ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 19 10 2018

-HADDAD E BOLSONARO ASSINAM COMPROMISSO EM FAVOR DA LIBERDADE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA

-TRE RECEBE 774 RECLAMAÇÕES DE ELEITORES NA VOTAÇÃO DO PRIMEIRO TURNO

-CHUVA ATRASA CRONOGRAMA DE OBRAS NAS ESTRADAS MUNICIPAIS

-CONTRATAÇÃO DE MIL PROFESSORES VAI REDUZIR NÚMERO DE ACTS NAS ESCOLAS

-URNAS VÃO RECEBER DADOS PARA O SEGUNDO TURNO NESTE SÁBADO

-HOMEM É ESFAQUEADO EM BRIGA NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA

-POLÍCIA PRENDE MAIS UM SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DE ADVOGADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Um dos 15 homens que estaria no consulado da Arábia Saudita em Istambul quando o jornalista JAMAL KHASHOGGI foi visto pela última vez, no último dia dois, morreu em um acidente de carro. A informação foi divulgada por um jornal governistas da Turquia. A publicação também afirma que existem "rumores de que o homem poderia ter sido silenciado". O jornal também afirma que JAMAL foi torturado e decapitado por agentes sauditas.

O Produto Interno Bruto da China subiu seis e meio por cento no terceiro trimestre de 2018, em linha com a meta de crescimento estabelecida pelo governo para este ano. Durante os três primeiros trimestres de 2018, o PIB da China acumulou um crescimento do quase sete por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo nove trilhões 380 bilhões. O maior crescimento foi no setor industrial.

A Anistia Internacional acusou as autoridades da Nicarágua de "cometer violações graves dos direitos humanos" durante a chamada "operação limpeza", destinada a retomar o controle de cidades e estradas que estavam nas mãos de manifestantes opositores. A ONG de defesa dos direitos humanos destaca que o governo do presidente DANIEL ORTEGA, que enfrenta protestos desde abril, usou práticas como "torturas, detenções arbitrárias e o uso generalizado e indiscriminado de força letal por parte da polícia”.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD entregou ao Tribunal Superior Eleitoral uma nova versão do programa de governo que exclui a proposta de uma nova constituinte. Ele também criticou o adversário do PSL. O PT entrou na Justiça pedindo a inelegibilidade de Bolsonaro por suposto esquema de divulgação de notícias contra o PT nas mídias sociais. HADDAD também voltou a afirmar que pretender retomar o Minha Casa, Minha Vida e zerar o Imposto de Renda de quem ganha até cinco salários mínimos.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, disse no fim da tarde desta quinta-feira que não vai a debates marcados para o segundo turno das eleições. A informação foi reforçada pelo presidente do PSL, GUSTAVO BEBIANNO. BOLSONARO também negou o controle ilegal das redes sócias para atingir o PT. Ele afirmou que “apoio voluntário é algo que o PT desconhece e não aceita”.O candidato também falou sobre a sua intenção de unir o Ministério da Agricultura com o do Meio Ambiente.

Os candidatos à Presidência da República, JAIR BOLSONARO do PSL e FERNANDO HADDAD do PT assinaram termo de compromisso, apresentado pela Associação Brasileira de Imprensa, no qual "ratificam e enfatizam" um pacto para assegurar os direitos à "informação, liberdade de expressão" e à "liberdade de imprensa". No documento, com três cláusulas, os dois candidatos também asseguram que obedecerão direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, tais como "a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade".

