ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 19-12-2018 Quarta-Feira

-PF APREENDE 300 MIL EM DINHEIRO NO APARTAMENTO DE KASSAB

-TRE REJEITA AS CONTAS DE OITO POLÍTICOS ELEITOS NO ESTADO

-DOIS LOTEAMENTOS ESTÃO EM FASE DE REGULARIZAÇÃO NO PERÍMETRO URBANO DE TUNÁPOLIS

-COMERCIO DE MONDAÍ ORGANIZA SORTEIO DE PRÊMIOS DA CAMPANHA DE NATAL

-ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES TERÁ HORÁRIO ESPECIAL DE ATENDIMENTO FINAL DO ANO

-DELEGACIA ENCAMINHA CREDENCIAIS PARA VAGAS DE ESTACIONAMENTO

-POLÍCIA ALERTA SOBRE CUIDADOS ANTES E DURANTE A VIAGEM PARA EVITAR ACIDENTES

-PRESO CONDENADO POR CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta terça-feira que o país poderia "facilmente" criar e instalar mísseis de médio alcance em bases terrestres caso os Estados Unidos deixem o tratado sobre armas nucleares firmado entre em 1987 entre os EUA e a então União Soviética. Os Estados Unidos haviam acusado a Rússia de desobedecer o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário assinado por Washington e Moscou ainda na Guerra Fria. Os norte-americanos ameaçaram deixar o acordo a não ser que a Rússia voltasse a respeitá-lo.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ordenou, nesta terça-feira, a criação de um novo comando militar que será encarregado das operações espaciais. A nova estrutura fará parte do Pentágono. A criação deste comando parece ser um passo adicional na direção do estabelecimento de um novo braço do Exército americano que TRUMP deseja criar, a Força Espacial.


O presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, pediu nesta terça-feira a "restituição da democracia" na Venezuela. Ele disse que a democracia no país foi destruída no "processo eleitoral fraudulento" que reelegeu NICOLÁS MADURO naquele país. A declaração foi dita durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. A Argentina assumirá a presidência rotativa do bloco, do qual a Venezuela está suspensa desde 2017.


A Polícia Federal apreendeu 300 mil reais em dinheiro no apartamento do ministro da Ciência e Tecnologia, GILBERTO KASSAB do PSD na manhã desta quarta-feira. Imóveis do político e do irmão dele, RENATO KASSAB, são alvos de mandados de busca expedidos pelo STF. As ações decorrem do inquérito que KASSAB responde no supremo por suspeita de pagamentos irregulares de 58 milhões a ele e ao PSD, partido que ele fundou. Desse total, segundo a Procuradoria-Geral da República, 30 milhões foram repassados por meio de uma mesada de 350 mil mensais paga entre 2010 e 2016, em troca de uma "eventual influência política futura em demandas de interesse da JBS". KASSAB negou as acusações e disse que "não há nada que macule" sua imagem.


O futuro secretário da Receita Federal, MARCOS CINTRA, disse nesta terça-feira que a proposta de mudar o chamado Sistema S faz parte de uma série de medidas para diminuir os custos das empresas e gerar mais empregos. O futuro ministro da Economia passou o dia em Brasília em reuniões e não falou com os jornalistas, mas na segunda-feira PAULO GUEDES foi enfático ao afirmar que “tem que meter a faca no Sistema S também”. A Confederação Nacional da Indústria afirma que a redução nas contribuições pode resultar em um corte de mais de um milhão de vagas em cursos profissionais do Sesi e do Senai.


O Conselho Nacional de Justiça aprovou, nesta terça-feira, auxílio-moradia de até quatro mil 377 reais, por meio de ressarcimento, para magistrados de todo o país que preencham uma série de requisitos. Como os conselheiros já haviam recebido a minuta de resolução com antecedência, não houve debate e a aprovação demorou cerca de um minuto. Segundo cálculos preliminares do CNJ, a expectativa é que apenas um por cento dos juízes do país receba o benefício considerando as regras mais restritas. Conforme a resolução aprovada, o juiz terá direito ao benefício quando não houver imóvel funcional à disposição ou ele ou o cônjuge não tiverem imóvel na comarca onde atuar.


A Universidade Federal de Santa Catarina se manteve com a sétima melhor nota do país no Índice Geral de Cursos entre as instituições públicas de ensino superior, mesma posição de 2016. A avaliação foi divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A UFSC é a melhor colocada do Estado e a única catarinense entre as 34 instituições brasileiras com conceito máximo na avaliação, a nota cinco. Os dados são de 2017.


