ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 19 07 19

-ANÚNCIO DA LIBERAÇÃO DE SAQUES DO FGTS FICA PARA A SEMANA QUE VEM

-HOSPITAL REGIONAL DE CHAPECÓ SUSPENDE CIRURGIAS POR FALTA DE LEITOS

-PROGRAMA VIDA LONGA COM SAÚDE ATENDE MAIS DE 300 PESSOAS NO MUNICÍPIO

-VEREADORES COBRAM INFORMAÇÕES SOBRE ESCOLHA DE SHOWS DA FAISMO

-SANTÉ PRESTA CONTAS DO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO DO HOSPITAL SÃO LUCAS

-PRE APREENDE 28 QUILOS DE MACONHA EM BAGAGEIRO DE ONIBUS

-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Os corpos de 19 das 33 pessoas que morreram na quinta-feira em um incêndio no prédio da Kyoto Animation na cidade de Kyoto, no oeste do Japão, foram encontrados na escadaria que davam acesso para o telhado. Eles não conseguiram chegar até a parte superior do imóvel de três andares porque a porta estava fechada. O incêndio aconteceu em um edifício dos estúdios de animação e foi provocado por um homem de 41 anos que, aparentemente, acusou a empresa de ter roubado ou copiado alguma coisa dele. Ele foi preso pela polícia japonesa.

O Irã se ofereceu nesta quinta-feira para ratificar um documento determinando inspeções mais invasivas em seu programa nuclear se os Estados Unidos abandonarem as sanções econômicas contra o país. A proposta ainda tem a desconfiança do governo norte-americano. A oferta do Irã, apresentada pelo ministro de Relações Exteriores, era para ratificar imediatamente o Protocolo Adicional. A proposta dá aos inspetores da ONU mais ferramentas para verificar que o programa nuclear do país é pacífico.

Parlamentares do Reino Unido aprovaram, nesta quinta-feira, uma emenda que dificulta um Brexit sem nenhum acordo com a União Europeia. BORIS JOHSON, o favorito ao cargo de primeiro-ministro, já deixou claro que considera levar adiante a possibilidade de abandonar o bloco econômico sem nenhum tipo de arranjo. A aprovação é um indicador de que JOHNSON pode ter dificuldade para impor seus planos em relação a saída do Reino Unido da União Europeia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, disse nesta quinta-feira que a decisão de suspender investigações abertas com base em relatórios do Coaf compartilhados sem autorização judicial “é uma defesa do cidadão”. Na terça-feira, TOFFOLI suspendeu temporariamente todas as investigações em curso no país que tenham como base dados sigilosos compartilhados pelo Conselho e pela Receita Federal sem autorização prévia da Justiça. Na opinião de TOFFOLI, as informações genéricas, envolvendo dados de titularidade de contas suspeitas e o montante global movimentado podem ser compartilhadas sem aval da Justiça, mas informações detalhadas dependem da prévia autorização de um juiz.

O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta quinta-feira que a liberação de saques de contas do FGTS será anunciada na próxima semana. Segundo o ministro, os detalhes ainda estão sendo fechados pelas equipes técnicas. Ele disse que a liberação dos saques não vai prejudicar as linhas de financiamento da casa própria nem o programa Minha Casa Minha Vida. Ambos utilizam recursos do FGTS. O ministro não quis dizer se os saques envolveriam só contas ativas ou se também incluiria contas inativas do FGTS. Segundo ele, o detalhamento será feito pelo presidente JAIR BOLSONARO.

O ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta quinta-feira, que o governo espera cortar “mais 25 mil cargos em comissão” nos próximos 100 dias. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida após cerimônia de 200 dias do governo de JAIR BOLSONARO. No evento, o presidente ampliou a restrição para nomeação nesses cargos. Pela norma, não poderão exercer cargos em comissão pessoas que caírem nos critérios de inelegibilidade da Ficha Limpa. Também são critérios gerais para as nomeações: idoneidade moral, reputação ilibada e perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado.

