ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 20 03 2020

-GOVERNO PREVÊ PAGAR 15 DIAS PARA TRABALHADOR DOENTE E AUXÍLIO SE SALÁRIO DIMINUIR

-SC TEM 21 CASOS DE CORONAVÍRUS E GOVERNO ANUNCIA NOVAS RESTRIÇÕES

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE PRATICAMENTE DOBRA E CHEGA A 21

-POLICIAS NOTIFICAM EMPRESAS QUE MANTÉM AS PORTAS ABERTAS NO MUNICÍPIO

-MOVIMENTO NOS SUPERMERCADOS TEM QUEDA DE MAIS DE 60 POR CENTO

-JUIZ CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR PARA PRESO POR RISCO DE CONTÁGIO COM CORONAVÍRUS

-PM PRENDE HOMEM QUE DESCUMPRIU MEDIDA PROTETIVA CONTRA EX-COMPANHEIRA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Mais de 224 mil e 500 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. O número total de mortes pelo vírus já ultrapassa a marca de 10 mil.Os dados foram divulgados ontem pela universidade americana Johns Hopkins. Nos Estados Unidos, 44 milhões de moradores da Califórnia foram orientados a não deixar suas casas para evitar a propagação do vírus. Essa é a primeira iniciativa desse tipo em território americano. No país inteiro, mais de 14 mil foram infectados.

Os partidos políticos do Chile concordaram nesta quinta-feira adiar para outubro o plebiscito para a nova Constituição do país. A votação deveria ocorrer em 26 de abril, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o pleito foi remarcado para 25 de outubro. Após meses de protestos contra o governo do presidente SEBASTIÁN PIÑERA, o Chile aprovou organizar um plebiscito para reescrever a Constituição, a carta original datava da ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Na consulta, os chilenos devem responder a duas perguntas: se querem ou não uma nova Constituição e que tipo de órgão deve escrever essa nova Carta Magna. Levantamento mais recente da Universidade Johns Hopkins mostra que o Chile tem 238 casos de Covid-19.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, decretou "quarentena total" a partir da meia-noite desta sexta-feira para combater a transmissão do novo coronavírus. A restrição praticamente completa na circulação de pessoas valerá até 31 de março. O decreto do presidente argentino estabelecer que ninguém poderá sair de casa a não ser para ir às farmácias e comprar comida. Quem descumprir a regra poderá ser detido por "delito contra a saúde pública". A Argentina registrou 128 casos confirmados de Covid-19. A doença matou três pessoas no país sul-americano.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez da noite desta quinta-feira, 647 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado. Duas mortes foram confirmadas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro mortes em São Paulo e duas o Rio de Janeiro.

O governo federal decidiu nesta quinta-feira restringir por 30 dias a entrada de passageiros estrangeiros de voos internacionais de uma série de países. A medida vale a partir do dia 23 e foi adotada em razão da pandemia do novo coronavírus. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União" e lista os países, entre os quais China, Austrália e Japão, além de países da União Europeia. Ainda de acordo com a norma do governo, a restrição não se aplica a brasileiros, nascidos ou naturalizados, nem a imigrantes com prévia autorização de residência no Brasil.

O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que planeja pagar um auxílio para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e forem afetados pela redução de jornada e salários proposta nesta semana pelo governo federal. Também anunciou que pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento se o trabalhador tiver contraído o coronavírus. O auxílio, destinado aos mais vulneráveis que tiverem renda e jornada reduzida, busca contemplar 11 milhões de trabalhadores, a um custo de 10 bilhões de reais. Inicialmente a medida deve vigorar por três meses. Se o trabalhador for demitido no curto prazo, esse valor antecipado pelo governo será descontado do valor do seguro-desemprego.

Santa Catarina tem 28 casos confirmados do Covid-19, segundo a Secretaria e Estado de Saúde. Os pacientes estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão, Balneário Camboriú e São José. Seis são da capital do estado. Os números foram atualizados na manhã de hoje. Apesar de divulgar o novo número, o secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO, não informou sobre a cidade do diagnóstico nem o estado de saúde do paciente. Duas pessoas estão internados em unidades hospitalares, sendo um em Florianópolis e outro em Içara, após ter sido transferido do município de Braço do Norte. Os demais estão em tratamento domiciliar. O número de casos triplicou desde terça-feira no estado.