O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina rejeitou as contas de campanha de oito políticos eleitos para o mandato de 2018. Foram cinco deputados estaduais, um deputado federal e um senador. Apenas quatro tiveram as contas aprovadas, contra 47 aprovadas com ressalvas. Pelas irregularidades, três políticos tiveram como condenação devolver valores ao Tesouro Nacional: o deputado estadual eleito NAZARENO MARTINS do PSB,120 mil, o senador eleito ESPERIDIÃO AMIN do PP que terá que devolver 23 mil e 400 e o deputado estadual eleito IVAN NAATZ do PV, dois mil e 700. Aos demais, apenas foi feita a constatação da irregularidade, sem prévia punição. São eles os deputados estaduais eleitos ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL, JESSÉ LOPES do PSL, LUCIANE CARMINATTI do PT e RICARDO ALBA do PSL, bem como o deputado federal do RODRIGO COELHO.


O governador eleito CARLOS MOISÉS DA SILVA do PSL foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral, ao lado da vice, DANIELA REINEHR no final da tarde de ontem. Em um breve discurso, agradeceu o apoio da família - já incluindo pedido de desculpas por eventuais e inevitáveis ausências que ocorrerão nos próximos anos - e dos eleitores catarinenses. Ele destacou a necessidade de avanços na saúde, educação e segurança pública e prometeu o enxugamento da máquina pública. MOISÉS disse que honesta, séria, eficiente, trabalhadora são marcas da gente catarinense e têm que ser as marcas do Estado.


-DOIS LOTEAMENTOS ESTÃO EM FASE DE REGULARIZAÇÃO NO PERÍMETRO URBANO DE TUNÁPOLIS

-COMERCIO DE MONDAÍ ORGANIZA SORTEIO DE PRÊMIOS DA CAMPANHA DE NATAL

-ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES TERÁ HORÁRIO ESPECIAL DE ATENDIMENTO FINAL DO ANO

-DELEGACIA ENCAMINHA CREDENCIAIS PARA VAGAS DE ESTACIONAMENTO


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Mondaí estará de recesso a partir do dia 21. O atendimento será retomado no dia dois de janeiro. Conforme o presidente do sindicato, FLÁVIO ZANG, nesta reta final de ano a entidade está revisando as anuidades para garantir que os trabalhos iniciem normalmente em 2019. Ele comenta que até o mês de março será mantido o valor promocional da anuidade, e após isso haverá um reajuste. FLÁVIO ZANG também orienta os agricultores para que deixem em dia a documentação da sua propriedade. Em relação ao INCRA o presidente lembra que o pagamento pode ser feito em qualquer mês do ano. Ele afirma que 2018 foi um ano sem muitas novidades na habitação rural e compra de terra, e a expectativa é do anúncio de melhorias a partir do próximo ano. FLAVIO ZANG participou na ultima semana da plenária da Fetraf em Jaguaruna, para o planejamento dos sindicatos para 2019.


SENAR encerra capacitações para o ano. As atividades serão retomadas dia 14 de janeiro. A assistente administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, que representa o SENAR na região, MÁIRA SCHMIDT, destaca que os cursos para este ano foram encerrados no dia 14, somando mais de 100 capacitações disponibilizadas aos cinco municípios da região. Ela explica que a maior demanda foram as capacitações na área leiteira, seguido dos cursos de embutidos, e de produção de conserva e confeitaria. MAÍRA lembra que as capacitações são gratuitas, e são desenvolvidos por meio da demanda apresentada aos sindicatos e setor social dos municípios. Apesar das dificuldades que os setores rotineiramente passam, como é o caso do leite, a assistente administrativa comenta que as capacitações vem tendo boa participação e considera importante os produtores se capacitarem e se aperfeiçoarem cada vez mais na atividade.


São João do Oeste pede maior colaboração da população no combate aos mosquitos transmissores de doenças. A fiscal da vigilância sanitária e a agente de combate a endemias realizaram vistorias nos cemitérios de todas as comunidades do município. Antes do dia dos Finados, o setor havia expedido um comunicado com orientações, para que cada comunidade procurasse manter a organização e a limpeza dos cemitérios, para evitar criadouros dos mosquitos transmissores de doenças. Nas vistorias as fiscais constataram diversas irregularidades. A orientação é que a população verifique nos túmulos dos entes queridos se há algo em desacordo, como colocar vasos com enfeites e plásticos que acumulem água. Os vasos devem estar furados e sem pratinhos. O setor alerta ainda que poderá haver punição as pessoas se identificado o descumprimento destas normas.


