ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 19/05/2022

-POR SETE VOTOS A UM, TCU APROVA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

-GOVERNO AMPLIA PROGRAMA PARA CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-OBRAS NA 163 NÃO SOFRERÃO PARALISAÇÃO APÓS TERMINO DE VALORES DO ESTADO

-VEREADOR VOLTA PEDIR ATENÇÃO NA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

-8ª ETAPA DA CAPACITAÇÃO DE MANEJO DO GADO LEITEIRO É TRANSFERIDA

-CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO DE ZOONOSES DEVE INICIAR EM 20 DIAS

-DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO COLONO E DO MOTORISTA

-PREFEITURA IMPLANTA SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

-GAECO DEFLAGRA A OPERAÇÃO “4 LINHAS” EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-POLÍCIA FEDERAL COMBATE DESCAMINHO DE VINHOS ARGENTINOS

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O soldado russo que é o primeiro julgado por crimes de guerra na Ucrânia se declarou culpado nesta quarta-feira, durante sessão em um Tribunal de Kiev. O caso deve ser usado como base para o julgamento de outras milhares de acusações de crimes de guerra desde o início da invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro. Segundo a denúncia da Procuradoria-geral da Ucrânia, VADIM SHISHIMARIN, 21, atirou de um carro contra um ucraniano de 62 anos que andava em uma rua nos arredores de Kiev, em 28 de fevereiro, apenas quatro dias após o início da invasão russa na Ucrânia. O tribunal que julga o caso ainda não determinou a sentença final. Caso condenado, o militar russo pode pegar prisão perpétua.

A Organização Mundial Meteorológica divulgou nesta quarta-feira uma nova edição do relatório "Estado do Clima", que confirma que os últimos sete anos tem sido os mais quentes já registrados no planeta. Em análise do documento, o secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, afirmou que o "sistema energético global está quebrado" e, com isso, que estamos "cada vez mais próximos de uma catástrofe climática". Além disso, GUTERRES disse que o "Estado do Clima" mostra a "triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos" com "recordes alarmantes" atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.

Diante da candidatura formal da Finlândia e da Suécia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte nesta quarta-feira, o presidente da Turquia, TAYIP ERDOGAN, afirmou que seguirá se opondo à entrada dos países nórdicos à aliança militar ocidental, da qual faz parte. ERDOGAN afirmou que a Suécia "não deve esperar que a Turquia aprove a candidatura sem devolver terroristas", em referência a cidadãos curdos refugiados no país escandinavo que Ancara acusa de serem membros do PKK, o partido nacionalista curdo considerado terrorista na Turquia. Pelo regulamento da Otan, a entrada de um novo membro deve ser aprovada por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar, o homeschooling. A análise dos destaques, sugestões de alteração na proposta, está prevista para esta quinta-feira. Na mesma sessão, os deputados aprovaram o regime de urgência para a tramitação do projeto na Câmara. Na prática, isso evitou que o texto fosse analisado em uma comissão especial e permitiu a votação direto em plenário. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para admitir o ensino domiciliar na educação básica que compreende a pré-escola, ensino fundamental e médio. A educação domiciliar é uma das bandeiras do presidente JAIR BOLSONARO.

O número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo site G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram 10 mil e 200 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de seis por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios que são os roubos seguidos de morte e lesões corporais seguidas de morte. Em 2021, o Brasil teve uma queda de sete por cento no número de assassinatos. Foram 41 mil e cem mil mortes violentas intencionais no país no ano passado.

O plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira por sete votos a um a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia. Dos oito ministros que votaram na sessão, somente VITAL DO RÊGO foi contra. O ministro chegou a pedir a suspensão do processo até o tribunal concluir uma fiscalização sobre dívidas judiciais da companhia, que poderiam causar uma subavaliação da estatal. Os ministros negaram o pedido de suspensão, também por sete a um. O Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverão cumprir algumas determinações e recomendações do tribunal, mas sem prejuízos à continuidade do processo.

