ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 19/11/2018

-HADDAD DECLARA AO TSE DÍVIDA DE QUASE QUATRO MILHÕES NA CAMPANHA
-SANTA CATARINA TEM CERCA DE MIL E 300 VAGAS DE EMPREGO EM ABERTO
-PLANO DE EDUCAÇÃO PASSA POR MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
-ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DO “NATAL FELIZ” DE PALMA SOLA É TRANSFERIDA
-ACIDENTES DE TRABALHO NO MEIO RURAL PREOCUPAM SINDICATOS
-PROCON ORIENTA CONSUMIDORES SOBRE COMPRAS PROMOCIONAIS DE FINAL DE ANO
-EMPRESA FARÁ REPARO EM MAIS DE 40 LÂMPADAS DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE PRINCESA
-REAJUSTE ENCARECE NOVAMENTE O PREÇO DO BOTIJÃO DE GÁS
-PRF APREENDE QUASE MEIA TONELADA DE MACONHA APÓS PERSEGUIÇÃO
-HOMEM FERIDO EM CAPOTAMENTO NA SC-163 MORRE NO HOSPITAL

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Pelo menos 12 pessoas morreram no sul do Vietnã soterradas por deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Toraji, que chegou à região durante o fim de semana. As informações são do centro de gestão de desastres do governo. As fortes chuvas causaram enchentes e deslizamentos de terra. As equipes de resgate se mobilizaram para salvar vítimas e achar desaparecidos, retirando pessoas que tiveram que abandonar suas casas.

Um novo grupo de cerca de 200 migrantes salvadorenhos iniciou neste domingo sua jornada até os Estados Unidos, na esperança de escapar de gangues e da crise econômica. Em 13 de outubro, milhares de migrantes hondurenhos saíram de seu país em uma caravana a caminho do solo norte-americano. Depois dos hondurenhos, no final de outubro, quase dois mil salvadorenhos deixaram o país fugindo da falta de emprego e da violência de gangues.

O ministro de Defesa da Argentina, OSCAR AGUAD, afirmou neste domingo que não existe tecnologia capaz de retirar o submarino ARA San Juan, localizado na sexta-feira a 907 metros de profundidade no Oceano Atlântico. Ele disse que o país não conta com meios técnicos para resgatar ou emergir o submarino. O ministro explicou que o governo tem dinheiro para contratar uma empresa especializada nesse tipo de operação, caso necessário, e ressaltou que se houver tecnologia para fazer a retirada, o processo deve demorar muitos anos.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, defendeu neste domingo, sua futura ministra da Agricultura, a deputada federal TEREZA CRISTINA, depois de reportagem do jornal "Folha de São Paulo" afirmar que ela concedeu incentivos fiscais à empresa JBS quando era secretária do agronegócio de Mato Grosso do Sul, ao mesmo tempo em que mantinha um negócio pecuário com o grupo. Questionado sobre o assunto neste domingo, BOLSONARO disse que “qualquer um ministro que tiver uma acusação grave e for provada, o governo vai tomar uma providência”. Ele afirmou que no momento, ela goza de toda confiança.

O candidato derrotado no segundo turno da eleição presidencial deste ano, FERNANDO HADDAD do PT, encerrou a campanha com uma dívida de três milhões e 800 mil reais, segundo prestação de contas final apresentada neste sábado ao Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com os dados informados pelo candidato, a campanha arrecadou 35 milhões e 400 mil e as despesas somaram 39 milhões e 200 mil. Em documento anexado à prestação de contas, o Diretório Nacional do PT afirma que “assumirá as dívidas contraídas e não quitadas pela campanha”, a serem pagas “via fundo partidário ou através de recursos que serão depositados na conta bancária específica de campanha, observados os requisitos da lei eleitoral”.

Mais de mil candidatos ficaram com dívidas de campanha nas eleições de 2018, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. O saldo devedor dos que participaram apenas do primeiro turno e já tiveram a prestação de contas encerrada é de 77 milhões de reais. Entre eles, a maior dívida é do governador reeleito do Ceará CAMILO SANTANA do PT, que arrecadou quatro milhões e 800 mil, mas teve despesas de oito milhões e 400 mil ao longo da campanha. Dos mais de 18 mil candidatos que enviaram as prestações de contas, mil 245 estão com saldo devedor. Desses, 129 foram eleitos.

