para incentivar a prática esportiva. Segundo ela, três equipes de SJCedro se classificaram para próxima fase. A canastra masculina e feminina e o truco masculino vão representar a região em Rio do Sul, no período de 22 a 27 de maio.

Grupo Italiano de Palma Sola programa a terceira edição da sopa no pão. O evento está sendo organizado pela Associação Trevisan Nel Mondo e acontece na Casa dos Idosos, no sábado, dia 28. Segundo a integrante, ODETE DELAZERI, o objetivo é divulgar a culinária italiana. Ela destaca que o objetivo é tornar o jantar tradicional. Os ingressos estão sendo vendidos pelos membros do grupo no valor de 20 reais. Serão disponibilizados 200 ingressos para o jantar, sendo que serão feitos vários tipos de sopa, como a de legumes, de mandioca, abóbora cabotiá, feijão branco e preto, e sopa de carne de frango. Junto com o jantar ocorrem atrações culturais. ODETE afirma que o objetivo do evento é valorizar e manter a cultura mesmo sem a realização do Fest Itália.

Recital de Corais acontece hoje em Guarujá do Sul. De acordo com a secretária de Educação, ROSMERI DELLA VECHIA, os Corais Luz e Alegria, Sol Maior e Sonho de Criança realizam o evento a partir das 20 horas, nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos. Ela destaca que o evento é aberto para toda comunidade e não há cobrança de ingresso. Serão três apresentações artísticas por grupo.

Africanos iniciam obras para implantação de cisternas com recursos doados por moradores da região. O Projeto Lions Guaraciaba/Moçambique – “Pela sua doação, água potável e dignidade" foi apresentado oficialmente no final de janeiro para comunidade regional. Segundo a coordenadora, DIANE BIANCHI, o clube já possui um papel social que foi ampliado pensando numa ajuda humanitária. A ideia surgiu devido ao trabalho feito pela irmã JUDITH HANAUER, que atua como missionária no Distrito de Nampula, em Moçambique na África, há 16 anos. Ela é natural de Anchieta e irmã de um associado ao Lions que apresentou o pedido. Devido às dificuldades no abastecimento e em buscar água, a alternativa para as famílias é a criação de reservatórios, como cisternas, que podem amenizar o problema. Foi criado um cadastro permanente de doações, mas que ocorrem de forma voluntária. DIANE afirma que a primeira cisterna será concluída na semana que vem, e conta com a mão de obra dos beneficiários.

Pessoas beneficiadas por ajuda humanitária possuem compromissos como contrapartida. A coordenadora do projeto do Lions Clube de Guaraciaba, DIANE BIACHI afirma que os moradores da África que recebem o auxílio dos brasileiros atuam como voluntários em várias ações que são coordenadas pela missionarias da congregação Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Entre as atividades, estão prestação de auxílio para construções de casas, participação de cursos de formação de lideranças e implantação de hortas comunitárias. Outra iniciativa é voltada aos grupos que atendem os dependentes de álcool. DIANE cita ainda que eles precisam ampliar as áreas de lavoura, que assim como as hortas, fornecem mais opções de alimento. As famílias que receberão água dos reservatórios precisam se comprometer em manter os filhos nas escolas. A coordenadora afirmou que o objetivo é melhorar as condições e qualidade de vida deste povo também com a mudança de valores.

Cerca de metade dos contribuintes de SJCedro já retiraram seus carnês do IPTU. A estimativa é do secretário da Administração, ELANDIR ZANARDI. Segundo ele, a procura tem sido grande nestes últimos dias e por isso não deverá ocorrer expediente diferenciado neste ano. O secretário informa que no térreo da prefeitura há uma sala com dois servidores fazendo a organização e entrega dos carnês do Imposto Predial, Territorial e Urbano. A data do vencimento da primeira parcela, ou cota única ocorre em 10 de maio. O secretário reforçou que o munícipe que optar pelo pagamento a vista terá 10% de desconto no imposto. O IPTU 2018 não sofreu reajuste se comparar com o valor do ano passado. Outra informação que chamou a atenção diz respeito ao número de carnês. Em 2017 foram confeccionados cerca de 4 mil e 400 carnês e neste ano foram 620 a mais. Este número representa os novos loteamentos com terrenos instalados, além de novas construções feitas no perímetro urbano.

Vistoriadas obras da Patrulha Agrícola em propriedades. Mais duas obras estão sendo realizadas em propriedades do interior de Guaraciaba nesta semana através da equipe específica para esse serviço da Secretaria de Agricultura. Conforme o Secretário responsável IZADIR ARCONTI, os trabalhos acontecem nas Linhas Welter e Vinte e Quatro. Ele menciona que em Linha Welter está sendo realizado o trabalho de terraplanagem para construção de mais um aviário na propriedade. Ele lembra ainda que o trabalho está sendo feito com o trator de esteiras adquirido nos últimos meses. Já em Linha Vinte e Quatro está sendo realizado um escavo para armazenamento de dejetos, além de melhorias com cascalhamento no entorno do estábulo e sala de ordenha.

