-MUNICÍPIOS ESTÃO LIBERADOS PARA OFERECER TRANSPORTE GRATUITO NO SEGUNDO TURNO -SANTA CATARINA POSSUI MAIS DE 11 MIL VAGAS DE EMPREGOS ABERTAS
-APÓS OBRAS DE REFORMA NA CÂMARA, VEREADORES RETOMAM SESSÕES EM SMOESTE
-APROVADO PROJETO QUE CEDE A CASA DE APOIO DO HOSPITAL PARA O ROTARY POR 20 ANOS
-MAIS DE 200 DEMANDAS FORAM APRESENTADAS NAS REUNIÕES DO PROGRAMA “O POVO FALA”
-HOMEM É FLAGRADO COM COCAÍNA NA BR-282 EM SMOESTE
-PÉ DE MACONHA DE QUASE 70 CENTÍMETROS É ENCONTRADO EM MATAGAL
O tempo na região Extremo Oeste é... A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em vários municípios. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Uma nova caravana de migrantes, principalmente da Venezuela está atravessando o México com o objetivo de entrar nos Estados Unidos. Eles protestam contra a nova política migratória instaurada por Washington, que tenta conter o fluxo de pessoas que passam pela fronteira mexicana. Eles são cerca de mil pessoas, incluindo crianças, que deixaram a cidade de Tapachula, no estado de Chiapas, na fronteira mexicana com a Guatemala. O Instituto mexicano de migração já avisou que os venezuelanos que atravessam o país nessa caravana não poderão entrar nos Estados Unidos, principalmente diante das novas regras anunciadas por Washington.
Se os governos globais não adotarem medidas urgentes para incentivar a atividade física nos próximos sete anos, cerca de 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças cardíacas, diabetes, obesidade ou outras doenças não transmissíveis em decorrência do sedentarismo. Também chamada de inatividade física, a condição irá custar anualmente em torno de 142 bilhões de reais aos cofres dos 194 países analisados. O percentual equivale a mais de um trilhão e meio de reais até 2030. Os números foram publicados ontem no relatório inédito de status global sobre atividade física 2022.
Mais de 600 pessoas morreram e um vírgula três milhões tiveram que fugir de suas casas devido às chuvas que desde junho causaram inundações na Nigéria. As inundações também destruíram ou danificaram severamente mais de 200 mil casas e 450 mil hectares de plantações. O governo alertou que a situação pode piorar ainda mais já que o risco de inundação não vai diminuir até o final de novembro pelo menos.
O Conselho Curador do FGTS aprovou, nesta terça-feira o uso dos depósitos futuros do fundo de garantia para que sejam usados no cálculo das prestações dos mutuários em financiamentos imobiliários. Desse modo, os recursos que ainda serão depositados pelos empregadores serão levados em consideração como previsão de renda a fim de facilitar a compra da casa própria. Caso o trabalhador opte por esse uso, os recursos depositados pelos empregadores serão bloqueados para o pagamento do crédito. A medida beneficia famílias com renda de até dois mil e 400 reais e vai valer apenas para os novos financiamentos.
O Ministério da Saúde informou que 22 por cento da população brasileira está obesa. Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais também mostrou recentemente que três em cada 10 adultos no Brasil, devem sofrer de obesidade até 2030. As doenças cardiovasculares, por sua vez, especialmente infarto e AVC já mataram em 2022, mais de 300 mil brasileiros, sendo uma média de mil e 100 por dia e 46 por hora segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os números demonstram e acendem um alerta para a importância da atividade física.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO, liberou municípios de todo o país a fornecer transporte público gratuito no próximo dia 30 quando ocorre o segundo turno das eleições. De acordo com o magistrado, a medida ocorre para garantir o direito de voto dos brasileiros. BARROSO esclareceu que o transporte gratuito pode ser oferecido sem representar crime eleitoral ou de improbidade administrativa, mas, para isso, deve ser acessível a todos os eleitores. O ministro destacou que ônibus escolares e outros veículos públicos também podem ser utilizados para transporte e o TSE poderá expedir ainda regulamentação sobre a matéria. O transporte coletivo também deve permanecer normal e caso haja redução, os responsáveis vão responder criminalmente.
O custo médio para um candidato ser eleito à Assembleia Legislativa de Santa Catarina nas eleições de 2022 caiu 18 vírgula oito por cento em relação ao pleito anterior. A queda porém, não representa de fato, economia para os cofres públicos. Neste ano, foi repassado um valor correspondente à 63 vírgula seis por cento maior do fundo eleitoral e partidário para os postulantes ao cargo de deputado estadual catarinense. Entre os 40 eleitos para compor a Alesc, o valor médio de despesas contratadas com a campanha eleitoral foi de 292 mil, 502 reais e 90 centavos. 21 candidatos acabaram gastando mais que isso e mesmo assim, não conseguiram se eleger. Ao todo, os eleitos neste ano gastaram 11 milhões, 700 mil, 115 reais com 83 centavos.