As matrículas da rede estadual de ensino de Santa Catarina para o ano letivo 2019 começam nesta segunda-feira e seguem até o dia 23 desse mês. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas mi e 73 escolas, no ensino fundamental e médio. Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis deve levar uma série de documentos pessoais e também do alunos até a escola escolhida. Na Educação de Jovens e Adultos, o interessado deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.

Desde o começo da semana passada, 21 postos do Sistema Nacional de Emprego, o Sine, de Santa Catarina estão com mil 389 vagas de trabalho disponíveis no Estado. Para ter acesso aos detalhes de cada oportunidade é preciso entrar em contato com o posto ou se dirigir até ele. O candidato deve ter em mãos a carteira de trabalho e o documento de identidade quando for a um dos postos. Além das vagas regulares, há aproximadamente 240 oportunidades em ao menos 13 postos que contemplam seleção de profissionais com deficiência. Das vagas regulares, o posto com maior número de vagas é Balneário Camboriú com 192.

O Porto de Imbituba, no Sul catarinense, registrou crescimento de 16 por cento de janeiro a outubro de 2018 na movimentação. O dado é SCPar, empresa pública do estado que administra o local. O terminal também exportou novas cargas, como o arroz em casca e toras de madeira. A empresa acredita em um cenário positivo para 2019. Segundo a SCPar, foram movimentadas quatro milhões e 500 mil toneladas. A maior parte das exportações do porto vão para a China, os Estados Unidos e a Holanda. A maioria das importações vêm dos Estados Unidos, do Chile e da Argentina.

Secretaria da Educação de SJCedro reúne diretores para debater programas e calendário letivo. Durante a última semana a Secretaria de Educação e Cultura realizou uma reunião com os diretores e professores das escolas da rede municipal e estadual para debater situações que impactam nas escolas. Conforme a titular da pasta, CÉLIA TOIGO, durante a reunião foi tratado sobre o calendário escolar 2019 referentes ao transporte, escolha de aulas, sobre as formaturas do mês que vem, além da Feira do JEEP que acontecerá no sábado, além das matrículas para o próximo ano letivo. Na oportunidade, os diretores também fizeram a avaliação dos trabalhos executados neste ano e definiram algumas propostas referentes a programas e novidades.

Secretaria da educação de Guaraciaba realiza consulta pública para avaliação e monitoramento do Plano de Educação. As sugestões para a Consulta Pública poderão ser enviadas através do e-mail [email protected], até esta tarde com as sugestões. A chefe do controle interno, KATIA KAIBERS, explica que o plano é o principal instrumento norteador da política educacional, com vistas ao alcance de patamares adequados de qualidade e igualdade. Ela comenta que o planto está estruturado em diagnóstico, metas, estratégias e indicadores, os quais refletem a realidade do município e seu planejamento estratégico em educação até 2024. Uma das metas é o crescimento do IDEB . Ela destaca ainda que as contribuições dos munícipes são de suma importância ao desenvolvimento adequado das ações em busca do alcance das metas. O prazo previsto, a Comissão de Monitoramento e Avaliação se reunirá para analisar as contribuições realizadas e decidirá a respeito.

Proerd realiza formatura de estudantes em Anchieta. A formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência reuniu alunos das Escolas João Café Filho, Xavantes, CMEIF e Padre Reinaldo Stain. A cerimônia contou com autoridades militares, instrutores, diretores das escolas, representantes dos poderes legislativo, executivo, judiciário, além das famílias. Durante o evento, os estudantes que fizeram a melhor redação, receberam homenagens, além de uma lembrança. Segundo a policial e instrutora, LUCIANA ZANGALLI, a formatura é a finalização do programa e tem por objetivo preparar crianças e adolescentes a desenvolver estratégias de resistência contra o consumo e crimes relacionados aos entorpecentes. O álcool e cigarro são o foco inicial, relacionamento as ocorrências mais comuns no Extremo Oeste. Do mesmo modo também orienta os estudantes sobre comportamentos que evitam a violência, casos de agressão e identificar situações de risco em casa a na sociedade.

Abertura da programação do Natal Feliz de Palma Sola é transferida. De acordo com o presidente da fundação cultural, MATEUS DAL PONTE, todos os shows e apresentações foram confirmados em reuniões com as entidades, mas faltam algumas licitações de som, palco e demais adereços para os eventos de Natal, Réveillon e aniversário de Palma Sola. O total de gastos será cerca de 145 mil reais em decoração e com atrações . MATEUS detalha a abertura foi transferida para dia 10 de dezembro quando ocorre o acendimento das luzes e uma apresentação do Coral da Universidade Federal do Paraná. No dia 15 ocorre um espetáculo com as oito oficinais desenvolvidas durante o ano, no centro de eventos. Dia 21 acontece a sexta-feira cultural com entidades e grupos. O Fecaps ocorrerá dias 28 e 29 de dezembro. No dia 30, aniversário do município ocorrem três shows de diferentes gêneros musicais, em cinco horas animação. Também haverá música gospel neste dia. A virada do ano será marcada por homenagens, queima de fogos e som na praça.

