ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 19/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 5 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é de 11 graus e 8 décimos. Umidade relativa do ar é 75 por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A chanceler alemã, ANGELA MERKEL, disse neste domingo que encontrará o primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, na próxima quarta-feira para discutir a saída planejada do Reino Unido da União Europeia. MERKEL afirmou ainda que a Alemanha também está preparada para um Brexit desordenado. JOHNSON busca persuadir os líderes da União Europeia a reabrir as negociações do Brexit ou enfrentar a perspectiva de a segunda maior economia da região deixar o bloco em 31 de outubro sem nenhum acordo para reduzir o choque econômico.

O alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, FILIPPO GRANDi, fez um apelo neste domingo por mais ajuda humanitária para apoiar refugiados venezuelanos que estão se espalhando pelos países vizinhos. A ONU estima que quatro milhões e 300 mil venezuelanos fugiram da crise política e econômica em seus país, indo em sua maioria para Colômbia, Peru, Chile e Equador. A ONU e ONGs envolvidas com a questão fizeram um apelo humanitário por 770 milhões de dólares no começo do ano e receberam menos de 180 milhões de dólares.

O ministro da Fazenda da Argentina, NICOLÁS DUJÓVNE, anunciou neste sábado a renúncia do cargo que ocupava desde janeiro de 2017. Em carta direcionada ao presidente MAURICIO MACRI, e divulgada pelo jornal La Nacion, o agora ex-ministro Dujóvne afirma que "se convenceu de que, em virtude das circunstâncias, sua gestão necessita de uma renovação significativa na área econômica". De acordo com o jornal, o governo já escolheu o substituto. O novo ministro da Fazenda deve ser HERMÁN LACUNZA, que ocupa o cargo de ministro da Economia da província de Buenos Aires.

O Ministério da Educação pode alterar a maneira como distribui os recursos para as universidades federais do país. Hoje, a verba é repassada de acordo com um cálculo que envolve número de alunos e qualidade acadêmica. A proposta que o MEC avalia, segundo reportagem publicada pelo "Estado de São Paulo", prevê mais dinheiro para as que tiverem melhor desempenho em indicadores como governança, inovação e empregabilidade. A proposta ainda deverá ser discutida com os reitores das universidades. O secretário de Educação Superior do MEC, ARNALDO LIMA JUNIOR, afirmou que as mudanças não dependem de alteração na lei, apenas de ajustes nas regras atuais.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a pagar nesta segunda-feira os recursos das cotas do Fundo PIS-Pasep. Tem cotas do PIS somente quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 1988. Já as cotas do Pasep são detidas por quem trabalhou como servidor público ou militar no mesmo período. O valor existente nesse fundo é pago somente uma vez, ou seja, uma vez retirado o dinheiro por quem tem direito, o saldo é zerado. O Fundo PIS-Pasep tem hoje cerca de 22 bilhões em depósitos. Segundo a Caixa, há 10 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil.

Um parecer elaborado por consultores legislativos do Senado afirma que a possível indicação do deputado federal EDUARDO BOLSONARO para a embaixada brasileira em Washington, nos Estados Unidos, configuraria nepotismo. EDUARDO é filho do presidente da República, JAIR BOLSONARO, a quem cabe escolher os embaixadores. Os técnicos do Senado elaboraram o documento sobre a viabilidade da indicação de EDUARDO BOLSONARO para o cargo de embaixador nos Estados Unidos, atendendo a pedido do senador ALESSANDRO VIEIRA.O parecer tem caráter consultivo e serve para subsidiar os senadores em uma eventual votação sobre o assunto. Os parlamentares podem concordar ou não com a análise feita pelos técnicos.

Santa Catarina registrou 11 vírgula nove por cento mais ocorrências de fogo em vegetação neste ano do que em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação foi divulgada na sexta-feira pelo Corpo de Bombeiros Militares do estado. De acordo com a corporação, de primeiro de janeiro até 12 de agosto deste ano, foram mil 655 atendimentos. No mesmo período em 2018, foram mil 479 ocorrências. Segundo o bombeiro, a geada e o frio intenso propiciam a vegetação secar, ficando mais suscetível ao fogo. A corporação orienta a população a evitar a prática de queimada em lixo e na limpeza de terrenos.

