ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 19 03 2024

-PF INDICIA BOLSONARO E 16 PESSOAS POR FALSIFICAÇÃO EM CARTEIRAS DE VACINAÇÃO

-SANTA CATARINA ANTECIPA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

-OPERAÇÃO UNIDADE MÓVEL CUMPRE 16 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO NA REGIÃO

-VEREADORES FAZEM SESSÃO SOLENE E RENOVAM HOMENAGEADAS DA GALERIA LILÁS

-DOSSIÊ APONTA AUMENTO DOS REGISTROS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MUNICÍPIO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE EXECUTOR E AGENCIADOR DE HOMICÍDIO EM SUPERMERCADO

-MOTORISTA FOGE DA POLÍCIA APÓS BATER O CARRO DUAS VEZES EM IPORÃ DO OESTE

Após a vitória nas eleições presidenciais no domingo, VLADIMIR PUTIN, da Rússia, afirmou que pretende invadir mais regiões da Ucrânia para criar uma zona de tampão que proteja as forças russas que estão em território já dominado de ataques de longo alcance e de incursos dos ucranianos. PUTIN afirmou o seguinte que os russos serão forçados, em algum momento, a considerar ser necessário criar uma espécie de ‘zona sanitária’ nos territórios controlados pelo governo ucraniano. Essa espécie de zona tampão, segundo PUTIN, seria difícil de invadir com as armas de ataque estrangeiras que os ucranianos têm.

Israel pediu à Corte Internacional de Justiça que não emita ordens de emergência para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza para lidar com a fome iminente. Segundo o governo israelense, o pedido da África do Sul para isso é “moralmente repugnante”. Em um documento jurídico apresentado ao tribunal superior da ONU, tornado público nesta segunda-feira, Israel alega que “tem uma preocupação real com a situação humanitária e com vidas inocentes, conforme demonstrado pelas ações que tomou e está tomando” em Gaza durante a guerra. Advogados que representam o país negaram as acusações de que o país cause sofrimento humanitário de forma deliberada no território palestino, onde milhares de pessoas morreram e a fome se intensifica.

Centenas de pessoas na segunda maior cidade de Cuba, Santiago, participaram de um raro protesto público no domingo, de acordo com relatos oficiais e na mídia social, o que levou o presidente cubano MIGUEL DÍAZ-CAnel a pedir diálogo em uma "atmosfera de tranquilidade e paz". Os manifestantes em Santiago saíram às ruas com gritos de "energia e comida", de acordo com vídeos postados nas mídias sociais, com apagões em alguns lugares se estendendo por 18 horas ou mais por dia, colocando em risco os alimentos congelados e aumentando as tensões na ilha.

O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, disse nesta segunda-feira que a reforma do Imposto de Renda será feita em etapas, não por meio de uma "lei só". A reforma tributária, que simplificou impostos sobre o consumo, promulgada em 20 de dezembro do ano passado, estabeleceu um prazo de 90 dias para o governo enviar projeto de lei ao Congresso Nacional propondo a reforma da tributação da renda e da folha de salários. Segundo a Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, esse prazo termina nesta terça-feira. Questionado sobre a data, HADDAD respondeu que a equipe econômica já deu início à reforma, mas que por se tratar de assunto ‘complexo’, ela será feita em partes.

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente JAIR BOLSONARO pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas da Covid-19. Além do ex-chefe do Executivo, o então ajudante de ordens da presidência MAURO CID, e o atual deputado GUTEMBERG REIS também aparecem na lista de indiciados. O documento chegou ao Supremo Tribunal Federal nessa segunda-feira. Entre os crimes apontados pela PF, estão uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica de documento público. Ao todo, 18 pessoas são apontadas no documento.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto deste ano, ao mesmo tempo em que também subiram as expectativas de inflação para 2024. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O indicador serve para medir a evolução da economia. Para este ano, a estimativa de crescimento da economia brasileira subiu de um vírgula 78 por cento para um virgula 80. Foi a quinta alta seguida do indicador. Já para 2025, a previsão de alta do PIB do mercado financeiro ficou estável em dois por cento. Para o comportamento da inflação, os analistas da instituições financeiras elevaram a expectativa para três virgula 79 por cento.

