ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 20/03/2023

-GOVERNO PODE REMODELAR DPVAT E SEGURO DEVE VOLTAR A SER COBRADO EM 2024

-FRENTE DO VAREJO CATARINENSE É LANÇADA DURANTE EVENTO DA FCDL

-PODER PÚBLICO DEVE REALIZAR ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS EM ABRIL

-MUNICÍPIO FAZ VISITA TÉCNICA PARA CUMPRIR DETERMINAÇÃO DO MP

-417 PESSOAS PARTICIPARAM DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE CONSELHEIROS

-LANÇAMENTO OFICIAL DO PROGRAMA MAIS LEITE SERÁ HOJE À NOITE

-SETOR DEVE RECEBER NOVOS EQUIPAMENTOS PARA EMISSÃO DO CIN

-DEPUTADA ESPERA DERRUBADA DOS 14% DESCONTADO DE PROFESSORES

-BATIDA ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA BR-163 MOBILIZA BOMBEIROS

-MULHER É PRESA PELA POLÍCIA MILITAR POR FURTAR FIOS DE COBRE

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão é de condições ensolaradas com algumas nuvens. A mínima desta manhã foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.

Apenas dois dias da emissão do mandado de prisão pelo Tribunal Penal Internacional, o presidente russo, VLADIMIIR PUTIN fez uma visita à Mariupol. A cidade ucraniana fica na região de Donetsk, que está ocupada por forças de Moscou desde maio do ano passado. PUTIN Voou para Mariupol de helicóptero, conforme declarou a agência TASS. Dirigindo um carro, o líder russo percorreu vários bairros da cidade, fazendo paradas e conversando com os moradores. A ida à cidade ocorreu depois que o presidente viajou à Crimeia, no sábado, em uma visita não anunciada, para marcar o nono aniversário da anexação russa da península da Ucrânia.

A América Latina e o Caribe enfrentarão um ano "difícil" em 2023, com uma estimativa de crescimento econômico de apenas um por cento devido às "incertezas" no cenário global. O alerta foi feito neste pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. A projeção do BID é inferior aos um virgula oito por cento de crescimento previstos para a região este ano pelo Fundo Monetário Internacional e ao prognóstico de crescimento de um vírgula três por cento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribeterminou ontem e reuniu os responsáveis pelas finanças dos países da região.

As autoridades equatorianas e peruanas trabalhavam neste domingo para avaliar os danos causados pelo forte terremoto de sábado que abalou a região, deixando pelo menos 15 mortos e centenas de feridos. O terremoto de magnitude seis vírgula oito atingiu a província costeira equatoriana de Guayas ao meio-dia de sábado e moradores relataram tremores em grande parte do país, assim como em cidades fronteiriças ao norte do Peru. Foram 14 mortes no Peru e além de mais de 440 feridos. Um morte foi registrada no Equador.

O Senado prevê gastar até 17 milhões e 600 mil reais com o aluguel de carros para uso dos 81 senadores e da direção da Casa. O edital para a contratação de empresa para fornecimento dos veículos foi lançado nesta semana e o pregão para apresentação de propostas será aberto no próximo dia 27 de março. Vencerá a licitação a empresa que ofertar o menor preço para prestar o serviço. Pelo edital, disponível no portal do Senado, durante 30 meses, a empresa terá de disponibilizar os carros com fornecimento de combustível, serviços de manutenção preventiva e corretiva, lavagem, seguros, taxas e impostos. Considerando o período total de 30 meses, o Senado estima gastar, por mês, até 587 mil reais com o contrato.

O governo federal começa nesta segunda-feira os pagamentos do novo Bolsa Família com valor médio de 670 reais. O programa foi reformulado após a eleição do presidente LULA. Durante a gestão de JAIR BOLSONARO, o programa havia sido rebatizado de Auxílio Brasil. O governo estima que 694 mil 245 mil famílias que preenchiam os requisitos , mas estavam fora da lista de beneficiários, passem a receber os valores. Cerca de um milhão e meio de famílias serão excluídas por não se enquadrarem no critério de renda. O programa prevê ainda o pagamento de um adicional de 150 reais por criança de zero a 6 anos. Segundo o governo, quase nove milhões de crianças nessa faixa etária receberão o dinheiro já neste mês, o que representa um investimento de um bilhão 330 milhões de reais para o grupo.