A Celesc encerrou o segundo trimestre do ano com lucro líquido de 53 milhões de reais, o que significa uma queda de 23 por cento frente ao mesmo período do ano passado. Já a receita líquida da companhia atingiu um bilhão 644 milhões de reais entre abril e junho, com retração de 12 por cento frente aos mesmos meses de 2018. O consumo de energia elétrica no estado também teve alta no segundo semestre deste ano. O aumento da demanda dos consumidores residenciais e empresariais foi de dois vírgula seis por cento em relação ao segundo semestre do ano passado.

Os deputados federais e senadores de Santa Catarina receberam em julho o maior valor mensal em liberação de emendas parlamentares desde que elas passaram a ter execução obrigatória, em 2015. Os novos empenhos foram liberados às vésperas da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados. 15 dos 16 deputados catarinenses votaram a favor das novas regras de seguridade social. No total, os valores liberados para Santa Catarina somaram 238 milhões e 500 mil reais. O número é 50 vezes maior do que o liberado pelo governo de janeiro até junho para os pedidos feitos por parlamentares catarinenses.

Município prepara segunda festa campeira da Semana Farroupilha. AIRTON SUFREDINI- Coordenador da festa que ocorre em Novo Horizonte afirma que estão terminando os últimos ajustes para deixar tudo pronto. O evento será em setembro, dos dias 20 a 22. Na sexta, terá um jantar dançante, no sábado e domingo as competições de tiro de laço, entre outras. AIRTON salienta que será realizado no sítio do vovô Alceu, na comunidade Matão, próximo à cidade. Explica que as pessoas chegando a Novo Horizonte já estará todo o caminho sinalizado até a comunidade.

Incentivo ao tradicionalismo iniciou a pouco no município. De acordo com AIRTON SUFREDINI, essa é a segunda edição da Semana Farroupilha. Ressalta que foi montado um grupo para o quadro de laços que hoje conta com 15 laçadores. Afirma que não tem CTG no município, mas aos poucos estão conseguindo cultivar o tradicionalismo. Salienta que os interessados em participar da Semana Farroupilha pode entrar em contato com os organizadores ou se dirigir até Novo Horizonte, dos dias 20 a 22 de setembro.

Sai resultado da prova objetiva para ocupação de vaga no Conselho Tutelar. NELSON TRESSOLDI – presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Erê, informa que os candidatos participaram da qualificação e depois da prova. Não participou a candidata LUANA DANELUZ, que automaticamente está fora do pleito. Outra candidata, MARINES PALUDO, desistiu e também fica de fora. Assim, 12 pessoas vão buscar votos da população para ocupar uma das 5 vagas oferecidas.

Estão aptas a fazer campanha para o Conselho Tutelar de Campo Erê as seguintes pessoas: LIDIO TRIZOTTO; MARGARETE HERMES; MARLI FERLIN; VILMAR DENARDI; JORNÉLIO SPILMANN; GELSO PALOSCHI; JULIANE BATISTA; SIDIANE DE OLIVEIRA; ANTÔNIO DE FARIA; FRANCIELI SCHAPPO; AGENOR CECHETTI e LEDIANE CEREZOLLI; De todos eles, 4 candidatos buscam a reeleição: LÍDIO, MARGARETE, MARLI e ANTÔNIO.

Cada candidato terá o nome e um número na cédula eleitoral. Se preferir, pode constar seu currículo, para melhorar a identificação. O santinho também poderá ter a foto do candidato. De acordo com TRESSOLDI, a princípio a Comissão Eleitoral pensou na utilização de urnas eletrônicas para recebimento dos votos, mas como isso se tornaria muito caro, a decisão ficou pela maneira mais simples. Existem regras rígidas e os candidatos não podem infringir.