A regularização dos açudes, destinados à produção de peixes, e que foram construídos em áreas de preservação permanente é o principal objetivo do Projeto de Lei aprovado pela assembleia. A proposta, do poder executivo, inclui na Lei Estadual da Piscicultura a possibilidade da prática dessa atividade econômica nas APPs, como já está previsto nos Código Florestal Brasileiro, Código Estadual do Meio Ambiente e também na legislação sobre a proteção da vegetação nativa. O relator da matéria, deputado PADRE PEDRO BALDISSERA, disse que o objetivo da lei é garantir segurança jurídica para os piscicultores. Para o deputado a aprovação do projeto que regulamenta a abertura de açudes em áreas de APPs é importante para a agricultura familiar, pois regulamenta a situação ambiental de milhares de agricultores. Ele disse que, além de resolver a questão legal de açudes que já estão produzindo, a lei pode estimular o crescimento da piscicultura catarinense.


Cerca de 95 por cento das instalações voltadas à piscicultura estão em áreas de preservação permanente, o que tem levado os produtores a serem autuados pelos órgãos de fiscalização ambiental. O comentário é do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, AIRTON SPIES. Ele explicou que esse quadro resulta em processos de crimes ambientais por falta de licenciamento. Em Santa Catarina, conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, há 31 mil 480 piscicultores, sendo 28 mil 750 são amadores. Dados da Epagri apontam que o Estado é o quarto maior produtor de peixes de água doce no Brasil.


Produtores e indústrias precisam de adequações para atender exigências na qualidade do leite. Conforme o secretário Estadual da Agricultura, AIRTON SPIES, o Ministério da Agricultura anunciou novas portarias 76 e 77 que definem novo padrão de qualidade de leite cru em nível de produtor e indústria. Elas substituem as Normativas 51 e 62 sobre contagem de células somáticas, temperatura do leite e condição que o produto chega na indústria. Segundo SPIES, são normativas mais realistas, mas que forçam o setor a avançar na qualidade com assistência técnica aos produtores e análises de laboratórios com profissionalização em todas as etapas da produção de leite. Medidas visam garantir qualidade e competitividade no mercado internacional.


Desafio na produção de leite é vender para o mercado externo como acontece com frango e suíno. O secretário estadual da Agricultura, AIRTON SPIES diz que é preciso evoluir na qualidade e segurança alimentar. Para o produtor a mudança mais significativa é o compromisso da indústria em ajudar na qualidade do leite. Alerta que também terá maior exigência e com punições. O produtor que em três meses seguidos não atender a qualidade o leite não poderá mais vender, mesmo trocando de empresa. AIRTON SPIES reconhece que ainda é preciso ajustes nas políticas públicas, parcerias com as indústrias e capacitação da mão de obra. De acordo com o secretário, as alterações são necessárias para o leite produzido no Brasil ganhar espaço em outros países.


Redução no custo de produção do leite também depende da quantidade. Conforme o secretário estadual da agricultura, AIRTON SPIES, a escala de produção no Brasil é muito pequena e com isso o custo acaba sendo elevado. Cita que a mão de obra e até máquinas usadas na ordenha, além do transporte, necessita de maior produção, tecnologia e organização. SPIES explica que a cadeia produtiva precisa ter o produtor que cuida da criação de novilhas, outro das vacas secas, produção de silagem, feno, pré-secado e outros tipos de alimentação, além da propriedade destinada para ordenha. AIRTON SPIES diz que podem ser pequenas propriedades, mas atuando de forma organizada em uma cadeia com logística de alimentação, criação, ordenha e transporte.


SELMIRA SCHWENGBER deixa secretaria de educação de Iporã do Oeste. Após dois anos a frente da pasta, hoje será o último dia como secretária de educação. SELMIRA explica que assumir esta importante secretaria e manter o alto nível de educação do município foi um desafio, e a sua saída se deve por questões particulares e pelo desejo de voltar a lecionar. A secretária cita entre as ações nestes dois anos em que esteve à frente da educação, o investimento na formação continuada, as melhorias realizadas em todas as escolas da rede municipal, a implantação do pagamento automático da lei do piso no mês de janeiro para os professores, a regulamentação e reorganização do transporte escolar, o monitoramento do plano municipal de educação, a redução na folha de pagamento dos profissionais e a implantação do diário online. SELMIRA afirma que o nome do novo secretário está sendo definido pela administração.