Distribuição de água em Princesa vem sendo monitorada há cerca de quatro meses. O secretário da Administração, CLAUDINEI MOSCH afirma que não foram verificados problemas com desabastecimento ou qualidade. Ele garante que a equipe de governo e a empresa, responsável pela transição do serviço da Casan para o município, tem monitorado o sistema operacional com análises de água, dentre outras exigências, conforme a legislação. O secretário anuncia ainda a ampliação do sistema para o interior, atendendo a comunidade de Vista Alta, onde 16 famílias necessitam de água. A localidade era abastecida por um poço que foi inundado pela água da chuva e teve contaminação. MORSCH afirma que a Linha Marmeleiro também será atendida, possivelmente com a perfuração de um poço artesiano. Os produtores que residem no local recebem água de uma rede da Sagra Família que não atende mais a demanda. A prefeitura está levando água potável com um caminhão até fazer a obra para ambas às comunidades.

Princesa deve modernizar a rede de distribuição de água tratada. De acordo com o secretário de Administração, CLAUDINEI MORSCH, desde que o município optou por não renovar a concessão para a exploração do serviço dada à Casan, já precisaram ser feitos alguns reparos. Ele explica que em dez metros de uma ‘mesma rede chegaram a ser constatados até três vazamentos. Segundo o secretário, o governo municipal já trabalha com a perspectiva de ter que substituir a rede principal que é considerada antiga. Ele acredita ainda, que haja um grande desperdício de água tratada na área urbana. O secretário comenta que não pode ser feita uma estimativa de qual será o valor necessário para os reparos e modernização que dependerá primeiro de um estudo.

A Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar no final da tarde de hoje em São Miguel do Oeste. O show do grupo especial da Força Aérea Brasileira está confirmado para as cinco da tarde. O local indicado para acompanhar a apresentação é o parque de exposições Rineu Gransotto. A prefeitura confirmou que os servidores públicos serão liberados as três da tarde para assistir ao show. O evento de hoje também terá um espaço para a Campanha “DOE UM LIVRO”. Quem for a apresentação pode levar um livro, novo ou usado, para doação. As obras arrecadadas serão destinadas à Biblioteca Pública Municipal.

Os aviões da Esquadrilha da Fumaça sairão do aeroporto de Chapecó para a apresentação desta tarde em São Miguel do Oeste. O aeroporto do município não tem as dimensões necessárias para os aviões da Força Aérea Brasileira. Sete aeronaves vão participar da show, mais uma de reserva. A apresentação vai começar as cinco da tarde e deve durar cerca de 40 minutos. O objetivo da FAB é retornar para Chapecó antes do pôr do sol. A expectativa da prefeitura é de que seis mil pessoas estejam no parque de exposições para acompanhar a apresentação. A CDL e o Sindicomércio sugeriram que as empresas de SMOeste liberem os trabalhadores para assistir ao show da Esquadrilha da Fumaça na tarde de hoje. De acordo com a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, SOLANI BALBINOT, as entidades encaminharam um comunicado aos comerciantes com essa sugestão. Ela explicou que o pedido para liberação dos funcionários foi feito pelo prefeito WILSON TREVISAN em reunião recente com as entidades.

O novo edital de licitação para as obras de revitalização da BR 163 deve ser publicado até a metade do mês de maio. A informação foi confirmada pelo superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA ao deputado PEDRO BALDISSERA. Durante audiência com o parlamentar do PT, o responsável pelo Dnit do estado disse que a expectativa é de que as obras comecem em julho. A ideia, conforme o superintendente, é implantação de pavimento de concreto, que garante maior durabilidade. O primeiro lote, de aproximadamente 15 quilômetros, tem previsão de gastos na ordem de 90 milhões de reais. O lote remanescente alcança 150 milhões, totalizando 240 milhões para a rodovia que liga São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Os recursos para a recuperação completa da BR 163 ainda não estão garantidos e é preciso se mobilizar para assegurar os valores necessários para a obra. A afirmação é do deputado estadual do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA. Ele disse que o valor que está garantido é de apenas um milhão e 900 mil, mais 10 milhões em emendas da bancada federal. PADRO PEDRO disse que como o custo da obra é de 240 milhões, é preciso buscar a garantia orçamentaria para a execução dos trabalhos sem interrupções. O deputado disse que essa é uma questão de urgência, já que a situação atual da rodovia coloca em risco a vida de milhares de usuários.

Anchieta possui mais de 70 por cento das estradas em boas condições de trafegabilidade. A opinião é do vereador pelo PT, LEANDRO DA ROSA. Segundo ele, são naturais as reclamações por parte de alguns produtores sobre as condições das vias que sofreram danos com as chuvas, mas não por vontade da prefeitura. A situação das estradas e reclamações de moradores foram levadas para a câmara nesta semana. A reportagem acompanhou a sessão e conversou com alguns parlamentares sobre a real situação. LEANDRO afirmou que existem muitas máquinas e equipamentos de boa qualidade trabalhando para os reparos, além do número suficiente de servidores. Ele garante que tem acompanhando os trabalhos com frequência. O vereador destacou que o decreto de emergência foi homologado e a prefeitura também espera mais recursos para recuperação das estradas, pontes, bueiros. ROSA assegurou que não existem situações de perseguição política ou descriminação de qualquer moradores. Segundo ele, o objetivo é justamente o oposto, de fazer um governo participativo, envolvendo e beneficiando toda comunidade.

