ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 19/05/2022

GLOBO EM FOCO – 19/05/22

-POR SETE VOTOS A UM, TCU APROVA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

-GOVERNO AMPLIA PROGRAMA PARA CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-SÃO JOÃO DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ALEMÃ

-PIONEIRA DE ITAPIRANGA COMPLETA HOJE 100 ANOS DE VIDA

-INVESTIMENTO NA RECUPERAÇÃO DA SC 163 SUPERA 10 MILHÕES DE REAIS

-SICOOB PROJETA 53 EVENTOS COMUNITÁRIOS NOS 90 ANOS

-PM REGISTRA CASO DE MAUS TRATOS CONTRA ANIMAL EM MONDAÍ

-POLÍCIA FEDERAL COMBATE DESCAMINHO DE VINHOS ARGENTINOS - Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....

TEMPO E TEMPERATURA, 19.05.22

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 17 graus e a temperatura mínima de seis graus. Neste momento graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O soldado russo que é o primeiro julgado por crimes de guerra na Ucrânia se declarou culpado nesta quarta-feira, durante sessão em um Tribunal de Kiev. O caso deve ser usado como base para o julgamento de outras milhares de acusações de crimes de guerra desde o início da invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro. Segundo a denúncia da Procuradoria-geral da Ucrânia, VADIM SHISHIMARIN, 21, atirou de um carro contra um ucraniano de 62 anos que andava em uma rua nos arredores de Kiev, em 28 de fevereiro, apenas quatro dias após o início da invasão russa na Ucrânia. O tribunal que julga o caso ainda não determinou a sentença final. Caso condenado, o militar russo pode pegar prisão perpétua.


A Organização Mundial Meteorológica divulgou nesta quarta-feira uma nova edição do relatório "Estado do Clima", que confirma que os últimos sete anos tem sido os mais quentes já registrados no planeta. Em análise do documento, o secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, afirmou que o "sistema energético global está quebrado" e, com isso, que estamos "cada vez mais próximos de uma catástrofe climática". Além disso, GUTERRES disse que o "Estado do Clima" mostra a "triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos" com "recordes alarmantes" atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.


Diante da candidatura formal da Finlândia e da Suécia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte nesta quarta-feira, o presidente da Turquia, TAYIP ERDOGAN, afirmou que seguirá se opondo à entrada dos países nórdicos à aliança militar ocidental, da qual faz parte. ERDOGAN afirmou que a Suécia "não deve esperar que a Turquia aprove a candidatura sem devolver terroristas", em referência a cidadãos curdos refugiados no país escandinavo que Ancara acusa de serem membros do PKK, o partido nacionalista curdo considerado terrorista na Turquia. Pelo regulamento da Otan, a entrada de um novo membro deve ser aprovada por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar, o homeschooling. A análise dos destaques, sugestões de alteração na proposta, está prevista para esta quinta-feira. Na mesma sessão, os deputados aprovaram o regime de urgência para a tramitação do projeto na Câmara. Na prática, isso evitou que o texto fosse analisado em uma comissão especial e permitiu a votação direto em plenário. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para admitir o ensino domiciliar na educação básica que compreende a pré-escola, ensino fundamental e médio. A educação domiciliar é uma das bandeiras do presidente JAIR BOLSONARO.


O número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo site G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram 10 mil e 200 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de seis por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios que são os roubos seguidos de morte e lesões corporais seguidas de morte. Em 2021, o Brasil teve uma queda de sete por cento no número de assassinatos. Foram 41 mil e cem mil mortes violentas intencionais no país no ano passado.


O plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira por sete votos a um a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia. Dos oito ministros que votaram na sessão, somente VITAL DO RÊGO foi contra. O ministro chegou a pedir a suspensão do processo até o tribunal concluir uma fiscalização sobre dívidas judiciais da companhia, que poderiam causar uma subavaliação da estatal. Os ministros negaram o pedido de suspensão, também por sete a um. O Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverão cumprir algumas determinações e recomendações do tribunal, mas sem prejuízos à continuidade do processo.


