ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 20/01/2020

O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva em pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima deve ficar acima dos 30 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A ONG Oxfam divulgou nesta segunda-feira um relatório onde aponta que dois mil 153 bilionários têm mais dinheiro do que o total somado de 60 por cento da população do planeta. O documento destaca a concentração da riqueza em detrimento, sobretudo das mulheres, primeiras vítimas da desigualdade. O informe anual da Oxfam sobre as desigualdades mundiais é tradicionalmente publicado antes da abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, ponto de encontro da elite política e econômica global.

A China relatou neste domingo que 17 novos casos do misterioso vírus similar ao da Síndrome Respiratória Aguda Severa. O dado aumenta os temores diante das férias do Ano Novo Lunar da China, quando milhões de pessoas viajam pelo país. Esta nova cepa de coronavírus causou alarme, devido a sua semelhança com os sintomas da SARS. A síndrome matou quase 650 pessoas na China continental e em Hong Kong em 2002 e 2003. O vírus já infectou 62 pessoas. Há oito pacientes em estado grave, 19 curados que receberam alta do hospital, e o restante está sendo mantido em quarentena enquanto recebe tratamento. Duas pessoas morreram até agora pelo vírus.

O ex-ministro da Economia da Bolívia, LUIS ARCE foi escolhido ontem como candidato à presidência do país pelo partido de EVO MORALES, o Movimento ao Socialismo. O pleito está previsto para acontecer no dia três de maio. O companheiro de chapa de Arce é o ex-chanceler DAVID CHOQUEHUANCA. O anúncio foi feito pelo próprio EVO MORALES, durante entrevista coletiva em Buenos Aires. O ex-presidente está refugiado na capital argentina desde que renunciou ao cargo, em novembro do ano passado.

A chuva que atingiu a região Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira já deixa 415 pessoas fora de casa, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual às cinco horas da tarde deste domingo. Há registros de desabrigados e desalojados em Iconha, Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul. Seis mortes já foram confirmadas sendo três delas em Iconha e três em Alfredo Chaves. As buscas por desaparecidos continuam. Ao todo, 313 pessoas estão desalojadas, em Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul. 102 pessoas estão desabrigadas, nos municípios de Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

A apreensão dos candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou desde que o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB reconheceu no final de semana que houve inconsistências na correção dos gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Segundo WEINTRAUB, a falha ocorreu na transmissão das informações. Dessa forma, quem fez a prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse de outra cor. O desempenho no Enem é critério para concorrer no Sistema de Seleção Unificada que oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país. O período de inscrições foi mantido, começando amanhã se estendendo até a próxima sexta-feira.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, neste domingo o bloqueio da fronteira entre Brasil e Paraguai no trecho que corresponde ao Mato Grosso do Sul. Mais cedo, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça chegou a informar que a fronteira havia sido fechada, mas depois corrigiu a informação. O bloqueio é motivado pela fuga de 76 integrantes de uma facção brasileira que estavam na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na madrugada de domingo. A cidade fica na fronteira com a cidade de Ponta Porã. Segundo o governo paraguaio, há cidadãos dos dois países entre os fugitivos.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina, VLADIMIR ARTHUR é o novo representante de Santa Catarina na Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE. VLADIMIR tem 53 anos e é natural de Presidente Getúlio, no médio Vale do Itajaí. Ele é Graduado em Ciências Contábeis, tem especialização em Qualidade de Produtividade e é servidor de carreira da Universidade Federal de Santa Catarina. VLADIMIR Já foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e também preside o Conselho de Administração da Casan. Ele assume no lugar do ex-senador NEUTO DE CONTO que ficou oito anos e meio na função.

Entre as 37 praias de Florianópolis apontadas no relatório de balneabilidade que analisa as condições da água, Canasvierias, no Norte da Ilha é a menos indicada para banho de mar. Isso, porque, dos oito pontos que foram analisados pelo Instituto do Meio Ambiente, cinco apresentaram resultados negativos e são considerados impróprios para os banhistas. A coleta das amostras ocorreu entre os dias 13 e 15 de janeiro. Também no Norte da Ilha, a praia de Ponta das Canas aparece com resultados que inspiram atenção dos banhistas. Dos quatro pontos analisados, um único está próprio para banho. Jurerê, Jurerê Internacional e Daniela, estão próprias para banho. Na dos Ingleses há dois pontos impróprios.

Ao menos nove pessoas acabaram perdendo a vida nas estradas catarinenses nesse terceiro final de semana de 2020. Na manhã de sábado ainda dois motociclistas morreram. Já na noite de sábado e madrugada de domingo três pessoas morreram. Ontem, mais três mortes foram registradas. Os acidentes com vítimas fatais foram registrados nos municípios de Sul Brasil, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Florianópolis, Planalto Alegre, Rio do Sul, Lages e Gravatal.