O número de empregos formais para pessoas com deficiência cresceu em 2017 em Santa Catarina.Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho mostram que o contingente de pessoas empregadas neste grupo chegou a 23 mil e 400 no Estado, o que corresponde a um por cento do estoque total de empregos no país. Em relação a 2016, foram praticamente mil novos postos de trabalho preenchidos por pessoas com deficiência no estado, o que representa um crescimento de quatro vírgula quatro por cento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina recebeu no primeiro turno das eleições reclamações de 744 eleitores catarinenses por algum tipo de problema na hora do voto. Duas urnas, as que tiveram mais reclamações no estado, passaram por auditoria no Paraná nesta quinta-feira. Segundo TRE-SC, alguns eleitores fizeram boletins de ocorrência, outros deixaram a reclamação anotada nas atas das seções e houve também registros no Ministério Público Eleitoral. A maioria da reclamações tem a ver com o voto para presidente. O TRE pretende responder todos esses eleitores antes do segundo turno.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina identificou ao menos dez pessoas responsáveis por produzir acusações de fraude contra as urnas e o sistema eletrônico de votação no primeiro turno. São casos que repercutiram em publicações de texto, áudio e vídeos nas redes sociais. Em geral, segundo o TRE, os envolvidos defendem a intervenção militar a partir de dúvidas lançadas sobre o processo eleitoral. O entendimento do tribunal é de que a ação é organizada e segue a mesma corrente de mobilizações registradas durante a greve dos caminhoneiros. Informações dos usuários identificados foram repassadas à Superintendência da Polícia Federal no Estado, que abrirá inquérito para investigar formalmente os casos.

A Secretaria de Gestão de Pessoas e Transparência de São Miguel do Oeste divulgou nesta sexta-feira um novo edital de processo seletivo para assistente social. De acordo com o secretário PAULO DRUMM, a contratação será temporária a fim de dar continuidade aos serviços socioassistenciais do município. O profissional interessado deverá comprovar habilitação em Serviço Social, com registro no órgão fiscalizador da categoria. O contrato será de 40 horas semanais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Centro Administrativo até o dia 24 de outubro. O resultado será divulgado no dia 25 de Outubro no portal da prefeitura na internet.

Com o fim da temporada de debates eleitorais na Peperi, o programa Retrato Falado estará de volta a partir deste sábado. A edição de amanhã será com CEZAR DE LIMA ALBERTO. Ele chegou ao município em 1963 para trabalhar no Consorcio Intermunicipal de Eletricidade. Ele vai contar histórias do trabalho e de como viu o município crescer nos últimos 55 anos. O Retrato Falado começa as 10 horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste, CLAUDIO BARP. Ele vai falar sobre a reta final de trabalhos do legislativo em 2018 e a votação de projetos importantes para a cidade, como por exemplo, o orçamento. Pela primeira vez, os vereadores poderão fazer emendas impositivas, ou seja, que devem ser atendidas obrigatoriamente pelo prefeito em 2019. O Retrato Falado, ao vivo, começa às 11 horas da manhã.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou nesta semana o segundo simpósio em Saúde. O evento reuniu profissionais de 30 municípios da região. O simpósio aconteceu no salão de eventos do Villa Grill com o tema “Atenção Multiprofissional: da assistência hospitalar ao cuidado domiciliar”. Foram quatro palestras realizadas ao longo do dia. Pela manhã, a bióloga doutora em Microbiologia, ELIANDRA ROSSI, falou sobre “Bactérias Multirresistentes X IRAS: qual a minha responsabilidade?”. Na sequência, o assunto foi “Assistência Multiprofissional a Pacientes Ostomizados” com a enfermeira, DANIELA FLORIANO. A tarde, a enfermeira LUANA SCHNEIDER falou sobre “Saúde Baseada em Evidências” e a nutricionista CATHERINE MACHADO, palestrou sobre “Como promover uma alimentação segura no domicílio”.

O município de São Miguel do Oeste implantou um novo protocolo de atendimento das crianças e adolescentes em situação de violência. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e tem como principal objetivo criar parâmetros para a escuta de crianças e adolescentes que sofreram situações de violência. Além disso, o novo sistema estabelecem os procedimentos que devem ser adotados pelos profissionais nas situações em que os direitos das crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados. Representantes das entidades envolvidas com o tema foram capacitados e o protocolo de atendimento já está em vigor no município.