Em Santa Catarina, mais de 50 mil contribuintes entregaram a declaração até às seis horas da tarde de sexta-feira, de acordo com a Receita Federal. São esperadas dois milhões 157 mil 111 declarações no Estado. No ano passado, foram entregues dentro do prazo regulamentar dois milhões 64 mil 381 declarações. Em todo o país, já foram entregues, até às quatro horas da tarde de domingo, cinco virgula 24 por cento do total de 43 milhões de declarações esperadas. Das declarações entregues até o momento em Santa Catarina, 88 por cento devem receber restituição, enquanto seis vírgula sete por cento terão que pagar Imposto de Renda e cinco virgula três por cento não tem imposto a pagar nem receber.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou na tarde desta segunda-feira um novo balanço sobre a vacinação contra a dengue no estado de Santa Catarina. Até o momento, foram aplicadas 13 mil 250 doses, o que representa 18 e meio por cento de cobertura do público alvo. Na comparação com o balanço anterior, divulgado no dia 11 de março, o avanço foi de cinco virgula seis por cento na cobertura com quatro mil e 14 novas doses aplicadas. A vacinação contra a dengue em Santa Catarina foi iniciada no dia 24 de fevereiro e atualmente está disponível em 13 municípios da região nordeste do estado. O público alvo para vacinação são crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos – com um total de 71 mil 468 pessoas.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, começou a distribuir as vacinas contra a gripe para os municípios nesta segunda. A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes. O dia D, sábado em que há uma mobilização estadual para vacinação, está previsto para ocorrer no dia 13 de abril. A estratégia vem depois do anúncio do Ministério da Saúde em antecipar para março a Campanha de Vacinação contra a gripe que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio. A antecipação ocorrer em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país. Assim como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe será destinada apenas para a população dos grupos prioritários, um total de três milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90 por cento desse público até o dia 31 de maio.

A quinta edição do Boteco Empresarial de São Miguel do Oeste será realizada no próximo sábado. Organizado pelo Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo, o Boteco Empresarial será realizada a partir das seis horas da tarde, no Gran Nobille Eventos. Mesmo com a grande procura, ainda restam ingressos para o evento. Os ingressos custam 90 para associados da Acismo e 105 para o público em geral. O segundo lote vai até amanhã. De acordo com uma das coordenadora do Boteco, LUIZA FRIGERI, a venda do terceiro lote começa na quinta com valores majorados. O valor vai passar para 100 reais para associados e 115 para o público em geral. O ingressos podem ser adquiridos na Acismo ou com os membros do Núcleo Jovem Empreendedor.

O objetivo do Boteco é reforçar o potencial do empreendedorismo da região e proporcionar uma experiência única para todos os participantes. A informação é de uma das coordenadoras do evento, LUIZA FRIGERI. O Boteco Empresarial, que neste ano chega a quinta edição, terá duas palestres com LUCIANO POTTER e FELIPE SPINA. POTTER é conhecido pela sua atuação no Grupo RBS e pelos vários podcasts de sucesso na internet. Já FELIPE SPINA é especialista em estratégias de crescimento empresarial.

O Colegiado de Turismo da Ameosc vai promover, nesta semana, a quarta edição do Seminário Regional de Turismo. Neste ano, o evento vai acontecer na sexta-feira no município de Iporã do Oeste. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Iporã e coordenador do colegiado, MARGLEI TREVISAN, o objetivo é discutir as ações para fortalecer o setor. Além disso, o evento também pretende fomentar o desenvolvimento econômico local, estimulando o comércio, os serviços e a geração de empregos no setor. As inscrições para o seminário podem ser feitas no site da Ameosc. O único custo dos participantes será com o almoço no valor de 55 reais.

O Seminário Regional de Turismo desta semana terá três palestras sobre diferentes aspectos do setor turístico de Santa Catarina. Pela parte da manhã, as palestras serão sobre “diversificação do turismo: as especificidades dos tipos de oferta” com a Extensionista rural da Epagri de Joinville, DIONISE CAVALCANTI e “Estruturação da oferta de turismo de base comunitária: reflexões a partir da experiência da Acolhida na Colônia” com a doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, THAISE GUZZATTI. Na parte da tarde, a palestra será sobre o tema “Seu nome, sua marca: o impacto das marcas pessoais no turismo”, com o Estrategista de comunicação e marca pessoal, VAGNER DALBOSCO.

Além das três palestras centrais, o Seminário Regional de Turismo deste ano terá três cases Boas Práticas em Turismo. Pela parte manhã serão apresentados os exemplos do Vale europeu Circuito de cicloturismo e o Filó Talian de Lageado dos Pintos em Concórdia,. Na parte da tarde, serão mais três cases: o do Sítio Retorno de Iporã do Oeste, o Turismo de experiência na fruticultura de Arroio Trinta e o Chale Monte Maria de Iporã do Oeste. No final da tarde, os participantes do seminário também vão participar de uma visita orientada a três pontos turísticos de Iporã do Oeste: o Fontanário, o Museu Escolar São Lourenço e a Morada 386.

