ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 19/06/2017

-ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS CAUSAM ROMBO DE 123 BILHÕES AO PAÍS
-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SC VAI DISCUTIR CASOS DE DEPRESSÃO
-PRAZO DE VENDA DE ESPAÇOS PARA EXPO CEDRO TERMINA HOJE
-ACISC E CDL ORIENTAM CLIENTES A REGULARIZAREM AS DÍVIDAS ESTE MÊS
-PROJETO DE PRINCESA CONCORRE A PRÊMIO NACIONAL EM JULHO
-SINTRAF DEFINE CHAPA DE SUCESSÃO EM PALMA SOLA
-JOVEM É FERIDA COM QUATRO FACADAS APÓS BRIGA COM NAMORADO
-HOMEM ATIRA CONTRA MULHER DEPOIS DE DESENTENDIMENTO EM POSTO

Tempo instável no Extremo-Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto e chuva. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.

A Bolsa de Valores começou a segunda-feira em baixa. O dólar iniciou o dia em alta, a três reais e 29 centavos. O peso é cotado a 20 centavos. O Euro vale três reais e 68 centavos.

Mais de mil bombeiros continuam tentando controlar um incêndio florestal em Portugal. Aviões espanhóis e franceses chegaram ao país ontem para ajudar na operação. Mais aeronaves e auxílio terrestre são esperados. As chamas começaram no sábado à tarde. Já são quase 48 horas de fogo. Sessenta e duas pessoas morreram e outras sessenta e duas ficaram feridas. As autoridades afirmam que pode haver mais mortos. A maioria das vítimas morreu dentro de casas e veículos. Segundo a polícia, o incêndio foi causado por uma tempestade. A possibilidade de ato criminoso está descartada.

Um van atropelou um grupo de fiéis que saia de uma mesquita em Finsbury Park, no norte de Londres. Dez pessoas ficaram feridas. Houve uma morte no local, que as autoridades ainda investigam se foi causada pelo atropelamento. O motorista foi contido pela população e preso. A polícia britânica trata o caso como atentado terrorista.

No sábado uma bomba explodiu dentro de um banheiro de um shopping em Bogotá, na Colômbia. Três mulheres morreram. Outras nove pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave. O prefeito da cidade declarou que tem certeza que a explosão foi um ato terrorista. Pelo Twitter o presidente colombiano, JUAN MANUEL SANTOS, expressou solidariedade às vítimas e informou que determinou ao comandante da polícia do país que comande a investigação. Segundo a imprensa internacional, são três as hipóteses investigadas, mas não há mais detalhes sobre elas.

Em quatro anos a Polícia Federal deflagrou mais de duas mil operações contra organizações criminosas do país. Segundo os investigadores, elas causaram um rombo de 123 bilhões de reais aos cofres públicos brasileiros. O maior esquema é o apurado na operação Greenfield. O prejuízo estimado de fraudes em fundos de pensão é de 53 bilhões e 800 milhões. A cifra supera de forma significativa o rombo que o esquema de corrupção investigado pela Lava Jato causou na Petrobras, de quase 14 bilhões de reais.

A OAB divulgou um comunicado logo após a publicação da entrevista da revista Época com o empresário JOESLEY BATISTA. Na nota o presidente da Ordem, CLAUDIO LAMACHIA, declarou que a Câmara dos Deputados não pode continuar agindo com cinismo, como se nada estivesse acontecendo no país. LAMACHIA afirmou que é preciso pautar, com urgência, os pedidos de impeachment de MICHEL TEMER. O presidente do legislativo federal, deputado RODRIGO MAIA, do DEM, respondeu dizendo que não cabe a ele comentar as resoluções do Conselho Federal da OAB porque não é comentarista de agenda de advogados. Segundo MAIA, também não cabe ao presidente da OAB comentar os ritos e procedimentos da Câmara.

Na cidade do Rio de Janeiro um homem foi preso em flagrante pelo assassinato da enteada, de dois anos. CARLOS DE OLIVEIRA admitiu aos policiais que matou a criança a socos. Ele disse que ficou irritado com o choro da menina. A vítima sofreu fraturas e uma hemorragia interna.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai promover, nesta tarde, uma audiência pública para discutir o aumento no número de casos de depressão em Santa Catarina. O estado tem a segunda maior concentração do país de pessoas com a doença. O evento de hoje é um espaço para profissionais e entidades de apoio falarem do trabalho que realizam. A proposta é que o debate resulte na ampliação de políticas públicas.