VALDIR GRASEL, popular Kim, do MDB é o novo presidente do legislativo de São João do Oeste. Ele substitui CORNÉLIO SCHNEIDER, também do MDB e presidente em 2018. A Câmara de Vereadores de São João do Oeste realizou ontem a noite a última sessão ordinária do ano. Por unanimidade, Kim foi eleito presidente da mesa diretora para 2019. Acordo entre os vereadores definiu todos os cargos por nove votos a zero e todos os eleitos são da bancada de oposição. Vice-presidente, HERTA FLACH, primeiro secretário ERNI JUVER e segundo secretário, EGIDIO SIMON, o Chidi.


Vereadores de São João do Oeste deixam para o próximo ano projetos do executivo. Em sessão de pouco mais de uma hora, na noite de ontem dois vereadores pediram vistas a projetos e adiaram a votação para 2019. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, CORNÉLIO SCHNEIDER, ficou para o próximo ano o estatuto do servidor e também alterações no setor de água e esgoto. SCHNEIDER chama atenção que o projeto que gerou polêmica na Lei Orçamentária Anual foi o remanejamento de 100 mil reais da cultura para a atenção básica a saúde visando melhorar o atendimento a população no Centro Municipal de Saúde.


Dois loteamentos estão em fase de regularização no perímetro urbano de Tunápolis. Recentemente o legislativo de Tunápolis aprovou a regularização de mais um loteamento de proprietários particulares. De acordo com o prefeito RENATO PAULATA, os tramites para regularização de loteamentos são demorados e muitas vezes levam anos. O prefeito destaca que dois loteamentos estão nos termos finais no registro de imóveis para que os proprietários possam comercializar os lotes incluídos no perímetro urbano. Ele cita que o loteamento de ERNA SCHNEIDER e URBANO REMPEL fica próximo ao hospital, na saída para linha São José. PAULATA destaca também o loteamento aprovado na saída para linha Raigão, da família de JOEL SPIES, com lotes a disposição para comercialização.


O prefeito enfatiza que a maior burocracia na criação de um loteamento é o desmembramento da área de terra que ainda não é incluída no perímetro urbano, e que por isso, precisa passar pelo processo de urbanização. RENATO PAULATA comenta que outra exigência é oferecer a infraestrutura necessária para dividir os lotes e a partir disso iniciar a comercialização. O prefeito enfatiza que atualmente não há uma disponibilidade grande de lotes residenciais, e a vantagem da criação dos novos loteamentos é a concorrência que é promovida beneficiando principalmente famílias de menor poder aquisitivo. Com a disponibilidade de terrenos o valor de cada lote se torna mais alto. PAULATA destaca que, ainda em relação aos lotes, o município já tem beneficiado a instalação de uma empresa de choperia, e outra área foi destinada para instalação de uma fabrica de ração bovina, o que está na fase de licenciamento ambiental.


Comercio de Mondaí organiza sorteio de prêmios da campanha do quinto Natal Fantástico. Conforme o presidente da associação comercial e industrial de Mondaí, ANTONINHO CASARIN, o objetivo da campanha é incentivar a população a fazer suas compras de final de ano no comércio local. Ele cita que este ano serão distribuídos mais de 37 mil reais em prêmios. São 50 prêmios de 500 reais cada, totalizando 25 mil reais em vales-compras nas 50 lojas que participam da campanha. Os três maiores prêmios são um notebook, uma televisão de 43 polegadas e uma moto Yamaha 150. O sorteio será dia 31, na Área de Lazer, junto com a programação do show da virada. ANTONINHO CASARIN lembra que no período de final do ano o horário de atendimento nas lojas foi estendido até as 16 horas, com atendimento também nos sábados a tarde e horário diferenciado nas vésperas de Natal e ano novo.


O presidente da associação comercial e industrial de Mondaí defende as compras no comércio local como um fator importante no incremento da economia do município. ANTONINHO CASARIN afirma que as lojas estão bem estruturadas e com grande diversidade para agradar a todos os gostos. Ele avalia que não há necessidade das pessoas realizarem suas compras fora do município, porque o comércio local oferece o que o consumidor procura. ANTONINHO CASARIN encerra o seu mandato como presidente neste final de ano. Entre as ações realizadas no seu mandato, o presidente cita a mudança da associação para a nova sede. O evento de inauguração será no dia 28. O novo espaço terá auditório com capacidade para 30 lugares, permitindo a realização de capacitações e palestras. Em 2019 assume a presidência da ACIM/CDL o empresário LEANDRO FIGLESKI.