Fiscais da vigilância da região da Ameosc estão reunidos em Itapiranga. Programação ocorre na Câmara de Vereadores. Também serão realizadas visitas técnicas. Encontro nesta segunda-feira aborda vários assuntos referentes aos 19 municípios que integram a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Conforme o presidente do colegiado, ALCENIR BENÁCHIO, o evento ainda conta com a presença de profissionais das áreas de saneamento básico. Estão sendo analisados os eixos sobre resíduos sólidos, esgoto e água. BENÁCHIO informa que o prefeito e presidente da Ameosc, JORGE WELTER estará presente na tarde de hoje acompanhando as visitas. O fiscal lembra que Itapiranga é referência nacional na gestão do lixo produzido pela população, mas ainda pode evoluir. De acordo com ele, o encontro serve de capacitação para os profissionais responsáveis pela fiscalização e atuação no saneamento básico dos municípios da região. SJCedro está representado com dois fiscais.

Cidasc atual para ampliar a quantidade de propriedades certificadas como livres de tuberculose e brucelose. A gerente da Companhia, MANUELA DA ROCHA afirma que o processo de certificação é importante, tanto para garantir a sanidade do rebanho bovino quanto à saúde humana, uma vez que as duas doenças podem ser transmitidas dos animais para as pessoas. A profissional destaca que algumas propriedades já estão certificadas como áreas livres de brucelose e tuberculose, mas o objetivo é ampliar esse número. Para isso, segundo ela, já tem sido adotadas estratégias a fim de incentivar os agricultores a procurarem um médico veterinário habilitado junto à Cidasc para a coleta do material de exame. Este profissional é que vai registrar os dados no sistema e fazer o acompanhamento da propriedade quanto à análise dos resultados dos exames e na sequencia para manutenção do “status’. MANUELA salienta que o programa impacta na saúde do rebanho, das pessoas, na qualidade dos alimentos oferecidos ao consumidor e, por consequência, na valorização da produção.

Acidentes de trabalho no meio rural preocupam sindicatos da região. O presidente do Sintraf de SJCedro e Princesa, ARNÉLIO NADIM lembra que somente neste mês foram dois acidentes com tratores agrícolas. Um agricultor sofreu ferimentos graves na Linha Caxias em SMOeste e um adolescente de 15 anos morreu no interior de Descanso. Ele disse que os casos são graves e a segurança do trabalhador é uma questão que preocupa o sindicato. O presidente comenta que os equipamentos estão cada vez mais modernos o que exige uma capacitação. Ele percebe que apesar do cursos e uso correto dos equipamentos e máquinas agrícolas, os acidentes continuam acontecendo e vitimando agricultores. ARNÉLIO disse que as entidades promovem cursos de educação sobre segurança e saúde dos trabalhadores, mas ainda assim, os casos acontecem com gravidade. Ele considera importante que as empresas e entidades adotem práticas para aumentar a informação preventiva para os agricultores. O Sintraf deve promover orientações nesse sentido.

Procon orienta consumidores sobre compras promocionais de final de ano. A diretora do órgão na região, ANALU MEZZOMO, afirma quea principal orientaçãonesta época em que aumenta a divulgação de promoções e de Black Friday, é que o consumidor não compre por impulso. Ela comenta que a aquisição não deve ser feita apenas levando em conta o preço, mas principalmente, se há necessidade de comprar e se o valor oferecido é real. Isso porque há empresas que aumentam o valor dos produtos dias antes, pra reduzir na Black Friday e vender como promoção. O Procon orienta que para saber se o preço é real, o consumidor deve monitorar o valor dias antes da compra, e desconfiar de preços muito baixos, além de comprar de sites conhecidos. Para identificar se o site tem credibilidade devem estar visíveis as informações do CNPJ, endereço físico e eletrônico e canais de troca e atendimento.