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres será reformulado pela gestão do presidente LULA e pode voltar a ser cobrado dos motoristas a partir do ano que vem. O Executivo já trabalha na elaboração de um novo modelo para o seguro DPVAT e pretende anunciar as novidades até o fim de 2023. O seguro era cobrado no licenciamento dos veículos até 2020, mas no ano seguinte o governo federal constituiu um fundo no valor de quatro bilhões e 300 milhões de reais para substituir o consórcio que ficava a cargo do seguro veicular obrigatório e isentou os motoristas da cobrança anual. Esse fundo passou a ser administrado pela Caixa Econômica Federal e, desde então, o dinheiro vem sendo consumido com o reembolso de despesas de assistência médica e suplementares e em casos de invalidez permanente e de morte.

Pela primeira vez em 15 anos de existência, 100 por cento dos municípios confirmam adesão ao Programa Saúde na Escola ciclo 2023-2024. O programa é direcionado para estudantes da rede de ensino e contribui para o desenvolvimento integral e exercício da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Após adesão ao programa, o município repassa as atividades realizadas pelo sistema e-gestor, pois esta é a garantia para receberem os recursos repassados pelo Ministério da Saúde. O papel do Estado tem sido instigar esse processo de monitoramento das ações, fomentar o planejamento e ajudar na capacitação dos profissionais cada vez mais preparados para apoiar as 13 temáticas abordadas pelo programa. No último ciclo do programa em 2021-2022, três mil e 600 Unidades Escolares foram pactuadas em Santa Catarina, com o alcance total de 834 mil 225 estudantes beneficiados.

A importância da China para as exportações da produção de Santa Catarina disparou em dez anos e ainda tem potencial para alcançar um volume de dois bilhões e cem milhões de dólares ao final da década. A avaliação é de um estudo recém-publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que faz um diagnóstico do comércio com o país asiático e identifica oportunidades que ainda podem ser exploradas com ele. De 2012 a 2021, período analisado pelo Ipea, as exportações de produtos produzidos no estado para a China cresceram quase 45 vezes mais do que o volume exportado ao resto do planeta. Neste segundo caso, o aumento foi de zero vírgula três por cento durante a década. Já os envios aos chineses subiram 13 vírgula quatro por cento no mesmo intervalo.

A Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi lançada na noite deste sábado, durante a solenidade de posse da diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, em Florianópolis. O ato foi acompanhado pelo coordenador da frente, deputado NILSO BERLANDA do PL. De acordo com o deputado, a frente terá como atribuições principais receber as demandas do varejo catarinense e acompanhar os projetos de lei em tramitação na Alesc que tenham relação com o setor. O novo presidente da FCDL para o biênio 20232025 é ONILDO DALBOSCO JUNIOR. Ele assumiu a entidade no lugar do empresário de São Miguel do Oeste, IVAN TAUFFER.

Mais de 12 mil pessoas passaram pela décima terceira Expo Anchieta e pela sétima edição da Festa da Semente Crioulas. Este público bateu todas as edições anteriores. A afirmação é do prefeito, IVAN CANCI. Deste total, cinco mil pessoas estiveram ontem na feira que começou na sexta e seguiu no final de semana. Durante visitas aos estandes, ele teve um feedback positivo dos expositores. Quanto às apresentações, foram todas bem apresentadas e boa parte dos envolvidos avaliaram positivamente os eventos. Segundo ele, isso é resultado de um grande trabalho por parte dos envolvidos que investiram tempo na preparação da estrutura da feira. A partir de agora é necessário planejar as próximas edições para que sejam ainda maiores. CANCI ainda falou que o poder público tem a ideia de realizar a exposição no próximo ano, mas a decisão ainda será adotada pela administração – já que é um ano eleitoral. Entretanto, estão projetados seis eventos por ano.

O poder público de Guaraciaba vai realizar hoje à noite o lançamento oficial do programa Mais Leite e entrega das cartas de crédito. O evento acontece no Centro Múltiplo Uso Armando Domingos Montagna, ao lado da prefeitura. O lembrete é do secretário de Agricultura, SÉRGIO THALHEIMER. Este novo programa se assemelha ao Meu Crédito – em vigor a dois anos. Segundo ele, este incentivo público abrange todos os produtores do município, já o Mais Leite é voltado exclusivamente para quem trabalha com produção leiteira. Hoje à noite, depois das sete e meia, será feita a explanações sobre o programa e tratada ainda quanto a certificação de propriedades. Este será mais um projeto a ser lançado pela municipalidade no intuito de garantir a qualidade da atividade. Na mesma oportunidade acontece a entrega das cartas de créditos e, ao menos, 500 produtores vão receber tal documento. Esta carta será usada para a troca de bens eou serviços. Quanto aos valores do crédito, ele explicou que a municipalidade pagará sobre a litragem produzida na propriedade.