A BR-101 em Santa Catarina é a estrada federal com o maior número de acidentes do país, segundo o anuário referente a 2021 da Polícia Rodoviária Federal. A via também é a que possui o maior número de feridos em ocorrências de trânsito e a sexta com mais mortes. No ano passado, a PRF registrou quatro mil e 94 acidentes no trecho, sendo quatro mil, 310 feridos e 129 mortos. Outra rodovia catarinense que também aparece na lista é a BR-470, no Vale do Itajaí. Ela ocupa a décima posição com mais acidentes e a nona com mais feridos do estado de Santa Catarina.

Os fortes ventos que atingiram Santa Catarina na madrugada de ontem causaram grandes prejuízos agrícolas no Sul do Estado. De acordo com a Epagri/Ciram, as plantações de bananas foram as mais afetadas por estarem em regiões de encostas e morros, locais mais atingidos pelos ventos. Segundo a Epagri, os estragos ainda estão sendo contabilizados, porém, já são esperados prejuízos milionários nos municípios mais atingidos, como, Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis. Em Praia Grande as lavouras de banana, milho e maracujá foram completamente destruídas, sendo que os prejuízos estimados já somam cinco milhões de reais.

O governo do Estado de Santa Catarina anunciou que vai ampliar o programa Recomeça SC para os municípios que estão em situação de emergência visto os desastres naturais. O programa visa disponibilizar uma linha de crédito com juros subsidiados pelo próprio Estado para estimular a rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos produtivos afetados. O Recomeça SC foi lançado em 2021 e visa linhas de crédito entre 30 mil e 200 mil reais, sendo 12 meses de carência e 36 meses para pagamento. Conforme o secretário de Estado, PAULO ELI, a ampliação é necessária para garantir a rápida recuperação das empresas catarinenses.

A administração de Anchieta, em parceria com o Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor, está realizando nesta semana, a semana do MEI, Micro Empreendedor Individual. Conforme a Agente de Desenvolvimento Local GREICI ZANELLA, a semana do MEI está acontecendo na sala do empreendedor, anexa a secretaria de Agricultura do Município. Ela destacou que os serviços prestados serão de regularização de débitos, bem como de declaração anual e faturamento.

O baile da Senhorita Princesense 2022 terá 12 candidatas. As inscrições encerraram nesta semana e doze candidatas confirmaram participação no evento. A informação é da secretária de Educação e presidente da Comissão das festividades, ANGÉLICA NÓS. Esta mesma comissão é responsável por elaborar a programação alusiva ao vigésimo sétimo aniversário de emancipação do município. Ela explicou que a partir de agora, começam os demais trabalhos de organização do baile da senhorita Princesense. Ela garantiu que em breve terá início a comercialização dos ingressos e das mesas. A presidente comentou que os nomes das candidatas, bem como os valores de ingresso, mesas e demais detalhes serão divulgados nos próximos dias. O tradicional evento acontecerá no dia 20 de agosto, quando as atuais soberanas passarão as faixas às novas eleitas.

Neste sábado será promovido um matinê com grupos de idosos de São José do Cedro. O evento ocorrerá no Centro dos Idosos durante à tarde com início programado para às 13 horas e 30 minutos. O ingresso do baile será vendido a dez horas. Os detalhes são da coordenadora RENECI EBERHARDT. O espaço poderá acomodar até 800 pessoas. Foram convidados grupos de idosos de Guarujá do Sul e de Princesa, além dos grupos da área urbana e rural de São José do Cedro. A expectativa é ter uma boa participação de idosos. Ela também informou que já está marcado para o dia 18 de junho o matinê voltado às festas alusivo às festas juninas.

A oitava etapa de capacitação de manejo do gado leiteiro foi transferida para este final de mês em Palma Sola. A capacitação deveria ocorrer hoje, mas foi remarcada para 26 de maio. A informação é do extensionista da Epagri MARCOS FURLAN. A capacitação ocorrerá no centro dos idosos com início programado para às nove horas e 30 minutos. Segundo ele, neste dia será trabalhado sobre a gestão da propriedade e suas dificuldades, principalmente no que se refere a produção leiteira. Tendo em vista que atividades voltada a cultivo de grãos, por exemplo, possui a época exata para fazer o plantio e a colheita. Isso não acontece o mesmo com a produção leiteira. A ideia desta capacitação é mostrar para os produtores rurais a importância de registrar gastos e investimentos em planilhas de anotações. Desta maneira, segundo ele, é possível obter conhecimento sobre o andamento da atividade leiteira. FURLAN espera que esta etapa tenha boa adesão repetindo o mesmo envolvimentos dos produtores em 2019.

