ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 19 08 2020

-GOVERNO ELABORA PROJETO QUE PÕE FIM AO MONOPÓLIO POSTAL DOS CORREIOS

-CPI DOS RESPIRADORES PEDE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR MOISÉS

-EPAGRI ANUNCIA SUSPENSÃO DA CAMINHADA DA PRIMAVERA NESTE ANO

-DEPUTADO DIZ QUE OBRAS NA BR 163 NÃO SERÃO RETOMADAS NESTE MÊS

-CAMPUS DO IFSC SÓ TERÁ AULAS PRESENCIAIS NO ANO QUE VEM

-MORADOR É CONDENADO POR ABANDONO E MAUS TRATOS À ANIMAL

-ACIDENTE ENTRE CAMINHONETE E MOTO DEIXA HOMEM FERIDO NO SANTA RITA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A chanceler da Alemanha, ANGELA MERKEL, descartou nesta terça-feira a possibilidade de qualquer flexibilização das regras de saúde após o aumento do número de casos do novo coronavírus e fez um apelo para que a população respeite as normas. A chefe de Governo enfatizou a obrigação de usar máscara em alguns locais públicos e a necessidade de respeitar a quarentena imposta ao retornar de Dusseldorf, uma área considerada de risco pelo governo. MERKEL fez um alerta ao destacar que a média de casos dobrou nas últimas três semanas.

A segunda noite da Convenção Nacional do Partido Democrata, nesta terça-feira, foi marcada pela formalização de JOE BIDEN como o candidato a disputar a presidência dos Estados Unidos, em três de novembro. Ontem, mais uma vez, os discursos foram em tom de crítica ao presidente e candidato à reeleição DONALD TRUMP. Após a noite de abertura, em que se destacaram os discursos da ex-primeira-dama MICHELLE OBAMA e do senador BERNIE SANDERS, alertando para o “caos” e a “ameaça à democracia” que representariam a reeleição de TRUMP, a segunda noite teve como convidados dois ex-presidentes e a mulher de BIDEN, que atua como sua conselheira política.

O senador ÁLVARO URIBE, ex-presidente da Colômbia e aliado do presidente IVÁN DUQUE, renunciou nesta terça-feira à cadeira que ocupa no Senado. URIBE, que governou a Colômbia entre 2002 e 2010, teve prisão domiciliar decretada em quatro de agosto por acusações de ter manipulado testemunhas contra o senador de esquerda IVÁN CEPEDA. Em nota publicada nesta tarde, o ex-presidente disse que a prisão viola garantia processuais e que não há provas das acusações.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira, por seis votos a um, rejeitar a proposta de punição pelo chamado abuso de poder religioso – ou seja, responsabilização de candidatos pelo uso irregular da religião para obter votos. Os ministros avaliaram a possibilidade de fixar uma tese que permitisse a caracterização deste tipo de abuso. Ele seria parecido com os abusos de poder econômico e político, que já existem e podem levar à cassação de mandatos. O julgamento do tema começou no dia 25 de junho e teve como base o caso de uma vereadora de Luziânia em Goias. Pastora da Assembleia de Deus, VALDIRENE TAVARES DOS SANTOS foi acusada de usar sua autoridade e posição na estrutura religiosa para promover a candidatura de vereadora. Ela foi reeleita em 2016.

A secretária do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, MARTHA SEILLIER, afirmou nesta terça-feira que o governo federal deve encaminhar nas próximas semanas um projeto ao Congresso Nacional para acabar com o monopólio dos Correios nos serviços postais. Segundo a secretária, o envio do projeto é um dos passos para o processo de privatização dos Correios. Os Correios estão na lista de estatais a serem privatizadas. O Ministério da Economia aponta como motivos para privatização: corrupção, interferências políticas na gestão da empresa, ineficiência, greves constantes e perda de mercado para empresas privadas na entrega de mercadorias vendidas pela internet. Os trabalhadores são contra e entraram em greve no dia de ontem.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira a lei que estabelece um repasse de até 16 bilhões a estados e municípios, como compensação pelas perdas de arrecadação decorrentes da pandemia do novo coronavírus. As regras entraram em vigor em abril, quando o governo editou a medida provisória 938. O texto original previa os mesmos 16 bilhões, previstos para custear prejuízos de março a junho. A ideia era que os valores fossem repassados em quatro meses, sendo no máximo quatro bilhões ao mês. Os parlamentares alteraram a MP e o repasse máximo mensal da União aos governos locais passou para dois bilhões ao mês, a partir de julho e até novembro. O presidente BOLSONARO vetou uma mudança, feita pelo Congresso, que autorizava estados, municípios e o Distrito Federal a reter saldos desse apoio financeiro que não fossem utilizados

A Fundação Catarinense de Cultura abriu nesta terça-feira as inscrições do edital “SC Cultura em sua casa” que vai distribuir quatro milhões de reais para realização de projetos culturais. As iniciativas contempladas incluem apresentações com transmissão online, disponibilização de produtos e serviços exclusivamente no formato digital, veiculados por meio de mídias tradicionais ou sites, canais, plataformas ou redes sociais. O edital tem como objetivo a geração de renda, a retomada econômica da cadeia produtiva e oferta de programação cultural à população de Santa Catarina neste período de isolamento social. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do edital e são gratuitas.

