ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em foco Atalaia Sábado 19/08/2017

-PRESIDENTE DO CNJ MANDA TRIBUNAIS DIVULGAREM

SALÁRIOS DE JUÍZES.

-PRF RETOMA ATENDIMENTOS APÓS ANÚNCIO DE MAIS

DE UM MILHÃO PARA SC.

-COOPERATIVA TEM SEDE PRÓPRIA.

-“PROJETO ESCOLA VERDE É VIDA” É DESENVOLVIDA EM

ESCOLA MUNICIPAL.

-COOPER CAMPO ERÊ DEFINE LOGOMARCA.

-15 EM MOVIMENTO ACONTECE EM SÃO LOURENÇO DO

OESTE.

-POLÍCIA MILITAR APREENDE CARROS COM

APROXIMADAMENTE 500 QUILOS DE CAMARÃO.

-CASAL É PRESO PORTANDO DUAS ESPINGARDAS.

Céu nublado no Noroeste. A previsão para as próximas horas é de chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é... por cento.

A Bolsa de Valores encerrou a semana em alta. O dólar fechou em alta, a três reais e 14 centavos, o peso a 18 centavos e o euro a três reais e 70.

A polícia da Catalunha confirmou que o rapaz suspeito de dirigir a van que atropelou dezenas de pessoas em Barcelona está entre os mortos na troca de tiros em Cambrils. O jovem, de 17 anos, era do Marrocos, mas residia na Espanha. O irmão dele, um homem de 28 anos, está entre os presos como envolvido no ataque que matou 14 pessoas e deixou mais de cem feridas na principal cidade catalã.

Uma australiana que está em viagem turística à Europa há alguns meses testemunhou os três últimos atentados terroristas ocorridos no continente. JULIANA MONACO, de 26 anos, estava em Londres, Paris e Barcelona quando as cidades foram alvos de ataques de extremistas. Ontem ela disse à BBC que não vai mais voltar para casa e que não será parada pelos terroristas.

A assembleia constituinte da Venezuela, dominada por políticos que apoiam o presidente NICOLÁS MADURO, assumiu os poderes do congresso. Em uma reunião, ontem, os deputados da constituinte aprovaram, por unanimidade, um decreto que autoriza o grupo a exercer o poder legislativo do parlamento. A aprovação do documento ocorreu após os parlamentares do congresso, a maioria deles da oposição, se recusarem a jurar lealdade à constituinte.

A presidente do Conselho Nacional de Justiça, a ministra CÁRMEN LÚCIA, que também presidente o STF, determinou a todos os tribunais do país que passem a informar ao CNJ, de forma detalhada, os salários pagos a juízes, discriminando, inclusive, os valores extras, como subsídios e verbas especiais. A portaria assinada por CÁRMEN LÚCIA dá prazo de dez dias para que as cortes enviem ao Conselho cópias das folhas de pagamentos dos magistrados de janeiro a agosto. A partir de setembro o prazo de envio dos documentos será de cinco dias. A decisão da presidente da CNJ é tomada após a revelação de que um juiz do interior do Mato Grosso recebeu, no início do mês, vencimentos de mais de 503 mil reais.

O juiz SÉRGIO MORO mandou bloquear seis milhões de reais do ex-deputado federal CÂNDIDO VACAREZZA, que já foi filiado ao PT e até foi líder dos governos de LULA e DILMA na Câmara. VACAREZZA foi preso na manhã de ontem, na quadragésima quarta fase da Lava Jato. Por volta de 17 horas ele chegou à sede da Polícia Federal em Curitiba. O ex-deputado é suspeito de receber 438 mil reais de propina no esquema de corrupção da Petrobras.

Em entrevista para uma rádio da Bahia, ontem, o ex-presidente LULA declarou que, como NEYMAR está no PSG, ele estará na eleição presidencial do ano que vem para ser o vencedor. Na mesma entrevista o petista fez críticas ao prefeito de São Paulo, que é do PSDB. LULA disse que JOÃO DÓRIA faz papel de cara de novela. Segundo o ex-presidente, o papel de DÓRIA é fazer ataques.

O governo vai repassar um milhão e cem mil reais à Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina. Com a confirmação do repasse do valor a PRF retomou, ontem, todos os trabalhos que estavam paralisados desde o começo de julho por falta de recursos devido a um corte orçamentário nacional. Os policiais rodoviários voltaram a fazer patrulhamentos, escoltas de cargas, resgates aéreos e operações especiais.

Um empresário de Balneário Camboriú está entre as pessoas feridas no ataque terrorista que aconteceu em Barcelona. LUIZ SIMÕES foi pisoteado pela multidão na correria causada pelo atropelamento de dezenas de pessoas em La Rumbla, uma das principais avenidas de Barcelona. SIMÕES sofreu ferimentos em uma das pernas e precisou de atendimento médico. Ele recebeu alta do hospital ontem. O catarinense estava a 50 metros do local onde as vítimas do atentado foram atropeladas.

