ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 19 06 2020

-WEINTRAUB DEIXA EDUCAÇÃO PARA ASSUMIR CARGO NO BANCO MUNDIAL

-TCE APONTA MAIS DE 300 SERVIDORES COM ACÚMULO INDEVIDO DE CARGOS E SALÁRIOS

-EMPRESA CONTRATADA PELO DNIT FAZ OPERAÇÃO TAPA BURACOS NA BR 163

-SÃO MIGUEL REGISTRA PRIMEIRA SEMANA SEM CASOS DE DENGUE EM QUASE QUATRO MESES

-VEREADORES APROVAM PROJETO QUE PERMITE SUSPENSÃO DE CONTRATOS DE ACTs

-TRÊS PESSOAS SOFREM FERIMENTOS LEVES EM SAÍDA DE PISTA

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 99 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O Papa Francisco não tem nenhuma viagem prevista para este ano diante do risco que a pandemia do novo coronavírus representa para o pontífice de 83 anos. O líder da igreja católica tinha a previsão de uma viagem antes da declaração de pandemia do coronavírus para Malta por um dia, no final de maio, e que foi rapidamente cancelada. O papa argentino havia recebido convites do Iraque, Chipre, Indonésia e Montenegro e pretendia viajar ao Sudão do Sul. O porta-voz do Vaticano, MATTEO BRUNI, explicou aos jornalistas nesta quinta-feira que nenhuma dessas viagens serão realizadas a curto prazo.

A Suprema Corte dos Estados Unidos se pronunciou nesta quinta-feira contra uma ordem executiva do presidente republicano, DONALD TRUMP, e barrou a tentativa do governo de acabar com o programa Daca, também conhecido como "Dreamers", que significa sonhadores. Esse programa protege de deportação um grupo de 650 mil jovens que chegaram ao país sem documentos acompanhando seus pais quando eram crianças. O tribunal considerou que seria "arbitrário e caprichoso" acabar com o programa adotado pelo presidente democrata BARACK OBAMA, que além de proteger contra as deportações, dá permissões de trabalho aos jovens.

Os Estados Unidos questionaram nesta quinta-feira a "credibilidade" dos dados relatados pela China sobre o surto de Covid-19 em Pequim e pediram o envio de observadores "neutros" para o país asiático. O Ministério da Saúde chinês relatou 158 casos registrados na semana passada na capital chinesa, onde vivem 21 milhões de pessoas, e disse que a epidemia está "sob controle". Washington acusa Pequim de ter mentido em seu relatório oficial sobre a epidemia que, segundo as autoridades chinesas, deixou cerca 83 mil casos e mais de quatro mil e 600 mortes no país desde que o primeiro contágio foi detectado na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo. A informação foi dada em um vídeo publicado pelo próprio WEINTRAUB, em que o ministro aparece ao lado do presidente JAIR BOLSONARO e lê um texto de despedida. O nome do substituto não foi informado. Ele não quis falar sobre as razões da demissão e informou que vai sair assumir um cargo no Banco Mundial. Ainda lendo a carta de despedida, WEINTRAUB diz estar preocupado com a segurança da família. Com a ida para o Banco Mundial, o ministro deve se mudar para Washington, nos Estados Unidos.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, anunciou nesta quinta-feira que o plenário deve votar na próxima terça, em dois turnos, uma Proposta de Emenda à Constituição sobre o adiamento das eleições municipais deste ano. A discussão é motivada pela pandemia do coronavírus, que já tem atrasado processos de verificação das urnas e também deve afetar as convenções partidárias onde são decididos os candidatos. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno da eleição está, atualmente, previsto para quatro de outubro, e o segundo turno, para 25 de outubro. Nesta quarta-feira, os senadores debateram várias ideias para a realização das eleições municipais. Os pontos que vão compor a proposta final, no entanto, ainda não foram divulgados.

O presidente JAIR BOLSONARO criticou nesta quinta-feira a forma "espetaculosa" como ocorreu a prisão de FABRÍCIO QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO BOLSONARO, em Atibaia, no interior de São Paulo, em um imóvel do advogado FREDERICK WASSEF. O presidente afirmou, durante live semanal em uma rede social, que “parecia que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra”. De acordo com BOLSONARO, QUEIROZ não estava foragido e a prisão foi realizada sem a existência de um mandato contra ele. Investigado pela suposta prática de “rachadinha” quando atuava no gabinete de FLÁVIO BOLSONARO na Alerj. QUEIROZ encontra-se no presídio de Bangu, para onde foi transferido após a prisão.