Conselheiros tutelares já podem fazer campanha. Quem conta é MATEUS KHUN – secretário de Assistência Social de Saltinho. Ele explica que ao todo são doze candidatos que vão concorrer às eleições de conselheiro. Foi feita uma ampla explanação sobre o que pode e o que não poder ser feito durante esse período. O processo de campanha eleitoral vai até o dia cinco de outubro. MATEUS frisa que todas as pessoas da comunidade que tenham título de eleitor podem votar no dia seis de outubro e contribuir na escolha dos conselheiros de Saltinho.

Município terá duas urnas para votação de conselheiro tutelar. KHUN explica que elas serão depositadas no Centro de Múltiplo Uso. A votação será feita no papel e colocada dentro da urna. O secretário frisa que o voto para escolha dos conselheiros tutelares não é obrigatório, mas é fundamental que a comunidade faça a sua parte e contribua nesse importante processo.

Castrações pela equipe do castra móvel virá de Florianópolis atender em Campo Erê. A informação é de ANA MARIA STEFFENS – médica veterinária do município. Ela diz que quem tem animal sem raça definida, popular vira lata, pode aproveitar a oportunidade. Ação está marcada para essa quarta-feira. O valor será bem acessível para quem quer castrar seu pet, macho ou fêmea. Pesando até 15 quilos, custa 145 reais; mais de 15 quilos, 195 reais. As inscrições podem ser feitas com a veterinária. Comenta que o atendimento será para Campo Erê, Palma sola, São Bernardino, Saltinho e Santa Teresinha do Progresso.

Secretaria de Assistência Social é parceira no programa de castração de animais. Segundo NELSON TRESOLDI, as famílias do programa Bolsa Família, precisam fazer o cadastro junto ao CRAS para castração de cães e gatos de forma gratuita. São 20 vagas, com preferência a castração de fêmeas. Os vinte primeiros que atenderem as normas serão beneficiados. O cadastro deve ser feito até amanhã no CRAS.

Cartório Eleitoral segue com as revisões obrigatórias de títulos eleitorais em municípios da região. Quem lembra é o chefe em Campo Erê DANYEL CORREA. Ele chama atenção em especial os eleitores dos municípios de Palma Sola e São Bernardino. Frisa que a revisão de Palma Sola já está em curso e será finalizada no dia oito de novembro. Para o município de São Bernardino, a revisão ocorrerá entre nove de setembro até oito de novembro junto com Palma Sola. Os eleitores que comparecerem antes de nove de setembro, não precisam retornar no período de revisão.

Eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico devem comparecer ao cartório eleitoral de Campo Erê. O atendimento comenta o chefe, é de segunda a sexta-feira, no horário do meio dia às 19 horas. É necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. A Justiça Eleitoral alerta aos eleitores que o comparecimento é obrigatório e aqueles que não comparecerem terão seus títulos cancelados, ficando assim impossibilitados de votar nas próximas eleições. Além disso, podem ainda, ter seu CPF suspenso pela Receita Federal, entre outras restrições.

Está em andamento processo de centralização das chamadas 193 do Corpo de Bombeiros. Quem lembra é o comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê VANTUIR SCHOENINGER. De acordo com ele, a mudança está em fase de instalação em todos os municípios do décimo quarto batalhão, que abrange ao todo, trinta e uma cidades. Esse novo formato de atendimento, explica o comandante vem para melhorar o trabalho dos bombeiros militares, profissionais e comunitários.

Já está em andamento o processo para centralizar as chamadas feitas via 193. O comandante frisa que hoje algumas ligações ainda caem direto no quartel em Campo Erê, outras já na sede do Batalhão em Xanxerê. O processo ainda está sendo adequado por isso, ainda acontece dessa maneira.

É importante que as pessoas fiquem calmas e passem o endereço certo da ocorrência. O Cabo VANTUIR, enfatiza que a intenção desse novo processo, é liberar os atendentes de cada quartel para que possam atuar diretamente no atendimento de ocorrências. Afirma que a central em Xanxerê, possuilinhas suficientes para atender toda a demanda e atendentes qualificados para identificar as ocorrências.

