ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 19 06 2021

-BOLSONARO DIZ QUE CPI DA MENTIRA SE ILUDE AO ACHAR QUE VAI DERRUBAR O GOVERNO

-ECONOMIA DE SANTA CATARINA CRESCE ZERO VÍRGULA 56 POR CENTO EM ABRIL

-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS REALIZA CAMPANHA DE CESTAS BÁSICAS NA REGIÃO

-MÉDIA MÓVEL DE NOVOS CASOS DE COVID AUMENTO NOVE VÍRGULA QUATRO POR CENTO

-SINTE DIZ QUE SALÁRIO DE CINCO MIL REAIS DEVE SER INCORPORADO AO PISO DA CATEGORIA

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURA EM COLISÃO CONTRA CARRO NA BR 163

-CARRO INVADE CONTRAMÃO E PROVOCA ACIDENTE NA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o português ANTÓNIO GUTERRES, foi nomeado para um segundo mandato de cinco anos pela Assembleia-Geral de 193 membros. No início deste mês, o Conselho de Segurança, formado por apenas 15 integrantes, já havia recomendado a nomeação de Guterres que precisava ser confirmada pela Assembleia-Geral. O novo mandato começa no dia primeiro de janeiro de 2022. GUTERRES afirmou que a meta é garantir o florescer da confiança entre nações grandes e pequenas.

A variante delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, tem se tornado dominante em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. De acordo a OMS, a variante delta está prestes a se tornar a variante dominante global por causa de sua maior transmissibilidade. Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes e quanto mais circula, mais ele faz replicações e maior é a probabilidade de ocorrência de modificações no seu material genético.

O Ministério da Saúde do Paraguai anunciou que recebeu nesta sexta-feirauma doação de 12 mil doses de vacina da AstraZeneca do Uruguai. O país comprou até momento 658 mil e 400 doses de vacinas através do mecanismo Covax, do Fundo Russo de Inversão Direta e dos Emirados Árabes. Além disso, recebeu como doações 20 mil doses de Coronavac do Chile, 200 mil de Covaxin da índia, três mil de Sinopharm dos Emirados Árabes, 99 mil e 600 de Moderna, do Catar, e 150 mil doses de AstraZeneca do México. 475 mil pessoas receberam a primeira dose, o equivalente a seis vírgula sete por cento da população que deve ser imunizada.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou nesta sexta-feira o estudo clínico para testar uma possível dose de reforço da vacina da Pfizer. Será um estudo clínico para que o laboratório possa avaliar a segurança, a capacidade de dar uma resposta imune e a eficácia de várias estratégias de reforço da vacina em diferentes populações de participantes, como por exemplo, grupos etários, que receberam previamente duas doses da vacina no estudo inicial. O estudo pretende recrutar 443 participantes em Salvador e 442 participantes em São Paulo.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta sexta-feira a condução coercitiva do empresário CARLOS WIZARD para prestar depoimento à CPI da Pandemia. O empreendedor, que é apontado como um dos integrantes de um suposto "gabinete paralelo" que teria assessorado o presidente JAIR BOLSONARO durante a pandemia, deveria depor à CPI na última quinta-feira, mas, alegando estar nos Estados Unidos, não compareceu ao Senado. Mais cedo, ainda nesta sexta, o Tribunal Regional Federal da terceira Região autorizou a retenção do passaporte do empresário. A CPI da Pandemia inicia na próxima terça a oitava semana de trabalhos com a previsão de colher o depoimento do ex-ministro da Cidadania e deputado federal OSMAR TERRA.

O presidente JAIR BOLSONARO reforçou, nesta sexta-feira críticas à CPI da Covid no Senado, que investiga atos e omissões do governo federal no combate à Covid-19. Segundo BOLSONARO, o colegiado é "a CPI da mentira", "onde não se busca a verdade", e "que se ilude achando que vai derrubar o governo federal". Ele também disse que entregará, ao fim de seu mandato, um país melhor em relação a janeiro de 2019, quando iniciou o governo. Após ressaltar a maioria cristã da população brasileira, ele afirmou que deseja a vitória de alguém "de direita, conservador e que respeite a família" nas eleições presidenciais de 2022.