Associação dos feirantes terá horário especial de atendimento neste final do ano. A presidente da associação dos hortifrutigranjeiros de Iporã do Oeste, CÉLIA SCHROEDER, comenta que como as datas do Natal e do ano novo este ano são em terça-feira, a feira foi antecipada para segunda-feira, dia 24, das oito e 30 às 11 horas. O mesmo horário será adotado para o dia 31 de dezembro. Já nas quartas-feiras dias, dias 26 de dezembro e dois de janeiro, quando normalmente ocorre a feira, não haverá atendimento. A associação também irá sortear no dia 31 cinco cestas com produtos dos feirantes. Concorrem todos os clientes que fizerem compras em dezembro. CÉLIA avalia que o ano foi produtivo, e os agricultores aprenderam a lidar com as diferenças climáticas que por muitas vezes interferem no resultado da produção.


A associação, que completou 14 anos de atividades no município no mês de setembro, conta com 11 feirantes associados. A presidente comenta que os feirantes são famílias do município que se dedicam a produção de verduras e legumes diversos, frutas, polpa e panificados, além de chás e plantas medicinais que são disponibilizadas na época de colheita. CÉLIA lembra que todos os produtores priorizam a produção o mais orgânica possível. Além da venda na sede da feira, em frente à gráfica LL, nas quartas-feiras antes da noite e sábados de manhã, os feirantes atendem também restaurantes do município. A presidente enfatiza que os feirantes mantém uma estabilidade nos preços praticados, o que ela avalia ser um diferencial importante na manutenção de clientes fieis nestes mais de 14 anos.


Idosos e portadores de necessidades especiais podem se credenciar para vagas de estacionamento. O vice-prefeito e presidente do Conselho das Cidades de Iporã do Oeste, ALEXANDRE RUSCHEINSKY, explica que estão sendo identificados alguns locais no perímetro urbano para pintura das vagas destinadas a idosos e portadores de necessidades especiais. Ele lembra que também é necessário que as pessoas que tenham direito a este benefício providenciem o credenciamento e recebam o documento que as torna aptas a usar as vagas no município ou em qualquer cidade do país. ALEXANDRE RUSCHEINSKY destaca que em Iporã do Oeste as credenciais estão sendo emitidas pela delegacia. Pela época de final de ano e o atendimento de plantão na delegacia o presidente do conselho orienta que sejam encaminhadas ainda este ano as credenciais apenas pelas pessoas que tiverem necessidade.


Para encaminhar a credencial de estacionamento os idosos devem apresentar na delegacia o documento de identidade e o comprovante de residência e para os portadores de necessidades especiais é exigido ainda um atestado que comprove a dificuldade de locomoção. A credencial vale também para portadores de necessidades especiais que não dirigem, mas que tem o auxílio de algum familiar. O presidente do Conselho das Cidades de Iporã do Oeste lembra que assim que as vagas forem demarcadas nas cidades, os carros dos proprietários com as credenciais devem estar identificados, caso contrário estarão sujeitos a multa e remoção do veículo. ALEXANDRE RUSCHEINSKY lembra que assim que tiver a credencial, os veículos habilitados podem usar as vagas especiais sem correr o risco de serem autuados.


-POLÍCIA ALERTA SOBRE CUIDADOS ANTES E DURANTE A VIAGEM PARA EVITAR ACIDENTES

-PRESO CONDENADO POR CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO


Operação Regresso resulta na prisão de mais um envolvido por tráfico de drogas. Conforme o coordenador da Divisão de Investigação Criminal de SMOeste, WESLEY ANDRADE, a prisão se tornou possível em razão de buscas e da investigação realizadas nos últimos dias, em complemento à operação que culminou na prisão de cinco integrantes de uma associação criminosa atuante no Extremo Oeste. Ele explica que com base em documentos produzidos pela equipe de investigação, a Polícia Civil solicitou a decretação de prisão preventiva do suspeito e de busca e apreensão, deferida pelo Poder Judiciário após parecer favorável do Ministério Público. O suspeito foi encaminhado para a Unidade Prisional.


