-TOFFOLI DÁ 10 DIAS PARA CÂMARA EXPLICAR TEXTO DA PEC DA BLINDAGEM
-SANTA CATARINA MANTEM LIDERANÇA NACIONAL NA CRIAÇÃO DE SUÍNOS
-VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APELO POR APROVAÇÃO DA ANISTIA
-REUNIÕES DO FALA SÃO MIGUEL COMEÇAM NA PRÓXIMA QUARTA PELO INTERIOR
-ESTADO CONFIRMA 30 UNIDADES DO PROGRAMA CASA CATARINA PARA SÃO MIGUEL
-MULHER É PRESA COM MAIS DE MEIO QUILO DE MACONHA EM CARRO DE APLICATIVO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS SUSPEITO DE MORTE DE IDOSA NA ARGENTINA
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que mais de 700 mil soldados russos estão lutando na linha de frente na Ucrânia. PUTIN fez o comentário durante uma reunião televisionada com importantes parlamentares russos. Ele havia sido perguntado sobre a criação de cotas para veteranos de guerra ocuparem cargos no serviço público. No encontro, o presidente russo também afirmou que o país está deliberadamente desacelerando seu crescimento econômico para diminuir a inflação, mas que está longe de uma recessão. A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.
Os Estados Unidos vetaram nesta quinta-feira um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que exigiria um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente em Gaza. A medida recebeu 14 votos na ONU e exigiria que Israel suspendesse todas as restrições à entrega de ajuda ao enclave palestino. O texto, redigido pelos 10 membros eleitos do conselho de 15 membros, também exigiria a libertação imediata, digna e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e outros grupos. Essa foi a sexta vez que os Estados Unidos usaram o poder de veto no Conselho de Segurança durante a guerra de quase dois anos entre Israel e os militantes palestinos do Hamas.
Senadores dos Estados Unidos protocolaram nesta quinta-feira um projeto de lei que visa derrubar as tarifas aplicadas por DONALD TRUMP sobre produtos brasileiros. Ainda não há data prevista para a votação da proposta. O projeto foi apresentado por cinco senadores, sendo quatro da oposição e um do mesmo partido de TRUMP. Em comunicado conjunto, eles afirmaram que as tarifas contra o Brasil podem elevar os preços de alimentos e prejudicar a economia americana. O líder da minoria no Senado, o democrata CHUCK SCHUMER, afirmou que TRUMP tem apostado em uma “guerra comercial” para defender uma agenda política, em vez de reduzir custos aos americanos.
Após uma queda histórica, o trabalho infantil voltou a crescer em 2024, registrando alta de dois vírgula um por cento. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE indicam que pelo menos um milhão 650 mil crianças e adolescentes brasileiros, entre 5 e 17 anos, estavam nessa situação. O total representa quatro virgula três por cento dos jovens dessa faixa etária, que somam ao todo 37 milhões e 900 mil no país. Apesar do aumento, o índice permanece abaixo do que foi registrado entre 2016 e 2022. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho infantil é definido como aquele que é “perigoso e prejudicial à saúde ou ao desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças” ou que compromete a escolarização.
O deputado PAULINHO DA FORÇA do Solidariedade, relator do projeto de anistia em discussão na Câmara, participou na noite desta quinta-feira de um jantar em São Paulo ao lado do ex-presidente MICHEL TEMER e do ex-senador AÉCIO NEVES do PSDB. No encontro, PAULINHO apresentou a proposta que batizou como “PL da Dosimetria”, sinalizando que deve optar por um relatório que reduza penas em vez de conceder uma anistia ampla e irrestrita. PAULINHO foi escolhido pelo presidente da Câmara, HUGO MOTTA do Republicanos para conduzir a relatoria do projeto. Na terça-feira, a Câmara aprovou a urgência da proposta, o que permite que a votação ocorra a qualquer momento no plenário. A base do debate é o projeto de autoria de MARCELO CRIVELLA do Republicanos, apresentado em março de 2023.
O ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 10 dias para que a Câmara dos Deputados apresente informações sobre a tramitação da chamada PEC da Blindagem, proposta que muda a Constituição para estabelecer proteções aos parlamentares diante de investigações e processos penais. TOFFOLI é o relator de uma ação do deputado KIM KATAGUIRI do União Brasilque quer suspender o andamento da PEC. Após as explicações, o ministro deve decidir sobre o pedido para barrar a tramitação da proposta. O prazo para a prestação de informações é uma etapa prevista na lei para o tipo de ação apresentada pelo parlamentar, um mandado de segurança. O deputado questiona a validade da proposta de emenda à Constituição que aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina foi aceita pelo STF como terceiro interessado na ação que questiona a validade do Código Ambiental do estado. Na decisão, o ministro GILMAR MENDES considerou a relevância da questão constitucional discutida e a representatividade adequada da postulante. Assim, a FIESC poderá participar do processo, apresentando memoriais e realizando sustentação oral. MENDES atendeu a pedido realizado pela Federação no último dia 5 de agosto, quando apresentou um levantamento que mostra que a proibição de atividades agrossilvipastoris em áreas entre 400 e mil e 500 metros de altitude, como defende a Procuradoria Geral da República, ameaçaria 244 mil empregos e poderia reduzir o PIB estadual em 17 bilhões de reais.
O valor total da produção agrícola catarinense foi de aproximadamente 19 bilhões e 500 milhões de reais em 2024. O dado representa uma queda em relação ao ano anterior, que atingiu 22 bilhões e meio de reais. As informações são da Produção Agrícola Municipal de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Santa Catarina ocupa a décima primeira colocação entre todos os estados brasileiros, uma posição abaixo de 2023. Os dados consideram todos os produtos pesquisados pelo IBGE tanto de lavoura temporária quanto permanente. Santa Catarina participa com dois virgula cinco por cento do valor da produção nacional. Em 2023, a participação era equivalente a dois vírgula oito por cento.
Santa Catarina manteve a liderança nacional na criação de suínos, com nove milhões e 300 mil cabeças em 2024, apontou a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, divulgada nesta quinta-feira. O município catarinense com maior destaque na criação dos suínos é Concórdia, no Oeste do Estado, com 517 mil cabeças. A cidade se destaca como quarta maior produtora entre as cidades brasileiras. O Estado também aparece em primeiro nas matrizes de suínos, com um milhão de cabeças. Braço do Norte se destaca, com 55 mil e 400 cabeças, sendo o terceiro município brasileiro no ranking. Embora tenha havido queda com relação a 2023, Santa Catarina segue ocupando o quarto lugar no rebanho de galos, galinhas e frangos de corte.
O deputado estadual do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA, vai promover, neste sábado, um seminário regional sobre o uso medicinal da Canabis Ativa, a maconha. O objetivo é discutir a importância de medicamentos, como o canabidiol. O seminário também vai debater o fornecimento desse tipo de remédio pelo Sistema Único de saúde. O evento está marcado para as duas horas da tarde no salão paroquial. PADRE PEDRO estará neste sábado, no Peperi Rádio Repórter para explicar os objetivos do seminário de amanhã. O Peperi Rádio Reporter começa as 11 horas com a análise das noticias da semana e a entrevista com o deputado está programada para as 11 e meia.
O município de Guaraciaba finalizou segunda fase do Curso de Inclusão Digital Rural – Informática Básica, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A turma, formada exclusivamente por mulheres do interior do município, deu continuidade aos aprendizados da primeira etapa, com atividades práticas voltadas ao uso do computador, programas básicos e navegação segura na internet. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso às tecnologias e facilitar o dia a dia no campo, fortalecendo a inclusão digital e promovendo mais oportunidades de capacitação para a comunidade rural.
Os agricultores precisam ficar atentos ao prazo final para declaração do Imposto Territorial Rural. O alerta é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. De acordo com ele, a procura pelo serviço aumento nas últimas semanas. WATHIER destacou que os agricultores não devem deixar para a última hora. Ele citou que a entrega da Declaração do ITR depois do prazo previsto para 30 de setembro de 2025 sujeita o contribuinte à multa de um por cento ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o valor total do imposto devido. O valor da multa não pode ser inferior a 50 reais. WATHIER disse que a falta da declaração também pode criar restrição no CPF dos agricultores.