A Secretaria de Saúde e o Setor de Endemias do município de Belmonte confirmaram mais dois casos de Dengue. Com isso, são três pacientes diagnosticados com a doença desde o começo do ano. Conforme os dados da Secretaria, trata-se de uma criança de 12 anos e um adulto de 24 anos, sem parentesco. Eles foram identificados depois de procurarem a Unidade Básica de Saúde, onde passaram por exames laboratoriais que confirmaram a doença. Os dois foram medicados e receberam todas as orientações acerca do quadro e serão acompanhados pela equipe de saúde. A equipe de Endemias já realizou o fumacê na área em um raio de 50 metros das residências de cada paciente e, também, reforçou o pedido pelos cuidados básicos para controlar o mosquito.

O município de Itapiranga chegou a marca de 842 casos de dengue. Todos os dias, um grande número de pessoas tem o teste positivo para a doença e o problema aumenta. Já são mil 535 casos suspeitos de dengue. 21 pessoas precisaram de internação devido a complicações de saúde, sendo que três pacientes seguem hospitalizados. Itapiranga já registrou neste ano 119 focos do mosquito Aedes aegypt. A Secretaria da Saúde tem projeção otimista para ocorrer uma redução de casos a partir da segunda quinzena de março, porém esta expectativa também passa pela contribuição da população com os cuidados necessários na prevenção.

A Secretaria Municipal de Urbanismo está dando prosseguimento ao primeiro cronograma de recolha e trituração de galhos deste ano. A cada semana, um bairro diferente recebe o serviço e, todas as sextas-feiras, as equipes concentram o trabalho na área central. A recolha de galhos é um serviço contínuo desenvolvido pelo setor, sendo que o material proveniente das podas é triturado no momento da coleta e pode ser utilizado como adubo orgânico nas hortas dos próprios moradores. Alguns tipos de folhagem, entretanto, não são triturados, como bananeiras, folhas de coqueiro, cactos, roseiras e grimpas de pinheiro. Nesta semana, a coleta está ocorrendo no bairro Santa Rita e Loteamento Trevo. Na semana que vem o trabalho vai ocorrer no Bairro Jardim Peperi.

A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste realizou, nesta segunda-feira, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Além disso, houve a renovação da Galeria Lilás do poder legislativo para mulheres que marcaram a história do município. No total, 30 mulheres foram enaltecidas por sua contribuição na vida comunitária, social e econômica do município. As homenageadas foram indicadas pelos 13 vereadores de São Miguel do Oeste. As quatro vereadoras proponentes da sessão solene se manifestaram sobre diferentes aspectos da vida das mulheres e do Dia Internacional da Mulher. Por fim, foram entregues homenagens a mulheres que deram sua contribuição e continuam contribuindo para a sociedade.

A renovação da Galeria Lilás contou com 26 mulheres indicadas pelos vereadores. As mulheres em vida foram ERICA TRENTIN, LEOCÁDIA SIBILA WÜNSCH, PEDRINA ROSANE ALVES DA COSTA, GLADIS BERNADETE GIEHL, MARIA EUGENIA DALLASTRA, CLAUDIA WEINMAN, FRANCELE RASCHE, MARIA ALICE JUNG, MARIA LORENZET, NÍVEA SCHUH DA SILVA, AURIA MARIA DILL TONET, IEDA RODRIGUES DA PAIXÃO MAZIERO e ZELITA ANTÔNIA GHENO COPPINI. As fotos e o histórico das mulheres vão permanecer no hall da câmara até março do ano que vem.

Na sequência, os vereadores apresentaram homenagens em memória a mulheres que deram sua contribuição para São Miguel do Oeste. Uma imagem e o histórico das homenageadas também permanecerá por um ano na Galeria Lilás. As homenageadas foram PAULA ROSA JUVENARDI MARTINS, LETÍCIA BERTICELLI DALTOÉ, TERESINHA ZANOL BARP, ELSA ROSA CESCA BALDISSERA, GEMA CELUPPI FRIGERI, ADELINA NEGRI BERNARDI, LUIZA KOSMANN ANDRIOLLO, ADRIANA DALPASQUALE, ALZIRA BECKER, ADELAIDE MARIA ANDREATTA GAIKOSKI, GEMA ZAMBIASI ARCARI, MARIA POZZAN DOMENEGHINI e MELACIA MARIA CHRIST MATANA.

O Dossiê Mulher do ano de 2023 foi divulgado na última semana e está disponível no portal da transparência do município de São Miguel do Oeste. O levantamento tem dados e informações a respeito da violência contra a mulher. O estudo contém os atendimentos e registros realizados pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, DPCAMI e Conselho Tutelar. No caso da saúde, o estudo aponta que, em 2023, foram realizados 104 atendimentos de mulheres vítimas de violência em espaços como postos de saúde, UPA 24 horas, SAMU, Caps e hospitais. O número é o maior dos últimos quatros anos. Em 2023 foram 97 registros e, no ano anterior, foram 68. No ano passado, 80 por cento das agressões foram cometidas dentro de casa.

