ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-01-2024 Sábado

-CONCURSO PÚBLICO UNIFICADO RECEBEU 100 MIL INSCRIÇÕES NAS PRIMEIRAS 8 HORAS

-SC TEM QUEDA EM ROUBOS, FURTOS E HOMICÍDIOS, MAS VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOBE

-SETOR DE TRIBUTOS DE IPORÃ DO OESTE INICIA COBRANÇA DO IPTU 2024

-EMPOSSADA SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, ECONÔMICO E TURISMO

-PASTORAL DA CRIANÇA REALIZA ENCONTRO PARA LÍDERES NESTE SÁBADO

-MUNICÍPIOS DA REGIÃO BUSCAM ADEQUAÇÕES EM SISTEMAS DE SANEAMENTO BÁSICO

-ENGAVETAMENTO ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS EM DESCANSO

-CAMINHONETE FURTADA NO LITORAL É RECUPERADA NA REGIÃO


O tempo é de sol entre muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 22 graus e a máxima hoje pode chegar a 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 29 graus. Umidade relativa do ar 71 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Um incêndio em um dormitório escolar deixou 13 pessoas mortas e uma outra ferida na China, neste sábado. As informações são da agência de notícias estatal. A imprensa chinesa afirmou que as vítimas são estudantes do terceiro ano do ensino primário. Geralmente, crianças que estão nesta etapa têm cerca de 9 anos de idade. O incêndio começou no final da noite desta sexta-feira em uma escola que fica na província de Henan, na região central da China. Segundo a imprensa local, a escola funciona como um internato privado, atendendo ao jardim de infância e ensino primário. A maioria dos alunos são crianças que moram em áreas rurais.

O atual conflito entre Israel e Hamas deixou quase três vezes mais pessoas mortas na Faixa de Gaza do que nos últimos 15 anos, de acordo com um relatório da ONU Mulheres, a entidade para a igualdade de gênero da organização. Os dados divulgados nesta sexta-feira dizem que mais de 24 mil 620 palestinos foram mortos em Gaza desde o início desta guerra, com os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. O relatório analisou também o impacto da guerra sobre as mulheres. De acordo com os dados cerca de 70 por cento dos mortos em Gaza desde 7 de outubro eram mulheres ou crianças.

Em uma missão histórica, o Japão conseguiu pousar uma sonda não-tripulada na Lua nesta sexta-feira, tornando-se a quinta nação do mundo a conseguir esse feito. A informação é da Jaxa, a Agência Espacial Japonesa. Apesar disso, a sonda teve um problema na descida, e está usando suas baterias. Segundo a agencia, o módulo lunar não está gerando eletricidade através de seus painéis solares, mas está se comunicando com a Terra. Mesmo com esse contratempo, esse é um feito histórico para o Japão. Até então, somente os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia tinham alcançado esse marco.

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou nesta sexta-feira a resolução que estabelece normas para o uso de câmeras em fardas de policiais. O órgão é o conselho da sociedade civil, formado por juristas e especialistas na área, subordinado ao ministro. Com a aprovação, a recomendação será submetida ao ministro DINO, que deve validar o documento e enviá-lo para publicação no Diário Oficial da União. O texto aprovado traz recomendações gerais, como gravação, armazenamento das imagens e acesso a elas. Após publicada no Diário Oficial da União, a resolução poderá ser seguida pelas secretarias de segurança estaduais.

Isentas após uma mudança na tabela do Imposto de Renda em 2023, as pessoas que recebem até dois salários mínimos voltarão ser tributadas este ano. É o que afirma a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Unafisco, que monitora os impactos da tabela do IR ao contribuinte. A explicação, segundo os auditores da Receita, é o aumento do salário mínimo nacional, que em 2024 passou a ser de mil 412. Com a renda chegando a dois mil 824, quem recebe dois mínimos passou a superar, portanto, a faixa de isenção da tabela atual, de dois mil 640. De acordo com a Unafisco, os contribuintes que tiveram aumento salarial agora terão que desembolsar 13 reais e 80 centavos de imposto todo mês, o equivalente a 165 reais no ano.

Nas primeiras oito horas de inscrições, o Concurso Público Nacional Unificado recebeu mais de 100 mil candidaturas, segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, ESTHER DWECK. O número foi atingido mesmo com instabilidade no portal do exame que, como confirmou a própria pasta, foi provocada pela quantidade de acessos. As inscrições, abertas às 10 horas desta sexta-feira, vão até 9 de fevereiro. As taxas variam entre 60 e 90 reais, e o candidato precisa ter uma conta no Gov.br para se cadastrar. O maior salário inicial é de 22 mil 921 reais para o cargo de auditor-fiscal do trabalho. As provas serão aplicadas no dia cinco de maio.