O Hemocentro de Santa Catarina está realizando a campanha Junho Vermelho. O objetivo é fazer com que a população não deixe de doar sangue nesta época de frio, que é o que costuma ocorrer. O período é de estoques baixos o que dificulta o abastecimento de unidades hospitalares e o atendimento de solicitações. A iniciativa também é uma forma de estimular mais pessoas a se tornarem doadoras.

A prefeitura de Navegantes, a Polícia Militar e a Polícia Civil têm uma reunião, hoje, para discutir a segurança na cidade. Um representante do governo do estado deve participar. O município vai propor às instituições a criação de uma força-tarefa para tentar reduzir a criminalidade. A iniciativa é resultado de mais uma morte violenta, no final de semana. O atendente de farmácia MATHEUS DA SILVA SANTOS, de 23 anos, foi assassinado em uma tentativa de assalto. Ele morreu no dia do aniversário. O crime causou comoção. Ontem houve uma manifestação em Navegantes. Centenas de pessoas saíram às ruas para protestar contra a violência.

Prazo para comercialização de espaços para expo Cedro termina hoje. Nesta segunda-feira também começam as vendas dos ingressos para os dois shows pagos da feira. A presidente da comissão organizadora, JOANA ANZOLIN explica que praticamente todos os espaços foram vendidos, mas houve casos de empresas que reservaram e precisam fazer o pagamento na conta do município. Em seguida é emitido o contrato de locação. Ela alerta aos expositores que a data final é hoje para garantir organização neste mês que antecede o evento. A presidente lembra que há mais de 20 pessoas buscando stands e por isso é necessária essa confirmação para então seguir a fila de espera. Já os ingressos estão sendo vendidos na internet ou em pontos em várias cidades da região. O ingresso para o show de ADSON E ALANA custa 15 reais pista e 40 o camarote. Para o show de CHRYSTIAN E RALF o valor é 25 reais na pista, 40 reais o Vip e 65 o camarote.

A comissão organizadora da Expo Cedro orientou as empresas que vão vender lanches na feira sobre os valores que serão cobrados. A presidente da comissão, JOANA ANZOLIN destaca que para evitar abuso nos preços cobrados na praça de alimentação durante o evento, os expositores que alugaram espaços já foram orientados sobre o valor máximo de cada item. Ela explica que haverá um distribuidor geral na feira que deverá comercializar os produtos por valores razoáveis, evitando também prejuízo aos vendedores deste segmento. A presidente destaca que foram levados em consideração preços definidos em outros eventos semelhantes, como o arraial cedrense. A comissão analisou quatro orçamentos e propôs a cobrança dos custos em média, dentro da realidade local.

Federação dos servidores municipais do estado mobiliza trabalhadores para greve geral. O presidente da Fetram, LIZEU MAZZIONI explica que a classe está sendo mobilizada para nova greve geral marcada para o dia 30 deste mês. Conforme ele, o objetivo do protesto é manifestar a posição contrária às reformas da previdência e trabalhista. A greve também questiona a política econômica no momento de crise que o país enfrenta. MAZZIONI explica que a terceirização foi autorizada em todos os setores das empresas públicas e privadas e com isso, atinge as administrações públicas pelo fato de acabar com os concursos, além de reduzir o salário dos trabalhadores. Quanto às mudanças na CLT, o presidente lamenta que o texto que está valendo há quase um século, em cerca de meio ano seja modificado sem grandes discussões. Ele exemplifica que as pesquisas da opinião pública demonstram que mais de 90 por cento das pessoas são contrarias a reforma da previdência e mais de 80 por cento são contra a reforma trabalhista.

Greve geral busca chamar atenção dos senadores que vão votar o texto sobre as reformas. A afirmação é do presidente da Fetram, LIZEU MAZZIONE. Ele estima que a manifestação deste mês mobilize cerca de 40 milhões de trabalhadores na greve geral. No que consiste a reforma da previdência, MAZZIONI observa que esta não teve apoio para continuar porque é tida como violência ao povo Brasileiro quando se pretende levar a aposentadoria aos 65 anos. Disse ainda que no Brasil são mais de 10 centrais sindicais que buscam alertar os trabalhadores sobre as mudanças que já estão tramitando sem consultar o povo.