As aulas presenciais na rede pública e privada seguem suspensas em Santa Catarina até 12 de outubro. A afirmação foi feita pelo secretário de Educação do Estado, NATALINO UGGIONI na manhã de hoje. Segundo ele, o retorno dos estudantes às salas de aula ainda em 2020 vai depender do controle do coronavírus no estado, que atualmente tem 124 mil casos e mil e 800 mortes pela doença. O ensino presencial, parado desde 19 de março na rede pública e privada do ensino infantil, fundamental, médio e de jovens e adultos. A reunião entre as secretarias de Educação e de Saúde e que analisou esse tema leva em consideração a portaria publicada na segunda-feira pelo governo do estado que determina a suspensão das aulas presenciais em todos os quatro graus de risco da Covid-19: gravíssimo, grave, alto e moderado.

A CPI dos respiradores apresentou no final da tarde desta terça-feira o relatório final com as conclusões dos deputados integrantes. Para eles, há existência de inúmeras irregularidades, negligências e fraudes encontrados do início ao fim do processo de compra por parte do governo do estado de 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação. O relatório apontou para a responsabilização de 13 pessoas, entre gestores públicos, servidores e empresários. Um grupo de nove foi responsabilizado na esfera criminal e outras quatro pessoas, na esfera administrativa. Sobre o governador CARLOS MOISÉS, segundo os deputados houve omissão e ineficiência por parte dele em relação à compra dos respiradores. Por isso, há um pedido para que a Procuradoria da Alesc analise a abertura de um novo processo de impeachment contra o governador do estado.

A tradicional Caminhada da Primavera não vai ocorrer neste ano em São Miguel do Oeste. A informação é da extensionista da Epagri no município, LEONILDA VILLANI. Conforme ela, o evento estaria na quarta edição, porém teve que ser cancelado visto a pandemia causada pela Covid-19. Segundo ela, a decisão ocorreu após uma reunião com os demais parceiros dessa atividade. De acordo com LEONILDA, a Caminhada da Primavera sempre reúne cerca de 400 pessoas e por mais que houvesse todos os cuidados a aglomeração iria existir em algum momento, infringindo dessa forma a lei estadual e municipal que proíbe aglomerações de qualquer natureza.

Mesmo que o evento sempre ocorra ao ar livre e no interior os organizadores decidiram suspender a quarta edição da Caminhada da Primavera. A afirmação é da extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste, LEONILDA VILLANI. Ela destacou que o momento exige a prioridade quanto à saúde e a segurança das pessoas. Ela revelou que os organizadores também pensaram em realizar o evento no mês de novembro, porém, as eleições municipais e o calor excessivo fizeram a equipe não levar adiante a ideia e anunciar a suspensão da atividade neste ano no município.

A tradicional Caminhada da Primavera deverá ser retomada no ano que vem em São Miguel do Oeste. O comentário é da extensionista da Epagri no município, LEONILDA VILLANI. Ela disse que já existe um roteiro pré definido e que ficará para os próximos anos. Ela lembrou que o objetivo da atividade é mostrar as belezas existentes no interior de São Miguel do Oeste. Questionada sobre os demais trabalhos da Epagri neste momento de pandemia, LEONILDA ressaltou que parte dos profissionais estão atuando nos projetos de créditos já pensando na próxima safra. Já outros estão voltados a prestar orientações aos produtores sobre as feiras e vendas de produtos no comércio local.

O programa Boa Tarde Peperi desta terça-feira apresentou um material sobre a estruturação dos órgãos de segurança pública no município. O quadro Ponto e Contraponto abordou qual a situação das viaturas, equipamentos e efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na última semana, a PM recebeu duas novas viaturas para o serviço de patrulhamento da cidade. Antes disso, o quartel recebeu um veículo para a Rede Catarina de proteção a mulher, uma caminhonete para o PPT E motos para o policiamento. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão, MARCELO DE WALLAU, o investimento em viaturas dá uma dinâmica maior para a atividade de policiamento, ampliando a segurança para o policial. Ele comentou que o efetivo ainda não é o ideal, mas a PM está investindo em tecnologia para ampliar as ações na área de segurança.