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profissionais que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes no estado. A reativação será feita por meio da Universidade Federal de Santa Catarina e contará também com recursos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A escola tem o intuito de assegurar uma formação teórica, pedagógica e prática, pautada na proteção integral, além consolidar uma área de pesquisa e produção de dados que vai fornecer, por exemplo, diagnósticos na área da infância que serão usados para o aprimoramento das políticas públicas. A reativação deve ocorrer já nos próximos meses e a previsão é que o primeiro curso seja oferecido no primeiro semestre deste ano. A primeira etapa vai contemplar 92 municípios, com mais de 700 alunos divididos em 15 turmas.

A pauta do governador JORGINHO MELLO e comitiva durante a missão aos Emirados Árabes está em fase preparatória. Entre os dias 17 e 25 de fevereiro, as agendas, se confirmadas, serão realizadas em Dubai e Abu Dhabi, onde empresários e potenciais investidores serão apresentados aos principais atrativos de Santa Catarina. De acordo com o secretário de Articulação Internacional, JULIANO FROEHNER, as agendas solicitadas pelo Governo de Santa Catarina visam a prospecção de investimentos estrangeiros no estado, atraindo mais empresas, negócios, parcerias e cooperação nas mais diversas áreas, como turismo, infraestrutura, portos e aeroportos, eventos esportivos. Desse modo, o objetivo é fortalecer os laços e fomentar as relações comerciais do estado.

Santa Catarina teve diminuição em nove dos 11 índices de criminalidade em 2023. As mortes violentas passaram de 686 casos em 2022 para 679 no ano passado - queda de um por cento. Em relação aos roubos, a redução chegou a 14 e meio por cento na comparação com o ano anterior. Nos casos de furtos, o número diminuiu dois vírgula quatro por cento. Segundo o balanço apresentado na quinta-feira pelas forças de segurança do estado, o índice de mortes por confronto com a polícia cresceu 79 e meio por cento. Já o registro de violência doméstica subiu seis vírgula oito por cento. Dos 295 municípios catarinenses, 146 não registraram ocorrência de homicídio em 2023. O número representa 49 e meio por cento das cidades. Sobre a alta de mortes em confrontos policiais, os casos aumentaram de 44 para 79 no período de um ano.

Em eleição suplementar nesta semana, foi definida a nova presidente da Câmara de Vereadores de Belmonte. RAQUEL SIMONE RORATTO vai presidir os trabalhos legislativos neste ano. Ela disse em entrevista para a Rádio Oeste que é uma grande responsabilidade assumir o cargo e que pretende desempenhar a função da melhor maneira possível, sempre com transparência e ouvindo as demandas da população. RAQUEL lembra que o principal papel do vereador é fiscalizar as ações tomadas pelo Poder Executivo, mas também intermediar as relações entre o Governo e a comunidade. Além disso, os vereadores também possuem o papel de elaborar propostas ou sugerir melhorias para beneficiar a população. Em relação aos trabalhos, RAQUEL RORATTO destaca que as atividades serão retomadas no início de fevereiro em Belmonte, com expectativa de apreciação do Projeto da Revisão Geral Anual dos salários dos servidores públicos.

A Ameosc assinou, nesta semana, um termo de convênio inovador com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. Durante a reunião de assinatura da parceria, o presidente da Associação, WILSON TREVISAN, disse que se trata de uma parceria estratégica, destacando a importância da educação profissionalizante e da inovação para o progresso da região. De acordo com ele, o convênio abrange uma variedade de iniciativas conjuntas, incluindo programas de treinamento, intercâmbio de conhecimento, pesquisa colaborativa e desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, o convênio garante ainda, desconto de oito por cento nos cursos oferecidos pelo SENAI. Ele acredita que a parceria tenha um impacto significativo no setor industrial, proporcionando aos alunos do SENAI, uma experiência prática valiosa e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Municípios da região buscam adequações em sistemas de saneamento básico. Conforme o Engenheiro Sanitarista e Ambiental da ARIS, WILLIAM ARENHARDT, os municípios possuem 10 anos para promoverem mudanças significativas nos sistemas de saneamento. Ele salienta que até 2033, será preciso evoluir muito para atender exigências dos órgãos de fiscalização. A Agencia Reguladora Intermunicipal de Saneamento realiza um trabalho que visa ajustar os sistemas ao Marco Legal do Saneamento. O Engenheiro lembra que seguindo uma obrigação legal, muitos municípios possuem firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público.

