ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 19/03/2020

GLOBO EM FOCO – 19/03/20

-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO PAÍS

-SANTA CATARINA JÁ TEM 20 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

-ITAPIRANGA VAI RESTRINGIR ATENDIMENTO NA SAÚDE EM TRÊS UNIDADES

-DINHEIRO DA EFACITUS SERÁ APLICADO NA AGRICULTURA E SAÚDE

-EPAGRI ANUNCIA COTA RECORDE DE CALCÁRIO PARA ITAPIRANGA

-CRESCE A PROCURA POR CONSULTAS APÓS SUSPEITA DE CORONAVIRUS

-VEÍCULO CAPOTA NA BR-158 EM CUNHA PORÃ

-ESTABELECIMENTOS ABERTOS PODEM LEVAR RESPONSÁVEL À PRISÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A China anunciou nesta quinta-feira que nas últimas 24 horas não registrou qualquer novo caso de Covid-19, mas verificou 34 casos de infectados que vieram do exterior. Trata-se da primeira jornada sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram, em janeiro, os critérios de contagem. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, estes 34 casos "importados" constituem o maior aumento diário em duas semanas. A Comissão também informou oito óbitos nas últimas 24 horas de pacientes do coronavírus, o que elevou o total de vítimas fatais na China continental a três mil 245.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira um pacote de incentivos econômicos para aliviar os prejuízos do novo coronavírus ao país. A medida inclui a disponibilização de mais testes para a Covid-19 e licença remunerada. Além disso, a lei determina assistência alimentar, benefícios para desempregados e maior aporte para o Medicaid — sistema de saúde norte-americano. Mais cedo nesta quarta, o Senado aprovou o texto após passar também pela Câmara. Ainda há expectativa de que outras leis para amenizar os efeitos da crise do novo coronavírus.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, decretou estado de exceção por catástrofe em decorrência da pandemia do Covid-19 nesta quarta-feira. A medida tem validade por 90 dias. Com isso, ele pode restringir reuniões em espaços públicos, assegurar a distribuição de bens e serviços básicos, estocar alimentos e outros bens e impor quarentenas e toques de recolher. O governo vai poder ditar medidas para proteção de serviços de utilidade pública e limitar a locomoção das pessoas. O país tem 238 casos confirmados de coronavirus até esta quarta-feira.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma medida provisória que prevê regras de incentivo à renegociação de dívidas tributárias com a União, conhecida como "MP do Contribuinte Legal". O texto segue para o Senado. O objetivo do governo é, com a aprovação da MP, receber parte da dívida, de cerca de dois trilhões e 200 bilhões de reais, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A negociação também visa reduzir o número de processos no âmbito administrativo e judicial. O texto regulamenta a chamada transação tributária, uma ferramenta jurídica prevista no Código Tributário Nacional, com o objetivo de encerrar ou prevenir o litígio entre as partes.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até nove e 20 da noite desta quarta-feira, 529 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a quarta morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados. Hoje pela manhã, o prefeito de Niterói no Rio de Janeiro confirmou que o exame de um idoso que morreu na cidade deu positivo para coronavírus. Se a contraprova também der positivo, este será o quinto caso de óbito pela doença no país, e o primeiro fora do estado de São Paulo.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado. A análise do tema, contudo, ainda não foi marcada, mas o mais provável é que seja remota, sem a presença dos senadores em plenário. Só depois de aprovado nas duas casas legislativas é que o decreto, com vigência até o fim do ano, estará em vigor. De acordo com a Presidência da República, com o reconhecimento do estado de calamidade, a União ficará autorizada a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano.


Mais nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal dentro da operação Alcatraz, em Santa Catarina. O relatório mais recente foi concluído nesta quarta-feira e encaminhado à Justiça Federal de Florianópolis, responsável por analisar as ações envolvendo o trabalho da PF deflagrado em 30 de maio do ano passado contra fraudes a licitações e desvios de recursos públicos ligados a contratos de prestação de serviços de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia firmados com órgãos do governo do Estado. Nos nove indiciamentos desta quarta, o foco está na contratação da empresa para prestação do serviço de telefonia IP para os órgãos estaduais. A licitação foi feita pela secretaria de Estado da Administração. De acordo com a PF, o relatório do indiciamento “detalha evidências de conluio criminoso entre empresários e agentes públicos que teriam atuado para fraudar o originário processo licitatório” com fatos ocorridos entre 2009 e 2016.

Em nova coletiva de imprensa, o governo de Santa Catarina atualizou o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus no estado e manteve o decreto de situação de emergência por sete dias, a contar desta quarta-feira, para todo o território. Atualmente, são 20 casos confirmados ao longo da região do litoral catarinense, segundo informou o secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO. Ontem, eram 14 casos. Hoje pela manhã foram confirmados mais seis. Outras 177 suspeitas da doença são investigadas em todo o território catarinense. Os 20 casos estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão e Balneário Camboriú. Dos 20, apenas dois estão hospitalizados: o paciente de Braço do Norte, que está em um hospital de Içara, e um paciente em Florianópolis. O caso mais grave até o momento é o dessa pessoa internada na Capital. Nenhum profissional de saúde está entre os contaminados até agora.