O número de denúncias de assédio eleitoral em empresas de Santa Catarina durante as eleições 2022 chegou a 42, segundo informações do Ministério Público do Trabalho. Os casos foram registrados até o final da última segunda-feira. Na semana passada, o estado era o segundo com maior número de registros, mas caiu duas posições e agora é o quarto da lista atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O Ministério Público do Estado de Santa Catarina e o Ministério Público Federal assinaram, na semana passada, uma nota pública conjunta com o objetivo de informar à sociedade e coibir episódios de assédio eleitoral nas relações de trabalho.
O Sistema Nacional de Empregos informou que Santa Catarina possui mais de 11 mil vagas de empregos disponíveis. Ao todo, são 11 mil e 56 vagas em aberto em todas as regiões do estado catarinense. As ofertas estão disponíveis em várias cidades e são para todos os níveis de escolaridade. Do total, 272 vagas são para pessoas com deficiência. Para concorrer, os candidatos devem ir até uma das 140 unidades do Sine no estado e
apresentar os documentos pessoais e carteira de trabalho. É possível acompanhar o número e o local das vagas pelo aplicativo do Governo Federal, o Sine Fácil, e pelo portal Emprega Brasil. Em ambos os endereços o candidato também pode dar entrada no seguro-desemprego.
Os dançarinos PEDRO SPIECKER e ISADORA GUARESI, juntamente com o professor de dança, ZECA BRISOLA foram campeões na modalidade de dança de salão juvenil. Eles são de São Miguel do Oeste e venceram como melhor coreografia da fase regional Oeste do Festival Dança Catarina realizado no último final de semana em Xanxerê. O evento é desenvolvido pela Fesporte e todos os anos instituições de ensino do município participam das edições. Os alunos representaram o Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. Participaram ainda, os jovens, LUIZ DEGANI e LETÍCIA CASAGRANDA.
Uma equipe da Rede Peperi de Comunicação está participando nesta semana em Florianópolis do primeiro encontro dos operadores comerciais de rádios e televisões de Santa Catarina. O evento é promovido pela Associação Catarinense de emissoras de rádio e televisões e estão participando 185 profissionais de 227 emissoras associadas. Estão representando a Rede Peperi nesta programação cinco profissionais de cinco das sete emissoras afiliadas. O evento iniciou ontem e segue até o final da noite de hoje. O ponto alto será a entrega do Prêmio Opec de ouro e o encontro tem como objetivo principal apresentar novidades nas operações comerciais para as emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina.
Estão sendo realizados em São Miguel do Oeste diversos eventos relacionados a primeira Semana da Agricultura e Sustentabilidade. O lembrete é do secretário, ANTONIO ORSO. As atividades iniciaram na última segunda-feira e seguem até o próximo sábado. Já foram realizadas duas ações, sendo uma relacionada ao turismo rural e outra sobre a produção de queijos. Daqui a pouco ocorre um seminário sobre Saúde na Câmara de Vereadores e amanhã haverá a realização de um feira na parte da manhã no pátio da prefeitura. Na sexta-feira será a vez de abordar a questão do horto medicinal e no sábado pela manhã as atividades serão de comemoração dos 34 anos da Feira Livre Municipal.
Toda a programação da primeira Semana da Agricultura e Sustentabilidade está voltada para os mais diversos segmentos ligados ao meio rural. A garantia é do secretário, ANTONIO ORSO. Conforme ele, o objetivo é
promover a troca de informações e conhecimentos, além de valorizar o setor no município. Segundo ele, as atividades são desenvolvidas em vários locais e foram pensadas para contemplar os reais interesses de cada público-alvo. ANTONIO ORSO pontuou ainda que em virtude dessas ações, hoje e sexta-feira a secretaria de Agricultura e a própria Epagri estarão fechadas para que os agricultores priorizem a participação na Semana da Agricultura e Sustentabilidade de São Miguel do Oeste.
Está em andamento em São Miguel do Oeste desde a manhã de hoje o Festival da Literatura. A programação faz parte da Festa da Cultura que está ocorrendo desde a última sexta-feira e segue até o próximo domingo. O festival será realizado hoje e amanhã na área coberta da praça central Walnir Bottaro Daniel nos períodos da manhã, tarde e na parte da noite até às nove horas. o Flismo vai contar com a participação de escritores locais e apresentações de histórias e canções, recital de poesia, sarau, exposição, vendas, lançamento de livros e bate-papo com escritores e críticos literários. Hoje e amanhã haverá ainda a exposição de artesanato e artes plásticas na praça Walnir Bottaro Daniel.
