ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 19 06 19

-SENADO DERRUBA DECRETOS DE BOLSONARO SOBRE PORTE E POSSE DE ARMAS

-PREFEITO DA CAPITAL É AFASTADO DO CARGO E DIZ QUE FOI INJUSTIÇADO

-MINISTRO PRIORIZA CONCLUSÃO DA BR 470 E DEIXA 163 EM SEGUNDO PLANO

-ACISMO CRITICA FECHAMENTO DA GERENCIA REGIONAL DA FAZENDA

-VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APELO PARA MANTER ESTRUTURA ATUAL

-MOTORISTA FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 386

-POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO E INDICIA HOMEM POR FEMINICÍDIO NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

No final de 2018, o mundo tinha cerca de 70 milhões pessoas forçadas a deixar suas regiões de origem por motivos de guerra, perseguição, violência e violação aos direitos humanos. O número apresentado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas é o maior já registrado desde a criação do órgão, em 1950. Além disso, segundo a agência, esse total dobrou em 20 anos. Considerando somente o ano passado, 13 milhões e 600 mil pessoas tiveram de deixar seus lugares de origem, o que dá uma média de 37 mil novos deslocamentos por dia em 2018.

O ex-jogador e ex-presidente da União Europeia de Futebol MICHEL PLATINI foi liberado na noite desta terça-feira após passar mais de 12 horas detido na França. Ele é acusado de corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. O advogado de Platini, WILLIAM BOURDON, afirmou que houve "muito barulho por nada" e que o ex-jogador francês é inocente, mas estava prestando “explicações úteis” aos investigadores.

Em um ginásio lotado em Orlando, na Flórida, DONALD TRUMP lançou na noite desta terça-feira sua campanha oficial pela reeleição à presidência dos Estados Unidos. O vice-presidente, MIKE PENCE, também estava no local. TRUMP falou durante 50 minutos antes de, finalmente, anunciar que oficialmente é candidato à reeleição. Ele afirmou que continuará lutando "por cada homem, mulher e criança" do país. TRUMP disse ainda que os oposicionistas radicais "querem destruir o país como o conhecemos".

O site Intercept publicou na noite desta terça-feira novas mensagens atribuídas ao então juiz SÉRGIO MORO e a procuradores da Operação Lava Jato. O diálogo, segundo o site, teria ocorrido em 13 de abril de 2017, um dia depois de o Jornal Nacional ter veiculado uma reportagem a respeito de suspeitas contra o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. A reportagem citada pelo site trouxe a delação de EMILIO ODEBRECHT, que contou ter pago caixa dois às campanhas de FHC nos anos 1990. O caso foi parar na Lava Jato de São Paulo e nunca passou pela avaliação nem do procurador DELTAN DALLAGNOL, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, nem do então juiz SÉRGIO MORO. Segundo o site, MORO teria manifestado contrariedade com a decisão de investigar o caso em São Paulo mesmo já estando provavelmente prescrito porque isso melindraria "alguém cujo apoio é importante".

O ministro da Justiça, SERGIO MORO, disse nesta quarta-feira, em audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que não tem nada a esconder sobre as conversas atribuídas a ele e procuradores da Operação Lava Jato. MORO defendeu que o conteúdo seja submetido a uma "autoridade independente". O ministro foi à comissão dar explicações sobre as supostas mensagens, que começaram a ser divulgadas pelo site The Intercept no dia 9 deste mês. Os diálogos teriam ocorrido por meio de um aplicativo, na época em que MORO era o juiz responsável pela Lava Jato no Paraná. Ele ressaltou que não tem como se certificar da autenticidade do conteúdo e que o contexto pode ter sido alterado para criar "situação de escândalo" inexistente.

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, por 47 votos a 28, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça que pede a suspensão dos decretos do presidente JAIR BOLSONARO que facilitaram o porte de armas. Com a decisão, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. As regras previstas nos decretos continuarão valendo até que a Câmara vote o tema e, eventualmente, aprove a suspensão dos decretos. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa. BOLSONARO disse ontem esperar que a Câmara não siga o Senado, mantendo a validade do Decreto, respeitando o Referendo de 2005 e o legítimo direito à defesa.

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou, por unanimidade, habeas corpus do ex-deputado federal JOÃO PIZZOLATTI, preso desde 17 de maio. Auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, ele está no Presídio Regional de Blumenau, no Vale do Itajaí.A defesa do parlamentar preferiu não se manifestar sobre o assunto. Uma juíza de primeira instância já havia negado pedido de liberdade. A prisão de PIZZOLATTI havia sido decretada em 8 de maio, por descumprimento de medida cautelar: ele foi flagrado dirigindo mesmo com a carteira de habilitação suspensa.

O prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, preso na Operação Chabu, da Polícia Federal, foi liberado na noite desta terça-feira depois de prestar depoimento. A operação investiga a violação de sigilo de operações policiais em Santa Catarina envolvendo políticos, empresários, e servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Em coletiva na noite desta terça, LOUREIRO afirmou que é inocente, que se sente injustiçado. Ele falou ainda que foi liberado porque a PF não viu indícios para mantê-lo preso. A assessoria do Tribunal Regional Federal disse que o desembargador concedeu ao delegado a possibilidade de relaxamento da prisão.

O Tribunal Regional da 4ª Região determinou o afastamento de GEAN LOUREIRO, um dos sete presos na Operação "Chabu" nesta terça-feira, do cargo de prefeito de Florianópolis por 30 dias. A decisão é do desembargador federal LEANDRO PAULSEN, que determinou ainda a prisão temporária do político. O magistrado também proibiu o prefeito de qualquer contato com outros envolvidos na operação, além do recolhimento do passaporte e que LOUREIRO não saia do estado. O motivo da prisão não foi informado pelo TRF. O vice-prefeito, JOÃO BATISTA, assumirá o posto provisoriamente no lugar de LOUREIRO. O prefeito afirmou que vai tentar revogar na Justiça a determinação do afastamento da função de chefe do Executivo municipal.

A Igreja Católica vai promover nesta quinta-feira a tradicional celebração de Corpus Cristh. A missa começa as duas horas da tarde na Igreja Matriz. Em seguida, haverá a procissão ao redor da quadra. Durante os últimos dias, membros das pastorais, catequese e moradores confeccionaram os tapetes para a procissão. A celebração de Corpus Cristh deve reunir um grande público no centro da cidade.

A nova diretoria do Lions Clube São Miguel do Oeste Universidade será empossada hoje à noite no município. A cerimônia de posse será realizada no Clube Jardim, as oito horas. O atual presidente, ELI BURIN, vai repassar o comando da entidade para o novo presidente, RUBENS GAIKOSKI. O mandato da nova diretoria vai até a metade do ano que vem. Em entrevista para a rádio Peperi, BURIN fez uma avaliação positiva dos trabalhos realizados no clube de serviço. Ele disse que os objetivos da atual diretoria foram alcançados.

A exemplo de outras prefeituras da região, o município de Descanso vai antecipar o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores públicos municipais. O depósito será feito nesta sexta-feira. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, a antecipação de 50 por cento do salário não sofre incidência de descontos, o que vai ocorrer apenas no final do ano, quando a municipalidade fará o depósito da segunda parcela. O prefeito destaca que esta primeira parcela representa quase 350 mil e o pagamento é possível devido ao planejamento financeiro do governo. BONAMIGO disse que o valor vai movimentar a economia local.

A ministra da Agricultura do governo do presidente JAIR BOLSONARO, TEREZA CRISTINA, cancelou na última hora uma agenda com presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele está em Brasília desde a última segunda-feira e teria um encontro com a ministra. Segundo JOEL, o principal objetivo da conversa seria discutir o lançamento do plano Safra que foi lançado no final da manhã de ontem. Conforme JOEL, a conversa já estava marcada, porém, na segunda-feira o Palácio do Planalto emitiu um comunicado que TEREZA CRISTINA não poderia receber o sindicalista. Ele lamentou o ocorrido e comentou que seria um momento de debate profundo que foi ignorado pela ministra do governo BOLSONARO.

O Procon de São Miguel do Oeste emitiu uma nota agora à pouco informando que está acompanhando com atenção os preços praticados por postos de combustíveis na cidade. O órgão recebeu a reclamação de consumidores a respeito do não repasse para as bombas da redução anunciada no começo do mês pela Petrobrás. O órgão alertou que não pode regular o preço do combustível sob pena de ferir o princípio da livre concorrência. A nota cita ainda que o trabalho de fiscalização cabe à Agência Nacional do Petróleo. Mesmo assim, o órgão fez um levantamento dos preços praticados pelos postos de combustível no dia sete de junho e no dia de ontem. A relação completa com a comparação dos valores está no portal da Peperi na internet.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta terça-feira o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Gestante. A Semana será celebrada anualmente nas proximidades do dia 15 de agosto e passa a integrar o calendário oficial de eventos do município. De acordo com o autor da proposta, vereador CARLOS GRASSI, a Semana da Gestante será dedicada a atividades físicas e recreativas para gestantes, palestras, divulgação dos direitos à assistência humanizada à mulher durante a gestação, pré-parto, parto e puerpério, além de outras atividades. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção.

