ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 20.01.20

-BRASIL BLOQUEIA FRONTEIRA COM PARAGUAI APÓS FUGA DE PRESOS
-AO MENOS NOVE PESSOAS MORREM NAS ESTRADAS DE SC NO FINAL DE SEMANA
-CONSTRUÇÃO DO CTG MATE AMARGO ESTÁ EM RITMO ACELERADO
-EXAMES DE MAMOGRAFIA PASSAM A SER REALIZADOS EM CEDRO
-PROPRIETÁRIOS DEVEM FICAR ATENTOS PARA O PAGAMENTO DO IPVA
-EXPERIMENTO NO CULTIVO DE OLIVEIRAS NÃO REGISTRA O RESULTADO ESPERADO
-DESATIVAÇÃO DE SCANNER NA ADUANA IMPACTARÁ NA REDUÇÃO NO MOVIMENTO
-EX-PREFEITO, VEREADORA E EMPRESÁRIO SÃO CONDENADOS POR IMPROBIDADE
-DUAS CASAS SÃO DESTRUÍDAS POR INCÊNDIOS NA FRONTEIRA
-COLISÃO LATERAL NA BR-163 DEIXA CINCO FERIDOS

O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva em pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima deve ficar acima dos 30 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A ONG Oxfam divulgou nesta segunda-feira um relatório onde aponta que dois mil 153 bilionários têm mais dinheiro do que o total somado de 60 por cento da população do planeta. O documento destaca a concentração da riqueza em detrimento, sobretudo das mulheres, primeiras vítimas da desigualdade. O informe anual da Oxfam sobre as desigualdades mundiais é tradicionalmente publicado antes da abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, ponto de encontro da elite política e econômica global.

A China relatou neste domingo que 17 novos casos do misterioso vírus similar ao da Síndrome Respiratória Aguda Severa. O dado aumenta os temores diante das férias do Ano Novo Lunar da China, quando milhões de pessoas viajam pelo país. Esta nova cepa de coronavírus causou alarme, devido a sua semelhança com os sintomas da SARS. A síndrome matou quase 650 pessoas na China continental e em Hong Kong em 2002 e 2003. O vírus já infectou 62 pessoas. Há oito pacientes em estado grave, 19 curados que receberam alta do hospital, e o restante está sendo mantido em quarentena enquanto recebe tratamento. Duas pessoas morreram até agora pelo vírus.

O ex-ministro da Economia da Bolívia, LUIS ARCE foi escolhido ontem como candidato à presidência do país pelo partido de EVO MORALES, o Movimento ao Socialismo. O pleito está previsto para acontecer no dia três de maio. O companheiro de chapa de Arce é o ex-chanceler DAVID CHOQUEHUANCA. O anúncio foi feito pelo próprio EVO MORALES, durante entrevista coletiva em Buenos Aires. O ex-presidente está refugiado na capital argentina desde que renunciou ao cargo, em novembro do ano passado.

A chuva que atingiu a região Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira já deixa 415 pessoas fora de casa, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual às cinco horas da tarde deste domingo. Há registros de desabrigados e desalojados em Iconha, Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul. Seis mortes já foram confirmadas sendo três delas em Iconha e três em Alfredo Chaves. As buscas por desaparecidos continuam. Ao todo, 313 pessoas estão desalojadas, em Vargem Alta, Anchieta e Rio Novo do Sul. 102 pessoas estão desabrigadas, nos municípios de Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

A apreensão dos candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou desde que o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB reconheceu no final de semana que houve inconsistências na correção dos gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Segundo WEINTRAUB, a falha ocorreu na transmissão das informações. Dessa forma, quem fez a prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse de outra cor. O desempenho no Enem é critério para concorrer no Sistema de Seleção Unificada que oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país. O período de inscrições foi mantido, começando amanhã se estendendo até a próxima sexta-feira.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, neste domingo o bloqueio da fronteira entre Brasil e Paraguai no trecho que corresponde ao Mato Grosso do Sul. Mais cedo, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça chegou a informar que a fronteira havia sido fechada, mas depois corrigiu a informação. O bloqueio é motivado pela fuga de 76 integrantes de uma facção brasileira que estavam na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na madrugada de domingo. A cidade fica na fronteira com a cidade de Ponta Porã. Segundo o governo paraguaio, há cidadãos dos dois países entre os fugitivos.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina, VLADIMIR ARTHUR é o novo representante de Santa Catarina na Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE. VLADIMIR tem 53 anos e é natural de Presidente Getúlio, no médio Vale do Itajaí. Ele é Graduado em Ciências Contábeis, tem especialização em Qualidade de Produtividade e é servidor de carreira da Universidade Federal de Santa Catarina. VLADIMIR Já foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e também preside o Conselho de Administração da Casan. Ele assume no lugar do ex-senador NEUTO DE CONTO que ficou oito anos e meio na função.