O Festival da Literatura de São Miguel do Oeste está contando com a participação da Associação dos escritores do município. A afirmação é do presidente do Conselho Municipal de Cultura, AGEU VIEIRA. Conforme ele, esse é o primeiro grande evento que os escritores vão participar e a expectativa é de uma grande programação. Ele definiu como sendo dois dias importantes tanto para os escritores como para a Cultura do município. AGEU citou que a associação foi fundada há três meses e conta atualmente com 11 associados. Ele garantiu que todos vão participar e lembrou que ao todo, 29 pessoas de São Miguel do Oeste possuem obras publicadas e também podem participar, mesmo não sendo sócios da organização.
Um dos livros que será lançado hoje durante o Festival da Literatura é do morador e escritor de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE MEYR. Ele é delegado aposentado e se dedica a produção literária. O livro que está sendo lançado trata sobre romance e tem como título “Nem só de literatura vive o homem". ALEXANDRE MEYR estará presente no Flismo e terá contato direto com os leitores no stand da Associação de Escritores de São Miguel do Oeste. Ele também fará uma sessão de autógrafos assim como outros escritores do município. O Festival de Literatura iniciou às nove da manhã e vai até às nove horas da noite de hoje e de amanhã.
São Miguel do Oeste é o município catarinense que possui mais vagas de empregos disponíveis através do Sistema Nacional de Empregos, o Sine. De acordo com dados divulgados ontem, o município possui mais de mil vagas abertas. Ao todo, são mil, 281 ofertas de empregos, sendo oito para pessoas com deficiência. Há alguns meses o município é destaque em Santa Catarina na quantidade de vagas disponíveis e a falta de profissionais qualificados para atuação nos mais diversos setores. Atualmente o Sine de São Miguel do Oeste dispõem de vagas em mais de 30 áreas diferentes. Os interessados devem comparecer entre meio-dia e cinco horas da tarde na Rua 15 de Novembro, na esquina com a Almirante Barroso, na esquina da Igreja Matriz, em São Miguel do Oeste.
Os vereadores de São Miguel do Oeste retomaram na noite de noite as sessões legislativas correspondente ao mês de outubro. A última sessão do ano havia ocorrido no último dia 14 de setembro e a paralisação ocorreu visto o período de reformas na estrutura da Câmara de Vereadores. Entre as obras realizadas, o presidente VANIRTO CONRAD citou melhorias para conter a infiltração, ações no telhado, entrada principal e também em relação à pintura no local. Ele pontuou que mesmo com a retomada das sessões, as obras ainda não terminaram e vão seguir por mais 30 dias, porém, mesmo com essas ações, as sessões vão ocorrer normalmente.
Vão ocorrer neste mês de outubro sete sessões legislativas na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O comentário é do presidente VANIRTO CONRAD. Além da realizada ontem à noite, haverá sessão amanhã à noite à partir das sete horas e também na sexta-feira às oito e meia da manhã. Na semana que vem as sessões vão ocorrer na terça e quinta em horário normal e também na sexta às oito e meia da manhã, finalizando dessa forma, o calendário correspondente ao mês de outubro. VANIRTO frisou que o número expressivo de sessões em um curto espaço de tempo ocorre justamente visto os mais de 30 dias que os vereadores não tiveram sessões legislativas.
Nesta retomada de trabalhos, os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por unanimidade três projetos de lei. Todos são de autoria da prefeitura e tratam sobre a cessão de imóvel para o Centro de Apoio Regional, alteração no Bônus Fiscal Agrícola e sobre o Citeosc, Parque Tecnológico. Em votação única foi aprovado alterações no programa “Agora é Crescer”, onde foi revogado dois parágrafos que tratam sobre a obrigatoriedade de apresentar notas fiscais de compras efetuadas em empresas com sede no município com valor igual ou superior ao Bônus Fiscal Agrícola. Com a nova redação, o cronograma de pagamento será definido pela prefeitura de acordo com o interesse público.
O projeto que autoriza o executivo de firmar contrato de cessão de uso de bem imóvel para o Rotary Club de São Miguel do Oeste também foi aprovado. Dessa forma, a entidade poderá administrar a nova casa de apoio que já está pronta, porém, estava sob posse do município. O texto prevê que o local não poderá receber nome de políticos e familiares e a cessão vai valer por 20 anos, podendo ser prorrogada. Também está permitido a gestão compartilhada com outras entidades e não é permitido que políticos e servidores comissionados façam a gestão do espaço. A proposta também isenta a cessionária do pagamento de IPTU. O tema não estava em pauta, porém, foi incluído na sessão de ontem após pedido do vereador CARLOS AGOSTINI. Dessa forma, o projeto foi aprovado por unanimidade.