A BR-101 em Santa Catarina é a estrada federal com o maior número de acidentes do país, segundo o anuário referente a 2021 da Polícia Rodoviária Federal. A via também é a que possui o maior número de feridos em ocorrências de trânsito e a sexta com mais mortes. No ano passado, a PRF registrou quatro mil e 94 acidentes no trecho, sendo quatro mil, 310 feridos e 129 mortos. Outra rodovia catarinense que também aparece na lista é a BR-470, no Vale do Itajaí. Ela ocupa a décima posição com mais acidentes e a nona com mais feridos do estado de Santa Catarina.


Os fortes ventos que atingiram Santa Catarina na madrugada de ontem causaram grandes prejuízos agrícolas no Sul do Estado. De acordo com a Epagri/Ciram, as plantações de bananas foram as mais afetadas por estarem em regiões de encostas e morros, locais mais atingidos pelos ventos. Segundo a Epagri, os estragos ainda estão sendo contabilizados, porém, já são esperados prejuízos milionários nos municípios mais atingidos, como, Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis. Em Praia Grande as lavouras de banana, milho e maracujá foram completamente destruídas, sendo que os prejuízos estimados já somam cinco milhões de reais.


O governo do Estado de Santa Catarina anunciou que vai ampliar o programa Recomeça SC para os municípios que estão em situação de emergência visto os desastres naturais. O programa visa disponibilizar uma linha de crédito com juros subsidiados pelo próprio Estado para estimular a rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos produtivos afetados. O Recomeça SC foi lançado em 2021 e visa linhas de crédito entre 30 mil e 200 mil reais, sendo 12 meses de carência e 36 meses para pagamento. Conforme o secretário de Estado, PAULO ELI, a ampliação é necessária para garantir a rápida recuperação das empresas catarinenses.

Pioneira de Itapiranga completa hoje 100 anos de vida. OLINDA ROTHER nasceu no dia 19 de maio de 1922 em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul. Com 14 anos de idade, se mudou para Santa Catarina juntamente com sua família onde fixaram residência na Linha Fortaleza, interior de São João do Oeste. Mais tarde se mudou para a Linha Laranjeira, interior de Itapiranga, onde em 1944 conheceu seu marido ANTÔNIO ROTHER e se casaram na igreja da Linha Beleza. Depois do casamento, eles se mudaram para Santo Antônio, onde foram uma das cinco famílias fundadoras da comunidade em 21 de fevereiro de 1948. Além de Santo Antônio, o casal também morou na comunidade de Conceição. OLINDA e ANTÔNIO tiveram 14 filhos, sendo primeiro nove meninas e depois cinco meninos. OLINDA ficou viúva há 39 anos e se mudou para Linha Fátima, interior de Tunápolis.

Atualmente a centenária reside na Casa Lar de Iporã do Oeste, onde recebe todos os cuidados, carinho e atenção que merece. OLINDA possui 51 netos, 53 bisnetos e seis tataranetos. Familiares relataram para a Rede Peperi, que ela sempre teve um grande sonho de chegar aos 100 anos com saúde e disposição como tem hoje. Ela não possui dificuldades de locomoção e conversa normalmente, apresentando apenas dificuldades de audição. Na tarde de hoje, a família que se sente orgulhosa por essa dádiva, fará uma confraternização na Casa Lar em comemoração aos 100 anos de vida de OLINDA ROTHER. A Peperi acompanhará esse momento especial para a família, com a produção de uma reportagem especial para o Portal Peperi na Internet. No próximo domingo também haverá uma celebração de ação de graças com confraternização pelo centenário de OLINDA em Iporã do Oeste.