O número de casos de dengue em Santa Catarina chegou a mil 573 em 2019. Três municípios, todos no Litoral Norte, seguem com situação de epidemia da doença: Itapema, Camboriú e Porto Belo. A quantidade representa crescimento de dois mil e 800 por cento em relação ao mesmo período ao ano passado, quando o estado tinha 53 casos de dengue. Do total de registros, mil 371 foram contraídos dentro do estado. Santa Catarina também registrou 24 casos de febre de chikungunya. O estado não teve paciente com vírus da zika neste ano. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A direção do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, suspendeu duas cirurgias nesta quinta-feira devido à falta de leitos para o pós-operatório. Além disso, outros 21 pacientes foram internados provisoriamente no Pronto Socorro, até surgirem vagas nos quartos. O hospital tem 293 leitos e a taxa de ocupação supera 90 por cento. Em alguns setores, chega a 100 por cento. Além disso, alguns leitos precisam ficar disponíveis para atendimentos de urgência e emergência, como no caso de vítimas de acidentes. O aumento de casos clínicos devido a doenças de inverno acabou agravando a situação. O hospital vem atendendo próximo do limite nos últimos anos.

A Polícia Civil prendeu em Sombrio, no Sul do estado, um grupo que confeccionava e vendia a carteiras de identidade e certidões de nascimento falsas para criminosos foragidos do Rio Grande do Sul que vivem em Santa Catarina. A Polícia prendeu um homem condenado por homicídio, mas que conseguiu fugir do presídio de Cruz Alta em fevereiro deste ano. Ele vivia normalmente em Sombrio com documentos falsos. Outro homem e uma mulher também foram presos. Com eles, foram apreendidos 15 documentos falsos, nove mil em dinheiro e uma arma sem registro. A polícia vai analisar o material apreendido para tentar identificar mais pessoas que foram beneficiadas pelo esquema.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir o espaço e a valorização do artista local na sociedade. O programa de amanhã vai debater quais são as políticas de incentivo e as ações para estimular e apoiar quem decide viver de uma atividade cultural ou artística. O Peperi Debates vai reunir o secretário de Cultura, CARLOS CHAVES, o músico BETO RUSCHEL, o músico e empresário, LUCIANO BRAVO e a presidente da Uniplart, CLEUSA PUHLE. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste final de semana vai receber mais um pioneiro do município de São Miguel do Oeste. A edição de amanhã será com ISIDORO VON DENTZ. Ele é natural de São Sebastião do Caí e veio com a família para a região na década de 1940. Seu ISIDORO chegou ao município com quatro anos de idade. No programa de amanhã, ele vai contar com era a vida na antiga Vila Oeste e com ele viu o município crescer. O Retrato Falado começa as dez horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter vai retomar a série de entrevistas com presidentes de partidos políticos do município. A convidada da edição deste final de semana é a presidente do PSDB, CRIS ZANATTA. Ela vai falar sobre política e projetar a participação dos tucanos na eleição municipal de 2020. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com a presidente do PSDB, CRIS ZANATTA, será a partir das 11 e meia.

O Centro de Apoio a pessoa idosa está organizando mais um evento para arrecadar recursos para a entidade. O Chá Beneficente do Ceapi está confirmado para o dia três de agosto no CTG Porteira Aberta. De acordo com a presidente da entidade, MARIA HELENA DOTTO, os ingressos já estão a venda e podem ser adquiridos com os voluntários do centro. Ela reforçou que o principal objetivo do Chá Beneficente é angariar recursos que serão aplicados na construção de uma casa de acolhimento de pessoas idosas no município. No mês passado, o Ceapi promoveu um evento com a participação de mais de 350 pessoas.

A prefeitura de Barra Bonita vai realizar na semana que vem uma audiência pública sobre acessibilidade no município. A informação é do prefeito MOACIR PIROCA. Ele explicou que a população deve participar do debate, especialmente os proprietários de imóveis na área urbana. PIROCA disse que o objetivo da audiência é discutir os detalhes para cumprimento do TAC da acessibilidade firmado por administrações passadas com o Ministério Público. O prefeito comentou que o promotor MAICON HAMMES deve participar da reunião. Um projeto de lei que está na câmara de vereadores propõe uma parceria entre prefeitura e proprietários de imóveis para a adequação da cidade às normas de acessibilidade.