A Polícia Civil conta com uma boa estrutura de trabalho no extremo-oeste. O comentário é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Ele disse que a frota de veículo é adequada e suficiente para o atendimento dos crimes. WESLEY citou que o armamento também é suficiente. Ele citou que as delegacias da região receberam novas armas de calibre mais elevado nos últimos dias. Outro ponto positivo da estrutura policial são os equipamentos de informática e tecnologia para o trabalho de investigação. WESLEY citou que um aspecto que poderia melhorar é a renovação da frota de veículos. Sobre o efetivo, recentemente a região recebeu o reforço de mais quatro escrivães e um agente de polícia. Ele citou que a Polícia Civil carece de mais profissionais, entre eles, mais dois delegados pelo menos.

A estrutura do Corpo de Bombeiros do Extremo-oeste é adequada. A avaliação é do tenente-coronel FRAGAS. Ele disse que a maioria dos quarteis tem boa estrutura física, com equipamentos modernos e suficientes para o atendimento das ocorrências. FRAGAS comentou que o Bombeiro da região está bem estruturado com algumas carências pontuais, como por exemplo, a falta de uma garagem para as viaturas do setor administrativo de São Miguel do Oeste. Ele comentou que alguns veículos, especialmente os caminhões de combate a incêndio, precisam de uma renovação. Alguns, são da década de 80. Assim como outros órgãos, o Corpo de Bombeiros também tem uma certa deficiência. FRAGAS ressaltou que essa é uma dificuldade amenizada pela atuação dos bombeiros comunitários.

A câmara de vereadores aprovou na sessão virtual de ontem à noite uma moção de apelo para que o Ministério da Saúde repasse valores financeiros ao setor de diálise para evitar um colapso nos atendimentos prestados aos pacientes. O documento ressalta que a Clínica Renal de São Miguel do Oeste atende 122 pacientes de 28 municípios do Extremo-Oeste e está enfrentando sérios problemas. Segundo a moção, o tratamento de diálise é de alto custo e atualmente é financiado pelo Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual da Saúde. Na semana passada, a Peper divulgou uma entrevista com o médico GELSON DOS SANTOS sobre esse assunto. Ele comentou o valor repassado através do SUS para as unidades de diálise está desatualizado há mais de uma década e isso cria dificuldades para a prestação do serviço. A moção será enviada ao ministro da Saúde.

A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno nesta terça-feira o Projeto de Lei que cria o Dossiê Mulher Miguel-Oestina. O dossiê consistirá na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas sob a ingerência do Município, com o objetivo de balizar estudos e políticas públicas para as mulheres. O projeto foi aprovado em sessão por videoconferência em primeiro turno. O texto prevê que deverão ser tabulados e analisados todos os dados em que conste qualquer forma de violência que vitime a mulher. O projeto também estabelece que a periodicidade para divulgação do dossiê não pode ser superior a 12 meses e que os dados coletados deverão ser centralizados e disponibilizados para acesso de qualquer interessado.

A Câmara também aprovou em segundo turno ontem o projeto que institui o Dia Municipal da Proclamação do Evangelho e da Reforma Protestante, a ser comemorado anualmente em 31 de outubro. O projeto prevê que durante a semana desta data, entidades civis, igrejas e organizações profissionais e científicas do segmento poderão, com o Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do Município, dar ampla divulgação à proclamação do Evangelho e da Reforma Protestante. Essas ações podem ocorrer por meio de campanhas ou eventos, celebrações, apresentações artísticas, culturais e ações sociais. Com a aprovação em segundo turno, o projeto segue para sanção do prefeito.

Oito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. No total, 448 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 369 já se recuperaram. No momento, 78 pessoas estão com o vírus ativo, uma delas em internação hospitalar e as demais em isolamento domiciliar. No Hospital Regional, a taxa de ocupação dos leitos de UTI com pacientes da Covid permanece acima dos 70 por cento. São 13 pessoas internadas na unidade. Na enfermaria, são dois confirmados e quatro suspeitos com taxa de ocupação de 37 por cento.

As aulas presencias nas escolas estão suspensas, pelo menos, até setembro. Neste momento, um grupo formado por professores, secretários de educação e representantes da saúde discutem o protocolo que pode ser adotado em uma possível reabertura das escolas. Apesar desse compasso geral de espera, oInstituto Federal de Santa Catarina já tomou uma decisão: os campus espalhados pelo estado, incluindo o de São Miguel do Oeste, não terão aulas presenciais neste ano. As atividades com a participação dos estudantes só serão retomadas em 2021. O diretor do campus local do IFSC, DIEGO MARTINS disse que o quadro atual geral muita insegurança para professores, alunos e a comunidade em geral. A posição de manter aulas as distância até o final do ano traz mais tranquilidade para todos, inclusive para o planejamento do ano letivo.

