ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 19/06/2020

GLOBO EM FOCO – 19/06/20

-WEINTRAUB DEIXA EDUCAÇÃO PARA ASSUMIR CARGO NO BANCO MUNDIAL

-TCE APONTA MAIS DE 300 SERVIDORES COM ACÚMULO INDEVIDO DE CARGOS E SALÁRIOS

-ITAPIRANGA POSSUI 14 CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE PRODUTOS VENDIDOS DE FORMA IRREGULAR

-DEPUTADA RELATA AVANÇO EM PROJETO DE PREÇO MÍNIMO DO LEITE

-TUNÁPOLIS INVESTE NA INFRAESTRUTURA DE ESPORTE E LAZER

-PRESO HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL

-POLÍCIA CIVIL INDICIA CINCO JOVENS POR ESTUPRO COLETIVO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 99 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O Papa Francisco não tem nenhuma viagem prevista para este ano diante do risco que a pandemia do novo coronavírus representa para o pontífice de 83 anos. O líder da igreja católica tinha a previsão de uma viagem antes da declaração de pandemia do coronavírus para Malta por um dia, no final de maio, e que foi rapidamente cancelada. O papa argentino havia recebido convites do Iraque, Chipre, Indonésia e Montenegro e pretendia viajar ao Sudão do Sul. O porta-voz do Vaticano, MATTEO BRUNI, explicou aos jornalistas nesta quinta-feira que nenhuma dessas viagens serão realizadas a curto prazo.

A Suprema Corte dos Estados Unidos se pronunciou nesta quinta-feira contra uma ordem executiva do presidente republicano, DONALD TRUMP, e barrou a tentativa do governo de acabar com o programa Daca, também conhecido como "Dreamers", que significa sonhadores. Esse programa protege de deportação um grupo de 650 mil jovens que chegaram ao país sem documentos acompanhando seus pais quando eram crianças. O tribunal considerou que seria "arbitrário e caprichoso" acabar com o programa adotado pelo presidente democrata BARACK OBAMA, que além de proteger contra as deportações, dá permissões de trabalho aos jovens.

Os Estados Unidos questionaram nesta quinta-feira a "credibilidade" dos dados relatados pela China sobre o surto de Covid-19 em Pequim e pediram o envio de observadores "neutros" para o país asiático. O Ministério da Saúde chinês relatou 158 casos registrados na semana passada na capital chinesa, onde vivem 21 milhões de pessoas, e disse que a epidemia está "sob controle". Washington acusa Pequim de ter mentido em seu relatório oficial sobre a epidemia que, segundo as autoridades chinesas, deixou cerca 83 mil casos e mais de quatro mil e 600 mortes no país desde que o primeiro contágio foi detectado na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.


O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo. A informação foi dada em um vídeo publicado pelo próprio WEINTRAUB, em que o ministro aparece ao lado do presidente JAIR BOLSONARO e lê um texto de despedida. O nome do substituto não foi informado. Ele não quis falar sobre as razões da demissão e informou que vai sair assumir um cargo no Banco Mundial. Ainda lendo a carta de despedida, WEINTRAUB diz estar preocupado com a segurança da família. Com a ida para o Banco Mundial, o ministro deve se mudar para Washington, nos Estados Unidos.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, anunciou nesta quinta-feira que o plenário deve votar na próxima terça, em dois turnos, uma Proposta de Emenda à Constituição sobre o adiamento das eleições municipais deste ano. A discussão é motivada pela pandemia do coronavírus, que já tem atrasado processos de verificação das urnas e também deve afetar as convenções partidárias onde são decididos os candidatos. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno da eleição está, atualmente, previsto para quatro de outubro, e o segundo turno, para 25 de outubro. Nesta quarta-feira, os senadores debateram várias ideias para a realização das eleições municipais. Os pontos que vão compor a proposta final, no entanto, ainda não foram divulgados.


O presidente JAIR BOLSONARO criticou nesta quinta-feira a forma "espetaculosa" como ocorreu a prisão de FABRÍCIO QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO BOLSONARO, em Atibaia, no interior de São Paulo, em um imóvel do advogado FREDERICK WASSEF. O presidente afirmou, durante live semanal em uma rede social, que “parecia que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra”. De acordo com BOLSONARO, QUEIROZ não estava foragido e a prisão foi realizada sem a existência de um mandato contra ele. Investigado pela suposta prática de “rachadinha” quando atuava no gabinete de FLÁVIO BOLSONARO na Alerj. QUEIROZ encontra-se no presídio de Bangu, para onde foi transferido após a prisão.