O programa Mais Leite vai buscar suprir as necessidades quanto aos serviços de silagem nas propriedades de Guaraciaba. O secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, falou que a ideia desta política é resolver problemas registrados por muito tempo pelos produtores. Desta maneira, ao produtor de gado de leite será concedido até mil e 200 reais em bônus – sendo este o teto máximo de pagamento. Mesmo com litragem acima de 150 mil litros de leite, o produtor vai ganhar o valor máximo decidido pela municipalidade. THALHEIMER falou que o poder público continua investindo em pavimentação asfáltica no meio rural, visando aprimorar o atendimento dado ao produtor. Na avaliação dele, com estes investimentos, o escoamento da produção municipal vai ter um grande ganho, o que garantirá o crescimento econômico de Guaraciaba. Outros importantes investimentos estão sendo efetuados e serão entregues dentro de alguns dias.

A partir deste mês, a nova Carteira de Identidade Nacional – CIN, está sendo emitida em todo o país, de acordo com um novo decreto. No documento, o CPF irá substituir o RG como número de identidade. O lembrete é da responsável pelo departamento de Identificação, CARINA CERIOLI, da prefeitura de São José do Cedro. Vale dizer que, desde 2022, a CIN já vem sendo emitida em alguns estados brasileiros. O que muda é que, agora, a emissão é obrigatória. A decisão tem como objetivo reduzir fraudes e burocracias. O número do CPF é gerado pela Receita Federal e vale em todo o Brasil. Já o RG é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Ou seja, uma mesma pessoa poderia ter mais de um registro em seu nome, com números diferentes. Utilizar o CPF como número único vai facilitar a identificação do cidadão. A ideia é que, ao digitar esse número, outras entidades do governo visualizem de uma só vez todas as informações de uma pessoa.

A mudança é de responsabilidade dos próprios órgãos públicos e deve ocorrer até 2032. À medida que os documentos vencerem será preciso renová-los, o CPF será incluído. Documentos que já existem e não precisam ser renovados – como é o caso do título de eleitor, a numeração não será alterada. No entanto, quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez, receberá o documento com o CPF como número de identificação. A responsável pelo departamento de Identificação, CARINA CERIOLI, falou que Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro a aderir ao novo modelo. Segundo ela, a partir desta semana o departamento estará com novos equipamentos para efetuar o novo modelo de identidade. O novo documento também terá a versão digital.

A Vigilância Sanitária e o Semae de São José do Cedro iniciaram, na última semana, a visita técnica ao município de São João do Oeste. A intenção da visita, de acordo com o fiscal Sanitarista MARCOS BAGNARA, foi acompanhar de perto como está a execução das normas para adequação ao novo sistema hidrossanitário nas fossas residenciais, comerciais e industriais, o qual, faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta – TAC, assinado pelo Município no ano de 2013, junto ao Ministério Público de Santa Catarina, e que terá que ser colocado em prática a partir de agora em todas as cidades do estado. Ele explicou que, como o município de São João do Oeste está em uma fase mais avançada na execução das medidas, inclusive, já aplicando as notificações aos proprietários, a visita foi bastante proveitosa no sentido de entender como se deu o processo de conscientização da população quanto à nova realidade. Tais medidas e ideais observadas no município vizinho, serão agora inseridas para a comunidade cedrense.

Com esse novo formato proposto pelo MP ao município de São José do Cedro, a rede de esgoto deverá conter fossa, filtro e sumidouro, e todas as residências, sejam elas, comerciais ou industriais das áreas urbanas ou rurais, precisarão realizar a adequação. Com isso, nas próximas semanas, a Vigilância Sanitária vai entregar algumas notificações para os moradores quanto à adequação que necessitará ser feita. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, falou que este sistema é válido para moradores do perímetro urbano e rural.