Depois da confirmação de 21 diagnósticos do novo coronavírus em Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira e outros 273 casos em investigação em todas as regiões do Estado, o governador CARLOS MOISÉSanunciou novo decreto, ainda em situação de emergência, e aumentou duas restrições. Em transmissão online, MOISÉS declarou que as divisas de Santa Catarina serão fechadas para circulação de transportes coletivos, proibindo o ingresso no território catarinense, público ou privado, de veículos de fretamento intermunicipal e interestadual. Da mesma forma, fica proibido o agrupamento e a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, parques e praias em todo o território catarinense. Segundo o governador, o objetivo é definir um padrão de conduta em todo o território no período de situação de emergência.

Durante coletiva desta quinta-feira, o governador CARLOS MOISES também anunciou a destinação da verba recebida do governo Federal, através do Ministério da Saúde para as cidades com unidades de pronto atendimento em saúde. São 14 milhões de reais que serão repassados aos municípios catarinenses que contam com UPAs. Os valores devem ser encaminhados às cidades, proporcionalmente, conforme número populacional. Ele explicou que o estado tem 54 Unidades de Pronto Atendimento e que os critérios para divisão dos recursos serão discutidos com o Conselho de Saúde. Ontem, o governo detalhou o funcionamento de quatro grupos setoriais para enfrentar o coronavírus: são os grupos econômico, social, de governança e de segurança.

O Censo Demográfico que seria realizado neste ano em todo o país foi suspenso em virtude da pandemia de Coronavírus. A informação é do coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele foi entrevistado nessa semana no RPN segunda edição e trouxe detalhes dessa medida. De acordo com ele, a decisão já era prevista e não foi surpresa para a equipe do IBGE. Conforme ele, se fosse mantido, o trabalho ficaria inviável em virtude do modo de coleta de informações que é de visitas as residências de todo o Brasil.

O Censo não foi cancelado, mas sim adiado para 2021. A afirmação é do coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR. Segundo ele, todo o cronograma que estava programado para ocorrer nesse ano foi transferido para o ano que vem. Ele lembrou que o IBGE estava com processos seletivos em aberto para os cargos de agentes censitários e recenseadores. RADTKE JÚNIOR destacou que as pessoas que já realizaram a inscrição devem acessar o site www.cepraspe.org.bre obter maiores informações. O profissional salientou que os interessados devem ficar atentos para a abertura das novas inscrições no ano que vem.

Ao todo, o IBGE iria investir mais de dois bilhões de reais com o Censo desse ano. O comentário é do coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele revelou que seriam gastos com esse trabalho a campo cerca de dois bilhões e 300 milhões de reais. Ele disse que agora com o adiamento, esse montante será transferido para o Ministério da Saúde, que por sua vez vai usar a cifra em ações no combate ao Covid-19. RADTKE JÚNIOR lembrou que a coleta presencial já foi suspensa e o Instituto está tentando manter algumas entrevistas via telefone ou aplicativos como, por exemplo, o WhatsApp. Ele admitiu, porém que o trabalho será prejudicado visto que a coleta de dados não será completa.

A decisão do governo Federal em transferir o Censo desse ano foi correta. A declaração é do coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele ressaltou que o momento é de precaução e por isso o adiamento foi necessário. RADTKE JÚNIOR disse que o órgão estava com grande expectativa, porém entende a decisão. O profissional ressaltou que o Censo é extremamente importante e que agora os dados ficarão desatualizados por mais um ano. Ele citou que as informações levantadas pelo IBGE são importantes para a definição de políticas públicas e outras ações governamentais nos estados e municípios. Além disso, os números do censo também tem reflexos no repasse de recursos federais para as prefeituras, como o FPM, por exemplo.

As análises realizadas pelo Laboratório de Microbiologia da Unoesc São Miguel do Oeste continuam apontando uma melhoria na qualidade da água da região. Segundo a professora, doutoraELIANDRA ROSSI, o percentual de amostras impróprias para o consumo humano ficou em 28 vírgula 92 por cento ano de 2019. No ano de 2003, quando o Laboratório iniciou as atividades, o percentual de amostras com algum tipo de contaminação prejudicial as pessoas era de 81 por cento. Para ELIANDRA, o dado é o resultado de um trabalho intenso de orientação e conscientização realizado pelo Laboratório na Universidade e na comunidade. Ela acrescentou que esse trabalho conta com o apoio de diversas entidades de São Miguel do Oeste e a região melhorou muito a qualidade da água.