O custo para adequar a área urbana de Barra Bonita à acessibilidade se aproxima de 600 mil reais. Segundo o prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA, a prefeitura não tem condições de arcar com todo esse valor para a construção de calçadas dentro das condições determinadas por lei e reforçadas pelo TAC assinado pelo município com o Ministério Público. Ele explicou que a alternativa encontrada pela prefeitura foi uma parceria para dividir os custos dos passeios públicos com os proprietários dos terrenos. A audiência pública para discutir esse assunto está confirmada para a próxima terça-feira, as sete horas da noite, na câmara de vereadores.

O programa Vida Longa com saúde atende cerca de 300 pessoas no município. A informação é do professor de Educação Física do programa, IGORS MERKAUS. Ele explicou que a secretaria de Saúde mantém 16 grupos de atividades físicas no centro, bairros e também no interior. IGOR explicou que o programa oferece orientação profissional para a realização de exercícios físicos regulares. As aulas acontecem todas as semanas e são abertas a população. O professor comentou que o público do Vida Longa com Saúde é formado, basicamente, por pessoas de meia-idade e idosos.

O principal objetivo do programa Vida Longa com Saúde é estimular a prática de atividades físicas para reduzir o risco de doenças crônicas e degenerativas. De acordo com o professor de Educação Física, IGOR MERCAUS, diversos estudos apontam a melhora da qualidade de vida de quem faz exercícios físicos com regularidade. Ele citou que a atividade física ajuda a evitar doenças como artrite, artrose, problemas de coração e pressão alta. Para quem já tem essas doenças, o exercício físico ajuda a controlar esses problemas. IGOR destacou que os interessados em participar dos grupos devem entrar em contato com a secretaria de Saúde ou com os postos de saúde nos bairros.

A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste retomou nos últimos dias o programa de recolhimento de galhos nos bairros e no centro do município. A informação é do diretor de Obras e Serviços Urbanos, JOSÉ XAVIER. De acordo com ele, o trabalho havia parado devido as férias da equipe. Conforme ele, os profissionais retornaram e o trabalho voltou a ser realizado. XAVIER destacou que o recolhimento de galhos será realizado em todos os bairros da cidade ao longo das próximas semanas.

O recolhimento de galhos já ocorreu em três bairros e no centro de São Miguel do Oeste nos últimos dias. A afirmação é do diretor de Obras e Serviços Urbanos do município, JOSÉ XAVIER. Entre os locais que a equipe já efetuou a recolha estão o centro e os bairros, Morada do Sol, Santa Rita e São Luiz. XAVIER ressaltou que os próximos bairros a serem beneficiados serão o São Gotardo e o Progresso. O profissional disse que antes dos moradores efetuarem a poda das árvores, devem ligar para a secretaria e pedir maiores informações sobre qual a forma correta de proceder.

O município de São Miguel do Oeste possui um espaço adequado para o descarte de galhos. O comentário é do diretor de Obras e Serviços Urbanos da prefeitura, JOSÉ XAVIER. Ele revelou que trata-se da antiga pedreira Pedro Paz. Conforme XAVIER, nesse local a população também poderá levar os galhos. O diretor alertou que é permitido somente o depósito de galhos e não de outros materiais, como por exemplo, entulhos em geral. XAVIER ressaltou ainda que a equipe está atuando na recolha de galhos das árvores plantadas em espaços públicos. Ele afirmou que galhos de árvores de terrenos particulares não serão carregados pela secretaria de Obras de São Miguel do Oeste.

O novo semáforo instalado a avenida Willy Barth já está em funcionamento. O equipamento, que fica no entroncamento com a rua Arno Schwambach, no acesso à área industrial, entrou em operação na última quarta-feira. O secretário adjunto de Urbanismo e diretor do Departamento Municipal de Trânsito, JEFERSON DIAS, explicou que o dispositivo está em observação para que seja realizada a regulagem dos temporizadores. O tempo de permanência dos sinais verde e vermelho vai ser regulado de acordo com o fluxo de veículos em cada direção das vias. O objetivo é proporcionar maior fluidez e organização do trânsito. DIAS disse que a instalação do semáforo era uma reivindicação dos motoristas.

