ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 19-06-2019 Quarta-Feira

-SENADO DERRUBA DECRETOS DE BOLSONARO SOBRE PORTE E POSSE DE ARMAS

-PREFEITO DA CAPITAL É AFASTADO DO CARGO E DIZ QUE FOI INJUSTIÇADO

-DESCANSO ANTECIPA PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

-TEMPERATURAS ELEVADAS PARA A ÉPOCA DO ANO EXIGEM CUIDADO REDOBRADO COM A DENGUE

-PRIMEIRAS RUAS DO PROJETO AVANÇAR CIDADES RECEBEM ASFALTO

-COOPERATIVAS ORGANIZAM EVENTOS BENEFICENTES PARA O DIA DE COOPERAR

-EM MENOS DE UM MÊS TRÊS TRAFICANTES DE DROGA SÃO PRESOS EM MONDAÍ

-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÃO DE FEMINICÍDIO E INDICIA AUTOR


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


No final de 2018, o mundo tinha cerca de 70 milhões pessoas forçadas a deixar suas regiões de origem por motivos de guerra, perseguição, violência e violação aos direitos humanos. O número apresentado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas é o maior já registrado desde a criação do órgão, em 1950. Além disso, segundo a agência, esse total dobrou em 20 anos. Considerando somente o ano passado, 13 milhões e 600 mil pessoas tiveram de deixar seus lugares de origem, o que dá uma média de 37 mil novos deslocamentos por dia em 2018.


O ex-jogador e ex-presidente da União Europeia de Futebol MICHEL PLATINI foi liberado na noite desta terça-feira após passar mais de 12 horas detido na França. Ele é acusado de corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. O advogado de Platini, WILLIAM BOURDON, afirmou que houve "muito barulho por nada" e que o ex-jogador francês é inocente, mas estava prestando “explicações úteis” aos investigadores.


Em um ginásio lotado em Orlando, na Flórida, DONALD TRUMP lançou na noite desta terça-feira sua campanha oficial pela reeleição à presidência dos Estados Unidos. O vice-presidente, MIKE PENCE, também estava no local. TRUMP falou durante 50 minutos antes de, finalmente, anunciar que oficialmente é candidato à reeleição. Ele afirmou que continuará lutando "por cada homem, mulher e criança" do país. TRUMP disse ainda que os oposicionistas radicais "querem destruir o país como o conhecemos".



O site Intercept publicou na noite desta terça-feira novas mensagens atribuídas ao então juiz SÉRGIO MORO e a procuradores da Operação Lava Jato. O diálogo, segundo o site, teria ocorrido em 13 de abril de 2017, um dia depois de o Jornal Nacional ter veiculado uma reportagem a respeito de suspeitas contra o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. A reportagem citada pelo site trouxe a delação de EMILIO ODEBRECHT, que contou ter pago caixa dois às campanhas de FHC nos anos 1990. O caso foi parar na Lava Jato de São Paulo e nunca passou pela avaliação nem do procurador DELTAN DALLAGNOL, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, nem do então juiz SÉRGIO MORO. Segundo o site, MORO teria manifestado contrariedade com a decisão de investigar o caso em São Paulo mesmo já estando provavelmente prescrito porque isso melindraria "alguém cujo apoio é importante".


O ministro da Justiça, SERGIO MORO, disse nesta quarta-feira, em audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que não tem nada a esconder sobre as conversas atribuídas a ele e procuradores da Operação Lava Jato. MORO defendeu que o conteúdo seja submetido a uma "autoridade independente". O ministro foi à comissão dar explicações sobre as supostas mensagens, que começaram a ser divulgadas pelo site The Intercept no dia 9 deste mês. Os diálogos teriam ocorrido por meio de um aplicativo, na época em que MORO era o juiz responsável pela Lava Jato no Paraná. Ele ressaltou que não tem como se certificar da autenticidade do conteúdo e que o contexto pode ter sido alterado para criar "situação de escândalo" inexistente.


O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, por 47 votos a 28, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça que pede a suspensão dos decretos do presidente JAIR BOLSONARO que facilitaram o porte de armas. Com a decisão, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. As regras previstas nos decretos continuarão valendo até que a Câmara vote o tema e, eventualmente, aprove a suspensão dos decretos. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa. BOLSONARO disse ontem esperar que a Câmara não siga o Senado, mantendo a validade do Decreto, respeitando o Referendo de 2005 e o legítimo direito à defesa.


