ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 19/04/2021

GLOBO EM FOCO – 19/04/21

-BUTANTAN RECEBE INSUMO PARA FABRICAR MAIS CINCO MILHÕES DE VACINAS

-PANDEMIA ELEVA EM 49% O NÚMERO DE FALÊNCIAS EM SANTA CATARINA

-TUNÁPOLIS CONFIRTMA DOIS CASOS DE DENGUE

-MUNICÍPIO INVESTE EM TESTES PARA INDENTIFICAR COVID

-CÂMARA REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

-SJO ADOTA MEDIDAS PARA EVITAR COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-MOTORISTA MORRE EM CAPOTAMENTO NO INTERIOR

-HOMICÍDIO DE RAPAZ FOI ACERTO DE CONTAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 71 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Índia registrou 273 mil 810 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o décimo terceiro recorde diário nos últimos 15 dias. Os dados foram divulgados pelo ministério da Saúde do país nesta segunda-feira. Por conta disso, a capital Nova Délhi ficará sob bloqueio total por mais sete dias. Após um lockdown no fim de semana, o comércio seguirá fechado e os deslocamentos serão autorizados apenas para os serviços considerados essenciais. Restrições similares já foram adotadas em outras regiões do país, como o estado onde fica a capital financeira Mumbai.

Dois tiroteios em estados diferentes dos Estados Unidos, Wisconsin e Texas, deixaram ao menos 6 mortos neste domingo. Não há relação entre os casos. O primeiro aconteceu durante a madrugada em um bar no Condado de Kenosha, em Wisconsin. Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas. O atirador fugiu e ainda não foi localizado. O segundo tiroteiro aconteceu em Austin, no Texas, próximo a um prédio de escritórios e resultou em três mortes, duas mulheres e um homem. O autor dos disparos foi identificado, mas ainda não foi preso.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, anunciou neste domingo que irá propor ao norte-americano, JOE BIDEN, um plano para "ordenar" a migração irregular. LÓPEZ OBRADOR disse em mensagem postada em suas redes sociais que as propostas serão apresentadas a BIDEN durante a cúpula virtual sobre o clima que o democrata convocou para os dias 22 e 23 de abril. Diante do aumento dos fluxos migratórios, na última quarta-feira o presidente mexicano instou o Congresso dos Estados Unidos a aprovar o orçamento de 861 milhões de dólares solicitado por BIDEN para combater a pobreza na América Central.

O Instituto Butantan recebeu, na manhã desta segunda-feira, mais três mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo, matéria-prima para produção da CoronaVac. A matéria-prima vai ser suficiente para produzir mais cinco milhões de vacinas contra a Covid-19. A Coronavac é a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O novo lote do IFA deveria ter chegado no dia oito de abril. Com o atraso, o Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses de Coronavac com o Ministério da Saúde até 10 de maio. A promessa inicial é que essas doses seriam entregues ao governo federal até o fim de abril.

Favorito para presidir a CPI da Pandemia, o senador OMAR AZIZ do PSD do Amazonas afirmou neste domingo que o colegiado não terá o objetivo de "perseguir A ou B". Criada para investigar ações e omissões do Executivo e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios, a CPI da Pandemia deve ser instalada na próxima quinta-feira no Senado. O relator da comissão deverá ser RENAN CALHEIROS do MDB de Alagoas. Ele disse que a CPI atuará com "isenção" e "não acabará em pizza". OMAR AZIZ também disse que o colegiado terá de apurar eventuais falhas do governo, em especial do Ministério das Relações Exteriores, nas negociações para aquisição de insumos necessários à produção de vacinas.


O senador EDUARDO GIRÃO do Podemos do Ceará anunciou que lançará candidatura à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia. Com a decisão de GIRÃO, haverá disputa pela presidência, já que o grupo de senadores oposicionistas e "independentes", que tem maioria na CPI, fechou acordo para apoiar a candidatura de OMAR AZIZ do PSD amazonense. De acordo com a página do Podemos em uma rede social, a candidatura de GIRÃO é "contra o acordão de cartas marcadas para dominar a CPI da Pandemia". O senador diz atuar com independência em relação ao governo de BOLSONARO.