Tunápolis será sede do sexto Fórum Regional de Educação. Evento vai ocorrer no dia 25 de maio, no Eventos Park, em Tunápolis. Segundo o Coordenador Regional de Educação VILSON VON BORSTEL, serão mais de 400 professores dos cinco municípios de abrangência da Regional da Educação de Itapiranga. Ele ressalta que na parte da manhã terá a realização de duas palestras. Ao meio dia almoço para todos os servidores da educação. A tarde destaque para apresentações culturais com presença da Orquestra Clave de Sol, de São João do Oeste. Também terá homenagens para os professores aposentados como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado.

Fórum Regional de Educação integra roteiro de grandes eventos juntamente com a Feira do Conhecimento. Programação visa levar informações aos profissionais da educação, proporcionar momentos de socialização e também lazer aos professores, gestores escolares e outros profissionais da área. O Coordenador Regional de Educação, VILSON VON BORSTEL, lembra que o Fórum é itinerante, sendo que a última edição ocorreu em São João do Oeste, antes da pandemia. VON BORSTEL salienta ainda que este é um momento especial para a educação, com a retomada das atividades de formação e capacitação presencial em um olhar para as novas demandas que surgem em sala de aula.

São João do Oeste define programação da Décima Segunda Semana Alemã. Tradicional Deutsche Woche será realizada em julho no município. De acordo com informações do diretor cultural, ELIAS SCHNEIDER, neste ano o evento será realizado entre os dias 23 e 30 de julho, totalizando uma semana inteira de atividades alusivas à cultura alemã. SCHNEIDER observa que as festividades foram interrompidas nos últimos dois anos devido à pandemia e agora a retomada do evento possui expectativa de um grande envolvimento local e regional. O diretor cultural detalha que a programação iniciará no dia 23 de julho com o show de abertura no ginásio municipal. No dia 24 acontecerá o festival da cuca e da linguiça e no dia 25 de julho haverá o baile da terceira idade e a abertura do Biergarten.

Já no dia 26 de julho será servido o tradicional café colonial. Dia 27 acontecerá o festival regional da canção alemã, no dia 28 será realizada a noite do humor e no dia 29 será servido o jantar típico alemão. O encerramento no dia 30 de julho contará com a Kinder Fest, o desfile típico pelas ruas da cidade, encontros de grupos folclóricos, música ao vivo e grandioso bailão de chopp. As bandas que animarão o evento e demais detalhes, bem como o cartaz das festividades, serão apresentados de forma oficial durante o Vigésimo Sexto Festioeste, no dia 28 de maio, na Sociedade Aliança. ELIAS SCHNEIDER lembra que a Deutsche Woche é uma realização do Município de São João do Oeste em parceria com a ACISJO e Associação Cultural Alemã, que trabalham na linha de frente para a realização do evento no município.

Campanha Nacional de Vacinação contra influenza prossegue em Tunápolis. Imunização foi lançada pelo Ministério da Saúde em março e prossegue até o dia três de junho, em conformidade com o calendário nacional. De acordo com a secretária de saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, devido ao alto número de atendimentos no Posto de Saúde, a pasta definiu datas especiais para aplicação das doses para otimizar o atendimento dos públicos contemplados com a vacinação. Ela convoca todas as pessoas do grupo prioritário para aproveitaram a oportunidade especial que está sendo disponibilizada até esta sexta-feira no município e ressalta a importância da vacinação para as pessoas que possuem maior probabilidade de infecção pelo vírus da influenza.

Vacinas da influenza são aplicadas de acordo com o número de doses recebidas do Estado. ROSELI BONAVIGO afirma que a pasta possui estoque garantido para todo o público prioritário. A secretária lembra que paralelamente à campanha contra influenza, também estão sendo aplicadas as doses do segundo reforço da imunização contra Covid para as pessoas com mais de 70 anos e para todos aqueles que ainda não completaram o quadro vacinal com as três doses. A secretária observa que o reforço vacinal é importante para que seja mantida uma boa imunização da população contra as doenças respiratórias que tendem a aumentar muito com a chegada do frio e lembra que as vacinas não impedem as pessoas de contrair os vírus da influenza e da Covid, mas que dificultam a evolução dessas doenças para casos graves, além de diminuírem consideravelmente o risco de internações e até mesmo de óbitos em decorrência do agravamento dos sintomas.