Entre as 37 praias de Florianópolis apontadas no relatório de balneabilidade que analisa as condições da água, Canasvieiras, no Norte da Ilha é a menos indicada para banho de mar. Isso, porque, dos oito pontos que foram analisados pelo Instituto do Meio Ambiente, cinco apresentaram resultados negativos e são considerados impróprios para os banhistas. A coleta das amostras ocorreu entre os dias 13 e 15 de janeiro. Também no Norte da Ilha, a praia de Ponta das Canas aparece com resultados que inspiram atenção dos banhistas. Dos quatro pontos analisados, um único está próprio para banho. Jurerê, Jurerê Internacional e Daniela, estão próprias. Na dos Ingleses há dois pontos impróprios.

Ao menos nove pessoas acabaram perdendo a vida nas estradas catarinenses nesse terceiro final de semana de 2020. Na manhã de sábado ainda dois motociclistas morreram. Já na noite de sábado e madrugada de domingo três pessoas morreram. Ontem, mais três mortes foram registradas. Os acidentes com vítimas fatais foram registrados nos municípios de Sul Brasil, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Florianópolis, Planalto Alegre, Rio do Sul, Lages e Gravatal.

Construção da nova sede do CTG Mate Amargo está em ritmo acelerado. A informação é da coordenadora de danças, CASSIA DOS SANTOS. Ela esteve no Cedro Entrevista na sexta-feira e detalhou que a construção contará com cerca de 1.500 metros quadrados, com uma pista de pista de dança de 297 metros quadrados, além de espaço pra 106 mesas fixas com bancos, bilheteria, banheiros adaptados, palco, copa, cozinha, camarim e um espaço para fogo de chão. Ela lembra para fazer o projeto da nova sede, a equipe da administração juntamente com membros do CTG visitaram vários CTGs da região. CASSIA salienta que esta nova estrutura vai atender mais de 70 crianças, adolescentes e adultos que hoje fazem parte das invernadas Artísticas da entidade, além de suas famílias e comunidade em geral. Serão investidos mais de um milhão de reais com recursos próprios do Município. A nova sede está sendo construída nas proximidades do campo do módulo esportivo, aos fundos da antiga sede.

Sicoob realiza evento com Apaes do Extremo Oeste hoje. Conforme o presidente, EDEMAR FRONCHETTI, a cooperativa de crédito realizou nesta manhã um encontro com diretores e presidentes das onze escolas especiais da região e convidados para renovação de uma parceria. Ele detalha que o projeto prevê repasse de dez reais por aluno matriculado em cada entidade. O recursos é livre para uso da escola em custeio de despesas. O presidente comentou que sempre houve ajuda em projetos nas escolas, mas, desde 2019 o objetivo foi valorizar todas da mesma forma e fixa. Ele afirmou que o Sicoob São Miguel reforça seu compromisso com o desenvolvimento social, melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Durante o ano passado o montante depositado para as onze Apaes chegou a 80 mil reais. A intenção do encontro foi repassar informações sobre o programa e renovar a parceria.

Exames de Mamografia passam a ser realizados em São José do Cedro. Segundo a diretora do hospital, MONICA CONTON DE TOLEDO, por meio de uma contratação da administração com a Associação Beneficente Hospitalar Cedro, a partir desta semana os exames passam a ser realizados na entidade. Ela destaca que esta era uma reivindicação antiga da comunidade, já que as mulheres precisavam se deslocar a outros municípios para a realização do exame pelo SUS. A diretora citou ainda a credibilidade. Já o secretário da saúde, FERNANDO WILL também citou que isso gerava custos adicionais ao município, mas acima de tudo, transtorno e desconforto para quem precisa do procedimento. Ao todo serão ofertadas 40 autorizações por mês. Os procedimentos serão realizados pelo técnico responsável. Os encaminhamentos serão feitos pelos médicos através da fila de regulação. A mamografia é uma espécie de raios X das mamas. É um exame importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Município contabiliza mais de dez mil emplacamentos. Conforme o despachante, CRISTYAN ANDRE MACHADO, SJCedro possui aproximadamente 10.600 veículos emplacados. Apenas de veículos particulares, ou seja, carros e motos, este número chega a 9.416 veículos. Além disso, são cerca mil veículos de aluguel. Ele esclarece que nesse caso são veículos com a placa vermelha e enquadram os cadastros de táxis, caminhões, carretas e alguns outros casos específicos. Há ainda 77 que pertencem as estruturas do executivo e legislativo, considerados como “carros oficiais”. MACHADO percebe que em 2019 houve aumento de aproximadamente 15 por cento no emplacamento de carros novos em Cedro. Lembrou que todos esse volume de veículos precisa quitar os débitos com o IPVA.

