ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 20/01/2020

GLOBO EM FOCO – 20/01/20

-BRASIL BLOQUEIA FRONTEIRA COM PARAGUAI APÓS FUGA DE PRESOS

-AO MENOS NOVE PESSOAS MORREM NAS ESTRADAS DE SC NO FINAL DE SEMANA

-SECRETÁRIO DA AGRICULTURA FAZ ALERTA SOBRE USO DE SILAGEM

-ITAPIRANGA TERÁ NOVO MUTIRÃO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

-MUNICÍPIO REGISTRA AUMENTO DE CONSTRUÇÕES PARA O AGRONEGÓCIO

-PRESIDENTE DA CÂMARA PROJETA BOM DIÁLOGO COM A OPOSIÇÃO

-LÍDER DO TRÁFICO DE COCAÍNA É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

-COLISÃO LATERAL DEIXA CINCO PESSOAS FERIDAS NA BR-163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva em pontos da região. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A ONG Oxfam divulgou nesta segunda-feira um relatório onde aponta que dois mil 153 bilionários têm mais dinheiro do que o total somado de 60 por cento da população do planeta. O documento destaca a concentração da riqueza em detrimento, sobretudo das mulheres, primeiras vítimas da desigualdade. O informe anual da Oxfam sobre as desigualdades mundiais é tradicionalmente publicado antes da abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, ponto de encontro da elite política e econômica global.

A China relatou neste domingo que 17 novos casos do misterioso vírus similar ao da Síndrome Respiratória Aguda Severa. O dado aumenta os temores diante das férias do Ano Novo Lunar da China, quando milhões de pessoas viajam pelo país. Esta nova cepa de coronavírus causou alarme, devido a sua semelhança com os sintomas da SARS. A síndrome matou quase 650 pessoas na China continental e em Hong Kong em 2002 e 2003. O vírus já infectou 62 pessoas. Há oito pacientes em estado grave, 19 curados que receberam alta do hospital, e o restante está sendo mantido em quarentena enquanto recebe tratamento. Duas pessoas morreram até agora pelo vírus.

O ex-ministro da Economia da Bolívia, LUIS ARCE foi escolhido ontem como candidato à presidência do país pelo partido de EVO MORALES, o Movimento ao Socialismo. O pleito está previsto para acontecer no dia três de maio. O companheiro de chapa de Arce é o ex-chanceler DAVID CHOQUEHUANCA. O anúncio foi feito pelo próprio EVO MORALES, durante entrevista coletiva em Buenos Aires. O ex-presidente está refugiado na capital argentina desde que renunciou ao cargo, em novembro do ano passado.

A chuva que atingiu a região Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira já deixa 415 pessoas fora de casa, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual às cinco horas da tarde deste domingo. Há registros de desabrigados e desalojados em Iconha, Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul. Seis mortes já foram confirmadas sendo três delas em Iconha e três em Alfredo Chaves. As buscas por desaparecidos continuam. Ao todo, 313 pessoas estão desalojadas, em Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul. 102 pessoas estão desabrigadas, nos municípios de Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

A apreensão dos candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou desde que o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB reconheceu no final de semana que houve inconsistências na correção dos gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Segundo WEINTRAUB, a falha ocorreu na transmissão das informações. Dessa forma, quem fez a prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse de outra cor. O desempenho no Enem é critério para concorrer no Sistema de Seleção Unificada que oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país. O período de inscrições foi mantido, começando amanhã se estendendo até a próxima sexta-feira.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, neste domingo o bloqueio da fronteira entre Brasil e Paraguai no trecho que corresponde ao Mato Grosso do Sul. Mais cedo, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça chegou a informar que a fronteira havia sido fechada, mas depois corrigiu a informação. O bloqueio é motivado pela fuga de 76 integrantes de uma facção brasileira que estavam na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na madrugada de domingo. A cidade fica na fronteira com a cidade de Ponta Porã. Segundo o governo paraguaio, há cidadãos dos dois países entre os fugitivos.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina, VLADIMIR ARTHUR é o novo representante de Santa Catarina na Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE. VLADIMIR tem 53 anos e é natural de Presidente Getúlio, no médio Vale do Itajaí. Ele é Graduado em Ciências Contábeis, tem especialização em Qualidade de Produtividade e é servidor de carreira da Universidade Federal de Santa Catarina. VLADIMIR Já foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e também preside o Conselho de Administração da Casan. Ele assume no lugar do ex-senador NEUTO DE CONTO que ficou oito anos e meio na função.