A deputada LUCIANE CARMINATTI quer que empresas comprovem paridade salarial para assinar contratos com o poder público. Alinhada à iniciativa do governo Federal para combater a desigualdade salarial entre homens e mulheres, a deputada apresentou dois projetos de lei com foco em Santa Catarina, aonde a diferença salarial chega a 24 por cento e é a terceira maior entre os Estados do Brasil. O ponto comum entre as propostas é a inclusão da equidade salarial como condicionante em licitações da administração pública. O Projeto de Lei dela abrange os contratos estaduais e é mais rígido: desabilita as empresas vencedoras que não conseguirem comprovar igualdade salarial entre homens e mulheres com o mesmo cargo, atribuições, tempo de serviço e com graus de instrução iguais ou semelhantes.

A deputada LUCIANE CARMINATTI, falou sobre os 14 por cento descontados dos profissionais de educação aposentados em Santa Catarina. Na avaliação dela, a retirada deste desconto é bem possível após a sinalização do governo estadual em reavaliar esta lei. Conforme a deputado, as assinaturas colhidas pelos sindicatos catarinenses estão sendo validadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Ao todo, são quase 60 mil assinaturas a favor da derrubada. Depois disso, caso tenha ao menos um por cento do eleitorado de Santa Catarina, o projeto de iniciativa popular vai para o TRE e, na sequência, cai nas comissões da assembleia. A partir disso, ela falou que começa um processo burocrático entre os deputados. LUCIANE esteve, na última semana, visitando os municípios da região. Ela também falou sobre o debate que envolve a ligação entre São José do Cedro e Palma Sola por estrada geral.

O governo de Santa Catarina está investindo importantes recursos na área da saúde no intuito de desafogar as filas de cirurgias. O deputado FABIANO DA LUZ, falou que o governo federal está aplicando cerca de 50 milhões de reais. A Assembleia catarinense conseguiu empenhar mais 12 milhões, além dos seis milhões do Tribunal de Contas, seis milhões do Ministério Público e outros seis milhões do Tribunal de Justiça. Ao todo são mais de 80 milhões de reais para tal feito. FABIANO ainda falou sobre os 880 milhões de reais que serão investidos nas BRs de Santa Catarina e a 163 está incluída. Segundo o parlamentar, ao participar de uma reunião, foi garantido que as obras seguem e não serão interrompidas até a conclusão. Estes valores já estão disponíveis para serem empregados nas obras. FABIANO afirmou que o governo Federal quer concluir estas obras para garantir boa trafegabilidade na região.

O presidente da Câmara de São José do Cedro esteve participando do programa Enfoque Legislativo no último sábado tratando sobre os fatos que marcaram a última sessão. CLAUDIO WARTHA, falou que às sessões na Câmara estão sendo marcados pelos inúmeros pedidos sugeridos pelos moradores cedrenses. Entre eles, a melhoria de estradas é destaque de pedidos. Na avaliação dele, a malha viária de São José do Cedro não está boa e precisa de uma atenção do poder público. O vereador falou que possui pedidos realizados há mais de 60 dias e que até a última semana não foram atendidas. Ele falou que não entende o que está ocorrendo com a administração que não consegue atender os pedidos. A qualidade baixa das estradas dificulta a trafegabilidade de veículos no interior, principalmente quanto ao escoamento da produção agrícola.

CLAUDIO WARTHA ainda falou que o posto de saúde de São Vendelino deverá ser fechado pelo poder público de São José do Cedro. Já no Padre Réus e na Mariflor terão o atendimento reduzido por falta de especialistas. Conforme ele, a municipalidade está tendo uma boa arrecadação e seria possível efetuar a contratação de novos servidores. Para ele, o poder público deve melhorar e não fechar espaços de unidades de saúde no meio rural. Caso a situação ocorra, os moradores terão acesso dificultoso à saúde. WARTHA também falou que nota uma piora no atendimento na saúde ao contrário de outros municípios. O presidente afirmou que isso seria um retrocesso ao atendimento, visto que os moradores da área rural desceram buscar atendimento na cidade. CLAUDIO deve apresentar uma demanda durante a sessão ordinária de hoje à noite.