A associação Comercial e Industrial de SJCedro está dando autonomia para empresas aderirem a campanha que visa regularizar débitos dos clientes. A diretora do Serviço de Proteção ao Crédito, MARILEI NIERDERMAIER lembra que a campanha segue até o final do mês e os empresários receberam orientações e dicas para cobrança. Ela destaca que o objetivo é ajudar os dois lados. A diretora lembra que quem comprou e não pagou, mesmo valores pequenos, agora pode sofrer constrangimentos ao tentar fazer uma compra parcelada ou a prazo. Já quem vendeu também teve prejuízo porque havia investido na mercadoria e pelas despesas fixas que cada estabelecimento possui. MARILEI ressalta que cada loja, mercado e empresa em geral terá que avaliar as condições e facilidades de pagamento.

Muitos clientes endividados em SJCedro possuem dívidas pequenas que ficaram pendentes. A diretora do Serviço de Proteção ao Crédito, MARILEI NIERDERMAIER percebe que existem vários casos, mas das mais de mil e cem pessoas com nome negativado, uma parcela grande tem contas com valores pequenos e fáceis de serem quitados. O total que deixou de ser injetado na economia local foi cerca de um milhão e meio de reais. A diretora esclarece que esse montante se torna grande porque estão inclusas dívidas bancárias, com financiamentos e outros serviços com volume mais expressivo. Ela acredita que os clientes que procurarem negociar durante a “Limpe Seu Nome, ele é seu maior Patrimônio” terão boas vantagens. Ela destaca que o final de ano aumentam as vendas e compras parceladas e também há clínicas de saúde, laboratórios e farmácias conveniadas e que levam em consideração o SPC. Além disso, a entrega dos prêmios da campanha Natal da Sorte só é feita para consumidores em situação regular na praça.

O programa que visa melhorar a saúde da comunidade de Guarujá do Sul iniciou com grande adesão da comunidade. A palestra sobre as plantas medicinais contou com mais de 200 participantes na semana passada. A programação faz parte do mês do ambiente no município, com o tema: "Pinte sua vida de verde" e de uma ação para melhorar a qualidade de vida. Conforme o secretário da saúde, VOLNEI GOSSLER, a programação prevê uma serie de atividades e tem engajamento de todos os setores da administração, entidades e Policia Ambiental. Ele explica que em parceria com a secretaria da Agricultura, a ideia é implantar hortas nas propriedades com plantas medicinais. A programação continua amanhã com plantio de mudas em locais previamente selecionados para recuperação. O secretário comenta que na terça da semana que vem, dia 27, haverá distribuição de panfletos sobre a coleta seletiva. Também está programada uma etapa do programa “Conversando com Agricultores" em Guarujá com a polícia ambiental.

O Sintraf de Palma Sola vai renovar a diretoria no mês que vem. O presidente, CLARI FRARE explica que foram eleitos 32 delegados que representam cada comunidade do interior para escolher a chapa que vai concorrer às eleições. A escolha dos novos dirigentes será de 10 a 17 de julho. Concorre ao cargo de presidente o agricultor, DOUGLAS GUERGEN. FRARE permanece na diretoria e integra a chapa como secretário geral do sindicato. O grupo é composto ainda por DANIEL DE CONTO que concorre como secretário de Finanças, e NADIA TUMELERO, como secretária de formação. GILSON GORDASSO disputa como secretário de organização, além de NADIR AMELLO nas políticas públicas e FÁBIO TRÊS no setor das agroindústrias. O presidente comenta que ficará na diretoria para ajudar na transição. Ele destaca que a chapa já vem fazendo reuniões. FRARE lembra que neste mês estão sendo entregues 14 novas casas para agricultores de Dionísio Cerqueira, e 15 de Palma Sola.