Entre as 37 praias de Florianópolis apontadas no relatório de balneabilidade que analisa as condições da água, Canasvierias, no Norte da Ilha é a menos indicada para banho de mar. Isso, porque, dos oito pontos que foram analisados pelo Instituto do Meio Ambiente, cinco apresentaram resultados negativos e são considerados impróprios para os banhistas. A coleta das amostras ocorreu entre os dias 13 e 15 de janeiro. Também no Norte da Ilha, a praia de Ponta das Canas aparece com resultados que inspiram atenção dos banhistas. Dos quatro pontos analisados, um único está próprio para banho. Jurerê, Jurerê Internacional e Daniela, estão próprias para banho. Na dos Ingleses há dois pontos impróprios.

Ao menos nove pessoas acabaram perdendo a vida nas estradas catarinenses nesse terceiro final de semana de 2020. Na manhã de sábado ainda dois motociclistas morreram. Já na noite de sábado e madrugada de domingo três pessoas morreram. Ontem, mais três mortes foram registradas. Os acidentes com vítimas fatais foram registrados nos municípios de Sul Brasil, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Florianópolis, Planalto Alegre, Rio do Sul, Lages e Gravatal.

Itapiranga terá novo mutirão de cirurgias ortopédicas. Dias 25, 26 e 27 de janeiro uma equipe profissional do litoral estará no Hospital Sagrada Família. Conforme o prefeito em exercício, médico FERNANDO GIRARDI, o projeto teve início em 2017 com foco principal em cirurgias de joelhos. Ele ressalta que ortopedistas do litoral de Santa Catarina permanecem vários dias no município para realizar consultas, cirurgias e avaliação pós operatório. Conforme GIRARDI, já foram 305 cirurgias contemplando vários municípios do Extremo Oeste, sendo 61 pacientes de Itapiranga. O médico explica que normalmente são 24 horas de internação e após ocorre a liberação com recomendações que devem ser seguidas. Os procedimentos correm via SUS, conforme lista de espera das Secretarias Municipais da Saúde no sistema SisREG.

Munirão de cirurgias ortopédicas apresenta resultado expressivo. Os problemas mais comuns são ruptura de ligamentos e lesões de meniscos considerados casos que afetam a qualidade de vida das pessoas. Conforme o médico FERNANDO GIRARDI, as parcerias viabilizam cirurgias gratuitas incluindo consulta, laudo, cirurgia e tratamento posterior. Municípios da região ainda disponibilizam o transporte. O prefeito em exercício de Itapiranga considera que o Hospital Sagrada Família possui boas condições para atender a demanda regional. Destaca ainda a realização de mutirão de cirurgias gerais. DE acordo com GIRARDI, este sistema já possibilitou 657 cirurgias abdominais, de hérnia, vesícula, ombro e otorrino. O médico reforça que o mutirão é a forma mais eficaz de reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde.

Desativação do scanner na Aduana de Cargas impactará na redução de 20% do movimento. A desativação do equipamento, prevista para acontecer nesta tarde, implicará em uma redução no número de caminhões que passam pelo local, isso porque o aparelho é o responsável pelo auxílio na fiscalização das cargas, principalmente das carnes congeladas ou refrigeradas. A interrupção no funcionamento do scanner se deve ao encerramento do contrato com a empresa que gerencia e que não será renovado devido a uma medida do governo federal que reduz a verba em 36 por cento. Conforme o delegado da alfândega, VALTER DURIGON, a medida não atinge somente Dionísio Cerqueira, pois são cinco aduanas afetadas pelo corte de verbas. Para evitar o impacto da desativação do scanner na fronteira, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira está mobilizadas para conseguir uma solução.