A segunda via da carteira de identidade já pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina. O serviço é disponibilizado pelo Instituto Geral de Perícias. O objetivo é ampliar e agilizar o atendimento. Para solicitar a segunda via, é necessário acessar o site do IGP. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa, de 38 reais e 78 centavos. O boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP. O serviço é válido apenas para aqueles que fizeram a primeira via do documento em Santa Catarina. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado. Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70 por cento delas são de segundas vias.


O governador CARLOS MOISÉS confirmou durante uma visita a Itajaí, nesta quinta-feira, a desistência do governo em construir hospitais de campanha em Santa Catarina. Inicialmente, a intenção era abrir 10 estruturas do tipo no Estado – a primeira delas em Itajaí. A primeira proposta de hospital de campanha foi deixada de lado pelo governo depois que a contratação e o custo previsto de 76 milhões de reais geraram polêmica. O governo então recuou do contrato e anunciou que faria uma licitação para abertura de 10 estruturas no Estado, a serem instaladas conforme a necessidade. Mas esse edital nunca chegou a ser lançado e ontem o governador confirmou que o estado desistiu dessa ideia para investir em hospitais próprios e filantrópicos.


O Tribunal de Contas de Santa Catarina identificou indícios de acumulação indevida de 327 pessoas em 727 cargos, empregos e funções públicas em órgãos públicos das esferas estadual e municipal. De acordo com o estudo realizado por três diretorias do TCE, 260 registros tinham dois vínculos na folha de pagamento, 61 possuíam três e seis registros constavam em quatro locais de trabalho. O levantamento foi feito de outubro a dezembro de 2019 e divulgado no início deste mês. Os resultados serão encaminhados aos responsáveis pelos controles internos das unidades fiscalizadas, por meio de um sistema de gestão do próprio TCE. A intenção é que esses órgãos analisem as informações e adotem os procedimentos voltados à regularização das situações. O relatório aponta acúmulo de cargos em 16 unidades gestoras da esfera estadual, 160 municipal e seis da esfera federal.

Itapiranga possui 14 casos do novo Coronavírus. Mais dois exames tiveram resultado positivo ontem. A secretaria de Saúde não divulga dados dos pacientes, apenas que se trata de uma mulher que reside na cidade e um homem do interior. O secretário DAVINO RAUBER salienta que a expectativa é de ter com relativa frequência a identificação de novos casos. Dos 14 casos de Covid-19 registrados em Itapiranga, sete estão recuperador. Os pacientes necessitam permanecer 14 dias em monitoramento e somente são liberados após atenderem todas as exigências do protocolo de segurança.

Itapiranga lança Programa Prefeitura Parceira. Objetivo é incentivar os pequenos empreendedores em momentos de dificuldades. Projeto surgiu a partir de uma pesquisa realizada logo após o surgimento da pandemia que gerou vários transtornos para o comércio e outros setores econômicos. Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, CARLISE WERLANG, as empresas apontaram as principais dificuldades enfrentadas no momento. A partir deste diagnóstico a secretaria definiu as prioridades para auxiliar o setor. CARLISE informa que o programa vai disponibilizar gratuitamente consultorias individualizada nas áreas de marketing e gestão financeira. O trabalho será realizado em parceria com o Sebrae. Serão 40 horas de consultoria durante quatro meses, iniciando dia 29 de junho com encerramento em novembro.

Consultoria será exclusiva para micro e pequenas empresas de Itapiranga. A secretária de Desenvolvimento Econômico salienta que os Microempreendedores Individuais possuem capacitação própria com o programa Aceleradora de MEI. CARLISE WERLANG reforça que o atendimento será gratuito. Serão quatro horas de consultoria por empresa. O profissional fará o trabalho presencial e individualizado nas empresas.; De acordo com CARLISE, os empresários interessados devem procurar a secretaria para efetuar a inscrição. Ela considera que a consultoria será relevante por abordar questões que foram apontadas pelas empresas e desta forma será possível sanar obstáculos que impedem maior desenvolvimento do empreendimento.

Consad habilita três novas empresas para venda de produtos de origem animal em todo país. Conforme a veterinária e coordenadora do Suasa, CARLA SANDRI, as três unidades que entraram ontem no site do MAPA para comercialização nacional são todas do Paraná, uma de Cruzeiro do Iguaçu, outra de Chopinzinho e ainda uma de Salgado Filho. São na área de produção de ovos, embutidos de carne suína e um abatedouro de bovinos. Ela destaca o consórcio está sediado no Extremo Oeste de SC, mas atende os três estado do Sul visando desenvolver estas empresas. A veterinária citou o empenho dos municípios através do sistema de inspeção de cada um deles. Ela afirma que são várias etapas na busca de documentos, contratação de veterinários e outras adequações, por isso o tempo varia. CARLA salienta que entre as cobranças estão dos documentos de adesão, baseados na Lei local. Também readequações estruturais em algumas vezes. O Consad possui 26 empresas habilitadas e outras buscando o selo para ampliar o mercado de vendas.