A construção da sala de análises clínicas da Coopacep de São José do Cedro e Princesa está prevista para começar em 20 dias. O debate sobre esta edificação deu início a cerca de três anos. A estrutura ficará junto a cooperativa. A informação é do veterinário MÁRCIO GOZZI. Serão investidos cerca de 180 mil reais para esta obra. Ele lembrou que os valores são frutos de emenda parlamentar no montante de 350 mil. O restante da verba será para a aquisição de equipamentos para efetivo funcionamento do laboratório. A área de terra onde será edificada a sala já recebeu os serviços de terraplanagem. A estrutura terá de cerca de 60 metros quadrados e comportará recepção, sala para exames, depósito e banheiros. O veterinário afirmou que mais tarde à ideia é ofertar também os exames para detecção de parasitas, como amarelão, por exemplo. Inicialmente o laboratório prestará exames de brucelose e tuberculose. GOZZI também lembrou dos diversos debates promovidos pela antiga e atual administração visando viabilizar o investimento.

A contratação de uma empresa especializada para a construção do laboratório ocorreu na semana passada. O veterinário da Coopacep MÁRCIO GOZZI, afirmou que os investimentos vêm para melhorar a vida dos produtores rurais e, ao mesmo tempo, incrementar a economia local. Serão ao mínimo cinco equipamentos que serão instalados no laboratório, entre eles, o aparelho de ultrassom que demandará grande parte dos investimentos. Ele lembrou que na semana passada também foi licitada a compra de um veículo para o laboratório. A construção da sala de análises clínicas precisará começar três meses antes do período eleitoral devido às verbas públicas para as obras.

Foi realizada durante esta semana uma reunião extraordinária promovida pelo conselho da igreja Matriz São José em virtude da festa do Colono do Motorista. O encontro foi para acertar a realização da festa que não aconteceu nos dois últimos anos. Conforme o padre SÉRGIO MELZ, inicialmente estava sendo cogitado retirar o matinê da programação. Porém, após ouvir algumas pessoas da comunidade, o conselho decidiu por manter a mesma programação de anos anteriores, incluindo o matinê. A procissão está marcada para começar às oito horas e 30 minutos com a missa definida para às dez e 30. Ao meio dia terá churrasco com a ação entre amigos. A programação está prevista para encerrar às 18 horas. As fichas serão vendidas antecipadamente para facilitar na organização. O preço e quantidade de fichas estão sendo definidos pelo conselho. MELZ ainda informou que neste ano a festa do Colono e Motorista ocorrerá no dia dez de julho. Qualquer mudança no cenário de casos de Covid-19, o vigário afirmou que o evento será cancelado.

Desde o dia dez deste mês é obrigatória à inclusão do símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista para identificar a prioridade das pessoas desse grupo em serviços e transportes. A administração de São José do Cedro, em parceria com o Conselho Municipal de Trânsito, se antecipou para confeccionar os adesivos que começaram a ser colocados junto às placas do estacionamento prioritário. O secretário da Administração e presidente do Conselho de Trânsito, EDIMILSON DALMAGRO, lembrou que o símbolo é a fita quebra-cabeça de várias cores, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista. Ele dá prioridade para a pessoa com transtorno do espectro autista fortalece o reconhecimento dessa prioridade.