Mesmo após a assinatura do contrato, o consumidor tem sete dias para desistir da compra feita pela internet. O cancelamento deve ser solicitado por escrito e o consumidor deve guardar uma cópia do pedido e não esquecer de anotar o protocolo de atendimento, se o pedido for por telefone. A diretora do PROCON chama atenção ainda para os procedimentos de reclamações, devolução do produto, prazos de entrega, e o contrato que deve ser disponibilizado antes da compra. Ela lembra que os Procons de São Paulo e Santa Catarina disponibilizam uma lista de sites que não são confiáveis. ANALU comenta que no caso de loja física, o consumidor deve se certificar se a troca em caso de defeitos do produto é aceita, e se a devolução ocorrer deve ser registrada no verso da nota fiscal. As principais reclamações na região são relacionadasa telefonia fixa e móvel, e nessa época do ano também de produtos e serviços. A resolutividade dos problemas chega a 90 por cento, e não havendo acordo, o caso é encaminhado ao judiciário.

Empresa deve executar reparo de mais de 40 lâmpadas da iluminação pública de Princesa. Segundo o secretário da administração, CLAUDINEI MORSH, a empresa que realiza o conserto estará no município nesta quarta-feira para fazer a última melhoria deste ano. Por isso o pedido é que os moradores repassem informações sobre os problemas verificados em postos e lâmpadas queimadas no centro e bairros. O objetivo é mapear todos os pontos com endereços e pontos de referência para repassar à equipe. O secretário lembra que na última semana houve chuva com raios e outros locais podem ser apresentando problemas. Os contatos devem ser feito pelo 3641-0059 indicando a letra e número do poste danificado.

Reajuste anunciado pela Petrobrás encarece novamente o botijão de gás. A empresária no setor em SJCedro, JUCE MENIN revela que após o período eleitoral houve aumento de 8,5 por cento. O reajuste para mais ou para menos acontece em média, a cada três meses. A empresária percebe que quando há baixa é de poucos centavos, mas os acréscimos são expressivos, entre três e cinco reais no bujão. Segundo ela, os consumidores têm reclamando bastante do preço, já que o produto é essencial em várias casas e comércios. JUCE comenta que em algumas ocasiões as empresas tem absorvido o valor, reduzindo as margens de lucro, para evitar a queda nas vendas. Ela explica que os depósitos conseguem fazer promoções em alguns dias da semana onde os clientes buscam o produto e tem o desconto do valor da entrega. Também há parceria com os mercados. Lembro que quando a empresa iniciou as atividades, há 24 anos, o valor era extremamente baixo e estável. A política de reajustes também era diferente. O valor varia entre 78 e 80 reais.

Ações da Polícia Federal no posto instalado em Paraíso são voltadas a fiscalização ostensiva. O delegado, DANIEL RESCHKE esclarece que a inauguração feita há uma semana foi um ato simbólico, pois a equipe já está atuando há vários dias no local. Ele destaca que as ações se concentram na fiscalização de pessoas que entram e saem do país nesse local, mas não existe o controle migratório. O único ponto na região regularizado até o momento é Dionísio Cerqueira. Existe previsão de fazer o procedimento ainda neste ano para que dividir o movimento entre os dois postos. Faltam ainda integralizar o sistema nacional de dados. O delegado afirma que as divulgações da inauguração foram feitas de forma equivocada por parte da imprensa, o que gerou dúvidas entre os moradores. DANIEL também explicou que são verificadas situações de crime, como o caso do ingresso de drogas no Brasil, mas, o controle de cotas de mercadorias e àquelas relativas ao descaminho são incumbências da Receita, e não da Polícia Federal. Nestes casos, os auditores são notificados sobre as ocorrências.

Posto instalado próximo à ponte em Paraíso não é regularizado para o comercio transfronteiriço. O delegado, DANIEL RESCHKE destaca que essa questão dependerá da instalação de uma inspetoria ou alfandega da receita que é responsável por esse tipo de fiscalização com outros órgãos integrados, como o Ministério da Agricultura. O delegado revela que a atuação atual voltada ao combate de crimes pela PF é devido a várias ocorrências de contrabando, tráfico de drogas e armas. Ele explica que existe comercialização de grandes quantidades de carne, principalmente cargas de camarão, que configuram crime, também devido ao risco a saúde pública, além do não pagamento de impostos.

