ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 19-05-2022 Quinta-feira

-POR SETE VOTOS A UM, TCU APROVA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

-GOVERNO AMPLIA PROGRAMA PARA CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-MORADORA DE IPORÃ DO OESTE COMPLETA HOJE 100 ANOS DE VIDA

-DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA ALEMÃ DE SJO

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS PROSSEGUE COM A VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E COVID

-OBRAS DE RECOMPOSIÇÃO DA SC 163 DEVEM SER RETOMADAS EM 15 DIAS

-POLÍCIA INVESTIGA CASO DE ENVENENAMENTO DE ANIMAIS NA REGIÃO

-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL CONTRA ÁRVORE NA BR 282


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com condições para chuva fraca. A temperatura durante a tarde não deve passar dos 13 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O soldado russo que é o primeiro julgado por crimes de guerra na Ucrânia se declarou culpado nesta quarta-feira, durante sessão em um Tribunal de Kiev. O caso deve ser usado como base para o julgamento de outras milhares de acusações de crimes de guerra desde o início da invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro. Segundo a denúncia da Procuradoria-geral da Ucrânia, VADIM SHISHIMARIN, atirou de um carro contra um ucraniano de 62 anos que andava em uma rua nos arredores de Kiev, em 28 de fevereiro, apenas quatro dias após o início da invasão russa na Ucrânia. O tribunal que julga o caso ainda não determinou a sentença final. Caso condenado, o militar russo pode pegar prisão perpétua.

A Organização Mundial Meteorológica divulgou nesta quarta-feira uma nova edição do relatório "Estado do Clima", que confirma que os últimos sete anos tem sido os mais quentes já registrados no planeta. Em análise do documento, o secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, afirmou que o "sistema energético global está quebrado" e, com isso, que estamos "cada vez mais próximos de uma catástrofe climática". Além disso, GUTERRES disse que o "Estado do Clima" mostra a "triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos" com "recordes alarmantes" atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.

Diante da candidatura formal da Finlândia e da Suécia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte nesta quarta-feira, o presidente da Turquia, TAYIP ERDOGAN, afirmou que seguirá se opondo à entrada dos países nórdicos à aliança militar ocidental, da qual faz parte. ERDOGAN afirmou que a Suécia "não deve esperar que a Turquia aprove a candidatura sem devolver terroristas", em referência a cidadãos curdos refugiados no país escandinavo que Ancara acusa de serem membros do PKK, o partido nacionalista curdo considerado terrorista na Turquia. Pelo regulamento da Otan, a entrada de um novo membro deve ser aprovada por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar, o home scooling. A análise dos destaques, sugestões de alteração na proposta, está prevista para esta quinta-feira. Na mesma sessão, os deputados aprovaram o regime de urgência para a tramitação do projeto na Câmara. Na prática, isso evitou que o texto fosse analisado em uma comissão especial e permitiu a votação direto em plenário. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para admitir o ensino domiciliar na educação básica que compreende a pré-escola, ensino fundamental e médio. A educação domiciliar é uma das bandeiras do presidente JAIR BOLSONARO.

O número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo site G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram 10 mil e 200 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de seis por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios que são os roubos seguidos de morte e lesões corporais seguidas de morte. Em 2021, o Brasil teve uma queda de sete por cento no número de assassinatos. Foram 41 mil e cem mil mortes violentas intencionais no país no ano passado.

O plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira por sete votos a um a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia. Dos oito ministros que votaram na sessão, somente VITAL DO RÊGO foi contra. O ministro chegou a pedir a suspensão do processo até o tribunal concluir uma fiscalização sobre dívidas judiciais da companhia, que poderiam causar uma subavaliação da estatal. Os ministros negaram o pedido de suspensão, também por sete a um. O Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverão cumprir algumas determinações e recomendações do tribunal, mas sem prejuízos à continuidade do processo.


A BR-101 em Santa Catarina é a estrada federal com o maior número de acidentes do país, segundo o anuário referente a 2021 da Polícia Rodoviária Federal. A via também é a que possui o maior número de feridos em ocorrências de trânsito e a sexta com mais mortes. No ano passado, a PRF registrou quatro mil e 94 acidentes no trecho, sendo quatro mil, 310 feridos e 129 mortos. Outra rodovia catarinense que também aparece na lista é a BR-470, no Vale do Itajaí. Ela ocupa a décima posição com mais acidentes e a nona com mais feridos do estado de Santa Catarina.