Proprietários devem ficar atentos sobre prazo do pagamento do IPVA. O despachante, CHRISTYAN MACHADO, lembra que neste mês ocorre o pagamento do imposto para os veículos com placas com o final um. Ele lembra que até o dia dez era possível parcelar em até três vezes, mas, ainda há prazo até final de janeiro para a quitação em cota única. O despachante destaca que essa regularização é necessária para evitar problemas com notificações e multas. Ele explica que na fiscalização existe a cobrança pelo documento atualizado e caso existe o débito, o proprietário terá que pagar multa. Esclarece que quem não quitar o imposto de um ano para o outro automaticamente entra em dívida ativa com o estado de Santa Catarina. MACHADO revela que a cada ano existe aumento devido o aumento da frota.

Secretaria da agricultura auxilia na silagem de aproximadamente 20 propriedades. A estimativa é do responsável pelo setor em Guarujá do Sul, JULIO DELLA FLORA. Ele explica que a partir da implantação do sistema de bônus houve redução nos pedidos feitos ao poder público. Grande parte terceiriza o serviço e após comprovação com notas recebe o incentivo através de bônus agrícola depositado em conta. O secretário afirma que além do bom volume, a qualidade do produto será melhor do que esperado. DELLA FLORA afirma que são cerca de 15 a 20 propriedades atendidas com maquinário e funcionários da prefeitura. Lembra que a estiagem interferiu no plantio do milho e muitos agricultores atrasaram o trabalho. Por isso a colheita deve seguir próximos meses.

Experimento no cultivo de oliveiras na região não registra o resultado esperado. O produtor de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON é um dos pioneiros na atividade que iniciou após uma tese de mestrado. A proposta era encontrar uma atividade que pudesse ser usada no lugar da cultura do fumo e que desse o mesmo lucro aos agricultores. Ele justificou que a troca é devido aos danos que o fumo pode trazer a saúde, e na contrapartida os benefícios das azeitonas e do óleo de oliva. O produtor revela que iniciou o plantio com um pequeno pomar com cinco variedades cultivadas. Houve produção, porém, em pequena quantidade. Ele avalia que a atividade gerou expectativa, no entanto, depende também de um longo período para que a árvore deem frutos. O clima dos últimos anos, com pouco frio, também pode ter interferido nos resultados. O local foi acompanhando por técnicos. DORIGON revela que nesta fase ainda estão sendo colhidos dados sobre a lucratividade e produtividade. Conforme ele, existe um mercado grande para venda. O objetivo, porém, é encontrar a espécie adequada.

Construção do centro de idosos de Princesa deve iniciar ainda neste mês. A previsão é do secretário da Administração, CLAUDINEI MORSCH. Conforme ele, nesta semana ocorrem as obras de preparação do terreno como o deslocamento de rede d´água que havia no local e a terraplenagem. O serviço ocorre em parceria entre o setor de obras e Samae. O secretário revela que o objetivo é incentivar o começo da construção ainda neste mês por parte da construtora. O prazo é de seis meses. NEI afirma que o local será voltado as atividades da terceira idade, com encontros, matinés, jogos, entre outros.

Desativação do scanner na Aduana de Cargas impactará na redução de 20% do movimento. A desativação do equipamento, prevista para acontecer nesta tarde, implicará em uma redução no número de caminhões que passam pelo local, isso porque o aparelho é o responsável pelo auxílio na fiscalização das cargas, principalmente das carnes congeladas ou refrigeradas. A interrupção no funcionamento do scanner se deve ao encerramento do contrato com a empresa que gerencia e que não será renovado devido a uma medida do governo federal que reduz a verba em 36 por cento. Conforme o delegado da alfândega, VALTER DURIGON, a medida não atinge somente Dionísio Cerqueira, pois são cinco aduanas terrestres afetadas pelo corte de verbas. Para evitar o impacto da desativação do scanner na fronteira, tanto internamente na Receita Federal, como as autoridades de Dionísio e Barracão, através do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, estão mobilizadas para conseguir uma alternativa.