Construções de SJCedro poderão ser regularizadas a partir de acordo entre proprietários e prefeitura. A informação é da líder do Governo ISOLDI WIL. De acordo com ela, o projeto de lei que pede autorização para a prefeitura buscar alternativas legais para regularizar algumas situações pendentes relativas as construções está tramitando na câmara, em análise nas comissões. Ela explica que a matéria foi enviada para o legislativo a partir de uma recomendação do Ministério Público foi em razão dos inúmeros casos existentes que abrangem situações irregulares de construções que infringem o código municipal de obras e regras de acessibilidade. Lembra que esses problemas impedem o poder público de liberar os alvarás, habite-se e demais licenças necessárias para a regularização e funcionamento.O objetivo é conceder prazos e regras, através de um Termo de Ajustamento de Conduta entre as empresas, pessoas físicas e entidades. Em caso de não cumprimento do TAC haverá multa de até cinco mil reais.

Má gestão de recursos públicos está causando gastos excessivos para prefeitura de Anchieta. A opinião é do vereador, NERI GASPAR. Para ele, a equipe de governo ainda não está trabalhando com um planejamento adequado. Cita o deslocamento das máquinas da prefeitura por vários dias consecutivos para a mesma região. O vereador, que esteve à frente do setor de Obras, explica que para esse setor é preciso seguir um cronograma conforme as comunidades e evitar a ida e volta diária. Citou o caso de uma localidade que fica a 32 quilômetros da sede na qual a prefeitura precisou ir por cinco dias consecutivos. NERI acredita que é preciso otimizar o serviço evitando os custos com combustível que são elevados. Segundo ele, a situação está difícil em várias secretarias. Ele também afirmou que as máquinas precisam ser melhor conservadas porque outros gestores farão uso no futuro.

Motociclista sofre queda ao atropelar cachorro em SMOeste. O piloto de uma moto Honda 150 ficou ferido ao cair após atropelar um cão na Rua Barão do Rio Branco no Bairro Agostini na noite deste domingo. Segundo o motociclista, dois animais atravessaram a rua momento em que houve a colisão. Com a queda o motociclista sofreu ferimentos leves. O cachorro morreu no local. A PM fez o levantamento e o Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista no local com escoriações nas pernas, braços e cabeça. O proprietário do animal não foi localizado.

PRF apreende quase meia tonelada de maconha após perseguição. Por volta das três horas desta madrugada Policiais Rodoviários Federais realizavam abordagens de rotina às margens da BR-282, próximo ao município de Flor do Sertão, quando deram ordem de parada para o condutor de um Vectra, com placas de BarueriSP. O motorista não obedeceu e empreendeu fuga, sendo acompanhado por uma equipe da PRF. Após cerca de dez quilômetros de perseguição, nas proximidades da Vinícola Cavalli, o homem abandonou o carro e fugiu para uma área de mata. Dentro do automóvel os policiais encontraram cerca de 446 quilos de maconha. O Vectra estava modificado, sem os bancos traseiros, para que a droga fosse transportada. A maconha apreendida está avaliada hoje em aproximadamente 90 mil reais, sendo uma das maiores apreensões já realizadas por agentes da PRF, Posto de Guaraciaba, envolvendo veículo de passeio.

Morre homem que sofreu acidente de trânsito na SC 163 em Itapiranga. PEDRO BAKMANN, 34 anos, faleceu na tarde de sábado. Ele estava hospitalizado devido a um acidente que aconteceu na madrugada do dia quatro de novembro na SC 163, na Linha Santa Fé Alta em Itapiranga. Ao chegar ao local, o Corpo de Bombeiros de Itapiranga encontrou a vítima sentada ao lado da rodovia, próximo do veículo. Ele apresentava suspeita de traumatismo craniano, com ferimento de aproximadamente 15 centímetros na cabeça. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Após período de internação, ele não resistiu e faleceu. O sepultamento ocorreu ontem na cidade de Criciumal, no Rio Grande do Sul.

Polícia Civil investiga circunstância que ocorreu acidente que resultou em morte. Foi uma saída de pista na SC 163. O acidente ocorreu por volta das cinco horas do último dia quatro de novembro, na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de um Golf. O Corpo de Bombeiros atendeu um homem de 34 anos, encontrado ao lado da rodovia, há aproximadamente 50 metros do veículo. A guarnição realizou buscas no local, não sendo encontrado outro ocupante. Conforme a Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste, o outro ocupante do Golf fugiu do local, abandonou a vítima e ainda não foi identificado. A Polícia Civil instaurou inquérito e ainda não possui informações sobre as circunstâncias do acidente que resultou na morte de PEDRO BAKMANN, após 13 dias hospitalizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.