Santa Catarina registra em 2021 mais do que o dobro do total de mortes por Covid-19 registradas em 2020. Em cerca de seis meses de pandemia neste ano, o Estado soma 10 mil 839 vidas perdidas por complicações causadas pelo coronavírus, cem por cento a mais do que ao longo de nove meses de pandemia no ano passado. Em toda a pandemia, são 16 mil 239 óbitos desde março do ano passado. A faixa etária que mais concentra mortes neste ano é a de pessoas entre 60 e 69 anos. Depois, vem os pacientes com idades entre 70 e 79 anos. O estado tem cerca de 23 mil casos ativos da doença.

O governo de Santa Catarina editou um decreto que veta a linguagem neutra em todas as escolas públicas e privadas do estado. O decreto estabelece que documentos escolares oficiais, provas, grade curricular, material didático, comunicados e editais de concursos "não trarão novas formas de flexão de gênero e de número das palavras" e obriga uso da norma culta da Língua Portuguesa. 'Menine' e 'amigues' são exemplos da linguagem ou dialeto neutro, que é conhecido também como linguagem não-binária. O seu uso passou a ganhar mais visibilidade nos últimos anos para tornar a língua mais inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais.

Santa Catarina fechou abril com crescimento de zero vírgula 56 por cento frente a março, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional, apurado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O desempenho do Estado foi o terceiro melhor do país, atrás do Amazonas e do Rio Grande do Sul. Na comparação com abril do ano passado, mês em que a economia de Santa Catarina ficou quase parada em função do isolamento social, o crescimento chegou a 16 vírgula 83 por cento. No acumulado de 12 meses, o Estado teve um crescimento de dois vírgula dois por cento enquanto o Brasil, no mesmo indicador, teve um recuo de um vírgula dois por cento.

A Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira encerrou o mês de maio com um crescimento na passagem de veículos e no valor de exportação e exportação de produtos. De acordo com o delegado responsável pela Receita Federal, MARK TOLLEMACHE, a aduana registrou um movimento de mais de 34 milhões de dólares no mês passado. A circulação de veículos de transportes teve aumento de dez por cento. No mês de maio deste ano foram mil 548 veículo que passaram pela fronteira. Em 2020 foram mil 405. Para TOLLEMACHE, esses números são um sinal da retomada da economia.

O Peperi Debates deste sábado refletiu sobre as relações sociais em ambientes digitais, especialmente nas redes sociais. O programa discutiu como os conceitos de alma coletiva, sociedade de massa e a propensão dos homens para atos destrutivos se intensificam nas relações digitais. O Peperi Debates deste sábado contou com a presença do professor EDINALDO ENOQUE, do psicólogo GILBERTO OLIVEIRA RODRIGUES e do professor NELSON LOLATTO. As fotos e o áudio integral do programa estão disponíveis no portal da Peperi. O vídeo da live do programa pode ser conferido no Facebook da Peperi.

As redes sociais potencializam o que acontece nas relações reais. A afirmação é do professor EDINALDO ENOQUE. Ele disse no Peperi Debates de hoje que o ser humano procura fugir do contraditório e se aproximar que quem pensa como ele. É um processo de identificação e aceitação que também ocorre nas redes sociais. O problema, segundo EDINALDO, é quando o que permeia essas relações é o sentimento de exclusão do diferente. Na sociedade digital de massa é importante observar a força que tem a figura de líder que pensa pelos outros, dita a forma de pensar e encontra seguidores com ausência de criticidade, o que leva a reprodução de pensamentos, inclusive de exclusão e eliminação do outro.

O psicólogo GILBERTO OLIVEIRA RODRIGUES destacou, no Peperi Debates de hoje, que a relação com o outro é fundamental para a constituição das individualidades de cada um. De acordo com ele, o “eu é o outro”. Na sociedade digital, no entanto, há um crescimento do desinteresse pelo outro. Nas redes sociais, é comum o pensamento de que o outro pode existir, desde que não represente um desconforto na nossa forma de ver o mundo. Nesse contexto, as pessoas amputam a possibilidade do outro se justificar ou apresentar razões e partem para o “cancelamento” e para a exclusão do outro. Ele também citou que as redes sociais possibilitam a transgressão e a quebra de regras para com o outro e isso estimula comportamentos destrutivos do ser humano. GILBERTO destacou que as pessoas não querem ouvir o outro e isso evoca a prática de silenciar quem pensa diferente.