Os fortes ventos que atingiram Santa Catarina na madrugada de ontem causaram grandes prejuízos agrícolas no Sul do Estado. De acordo com a EpagriCiram, as plantações de bananas foram as mais afetadas por estarem em regiões de encostas e morros, locais mais atingidos pelos ventos. Segundo a Epagri, os estragos ainda estão sendo contabilizados, porém, já são esperados prejuízos milionários nos municípios mais atingidos, como, Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis. Em Praia Grande as lavouras de banana, milho e maracujá foram completamente destruídas, sendo que os prejuízos estimados já somam cinco milhões de reais.

O governo do Estado de Santa Catarina anunciou que vai ampliar o programa Recomeça SC para os municípios que estão em situação de emergência visto os desastres naturais. O programa visa disponibilizar uma linha de crédito com juros subsidiados pelo próprio Estado para estimular a rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos produtivos afetados. O Recomeça SC foi lançado em 2021 e visa linhas de crédito entre 30 mil e 200 mil reais, sendo 12 meses de carência e 36 meses para pagamento. Conforme o secretário de Estado, PAULO ELI, a ampliação é necessária para garantir a rápida recuperação das empresas catarinenses.


Tunápolis será sede do sexto Fórum Regional de Educação. Evento vai ocorrer no dia 25 de maio, no Eventos Park, em Tunápolis. Segundo o Coordenador Regional de Educação VILSON VON BORSTEL, serão mais de 400 professores dos cinco municípios de abrangência da Regional da Educação de Itapiranga. Ele ressalta que na parte da manhã terá a realização de duas palestras. Ao meio dia almoço para todos os servidores da educação. A tarde destaque para apresentações culturais com presença da Orquestra Clave de Sol, de São João do Oeste. Também terá homenagens para os professores aposentados como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado.

Fórum Regional de Educação integra roteiro de grandes eventos juntamente com a Feira do Conhecimento. Programação visa levar informações aos profissionais da educação, proporcionar momentos de socialização e também lazer aos professores, gestores escolares e outros profissionais da área. O Coordenador Regional de Educação, VILSON VON BORSTEL, lembra que o Fórum é itinerante, sendo que a última edição ocorreu em São João do Oeste, antes da pandemia. VON BORSTEL salienta ainda que este é um momento especial para a educação, com a retomada das atividades de formação e capacitação presencial em um olhar para as novas demandas que surgem em sala de aula.

São João do Oeste vai investir 70 mil reais em programa de auxílio a estudante. A informação é do Secretário da Educação, CLAUNEI WEBER. De acordo com ele, foi lançado o edital para o auxílio estudante com prazo para inscrição até 24 de maio. As exigências detalhadas estão no site da prefeitura de forma bem clara sobre o que é preciso para fazer parte do programa. O orçamento do município prevê destinação de 70 mil reais, disponibilizado em duas parcelas. O secretário explica que o Auxilio Estudante é destinado para estudantes do ensino superior ou curso técnico profissionalizante e pós médio. WEBER informa ainda que será pago o valor de 300 reais em cada semestre, sendo necessário reunir toda documentação exigida e entregar na Secretaria da Educação, para ter direito ao primeiro pagamento até final de junho.

De acordo com o Secretário da Educação de São João do Oeste, em contrapartida os estudantes, prestam serviço voluntário de acordo com os valores que recebem. A contribuição pode ocorrer em ações do município na cidade ou nas atividades comunitárias do interior onde o estudante reside. De acordo com CLAUNEI WEBER é uma forma de auxiliar nas despesas dos alunos com valor de 600 reais, pago em duas parcelas. O Secretário ressalta que o município tem interesse em que a população tenha formação superior e procura fazer sua parte com o auxílio estudante, que já é tradicional em São João do Oeste.

O governo estadual vai investir aproximadamente dois milhões de reais extras para concluir os trabalhos de recomposição da SC 163 até Itapiranga. A verba inicial não foi suficiente para recuperar o trecho de 33 quilômetros da SC-163, de Iporã do Oeste a Itapiranga. A ordem de serviço foi assinada em dezembro, porém, as obras foram interrompidas em abril faltando nove quilômetros para a conclusão. O investimento na rodovia passou de oito milhões 390 mil reais, para mais de 10 milhões de reais com recursos do Estado. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO, lembra que a obra é apenas um recapeamento paliativo, com objetivo de garantir vida útil à rodovia e melhorar a trafegabilidade. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, explica que o asfalto antigo está sendo removido e um novo pavimento posteriormente é colocado.