Santa Catarina recebeu, neste sábado, um novo lote com 118 mil 530 itens dos medicamentos que compõem o “kit intubação”, voltados ao tratamento de pacientes graves da Covid-19. O anúncio foi feito pela governadora em exercício, DANIELA REINEHR, nas redes sociais. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a SES, são sedativos, relaxantes musculares e analgésicos. Eles serão distribuídos aos hospitais de acordo com a necessidade de cada unidade. Na última terça-feira, o Ministério Público instaurou um procedimento para apurar a falta de medicamentos do “kit intubação” nos hospitais catarinenses.

A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a possibilidade de uma nova onda de Covid-19 nos próximos meses, com a chegada do frio. A informação é do superintendente de Vigilância em Saúde, EDUARDO MACÁRIO. Segundo ele, essa hipótese torna fundamental para Santa Catarina reduzir a pressão hospitalar a tempo, antes do inverno se instalar. Para MACÁRIO, é importante que Santa Catarina não “emende” picos de contaminação por Covid-19, como ocorreu ao longo dos últimos meses. Santa Catarina tem, no momento, mais de 22 mil casos ativos de Covid-19. Neste domingo, o Estado completou seis dias consecutivos de aumento no número de casos.

Entre os impactos da Covid-19 na economia catarinense está o aumento dos pedidos de falência de empresas. Em Santa Catarina, no ano passado, foram 76 solicitações, o maior número desde 2006 e uma alta de 49 por cento em relação ao ano anterior, segundo dados da Junta Comercial do Estado. Frente às 31 solicitações de 2018, a alta do ano passado chegou a 145 por cento. Em Santa Catarina, o problema foi maior do que a média brasileira que foi crescimento de 12 vírgula sete por cento, segundo dados da empresa Boa Vista. As empresas mais afetadas pela pandemia e, consequentemente, alvos de falências, foram dos setores de turismo, transportes de pessoas, hotelaria e eventos.

Idosos acima de 70 anos recebem segunda dose da vacina contra a covid-19. A aplicação da segunda dose do imunizante contra o coronavírus, em idosos do município acima de 70 anos, foi realizada sábado, em sistema drive-thru, no Complexo Oktober. A secretaria de Saúde informou que foram vacinadas 386 pessoas com a vacina CoronaVac, produzida no Instituto Butantan. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, destaca que o número de doses aplicadas foi bem maior em relação às campanhas anteriores, provocando movimentação intensa durante toda a manhã. CLAIR enfatiza que com as doses aplicadas neste final de semana, Itapiranga supera a marca de duas mil e 500 pessoas imunizadas contra o coronavírus.

O município de SJO foi um dos primeiros na região a adquirir testes para Covid-19. A afirmação é do secretário de Saúde, MAURO BARELLA. Segundo ele, a iniciativa ajuda a antecipar o resultado do teste, para saber se a pessoa está positivada para o vírus ou não. O secretário estima que este teste está fazendo a diferença no combate à Covid, já que as pessoas positivadas são logo isoladas, o que ajuda no controle da equipe epidemiológica e a Saúde de SJO. Em números, BARELLA enfatiza que os testes ajudaram a reduzir os óbitos, já que no ano passado foram registrados seis mortes por coronavírus e nos primeiros 100 dias de 2021 houve uma.

Desde janeiro o município disponibiliza tenda em frente ao posto de saúde, para separar o paciente com Covid daquele que tiver outras necessidades. Conforme BARELLA, assim o paciente com suspeitas do vírus é atendido antes de entrar no posto de saúde, o que ajuda a preservar outras pessoas. Agora o município está retomando todas as atividades na Saúde, com três médicos para atender a população. A vacinação contra Covid também ajuda a amenizar a situação da pandemia. Até o final da última semana, o município aplicou mais de mil e 600 doses. De acordo com o secretário, SJO dispõe de equipe de vacinação específica para aplicar estas doses, com vários profissionais envolvidos, inclusive aos sábados. Ele reitera que o mais importante para evitar a disseminação do coronavírus é que a população continue alerta e lembre que a prevenção é a melhor forma de combate.