A segunda via da carteira de identidade já pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina. O serviço é disponibilizado pelo Instituto Geral de Perícias. O objetivo é ampliar e agilizar o atendimento. Para solicitar a segunda via, é necessário acessar o site do IGP. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa, de 38 reais e 78 centavos. O boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP. O serviço é válido apenas para aqueles que fizeram a primeira via do documento em Santa Catarina. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado. Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70 por cento delas são de segundas vias.

O governador CARLOS MOISÉS confirmou durante uma visita a Itajaí, nesta quinta-feira, a desistência do governo em construir hospitais de campanha em Santa Catarina. Inicialmente, a intenção era abrir 10 estruturas do tipo no Estado – a primeira delas em Itajaí. A primeira proposta de hospital de campanha foi deixada de lado pelo governo depois que a contratação e o custo previsto de 76 milhões de reais geraram polêmica. O governo então recuou do contrato e anunciou que faria uma licitação para abertura de 10 estruturas no Estado, a serem instaladas conforme a necessidade. Mas esse edital nunca chegou a ser lançado e ontem o governador confirmou que o estado desistiu dessa ideia para investir em hospitais próprios e filantrópicos.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina identificou indícios de acumulação indevida de 327 pessoas em 727 cargos, empregos e funções públicas em órgãos públicos das esferas estadual e municipal. De acordo com o estudo realizado por três diretorias do TCE, 260 registros tinham dois vínculos na folha de pagamento, 61 possuíam três e seis registros constavam em quatro locais de trabalho. O levantamento foi feito de outubro a dezembro de 2019 e divulgado no início deste mês. Os resultados serão encaminhados aos responsáveis pelos controles internos das unidades fiscalizadas, por meio de um sistema de gestão do próprio TCE. A intenção é que esses órgãos analisem as informações e adotem os procedimentos voltados à regularização das situações. O relatório aponta acúmulo de cargos em 16 unidades gestoras da esfera estadual, 160 municipal e seis da esfera federal.

O Peperi Debates deste sábado vai analisar os motivos que explicam o crescimento e fortalecimento do cooperativismo em Santa Catarina e como os valores dessa prática podem ajudar o estado a superar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. O conjunto de cooperativas catarinenses fechou 2019 com faturamento de 40 bilhões e 700 milhões de reais, 13 superior ao do ano anterior. O programa de amanhã vai discutir as causas desses crescimento e como as lições do cooperativismo podem servir de norte e inspiração para que outros segmentos possam superar esse momento. O Peperi Debates vai reunir o presidente do Sicoob São Miguel, EDEMAR FRONCHETTI, o presidente da Central Fronteira Oeste de cooperativas, MOACIR BERNARDI e JUSSARA DALVIT, Vice-Presidente Administrativa da Acismo. O programa, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Na próxima quarta, os associados vão escolher a nova diretoria da entidade. TEIXEIRA é candidato a reeleição da única chapa inscrita para o processo eleitoral. Ele vai falar sobre a eleição e as metas para o novo mandato à frente do sindicato. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das principais notícias da semana. A entrevista com o presidente e candidato a reeleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ADAIR TEIXEIRA, inicia as 11 e meia.

Um grupo de amigos e empresários de São Miguel do Oeste vai realizar no próximo dia 27 deste mês uma ação beneficente no município. A informação é de uma das organizadoras do evento, SORAYA DE PIERI. De acordo com ela, trata-se da Feijoada Solidária. Conforme ela, o objetivo é auxiliar as famílias de Descanso e Belmonte que foram atingidas pelo tornado na última semana. Segundo SORAYA, a ação que será realizada no sábado, dia 27, é resultado de uma parceria de ao menos nove empresas de São Miguel do Oeste.

A intenção do grupo organizador da primeira Feijoada Solidária é arrecadar 25 mil reais. A afirmação é de uma das organizadoras do evento, SORAYA DE PIERI. Ela destacou que a programação vai ocorrer no Latitudes Eventos no bairro São Gotardo. Ela ressaltou que cem por cento da renda será destinada para as famílias dos dois municípios atingidos. SORAYA revelou que a feijoada vai ocorrer no sábado, dia 27 a partir das 11 horas da manhã. Ela explicou que o custo será de 25 reais o quilo e o objetivo é preparar mil quilos de alimento. A organizadora lembrou que em virtude da pandemia não é permitido aglomerações, por isso cada interessado deve se deslocar até a Latitude, fazer a retirada do produto e consumir em sua casa.