Equipe técnica da Apae inicia atividades de 2020. CAROLINE BATISTELLA – assistente social da escola especial de Campo Erê, relata que desde o dia 13, a equipe está na Apae, organizando e fazendo todo o planejamento para esse ano. Nesse período também, apesar de ser de férias, as profissionais estão fazendo atendimento aos alunos matriculados na escola. Frisa que antes do fim das aulas no ano passado, foi encaminhado para os pais, um bilhete, contendo o dia e horário de atendimento de cada técnico, agora no início de 2020. Nesse período explica CAROL, o pai é responsável por levar a criança até Apae e aguardar o atendimento que dura em média 30 minutos por profissional.

Vários são os assuntos que precisam ser resolvidos antes do início das aulas. A manifestação é CAROLINE BATISTELA da Apae de Campo Erê. De acordo com ela, o seu trabalho como assistente social é com acompanhamento a família, por isso nesse mês está na Apae para fazer atualização de documentos e da carteirinha do passe livre. Esse atendimento é na terça e quarta-feira, o dia todo, e na quinta-feira somente a tarde.

Janeiro é o mês das renovações das notas do bloco de produtor rural.

LUIZ CARLOS NEGRI – técnico em atividade econômica responsável pelo setor de blocos em São Bernardino, chama atenção dos produtores para não perder o prazo de renovação, que vai até dia 31. A renovação, explica, LUIZ, são daquelas notas que foram retiradas em 2019, e não foram utilizadas. Para que o agricultor possa utilizar as notas que sobraram no ano passado, precisam renovar.

Produtor que não renovar as notas perdem o direito de utilizar nesse ano. LUIZ CARLOS NEGRI, explica que elas tem validade até dia 31 de janeiro, depois disso, se não forem renovadas, não podem mais ser usadas. Outra questão que devem ficar atentos, é a prestação de contas de acontece a cada sessenta dias. Em São Bernardino, NEGRI, observa que os produtores tem feito seu papel, e comparecido no setor para tirar as notas de produtor, também para renovar e fazer a prestação de contas.

Casan passa por melhorias para oferecer água de maior qualidade. A informação é do gerente local em Campo Erê ARENOR WAGNER. Segundo ele, ainda em 2019, a equipe fez a limpeza dos reservatórios, e agora a limpeza da Câmera de Contato, que é o ponto de saída de tratamento de água da Casan. Explica que assim como nas residências em que as caixas de água precisam ser limpas a cada seis meses, na Casan não é diferente, e esse processo também ocorre regularmente.

Casan faz limpeza dos reservatórios da cidade e loteamento da Daas. WAGNER, comenta que agora nos próximos dias acontece mais uma etapa da limpeza nesses locais. Durante esse procedimento, explica o gerente, é feita coleta de amostras de água para verificar a qualidade. Depois do processo concluído é feita nova coleta para atestar o controle e qualidade.

Pesquisa quer identificar perfil de usuários dos aeroportos de Pato Branco e Chapecó. Ação é desenvolvida pela Acislo – Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste. Segundo o gerente executivo da entidade GILBERTO WOLFARTH, objetivo é identificar o perfil e as demandas dos usuários de linhas aéreas que residem no município. A pesquisa lançada pela Acislo é online. A intenção é coletar informações para subsidiar as administrações aeroportuárias de Chapecó e Pato Branco no pleito de novas linhas áreas. De acordo com o gerente, a pesquisa contribuirá para a elaboração de um perfil de usuários.

Não é solicitada nenhuma informação de identificação na pesquisa para identificar perfil de usuários dos aeroportos de Pato Branco e Chapecó. BETO, explica que Acislo pede que as pessoas respondam com fidelidade, para realmente expressar a realidade do município frente a essa questão. O gerente frisa que a proposta é coletar em torno de 600 respostas. Reforça que com a pesquisa o município vai mostrar às administrações aeroportuárias de Chapecó e Pato Branco quais são as demandas de São Lourenço do Oeste.

Sociedade em geral e empresários utilizam muito aeroportos e ainda há alguns gargalos. A ideia é melhorar as deficiências e proporcionar um melhor atendimento. Como é eletrônica, a pesquisa foi disparada via grupos de aplicativo celular, e-mail e redes sociais. De forma objetiva, a pesquisa busca saber, faixa etária, ocupação, faixa salarial mensal, frequência que utiliza o transporte aéreo, motivos pelo qual utiliza o transporte aéreo, qual aeroporto utiliza, quais destino que voa com maior frequência, destinos que gostaria que tivessem nos aeroportos de Chapecó e Pato Branco, horários de decolagem e chegadas.

Agricultura de Saltinho sofre com a falta de água. Segundo ALAÉRCIO PELENTIR – secretário da pasta no município, a última chuva, embora não tenha sido suficiente para subir o nível dos reservatórios, foi muito importante para os agricultores, principalmente aqueles que já estavam sentindo o efeito da estiagem nas pastagens.