Tunápolis recebe 300 mil reais de emendas parlamentares. Recursos foram confirmados pela deputada estadual MARLENE FENGLER, do PSD. A deputada visitou o município e foi recebida pelo prefeito MARINO FREY e o vice-prefeito LOIVO ZOZ, secretários municipais e vereadores. MARLENE, enfatizou que Tunápolis é um município muito acolhedor e percebe-se nitidamente o trabalho e esforço da população e das lideranças em prol do crescimento do município. Ela apresentou para as lideranças as Emendas que serão destinadas para Tunápolis, uma no valor de 100 mil reais em apoio na construção da APAE, e a outra no valor de 200 mil reais, para a Secretaria de Agricultura que será destinada para compra de equipamento ou máquina.

Câmara de São João do Oeste realiza hoje sessão extraordinária. Projeto do executivo deu entrada na semana passada com pedido de votação urgente. Alterações no Programa de Melhoramento Genético volta ao debate em sessão extraordinária do legislativo de São João Oeste. O projeto do executivo foi enviado a primeira vez à câmara, no dia nove de março. Devido a gerar grande polêmica foi retirado e ajustado, sendo que na semana passada voltou para a câmara de vereadores em regime de urgência, necessitando de uma sessão extraordinária, que será realizada nesta segunda-feira, às 18 horas. Conforme o presidente da câmara, ÉVERTON WEHNER, foi preciso buscar várias informações e conversar com os produtores rurais que são os maiores interessados no assunto. A proposta coloca fim na compra coletiva realizada pela prefeitura e deixa os agricultores livres para compras individuais. O município oferece subsídio de 25 reais por dose.

Projeto ainda está em analise e deve gerar amplo debate na sessão extraordinária desta segunda-feira. O presidente da câmara, ÉVERTON WEHNER diz que pairam muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas para os produtores rurais. Ele defende que o projeto precisa gerar benefícios e atender os interesses dos criadores de gado. O legislativo de São João do Oeste realiza hoje Sessão Extraordinária e amanhã a Sessão Ordinária da semana. ÉVERTON WEHNER aponta outros projetos relevantes que geram debates como é o caso do recalque de água do Rio Jundiá e que terá apoio da câmara em busca de uma solução para o abastecimento do sistema público municipal.

Tunápolis confirma dois casos de dengue e vai realizar fumacê na tarde de hoje. Avaliação Epidemiológica confirmou que duas pessoas residentes próximos ao Centro Educacional Helga Follmann contraíram a doença. Outro exame será realizado hoje e pode ser confirmado mais um caso na mesma família. De acordo com a Agente de Endemias do município LARISSA HAUSCHILD, nos últimos 14 dias Tunápolis apresentou três suspeitas de dengue, das quais duas se confirmaram. Em virtude disso foram realizadas atividades de monitoramento e será realizado fumacê às 17 horas e 30 minutos de hoje. LARISSA alerta as pessoas para deixem as janelas das residências abertas e após 40 minutos da aplicação lavem bebedouros de animais, para que esses não ingiram resquícios do inseticida.

Município é considera infestado pelo mosquito da Dengue. Neste ano já foram identificados 42 fotos do mosquito transmissor da Dengue. A agente de endemias de Tunápolis, LARISSA HAUSCHILD, pede para que toda a população verifique depósitos de água, evitando acumulo de água em qualquer recipiente. Em especial as caixas de água de coleta da chuva devem ser vedadas com a tela mosqueteiro. LARISSA reforça, para a população contribuir nos cuidados durante a aplicação de inseticida, no quarteirão onde o caso de Dengue foi confirmado e também em um raio de 150 metros na área infestada. As pessoas e animais de estimação não devem ficar diretamente expostas no momento da aplicação, portanto, devem sair de suas casas e abrirem as janelas para que o produto consiga chegar onde o mosquito se encontra.