Vigilância Sanitária de Descanso apreende produtos vendidos de forma irregular. Segundo a fiscal sanitária, ELAIME MELZ, o vendedor ambulante que estava fazendo as vendas, com um carro placas de Chapecó, foi abordado nesta quarta-feira após denúncia de um morador que flagrou a irregularidade. No veículo foram encontrados 25 frangos e 20 kg de salame sem rotulagem e sem procedência. Além dos produtos não estarem acondicionados para venda da forma correta, o vendedor também descumpriu o decreto que determina a proibição da atuação ambulante no município em função da pandemia. Foi feito um auto de intimação e o produto apreendido. ELAINE destaca que para comercialização de produtos de origem animal é necessária inspeção, rotulagem, o veículo deve ser adequado, possuir a licença de transporte e climatização do local onde a carne fica armazenada. A fiscal chama atenção para importância do consumo de produtos que tenham procedência, para não prejudicar a saúde. /

Mutirão de limpeza de rejeitos do temporal é realizado hoje em Descanso. O trabalho iniciou pela manhã. Segundo o secretário de Urbanismo, GIOVANE KARLINSKI, o trabalho está sendo feito por cerca de 50 servidores da prefeitura, mas o convite é estendido às demais pessoas que tenham disponibilidade em auxiliar de forma voluntária. Ele comenta que os estragos que o temporal causou, além das reformas que os moradores fizeram, gerou uma grande quantidade de rejeitos. O secretário justifica que um grande número de voluntários se faz necessário porque é preciso ainda fazer a correta separação de todos estes rejeitos. São móveis, eletrodomésticos e material de construção diverso. O material será carregado com quatro caminhões e três retroescavadeiras da prefeitura. É solicitado também que os voluntários tragam ferramentas e carrinhos de mão, além de luvas para proteção. Cada material terá a destinação correta.

Junho Violeta chama atenção para prevenção da doença da córnea que pode causar sérios prejuízos a visão. Conforme o médico oftalmologista, PAULO DOS PRAZERES, o ceratocone, doença que afeta a córnea, é causada por graus que ao longo do tempo se formam nos olhos. Estes graus, de miopia que afetam a visão para longe e o astigmatismo que deixa a visão embaçada, ficam cada vez maiores e começam a afetar a visão. PAULO DOS PRAZERES explica que o crescimento da córnea vai gerando distorções na curvatura, o que acaba ocasionando o astigmatismo. O oftalmologista alerta que a doença pode ser genética e hereditária, e no início, pode ser corrigida com o uso de óculos. Na medida em que a doença progride e o grau vai aumentando, a córnea começa a crescer e formar um cone, por isso o nome o ceratocone. Conforme o oftalmologista, quando o óculos não corrige mais o problema, é necessário o uso de lentes de contato rígidas.

O crescimento da córnea em função dos graus pode inclusive causar infiltração de líquidos e até perfurações. PAULO DOS PRAZERES comenta que a doença é mais comum na adolescência ou na fase inicial adulta, quando a atividade visual é maior. O oftalmologista enfatiza que o diagnostico precoce é importante porque há tratamentos que podem impedir e minimizar o crescimento da córnea, por meio de cirurgia. Ele chama atenção para sintomas da doença, que aparecem quando de um ano para o outro o grau aumenta muito. Existem exames específicos que analisam a curvatura da córnea e identificam o seu crescimento irregular. Em últimos casos, quando óculos e lentes não resolvem o problema, a solução é o transplante de córnea. Uma forma de prevenir a doença, segundo o oftalmologista, é não coçar os olhos para não causar a irritação da córnea. Por isso a importância de tratar alergias para evitar a coceira.

Tunápolis tem projetos para investimentos em três espaços de esporte e lazer. A prioridade no momento é Centro Esportivo 2, na sede dos servidores públicos municipais. No inicio da atual administração, local foi destinado para instalação de uma indústria e agora está sendo modificado para atender também a população em ambiente que possibilite momentos de lazer e prática de esporte. Conforme o secretário de Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, a equipe do Setor de Urbanismo trabalha na construção da nova sede para o Centro Esportivo 2, próximo a cidade, no acesso às comunidades de Raigão Baixo e Raigão Alto. O pavilhão terá 270 metros quadrados com banheiros, cozinha e churrasqueira em espaço para eventos. O secretário observa que a área já conta com campo de futebol sete e vôlei de areia. LAWISCH destaca que também foi pensado nas crianças, com a construção de playground.