A água tratada ainda apresenta um percentual maior de amostras próprias para o consumo do que a água provenientes de poços artesianos. De acordo com a professora coordenadora do laboratório de Microbiologia da Unoesc, ELIANDRA ROSSI, 42 por cento das amostras de água tratada Laboratório de Microbiologia da Unoesc. Já as água de poços apresenta 28 por cento das amostras próprias. A professora alertou que ainda existe uma parcela da população que não realiza análises. Na visão de ELIANDRA, essas pessoas não fazem a análise por acreditar que a água não está contaminada por não apresentar alterações no gosto, cheiro ou cor ou por não possuir condições financeiras. Neste cenário da pesquisa, encontra-se uma alta porcentagem de pessoas que ingerem água contaminada: em média 70 por cento.

A reportagem da Peperi recebeu diversos vídeos que mostram militares do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizada realizando atividades físicas nas ruas de São Miguel do Oeste. O vídeo está circulando pelas redes sociais e muitos moradores questionam este tipo de prática no momento atual. Santa Catarina está em estado de emergência por conta do avanço do coronavírus e uma das recomendações é para que as pessoas fiquem em casa, evitando assim aglomerações em espaços públicos ou privados. De acordo com o comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, JAILSON FRANZEN, o decreto do governador não atinge o exército pois a instituição militar é de nível federal. Ele salientou que apesar de não poder atuar diretamente, o Comitê de Gerenciamento de Riscos do Governo do Estado será informado do fato.

O setor de relações públicas do décimo quarto RCMec se manifestou em nota sobre a reclamação de algumas pessoas a respeito de atividades físicas coletivas do exército nas ruas da cidade. Segundo a nota, o regimento de cavalaria mecanizada zela pela garantia da Lei e da Ordem e que o décimo quarto está em constante rotina de treinamentos para poder estar sempre preparado para atuar. Sobre os treinamentos, o exército informa que eles são realizados em pequenos grupos e ao ar livre e que todos os militares são monitorados e acompanhados por médicos diariamente. O Regimento informou ainda que está muito atento para a nossa tropa não venha a se contaminar e que os militares não sejam um vetor de contaminação.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou nesta quinta-feira que o número de pacientes com dengue subiu de 11 para 21 casos. O número de infectados dobrou em menos de uma semana. 17 casos são autóctones, ou seja, as pessoas foram picadas pelo mosquito no município e contraíram a dengue. Os outros quatro casos são importados, ou seja, os pacientes viajaram para outras regiões ou estados e voltaram com a doença para o município. Os pacientes dos casos confirmados residem nos bairros Estrela, São Luiz e São Jorge. O secretário de saúde, LEONIR CARON, disse que a situação está se agravando e a população precisa redobrar a atenção para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti.

Mesmo com o aumento dos casos de dengue na cidade, o número de focos do mosquito da dengue se mantem o mesmo da semana passada. A informação é do coordenador das equipes de combate à dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que o município registrou 249 focos da dengue desde o início do ano. CELIO aproveitou para voltara pedir a colaboração dos moradores. Ele citou que as pessoas devem usar este período de quarentena em suas casas, para revisar e limpar os quintais e terrenos que possuem entulhos, lixos e materiais que possam acumular água. CELIO reforçou que é necessário que as pessoas façam a parte delas para frear o avanço da dengue e evitar novos casos da doença.

A aduana de cargas continua funcionando normalmente em Dionísio Cerqueira. O que está fechado é o setor que fiscaliza a entrada de turistas, tanto do lado brasileiro quanto argentino. Segundo o prefeito de Dionísio Cerqueira THYAGO GNOATTO o funcionamento da parte de cargas garante que alguns alimentos e medicamentos não faltem a população dos dois países. Por determinação do governo argentino, está proibido o fluxo de pessoas entre os dois países, apesar de não haver impedimento do lado Brasileiro. Ele esclareceu que a intenção é evitar que além da crise no sistema de saúde o problema afete ainda mais a economia com desabastecimento de produtos essenciais. Em Dionísio Cerqueira o Porto Seco está funcionando, porém tanto a Fipe que realiza fiscalizações na Argentina quanto à Receita Federal adotam uma série de medidas para prevenir e resguardar a saúde dos funcionários e das pessoas que circulam no espaço.

Os cuidados na aduana de Dionísio Cerqueira em relação ao coronavírus devem ser redobrados a partir de hoje. O prefeito THIAGO GNOATTO afirmou que o objetivo é disponibilizar uma equipe para avaliar a saúde dos trabalhadores que dão entrada na aduana e, se caso constatados sintomas semelhantes ao coronavírus, dar o devido encaminhamento para o tratamento. A ideia é que médicos, enfermeiros e técnicos dos municípios ajudem através de um questionário sobre o local de onde estão vindo os motoristas e para onde vão. Os caminhoneiros também vão passar por um checkup básico de saúde. O prefeito argumentou que a medida objetiva também resguardar o ambiente de trabalho desses profissionais para que não haja uma interrupção no transporte de cargas.