A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou, por unanimidade, habeas corpus do ex-deputado federal JOÃO PIZZOLATTI, preso desde 17 de maio. Auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, ele está no Presídio Regional de Blumenau, no Vale do Itajaí.A defesa do parlamentar preferiu não se manifestar sobre o assunto. Uma juíza de primeira instância já havia negado pedido de liberdade. A prisão de PIZZOLATTI havia sido decretada em 8 de maio, por descumprimento de medida cautelar: ele foi flagrado dirigindo mesmo com a carteira de habilitação suspensa.


O prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, preso na Operação Chabu, da Polícia Federal, foi liberado na noite desta terça-feira depois de prestar depoimento. A operação investiga a violação de sigilo de operações policiais em Santa Catarina envolvendo políticos, empresários, e servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Em coletiva na noite desta terça, LOUREIRO afirmou que é inocente, que se sente injustiçado. Ele falou ainda que foi liberado porque a PF não viu indícios para mantê-lo preso. A assessoria do Tribunal Regional Federal disse que o desembargador concedeu ao delegado a possibilidade de relaxamento da prisão.


O Tribunal Regional da 4ª Região determinou o afastamento de GEAN LOUREIRO, um dos sete presos na Operação "Chabu" nesta terça-feira, do cargo de prefeito de Florianópolis por 30 dias. A decisão é do desembargador federal LEANDRO PAULSEN, que determinou ainda a prisão temporária do político. O magistrado também proibiu o prefeito de qualquer contato com outros envolvidos na operação, além do recolhimento do passaporte e que LOUREIRO não saia do estado. O motivo da prisão não foi informado pelo TRF. O vice-prefeito, JOÃO BATISTA, assumirá o posto provisoriamente no lugar de LOUREIRO. O prefeito afirmou que vai tentar revogar na Justiça a determinação do afastamento da função de chefe do Executivo municipal.


-DESCANSO ANTECIPA PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

-TEMPERATURAS ELEVADAS PARA A ÉPOCA DO ANO EXIGEM CUIDADO REDOBRADO COM A DENGUE

-PRIMEIRAS RUAS DO PROJETO AVANÇAR CIDADES RECEBEM ASFALTO

-COOPERATIVAS ORGANIZAM EVENTOS BENEFICENTES PARA O DIA DE COOPERAR


Tunápolis paga 127 mil reais em sentença judicial favorável a professores. O município foi condenado em ação judicial impetrada por professores efetivos e ACTs em 2012. Conforme o prefeito RENATO PAULATA, no dia oito de maio o município foi notificado que teria prazo de 60 dias para efetuar o pagamento de diferentes valores a 22 professores. A condenação ocorreu por falta de pagamento do reajuste nos vencimentos do Piso Nacional do Magistério, aprovado em lei municipal em 2011. PAULATA destaca que o reajuste do Piso Nacional foi de 22,22%. Informa ainda que em 2012, a prefeitura pagou acréscimo de 6,08% seguindo o reajuste de salário dos demais servidores do município. A diferença de 16,14% foi reclamada na justiça pelos professores.


Prefeito destaca a importância de aplicação correta dos recursos públicos. RENATO PAULATA diz que o município tem outros processos, mas considera situação normal. Processos de cobrança de insalubridade são os mais comuns. Para o prefeito de Tunápolis é preciso ter o máximo de cuidado em todas as ações do poder público. Destaca que o cumprimento da sentença é referente ao pagamento de diferença salarial de sete meses durante o ano de 2012. PAULATA salienta que não cabe recurso à ação. O município efetuou o pagamento em tempo hábil, dentro da legislação e do direito dos professores. O prefeito considera que o valor é expressivo e deixará de ser aplicado em outros projetos.


Reunião define detalhes para iniciar calçamento em linha Cruzinhas. O prefeito SADI BONAMIGO participou de reunião com moradores de linha Cruzinhas na noite de segunda-feira. A comissão, formada pelas famílias, apresentou a empresa que vai fazer o calçamento na ação coordenada pelo governo municipal de São Miguel do Oeste. Segundo BONAMIGO, as famílias pertencentes a Descanso não ficarão fora do processo e também serão beneficiadas com o calçamento. O prefeito reforça que o calçamento irá contribuir para a melhora da qualidade de vida dos moradores.