Prefeitura de Guarujá do Sul organiza encontro com empresários para esta noite. O secretário da Administração, JULIO DELLA FLORA lembra que foram diversas reuniões ouvindo os agricultores em roteiros duas vezes por semana e hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos, o encontro será no centro dos idosos envolvendo empresários da indústria e comércio. Também haverá presença da equipe de governo explanando as ações em cada setor. O objetivo é que eles levem os pedidos e necessidade da categoria. O secretário destaca que este segmento também gera renda e impostos e precisa apresentar as dificuldades enfrentadas e as reivindicações ao poder público. Ele ressalta que essa administração tem dado espaço para que a comunidade participe elencando as prioridades em investimentos, sempre analisando as particularidades.

Projeto de Princesa na área social é destaque em Santa Catarina. Conforme a psicóloga, MARISTELA BARP, o projeto do município está entre os 20 melhores do estado que serão apresentados na décima quarta edição da “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, em Brasília. O espaço serve para compartilhamento das atividades de resultado das ações desenvolvidas pelos municípios, fortalecendo o Sistema Único de Saúde. O projeto classificado que foi desenvolvido em Princesa foi o “Escola para pais e mães, desafio do amor familiar”, criado em 2013 pelo setor social e saúde, com reflexão de diversos casos. Ela esclarece que após perceber quais eram os casos mais comuns de conflitos e dificuldades nas famílias, surgiu à ideia de fazer uma sala de aula para pais. Para isso foi contratado um terapeuta familiar que realizou as palestras e também ajudou a resolver os problemas de cada participante. A psicóloga lembra que muitos conflitos tinham reflexos na escola e na sociedade.

História do projeto “Escola para pais e mães, desafio do amor familiar” poderá de tornar um documentário. A psicóloga de Princesa, MARISTELA BARP explica que serão 14 temáticas que serão avaliadas na Mostra Brasil. As equipes terão 10 minutos para apresentar o projeto que concorre a prêmios. O melhor colocado em cada uma, das cinco regiões, receberá dez mil reais em dinheiro. Os melhores projetos em cada estado serão filmados e registrados em forma de documentários. As 36 iniciativas também receberão medalhas. MARISTELA salienta que o reconhecimento em nível estadual, o compartilhamento de experiências e divulgação da cidade de Princesa são importantes. Ela acredita que durante o evento, que ocorre dia 13 de julho, será possível buscar projetos que também de adequem a realidade local e possam ser postos em prática na região.

Vereadores solicitam informações da prefeitura sobre pagamento de benefícios e sobre atuação de associação do interior. A Câmara de Vereadores de Guaraciaba, a pedido dos vereadores IRINEU ARNDT e VILSON STÜRMER, encaminhou dois ofícios à Administração. Em um dos documentos, endereçado ao setor Social, o presidente solicita a relação de pessoas que receberam casa ou terreno nos últimos 10 anos. Além disso, a lista dos moradores que tiveram que devolver seus imóveis por ordem judicial e as que estão sendo executadas. O mesmo pedido pede a relação das famílias que aguardam serem beneficiadas e quais os critérios adotados para a concessão. Num segundo documento, endereçado à Secretaria da Indústria e Comércio, ARNDT e STÜRMER solicitam informações acerca da Associação Fios de Ouro, localizada em Linha Ouro Verde. Os vereadores querem saber se ela está em funcionamento, qual a produção mensal, o número de associados e de funcionários e qual a despesa mensal despendida pelo poder público.

Anchieta adere ao Programa Cidade Empreendedora como forma estratégica para difundir o turismo rural. A iniciativa tem por objetivo a transformação local pela implantação de sistemas modernos das prefeituras, mas deve envolver a sociedade nas mudanças. O prefeito IVAN CANCI salienta que o objetivo é promover a criação de políticas que ofereçam condições adequadas para quem quer empreender. Lembra que há outras iniciativas voltadas a qualificação que o município vem aderindo como cursos do Pronatec e o “Pite” para alunos. Ele revela que Anchieta conta com empresas de todos os ramos. A maioria é de pequenos negócios e, além da agropecuária, responsável pela ocupação de 70 por cento da população economicamente ativa, os outros 30 por cento são do comércio, serviços e indústria. Ao todo, 600 profissionais trabalham em empreendimentos. CANCI ressalta que o projeto também está desenvolvendo ações para explorar uma nova atividade: o turismo rural. Ele espera integrar setores como restaurantes, hotéis, pousadas e agricultores nas rotas, além de ampliar a divulgação.