A prefeitura de São José do Cedro investiu na segurança dos colégios da rede municipal de ensino. Conforme a secretária de Educação SANDRA KUNZLER, a administração vem investindo em segurança nas instituições de ensino com uma série de melhorias. Ela lembra que há cerca de um ano iniciaram os investimentos após a chacina registrada em Saudades. A secretária afirmou que são diferentes os casos e o investimento varia conforme a estrutura. Já foram instaladas câmeras junto aos interfones para que as equipes tenham a identificação da pessoa antes de ingressar no espaço. Também foram licitados portões maiores e impostas regras rígidas. SANDRA enfatizou que os diretores, professores, monitoras e demais funcionários estão orientados sobre os cuidados redobrados, permitindo acesso apenas de familiares para levar e buscar os alunos e também o fechamento das portas. Ela citou que na creche Nossa Senhora Aparecida, no Jardim de Infância Padre Réus e no Cebem São Cristóvão já foram licitados portões e cercas maiores que inibem invasões.

O Atendimento Educacional Especializado vai atender estudantes da rede municipal de ensino a partir deste mês em São José do Cedro. De acordo com a secretária da Educação SANDRA KUNZLER, a sala vai funcionar no Cemeg e vai atender crianças e jovens das escolas municipais que possuam laudo de deficiência como Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades-Superdotação. Ela relatou que atualmente há cerca de 25 alunos que serão atendidos neste primeiro momento no contra turno escolar, uma vez por semana. A professora já está atuando no local fazendo a organização da sala, material e fazendo entrevista com as famílias. A sala do AEE contará com aparelhos que emitem sons, jogos, recursos audiovisuais, texturas, blocos, aramados, pranchas de seleção e computador. As novas aquisições serão feitas conforme a necessidade das turmas. A secretária explicou que a organização do projeto iniciou no ano passado visitando outros locais para planejar a ação que deve melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal.

Conhecida a empresa que executará o projeto de iluminação da praça municipal de Princesa. A licitação para contratação da empresa que executará o projeto elétrico aconteceu nesta semana. O anúncio é do prefeito EDILSON VOLKWEIS. Ele explicou que os investimentos são próprios do município na ordem de 342 mil e 400 reais aproximados. Ele reforçou que o espaço será moderno, com playground, quadra de areia, lago com deck, mirante, espaço para jogos recreativos, anfiteatro ao ar livre com concha acústica, entre outros detalhes. Um grande projeto, um grande anseio dos munícipes de Princesa que em breve se tornará uma realidade.

Foi liberado no final da noite de ontem a passagem de veículos pela rodovia que liga Linha Índio à Linha Olímpio, Guaraciaba. O local estava bloqueado para passagem, pois estava sendo colocada a massa asfáltica. Esse trecho está sendo feito em três partes, sendo que duas delas já foram aplicadas a massa asfáltica. O terceiro trecho vai ser feito a base e posteriormente também será obstruído para colocação do asfalto. A previsão é de término total da obra no final do mês de Junho, começo de julho. O trecho tem dois quilômetros e meio aproximadamente e estão sendo investidos pouco mais de três milhões e 300 mil reais. É solicitado cuidado ao trafegar, pois ainda faltam as sinalizações e faixas. Os motoristas devem andar com velocidades reduzidas.

Obras de recuperação das estradas rurais de São José do Cedro estão sendo fortemente debatidas na Câmara de Vereadores em virtude de alguns trechos servirem para desvios do fluxo da BR-163 que se encontra em obras. O vereador FERNANDO WILL, enfatizou que está faltando planejamento da secretaria de Obras, responsável pelas melhorias, quanto aos cuidados com a malha viária. O vereador ainda relatou que foi enviado ao legislativo um cronograma contendo os roteiros de serviços da secretaria. Contudo, ele afirmou não ser possível compreender este cronograma. O trecho solicitado pelo vereador é entre a Linha Santo Isidoro e a divisa com a área rural de Guaraciaba, via atualmente utilizada para desvio. Trecho este efetuado reparos pela secretaria. Porém, outro acesso sentido a Linha Sede Flores, Guaraciaba, mas que passa pela Santo Isidoro, necessita de uma atenção maior em virtude do alto fluxo. WILL destacou que é preciso encontrar uma forma para solucionar esses entraves.