Alternativa para que não seja desativada a passagem das cargas congeladas ou refrigeradas pela aduana integrada seria a instalação de uma câmera fria. O delegado da alfandega em Dionísio Cerqueira, VALTER DURIGON, explica que o scanner viabilizava a fiscalização desse tipo de carga que é mais rigoroso, tendo em vista ser de origem animal. Uma alternativa que vem sendo estudada e avaliada é a instalação de uma câmara fria. Para isso as lideranças estão fazendo um trabalho interno com o intuito de viabilizar essa instalação com investimentos conjuntos. No caso da câmara fria, de acordo com VALTER, a aduana deverá se adaptar às exigências do Ministério de Agricultura, dentre elas a existência de um local que cumpra com todas as regras sanitárias. Ele garantiu que mesmo com a desativação do scanner programada para hoje, as passagens das cargas congeladas de origem animal não serão interrompidas de forma imediata. Neste momento as empresas serão orientadas para que haja uma readequação nas suas rotas.

A juíza de SMOeste, LETÍCIA RODEGHERI julgou parcialmente procedente a ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público contra a vereadora MARIA TEREZA CAPRA, o ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA e o empresário MARCELO ALBERTO. A publicação condena ao ressarcimento do dano aos cofres públicos no valor de 27 mil reais. A condenação dos réus se dá com base no fato da dispensa de licitação para a contratação de shows pela prefeitura nos anos de 2011 e 2012. O documento tem 46 páginas e condena a empresa MARCELO ALBERTO ME, o próprio empresário, além de NELSON ao ressarcimento integral do dano correspondente a 11 mil reais. Ambos terão que pagar também multa. A ex-secretária de Cultura e atual vereadora, MARIA TEREZA CAPRA também foi condenada ao pagamento de uma multa civil de27 mil. No despacho, a magistrada também proíbe os réus de contratarem com o poder público ou receberem benefícios fiscais por 10 anos.

A juíza, LETÍCIA BONDANESE RODEGHERI também suspendeu os direitos políticos de todos os réus no processo. O empresário MARCELO LUIZ ALBERTO está inelegível pelo prazo de oito anos. NELSON FOSS DA SILVA e MARIA TEREZA CAPRA foram condenados à perda dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. A juíza decidiu ainda que MARCELO ALBERTO e sua empresa, além de MARILEI LINKS terão que pagar solidariamente o pagamento das custas processuais. A reportagem buscou a resposta dos réus. MARIA TEREZA disse que está em viagem no Rio Grande do Sul e ainda não foi informada sobre a decisão. O empresário MARCELO ALBERTO também disse que não foi informado ainda, porém adiantou que vai recorrer da decisão. Já o ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA não atendeu as ligações.

PM recupera veículo furtado e prende suspeito em Dionísio Cerqueira. Uma ocorrência de furto de veículo mobilizou as equipes da Polícia Militar na noite de sábado depois do furto de um Corsa no Bairro Peperi Guaçu. Logo após a comunicação dos fatos as equipes se mobilizaram e repassaram as informações as guarnições da região.Durante as buscas, por volta das 22h20, uma das equipes realizava rondas no Bairro Três Fronteiras, momento em que foi visualizado um carro com as mesmas características repassadas. Procedida a abordagem foi constatado que se tratava do veículo furtado minutos antes. O condutor o qual recebeu voz de prisão e o carro foi recolhido ao pátio para ser devolvido ao proprietário.

Residência é destruída por incêndio em Dionísio Cerqueira. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta de 22h deste sábado, para se deslocar até a rua Sabino Sangalli, Bairro Três Fronteiras para combate às chamas que atingiam uma casa.No local foi constatado que uma moradia estava tomada pelas chamas, sendo que imediato foi iniciado o combate do fogo, priorizando o resfriamento de duas residência próximas. Em seguida foi dado combate direto ao sinistro.De acordo com os bombeiros a construção de aproximadamente 50 metros quadrados, de madeira, foi totalmente consumida pelas chamas, juntamente com todos os móveis da família como fogão, mesa, cadeiras, sofá, televisores, camas, roupas, geladeiras e demais utensílios.Segundo com o proprietário, um homem de 65 anos, o incêndio teria iniciado em um quarto, mas com causa desconhecida. Foram utilizados cerca de 9 mil litros de água para o combate das chamas e rescaldo.