A Cruz Vermelha pretende montar uma policlínica popular em Florianópolis. A projeção é que a estrutura comece a funcionar no ano que vem. O local deve atender sete mil pessoas por mês. Os atendimentos serão nas áreas de pediatria, clínica geral, odontologia, fisioterapia, pneumologia, cardiologia, obstetrícia, geriatria, urologia, dermatologia e saúde ocupacional. Também haverá ofertas de exames. A proposta é cobrar dos pacientes valores reduzidos. A primeira policlínica popular da Cruz Vermelha será no Rio de Janeiro. A consulta vai custar 45 reais. O preço de um exame será de 30 reais.

Cooperativa tem sede própria. A partir de segunda-feira, o Sicoob Noroeste passa a atender em novo endereço em sua sede própria na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Campo Erê. A inauguração aconteceu ontem com presença de autoridades, funcionários e alta direção do Sicoob.

“Projeto Escola Verde é Vida” é desenvolvida em escola municipal. A professora e coordenadora do projeto em Campo Erê REGINA BRITO, explica que foram definidas algumas ações pedagógicas em sala de aula e com todos os professores. Salienta que cada um aborda o tema de uma maneira. Dentro do projeto surgiu a ideia de construir a horta escolar. Esse trabalho já iniciou e envolve todos os alunos e professores.

“Projeto Escola Verde é Vida” trabalha também reciclagem. Quem comenta é a professora e coordenadora do projeto da Escola Anexo Irma Florêncio de Campo Erê REGINA BRITO. A primeira atividade ensinou os alunos a reaproveitar as garrafas Peti. Esse material é utilizado na horta escolar e também para plantação de flores, temperos e ervas medicinais.

Projetos de meio ambiente são fundamentais para desenvolvimento das crianças. Para a professora e coordenadora do projeto “Verde é Vida” da Escola Anexo Irma Florêncio de Campo Erê REGINA BRITO, é importante que os alunos interajam com a natureza. Ações como essa mostram a eles a preocupação com a dengue, lixo, doenças, enfim contribui para inúmeros fatores.

Projeto “Escola Verde é Vida” conta com apoio da Secretaria Social. Segundo a responsável pela pasta em Campo Erê LUCIANE GIACCHINI, tudo que é feito em conjunto funciona melhor. Por isso, em nome do FIA – Fundo de Apoio a Infância e Adolescente, se coloca a disposição da escola para o desenvolvimento desse projeto. Entende que é fundamental ensinar a essas crianças a importância que o verde tem para a vida de cada um.

Projeto ‘Escola Verde é Vida” é desenvolvido em parcerias. De acordo com a diretora da Escola Anexo Irma Florêncio de Campo Erê LEDI EHRENBRINK, toda a equipe agradece o apoio recebido de todos os setores para que o projeto fosse desenvolvido. Mais ações ainda serão feitas dentro do projeto, a horta escolar é apenas o começo reforça a diretora.

Cooper Campo Erê define logomarca. Quem comenta é o extensionista da Epagri CLAUDIR GILIOLLI. Segundo ele, um encontro no Sintraf apresentou a logo marca da cooperativa através do Programa SC Rural. Lembra que a Cooper Campo Erê participa de um projeto estruturante, onde os agricultores receberam investimentos individuais para suas propriedades, além de recurso coletivo. Eles receberam do Programa SC Rural 80 por cento do valor investido.

Logomarca da Cooper Campo Erê melhora divulgação da cooperativa. O entendimento é do extensionista da Epagri de Campo Erê CLAUDIR GILIOLLI. De acordo com ele, agora é mais fácil mostrar o trabalho da cooperativa da agricultura familiar. Ressalta que como são várias empresas na mesma cooperativa a ideia é que cada uma tenha a sua marca para diferenciar cada agricultor. No entanto, a logomarca Cooper Campo Erê é padrão em todos os rótulos.

Agricultores estão satisfeitos com logomarca da Cooper Campo Erê. A confirmação é do presidente da cooperativa VALDECIR TACA. De acordo com ele, todos se mostraram satisfeitos com o trabalho feito. O presidente frisa que todos os sócios devem usar a própria marca, mas é obrigatório que leve também a logomarca da Cooper Campo Erê para identificar que o produto faz parte da cooperativa.

Feira do Produtor segue com parceria com Cedup. Quem destaca é o presidente da Cooper Campo Erê VALDECIR TACA. Salienta que são vários produtos sendo comercializados no Mercado Público. Acrescenta que a cooperativa encontra dificuldade para disponibilizar temperos e saladas verdes. Contudo, para melhor atender a população a cooperativa busca parcerias com outros produtores para atender toda demanda.