A Faciband 2025 será aberta oficialmente hoje, as sete horas da noite. A abertura da feira para visitação, no entanto, será as cinco horas da tarde. A primeira noite da feira será marcada pelo Jantar da polenta, baile com o grupo Arte Musical na sede campeira e Show nacional com FELIPE E FALCÃO no palco principal. A Faciband 2025 vai reunir 150 empresas e segue até domingo com foco nos negócios e no entretenimento. A expectativa da comissão organizadora é de que 25 mil pessoas passem pelo evento que também marca os 30 anos de emancipação de Bandeirante. A abertura oficial do evento será transmitida ao vivo pela Rádio Peperi.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir dois temas que movimentaram a semana no país: a aprovação da PEC da Blindagem e do regime de urgência para o projeto da Anistia. O programa de amanhã vai analisar os aspectos legais e os argumentos contrário e favoráveis aos dois projetos. O Peperi Debates vai reunir os advogados ALESSANDRO TIESCA, ANA FLÁVIA MOREIRA, WELLITON SEFRIN e JEAN CARLESSO. O Peperi Debates deste sábado, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
A câmara de vereadores aprovou, na noite de ontem, uma moção de apelo pela aprovação do projeto de lei da anistia. A proposição é dos vereadores DELEGADO ZANCANARO, RODRIGO BORGHETTI e DAIANE DEMARCHI do PL. O texto pede que o Congresso Nacional analise e aprove a proposição que visa conceder anistia aos cidadãos processados em decorrência das manifestações de oito de janeiro. Os vereadores sustentam que a anistia é uma medida de pacificação social. A moção foi aprovada com os votos contrários dos vereadores ADILSON PANDOLFO, ANA FLAVIA e CRIS ZANATTA e abstenção de ANDREIA REBELATTO e SISSE VELOSO.
A vereadora ANA FLÁVIA MOREIRA denunciou sinais de abandono na Casa de Passagem Indígena de São Miguel do Oeste. De acordo com ele, o local, inaugurado em 2021, estaria com mato alto, ferrugem em partes da estrutura e sem nenhuma movimentação recente. Ela informou ainda que protocolou um requerimento na Câmara de Vereadores pedindo informações à administração municipal sobre os investimentos feitos na casa e sua real destinação. Os vereadores aprovaram, na sessão de ontem à noite, um requerimento de informações sobre a situação da Casa de Passagem Indígena. ANA FLAVIA cobrou do governo o que está previsto para o imóvel, quais recursos foram aplicados e se há plano de uso efetivo da estrutura.
A Casa de Passagem Indígena está ativa e segue a proposta original, ou seja, ser um ponto de apoio temporário para indígenas em trânsito pela cidade. A afirmação é do secretário-adjunto de Assistência Social, ELIAS ARAÚJO. Ele disse que como é uma casa de passagem, e não uma residência, é natural que, em determinados períodos, o local fique vazio, já que depende da movimentação dos povos indígenas, que não seguem um calendário fixo. ELIAS também destacou que o local é mantido limpo e organizado, com apoio da equipe do CREAS. A Secretaria considera a CAPAI uma das estruturas mais bem mantidas do estado e ressaltou que o espaço é gerido de forma autônoma pela própria comunidade indígena, com apoio institucional apenas quando necessário.
O programa Fala São Miguel, criado para aproximar a população da gestão municipal, começa na semana que vem. De acordo com o governo, a ideia é ouvir de perto as demandas de cada comunidade e transformar o diálogo em ações práticas. Nesta primeira fase, estão previstas mais de 30 reuniões em bairros e localidades do interior. O roteiro começa na quarta-feira, as sete horas da noite, na Linha Bela Vista envolvendo ainda os moradores da Linha Três Curvas. As oito horas, o encontro será na Linha Pinheirinho. Segundo o prefeito EDENILSON ZANARDI, o programa é um “pacto de diálogo e responsabilidade”. Ele destacou que, além de registrar as prioridades, a administração vai voltar a cada comunidade em 2028 para apresentar um balanço do que foi atendido.
O município de São Miguel do Oeste confirmou nesta semana a adesão ao programa estadual Casa Catarina, voltado à construção de moradias populares em parceria com os municípios. De acordo com o prefeito EDENILSON ZANARDI, o município foi contemplado com 30 unidades habitacionais, com investimento total de três milhões 420 mil reais por parte do Governo de Santa Catarina. Cada casa terá o valor estimado de 114 mil, com os recursos sendo repassados em três parcelas de um milhão 140 mil reais para o município. ZANARDI explicou que a seleção dos beneficiados será feita pela Secretaria de Assistência Social com base em critérios sociais e econômicos, como renda familiar.
O Casa Catarina atendia apenas municípios com até cinco mil habitantes, mas foi ampliado para cidades maiores. A informação é do prefeito EDENILSO ZANARDI. Com isso, a prefeitura aderiu a ação durante um evento da FECAM em Balneário Camboriú há cerca de uma semana. Na quarta-feira, o governo confirmou os valores e quantidade de 30 casas para São Miguel do Oeste. Segundo o prefeito, as casas serão construídas em duas áreas já definidas pelo governo e reforçam as ações do município para reduzir o déficit habitacional na cidade.