Município da região estão entre os destaques positivos e negativos de vacinação. Paraíso e Descanso estão entre as 10 cidades mais e menos imunizadas contra a Covid-19 em Santa Catarina. O ritmo de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina ainda é lento se comparado com outras regiões do país ou do mundo. No entanto, um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que há municípios com taxas de imunização que superam os 50 por cento. Três cidades já imunizaram mais da metade da população. Galvão, Ituporanga e Coronel Martins. Outros sete estão próximos desta marca. Um deles é Paraiso que já imunizou 42,81% de todo público alvo.

Por outro lado, Descanso aparece na lista de municípios que menos imunizaram até o momento. Cerca de 10,5% do público alvo foi vacinado contra a Covid-19 até agora. Para o secretário de Saúde de Descanso, CLEBER RECH, a imunização baixa se dá por conta do número reduzido de doses encaminhadas pelo Governo do Estado para o município. O secretário comentou que a Secretaria Municipal possui insumos e profissionais suficientes para realizar a aplicação das doses na população, mas depende do repasse dos imunizantes para fazer o trabalho. O secretário enfatizou que Descanso encaminhou uma carta de intenção junto à Fecam para aquisição das doses da vacina. O município aguarda a liberação para fazer a compra e ampliar a vacinação dos moradores.

Tunápolis prepara licitações para novas obras. Prefeitura realiza ampliações e melhorias em sala no centro administrativo para facilitar o atendimento ao público. O secretário de Administração, Planejamento e Finança, JACKSON SCHERER informa que nesta semana ocorre licitação para construção de um pavilhão para o setor de urbanismo. A edificação será no horto municipal e será destinado para guardar máquinas, equipamentos e veículos. O secretário cita ainda construção de novas estufas no viveiro municipal visando a produção de mudas de flores e plantas ornamentais destinadas a programas de embelezamento da cidade Estrutura esportivas também recebem investimentos. SCHERER confirma a construção de mais duas salas de aula e biblioteca na creche para centralizar a educação infantil.

São João do Oeste avalia medidas para evitar colapso no abastecimento de água. A situação é considera crítica e que exige medidas contundentes do poder público, empresas e população. O alerta é do coordenador municipal da Defesa Civil e Secretário da Agricultura de São João do Oeste ROGÉRIO RECH. Segundo ele, no momento a única fonte garantida para abastecer o sistema municipal de água é a captação no Rio Uruguai em Itapiranga. O coordenador salienta ainda que foi criada a Comissão Interna da Água para avaliar medidas que devem ser adotadas para economizar e também para reforçar o sistema de abastecimento. ROGÉRIO RECH lembra que na semana passada foi decretado de situação de emergência devido à estiagem e grande dificuldade no abastecimento de água na cidade e interior.

O desafio agora é homologar decreto de emergência em busca de recursos extras para atender a demanda das despesas no transporte de água. O coordenador da Defesa Civil avalia que o município está próximo de um colapso no abastecimento e a prefeitura pode ter um custo muito elevado no transporte de água do Rio Uruguai e a contratação de caminhões pipa. De acordo com ROGÉRIO RECH, as quatro estações de tratamento do município possuem demanda de ummilhão e 800 mil litros de água por dia, porém o volume gasto nas propriedades agrícolas é muito maior. O secretário da Agricultura reforça que anecessidade é urgente de ampliar estrutura para transporte de água até a conclusão de um novo sistema de captação do rio Jundiá que está em desenvolvimento.

Produtores rurais acumulam prejuízos com estiagens e ataque de pragas nas lavouras de milho. O secretário da Agricultura de São João do Oeste reconhece que o setor precisa de ajuda para superar os problemas. ROGÉRIO RECH aponta longas e repetidas estiagens que afetam a produção agrícola e ainda eleva o custo de produção devido a medidas adotadas pelos produtores rurais no abastecimento de água. O secretário relata ainda ataque de pragas nas lavouras de milho em especial a cigarrinha que causou danos elevados em plantações. RECH também demonstra preocupação com a sanidade animal, especialmente do gado leiteiro devido a problemas na alimentação. Ele afirma que está ocorrendo morte de gado em decorrência da baixa qualidade dos alimentos conservados, como a silagem e pré-secados, afetados pela estiagem. O município analisa medidas de auxílio aos produtores rurais para reduzir os impactos da estiagem.