Os serviços chamados de manutenção descontinuada de revestimentos asfálticos devem ser retomados no prazo de 15 dias. Conforme o coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO, o material utilizado nas obras da SC 163, exige condições climáticas favoráveis sem chuva e também evitando os dias de intenso frio. BILIBIO relata que o trecho de Itapiranga a Iporã do Oeste não teve manutenção adequada por vários anos e ficou em estado de abandono, gerando uma situação crítica no asfalto. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste ressalta que já foi superado a parte burocrática para liberação dos recursos do aditivo. O coordenador informa ainda que será refeita a sinalização, já com ordem de serviço para nova empresa executar a pintura e colocação de tachinhas nas bordas da rodovia. Este serviço é considerado essencial para proporcionar segurança no trânsito.

Secretaria de Estado de Infraestrutura vai investir na manutenção do restante da SC 163, de Iporã do Oeste a São Miguel do Oeste. Segundo ELISEU BILIBIO, será assinado contrato para obras com manutenção descontinuada visando garantir qualidade na rodovia. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste chama atenção para a importância da manutenção correta nas rodovias estaduais. É uma medida que evita investimento elevado em apenas uma etapa e também proporciona maior durabilidade ao asfalto e conforto aos usuários. BILIBIO informa que o procedimento será o mesmo adotado no trecho até Itapiranga, com substituição do material onde o asfalto apresenta problemas.

Coordenadora avalia de forma positiva a retomada dos encontros de idosos em São João do Oeste. De acordo com ILA MULLER, os idosos estavam ansiosos pelos encontros que não aconteceram nos dois últimos anos, em meio a pandemia de coronavírus. A coordenadora destaca que os idosos tem participado em grande número das atividades que foram retomadas no mês de março e observa que todos ficam ansiosos pela data dos encontros que acontecem a cada 14 dias para cada grupo do município. ILA ressalta que na última reunião do Conselho Municipal do Idoso de São João do Oeste também foi decidido pela liberação dos eventos de intercâmbios entre os grupos do município e de outras localidades que tenham interesse na integração.

Idosos participarão de palestras show motivacionais. De acordo com a coordenadora, ILA MULLER, nesta semana a coordenação está promovendo encontros com o palestrante ROSILEI AGNES de São Miguel do Oeste. Essa atividade especial será realizada nesta sexta-feira e contará com crônicas relacionadas a felicidade, família, motivação, esperança, fé, paixão pela vida e profissão, sonhos, otimismo, relacionamento humano, coragem e auto estima. A coordenadora enaltece que as palestras tem o objetivo de promover uma melhor integração com o público idoso. Outra grande atividade especial será o encontro no dia 25 de julho para todos os grupos de idosos do município, em um grande baile na parte da tarde, dentro das atividades da semana alemã de São João do Oeste.

Moradora de Iporã do Oeste completa hoje 100 anos de vida. OLINDA ROTHER nasceu no dia 19 de maio de 1922 em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul. Com 14 anos de idade, se mudou para Santa Catarina juntamente com sua família onde fixaram residência na Linha Fortaleza, interior de São João do Oeste. Mais tarde se mudou para a Linha Barra do Macaco, interior de Itapiranga, onde em 1944 conheceu seu marido ANTÔNIO ROTHER e se casaram na igreja da Linha Beleza. Depois do casamento, eles se mudaram para Santo Antônio, onde foram uma das cinco famílias fundadoras da comunidade em 21 de fevereiro de 1948. Além de Santo Antônio, o casal também morou na comunidade de Conceição. OLINDA e ANTÔNIO ROTHER tiveram 14 filhos, sendo primeiro nove meninas e depois cinco meninos em seguida. OLINDA ficou viúva há 39 anos e após o passamento do esposo em 1983, se mudou para Linha Fátima, interior de Tunápolis.

Atualmente a centenária reside na Casa Lar de Iporã do Oeste, onde recebe todos os cuidados, carinho e atenção que merece. OLINDA possui 51 netos, 53 bisnetos e seis tataranetos. Familiares relataram para a Rede Peperi, que ela sempre teve um grande sonho de chegar aos 100 anos com a saúde e disposição que tem hoje. Ela não possui dificuldades de locomoção e conversa normalmente, apresentando apenas dificuldades de audição. Na tarde de hoje, a família que se sente orgulhosa por essa dádiva, fará uma confraternização na Casa Lar em comemoração aos 100 anos de vida de OLINDA ROTHER. A Peperi acompanhará esse momento especial para a família, com a produção de uma reportagem especial para o Portal Peperi na Internet. No próximo domingo também haverá uma celebração de ação de graças com confraternização pelo centenário de OLINDA em Iporã do Oeste.