A avaliação da primeira semana do Liquida São Miguel é positiva. O comentário é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que a movimentação de consumidores foi muito boa e várias empresas fizeram negócios em razão da campanha. O presidente destacou que as lojas estão oferecendo descontos reais e isso tem atraído consumidores de outras cidades para São Miguel do Oeste. SPENGLER lembrou que a promoção coletiva do comércio vai até o dia 30 de julho. Os descontos oferecidos na campanha vão se cinco a 70 por cento sobre o valor dos produtos.

Os vereadores JOSÉ GIOVENARDI do PL e VANIRTO CONRAD do PDT apresentaram um requerimento solicitando informações sobre os shows da Faismo deste ano. O documento foi aprovado em plenário na sessão de ontem a noite. Os vereadores questionam se a realização da Faismo ocorrerá em parceria com o Poder Executivo Municipal, de que forma se dará a parceria e se a prefeitura vai repassar recursos para a realização da feira. Eles também querem saber quais os critérios foram utilizados na escolha dos shows nacionais da Faismo e a forma de contratação da agência responsável pela Arena de shows. O pedido será enviado ao prefeito e à secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

A direção do Hospital São Lucas de Guaraciaba prestou contas das ações, atividades e atendimentos realizados nos últimos 12 meses. O encontro aconteceu na noite de quarta-feira e contou com a participação de entidades, conselhos e da comunidade. O contrato de gestão com o Grupo Sante completa um ano no mês de agosto e a situação do hospital mudou bastante nesse período. Segundo a diretora do São Lucas, PAULA CORREA, a nova gestão conseguiu aumentar a receita, reduzir despesas e sair do vermelho. Ela disse que o equilíbrio das contas foi uma das principais conquistas do Sante. PAULA comentou que o Hospital superou a condição histórica de fechar o mês com um saldo negativo e agora está operando com um pequeno superávit. Ela citou que os números ainda não são os ideais e que o São Lucas ainda pode melhorar.

Além de sanar a questão financeira, o grupo Santé também aumentou a taxa de ocupação do Hospital São Lucas. A informação é da diretora da unidade, PAULA CORREA. Ela explicou que o Hospital fez parcerias com mais médicos, passou a usar a mesma equipe do pronto socorro do Regional e ampliou a oferta de procedimentos cirúrgicos. Além disso, o Sante fez investimentos para melhorar a infraestrutura do São Lucas. Com isso, o fluxo de pacientes e a taxa de ocupação dos leitos aumentou bastante nos últimos meses.

O contrato de gestão do hospital São Lucas com o instituto Sante termina no dia primeiro de agosto e deve ser renovado por mais um período. A informação é da diretora do hospital, PAULA CORREA. Ela explicou que a prorrogação do contrato será analisada em assembleia geral marcada para o dia 31 de julho no centro múltiplo uso de Guaraciaba. Durante o evento, a prestação de contas será reapresentada e os detalhes da renovação do contrato de gestão serão definidos, como por exemplo, o tempo e as condições da renovação da parceria entre Sante e hospital São Lucas. A assembleia geral começa as sete horas da noite.

A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu 28 quilos de maconha em um ônibus nesta semana. O veículo, placa de Porto Alegre, foi abordado no final da tarde de quarta-feira em frente ao posto da PRE de São Lourenço do Oeste. Durante a revista dos passageiros e do bagageiro, os policiais encontraram a droga em duas sacolas. As bagagens pertenciam a um rapaz de 22 anos. Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia do município.

Uma pessoa ficou ferida em um capotamento de veículo no começo da noite de ontem na BR 282. O acidente aconteceu por volta das sete e 15 da noite e envolveu um Pálio. A condutora do carro perdeu o controle da direção em uma curva e capotou. Cinco pessoas estavam no veículo, mas apenas uma sofreu ferimentos leves. Ela estava em estado de choque e recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros. A mulher foi levada para o Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.