Os organizadores da Feijoada Beneficente em prol das famílias atingidas pelo tornado da última semana estão recebendo diversas doações, porém ainda precisam de vários utensílios. O comentário é de uma das integrantes da ação, SORAYA DE PIERI. Ela disse que o grupo ainda precisa de embalagens, potes, sacolas, entre outros objetos. Ela frisou que qualquer doação é bem-vinda. SORAYA reforçou que em virtude da Covid-19, haverá uma espécie de delivery no sábado, evitando dessa forma o risco de contágio da doença. A organizadora salientou ainda que os interessados podem estar adquirindo as fichas para a feijoada junto com os organizadores ou na página da Latitudes Eventos no facebook.

O IBGE divulgou nesta semana os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, que apresentaram um recuo nas vendas do comércio de 16 por cento em abril. De acordo com o coordenador de área do Instituto, CLAUDIO RADTKE JUNIOR, o índice é o maior da série histórica. A pesquisa apontou ainda que o setor de serviços teve um recuo de 11 por cento. Ele explicou que os números são nacionais e que o IBGE não tem os detalhes da pesquisa por município porque a amostragem ficaria inviável. RADTKE comentou que pela observação do IBGE, a realidade local acompanha de perto os números nacionais. Ele citou que as próximas pesquisas a serem divulgadas, com dados de maio, podem apresentar números melhores na região. O desemprego, no entanto, deve ser maior.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes divulgou o calendário de detonação de rochas para os próximos dias na BR 282. Hoje, a rodovia será bloqueadaa uma hora da tarde nas proximidades da Ponte sobre o Rio Iraceminha e perto do posto de pesagem de veículos em Maravilha. O transito de veículos deve ser liberado por volta das duas horas. Para segunda-feira, estão previstos mais dois bloqueios em dois horários para a execução dos serviços. Pela manhã, o trabalho será entre nove e dez horas após o Posto de Pesagem de Veículos em Maravilha e nas proximidades da ponte sobre o Rio Iraceminha. Na parte da tarde, haverá novo bloqueio entre uma e duas horas também nesses dois locais.

O Dnit está realizando uma operação emergencial de tapa-buracos na BR 163 para resolver os danos causados na pista pelo excesso de chuvas dos últimos dias. De acordo com o supervisor regional do órgão, DIEGO DA SILVA, os locais críticos foram mapeados e o serviço começou a ser executado ainda na semana passada. DIEGO disse que os problemas da rodovia foram agravados com abertura de buracos nos últimos 15 dias no trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Ele disse que a empreiteira responsável por manter as condições de trafegabilidade no trecho está trabalhando para tapar os buracos abertos pela chuva. A empresa recebe sete milhões de reais para conservação da BR 163 e da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Paraíso. O contrato prevê operações tapa buraco, limpeza, roçadas e melhorias na sinalização.

Pela primeira vez em 16 semanas epidemiológicas consecutivas, o município de São Miguel do Oeste não contabilizou nenhum novo caso de dengue. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, a cidade não teve nenhum novo registro da doença nos últimos sete dias. No acumulado do ano, o número de casos chegou a 139, com contaminação em praticamente todas as regiões da cidade. São 133 autóctones, quatro importados e dois com local provável de infecção indeterminado. Mesmo com a redução do ritmo de contágio, a cidade ainda vive uma epidemia da doença com mais de 300 casos por grupo de cem mil habitantes.

O volume de novos focos do mosquito da dengue também teve uma queda na última semana. Desde quinta-feira da semana passada até ontem, os agentes da dengue da Secretaria Municipal de Saúde vistoriaram 88 armadilhas e 59 pontos estratégicos localizados no centro e em todos os bairros da cidade. As equipes identificaram somente um novo foco do mosquito Aedes aegypti. No acumulado do ano, são 331. O trabalho de coleta de entulhos e materiais diversos desenvolvido em parceria pelas secretarias de Saúde e Urbanismo segue em andamento. Até segunda-feira, os containers continuam em frente ao salão comunitário do bairro Santa Rita e em seguida, serão levados para o Andreatta. A campanha de coleta não recebe lixo orgânico, lâmpadas e sofás.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta quinta-feira, em primeiro turno, o projeto que prevê medidas administrativas para regulação de pessoal e contratações durante o período da pandemia do coronavírus. O objetivo do projeto é promover um equilíbrio entre a necessidade de contratações administrativas e a situação financeira e orçamentário do município agravada pela queda das receitas. O projeto autoriza o Poder Executivo a tomar uma série de medidas para gestão de pessoal como a concessão de licença prêmio a quem preencheu os requisitos e a quem ainda não cumpriu o período aquisitivo, férias coletivas ou antecipadas, além da alteração da forma de cumprimento da jornada de trabalho, mediante trabalho remoto, redução e flexibilização da jornada. A matéria ainda permite a suspensão ou extinção de contratos de trabalho de servidores admitidos em caráter temporário.

