ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 19 05 2020

-BRASIL ALCANÇA MARCA DE CEM MIL CASOS RECUPERADOS DE COVID-19

-ALESC DISCUTE PROJETO QUE PREVÊ RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM SC

-CDL DIZ QUE LIQUIDA SÃO MIGUEL NÃO VAI AUMENTAR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS NO COMÉRCIO

-DEVOLUTIVA DE ATIVIDADES À DISTANCIA NA EDUCAÇÃO É DE MAIS DE 90 POR CENTO

-MUNICÍPIO CHEGA A 19 CASOS CONFIRMADOS E QUATRO RECUPERADOS DE CORONAVÍRUS

-DIC PRENDE MAIS UM SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO COM TRÁFICO DE DROGAS

-MENINO QUE SOFREU QUEIMADURAS COM BANHA QUENTE MORRE NO HOSPITAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A empresa Moderna informou nesta segunda-feira que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados. Oito pacientes que receberam a vacina da Moderna mostraram níveis de anticorpos semelhantes àqueles de amostras de sangue de pessoas que se recuperaram da covid-19, de acordo com resultados iniciais do estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A Moderna espera iniciar um estudo de estágio final mais amplo em julho.

O chefe da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, declarou, nesta segunda-feira, que lançaria uma investigação "independente" sobre a resposta à pandemia pela agência da ONU e seus Estados membros "o mais rápido possível no momento apropriado". A OMS realiza uma reunião anual de dois dias dos ministros da saúde de seus 194 estados membros, onde o debate será dominado pela pandemia de coronavírus. A União Europeia planeja apresentar uma resolução sobre o Covid-19 e está buscando apoio para sua adoção por consenso.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ameaçou nesta segunda-feira congelar permanentemente o envio de verbas americanas para a Organização Mundial da Saúde caso "melhorias substanciais" não sejam feitas nos próximos 30 dias. Os Estados Unidos são os maiores financiadores da OMS, com contribuições anuais de entre 400 e 500 milhões de dólares. Porém, em abril, Washington suspendeu o financiamento para a OMS, acusando a entidade de ser muito favorável à China, encobrir e administrar mal a pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Ontem, TRUMP ameaçou transformar o congelamento temporário do financiamento dos Estados Unidos para a Organização Mundial da Saúde em permanente.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, a lei que cria linha de crédito para auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus. A sanção publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. O valor dos empréstimos previstos pela lei será de até 30 por cento da receita bruta anual da empresa em 2019. O montante máximo do benefício é de 108 mil para microempresas e de um milhão e 400 mil reais para pequenas empresas. BOLSONARO vetou da proposta a carência de oito meses para o pagamento do empréstimo.O presidente informou que o período sugerido pelo Congresso Nacional geraria "risco à própria política pública, ante a incapacidade de os bancos públicos executarem o programa com as condições apresentadas pelo projeto".

O Brasil alcançou nesta segunda-feira a marca de cem mil 459 recuperados da covid-19 desde o dia 26 de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado no País. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de recuperados corresponde a 40 por cento do total de 254 mil 220 casos confirmados da doença no País. Ao todo, há 16 mil 792 óbitos confirmados e duas mil 277 mortes sob investigação. O Ministério da Saúde afirma que integram o grupo de recuperados todos os diagnosticados que enfrentaram os 14 dias de quarentena e também aqueles que receberam alta dos leitos hospitalares.

O governo federal publicou nesta segunda-feira, em edição extra do "Diário Oficial da União", um decreto para estabelecer as regras de empréstimo para distribuidoras de energia elétrica. O decreto não estipula o valor do empréstimo, isso porque o montante será fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O valor não deve ultrapassar 14 bilhões de reais. O empréstimo vai cobrir um rombo financeiro no setor elétrico, gerado pela queda no consumo de energia e o aumento da inadimplência, reflexos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Com o empréstimo, o governo vai permitir a antecipação de recursos que já seriam pagos pelos consumidores nas contas de luz. Esses recursos vão servir para cobrir diversos custos do setor elétrico, não apenas das distribuidoras.

A Federação Catarinense de Municípios emitiu uma nota nesta segunda-feira manifestou preocupação com a demora do Governo Federal em sancionar o Projeto de Lei Complementar que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. O projeto de socorro emergencial teve votação final no Senado no dia seis de maio, mas ainda não foi sancionado. Para Santa Catarina, o repasse financeiro de cerca de 883 milhões para os municípios e de mais de um bilhão para o Estado será auxiliar na manutenção das políticas públicas, nos atendimentos e na proteção aos cidadãos. O presidente da FECAM e prefeito de Caçador, SAULO SPEROTTO, destacou que os valores são urgentes e necessários para que os municípios consigam atender a demanda de atendimento em saúde pública no combate ao Coronavírus.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Concórdia para a realização de exames de RT-PCR para detecção da Covid-19. O objetivo principal é auxiliar no atendimento das demandas dos municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Macrorregião do Grande Oeste e das regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste.