Motorista embriagado é preso após se envolver em acidente. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, atendeu durante a madrugada deste domingo, uma ocorrência de acidente de trânsito. O fato ocorreu por volta da meia noite e 15 minutos, na Rua Guerino Pércio, no Bairro Peperiguaçu. No local os moradores contatam que houve uma colisão em objeto fixo e que o motorista do Tempra aparentava estar com a capacidade psicomotora alterada, em razão da influência de álcool. De posse dessas informações a guarnição esteve na rua e encontrou o automóvel que havia colidido contra a garagem de uma residência, vindo a ocasionar danos materiais. Os policiais também confirmaram que o homem apresentava sinais visíveis de embriaguez, confirmada pelo bafômetro. Ele foi preso em flagrante.

Ônibus de conjunto musical é alvo de depredação. O coletivo usado pelo Trio da Terra de Campo Erê, teve os dois para brisas de seu ônibus quebrado a pedradas ontem de madrugada. O grupo animava um baile, na cidade de Santa Terezinha do Progresso. Em redes sociais integrantes do Trio manifestaram a indignação, dizendo que a intenção do grupo é levar a alegria e diversão aos que comparecem em suas apresentações. Eles lamentaram o fato e pediram ajuda das autoridades. Fãs e amigos comentaram a covardia dos atos de vandalismo. O grupo, que tinha compromisso agendado na cidade de Toledo, precisou seguir a viagem de van. O trio da Terra tem mais de 12 anos de atividades e até então nunca haviam sofrido qualquer tipo de represália.

Acusado de tentativa de homicídio em Dionísio Cerqueira tem prisão preventiva decretada. O homem de 42 anos, preso na noite de sexta-feira, no Bairro União, acusado de tentativa de homicídio, teve sua prisão em flagrante, convertida em preventiva. Conforme a denúncia, a prisão ocorreu após o réu ter esfaqueado um homem de 28 anos, durante um desentendimento entre eles em um bar. A vítima foi atingida por pelo menos quatro facadas, na região do tórax, braço, pescoço e ombro. Após o conhecimento da tentativa de homicídio as equipes policiais iniciaram as buscas e conseguiram identificar e prender o homem em flagrante. A faca usada nas agressões também foi encontrada. O juiz, LUCIANO FERNANDES DA SILVA deferiu o pedido e decretou a prisão. O homem está recolhido na UPA de SJCedro.

Mulher é esfaqueada no bairro Salete em São Miguel do Oeste. Uma jovem foi esfaqueada por volta das 22 horas da noite deste sábado, na Rua Rudolfo Spier, nas proximidades da Delegacia. A PM foi acionada para atender um caso de violência doméstica. No local a guarnição entrou em contato com a mãe da vítima que relatou que sua filha estava sendo agredida por socos e tapas pelo seu companheiro. Em seguida, o homem, armado com uma faca, passou a desferir golpes contra sua filha. Para tentar intervir, a mulher também acabou ferida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima, de 19 anos, apresentava ferimento cortante na cabeça e nas costas, ocasionado por uma faca. Após os procedimentos pré-hospitalares, a mulher foi conduzida para atendimento médico no Hospital Regional. O agressor fugiu da casa e não foi encontrado.

Homem dispara três vezes contra cabeça de vítima e arma falha. A Polícia Militar foi acionada por volta das quatro horas da madrugada de ontem para atender a ocorrência na Rua Primeiro de Maio, Bairro Jardim Peperi, em SMOeste, quando uma mulher foi vítima de tentativa de homicídio. O acusado chegou a disparar contra a cabeça da vítima, porém a arma teria falhado. Aos policiais, a vítima contou que estava com amigos na conveniência de um posto de combustível quando ocorreu um desentendimento com uma mulher e, por isso, saíram do local. Na ida para casa, um carro com seis ocupantes, sendo quatro homens e duas mulheres parou e um homem, que estava armado, apontou o revólver na cabeça da vítima e tentou disparar por três vezes, porém a arma teria falhado em todas as tentativas.As outras pessoas tentaram chamar ajuda, mas, também foram ameaçadas. Em seguida, os suspeitos fugiram do local. A PM analisou as imagens das câmeras para identificar o automóvel e os envolvidos. A ocorrência foi repassada para Polícias Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.