Conselheiros conhecem terrenos e estruturas de pórticos na Área Industrial de Descanso. Membros do Conselho de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Descanso verificaram a situação dos pórticos e terrenos existentes na Área Industrial. A proposta foi conhecer as estruturas e as condições que se encontram para que, nos próximos dias, os conselheiros possam voltar a decidir qual será o destino dos quatro pórticos e dos terrenos lá existentes. Para o secretário de administração e presidente do conselho, PAULO LAUXEN, é importante os conselheiros terem o conhecimento necessário para encaminhar as melhores propostas de crescimento e desenvolvimento de Descanso, gerando emprego e renda e, consequentemente, melhorando a vida das famílias. A previsão é que até o final do mês a comissão volte a se reunir para definir ações a quem tem interesse de investir ou ampliar sua empresa.


Tunápolis e SEBRAE discutem parceria para iniciar assessoria voltada ao turismo. A discussão ocorreu com representantes do Conselho Municipal do Turismo de Tunápolis, Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, administração e gerente regional do SEBRAE, UDO TRENNEPOHL. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, o conselho foi criado por meio de lei municipal no final de 2018, e iniciou as atividades este ano. Ele comenta que o objetivo da reunião foi tratar sobre a possibilidade de uma assessoria pelo SEBRAE, para o conselho do turismo e servidores que atuam no setor. PAULATA comenta que por meio da capacitação dos conselheiros será possível aproveitar melhor os potenciais turísticos do município, bem como desenvolve-los e gerar renda. O SEBRAE irá apresentar uma proposta para desenvolver as ações em 2019 e 2020, e a partir disso, elaborar o plano municipal de turismo.


Temperaturas elevadas para a época do ano exigem cuidado redobrado na prevenção da dengue. Geralmente no mês de junho, já havia registro de geada e temperaturas baixas normais para a época do ano. Conforme o secretário de saúde de São João do Oeste, VITUS RITTER, a repercussão sobre casos de doença e focos da dengue em todo o país e na região preocupa se for levado em conta o fato dos registros estarem ocorrendo cada vez mais perto. O secretário comenta que no ano passado e nos primeiros meses do ano foram registrados vários focos do mosquito nas armadilhas que são vistoriadas pelo setor de epidemiologia. RITTER destaca que o aumento no número dos focos levou o município a criar a sala de situação, que contempla vários setores que juntos definem estratégias de prevenção e combate.


O secretário de saúde reforça a importância da contribuição da população. VITUS RITTER comenta que não é apenas o poder público o responsável pelas ações, pois para que tenham efeito, é fundamental a participação de todos os munícipes. Ele afirma que o chamado aos munícipes está sendo feito com freqüência pelos meios de comunicação, redes sociais e pelo setor de epidemiologia e os agentes comunitários de saúde nas visitas as famílias. O secretário pede que as famílias recebam os servidores para que sejam repassadas as orientações, principalmente em relação aos recipientes que acumulam água e que servem de criadouro para os mosquitos. Ele lembra que as temperaturas mais altas nas últimas semanas prejudicam o controle dos focos, e mesmo no inverno, os munícipes devem manter os cuidados.


Descanso antecipa primeira parcela do décimo terceiro salário para sexta-feira. Os servidores públicos municipais de Descanso receberão a primeira de duas parcelas do décimo primeiro salário na conta bancária nesta sexta-feira. Conforme o prefeito, SADI BONAMIGO, a antecipação de 50% do salário não incide em descontos, o que vai ocorrer apenas no final do ano quando a municipalidade faz o depósito da segunda parcela. O prefeito destaca que esta primeira parcela representa quase 350 mil reais, e o pagamento é possível devido ao planejamento financeiro do governo. Ele considera que o montante ajuda a movimentar a economia do comércio e da prestação de serviços do município.


Primeiras ruas do projeto Avançar Cidades recebem asfalto em Iporã do Oeste. O projeto, pelo qual Iporã do Oeste foi o primeiro município do país a assinar o contrato, está sendo desenvolvido desde o ano passado. Nos últimos dias a empresa vencedora da licitação iniciou a colocação da última camada de asfalto. Conforme o prefeito, LUCIO MALLMANN, quando se trata de uma obra como esta, vários fatores interferem na sua execução, principalmente o clima. O prefeito reconhece os transtornos que a obra causou aos moradores nestes doze meses em que se estende. Neste prazo ocorreu a abertura das ruas e a preparação para o asfalto, o que por muitas vezes gerou poeira e barro. Ele cita que ontem foram concluídas as duas primeiras ruas, sendo a rua Primeiro de Maio e a rua Leandro Rodrigues. O projeto também prevê passeio público, pintura e sinalização nas ruas que estão sendo asfaltadas.