São João do Oeste vai investir 70 mil reais em programa de auxílio a estudante. A informação é do Secretário da Educação, CLAUNEI WEBER. De acordo com ele, foi lançado o edital para o auxílio estudante com prazo para inscrição até 24 de maio. As exigências detalhadas estão no site da prefeitura de forma bem clara sobre o que é preciso para fazer parte do programa. O orçamento do município prevê destinação de 70 mil reais, disponibilizado em duas parcelas. O secretário explica que o Auxilio Estudante é destinado para estudantes do ensino superior ou curso técnico profissionalizante e pós médio. WEBER informa ainda que será pago o valor de 300 reais em cada semestre, sendo necessário reunir toda documentação exigida e entregar na Secretaria da Educação, para ter direito ao primeiro pagamento até final de junho.

De acordo com o Secretário da Educação de São João do Oeste, em contrapartida os estudantes, prestam serviço voluntário de acordo com os valores que recebem. A contribuição pode ocorrer em ações do município na cidade ou nas atividades comunitárias do interior onde o estudante reside. De acordo com CLAUNEI WEBER é uma forma de auxiliar nas despesas dos alunos com valor de 600 reais, pago em duas parcelas. O Secretário ressalta que o município tem interesse em que a população tenha formação superior e procura fazer sua parte com o auxílio estudante, que já é tradicional.

Cooperativa terá mais de 50 eventos para celebrar 90 anos de atividades. Programação visa um contato direto com os associados no interior dos três municípios de atuação. O roteiro faz parte das comemorações dos 90 anos de atividades do Sicoob Creditapiranga, a cooperativa de crédito mais antiga de Santa Catarina. O roteiro já iniciou no interior de São João do Oeste e vai percorrer um total de 53 comunidades incluindo ainda Tunápolis e Itapiranga, os três municípios de abrangência da cooperativa. Conforme o presidente do Sicoob Creditapiranga, SIMPLICIO MEURER, a diretoria optou por fazer dezenas de pequenos eventos e com isso marcar presença nas comunidades, em um contato direto com os associados. Ele ressalta que a pauta está em aberto, é flexível e visa atender as demandas apresentadas pelas lideranças. Cada reunião vai abordar questões pontuais das comunidades visitadas.

O presidente considera que é uma forma de apresentar questões institucionais e também ouvir as reivindicações. Os eventos ocorrem com almoço ou janta, dependendo da programação de cada comunidade. MEURER salienta que o trabalho inicial é focado nos três municípios de atuação em Santa Catarina, porém o projeto visa os quase 26 mil associados, incluindo as agências no Rio Grande do Sul. As comemorações dos 90 anos do Sicoob de Itapiranga prosseguem até novembro e ainda terá eventos com vários seguimentos das atividades desenvolvidas. SIMPLICIO MEURER diz que é preciso destacar o título aprovado pela ALESC de Itapiranga como Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito.

O governo estadual vai investir aproximadamente dois milhões de reais extras para concluir os trabalhos de recomposição da SC 163 até Itapiranga. A verba inicial não foi suficiente para recupera o trecho de 33 quilômetros da SC-163, de Iporã do Oeste a Itapiranga. A ordem de serviço foi assinada em dezembro, porém as obras foram interrompidas em abril faltando nove quilômetros para a conclusão. O investimento na rodovia passou de oito milhões 390 mil reais, para mais de 10 milhões de reais com recursos do Estado. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO lembra que a obra é apenas um recapeamento paliativo, com objetivo de garantir vida útil à rodovia e melhorar a trafegabilidade. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, explica que o asfalto antigo está sendo removido e um novo pavimento posteriormente é colocado.