Um dos objetivos do protocolo é evitar a repetição desnecessária dos fatos vividos pela criança ou adolescente. A informação é da diretora de Assistência Social, MARCIONIZE FILIPINI. Ela disse que a intenção é evitar a consequente revitimização das crianças. Ela explicou que o município constituiu uma Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Esse órgão possui integrantes dos órgãos que realizam direta ou indiretamente o atendimento das crianças. A partir de agora, o procedimento será padrão, independentemente da entidade ou instituição que faz o primeiro contato com a vítima.

Os dias chuvosos dos últimos dois meses em São Miguel do Oeste provocaram prejuízos e estragos em comunidades rurais do município. O tempo também atrapalhou o trabalho de manutenção nas estradas. De acordo com o secretário de Obras, VILMAR BONORA, as equipes conseguiram executar os serviços em apenas 15 dos últimos 60 dias. Ele explicou que o tempo chuvoso criou dificuldades para a secretaria e acabou atrasando os serviços que poderiam estar sendo executados em ruas nos bairros e no interior do município. BONORA comentou que a secretaria mapeou os pontos mais críticos para recuperação imediata.

A recuperação das estradas atingidas pelas chuvas dos últimos dias é a prioridade da secretaria de Obras neste momento. A informação é do secretário de Obras, VILMAR BONORA. Ele disse que os servidores trabalham com base em um roteiro estabelecido a partir das solicitações da comunidades, mas esse cronograma foi alterado para o atendimento dos casos mais urgentes em função das chuvas. Ele confirmou que até que seja concluída a recuperação das estradas, também estão suspensos todos os serviços de incentivos econômicos e horas de máquinas em propriedades rurais.

A contratação de mais mil professores terá um impacto muito importante para a escolas, já que o número de aposentadorias no magistério está crescendo. A avaliação é do gerente regional de Educação, MOACIR MARTELLO. Nesta semana, o governador EDUARDO PINHO MOREIRA anunciou a chamada de mil professores efetivos que irão atuar no ensino médio da rede estadual a partir de fevereiro de 2019. Essa é a segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que já efetivou mil profissionais em dezembro de 2017. A posse dos profissionais deve ocorrer no dia primeiro de fevereiro de 2019.

Os mil aprovados no concurso público de 2017 que serão contratados em dezembro pelo governo do estado são professores para atuar em sala de aula. A explicação é do gerente regional de Educação, MOACIR MARTELLO. Ele lembrou que em 2017 também foram chamados mil profissionais, mas 400 eram profissionais para vagas administrativas nas escolas. MARTELLO comentou que a secretaria ainda não definiu quantos professores ficarão nas escolas da região. A definição só deve ocorrer depois das matrículas e rematrículas. O preenchimento das vagas vai acontecer em dezembro.

A contratação de mais mil professores vai aumentar o percentual de efetivos na rede estadual de ensino. Atualmente, são 40 mil e 600 professoresativos no estado, sendo 22 mil e 800 ACTs e 17 mil e 800 efetivos. O número está bem abaixo do índice de 80 por cento fixado pelo Plano Estadual de Educação. Com os números atuais, são apenas 43 por cento de efetivos. MARTELO disse que na região, a situação é inversa e as escolas do extremo-oeste ainda tem um número maior de efetivo do que de temporários.

A secretaria de Gestão de Pessoas abriu uma sindicância para apurar uma suposta agressão a uma criança em uma creche de São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário, PAULO DRUMM, a direção da unidade encaminhou um documento para a secretaria informando o caso. A prefeitura não divulgou detalhes sobre a agressão e nem o nome da servidora ou da creche. A professora suspeita de agredir a criança foi afastada até que seja concluída a investigação.

O Peperi Debates deste sábado será especial sobre as eleições de 2018. O programa de amanhã vai olhar para a importância desse momento e alguns elementos que estão permeando o processo eleitoral, como as fake news, os extremismos e a intolerância entre os eleitores. O debate deste sábado vai reunir o advogado LUIS PICHETTI, o promotor eleitoral CYRO GUERREIRO JÚNIOR e o juiz eleitoral MARCIO CRISTÓFOLLI. O Peperi Debates de amanhã começa as oito horas da manhã e será retransmitido pelas emissoras da Peperi no extremo-oeste: rádios Peperi, Itapiranga, Oeste, Cedro e Atalaia.