Conforme o secretário de Indústria e Comércio os recursos aplicados são todos oriundos dos cofres do municipais com investimento de aproximadamente 150 mil reais. Salienta que o Centro Esportivo, já existente, também passa por reformulação com novo parquinho infantil. VOLMIR LAWISCH lembra que o município foi contemplado com projeto do Ministério do Esporte para construção de pista atlética e campo de futebol sete com destinação de 334 mil reais. Com esta reformulação a cidade ficará sem campo de futebol para competições. A prefeitura de Tunápolis conta com uma comissão para definir novo espaço para a construção de um campo de futebol. O local ainda não foi definido e com isso também não existe estimativa de investimento para aquisição da párea de terra próximo a cidade.

Deputada defende divulgação antecipada do preço do leite. Atualmente a produção é entregue sem definição do valor que será pago por litro. O projeto de lei tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina desde 2016. O entrave estava na obrigatoriedade das empresas anunciarem com antecedência o valor a ser pago no mês seguinte. O entendimento da Procuradoria Geral do Estado era inconstitucional por ingerência pública na livre iniciativa. O impasse permaneceu por quatro anos e o projeto acabou sendo arquivado. Conforme a deputada estadual do PSD, MARLENE FENGLER, o debate foi retomado no ano passado e agora está próximo de um desfecho favorável aos produtores. A deputada faz parte da comissão da agricultura e é relatora do projeto que visa dar maior rentabilidade e segurança aos produtores.

MARLENE FENGLER cita o debate com o Conseleite, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura e Ministério da Agricultura. De acordo com a deputada, ficou estabelecido que o Sindileite vai estabelecer valor mínimo a ser pago pelo litro de leite ao produtor rural. Devido as alterações o projeto precisa voltar para a Comissão de Constituição e Justiça e depois ser submetido a aprovação no plenário com o voto dos deputados, seguindo depois para ser sancionado pelo governador. MARLENE FENGLER defende que o projeto precisa entrar em vigor para proporcionar maior segurança aos produtores. Objetivo é colocar a lei em prática no prazo máximo de dois meses. A parlamentar diz que a Secretaria de Agricultura precisa definir com maior clareza políticas públicas, além de conceder incentivos fiscais, créditos e subsídios para reduzir custo de produção e compensar o empenho na atividade leiteira.

Polícia de Riqueza cumpre mandado de prisão de homem condenado por homicídio. A Polícia Civil de Riqueza cumpriu na tarde de ontem um mandado de prisão de um homem residente no município, condenado pela prática de homicídio. O crime ocorreu em 2011, em Riqueza. O criminoso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste.

Motociclista sem habilitação é flagrado pela PM em SJCedro. A guarnição fazia rondas pelo bairro Promorar quando abordou uma motocicleta que transitava em atitude suspeita. Após ordens de parada o condutor acatou e houve a busca pessoal e revista no veículo. Nada de ilícito foi encontrado. Em entrevista, apurou-se que o condutor da motocicleta não possui Carteira Nacional de Habilitação. Diante da infração de trânsito foi oportunizado que o proprietário retirasse a moto que não tinha pendência. A PM oportunizou ainda que o proprietário assinasse um termo circunstanciado prevendo o comparecimento em juízo para responder pelo crime de trânsito.

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em SMOeste. O acidente aconteceu por volta das 13 horas e 20 minutos de ontem no cruzamento das ruas Sete de setembro com a Marquês do Herval, em frente ao Cine Peperi. A colisão envolveu um Gol e uma Honda CG 150 que era conduzida por um rapaz de 21 anos. Com o choque, ele teve ferimentos, na cabeça, pernas e braços. O Corpo de Bombeiros foi acionado, imobilizou a vítima e conduziu ela até o Hospital Regional. Segundo apurado, a condutora do Gol seguia pela Sete de Setembro ao adentrar na Marquês do Herval não viu a moto causando a colisão. A PM foi acionada e elaborou o Boletim de Ocorrência. No local é reivindicada uma rotatória devido ao número alto de colisões.

Três pessoas ficam feridas em colisão com árvore na SC-305. O Corpo de Bombeiros atendeu nesta quinta-feira a um acidente de trânsito próximo ao trevo de acesso ao município. A saída de pista seguida de choque em árvore, envolveu um Citroen C4 Picasso emplacado no município de Campo Erê, conduzido por uma mulher de 36 anos. A condutora do veículo estava consciente e caminhando na cena. Outra vítima, menor de idade, foi imobilizada e colocada em maca rígida e conduzida pela ambulância da Prefeitura Municipal juntamente com a condutora para atendimento médico. No carro ainda estava um homem que também foi imobilizado e conduzido a unidade de pronto atendimento.