O poder público de São José do Cedro pretende promover no mês que vem um encontro com os empresários do município. A informação é da secretária de Desenvolvimento Econômico, KELLY FIGUEIRÓ. A ideia do encontro é reunir os empresários para debater sobre os alvarás, emissão de notas fiscais. Bem como discutir sobre o número de empregos gerados, movimentação econômica e cursos de capacitação para os trabalhadores. Ela falou que a administração está discutindo, desde o ano passado, a disponibilização de cursos de corte e costura, além de cursos voltados para a área de madeireiras. Segundo a secretária, a demanda por parte das empresas gira em volta de diversas questões relevantes que serão discutidas, possibilitando a contratação de empresas para ofertar cursos preparatórios. Entre os pedidos, estão capacitação para manuseio de maquinários pesados, implementos agrícolas, atendentes de farmácia, manicure, entre outros. Este encontro deve acontecer na terceira semana de abril à noite com a presença de uma palestrante.

O encontro com os empresários deve abranger diversos outros assuntos pertinentes aos participantes. Outro importante assunto a ser tratado é sobre a Expo Cedro – que está prevista para acontecer em julho deste ano. A secretária de Desenvolvimento Econômico KELLY FIGUEIRÓ, há algumas dúvidas em volta da feira em São José do Cedro. Na mesma oportunidade será tratado sobre o programa de empregos que vai completar dois anos, além da plataforma digital de empregos lançada há quase um ano. O intuito é discutir o número de currículos cadastrados. Ao todo a plataforma teve 600 currículos cadastrados e mais de mil e 200 acessos. Ela também aproveitou para relembrar sobre as inscrições para o EJA 2023 voltado para aqueles que ainda não concluíram o ensino fundamental e nem mesmo o médio. A ideia é conseguir ao menos 25 pessoas para efetuar a abertura dos cursos.

Aconteceu ontem a eleição suplementar do Conselho Tutelar de São José do Cedro, onde foram conhecidas as conselheiras tutelares que irão atuar no cargo provisoriamente até o mês de outubro. O processo eleitoral teve como objetivo a escolha de dois novos nomes para o conselho tutelar, com o intuito de preencher as vagas remanescentes dos que deixaram o cargo. Foram chamados os suplentes, porém, não houve interesse em assumir a função. Com isso, se fez necessário a eleição suplementar para posterior contratação das pessoas que vão ocupar a função. No total, 417 pessoas participaram do pleito eleitoral, onde a votação se encerrou com a seguinte contabilização de votos: RENECI EBERHARDT com 178 votos; SALETE KLAUS com 174 votos e NOELI GUIMARÃES com 63 votos. Com esses resultados, RENECI e SALATE assumem as vagas disponíveis até o mês de outubro, quando haverá a eleição de todo corpo de conselheiros do município. A terceira colocada na eleição ficará como suplente.

A Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária Estadual realizaram uma Operação Comando de trânsito em vários pontos da cidade de São Miguel do Oeste, bem como nos trevos de acesso da SC-163 e BR-282. O foco principal foi à abordagem e verificação dos equipamentos obrigatórios inoperantes ou em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro em veículos, Licenciamento Anual, bem como outras situações de relacionadas a crimes de trânsito. Ao todo foram realizados mais de 80 testes com o etilômetro e lavradas 25 notificações por infrações de trânsito, dentre elas por dirigir veículo sem possuir CNH, recusar-se a ser submetido a teste que permita certificar influência de álcool ou substância psicoativa, conduzir veículo com equipamento obrigatório inoperante, conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado, dentre outras. Novas Operações ocorrerão no decorrer essa semana.

A Polícia Militar prendeu uma mulher por furto de ao menos cinco rolos de fios de cobre em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na noite deste sábado. Os fios de cobre foram levados de um caminhão de uma empresa, que estava estacionado no centro da cidade. Junto com a mulher estava seu companheiro, que conseguiu se evadir. O casal é conhecido da polícia, por se envolver em diversos outros delitos na cidade. Após a prisão, a mulher e os envolvidos foram encaminhados para a delegacia, onde todos os demais levantamentos foram feitos.

O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado ontem, no final da tarde, na BR-163, na Linha São Domingos, para atender um acidente de transito do tipo colisão lateral envolvendo carro e carreta. Chegado ao local, à guarnição se deparou com um veículo Vectra com cinco ocupantes todos já fora do veículo. Foi atendida uma menina, consciente e orientada, sinais vitais estáveis, porém com crise nervosa, sendo que após atendimento não quis ser conduzida ao hospital. Os demais ocupantes do veículo Vectra, dois masculinos e duas femininas, assim como, o motorista da carreta dispensaram atendimento pré-hospitalar. A cena ficou aos cuidados da PRF.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.