O prefeito explica que o asfalto que as ruas estão recebendo é projetado para longa duração. LUCIO MALLMANN cita que são 17 centímetros de pedra rachão, 15 centímetros de brita graduada, e mais cinco centímetros de camada asfáltica. Ele afirma que a qualidade desta pavimentação é superior porque está sendo feita sobre as ruas, e não sobre camada de brita ou calçamento com pedras irregulares. O prefeito comenta que o projeto está sendo executado por lotes e por proximidade das ruas, iniciando no final do bairro Ruschel. Além das duas ruas já concluídas, a empresa informou que pretende concluir até final de semana as ruas Guerino Piran, Monte Alverne, João Paulo Primeiro, Teolindo Kist e Eduardo Fetter. MALLMANN lembra que a administração solicitou que seja asfaltado também o acesso ao centro dos idosos.


Com a colaboração do tempo, até final de julho a pavimentação deve estar concluída, restando ainda à construção dos passeios, o que deve levar até final do ano. O prefeito lembra que o financiamento da prefeitura foi de cinco milhões, e com a concorrência do processo licitatório, baixou para pouco mais de quatro milhões de reais. Em relação à contribuição de melhorias por parte dos moradores, LUCIO MALLMANN explica que a lei municipal de 2018 prevê que para lotes pequenos o prazo de pagamento é de até 36 meses e para proprietários de chácaras é de até 96 meses. O valor que cada morador paga está previsto no código tributário nacional. O prefeito lembra que foi feita uma avaliação dos lotes antes da obra, por empresa contratada, e que foi homologada por uma comissão interna de servidores. Nova avaliação será feita após a obra, para a partir da valorização do imóvel, definir quanto cada morador vai pagar.


Cooperativas organizam nova edição do dia C, dia de cooperar. A ação voluntária é realizada em todo o país, e a cada ano tem mais adesões. De acordo com o gerente do Sicredi, agência de Iporã do Oeste, JULIO ZAMBIASI, no município, o Dia C, dia de Cooperar, irá envolver a Cooper A1, Sicoob, Sicredi, Cresol e Cooper Fronteira Sul. Este é o terceiro ano que as cooperativas se unem para promover o evento no município. JULIO ZAMBIASI explica que no dia 29 de junho será realizado um almoço, galinhada no tacho, no pavilhão católico, a partir das 11 horas e 30 minutos. As fichas estão sendo vendidas ao valor de oito reais para crianças de oito a 12 anos, e adulto 15 reais. Este ano, as entidades contempladas com o lucro serão o hospital Nossa Senhora das Mercês e APAE Caminho de Luz. Também está sendo comercializada uma rifa, com venda de números nas cinco cooperativas, na APAE e hospital.


Em Tunápolis, a Cooper A1 e o Sicoob de Tunápolis e Santa Helena irão auxiliar a APAE na realização da tradicional feijoada. O evento será realizado no dia seis de julho. As duas cooperativas irão auxiliar na organização, venda das fichas e no atendimento ao público no dia. As fichas já estão sendo vendidas ao valor de 20 reais adulto e 12 reais para crianças de sete a 10 anos. Em São João do Oeste, a Cooper A1, Sicredi, Sicoob e Cooperativa da Agricultura Familiar estão organizando uma ação ambiental, para limpeza de espaços e riachos, com envolvimento da população. Em Descanso, o almoço beneficente será em prol do hospital e APAE. O evento agendado para o dia 13 de julho é organizado pela Cooper A1 e Sicoob de Descanso e Belmonte, Cresol, Sicredi e Coperdes de Descanso. Fichas estão sendo vendidas ao valor de 25 reais adulto e dez reais para crianças de oito a 12 anos.


Em Descanso as cooperativas também organizaram uma rifa, em que todo lucro será revertido para as duas entidades. Já em Mondaí, a Cooper A1, Sicredi, Sicoob e Coafamo promovem no dia seis de julho, o almoço da cooperação em prol do hospital. A galinhada no tacho será servida no pavilhão católico, e as fichas estão sendo vendidas ao valor de 15 reais adulto e metade do valor para crianças. O Dia de Cooperar iniciou em 2009 no estado de Minas Gerais, com o objetivo de estimular o trabalho voluntário. Desde então essa ação tem ganhando força e adesão de entidades em diversos estados.