A Centro de Referência Especializado em Assistência Social registrou 231 casos de violência contra a mulher em 2023. A primeira agressão foi a psicológica com 83 registros. Em seguida, aparece a violência física com 64 casos. A terceira violação mais comum é a moral, com 21 casos. O Creas também notificou 20 casos de abuso sexual e outros 20 de abandono ou negligência. De acordo com o centro, em 2023, 111 mulheres vítimas de violência passaram a ser atendidas pelo órgão, ou seja, mulheres que tiveram direitos violados e foram atendidas pela primeira vez nesse setor da secretaria de Assistência Social.

As situações de violência psicológica, física e moral atendidas pelo Creas, somam 169 casos e apresentam uma maior incidência na faixa etária dos 18 aos 59 anos, seguida da faixa etária de 60 anos ou mais. Além disso, a violência sexual ocorreu com maior frequência na faixa etária de zero a 17 anos. Quanto à violência física, acontece em maior número na faixa etária de 18 a 59 anos. Nos casos de negligência e abandono, os quais se caracterizam pela recusa ou omissão dos cuidados devidos e necessários, por parte dos familiares eou responsáveis, acomete com maior frequência crianças e adolescentes. O Dossiê Mulher aponta ainda que algumas dessas mulheres foram vítimas de múltiplas violências, ou seja, sofreram dois ou mais tipos de violência ao mesmo tempo.

Na manhã desta segunda-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, GAECO, em apoio à quarta Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram emitidas no âmbito de uma investigação que tem por objetivo apurar fraudes em licitações públicas e associação criminosa. Os 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Descanso, Paraíso, Belmonte, Tunápolis, Iporã do Oeste e Flor do Sertão. Além disso, o Gaeco fez buscas em Itapema, litoral norte de Santa Catarina, e Flor da Serra do Sul, no Paraná. Nenhuma pessoa foi presa na operação desta segunda-feira.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, um grupo de pessoas estaria cometendo crimes em licitações e contratos administrativos. O órgão, vinculado ao Ministério Público, apontou que as investigações trouxeram indícios de um possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes e de assessoria às Secretarias de Saúde dos municípios contratados. O nome "Unidade Móvel" , dado à operação, é em alusão ao transporte intermunicipal de pacientes, principal serviço colocado à disposição dos municípios pelas empresas investigadas.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira, com o apoio do Canil Setorial da Polícia Militar, prendeu um homem de 68 anos de idade suspeito de cometer os crimes de porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e coação no curso do processo. A prisão ocorreu nesta segunda-feira no município que faz fronteira com a Argentina. No dia 21 de novembro, ocorreu uma tentativa de homicídio no interior do município de Dionísio Cerqueira motivada por discussão no trânsito, onde o autor efetuou diversos disparos na vítima de 40 anos. Em razão da gravidade dos ferimentos a vítima morreu no dia primeiro de dezembro. O suspeito foi preso, mas conseguiu a liberdade provisória no dia 28 do mês passado. No dia três de março, uma das principais testemunhas do homicídio foi ameaçada pelo autor com o uso de arma de fogo. Ele também teve a casa alvejada por disparos diversos de arma de fogo. Ontem, ele foi preso e levado para a Unidade Prisional de São José do Cedro.

Um motorista fugiu após bater o carro duas vezes na madrugada desta terça-feira em Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a guarnição foi acionada por volta das três horas para atender a ocorrência na SC-163. No local, os policiais constataram que um carro Peugeot havia acessado a rodovia cortando a frente de um caminhão, ocasionando a colisão. Após o acidente, o condutor se evadiu do local e em seguida acabou colidindo o carro novamente, desta vez contra um poste de energia elétrica no bairro próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual. Com a segunda colisão, ele acabou abandonando o veículo no local e fugiu. Um cartão de uma instituição bancária encontrado dentro do carro auxiliou os policiais na identificação do proprietário e possível condutor.

A Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste, com apoio da Delegacia de Capturas e da Delegacia de Polícia do Município de Antônio Carlos, prendeu dois homens suspeitos de um homicídio no estacionamento de um supermercado em São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos de 26 e 39 anos de idade, atuaram como executor e agenciador do assassinato de JUARI PERÃO, 42 anos. O Policia Civil apurou que o crime ocorreu mediante paga e promessa de recompensa no dia 11 de março, segunda-feira da semana passada. As prisões desta segunda-feira ocorreram nas cidades de Antônio Carlos e Barra Velha. Com isso, quatro pessoas foram presas e, no curso da Operação, foram apreendidas 16 armas de fogo. A investigação continua a tramitar sob sigilo junto à DIC-Fron de São Lourenço do OesteSC para apuração de todas as circunstâncias do fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.