Colisão entre moto e caminhão deixa um ferido. O corpo de bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem para atendimento de um acidente nas proximidades do loteamento Santa Rita, na estrada de acesso para o município de Princesa. Ao chegar ao local confirmou se tratar de uma colisão envolvendo uma motocicleta CG, placa de Princesa e um caminhão leiteiro de Palma Sola. Os socorristas atenderam o piloto da motocicleta que apresentava escoriações nas mãos e fratura exposta em na perna. Ele foi encaminhado ao hospital para avaliação. A PM foi acionada para levantamento da ocorrência.

Família desmente boato de idoso que teria morrido e ressuscitado em velório. Nesta quinta-feira circularam nas redes sociais, áudios afirmando que um idoso teria caído no banheiro de sua casa, no município de Santa Helena, e que o médico teria atestado seu óbito. Neste mesmo áudio, é relatado que durante o velório, o suposto morto teria levantado do caixão, e ficado sentado. Uma mulher chega a relatar inclusive, que o sino tocou para anunciar a morte. A reportagem da Rádio Oeste foi procurada pelo familiar do idoso, solicitando o esclarecimento do fato. Segundo o neto do homem, o idoso realmente chegou a cair no banheiro, e outra neta que estava no local, pensou que ele teria morrido em função de ter ficado desacordado.

Com o susto, a neta foi procurar ajuda, e acabou comentando que seu avô podia ter falecido em função da queda. O boato da morte acabou se espalhando. Familiares esclarecem que o homem está internado no hospital de Tunápolis, em recuperação. Eles pedem ainda que a falsa informação não seja mais repercutida, pois além de não ser verdade, acaba sendo desagradável para o idoso e pessoas próximas a ele.

Polícia Civil indicia cinco jovens por estupro coletivo em Pinhalzinho. A Polícia Civil de Pinhalzinho, concluiu um inquérito policial que apurou fato criminoso ocorrido no município e indiciou os autores. Conforme o delegado, JERÔNIMO FERREIRA, na madrugada de 26 de janeiro uma jovem, maior de idade, após sair de uma casa noturna em Pinhalzinho, pegou carona com cinco rapazes, os quais eram seus “conhecidos”, que a levaram para casa. Contudo, durante o trajeto, dentro do veículo, os cinco, com idade entre 18 e 24 anos, se aproveitando da vulnerabilidade da vítima, abusaram dela, praticando contra sua vontade inúmeros atos libidinosos. Em um momento, os cinco chegaram a parar o carro com a clara intenção de praticar ato ainda mais violento, momento em que um deles convenceu os demais a não fazer.

O inquérito foi instaurado com base em denúncia anônima recebida pela Delegacia, já que a moça, com medo e constrangida, não quis registrar a ocorrência. Porém, ao ser ouvida pela polícia, relatou detalhes do ocorrido, confirmando a denúncia. O delegado JERÔNIMO FERREIRA salienta que durante o inquérito ainda foram juntadas várias mensagens trocadas entre os agressores em um grupo de “Whatsapp”, por meio das quais eles conversam animadamente sobre o ocorrido, dando detalhes sobre os abusos e ridicularizando a vítima. Ao serem interrogados todos eles, acompanhados de seu advogado, optaram em permanecer em silêncio. Eles foram indiciados por estupro coletivo. O Inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário. Além disso, em razão da crueldade e covardia do crime, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva, a qual foi negada pelo Poder Judiciário, que, por outro lado, decretou medidas cautelares em desfavor deles, que deverão responder ao processo criminal em liberdade.

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável. A delegacia de Paraíso recebeu a informação de um suposto estupro de vulnerável na quarta-feira, momento em que foram tomadas as providências preliminares visando verificar a procedência das informações. Confirmado os indícios de crime contra a dignidade sexual, foi instaurado um inquérito e inquiridas as testemunhas para início da investigação. Colhidos os elementos suficientes da materialidade e dos indícios de autoria o delegado representou pela busca e apreensão na residência do suspeito com intenção de angariar outras provas e pela prisão temporária dele. Após a decretação do mandado pela justiça a Policial Civil de Paraíso com apoio de agentes de SMOeste cumpriram ontem os mandados. O suspeito foi interrogado e levado para Unidade Prisional. A Polícia Civil informa ainda que serão requisitadas algumas perícias e ouvidas mais testemunhas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.