-EM MENOS DE UM MÊS TRÊS TRAFICANTES DE DROGA SÃO PRESOS EM MONDAÍ

-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÃO DE FEMINICÍDIO E INDICIA AUTOR


Polícia recupera objetos furtados e prende autor em Palmitos. Na última segunda-feira a Polícia Civil de Palmitos e Caibi, juntamente com a Polícia Militar de Palmitos, prendeu um homem, autor de diversos furtos em Palmitos. Na ocasião foram recuperados diversos objetos, entre eles, televisor, violão, computador e outros, avaliados em mais de cinco mil reais. Na oportunidade um menor, de 17 anos, também foi conduzido à delegacia. O próprio adolescente confessou a participação nos furtos, juntamente com o autor do crime, e ambos acabaram auxiliando na recuperação dos objetos, que estavam em residências e até mesmo em uma casa em demolição. As vítimas foram localizadas e os objetos foram devolvidos aos proprietários.


A Polícia Rodoviária Federal começa nesta quarta-feira a Operação Corpus Christi 2019. O trabalho de fiscalização das rodovias federais que cortam a região inicia amanhã e vai até o final de domingo. Ao todo, serão cinco dias com aumento do fluxo de veículos nas rodovias, fator que pode contribuir para a ocorrência de acidentes nas rodovias federais do estado. O objetivo da PRF é aumentar a presença das viaturas nos pontos mais críticos das BRs 163, 282 e 158. Além de evitar acidentes, a polícia vai coibir as infrações mais graves cometidas pelos motoristas, como por exemplo, excesso de velocidade e embriagues ao volante.


Motorista fica ferido em capotamento de carro na SC 386 em Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 18 horas desta terça-feira, na SC 386, na linha São Lourenço, interior de Iporã do Oeste. No local um veículo Gol placas de Mondaí capotou sobre a pista. O motorista, de 57 anos, único ocupante do veículo, encontrava-se fora do carro sentado no acostamento e amparado por populares. Ele estava consciente e orientado, sinais vitais alterados, apresentava uma contusão na região frontal do crânio, escoriações no braço esquerdo e queixava-se de fortes dores no tórax. Após atendimento dos bombeiros de Iporã do Oeste o motorista foi conduzido ao hospital. A Polícia Militar Rodoviária também esteve no local.


Buraco causa acidente em São Miguel do Oeste. Um homem teve suspeita de fratura na perna depois de cair em um buraco deixado pela prefeitura na rua Sete de setembro em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu na noite desta terça-feira, por volta das 19 horas e 30 minutos. Moradores do local relataram que uma máquina esteve na manhã de ontem fazendo um trabalho no calçamento da via e deixou um buraco, sem nenhuma sinalização. Para complicar a situação, o trecho da ocorrência tem pouca iluminação. Os moradores relataram que cones ou placas deveriam ter sido colocados pela administração, avisando a obra e para evitar acidentes. A vítima é entregador de medicamentos da Farmácias São Miguel e conduzia uma NXR, placas do município. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e conduziu a vítima ao Hospital Regional.


Em menos de um mês, Polícia Civil de Mondaí prende três traficantes de droga. Na tarde desta terça-feira, a Polícia Civil de Mondaí cumpriu mandado de prisão preventiva de um homem de 27 anos. A investigação faz parte da operação realizada ainda no dia 23 de maio, quando duas pessoas foram presas em flagrante também por tráfico de drogas. Durante investigação, a polícia apurou que o homem preso hoje também era responsável pela venda de drogas na região. Os três indivíduos permanecem à disposição do Poder Judiciário. No mês passado, após investigação, a polícia também identificou o imóvel usado como ponto de venda de drogas. Ainda em maio foram presos em flagrante dois homens, de 19 e 27 anos, naturais de Caibi e Novo Hamburgo - RS, os dois autuados por tráfico de drogas.


Polícia Civil conclui investigação de feminicídio e indicia autor. A Polícia Civil realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, em SMOeste. O objetivo foi divulgar a conclusão das investigações conduzidas pela delegacia de Dionísio Cerqueira, que apurou o desaparecimento e morte de ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. O fato ocorreu no dia 17 de março. Segundo o delegado WESLEY DE SOUSA COSTA, o trabalho com a conclusão foi entregue ao Poder Judiciário na sexta-feira. O homem que praticou o crime, CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO, foi indiciado por feminicídio e está foragido. A suspeita é que ele esteja na região da Ceagesp em São Paulo onde há presença de caminheiros. O criminoso é caminhoneiro e tem passagens pela polícia, inclusive por tráfico de drogas. O delegado reforçou que a investigação ficou completa e ele não tem dúvida que o homem será condenado pela justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.