Bombeiros combatem cinco incêndios em vegetação em um dia. Sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a cinco chamados. O primeiro teve início perto das 11 horas, na SC 160, próximo ao CTG de Campo Erê. Por volta das 15 horas a guarnição atuou em um incêndio às margens da Rodovia PR 180, próximo à comunidade do Alto São Mateus, em Marmeleiro. Após retornar ao quartel, teve o terceiro sinistro na Rua Luiz Caldato, próximo ao cemitério municipal, onde havia um pequeno foco de incêndio. Já por volta das 18 horas a guarnição prestou apoio aos Bombeiros Militares de Francisco Beltrão na comunidade de Nossa Senhora de Aparecida.

O maior incêndio atendido no sábado, foi às onze e meia da noite na Linha Santa Rita, interior de Saltinho. Ao chegar no local se constatou o sinistro. Tratava-se de um incêndio de grandes proporções. As chamas já haviam consumido uma área de aproximadamente 7 hectares. O local é de difícil acesso, apresentando relevo irregular, com declives e aclives. A vegetação era mista de pastagem, mata nativa e reflorestamento. Por algumas horas a guarnição controlou o incêndio, porém os ventos fortes dificultavam a extinção.

Próximo ao incêndio havia duas residências, que foram salvas devido à atuação das equipes. Ao todo foram mobilizados 11 bombeiros entre militares e comunitários e dois moradores da região atingida. Segundo levantamento realizado, ao todo, sete propriedades foram atingidas pelas chamas, totalizando uma área queimada de aproximadamente 15 hectares. Após 7 horas de combate às chamas, o incêndio foi controlado e extinto. O local ficou sob responsabilidade e orientação de um dos proprietários.

Incêndio no interior mobiliza bombeiros durante troca de efetivo. Por volta das 08 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para incêndio florestal em reflorestamento do pinus, na Linha Charuto, interior de São Bernardino. O local fica aproximadamente 33 quilômetros de distância do GBM. Ao chegar no local, a guarnição constatou o incêndio em fase de desenvolvimento. O local era de declive e aclive. Foi utilizado mil e trezentos litros de água. Área atingida foi de 22 metros quadrados.

Bandidos trancam idosos em banheiro durante assalto. Um casal foi rendido e trancado no banheiro da residência durante um assalto ocorrido na sexta-feira por volta de 21 horas, na comunidade de Guaíra, interior de Novo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o homem de 82 anos, contou que estava deitado no sofá da sala, vendo televisão, enquanto a esposa estava deitada no quarto. Eles contam que ouviram alguém bater com força na porta da sala e, logo ela foi arrombada.

Dois homens entraram na casa, cortaram o fio do telefone e exigiram dinheiro. Os idosos disseram a Polícia Militar que os dois homens estavam com o rosto coberto com capuz e armados com facas. O casal foi trancado no banheiro. Eles levaram cerca de dois mil reais em dinheiro. Segundo a Polícia, depois do assalto o casal conseguiu sair do banheiro e ir até a casa da neta pedir ajuda.

Colisão frontal deixa homem morto na SC 305. O acidente aconteceu por volta das 19 horas de ontem, em Campo Erê. O Corpo de Bombeiros do município foi chamado para atendimento de uma colisão frontal entre um Uno, com placas de Campo Erê, e um Sandero. A colisão foi na Linha São Brás. Segundo os bombeiros, o condutor do Uno, de 34 anos, estava inconsciente, sentado no banco do motorista, sem cinto de segurança, com odor etílico, apresentando possível fratura na região da perna, corte na boca, com sangramento. Como estado da vítima era crítico, foi tirada do veículo de forma rápida e levada para o hospital Santo Antônio de Campo Erê.

MARCOS HOELSCHER, foi levado com vida até o hospital, porém não resistiu aos ferimentos. Foi atendido ainda um homem de 32 anos, caroneiro do Sandero. Ele encontrava-se na margem da rodovia com queixa de dores no braço. Havia também uma mulher de 31 anos, com dores abdominais. Ambos optaram por permanecer no local. No Sandero ainda estava uma criança de dois anos com escoriações na face. Após procedimentos de primeiros socorros o bebê permaneceu no local sobre responsabilidade dos pais.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.