Na cooperação estabelecida entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura ficou acordada a utilização dos laboratórios oficiais do Mapa para ampliação da oferta de diagnóstico da doença na rede pública. De acordo com a diretora do Lacen, MARLEI DOS ANJOS, a cooperação irá trazer mais agilidade e aumentar o número de testes para a região.

Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um Projeto de Lei que reconhece a educação como atividade essencial no Estado, mesmo em tempos de calamidade, emergência, epidemia ou pandemia. A proposta do deputado JOÃO AMIN do PP e aborda ainda o retorno das atividades escolares e critérios para sua realização. O projeto contém uma série de dispositivos que objetivam a proteção de professores, funcionários e alunos, bem como contempla uma ideia de retorno gradativo às aulas, que inicia pelo Ensino Infantil. A proposta é de retorno a partir de 17 de junho de 2020 para o ensino infantil; dia primeiro de julho de 2020, fica autorizado o retorno das atividades educacionais do ensino fundamental e médio e dia 15 de julho de 2020 para o ensino superior, cursos técnicos e de serviço educacional de qualquer outra natureza. O projeto ainda não tem previsão de votação em plenário.

O Dnit está executando novos serviços de detonação de rochas ao longo da BR 282. O cronograma prevê o fechamento para o transito de veículos em dois pontos da rodovia nesta terça-feira. No quilômetro 636, nas proximidades da Fazenda Volta Grande, a BR será fechada para as detonações entre uma e duas da tarde. No quilômetro 600, perto do entroncamento com a BR 158 em Cunha Porã, a rodovia será interditada as três horas da tarde. Os trabalhos serão executados pelas empresas contratadas pelo DNIT que vai disponibilizar equipes para sinalização e orientação do trânsito. O tempo para liberação ao tráfego de veículos está estimado em um hora.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina vai realizar neste mês de maio o segundo turno das eleições para diretor de desenvolvimento institucional da empresa. A informação é do extensionista da Epagri em Bandeirante, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. De acordo com ele, o segundo turno estava marcado para ocorrer no dia 15 de abril, porém, acabou sendo adiado devido a pandemia causada pela Covid-19. MOREIRA é um dos candidatos que disputam o posto de diretor da estatal catarinense.

A nova data das eleições para diretor de desenvolvimento institucional da Epagri vai ocorrer no próximo dia 26 deste mês. A afirmação é do extensionista do município de Bandeirante, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Conforme ele, a maioria dos profissionais estava trabalhando em regime home-office e agora grande parte acabou retornando as atividades. Segundo ele, a notícia da nova data para as eleições foi repassada na última semana pela comissão estadual eleitoral da Epagri. MOREIRA destacou que desde então vem articulando e mantendo contato com os grupos de apoio espalhados pelo estado de Santa Catarina.

O cargo de diretor é a ligação entre os funcionários e a diretoria da Epagri estadual. O comentário é do extensionista do município de Bandeirante, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele disse que nesse ano a campanha será totalmente diferente visto que as visitas presenciais não serão realizadas. Ele revelou que devido a pandemia da Covid-19 o plano de trabalho também teve alterações. O extensionista ressaltou que a ideia é fazer algumas videoconferências para ampliar a divulgação sobre a eleição do segundo turno. JOSÉ CLÓVIS MOREIRA é da chapa 2, “Unir e Fortalecer”. Ele tem como suplente a profissional ENEIDE BARTH da cidade de Pomerode.

Apesar do momento atípico, a secretaria de Educação faz uma avaliação positiva dos 60 dias sem aulas presenciais no município. De acordo com a assessora pedagógica, DALIANE MARTINI, as escolas estão utilizando ferramentas digitais, como o google classroom e grupos de whatsapp entre professores e alunos. Os estudantes que não tem acesso a internet estão recebendo as atividades impressas que são retiradas por um membro da família na escola. DALIANE comentou que as ações adotadas pela rede municipal estão dando certo e os alunos estão conseguindo avançar no conteúdo. Ela ressaltou que esse é um momento desafiador para todos e pais, professores e alunos estão se adaptando a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus.