Alternativa para que não seja desativada a passagem das cargas congeladas ou refrigeradas pela aduana integrada seria a instalação de uma câmera fria. O delegado da alfandega em Dionísio Cerqueira, VALTER DURIGON, explica que o scanner viabilizava a fiscalização desse tipo de carga que é mais rigoroso. Lideranças estão fazendo um trabalho interno com o intuito de viabilizar essa instalação com investimentos conjuntos. No caso da câmara fria, de acordo com VALTER, a aduana deverá se adaptar às exigências do Ministério de Agricultura, dentre elas a existência de um local que cumpra com todas as regras sanitárias. Ele garantiu que mesmo com a desativação do scanner programada para hoje, as passagens das cargas congeladas de origem animal não serão interrompidas de forma imediata. Neste momento as empresas serão orientadas para que haja uma readequação nas suas rotas.

Próximo desafio do Conder é colocar em funcionamento a usina de asfalto. A afirmação é do presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, que reúne as 19 cidades do Extremo Oeste, GENÉSIO BRESCIANI. De acordo com ele, a organização dos municípios em um consórcio tem possibilitado economia por meio de processos licitatórios de medicamentos, de pneus, entre outros itens, de forma conjunta, além disso, a conquista de recursos. Exemplo disso é a viabilização de cerca de quatro milhões de reais para a implantação de uma usina de asfalto. A verba federal foi confirmada ainda em 2017 pelo Ministério da Integração Nacional. Uma parte dos equipamentos já foi licitada. Outra parte será comprada mediante processo licitatório que está em andamento. O presidente disse que a estimativa em torno de 30 a 40 por cento de economia dos recursos aplicados para novos asfaltamentos e também para a recuperação de outros trechos pavimentados nos municípios da região.

Secretário da Agricultura de São João do Oeste alerta para cuidados com o alto custo da silagem. Para GENÉSIO ANTON, as despesas elevadas desde o plantio a colheita exigem cuidados para evitar desperdício. Está sendo concluída a colheita de milho silagem da safra 2019-2020 na região. Algumas análise remetem para a necessidade do máximo de cuidados nos investimentos. O alto custo das horas máquinas é algo que precisa ser observado. Segundo o vice-prefeito e secretário da Agricultura de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, o aumento no preço do serviço de máquinas chega até 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Isso eleva o custo ao produtor rural que precisa compensar no aumento de produção. Já a qualidade da colheita correspondeu à expectativa. ANTON observa que a produção de silagem exige maior número de máquinas e a troca de serviços entre vizinhos contribui para a redução de custos.

O secretário da Agricultura de São João do Oeste questiona a viabilidade de grande quantidade de reserva de silagem para até um ano e meio. GENÉSIO ANTON diz que é muito dinheiro embaixo da lona por longo período. Valores que poderiam estar aplicados e rendendo juros oufazer parte do giro financeiro na propriedade. O secretário da Agricultura de São João do Oeste comenta ainda sobre registro de dificuldades no abastecimento de água devido a reserva limitada. Conforme ANTON, dados mostram que animais de alta produtividade consomem grande volume de água. Nos últimos 10 anos ocorreu aumento de até 40 por de consumo de água por animal. Em propriedades de grande produção o consumo de água e expressivo.

Programa de incentivo à produção com terraplenagem registra números expressivos em Itapiranga. Município paga até 50 dos serviços em propriedades agrícolas com limite máximo de 14 mil reais. De acordo com o assessor de programas da Secretaria da Agricultura, EDGAR HICKMANN, a demanda ocorre para a construção de aviários, chiqueiros, Free-Stall e Compost barn. Ele diz que é um importante auxilio para o produtor rural que estiver investindo em sua atividade. Destaca que são empreendedores que incrementam o movimento econômico do município. HICKMANN ressalta que é um programa específico para construções rurais visando a produção agropecuária e não da direito para edificações de residências. O assessor de programas lembra que o encaminhamento deve ser feito na secretaria da Agricultura com informações detalhadas sobre documentação e encaminhamentos antes de realizar a terraplenagem para não perder o benefício.