Uma explosão causada por vazamento de gás assustou moradores de Iporã do Oeste na manhã desta quinta-feira e deixou uma mulher de 63 anos ferida. O fato aconteceu por volta das nove e meia da manhã na Avenida Gustavo Fetter, no centro da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encontrada caída na cozinha da residência. No momento da explosão, preparava o almoço. O barulho chamou a atenção de funcionários de uma empresa próxima, que foram até o local e a encontraram caída no chão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher sofreu uma contusão no joelho e estava assustada com o ocorrido. Após os primeiros socorros, ela foi levada ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Um homem ficou ferido em um acidente na manhã desta sexta-feira no centro de São Miguel do Oeste. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Fan 160 e um caminhão baú. O acidente aconteceu por volta das dez horas no cruzamento da Rua Sete de Setembro com a Avenida Salgado Filho. O motorista do caminhão não se feriu. Já o motociclista sofreu ferimentos leves. Ele recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao hospital.
Um homem acusado de cinco tentativas de homicídio em Maravilha foi condenado a 30 anos de prisão nesta quarta-feira. O Tribunal de Justiça durou cerca de 15 horas e resultou na condenação do homem. Segundo consta na denúncia do Ministério Público, em outubro no ano passado, o réu direcionou o veículo com a intenção de atingir o maior número possível de pessoas que estavam reunidas no pátio do posto de combustível. O homem não prestou socorro e, na fuga, capotou o veículo a poucos metros de distância. Ele foi condenado do réu por tentativa de homicídio qualificado e embriaguez ao volante. Cabe recurso da decisão. O réu está preso no Presídio Regional de Maravilha.
Uma mulher de 25 anos foi presa na manhã de quinta-feira por suspeita de tráfico de drogas em Cunha Porã. Segundo a Polícia Militar, durante a abordagem foram encontrados 158 gramas de maconha, 30 gramas de cocaína e 322 em espécie. Usuários de drogas também foram identificados no local e confirmaram que compravam entorpecentes da moradora. De acordo com a Polícia Militar, a jovem confessou que realizava a venda de drogas e que já havia feito algumas transações no mesmo dia. Ela foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia de Cunha Porã, onde permanece à disposição da Justiça.
Uma abordagem de rotina da Polícia Militar terminou com a prisão de uma mulher de 27 anos por tráfico de drogas, na noite desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. Ela estava em um carro de aplicativo quando foi flagrada com mais de 570 gramas de entorpecentes. De acordo com a Polícia Militar, o veículo foi parado na Rua Monte Castelo, nas proximidades da BR-282, por volta das oito horas da noite. Dentro de uma bolsa no banco traseiro, os policiais encontraram um tijolo de maconha com 516 gramas e outro pacote da mesma droga, com 50 gramas já fracionadas. Segundo a Polícia Militar, a suspeita também carregava duas buchas de haxixe no corpo prontas para comercialização. Ela foi detida no local e levada à delegacia para os procedimentos legais.
A Delegacia de Investigação Criminal da Polícia Civil de São Miguel do Oeste prendeu três homens suspeitos de envolvimento na morte de DEOMIRA CONCI, de 75 anos. O corpo foi encontrado no dia primeiro de setembro em uma mata na zona rural de Bernardo de Irigoyen, na Argentina. As prisões ocorreram na tarde de quarta-feira, dia 17, com mandados de busca e apreensão cumpridos nas casas dos investigados, em São Miguel do Oeste e Barracão no Paraná. Nos endereços, foram apreendidos objetos que serão analisados pela Polícia Civil. O inquérito policial continua em andamento, com o objetivo de detalhar a participação de cada preso no crime. A previsão é de que a investigação seja concluída em até 30 dias.
A principal linha de investigação para a morte de DEOMIRA CONCI aponta latrocínio, já que o veículo da vítima, uma ECOSPORT, foi levado e até agora não foi localizado. Segundo a Polícia Civil, devido às lesões graves, a identificação da vítima só foi possível em 8 de setembro. A DIC de São Miguel do Oeste conseguiu reunir provas suficientes para pedir a prisão temporária dos três suspeitos, pedido que foi aceito pelo Juízo da Vara Regional das Garantias de São Miguel do Oeste. As prisões ocorreram na tarde de quarta-feira. Também participaram das diligências policiais as delegacias da Comarca de São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte, Dionísio Cerqueira, DPCAMI e Polícia Civil de Barracão, além do SAERFRON de Chapecó, que ajudaram nas buscas pelo veículo. De acordo com o Polícia Militar, o apoio da Polícia de Bernardo de Irigoyen, liderado pelo Comissário General Celestino Raul Medina, foi decisivo para o compartilhamento de informações.