Os serviços chamados de manutenção descontinuada de revestimentos asfálticos devem ser retomados no prazo de 15 dias. Conforme o coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO, o material utilizado nas obras da SC 163, exige condições climáticas favoráveis sem chuva e também evitando os dias de intenso frio. BILIBIO relata que o trecho de Itapiranga a Iporã do Oeste não teve manutenção adequada por vários anos e ficou em estado de abandono gerando uma situação crítica no asfalto. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste, ressalta que já foi superado a parte burocrática para liberação dos recursos do aditivo. O coordenador informa ainda que será refeita a sinalização, já com ordem de serviço para nova empresa executar a pintura e colocação de tachinhas nas bordas da rodovia. Este serviço é considerado essencial para proporcionar segurança no trânsito.

Secretaria de Estado de Infraestrutura vai investir na manutenção do restante da SC 163, de Iporã do Oeste a S~]ao Miguel do Oeste. Segundo ELISEU BILIBIO, será assinado contrato para obras com manutenção descontinuada visando garantir qualidade na rodovia. O coordenador de Infraestrutura no Extremo Oeste chama atenção para a importância da manutenção correta nas rodovias estaduais. É uma medida que evita investimento elevado em apenas uma etapa e também proporciona maior durabilidade ao asfalto e conforto aos usuários. BILIBIO informa que o procedimento será o mesmo adotado no trecho até Itapiranga, com substituição do material onde o asfalto apresenta problemas.

A Polícia Militar registrou um caso de maus tratos contra animal nesta semana no Bairro Antas, em Mondaí. Segundo o dono, um gato de estimação da raça ‘Siamês’ foi morto por envenenamento. Ele informou que possuía o animal a cerca de um ano e meio e percebeu que seu gato havia sido envenenado no final da tarde de terça-feira. O homem procurou a Polícia Civil, onde fez um Boletim de Ocorrência sobre o caso, que será investigado pelas autoridades. Além desse fato, a Polícia Militar de Mondaí informou que tem recebido muitas denúncias com relação ao descuido e maus tratos, principalmente contra cães que estão amarrados, sem abrigo e expostos ao frio. A pena para quem comete maus tratos a animais é de até quatro anos de prisão. A morte do animal ou reincidência do delito são agravantes com aumento em até um terço da pena.

Um jovem ficou ferido em uma colisão lateral na manhã desta quarta-feira, por volta das 11 horas e 40 minutos, na rotatória entre a Rua da República e Avenida Ladislava Poleto, no centro de Descanso. A colisão lateral envolveu um Jeep Compass e uma Honda CG 150 Fan, ambos com placas de Descanso. O SAMU prestou atendimento ao jovem que sofreu ferimentos leves, sendo conduzido ao Hospital de Descanso para atendimento médico. A Polícia Militar esteve no local e realizou os procedimentos cabíveis. Os danos no veículo e na motocicleta foram de pequena monta.

Polícia Federal combate descaminho de vinhos argentinos. A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de quinta-feira, operação de combate ao descaminho de vinhos argentinos pela fronteira com a Argentina. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Chapecó, nas cidades de Francisco Beltrão e Curitiba. Conforme as investigações, iniciadas em 2018 com a prisão de um membro da organização, os vinhos eram fornecidos por uma pessoa com estabelecimento comercial em Bernardo de Irigoyen. O investigado residindo em Francisco Beltrão era, na organização criminosa, encarregado de efetuar o transporte das cargas com uma frota que chegou a ter cinco veículos, mas na época atuando a partir de Salgado Filho, Paraná.

Conforme investigação da Polícia Federal, nos anos de 2018 e 2019, a organização recebeu cerca de dois milhões e 100 mil reais com indícios de serem oriundos de descaminho de vinhos, já que não tinham atividades formais no período. Há indícios de que praticam esse tipo de crime há muitos anos. Os delitos investigados são previstos no Código Penal descaminho, praticado em associação criminosa, com penas máximas somadas que chegam a sete anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.