Subsídios da prefeitura para empreendimento rurais se justificam pela importância e o reflexo positivo que possuem em outros setores como na indústria e comércio local. Conforme o assessor de programas da Secretaria da Agricultura, EDGAR HICKMANN, acessos também precisam ser analisados e possui outro auxilio por parte da prefeitura. Devido o tamanhão dos empreendimento é preciso observar melhorias em acessos e pátios . O assessor de programas da Secretaria da Agricultura, diz que a projeção é otimista nas parcerias das agroindústrias para projetos na suinocultura e avicultura. EDGAR HICKMANN é bastante otimista para o crescimento no setor. No ano passado 85 produtores foram contemplados com quase 500 mil reais. Este ano deve ser superado meio milhão de reais no incentivo a terraplenagem.

Presidente da câmara de vereadores de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA adota um discurso moderado para o trabalho que vai exercer em 2020. Ele projeta tranquilidade no legislativo e sem grandes novidades. Destaca que a câmara possui orçamento superior a um milhão e 800 mil reais e os vereadores precisam ter responsabilidade em suas funções para justificar este investimento de recursos públicos. Observa que sua função será de coordenar a parte administrativa da casa para que o trabalho legislativo atinja seu objetivo em prol da população. SIQUEIRA diz que sua meta é proporcionar espaço para o debate, e oportunidades para todos os vereadores desempenharem suas funções. Ressalta que foi eleito vereador como oposição e se mantém nesta condição, porém sem problemas no diálogo com o executivo.

Segundo o presidente da câmara, ele ainda não teve conversa formal com o prefeito JORGE WELTER, mas projeta encontro nos próximos dias para estabelecer prioridades. Reforça a necessidade de desempenhar trabalho com responsabilidade, sem causar entraves a projetos que contemplam a população. ALEXANDRE SIQUEIRA considera que é preciso mostrar a importância e a necessidade do legislativo como poder independente . O presidente chama atenção que muitas vezes ocorrem ações insignificantes como o interesse em provar a transparência e trabalho correto, sendo que isso é uma obrigação de qualquer servidor público. ALEXANDRE SIQUEIRA confia na implantação de políticas públicas de interesse da sociedade como um todo. O presidente fará pequenas adequações na estrutura física e administrativa e de servidores da câmara.

PM recupera veículo furtado e prende suspeito em Dionísio Cerqueira. Uma ocorrência de furto de veículo mobilizou as equipes da Polícia Militar na noite de sábado depois do furto de um Corsa no Bairro Peperi Guaçu. Logo após a comunicação dos fatos as equipes se mobilizaram e repassaram as informações as guarnições da região. Durante as buscas, por volta das 22h20, uma das equipes realizava rondas no Bairro Três Fronteiras, momento em que foi visualizado um carro com as mesmas características repassadas. Procedida a abordagem foi constatado que se tratava do veículo furtado minutos antes. O condutor o qual recebeu voz de prisão e o carro foi recolhido ao pátio para ser devolvido ao proprietário.

Líder do tráfico de cocaína é preso pela Polícia Civil durante Operação Peacemakers. Na sexta-feira, em Iraí, RS, foi preso o suspeito de liderar o comércio de cocaína "peruana" na cidade de Palmitos e região. A investigação já prendeu oito traficantes, apreendeu três veículos, três pistolas, dois mil reais em espécie e cerca de 80 buchas de cocaína. A investigação continua com o objetivo de prender o líder de grupo rival, também responsável pelo tráfico de drogas e armas no bairro Progresso, em Palmitos, que está foragido.

Homem é preso após tentativa de roubo em Barra do Guarita. A Brigada Militar de Barra do Guarita foi acionada próximo ao meio dia de sábado por populares que flagraram um homem, em tentativa de furto em um mercado no centro da cidade. Com o indivíduo, os policiais militares encontraram uma réplica de arma de fogo. O preso foi conduzido até a Delegacia de Polícia. Outros objetos provenientes de outros roubos, que teriam sido praticados pelo mesmo homem, foram recuperados. Ele foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos onde permanece a disposição da justiça.