A Polícia Civil e a Polícia Militar visitaram os estabelecimentos comerciais da cidade para verificar o cumprimento do decreto de emergência do governo do estado. A Polícia Civil, por exemplo, esteve em 60 empresas. Duas estavam funcionando, contrariando as recomendações do estado. Os responsáveis foram advertidos e orientados a encerrar as atividades. Já a Polícia Militar informou que também está notificando os estabelecimentos que estão atuando em desacordo com o Decreto do Governo do Estado. Em nota, a PM informou que diversos empresas foram notificadas e algumas foram interditadas. Os responsáveis responderão criminalmente

O número de consumidores nos supermercados caiu bastante nesta quinta-feira. A informação é do supermercadista e conselheiro da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que o pico da procura por produtos alimentícios e de higiene ocorreu na terça e na quarta-feira. Ontem, a quantidade de pessoas nos mercados foi 30 por cento do movimento dos dois dias anteriores. CRESTANI também disse que os produtos estão sendo repostos e, com exceção do álcool gel, não há falta de mercadorias nos supermercados. Ontem a Acats reforçou as recomendações e pediu que apenas uma pessoa da família faça as compras, que evite usar dinheiro vivo e que idosos e portadores de doenças crônicas evitem os supermercados.

A vigilância sanitária emitiu uma orientação geral aos profissionais que trabalham com o serviço de entrega de alimentos à domícilio. O delivery de comida, que chegou a ser suspenso em São Miguel Oeste, está liberado desde quarta-feira na cidade. A farmacêutica da Vigilância Sanitária, CAROLINE BELLÓ alertou que alguns cuidados devem ser rigorosamente observados. De acordo com ela, o serviço de alimentação deverá operar apenas com a quantidade suficiente de funcionários para o desempenho de atividades, devendo adotar rigorosamente as boas práticas de manipulação de alimentos. Além dos cuidados básicos com higiene, o entregador não deverá fazer o uso de luvas, devendo portar durante todo o tempo de desempenho das atividades, álcool gel 70 por cento, utilizando-o sempre que tocar na moto ou veículo utilizado para entrega, antes de tocar o alimento.

O Comitê de crise do coronavirus de São Miguel do Oeste convocou uma coletiva de imprensa na manhã de hoje para atualizar a informações sobre o trabalho de prevenção. O encontro, que teve a limitação de apenas um profissional por veículo de comunicação, contou com a participação do coordenador do Comitê, médico MAURICIO PIACENTINI, da médica infectologista PRISCILA GARRIDO, do comandante da PM, JAILSON FRANZEN, do vice-prefeito ALFREDO SPIER e do secretário de saúde, LEONIR CARON. O médico coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI disse que o município ainda tem apenas um caso suspeito de coronavírus. O homem de 31 anos ainda está em isolamento domiciliar e o quadro de saúde dele é bom. O resultado do exame de laboratório ainda não foi comunicado ao município.

A população precisa diminuir a circulação nas ruas e se manter dentro de casa. O pedido é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. De acordo com ele, é necessário que a população tome estas medidas para que o surto passe logo e que não haja transmissão. PIACENTINI destacou que as pessoas devem seguir o novo decreto que proíbe a permanência em praças e espaços públicos.

A Polícia Militar prendeu por volta das cinco horas da madrugada desta sexta-feira, um homem acusado de descumprir Medida Protetiva contra sua ex-companheira em São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pela reportagem, a vítima acionou a polícia, que encontrou o homem na frente da residência dela. Ele foi abordado e informado sobre a medida protetiva, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia.

No final da tarde desta quinta-feira, o Juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, que atua na vara de execução criminal da comarca de São José do Cedro, concedeu prisão domiciliar a um preso que encontrava-se cumprindo pena na Unidade Prisional Avançada. Segundo o advogado de defesa, GASPAR FIDELIS DE ALMEIDA JÚNIOR, a decisão foi tomada em caráter excepcional, em decorrência da pandemia do Coronavírus. Segundo o advogado, o magistrado utilizou-se de uma recomendação repassada pelo Conselho Nacional de Justiça no dia 17 de março. Ele disse que o preso não tem o vírus e nem os sintomas e que a prisão domiciliar foi concedida devido à recomendação do CNJ. O homem terá que usar tornozeleira eletrônica, não se afastar de sua residência por dois quilômetros e sofrerá restrições de horários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.