Residência é completamente destruída por incêndio no interior de Barracão. A segunda ocorrência ocorreu também no sábado por volta das 23 horas, na Linha Alto Alegre. No local uma residência mista com aproximadamente 80 metros quadrados de dois pavimentos foi completamente consumida pelas chamas, bem como todos os pertences do proprietário, um homem de 31. De acordo com o pai da vítima, pouco antes das chamas tomarem a estrutura, foi possível retirar do local um trator e um veículo, sendo que os demais pertences foram todos queimados. Houve demora no atendimento dos bombeiros, pois a equipe estava empenhada em outra ocorrência de incêndio no Bairro Três Fronteiras, necessitando reabastecer os caminhões antes de deslocar para o sinistro. Segundo os bombeiros foram gastos 5 mil litros de água para o rescaldo.

Veículo com placas de Guaraciaba se envolve em acidente na BR-282. Uma pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito por volta das 12h30 deste domingo, na BR 282, proximidades da ponte do Rio Chapecó, entre Nova Erechim e Nova Itaberaba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi uma saída de pista seguida de tombamento e choque em árvores. No veículo, um Hyundai Sonata emplacado em Guaraciaba, estavam três pessoas. O motorista, um empresário da cidade, identificado pelas iniciais M.K, teve ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital. Uma mulher e uma criança não se feriram. Os envolvidos retornavam de Itapema, no litoral catarinense, quando o acidente teria acontecido.

Queda de moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 14h deste sábado, 18, na rua José Bernardi, bairro São Gotardo, proximidades da entrada para a Pedreira. Segundo a própria Polícia Militar, o condutor seguia sentido ao Hospital Regional quando na curva acabou caindo sozinho de moto. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez os curativos necessários, imobilização da vítima e conduziu até o Regional, com apenas escoriações pelo corpo. A PM fez os levantamentos e o registro em Boletim de Ocorrência.

Criança fica ferida em acidente com bicicleta. Foi por volta das 18 horas e 45 minutos de sábado, no cruzamento das Ruas Prefeito Adelino Manghini com a Fiorelo Verona, no Bairro Salete, em Dionísio Cerqueira. Segundo as informações de moradores, o menino seguia em uma bicicleta pela rua Fiorelo Verona, sendo que ao chegar ao cruzamento houve a colisão com um Corolla que seguia pela Rua Prefeito Adelino Mangini. Como consequência do acidente o menino sofreu escoriações e um ferimento na boca. A equipe do Corpo de Bombeiros e Samu foi acionada e atendeu a vítima, que foi encaminhada ao hospital municipal para atendimento médico.A Polícia Militar realizou o registro da ocorrência.

Atropelamento de cachorro deixa mulher ferida em SMOeste. Um atropelamento de cachorro deixou uma mulher ferida neste sábado, 18, por volta das 19h, na rodovia Leolino Baldissera em São Miguel do Oeste. Segundo informações de populares, uma mulher que conduzia uma HondaBiz, sentido centro da cidade, foi surpreendida pelo cachorro que atravessou a rua e ocorreu a colisão. Com o impacto, a mulher caiu na pista e teve ferimentos pelo corpo precisando assim do atendimento dos bombeiros. Ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital Regional em estado estável. Como o cachorro foi atingido na cabeça, ele ficou ao lado da via e não resistiu aos ferimentos.

Colisão lateral deixa cinco pessoas feridas na BR-163. O acidente foi registrado na noite deste domingo, por volta das 22 horas, na linha Chaparral, em Guaraciaba. A colisão envolveu uma camionete S10 de Guaraciaba e um Golf, com placas de Guarujá do Sul. Conforme informações colhidas pela reportagem, a camionete era ocupada por um casal e duas crianças e o carro tinha apenas o motorista como ocupante. Todos os envolvidos foram atendidos pelo corpo de bombeiros de Guaraciaba. As vítimas receberam primeiros socorros e foram encaminhas ao Hospital São Lucas. Segundo a PRF os dois veículos faziam o mesmo sentido, SJCedro a Guaraciaba, quando a S10 fez uma manobra para sair da rodovia, momento que o condutor do Golf colidiu na lateral.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.