É muito difícil entender a rejeição do outro sem olhar para a história. O comentário é do professor NELSON LOLATTO. Ele disse que o que somos não é genuíno, mas a partir das relações que estabelecemos com o outro. Para o professor, as pessoas sofrem moldagens a partir de valores pré estabelecidos e muitos não são questionados. O que ocorre é a reprodução de valores que nos levam a negação do outro e do diferente. O problema,na visão de LOLATTO, é que temos uma sociedade que não pensa, apenas reproduz “verdades” que não são tão verdadeira assim. Ele percebe que as redes sociais potencializam relações que já ocorrem fora dela. O professor destacou ainda que não há barreiras morais nos ambientes digitais e os pensamentos de morte e eliminação do outro acabam ganhando força e se tornando referenciais para uma parte da sociedade que não pensa e tem um comportamento de massa.

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste segue com a campanha de arrecadação de cestas básicas nos municípios de abrangência. A informação é do presidente, ADAIR TEIXEIRA. Conforme ele, a ação está sendo realizada desde o final do mês passado após uma reunião com a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina. De acordo com ele, além da Faesc, a ação conta com a parceria do Senar e CNA. Segundo TEIXEIRA, ao todo, serão investidos quase 11 milhões de reais nessa campanha.

O objetivo com a arrecadação de cestas básicas é realizar a distribuição dos donativos aos agricultores necessitados da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele destacou que a campanha também será realizada em outras regiões do estado catarinense. Ele explicou que os interessados devem fazer a compra de cestas básicas e levar até o Sindicato. TEIXEIRA comentou que a intenção é após arrecadar uma grande quantidade, fazer a distribuição aos mais carentes.

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste espera que a sociedade em geral contribua com a ação e faça doações de cestas básicas. A declaração é do presidente, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que ações desse tipo são extremamente importantes e demostram a solidariedade dos moradores da região. Ele lembrou que o Sindicato já realiza ações desse tipo há vários anos e já distribui dezenas de cestas básicas. TEIXEIRA reforçou que toda a sociedade, inclusive o comércio pode contribuir com a campanha que segue em andamento na região Extremo Oeste de Santa Catarina.

O programa Terra Brasil abriu o período de inscrições para agricultores interessados na aquisição de imóveis rurais. A informação é do tesoureiro do Sindicato dos trabalhadores rurais, LIRIO WATHIER. De acordo com ele, a procura dos agricultores por informações é muito grande, o que mostra a necessidade de recursos para a compra de propriedades. Na semana que vem, o sindicato vai participar de um curso sobre o detalhes do programa de crédito fundiário. WATHIER disse que a nova linha de recursos para essa finalidade foi aberta sem muitas alterações em relação ao antigo Banco da Terra. Ele comentou que a nova modalidade do programa ficou abaixo da expectativa das entidades que representam os agricultores.

O valor para compra de imóveis rurais estabelecido no programa Terra Brasil está abaixo dos valores praticados na região. A afirmação é do tesoureiro do Sindicato dos trabalhadores rurais, LIRIO WATHIER. Ele disse que o valor que o governo se propõe a emprestar para os agricultores é de 158 mil reais. Outro problema, apontado por WATHIER são as regras de enquadramento. Para acessar os recursos do crédito fundiário, o agricultor deve ter renda de no máximo 45 mil reais por ano e não poder ter um capital registrado acima de 80 mil reais. Ele disse que isso pode limitar o acesso dos agricultores ao programa. WATHIER destacou que os interessados em obter recursos do governo para a compra do imóvel rural podem procurar o sindicato na semana que vem.