15 em movimento acontece em São Lourenço do Oeste. Conforme o secretário executivo da ADR de São Lourenço do Oeste WALMOR PEDERSSETTI, o PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro e a Fundação Ulisses Guimarães, estão realizando mobilização no Estado de Santa Catarina na suas 32 regionais. A caravana está levando o tema: 15 em Movimento, com a participação de suas lideranças Políticas Estaduais e Federais.

15 em Movimento conta com presença de diversas autoridades e lideranças. O roteiro ontem aconteceu em São Lourenço e contou com a participação do vice-governador do estado EDUARDO MOREIRA e do presidente do PMDB MAURO MARIANI. Fizeram parte ainda do 15 em Movimento os deputados federais VALDIR COLATO e CELSO MALDANER e os estaduais MAURO DE NADAL e VALDIR COBALCHINI, além do presidente do Inmetro JOÃO CARLOS ECKER e o prefeito RAFAEL CALEFFI.

O PMDB não pode ficar esperando as definições do cenário político. A declaração é do deputado estadual MAURO DE NADAL. Para ele, é preciso andar pelo estado ouvindo a sociedade organizada e lideranças. Em cima dessa ação o partido traça projetos para oferecer um plano de governo para a sociedade. Essa elaboração será com base em três pontos principais, educação, saúde e infraestrutura que são os mais reivindicados pela população.

PMDB trata de várias ações que envolvem todo estado. O comentário é do Deputado Estadual VALDIR COBALCHINI. Para ele, é muito importante encontros como esse do 15 em movimento. Através dele as lideranças tomam conhecimento das reais necessidades da sociedade. É um meio da população criticar, sugerir e participar. O principal objetivo frisa o parlamentar é coletar informações para depois elaborar um plano de governo de acordo com a realidade de cada região.

Plano de Governo precisa ser elaborado com as necessidades da população. Em cima desse ponto é que o PMDB trabalha. Segundo o deputado federal MAURO MARIANI e pré-candidato ao governo é por isso dessas visitas em todas as regiões. Até agora o deputado frisa que a maior necessidade está na saúde e na segurança pública.

Pré-candidato ao governo quer visitar toda sociedade. Segundo o deputado federal CELSO MALDANER, é assim que se faz um bom plano. É preciso ouvir a realidade para montar um estado melhor. Por esses motivos que apoia e está acompanhando a caravana do PMDB nas visitas na região.

Vice-governador acompanha mobilização 15 em movimento na região. EDUARDO MOREIRA relata que todos que compõe o PMDB estão juntos e aceitaram o nome de MAURO MARIANI para as próximas eleições a governador do estado. Salienta que o trabalho que está sendo feito agora será colhido no futuro. SONORA É fundamental conhecer e saber como está cada cidade, cada instituição e o que é a real necessidade do povo.

Motorista é preso dirigindo embriagado. A Polícia Militar de São Bernardino avistou ontem por volta das 19 horas no bairro Scheid um veículo Corsa Wind transitando em zigue zague pela rua. Na abordagem a PM ofereceu bafômetro que constatou o crime de embriaguez ao volante. O veículo foi apreendido e o motorista levado para a delegacia de Polícia.

Polícia Militar apreende carros com aproximadamente 500 quilos de camarão. Policiais Militares de Palma Sola realizaram trabalho de levantamento de informações após verificarem que havia na cidade dois veículos, emplacados no município de Itajaí. Havia suspeita que o carro possuía em seu bagageiro mercadoria contrabandeada da Argentina. Após oito horas de cerco, os dois motoristas dos automóveis foram abordados na Avenida José Folador, no centro da cidade. Após verificação, os policiais encontraram no bagageiro de um dos veículos, 23 caixas de papelão contendo 500 quilos de camarão congelados. Os autores juntamente com a carga e os dois carros apreendidos foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira e para Polícia Federal.

Polícia impede furto de veículo. O fato aconteceu nesta madrugada por volta das três horas, na Rua Coronel Bertaso, Bairro São Francisco. A guarnição ao avistar um Escort placas de Francisco Beltrão conduzido por um homem já conhecido por diversas passagens, imediatamente realizou a abordagem. O homem confessou a tentativa do furto para deslocar até a cidade de jupiá, provavelmente para cometer outros delitos. O veículo e o agente foram entregue na delegacia de polícia.

Casal é preso portando duas espingardas. Na tarde de ontem, a Polícia Militar de Campo Erê recebeu uma denúncia anônima através do telefone 190, informando que um Gol, de cor preta, estaria com duas espingardas no porta-malas. Em patrulhamento pelo centro da cidade, os policiais localizaram o automóvel e, ao realizar a busca veicular, encontraram as duas armas. Ao verificá-las, foi constatado que se tratavam de duas espingardas de ar comprimido, aparentemente adaptadas para disparar munições de calibre.22. O carro era ocupado por um homem, de 26 anos, e uma mulher, de 24 ano, que foram conduzidos até a Delegacia. A PM não repassou o nome do casal envolvido.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.