Operação indicia 14 pessoas por falsidade ideológica e fraude em exames toxicológicos. A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu a primeira fase da investigação denominada “Operação Falso Negativo” na qual se investigava a suspeita de venda de exames toxicológicos fraudados. Por meio de técnicas especiais de investigação, a Polícia Civil conseguiu desmantelar um esquema criminoso de venda de exames toxicológicos fraudados que eram feitos por um laboratório de Cunha Porã e tinha como principais clientes caminhoneiros que, com base na Lei necessitam realizar exame toxicológico com amplo tempo de detecção. A investigação identificou dezenas de motoristas que tiveram o resultado dos exames toxicológicos aprovados pelo laboratório investigado o qual encaminhava material biológico de terceiros para análise e falsificava a assinatura do interessado que sequer comparecia ao laboratório.

Veículo com placas de Guaraciaba se envolve em acidente na BR-282. Uma pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito por volta das 12h30 deste domingo, na BR 282, proximidades da ponte do Rio Chapecó, entre Nova Erechim e Nova Itaberaba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi uma saída de pista seguida de tombamento e choque em árvores. No veículo, um Hyundai Sonata emplacado em Guaraciaba, estavam três pessoas. O motorista, um empresário da cidade, identificado pelas iniciais M./K, teve ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital. Uma mulher e uma criança não se feriram. Os envolvidos retornavam de Itapema, no litoral catarinense, quando o acidente teria acontecido.

Queda de moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 14 horas deste sábado, na rua José Bernardi, bairro São Gotardo, proximidades da entrada para a Pedreira. Segundo a própria Polícia Militar, o condutor seguia sentido ao Hospital Regional quando na curva acabou caindo sozinho de moto. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez os curativos necessários, imobilização da vítima e conduziu até o Regional, com apenas escoriações pelo corpo. A PM fez os levantamentos e o registro em Boletim de Ocorrência.

Criança fica ferida em acidente com bicicleta. Foi por volta das 18 horas e 45 minutos de sábado, no cruzamento das Ruas Prefeito Adelino Manghini com a Fiorelo Verona, no Bairro Salete, em Dionísio Cerqueira. Segundo as informações de moradores, o menino seguia em uma bicicleta pela rua Fiorelo Verona, sendo que ao chegar ao cruzamento houve a colisão com um Corolla que seguia pela Rua Prefeito Adelino Mangini. Como consequência do acidente o menino sofreu escoriações e um ferimento na boca. A equipe do Corpo de Bombeiros e Samu foi acionada e atendeu a vítima, que foi encaminhada ao hospital municipal para atendimento médico. A Polícia Militar realizou o registro da ocorrência.

Atropelamento de cachorro deixa mulher ferida em SMOeste. Um atropelamento de cachorro deixou uma mulher ferida neste sábado, 18, por volta das 19h, na rodovia Leolino Baldissera em São Miguel do Oeste. Segundo informações de populares, uma mulher que conduzia uma HondaBiz, sentido centro da cidade, foi surpreendida pelo cachorro que atravessou a rua e ocorreu a colisão. Com o impacto, a mulher caiu na pista e teve ferimentos pelo corpo precisando assim do atendimento dos bombeiros. Ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital Regional em estado estável. Como o cachorro foi atingido na cabeça, ele ficou ao lado da via e não resistiu aos ferimentos.

Colisão lateral deixa cinco pessoas feridas na BR-163. O acidente foi registrado na noite deste domingo, 19, por volta das 22 na linha Chaparral, em Guaraciaba. A colisão envolveu uma camionete S10 de Guaraciaba e um Golf, com placas de Guarujá do Sul. Conforme informações colhidas pela reportagem, a camionete era ocupada por um casal e duas crianças e o carro tinha apenas o motorista como ocupante. Todos os envolvidos foram atendidos pelo corpo de bombeiros de Guaraciaba. As vítimas receberam primeiros socorros e foram encaminhas ao Hospital São Lucas. Segundo a PRF os dois veículos faziam o mesmo sentido, SJCedro a Guaraciaba, quando a S10 fez uma manobra para sair da rodovia, momento que o condutor do golfe colidiu na lateral.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.