Depósito de água volta a suprir demanda do município. O secretário salienta que a água retornou aos reservatórios, tornando possível a retirada de cerca de 16 mil litros de água por dia, que são repartidos entre as famílias que necessitam, assim não sendo mais necessário se deslocar a Campo Erê para pegar água. Para os agricultores que necessitam de mais água que a que já é disponibilizada pela prefeitura, TATO diz que ainda é possível entrar em contato com a Casan para fazer o pedido, gerar um boletoe comprar uma carga, que a prefeitura se encarrega do transporte.

Acanor tem novo presidente para 2020. CLEONIR DE LIMA, vereador de Novo Horizonte foi eleito para assumir os trabalhos da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina, relata que vai dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado pelo vereador de Palma Sola CLAIR MUNARO. Apesar de ser um ano de eleições, a ideia diz LIMA, é dar andamento aos projetos e melhorar cada vez mais as Câmaras associadas a Acanor.

Por dois anos fez parte da diretoria e agora assume a presidência da Acanor. CLEONIR DE LIMA, diz que a experiência valeu para agora desenvolver um bom trabalho junto a entidade. Comenta que juntamente com o secretário executivo da Acanor EDERSON HERMANN, vai definir a data do primeiro encontro do ano, bem como o planejamento das ações para 2020.

Protesto pela revitalização da SC-305 ultrapassa duas mil e 400 assinaturas. Os manifestantes se organizaram mais uma vez na tarde de sábado, e foram até a comunidade de Três Voltas, interior de São Lourenço do Oeste, para chamar atenção pela causa. Segundo JAQUELINE OZELAME uma das organizadoras do ato, as assinaturas para o abaixo-assinado que será entregue em mãos ao governador CARLOS MOISÉS no fim de fevereiro, estão sendo recolhidas de forma física e também online.

Novo protesto deverá ser realizado no sábado. JAQUELINE adianta que para o dia 25, agora de janeiro, querem fazer uma mobilização. A ideia é apenas chamar atenção e buscar um número maior de assinaturas para o abaixo assinado. Segundo a organizadora, o grupo pretende chegar a pelo menos cinco mil assinaturas.

Cresce o aparecimento de animais peçonhentos na região. DIEGO CIQUELERO – cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê, relata que o frequente aparecimento desses animais se dá devido ás altas temperaturas que a região enfrenta nessa época do ano. Além do desiquilíbrio ambiental também é dos fatores que favorece o aparecimento desse tipo de animal, principalmente de cobras. Ele cita que medidas podem ser tomadas para evitar a manifestação desses animais. Evitar acumulo de lixo e entulhos nos arredores das casas; manter jardins e terrenos baldios limpos; depositar lixo em sacos plásticos e fechar bem; vedar aberturas de casas que possam ser passagem para algum bicho.

Animais são importantes para manter o equilíbrio ecológico. CIQUELERO cabo do Corpo de Bombeiros, destaca que muitos dos animais peçonhentos são utilizados para o controle de pragas e insetos. Por isso, é preciso respeitar, mas ter os cuidados básicos, pois eles só vão atacar se se sentirem ameaçados. Caso alguém seja picado por animal, deve ficar atento para alguns cuidados de primeiro socorro, como: lavar bem o local com água e sabão, manter a vítimaem repouso absoluto; remover anéis, pulseiras e correntes; elevar o membro que sofreu a picada. Se possível levar o animal que picou a vítima junto para o pronto socorro, ou pelo menos tentar identificar qual animal a picou.

Polícia apreende mercadoria contrabandeada. A Polícia Militar abordou no sábado, em Saltinho, um ônibus vindo do Paraguai com diversos sacoleiros. Durante revista foram encontradas oito sacolas contendo eletrônicos e alguns pacotes de cigarro, todos sem o devido desembaraço aduaneiro. As mercadorias pertenciam a cinco passageiros. Eles disseram aos policiais que compraram no Paraguai, e estavam levando até Chapecó para revender. Foi feita apreensão da mercadoria, e encaminhada a Receita federal de Dionísio Cerqueira.

Caminhão tomba e deixa motorista e menina de dez anos feridos. Foi no início da noite de ontem na rodovia PR-280, em Vitorino. Foi um Mercedes-Benz emplacado em Novo Horizonte, conduzido por um homem de 29 anos. Junto com ele estava uma passageira de 10 anos. Os dois sofreram ferimentos leves e foram atendidos pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros. O veículo transportava tabuas de madeira que ficaram espalhadas as margens da rodovia.

Patrão de CGT morre em colisão. Um acidente na manhã de ontem deixou um homem morto. O fato foi por volta das 6 horas, na SC-470, município de Sul Brasil. A colisão foi frontal, e envolveu um caminhão Volvo com placas de Maringá, e uma Parati emplacada em Chapecó. O motorista da Parati, PAULO SILVEIRA de 32 anos, ficou preso ás ferragens. Os bombeiros retiraram o corpo e deixaram o local aos cuidados da Polícia Militar. PAULO era patrão do CTG Modelo da Tradição, e também filho do comunicador DIRCEU SILVEIRA, da Modelo FM.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.