A Policia Militar registrou mais dois furtos em residências em São Miguel do Oeste. O primeiro caso aconteceu durante a manhã na rua Monte Castelo, bairro Estrela. O morador disse que saiu de casa as nove horas e ao retornar, por volta das 11 horas, encontrou a janela da frente aberta e o quarto revirado. O ladrão furtou 350 reais em dinheiro e algumas roupas. O outro furto ocorreu na rua Lauro Graff, no Bairro Agostini. O morador saiu de casa no começo da manhã e ao voltar, no final do dia, percebeu que os quartos estavam revirados. O ladrão furtou cerca de mil reais. Nenhum suspeito foi localizado.

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito ontem no bairro Salete. A colisão aconteceu por volta das 11 horas da manhã na rua Sete de Setembro, proximidades da escola do bairro. O acidente envolveu um Gol de Romelândia e uma Biz de São Miguel do Oeste. A condutora da moto, uma mulher de 32 anos sofreu ferimentos na cabeça. Ela foi socorrida pela equipe do Samu e encaminhada para atendimento médico.

Autor de homicídio ocorrido em maio de 2017 em Iporã do Oeste é condenado a mais de 18 anos de prisão. O júri teve início às oito horas e 30 minutos e encerrou às 20 horas e 30 minutos desta quarta-feira no Fórum de Mondaí. Segundo a promotora de justiça de Mondaí, MARIANA PAGNAN DA SILVA, que atuou na acusação, NEUTON DHEIN foi condenado por homicídio duplamente qualificado que vitimou VILMAR TUNI. O autor do homicídio foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão em regime inicialmente fechado. No dia do crime, VILMAR TUNI de 35 anos, foi atingido nas costas por um disparo de arma de fogo. A vítima foi encontrada deitada sobre a rua. o Corpo de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência e ao chegar no local, encontrou o homem inconsciente, apresentando hemorragia pelas vias aéreas e um ferimento nas costas, causado por arma de fogo. Na época, testemunhas relataram a Polícia Militar, que ouviram em torno de três disparos de arma de fogo e que em seguida avistaram um homem caído na via e uma moto saindo do local.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva de autor de dupla tentativa de homicídio. Por volta das 10 horas de ontem, Policiais Civis de Maravilha deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 45 anos de idade, o qual se apresentou na Delegacia acompanhando de seu defensor. Logo após o conhecimento do crime, a Polícia Civil, iniciou o trabalho investigativo, do qual foi possível identificar a autoria do crime e colher elementos informativos para a representação de medidas cautelares. O preso é o autor da dupla tentativa de homicídio ocorrida na tarde do dia 15 de abril 2018 em um bar no interior da cidade de Flor do Sertão. Na ocasião o homem, após uma discussão, alvejou dois irmãos com disparos de arma de fogo. Ainda na parte da manhã, a Polícia Civil realizou a oitiva do suspeito do crime, acompanhado de seu advogado, em que afirmou ter agido em legítima defesa. A Polícia já havia cumprido, a um mandado de busca na residência do suspeito, ocasião em que foram apreendidas munições de calibre 38 intactas. Após o interrogatório o preso foi encaminhado a Unidade Prisional.

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito do crime de estupro de vulnerável. A prisão preventiva do homem de 31 anos foi realizada pela Delegacia de Proteção a Adolescente Mulher e Idoso. De acordo com a delegada da Dpcami, LISIANE JUNGES, a investigação começou na última sexta-feira. Ela disse que a polícia conseguiu provas que demonstraram a autoria do crime sexual e o pedido de prisão preventiva foi aceito pela justiça. A delegada explicou que o suspeito pretendia deixar a cidade em razão da investigação, mas acabou preso e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada. Agora, a Polícia Civil tem dez dias para a conclusão da investigação e envio do inquérito para o poder judiciário.

Colisão frontal deixa motoqueiro ferido em SMOeste. O acidente foi por volta das 20 horas e 45 minutos de ontem, na Avenida Willy Barth, bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste, nas proximidades do trevo de entroncamento das BR’S 163 e 282, no acesso à Paraíso. Envolveram-se uma moto BMW 1.200, placa de São Miguel e um Mercedes Benz Atego de Tunápolis. O Portal Peperi conversou com o motorista do caminhão de 27 anos. Ele disse que estava parado sobre a pista porque o caminhão quebrou. Havia também alguns populares sinalizando para os demais condutores. Porém, o condutor da moto, de 58 anos, não conseguiu parar a tempo e houve a colisão. A moto parou embaixo do caminhão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a vítima. O homem foi conduzido até o Hospital Regional com suspeita de fratura no braço esquerdo, escoriações no corpo e com forte sangramento no nariz.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.