A câmara de vereadores aprovou na sessão desta terça-feira, o projeto que institui o Código de Proteção e bem-estar animal. A proposta é de autoria da vereadora do MDB, SILVIA KUHN. O projeto normatiza a criação e comercialização de animais, define o que são atos de maus tratos e prevê imposição de penalidades, além de regulamentar a colocação de casinhas e comedouros em espaços de uso público. Ela comentou que o tema é atual e precisa ser normatizado na cidade. O Código prevê que a fiscalização da lei será exercida pela prefeitura, a quem caberá estabelecer a regulamentação e o grau de sanção a ser aplicado diante de eventuais descumprimentos. A lei entra em vigor 30 dias após a sua publicação.

O Código de proteção e bem-estar animal aprovado ontem pelos vereadores prevê advertência e multas em dinheiro para quem for flagrado maltratando animais na cidade. As penalidades começam em cem reais e pode chegar a cinco mil reais nos caso mais graves. O texto ainda estabelece que a receita arrecadada com o pagamento das multas será aplicado em prol da proteção dos animais. Segundo a vereadora SILVIA KUHN, os recursos serão utilizados para ações de prevenção e combate aos maus-tratos e abandono de animais; ações de esterilização de cães e gatos; tratamento médico veterinário dos animais vítimas de maus-tratos e campanhas de divulgação e de conscientização da população em relação à tutela responsável dos animais.

A Câmara de Vereadores aprovou, por sete votos a três, o Projeto de Lei Complementar Substitutivo que dispõe sobre a regularização e cobrança das taxas públicas municipais pelo uso do espaço público por parte de empresas e entidades. Os novos valores para o uso das calçadas são os seguintes: 67 centavos por metro quadrado por dia nas calçadas, 12 reais e 22 centavos por mês e 53 reais por metro quadrado por ano. Já o uso de via pública tem valor de 67 centavos por metro quadrado por dia. O uso de praças e da rua coberta da praça ficou em 161 reais e 81 centavos por dia. O projeto gerou bastante discussão já que atinge, principalmente, as empresas que usam a calçada para a exposição de produtos e mercadorias.

O projeto que trata dos valores para uso de espaços público, como as calçadas, havia entrado na pauta na sessão do dia 13 de junho, mas foi retirado devido ao pedido de vistas apresentado pelo vereador VANIRTO CONRAD. O pedetista justificou, na ocasião, que queria mais prazo para ouvir empresários interessados em ocupar o espaço público. A reunião com os interessados ocorreu na manhã de terça-feira e o projeto foi votado na sessão à noite. Votaram a favor do projeto os vereadores CÁSSIO DA SILVA, CARLOS GRASSI, ELIAS ARAÚJO, ODEMAR MARQUES, GILBERTO BERTÉ, MILTO ANNONI e EVERALDO DI BERTI. Foram contrários VAGNER PASSOS, JOSÉ GIOVENARDI E VANIRTO CONRAD. Os demais vereadores não estavam presentes.

A prioridade do governo federal para a infraestrutura de Santa Catarina é a conclusão das obras na BR 470. O anuncio foi feito nesta segunda-feira pelo ministro dos transportes, TARCISIO GOMES DE FREITAS durante passagem pelo estado. O ministro esteve em Itajaí e Florianópolis e afirmou que a meta do governo federal é concentrar os recursos para terminar uma obra de cada vez. Ele explicou que a decisão se deve, principalmente, a redução do orçamento do ministério que passou de 13 bilhões em 2013 para oito bilhões neste ano. Com isso, os investimentos nas rodovias federais da região deve ficar em segundo plano.

O ministro TARCISIO GOMES DE FREITAS foi muito sincero ao afirmar que o governo federal não deve colocar recursos para as obras da BR 163 neste ano. A avaliação é do deputado estadual do PR, MAURICIO ESKUDLARK. ele esteve na audiência com o ministro na tarde de ontem e questionou quais eram os planos para a rodovia que liga São Miguel do Oeste a Dionisio Cerqueira. A obra está orçada em 210 milhões de reais e já tem até empresa licitada. O ministro afirmou que a prioridade agora é a BR 470 e não disse quando a BR do extremo-oeste será executada. MAURCIO disse que a região deve ser a próxima a ser atendida, mas admitiu que a resposta do ministro foi frustrante.