Servidores temporários que tiverem os contratos suspensos poderão optar por receber 50 por cento do salário ou permanecer sem receber os valores nesse período com a formação de um banco de horas negativo para compensação futura. Essas previsões estão no projeto aprovado ontem à noite pelos vereadores. Para os que optarem por receber metade do salário vão manter esse percentual quando retornarem ao trabalho. O texto prevê que a extinção do contrato temporário poderá ocorrer quando os serviços prestados pelo servidor se tornarem desnecessários ou incompatíveis com as medidas restritivas decorrentes da pandemia e não seja possível ou necessário o seu deslocamento provisório para outro órgão ou departamento. No caso de extinção dos contratos, e de posteriormente ser autorizada a retomada de serviços, a Administração Pública poderá utilizar o último edital de processo seletivo vigente para fins de chamamento de pessoal.

A prefeitura de São Miguel do Oeste poderá fazer o pagamento parcial dos contratos relativos a serviços suspensos em decorrência da suspensão das aulas no município. De acordo com projeto de lei aprovado na noite de ontem pelos vereadores, o Poder Executivo fica autorizado a manter o pagamento do equivalente a 30 por cento do valor mensal dos contratos relativos a serviços que estão suspensos em razão da pandemia do coronavírus. A medida vale para contratos com prestação de serviços continuados e com mão de obra exclusiva para o Município. A justificativa é a manutenção da função social do contrato e também para evitar demissões ou falência de empresas que prestam serviços para o poder público. O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno antes de ser enviado para sanção do prefeito.

A câmara de vereadores também aprovou na noite de ontem o projeto que extingue a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Transparência e o cargo de secretário da pasta. As atribuições da secretaria extinta serão transferidas à Secretaria Municipal de Administração e Finanças, que passará a se chamar Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas. O projeto também renomeia outros cargos dentro das secretarias afetadas. O texto ainda cria mais uma vaga de Coordenador do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social - e extingue dois cargos comissionados de Chefe de Divisão de Patrimônio e Materiais, lotados nas secretarias de Assistência Social e Saúde. O projeto também adequa as atribuições de diversos cargos comissionados, em virtude de ordem judicial. Atualmente a lei estabelece as atividades a serem desenvolvidas pelos departamentos da administração, mas não pelos servidores chefes, diretores e assessores ocupantes do cargo.

O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu nesta quinta-feira, um acidente de trânsito próximo ao trevo de acesso ao município. A saída de pista seguida de choque em árvore envolveu um Citroen C4 Picasso emplacado no município de Campo Erê, conduzido por uma mulher de 36 anos. Além da motorista, uma adolescente e um homem que estavam no carro ficaram feridos. Eles foram socorridos pelos bombeiros levados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço do Oeste.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito na noite de ontem em São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da noite nas proximidades do loteamento Santa Rita, na estrada de acesso para o município de Princesa, e envolveu uma motocicleta CG, placa de Princesa e um caminhão que transportava leite de Palma Sola. Os socorristas atenderam o condutor da motocicleta que apresentava escoriações e ferimentos nas pernas. Ele foi encaminhado ao hospital de São José do Cedro para atendimento médico.

A Polícia Civil de Riqueza prendeu um homem condenado por homicídio nesta quinta-feira. O crime aconteceu no ano de 2011 e o acusado foi condenado a pena de prisão. O mandado judicial por sentença definitiva foi cumprido na tarde de ontem por policiais civis do município e o criminoso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste. A Polícia Civil não divulgou detalhes da prisão do homem.

Uma colisão deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma e meia na esquina do prédio da Rede Peperi, no cruzamento das ruas Sete de setembro com a Marquês do Herval. A colisão envolveu um Gol e uma moto CG 150 que era conduzido por um rapaz de 21 anos. O motociclista sofreu ferimentos na cabeça, pernas e braços. O Corpo de Bombeiros foi acionado, imobilizou a vítima e a levou para o Hospital Regional. Outros acidentes já foram registrados nesse cruzamento.

A Polícia Civil de Paraíso prendeu um homem suspeito de estupro de vulnerável nesta quinta-feira. Na quarta-feira, os policias receberam a informação do crime e começaram a investigar o caso. Com a confirmação dos indícios de crime contra a dignidade sexual foi instaurado Inquérito Policial. A Polícia Civil ouviu testemunhas e reuniu elementos suficientes sobre a autoria do crime. A prisão temporária do suspeito foi decreta pela justiça e ontem o homem foi detido. Ele foi interrogado e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.