Apenas oito por cento das atividades encaminhadas à distância pelos professores da rede municipal não foram devolvidas pelos alunos. Isso representa que mais de 90 por cento dos estudantes receberam as atividades, responderam e devolveram para a correção dos professores. A informação é da assessora pedagógica da secretaria de Educação, DALIANI MARTINI. Ela citou que esse dado revela que o sistema de atividades à distância está funcionando. A professora comentou que o envolvimento da família é fundamental para o sucesso desse momento. Sobre o retorno das aulas presenciais, DALIANE disse que o município vai aguardar o posicionamento da secretaria estadual de Educação.

A gerencia regional de educação também tem uma avalição positiva sobre as aulas à distância nas escolas da rede estadual.De acordo com a integradora de ensino, DILCE FRANZEN, todas as escolas da região estão buscando, de uma forma ou de outra, chegar até os alunos e manter as atividades do ano letivo. Ela comentou que existe uma disparidade normal entre os estudantes, inclusive no acesso à internet, mas as escolas e os professores estão fazendo o possível para garantir o direito à educação. DILCE comentou que não é possível avaliar a qualidade desse processo diferenciado de ensino-aprendizagem neste momento. Ela citou que a maioria dos alunos está recebendo e fazendo as atividades. DILCE destacou que a dificuldade foi maior no começo da pandemia, mas agora o fluxo das atividades está melhorando gradativamente.

O sindicato dos trabalhadores em educação tem algumas preocupações com o processo de aulas à distância durante a pandemia de Covid-19. A posição é do diretor de formação sindical do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que o estado tratou o tema de forma repentina, sem o devido preparo dos professores para as atividades à distância. Além disso, existe uma sobrecarga sobre os educadores que estão trabalhando de casa com uma jornada ainda maior de trabalho. Outro problema na rede estadual de ensino, segundo ALDOIR, é que cerca de 40 por cento dos alunos acessam a internet para as aulas. Além disso, a devolutiva dos trabalhos tem um índice muito baixo em várias escolas. Para o professor, os ganhos pedagógicos durante esse período para os estudantes são questionáveis. Ele disse que esse momento vai aumentar ainda a distância de conhecimento adquirido entre os alunos.

Começou nesta segunda-feira a maior liquidação coletiva do comércio no município. Como forma de movimentar os estoques e de atrair os consumidores após o fechamento das empresas na pandemia do coronavírus, a CDL de São Miguel do Oeste antecipou a realização do Liquida São Miguel. A campanha normalente acontece na segunda quinzena de julho, mas foi antecipada e terá uma duração maior de 30 dias. A ação vai até o dia 18 do mês que vem. A proposta é evitar aglomerações e oportunizar aos consumidores maior tempo para conhecer e aproveitar as ofertas, produtos e condições de pagamento que as empresas participantes estarão oferecendo. O Liquida São Miguel deste ano contará com 135 empresas participantes, 57 por cento a mais que em 2019, com 22 segmentos diferentes do varejo e prestação de serviço. Os descontos vão de cinco a 70 por cento.

É hora de movimentar a economia e o Liquida São Miguel oportuniza isso. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele comentou que o objetivo é ampliar as vendas e permitir o ingresso de recursos para o comércio. De acordo com IVANDRO, as lojas ficaram cerca de 20 dias totalmente fechadas, sem faturamento nenhum. De forma geral, a vendas caíram em torno de 40 por cento com a pandemia do coronavírus. Por isso, a CDL decidiu antecipar o Liquida São Miguel. IVANDRO disse que não espera uma grande procura de consumidores, mas a iniciativa vai provocar alguma reação no comércio a ponto das empresas conseguirem pagar seus compromissos com fornecedores e colaboradores. O empresário destacou que a relação das empresas participantes pode ser acessada no site da CDL.

É possível fazer uma campanha de estimulo as vendas do comércio e, ao mesmo tempo, garantir a segurança sanitária da população. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele comentou que o Liquida São Miguel foi projetado sem esquecer a preocupação com os cuidados para evitar aglomerações. No final de semana, a secretaria de saúde, GENI GIRELLI entrou em contato com o empresário e relatou uma certa preocupação com os riscos que a campanha pode causar nesse momento. IVANDRO disse que o comercio deve manter todas as medidas preventivas e, preferencialmente, trabalhar com o sistema de delivery para evitar as pessoas se desloquem até as lojas. Ele garantiu que o liquida São Miguel vai acontecer com toda a segurança possível.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, o Comitê de Crise do COVID-19 de Tunápolis informou que no início da noite de ontem recebeu, do laboratório Lacen, o laudo de um exame positivo para coronavírus. A mulher, que é o segundo caso da doença no município, possui faixa etária de 30 à 40 anos e não possui histórico de viagem. Ainda conforme a nota, o Comitê de Crise adotou todos os protocolos e medidas de segurança quanto ao isolamento e orientações ao paciente e pessoas que tiveram contato com a mulher. O quadro da paciente é estável. Ela está em isolamento familiar recebendo acompanhamento da equipe da secretaria de Saúde de Tunápolis. O primeiro caso de Covid-19 no município havia sido confirmado ano final de abril.