A Gerência Regional da Secretaria da Fazenda em São Miguel do Oeste foi extinta pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. A informação é da vice-presidente da Acismo, CARLA ASSENHEIMER. De acordo com ela, a extinção do órgão consta no decreto publicado no Diário Oficial da última quarta-feira. CARLA comentou que a Acismo está preocupada e revoltada, pois em nenhum momento o governo de MOISÉS procurou dialogar sobre essa decisão. A gerencia de São Miguel será transformada em uma unidade de atendimento. A partir de agora, a Fazenda Estadual que funciona no prédio do “Juquinha” fica subordinada a gerencia regional de Chapecó. CARLA disse que tudo que a região está perdendo tudo o que conquistou.

A decisão do governo de fechar a gerencia regional da Fazenda Estadual e transformá-la em unidade de atendimento é um retrocesso. A afirmação é da vice-presidente da Acismo, CARLA ASSENHEIMER. Ela disse que a preocupação é grande visto que a gerência atende atualmente 21 municípios da região Extremo Oeste catarinense e que a partir de agora a equipe estará subordinada à Chapecó que fica a 120 quilometros de Chapecó. CARLA afirmou que a mudança vai trazer prejuízos para contadores, empresários e a população.

A reforma administrativa do governo de CARLOS MOISÉS é insana. A declaração é da vice-presidente da Acismo, CARLA ASSENHEIMER. De acordo com ela, não haverá redução de gastos com a desativação da gerencia regional da Fazenda. Ela afirmou que todos os cargos existentes na unidade de São Miguel do Oeste serão transferidos para Chapecó e que a folha de pagamento dos servidores também não será reduzida. A profissional comentou que a Acismo já conversou com o prefeito WILSON TREVISAN e está em contato com os deputados da região para tentar reverter a situação. CARLA disse que a região vai perder muito com essa decisão. Ela afirmou que o fechamento da gerencia regional da Fazenda Estadual vai representar o isolamento do Extremo Oeste.

O fechamento da gerencia regional de saúde também foi discutida pelos vereadores na sessão de ontem a noite. A câmara aprovou uma moção de apelo pela manutenção da estrutural atual. O pedido, aprovado em plenário, foi apresentado pelos vereadores VAGNER DOS PASSOS GILBERTO BERTÉ, CARLOS GRASSI, SILVIA KUHN, MILTO ANNONI E EVERALDO DI BERTI. Os vereadores não concordam com permanência de apenas um escritório de representação subordinado a Receita Estadual de Chapecó. Segundo a moção, a gerencia de São Miguel do Oeste conta com sete servidores e realiza mais de 60 atendimentos. Os vereadores mencionam na Moção de Apelo que além da distância, Chapecó passará a atender 63 municípios, o que deve aumentar a demanda de serviços e reduzir a agilidade nos processos.

A Polícia Militar atendeu mais uma ocorrência de posse de drogas nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das cinco horas da tarde na rua Hélio dos Anjos Ortiz, Bairro São Jorge. A Polícia Militar realizou abordagem de uma motocicleta e, durante a revista do condutor, encontrou um torrão de maconha. O homem carregava a droga no bolso da jaqueta. O suspeito desacatou e ameaçou os policiais militares que estava na ocorrência. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Um acidente deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na SC 386. O condutor de um Gol de Mondaí perdeu o controle da direção na Linha São Lourenço, interior de Iporã do Oeste e capotou sobre a pista. O motorista, de 57 anos, sofreu uma contusão no crânio, escoriações no braço esquerdo e queixava-se de fortes dores no tórax. Inicialmente, ele foi socorrido por populares e depois foi atendido pelos bombeiros de Iporã do Oeste. O home foi conduzido ao hospital onde recebeu atendimento médico. A Polícia Militar Rodoviária também esteve no local.

A Polícia Civil concluiu as investigações do assassinato de ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. O crime aconteceu no dia 17 de março de 2019 e o companheiro dela, CLÉVITON DE LIMA DE CARVALHO, foi indiciado por feminícidio. As investigações se iniciaram logo após ter sido noticiado o desaparecimento do casal CLEITON e ANGELICA, no dia 19 de março. O corpo da mulher foi encontrado no dia quatro de abril no município de Barra Bonita. Depois do crime, o suspeito foi para casa em Dionísio Cerqueira, retirou todos os seus pertences pessoais e fugiu para a cidade de São Paulo, abandonando o veículo em um posto de combustíveis na cidade de Marmeleiro. O homem passou por São Paulo e ainda não foi localizado pela polícia. CLEITON é considerado foragido da justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.