Segundo WILLIAM ARENHARDT, devido ao alto custo e inviabilidade da rede coletora e estação de tratamento de esgoto, 68 municípios da região buscam sistemas alternativos mais baratos, simples e eficientes. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental destaca que os modelos de tratamento de esgoto com fossas já contam com adesão de diversos municípios da região da Ameosc. Entre os destaques aparecem São João do Oeste e Tunápolis, que já concluíram o diagnóstico e adaptaram a legislação municipal para regulamentar os serviços de esgoto e água. Tunápolis já possui programa de limpeza de fossas. ARENHARDT informa que a Casan ou a associação de municípios possuem condições de construir uma estação de tratamento regional e disponibilizar um caminhão para a recolha nas fossas das cidades.

Tratamento com uso de fossas exige manutenção dos sistemas de esgoto para ter a eficiência exigida pelos órgãos de fiscalização. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental, WILLIAM ARENHARDT, destaca que o primeiro foco está nas áreas urbanas e na sequência, será estendido para a área rural. Os projetos passam a ser realizados a partir deste ano, tendo como solução alternativa, o uso de fossas. ARENHARDT, destaca que ocorre um estudo piloto para verificar a eficiência de fossas com maior abrangência e sem a necessidade de manutenção. Existe interesse dos municípios, devido a exigência legal com encaminhamentos via secretarias da agricultura e vigilância sanitária.

Itapiranga fará o lançamento oficial da Efrait na próxima sexta-feira. Será um momento para anúncio dos shows e oficializar a programação dos três dias da Feira, que será realizada nos dias oito, nove e dez de março, no Complexo Oktober, no Bairro Jardim Bela Vista. No momento, a Comissão Central Organizadora trabalha para concluir as vendas de estandes externos. No total são 164 espaços para empresas locais e da região. Conforme o Coordenador da Efrait e Secretário de Desenvolvimento Econômico, ALEXANDRE SIQUEIRA, os espaços internos foram rapidamente comercializados e já existe lista de espera com pelo menos 15 empresas. As vagas restantes são na parte externa do Complexo Oktober. São menos de 10 estandes disponíveis e várias empresas em negociação.

ALEXANDRE SIQUEIRA comenta que empresas de vendas de veículos e do ramo do agronegócio estão mais cautelosas, em virtude da falta de definição da política para financiamentos. O secretário de Desenvolvimento Econômico destaca que na próxima semana deve ocorrer a conclusão das vendas de espaços para expositores para a décima primeira Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga. Na próxima semana também vão ocorrer licitações para definir vários setores de prestação de serviços e praças de alimentação e bebidas para a Efrait. SIQUEIRA comenta que os preparativos estão seguindo o cronograma estabelecido e que está sendo uma nova experiência, com 100 por cento da organização conduzida pela Prefeitura Municipal.

A pastoral da criança de Iporã do Oeste está realizando hoje um encontro de recreação e capacitação para os líderes em atuação no município. De acordo com a coordenadora da pastoral, NÁDIA BEATRIZ KLOCK, a atividade no Sítio Retorno, localizado em Linha Pirapó, iniciou ao meio-dia. Ela salienta que essa é uma oportunidade especial para os líderes renovarem as energias para o ano de 2024 e se capacitarem para bem desempenharem o trabalho voluntário em prol das crianças e gestantes do município. NÁDIA destaca que neste ano serão mantidas as celebrações da vida a cada dois meses, todos os meses pares. Além disso, todos os meses também terá momento de formação para os líderes, visitas domiciliares e acompanhamento especial às famílias, em caso de necessidade.

Foi empossada na manhã de ontem, a nova Secretária de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Iporã do Oeste. MARGLEI TREVISAN já atuava na prefeitura como diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo e agora assumiu oficialmente a pasta. Ela destaca que o cargo já existia na estrutura do Poder Público Municipal, porém, nos três anos de mandato da atual gestão, não havia sido ocupado. MARGLEI salienta que a Secretaria possui como foco não apenas o desenvolvimento urbano, mas também os setores produtivos, buscando estimular a economia local e promover novos projetos de fomento. A secretária destaca que pretende dar atenção especial para as demandas das empresas locais, com atenção voltada também para o turismo.