Quarenta e cinco pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras 32 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, cinco mil 569 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais cinco mil 276 já se recuperaram. 231 moradores ainda estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, dois óbitos decorrentes da Covid: são dois homens, um de 59 anos de Guaraciaba e um de 51 anos, de Descanso. A ocupação é de cem por cento dos leitos destinados para os pacientes da doença. Os 25 leitos da UTI e os 16 da enfermaria estão ocupados. Três pessoas estão no pronto socorro aguardando vaga na UTI.

A média móvel de casos de Covid-19 dos últimos 14 dias apresentou um aumento de nove vírgula quatro por cento em relação aos 14 dias anteriores. Nos últimos 30 dias foram notificados 939 casos em São Miguel do Oeste. A média é de superior a 30 casos por dia. Entre os 10 e 17 de junho, 79 por cento dos diagnósticos da doença foram registrados em pessoas com idades entre 20 e 59 anos. 12 por cento dos casos foram confirmados em pessoas menores de 19 anos de idade. O número de casos por grupo de cem mil habitantes no município está em 11 mil 771. O índice é menor do que o número estadual que está em 14 mil 218 para cada grupo de cem mil habitantes.

O anúncio do governador de que nenhum professor da rede pública estadual vai receber menos de cinco mil reais foi uma surpresa para o magistério. A avaliação é do secretário de formação sindical do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que apesar de não esperar por esse tipo de posição de CARLOS MOISÉS neste momento, a manifestação pode ser interpretada como resultado de um movimento de longa data que o sindicato vem fazendo por melhores condições salariais. KRAEMMER destacou que o piso do magistério catarinense está muito abaixo de outros estados e muito aquém do que prevê o plano estadual de educação. Para ele, a notícia de um salário mínimo de cinco mil reais para os professores é muito positiva.

O secretário de formação sindical do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, afirmou nesta semana na Peperi que o governo precisa detalhar como será a composição dos valores para atingir os cinco mil reais de salário mínimo para a categoria. Ele disse que o piso atual dos professores é de dois mil 886 reais. KRAEMMER comentou que o valor que falta para chegar aos cinco mil reais deve ser incorporado ao piso. Para ele, o governo não deveria fazer “penduricalhos”, que podem ser retirados a qualquer momento - para chegar a esse valor.

A maioria dos professores da rede pública estadual recebe menos de cinco mil reais e a expectativa do Sinte é que o governo da categoria chame a categoria para discutir, além da questão dos cinco mil reais, outros aspectos da carreira no magistério. De acordo com o secretário de formação sindical do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, os professores estão sem reajuste desde 2018 e há seis anos não ocorre a recomposição salarial ao longo da carreira. Ele disse que o sindicato vem buscando a aplicação do piso do magistério para outros níveis da carreira e o estado ainda não atendeu o pedido. KRAEMMER citou que o governo deve aproveitar esse momento que pretende elevar a remuneração do magistério para cinco mil reais e acertar outros pontos da pauta da categoria.

A Polícia Militar realizou a apreensão de adolescente argentino suspeito de praticar furtos em estabelecimentos comerciais no Brasil. O menor, de 17 anos, foi detido depois de furtar mercadorias em uma loja de Dionísio Cerqueira. A PM abordou o adolescente que ainda estava com os produtos furtados, como pares de tênis e ferramentas. Ele disse que comprou as mercadorias, mas o comerciante confirmo a polícia que os produtos haviam sido furtados do local. O adolescente foi apreendido e levado para a delegacia de polícia.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente na tarde de ontem na BR-163. A colisão aconteceu nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal na linha Caravaggio entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba e envolveu um Gol e uma motocicleta XTZ. O condutor da moto foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura na clavícula esquerda. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi levada para o Hospital São Lucas de Guaraciaba.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na manhã deste sábado na avenida Willy Barth. A colisão envolveu um caminhão, um carro e uma moto. De acordo com o motorista do caminhão, o motorista do carro trafegava na contramão da avenida quando bateu contra a moto que ultrapassava o caminhão. Com o impacto, o motociclista foi jogado para a lateral da avenida. O motorista do carro disse para a reportagem da Peperi que estava na via certa da avenida. O condutor da moto foi atendido pelos bombeiros com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi levado para o Hospital Regional

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.