Outro projeto aprovado ontem à noite pelos vereadores de São Miguel do Oeste trata sobre a criação do Citeosc, Parque Tecnológico. Dessa forma, foi alterado o trecho que tratava sobre a localização de implantação do espaço. Conforme justificativa do prefeito WILSON TREVISAN, a alteração ocorreu pois a Unoesc manifestou interesse em participar por meio de cessão de área de terra para a edificação ou mesmo cessão de espaços em edificações já construídas. Dessa forma, o projeto também foi aprovado por unanimidade. Foi realizado ontem ainda uma moção de aplauso pelo dia do Médico para mais de 30 profissionais da Saúde de São Miguel do Oeste.
Na sessão de ontem ainda os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram três requerimentos de informações e outras três indicações legislativas. Os requerimentos são dos vereadores NINI, CRIS ZANATTA, PAULO DRUMM e MOACIR FIORINI e tratam sobre o cemitério municipal, plano de cargos e salários dos professores da rede municipal de ensino e sobre a recuperação da Avenida Willy Barth. Já CARLOS AGOSTINI, MOACIR FIORINI, MARIA TEREZA CAPRA e VANIRTO CONRAD fizeram pedidos em relação a parceria com a PRF para fiscalizar o trecho entre a Avenida Willy Barth e a Rua Mem de Sá em horários de grande movimento. Também foi indicado sobre a construção de um banheiro público e grade de contenção em torno dos lagos, bem como a substituição das grades localizadas na Praça La Salle. Por fim, foi solicitada a pavimentação asfáltica na Rua Anita Garibaldi entre as Ruas Marquês do Herval e Willy Barth.
O programa “O Povo Fala” do governo de São Miguel do Oeste visitou neste ano cerca de 50 comunidades tanto da cidade quanto do interior e desses locais foram colhidos mais de 200 pedidos feitos pelos moradores. A informação é do vice-prefeito e coordenador da ação, EDENILSON ZANARDI. Ele lembrou que o programa tem como finalidade direcionar de maneira mais eficiente os investimentos e trabalhos que são prestados para a população em geral. Conforme ele, o objetivo do governo é atender até o final de 2024 a grande maioria das demandas coletadas durante as reuniões. Segundo ele, alguns pedidos beneficiam não apenas uma localidade, mas sim, várias.
Todas as prioridades levantadas juntos aos moradores já foram compiladas e divididas entre as secretarias. A afirmação é do vice-prefeito e coordenador do projeto, EDENILSON ZANARDI. De acordo com ele, mais da metade dos pedidos feitos são direcionados para o setor de Urbanismo, seguido pela secretaria de Obras, Agricultura, Educação, Saúde, Esporte e Cultura e, por fim, Assistência Social. Ele pontuou que o número de ações é expressivo, porém, mesmo assim, o município possui total capacidade para resolver e executar todas elas. ZANARDI destacou que o governo está empenhado para que todos os pedidos sejam atendidos nos próximos dois anos.
As demandas feitas pelos moradores de São Miguel do Oeste através do programa “O Povo Fala” serão atendidas sempre observando questões fundamentais de governo. A observação é do vice-prefeito e coordenador da ação, EDENILZON ZANARDI. Ele citou que pontos como a situação financeira do município e prioridades e urgências serão sempre verificadas antes de iniciar qualquer obra em São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste em continuidade da Operação Hórus realizou na madrugada de hoje uma apreensão de cocaína. O fato foi na BR-282 nas proximidades de uma boate. No local, um Voyage estava estacionado em frente aos estabelecimentos e em seu interior havia uma bucha de cocaína. Um homem também estava no veículo e ele portava mais uma bucha na carteira de cigarro. Ele contou aos policiais que é usuário de drogas e diante dos fatos terá que comparecer em juízo em data e hora agendada. Já em consulta ao sistema, os PMs verificaram ainda que o veículo estava com o licenciamento vencido e dessa forma, tanto a droga, quanto o automóvel foram apreendidos.
Um pé de maconha foi encontrado no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O fato foi por volta das cinco horas da tarde em uma área de mata na Rua Florianópolis, no bairro São Luiz. No local, a Polícia Militar com ajuda do cão de faro Colt entrou no matagal e encontrou um pé de maconha de aproximadamente 70 centímetros. Ele estava plantado no local e foi imediatamente arrancado e apreendido pela Polícia Militar. O autor do plantio não foi localizado pelos policiais. As fotos dessa ocorrência estão no Portal Peperi na internet.