A audiência pública de geração de mídia das urnas eletrônicas está marcada para este sábado no colégio São Miguel do Oeste. A informação é do chefe do cartório eleitoral, ANGELO PASQUALI. De acordo com ele, a equipe do cartório vai inserir os dados dos candidatos que disputam a eleição no segundo turno nos equipamentos que serão usados no dia 28 de outubro. Além da geração de mídia, a justiça definiu o calendário com as outras audiências de verificação, configuração visual e auditorias nas urnas eletrônicas. ANGELO disse que todos os atos são abertos ao público.

A justiça eleitoral de São Miguel do Oeste vai realizar uma coletiva para falar sobre fake News e segurança das urnas eletrônicas neste sábado. O evento está marcado para a uma hora da tarde no auditório do colégio São Miguel e está aberto para veículos de imprensa, partidos políticos, entidades e eleitores. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, ANGELO PASQUALI, os juízes e promotores eleitorais da quadragésima quinta e octogésima segunda zona eleitoral vão discutir esses temas e responder as perguntas da comunidade. Ele disse que o objetivo é esclarecer os assuntos mais polêmicos do processo eleitoral.

A justiça eleitoral está preparada para o segundo turno da eleição nos municípios da região. A afirmação é do chefe do cartório eleitoral, ANGELO PASQUALI. Ele disse todos os procedimentos foram adotados para garantir a segurança do processo. PASQUALI comentou que a votação do segundo turno deve ser bem mais tranquila do que no primeiro.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu mais um acidente de trânsito na SC 161 em Romelândia nesta quinta-feira. De acordo com a PRE, o motorista de um caminhão de São Leopoldo no Rio Grande do Sul perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra um poste. O acidente aconteceu na curva da SC 161, local onde já ocorreram outros acidentes, inclusive com morte. Ontem, o motorista do caminhão sofreu ferimentos na cabeça e foi encaminhado para o hospital pela equipe da saúde do município.

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta quinta-feira no bairro Peperiguaçu, em Dionísio Cerqueira. O crime aconteceu por volta das sete e meia da noite. De acordo com a Polícia Militar, JORGE LUIZ GOMES, 57 anos, foi agredido com golpes de facão. Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, a vítima estava inconsciente, com ferimentos na cabeça, braços, pernas e abdômen. Ele teria sido agredido em uma briga. A vítima foi atendida pelos bombeiros e levada para o Hospital da cidade. Um dos envolvidos nas agressões foi detido pela Polícia Miltar.

O homem que ficou gravemente ferido em uma briga no centro de São Miguel do Oeste na noite de quarta-feira permanece internado na UTI do Hospital Regional. De acordo com a Polícia Militar, um adolescente entregou 40 reais para um homem comprar bebida, mas o homem gastou o valor de outra forma. O menor usou um pedaço de madeira com uma placa de metal e desferiu inúmeros golpes no pescoço e rosto da vítima. A agressão aconteceu ao lado da escadaria de acesso ao Salão Paroquial. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e conduziu o homem até o Hospital Regional. O suspeito confessou o crime, foi apreendido e levado para a delegacia. A vítima está internada na UTI do Hospital Regional.

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Paraná e de Santa Catarina culminou na prisão de mais um suspeito de envolvimento no assassinato do advogado de Guaraciaba, JOACIR MONTAGNA. Segundo o delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal, WESLEY ANDRADE, a prisão aconteceu nesta quinta-feira no assentamento Ireno Alves, em Rio Bonito do Iguaçu no Paraná. Além da prisão de ontem, um homem suspeito de ser o autor do disparo foi preso no mês passado. O delegado ressaltou que a investigação segue em sigilo. Ele confirmou que em alguns dias a Polícia Civil fará uma entrevista coletiva para divulgação de mais informações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.