Campanha Nacional de Vacinação contra influenza prossegue em Tunápolis. Imunização foi lançada pelo Ministério da Saúde em março e prossegue até o dia três de junho, em conformidade com o calendário nacional. De acordo com a secretária de saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, devido ao alto número de atendimentos no Posto de Saúde, a pasta definiu datas especiais para aplicação das doses para otimizar o atendimento dos públicos contemplados com a vacinação. Ela convoca todas as pessoas do grupo prioritário para aproveitaram a oportunidade especial que está sendo disponibilizada até esta sexta-feira no município e ressalta a importância da vacinação para as pessoas que possuem maior probabilidade de infecção pelo vírus da influenza.

Vacinas da influenza são aplicadas de acordo com o número de doses recebidas do Estado. ROSELI BONAVIGO afirma que a pasta possui estoque garantido para todo o público prioritário. A secretária lembra que paralelamente à campanha contra influenza, também estão sendo aplicadas as doses do segundo reforço da imunização contra Covid para as pessoas com mais de 70 anos e para todos aqueles que ainda não completaram o quadro vacinal com as três doses. A secretária observa que o reforço vacinal é importante para que seja mantida uma boa imunização da população contra as doenças respiratórias que tendem a aumentar muito com a chegada do frio e lembra que as vacinas não impedem as pessoas de contrair os vírus da influenza e da Covid, mas que dificultam a evolução dessas doenças para casos graves, além de diminuírem consideravelmente o risco de internações e até mesmo de óbitos em decorrência do agravamento dos sintomas.

São João do Oeste define programação da Décima Segunda Semana Alemã. Tradicional Deutsche Woche será realizada em julho no município. De acordo com informações do diretor cultural, ELIAS SCHNEIDER, neste ano o evento será realizado entre os dias 23 e 30 de julho, totalizando uma semana inteira de atividades alusivas à cultura alemã. SCHNEIDER observa que as festividades foram interrompidas nos últimos dois anos devido à pandemia e agora a retomada do evento possui expectativa de um grande envolvimento local e regional. O diretor cultural detalha que a programação iniciará no dia 23 de julho com o show de abertura no ginásio municipal. No dia 24 acontecerá o festival da cuca e da linguiça e no dia 25 de julho haverá o baile da terceira idade e a abertura do Biergarten.

Já no dia 26 de julho será servido o tradicional café colonial. Dia 27 acontecerá o festival regional da canção alemã, no dia 28 será realizada a noite do humor e no dia 29 será servido o jantar típico alemão. O encerramento no dia 30 de julho contará com a Kinder Fest (festa das crianças), o desfile típico pelas ruas da cidade, encontros de grupos folclóricos, música ao vivo e grandioso bailão de chopp. O diretor cultural informa que maiores detalhes do evento serão divulgados no Festioeste. ELIAS SCHNEIDER lembra que a Deutsche Woche é uma realização do Município de São João do Oeste em parceria com a ACISJO e Associação Cultural Alemã, que trabalham na linha de frente para a realização do evento no município.


O núcleo regional do GAECO em Chapecó, com apoio dos núcleos regionais de São Miguel do Oeste, Itajaí e Campinas - São Paulo, deflagrou a operação 4 linhas, na manhã desta quinta-feira. Nove mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela segunda Vara Criminal da Comarca de Chapecó estão em cumprimento, tendo alvos nas cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Campinas e Valinhos, no interior de São Paulo. Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal instaurado na Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, que visa apurar a ocorrência de possíveis crimes de furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica e organização criminosa praticados, em tese, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019.

O nome "4 Linhas" foi escolhido pelo Gaeco em alusão ao movimento feito para indicar a consulta ao VAR em jogos de futebol. Em Chapecó, buscas foram realizadas na casa do ex-presidente da Chapecoense, PLÍNIO DAVID DE NES FILHO, o Maninho. Por volta das 8h50, ele deixou a casa onde mora em uma viatura do Gaeco. Informações preliminares indicam que a ação busca coletar documentos envolvendo as contas do clube entre 2016 e 2019, período em que Maninho presidiu o Chapecoense. PLINIO DAVID DE NES FILHO era presidente do Conselho Deliberativo e assumiu a cadeira presidencial pela primeira vez em dezembro de 2016, duas semanas depois do acidente aéreo que vitimou o mandatário, SANDRO PALLAORO, e dezenas de funcionários e atletas do clube.