Motorista embriagado perde o controle da direção de veículo e capota. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionado na tarde deste domingo para atendervítima de um acidente com saída de pista seguida de capotamento. A ocorrência foi registrada nas proximidades do CTG, na SC 496, em Descanso. De acordo com o condutor do Corsa, ele fazia sentido Belmonte a Descanso quando, nas proximidades do trevo perdeu o controle do veículo vindo a capotar ao lado da via. O jovem era o único ocupante do veículo, ele sofreu ferimentos leves e recusou atendimento pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar Rodoviária foi acionada e constatou que o homem estava embriagado. O condutor foi detido e encaminhado para Iporã do Oeste para lavratura do flagrante.

Motorista morre em capotamento no interior. Na madrugada deste domingo, os Bombeiros de São José do Cedro foram acionados para se deslocar até a Linha Taquaruçu, em Guarujá do Sul, onde foi atendido um acidente, uma saída de pista seguida de capotamento. Se envolveu neste acidente um Fox com placas de Guarujá do Sul, que era conduzido por JACKSON REINKE, de 24 anos, que morreu no local do acidente. Os socorristas retiraram a vítima, porém o mesmo já apresentava ausência dos sinais vitais. Após avaliação e demais procedimentos, o local foi isolado e acionados o IML, IGP e Polícia Civil.

Três envolvidos em tráficos de drogas na região são presos. A Polícia Militar flagrou tráfico de drogas por volta das 19h deste domingo, na Rua Plácido de Castro, bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste. Ao abordar um homem, localizaram com o mesmo duas buchas de Cocaína e dinheiro. Ele informou que a droga era para venda. Na casa da frente, durante abordagem, dois homens correram para dentro e em seguida saíram. A Polícia Militar foi autorizada pela proprietária a fazer buscas no local, sendo acionado o canil. Próximo à janela do quarto foram localizadas quatro buchas de cocaína, iguais as que estavam com a outra pessoa anteriormente abordada na rua. Os três envolvidos foram presose aproximadamente 100 reais apreendidos.

Homicídio de rapaz foi acerto de contas, diz delegado. O homem suspeito de matar um rapaz à facadas na noite de sábado em São José do Cedro foi preso pela Polícia Militar uma hora depois do crime. Ele foi detido por volta das 19 horas e 30 minutos nas proximidades da casa onde mora, no bairro Isol. De acordo com o delegado SANDRO ZACANARO, o homem usava tornozeleira eletrônica, o que facilitou a localização. Durante o interrogatório, o suspeito confessou ter assassinado JOVANI DE OLIVEIRA de 27 anos. O crime aconteceu por volta das 18 horas e 30 minutos de sábado. Segundo o delegado SANDRO ZANCANARO, agressor e vítima se encontraram no bairro Isol e começaram a discutir. Durante o desentendimento, o agressor atingiu OLIVEIRA com golpes de faca e fugiu em seguida. Para o delegado SANDRO ZACANARO, o crime foi premeditado. Ele disse que o suspeito, armado com uma faca, foi ao encontro da vítima.

O delegado também acredita que o assassinato foi um “acerto de contas” entre os dois. JOVANI DE OLIVEIRA, morto neste sábado, tem passagens pela polícia. Em 2011, quando era adolescente, ele cometeu dois homicídios em São José do Cedro, um na Rua Jorge Lacerda e outro na Rua Odilo Link. Na época, ele cumpriu medidas de restrição de liberdade e foi internado no Casep do município. O delegado informou ainda que o suspeito de matar OLIVEIRA também tem passagens pela polícia. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar, exatamente, as circunstâncias do assassinato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.