A suspensão das aulas presenciais até o final do ano terá impactos pedagógicos e consequências na formação dos estudantes. Ele disse que a falta de segurança para professores, servidores e alunos e a indicação de que a solução para a pandemia não virá neste ano, levou a IFSC a manter as aulas a distancias até 31 de dezembro. O diretor do campus de São Miguel, DIEGO MARTINS, disse que o ano letivo só vai terminar em 2021.

A retomada das obras de recuperação da BR 163 não serão retomadas neste mês. A informação é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele esteve reunido nesta semana com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA e recebeu a notícia de que o projeto de revitalização da rodovia teve que ser alterado. MAURICIO citou que as modificações são pequenas, mas vão atrasar mais um pouco o reinícios das obras. Ele destacou que não se trata de falta de recursos, mas de readequação do projeto. As mudanças já foram acertadas entre a empresa, o Dnit e o Ministério dos Transportes. Dessa forma, a previsão do ministro dos Transportes TARCISIO FREITAS de que as obras seriam reiniciadas no mês de agosto, o que não se confirmou.

O Dnit acredita que os trabalhos na BR-163, trecho São Miguel do Oeste-Dionísio Cerqueira devem ser retomados no mês de setembro. De acordo com o deputado MAURICIO ESKUDLARK, o replanejamento para a volta dos serviços na estrada não chegar a ser motivo de preocupação, já que a situação que gerou esse atraso foi bem explicada pelo Dnit. Ele citou que a adequação do projeto é importante para garantir uma obra mais ajustada as necessidades da região.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite desta terça-feira, na BR 163 em Guaraciaba, cerca de 130 unidades de mercadorias estrangeiras importadas do Paraguai sem o devido pagamento das taxas aduaneiras. Os produtos foram encontrados em um FordFocus de Salto do Jacuí. Havia diversos eletrônicos, artigos de informática, perfumes e cosméticos sem nenhum comprovante fiscal comprado no exterior apesar das fronteiras fechadas pela pandemia da Covid-19. As mercadorias foram entregues à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. O condutor foi liberado, porém, vai responder pela irregularidade fiscal.

A Polícia Rodoviária Federal fez apreensão de cerca de 60 caixas de vinhos da Argentina nesta terça-feira. Os policiais abordaram um FiatToro com placas de Belo Horizonte e um Fiat Uno de São José do Cedro transportando os produtos sem o devido desembaraço aduaneiro. A Toro carregava 43 caixas e o Uno estava com mais 20 caixas de vinho. O Uno estava estacionado em um posto de combustíveis em Iraceminha. O motorista da Toro disse que o veículo pertencia à esposa. Os veículos e as mercadorias foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Um morador de São Miguel do Oeste foi condenado à pena de três meses e dez dias de prisão, mais o pagamento de uma multa por maus-tratos a animal. A condenação ocorreu porque ele deixou de dar tratamento veterinário ao seu cão, que estava gravemente doente, por pelo menos sete dias e, nesse período, também impediu que vizinhos socorressem o animal. O cachorro apenas foi socorrido após o caso ser denunciado à polícia. O fato aconteceu em outubro de 2017, no Centro de São Miguel do Oeste. A pena privativa de liberdade foi substituída pelo Juiz pela doação de valores à organização não governamental "Grupo Amigo Bicho".

Um acidente nas proximidades do trevo da BR 282 deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem. A colisão aconteceu por volta das duas horas da tarde na Waldemar Rangrab, bairro Santa Rita, e envolveu uma caminhonete e uma moto. O motoboy sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O homem foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso onde recebeu atendimento médico.

Um homem com monitoramento por tornozeleira eletrônica foi preso nesta terça-feira depois fugir de um motel sem saldar as despesas. Segundo o responsável pelo motel, um homem entrou no local e solicitou um quarto, informando que posteriormente viria uma companhia. Aproximadamente 10 minutos após a entrada, o homem tentou sair com o veículo. Como o portão estava fechado, ele abandonou o carro e fugiu a pé. O veículo foi guinchado pois foi abandonado no meio do pátio do motel. A Polícia Militar realizou buscas e em uma área de matagal encontrou o homem com uma porção de cocaína. A PM confirmou que ele possui restrição judicial de monitoramento eletrônico. O homem informou que a tornozeleira foi retirada horas antes e jogada às margens da BR 282. Foi lavrado um termo circunstanciado para o homem comparecer em audiência judicial.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.