Jovem é flagrado com drogas pela PM no centro de Descanso. Por volta das quatro horas e 30 minutos da madrugada de ontem, a Polícia Militar de Descanso abordou dois homens que transitavam em atitude suspeita pela Avenida Martin Piaseski. Com um deles, de 18 anos, foi encontrado um cigarro de maconha escondido dentro de uma carteira de cigarros. O material foi apreendido para ser submetido à perícia técnica. O jovem flagrado com a droga foi compromissado à comparecer em audiência junto ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Descanso, a fim de serem impostas as sanções previstas na legislação vigente.


Polícia Militar prende três homens por tráfico de drogas em SMOeste. A prisão ocorreu na manhã de ontem, no bairro São Gotardo, próximo a pedreira. Ao se aproximar da mata a PM sentiu forte odor de maconha, e ao entrar na área avistou três homens fumando, fracionando e embalando a maconha em pedaços de sacola plástica. No momento em que visualizaram a guarnição, os envolvidos tentaram se desfazer da droga e fugir. Eles foram abordados e entraram em uma residência, e outros dois em uma rua perto do local. O Canil Setorial prestou auxílio com o cão Axel, que localizou em dois quartos vários pedaços plásticos que continham forte odor e farelos de droga e 165 reais e 38 buchas de maconha na mata. Os autores tentaram jogar o entorpecente dentro de um córrego. Os homens foram presos e a droga e os materiais apreendidos.


Polícia Civil de Itapiranga prende homem por violência doméstica. Conforme a delegada DAIANA DA LUZ, a prisão ocorreu na tarde de ontem no interior do município. Os policiais cumpriram mandado de prisão preventiva de um homem de 54 anos por violência doméstica contra a ex-companheira. A delegada informa que a vítima já havia registrado diversos boletins de ocorrência na Delegacia de Itapiranga devido a agressões do ex-companheiro por crimes que envolvem violência doméstica contra mulher. O homem também descumpriu medidas protetivas. O preso foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


Polícia alerta sobre cuidados antes e durante a viagem para evitar acidentes. O alerta se deve em função do período do ano em que aumenta o fluxo de veículos nas rodovias e consequentemente de ocorrências causadas principalmente pela falta de planejamento e de atenção dos motoristas. Conforme o comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, Major EVANDRO VIEIRA, o fluxo intenso exige redobrar os cuidados. Ele lembra que pequenas atitudes dos motoristas contribuem para evitar transtornos. Já por parte da polícia, o trabalho será reforçado por meio de operações nas rodovias, com o objetivo de coibir infrações e se necessário punir os infratores. O major afirma que é importante repassar algumas dicas de segurança relacionadas ao planejamento, a manutenção do veículo, os cuidados aos dirigir e os números de emergência que podem ser acionados caso seja necessário.


O Major orienta que antes de viajar, o motorista planeje a rota, conheça os trechos, verifique a situação das estradas e mantenha a calma para chegar ao destino. Outro aspecto importante é realizar uma checagem completa do veículo, verificar o funcionamento dos equipamentos obrigatórios como sinalização, pneus e cinto de segurança. Além disso, não esquecer documentos, como a CNH, documentos pessoais de quem for viajar e documentos do próprio veículo. O comandante chama atenção para as orientações rotineiras, mas importantes, de não ingerir bebida alcoólica, usar o cinto de segurança ou a cadeirinha, manter os faróis ligados, respeitar à sinalização e os limites de velocidade, manter a distância correta entre os veículos e não esquecer de usar os equipamentos de sinalização para evitar acidentes. A PMR pode ser acionada pelo 198, a PRF nas rodovias federais pelo 191 e os bombeiros pelo 190.


Condenado por crimes contra o patrimônio em municípios da região é preso pela Polícia Civil. Nesta terça-feira, Policiais Civis do Setor de Investigação Criminal de Maravilha cumpriram um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Campo Erê em desfavor de um homem com 39 anos, natural de Maravilha. Ele foi localizado no interior de um veículo enquanto transitava pela Avenida Maravilha, no bairro Madalozzo. O mandado de prisão refere-se a sentença condenatória pelos crimes de roubo qualificado e vários crimes de receptação. Ele já possui 23 ocorrências policiais onde figura como autor e suspeito, a maioria por roubo, furto, receptação, posse ilegal de arma de fogo e desacato. Também possui passagens nas cidades de Campo Erê, Bom Jesus do Oeste, Saltinho, Iraceminha e Maravilha, onde responde por diversos processos criminais. O preso foi conduzido a Unidade Prisional de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.