MARGLEI TREVISAN salienta que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo é responsável pelos programas de incentivo às empresas, a exemplo do Programa Empresa Mais, que no ano passado beneficiou 162 empresas com o pagamento dos juros dos financiamentos junto às instituições financeiras. Além disso, a secretária destaca a implantação da plataforma Iporã Mais Empregos, que nesse ano terá maior atenção. As capacitações também devem ter continuidade, visando aumentar o número de empresas locais que fornecem produtos e serviços ao Município. A pasta planeja ainda criar um Plano Anual de Compras para que as empresas saibam o período em que o Município realiza as aquisições. MARGLEI TREVISAN salienta que outro foco da Secretaria será ampliar o número de capacitações oferecidas aos Micro Empreendedores Individuais, através da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae.

O Setor de Tributos da Prefeitura de Iporã do Oeste iniciou a cobrança do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, relativo ao exercício de 2024. De acordo com o fiscal tributário, LEANDRO MAGNAGUAGNO, os carnês do imposto já foram finalizados e estão disponíveis nos canais de autoatendimento da prefeitura municipal. No total, foram lançados quatro mil e 24 carnês do IPTU neste ano, compreendendo todas as edificações, apartamentos, salas comerciais e lotes não edificados. O fiscal tributário explica que neste ano os valores tiveram correção de três vírgula nove por cento, de acordo com o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Com isso, a arrecadação em 2024 deve ser de dois milhões, 332 mil reais, um aumento de dez vírgula 54 por cento na comparação com o ano passado.

Os valores adicionados são relativos as novas construções e alguns terrenos desmembrados e registrados no ano passado. A explicação é do fiscal tributário da prefeitura de Iporã do Oeste, LEANDRO MAGNAGUAGNO. Ele chama atenção que neste ano a prefeitura não fará mais a impressão dos carnês, sendo que isso ficará sob responsabilidade de cada contribuinte. No entanto, será disponibilizada opção de pagamento via Pix, com geração do código no próprio site da prefeitura, que poderá ser escaneado para pagamento com qualquer aplicativo bancário, visto que todas as instituições financeiras estão habilitadas para o recebimento do IPTU.

LEANDRO MAGNAGUAGNO explica ainda que os recursos arrecadados com o IPTU são destinados para a Saúde, Educação, Programas Municipais e também para melhorias na Infraestrutura Urbana. O fiscal tributário salienta que para pagamento à vista, o prazo inicia neste sábado, 20 de janeiro e vai até 20 de fevereiro, com dez por cento de desconto e isenção das taxas de emissão do carnê. Após o dia 20 de fevereiro, o sistema será fechado e no dia primeiro de março, iniciam os pagamentos em cota única com dez por cento de desconto e ao mesmo tempo, será disponibilizada a opção de parcelamento em três vezes, com vencimentos nos dias 20 de abril, 20 de junho e 20 de agosto. LEANDRO MAGNAGUAGNO lembra que para acessar o sistema não é preciso senha, apenas o número do CPF ou CNPJ. Em caso de dúvidas, a orientação é para que os contribuintes procurem o Setor de Tributos, no horário de expediente da Prefeitura Municipal.

Um engavetamento envolvendo três veículos foi registrado na tarde desta sexta-feira, na Avenida Santa Helena, no centro de Descanso. De acordo com a Polícia Militar, o acidente envolveu dois carros e um furgão, sendo um Ford Ka, um Nissan Kicks e um furgão Peugeot Expert. Os veículos envolvidos tiveram danos consideráveis, mas ninguém ficou ferido. O trânsito fluiu em meia pista até a finalização dos procedimentos policiais e retirada dos veículos envolvidos da pista. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar de Descanso.

Uma caminhonete Toyota Hilux, furtada em Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, foi recuperada pela Polícia Militar na manhã de ontem, durante fiscalização na BR-282, no município de Paraíso. A abordagem fez parte da Operação Verão e ocorreu próximo à ponte Internacional. Durante uma barreira policial, os militares notaram que a Hilux tentou evitar a fiscalização. Com isso, a guarnição realizou a abordagem antes que o veículo chegasse na aduana, que faz divisa com a Argentina. Ao conferir os documentos, os policiais notaram inconsistências e ao verificar o chassi, constataram o registro de furto. O motorista, que apresentou um documento falso, afirmou que reside em Belo Horizonte e justificou que estava levando o carro para a Argentina por falta de dinheiro, já que receberia quatro mil reais pelo transporte. Ele foi detido e levado para a delegacia da Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.