Uma análise sobre os melhores horários para efetuar os serviços na malha viária de São José do Cedro deveria ser feita pela secretaria de Obras. O vereador FERNANDO WILL, ainda disse que há motoristas de outros municípios da região que fazem o uso das rotas alternativas para trafegar. Segundo ele, os trabalhos ocorrem em pontos onde há uma cobrança para melhorias. As equipes também são mobilizadas aos finais de semana para efetuar as melhorias aproveitando o baixo fluxo de veículos. O vereador explicou que aos finais de semana os servidores recebem horas extras para efetuarem os trabalhos, por isso seria preciso um planejamento para aproveitar da melhor forma possível estas equipes mobilizadas visando recuperar estes trechos. FERNANDO também relatou sobre o pagamento de um veículo para a secretaria que ainda não foi entregue ao município. Ele afirmou que estará solicitando informações à administração.

As obras na BR-163, São José do Cedro, não sofrerão paralisação após o término dos 100 milhões de reais do governo do Estado. O governo Federal possui recursos garantidos no orçamento deste ano para dar sequência às obras. A declaração é do vice-presidente da Alesc MAURÍCIO ESKUDLARK. Em entrevista para a Rádio Cedro, o deputado relatou que existe a previsão de aplicação de recursos da União para a 163. Enquanto isso, os valores do Estado estão sendo aplicados neste trecho. O parlamentar afirmou que, durante as conversas com o ministério de Infraestrutura, encerrado os valores de Santa Catarina as obras seguirão com as verbas do governo Federal, inclusive, em ritmo maior. ESKUDLARK salientou que as eleições deste ano não irão atrapalhar o andamento das melhorias em vista do início ainda no ano passado. Além da efetivação dos pagamentos para garantir. Para o deputado, a empreiteira está em plena condição de seguir com as obras.

O corte de mais de 43 milhões de reais no orçamento do governo Federal foi sobre o orçamento previsto em 400 milhões de reais para Santa Catarina. A afirmação é do vice-presidente da Alesc MAURÍCIO ESKUDLARK. Conforme ele, o orçamento inicialmente previsto para as rodovias federais do Estado catarinense era de 200 milhões e depois a União elevou para 400 milhões quando houve o corte. Ou seja, o orçamento para Santa Catarina é muito maior do que previsto no começo. Sendo que este corte, conforme o deputado, não interfere no andamento das obras. MAURÍCIO também relatou sobre a saída do então superintendente RONALDO CARIONI, que, em sua avaliação, foi fundamental para dar prosseguimento aos trabalhos nas rodovias federais. Para o deputado, a relação entre o ex-superintendente e o ministério de Infraestrutura não era das melhores. O que pode significar, segundo o deputado, as interferências na retomada das obras em todo o Estado, principalmente na 163 no Extremo-Oeste catarinense.

Nesta manhã, o núcleo regional do GAECO , cumpre nove mandados de busca e apreensão em São Miguel do Oeste. Também está sendo cumprido nas cidades de Chapecó e Balneário Camboriú, além de Campinas e Valinhos, São Paulo. Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal instaurado na décima primeira promotoria de Justiça da comarca de Chapecó, que visa apurar a ocorrência de possíveis crimes de furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica e organização criminosa praticados, em tese, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019. O nome “4 Linhas” foi escolhido em alusão ao movimento feito para indicar a consulta ao VAR. A investigação tramita em sigilo judicial.

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã operação de combate ao descaminho de vinhos argentinos pela fronteira com a Argentina. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos nas cidades de Francisco Beltrão e Curitiba. Conforme as investigações, iniciadas em 2018 com a prisão de um membro da organização, os vinhos eram fornecidos por uma pessoa com estabelecimento em Bernardo de Irigoyen. O investigado residindo em Beltrão era, na organização, encarregado de efetuar o transporte das cargas com uma frota que chegou a ter cinco veículos, na época atuando a partir de Salgado Filho. Nos anos de 2018 e 2019, a organização recebeu cerca de dois milhões e 100 mil reais com indícios de serem oriundos de descaminho de vinhos, já que não tinham atividades formais no período. Há indícios de que praticam esse tipo de crime há muitos anos. Os delitos investigados são previstos no Código Penal descaminho, praticado em associação criminosa, com penas máximas somadas que chegam a sete anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/jKGZRwp5ENiFce3UgsyL6rJE3zofoFh9LrgBntBC): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185