Foram confirmados nesta segunda-feira mais casos de COVID-19 em São Miguel do Oeste. São dois homens, de 36 e 45 anos, e uma mulher, de 29. Todos apresentaram sintomas respiratórios e estão em isolamento domiciliar. O número total de casos chega a 19. Também nesta segunda-feira, dois homens que apresentaram os sintomas durante o mês de abril e testaram positivo para a covid-19, foram declarados recuperados. Até agora, quatro pessoas que tiveram a doença se recuperaram. Apenas um paciente permanece em internação hospitalar. Segundo o Comitê de Crise do Coronavírus, a recomendação principal é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa. Em caso de sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37 vírgula oito graus por mais de 24 horas e falta de ar, a orientação é para ligar na Central de Informações Covid-19, no 3631-2010. Somente depois disso, as pessoas devem ir para o centro de triagem no salão paroquial.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de recuperação de objetos furtados na Avenida Willy Barth nesta segunda-feira. O furto aconteceu durante a madrugada no bairro São Jorge e foi flagrado por uma câmera de segurança. Depois de analisar as imagens, uma guarnição da PM visualizou um homem transitando de bicicleta com um capacete em mãos semelhante ao do furto. Ao fazer a revista pessoal dos suspeito, a polícia encontrou outros objetos furtados, como roupa e equipamentos para a prática de motocross. O homem foi preso e os objetos apreendidos.

Um homem foi detido por perturbação da tranquilidade na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada depois que o suspeito assediou duas mulheres nas ruas Marques do Herval e Arno Schwambach. O suspeito se aproximava das mulheres, pedia informações sobre assuntos variados e depois oferecia dinheiro para as mulheres saírem com ele. Uma das vítimas chegou a ser agarrada pelo homem, mas ela conseguiu fugir do local. A PM fez buscas e localizou o homem que foi detido e levado para a delegacia de polícia. O delegado responsável pelo caso enquadrou o homem no crime de Perturbação da Tranquilidade. Ele elaborou um termo circunstanciado e o suspeito deverá comparecer ao fórum para prestar esclarecimentos.Após assinar o documento, o homem foi liberado.

A Divisão de Investigação Criminal prendeu, nesta segunda-feira, mais um suspeito de tráfico de drogas na cidade. Com o apoio do canil setorial da PM, os policiais da DIC cumpriram um mandado judicial de busca e apreensão na casa do suspeito. A operação é decorrência de investigações da Polícia Civil que conseguiu identificar intenso fluxo de usuários em um condomínio residencial, no centro de São Miguel do Oeste. Durante o cumprimento do mandado, os cães da PM encontraram cocaína e maconha escondidas em um arbusto ao lado da residência. Também foram encontrados dinheiro e uma balança de precisão. O homem investigado foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

Um motociclista ficou ferido ao sofrer um acidente na manhã desta terça-feira na BR 163. O condutor de uma moto XR 250 perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu nas proximidades da Linha Bela Vista das Flores. O acidente aconteceu por volta das seis e 50. O homem sofreu ferimentos no rosto e suspeita de fratura na clavícula. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste. Depois de receber os primeiros socorros no local, o motociclista foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Militar flagrou um homem com suspeita de Covid-19 descumprindo as medidas de isolamento domiciliar nesta segunda-feira. De acordo com a PM, o homem teria saída da cidade e se deslocado para outro município. Ele foi localizado pela PM por volta das nove e meia da noite. A guarnição constatou que o paciente, com suspeita de coronavírus, não estava em casa, como foi recomendado pela secretaria de Saúde. Os policiais confeccionaram boletim de ocorrência para que o homem possa responder judicialmente pelas atitudes tomadas.

Um menino quatro anos de idade, morador de Campo Ere, morreu no hospital na noite de ontem depois de sofrer ferimentos graves em um acidente doméstico. O menino estava internado no Hospital de Pato Branco desde domingo. No final de semana, ele puxou uma panela cheia de banha quente que estava em cima do fogão. O produto caiu sobre a criança. A família mora na linha Santa Lúcia, interior de Campo Ere. O menino foi levado para o Hospital Santo Antônio e devido ao seu estado grave, foi transferido para Pato Branco. O garoto morreu na noite de ontem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.