Em 2018, Maninho foi reeleito com a chapa Juntos Pela Chape. No dia primeiro de novembro de 2019 ele pediu afastamento alegando problemas de saúde. Maninho deveria ter retornado ao posto dias depois, mas contestado pela torcida e membros da diretoria pelos maus resultados do time e pelos problemas financeiros que o clube atravessa, optou por deixar o cargo. Em fevereiro deste ano, a diretoria da Chapecoense informou que o clube acumula dívidas de mais de 100 milhões e vê sua existência em risco. Cartolas do clube foram à Justiça e entraram com um pedido de recuperação judicial. A defesa do ex presidente do clube ainda não se manifestou e as investigações do Gaeco tramitam em sigilo.

A Polícia Civil investigou um crime de ameaça em situação de violência doméstica e familiar contra mulher. Na ocasião foi apurada a informação de que um homem agressor estaria de posse de armas de fogo em sua residência, no interior de Pinhalzinho. Com um mandado de busca e apreensão, policiais civis cumpriram a diligência na manhã de hoje, onde encontraram na residência uma pistola de origem argentina, calibre similar a ponto 22 LR, além de apetrechos para recarga de munições e uma carabina, possivelmente alterada, para disparo de arma de fogo. A pistola encontrada estava sendo escondida pela mãe do investigado e não era de propriedade do homem, como inicialmente apurado. Dessa forma, a mulher acabou sendo conduzida para a delegacia de polícia pelo delito do Estatuto do Desarmamento, sendo liberada após pagamento de fiança. Apesar de não se encontrar em situação de flagrante, o homem investigado também responderá pelo crime de porte irregular de arma de fogo, pois ficou comprovado que ele foi responsável por transportar a pistola apreendida até a residência familiar há alguns meses.

Um jovem ficou ferido em uma colisão lateral na manhã desta quarta-feira, por volta das 11h40, na rotatória entre a Rua da República e Avenida Ladislava Poleto, no centro de Descanso. A colisão lateral envolveu um JeepCompass e uma HondaCG 150 Fan, ambos com placas de Descanso. O SAMU prestou atendimento ao jovem que sofreu ferimentos leves, sendo conduzido ao Hospital de Descanso para atendimento médico. A Polícia Militar esteve no local e realizou os procedimentos cabíveis. Os danos no veículo e na motocicleta foram de pequena monta.

A Polícia Militar registrou um caso de maus tratos contra animal nesta semana no Bairro Antas, em Mondaí. Segundo o dono, um gato de estimação da raça ‘Siamês’ foi morto por envenenamento. Ele informou que possuía o animal a cerca de um ano e meio e percebeu que seu gato havia sido envenenado no final da tarde de terça-feira. O homem procurou a Polícia Civil, onde fez um Boletim de Ocorrência sobre o caso, que será investigado pelas autoridades. Além desse fato, a Polícia Militar de Mondaí informou que tem recebido muitas denúncias com relação ao descuido e maus tratos, principalmente contra cães que estão amarrados, sem abrigo e expostos ao frio. A pena para quem comete maus tratos a animais é de até quatro anos de prisão. A morte do animal ou reincidência do delito são agravantes com aumento em até um terço da pena.

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente de trânsito em Pinhalzinho. A saída de pista com colisão frontal em árvore foi registrada por volta das 23h20 desta quarta-feira, na BR-282. Conforme os bombeiros, ao chegar no local do acidente, uma das vítimas, carona do veículo Volkswagen Bora, de 23 anos, estava consciente e orientada, presa às ferragens. Ela presentava fratura exposta na perna esquerda, além de cortes e escoriações pelo corpo. Após o desencarceramento com expansão de painel, a vítima foi colocada em maca rígida, manta térmica, recebeu oxigênio e foi conduzida ao hospital de Pinhalzinho. O condutor do veículo foi encontrado com ausência de sinais vitais. O dele corpo foi desencarcerado das ferragens e deixado aos cuidados da Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/cmBTzuSJtMcxEEgrGp9DVCCWrvqjPSkh8QTzL5Fk): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185