O governo de Santa Catarina está avaliando medidas econômicas para ajudar as empresas que vão ser prejudicadas por conta do decreto que restringiu as atividades no Estado diante da ações contra o novo coronavírus. As limitações impedem, por exemplo, o funcionamento de bares e restaurante e a realização de eventos nos municípios catarinenses. Em coletiva nesta quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA disse que a equipe do Executivo discute alternativas para amenizar os impactos. Segundo ele, algumas medidas já foram traçadas. Dentre elas, créditos facilitados para micro e pequenos empresários e também créditos subsidiados para que o empresário pague menos ou não pague juros. MOISÉS ainda disse que algumas ações serão alinhadas junto ao governo federal através do Conselho Fazendário. Um das possibilidades é a prorrogação do recolhimento de tributos, com mais prazo para o recolhimento dos valores.

Prefeitura de Itapiranga restringe atividades. Atendimento nas repartições públicas municipais está restrito aos serviços básicos a população como saúde, água e saneamento. Servidores estão sub regime de plantão, pelos próximos sete dias. O serviço de recolha de lixo, por ser essencial, permanece sendo realizado, porém, fica proibido a partir de hoje a colocação de galhos, entulhos e móveis inservíveis nas ruas. O serviço de enterro de animais também será mantido, com atendimento de plantão da equipe. A partir de amanhã os atendimentos de urgência e emergência na saúde passam a ocorrer somente em três unidades de saúde.

Medidas levam as consideração as determinações do Ministério da Saúde, decreto do governador do Estado, e decreto municipal. Ontem o prefeito JORGE WELTER decretou medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus, instituído também o comitê de crise, para monitoramento e deliberações frente o quadro apresentado. O alerta da saúde é para a população seguir atendendo as determinações e orientações para não agravar a situação.

Secretário confirma alteração no atendimento da saúde em Itapiranga. Medidas foram confirmadas no final da manhã de hoje. Conforme o secretário DAVINO RAUBER, ações visam proporcionar segurança aos profissionais do setor e garantir atendimento a população. RAUBER explica que foram estabelecidos critério para cada profissional trabalhar cinco horas em turno único e não ter a necessidade de retornar ao ambiente que pode estar contaminado. As unidades de saúde Centro e Central formarão apena suma equipe. As unidades Fronteira e Beira Rio outra equipe e com atendimento no posto de saúde Beira Rio. Já as unidades Santa Tereza Alto e Santa Tereza Baixo formam a terceira equipe e com atendimento no Santa Tereza Baixo, próximo a JBS. A unidade Fronteira ficará exclusiva para vacinas. De acordo com DAVINO RAUBER, o atendimento será das sete horas até às 17 horas sem fechar ao meio dia.

Saúde de Mondaí notificou primeiro caso suspeito de Coronavírus. A Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí, notificou ontem, o primeiro caso com suspeita de Coronavírus. Conforme o secretário da Saúde, GINTHER DREHER, o paciente residente no município, possui 40 anos, e apresentava sintomas característicos. Após contato de familiares, a equipe da secretaria foi a residência do mesmo para realizar a coleta do material. O mesmo esteve em recente em viagem a cidades em que existem casos confirmados. Com o enquadramento nos critérios do Ministério da Saúde, foi realizada a primeira coleta de exames para Coronavírus. O paciente foi avaliado pela equipe médica e assinou termo de consentimento, responsabilizando-se a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Vacinação contra gripe será antecipada para profissionais da saúde. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra gripe será antecipada para a próxima semana. Neste primeiro momento serão imunizados idosos e profissionais da saúde. A secretaria da Saúde de Itapiranga vai estabelecer roteiro no interior para evitar circulação das pessoas. O secretário DAVINO RAUBER reforça que as pessoas não procurem vacina no posto de saúde. A equipe de vacinação vai percorrer todas as comunidades do interior para contemplar os idosos.

Prefeito justifica cancelamento da décima quarta Efacitus, prefeito. RENATO PAULATA diz que a situação de emergência na saúde e problemas causado pela estiagem são argumentos fortes para não realizar a Feira que estava prevista para os dias 24, 25 e 26 de abril. O prefeito chama atenção para problemas de abastecimento de água, principalmente em propriedades agrícolas, além da falta de chuva que compromete a safrinha e aumento de custo pelo transporte de água. PAUTALA explica que o cancelamento também gera transtornos, pois contratos já haviam sido assinados e todos os encaminhamentos para a Feira. De acordo com o prefeito o município segue ainda a nota de recomendação da Secretaria de Estado da Agricultura. Com embasamentos a Comissão decidiu pelo cancelamento da Feira, devolução de valores já arrecadados, além de rescindir contratos.

Investimento do setor público será redimensionado para agricultura e saúde. Orçamento do município previa até 230 mil reais para despesas as Efacitus. O prefeito RENATO PAULATA informa que este valor seria aplicado na infraestrutura da Feira, transporte do gado que é pago pela prefeitura, premiação e shows contratados. O prefeito anuncia que este valor será destinado para adaptações em nova rede adutora de água do Rio Peperi Guaçu visando garantir o abastecimento de água. PAULATA cita ainda cuidados com a saúde pública devido a ameaça do coronavírus, áreas mais afetadas pela crise do momento. O prefeito cita ainda decretos do município com medidas de enfrentamento ao coronavírus, incluindo a antecipação do recesso escolar de julho. Os servidores públicos municipais estão atendendo em sistema de plantão, evitando aglomeração de pessoas, porém mantendo serviços essenciais.

Prefeitura de Tunápolis mantém serviços essenciais. Centro administrativo está de portas fechadas, porém com trabalho interno. O prefeito RENATO PAULATA diz que a equipe técnica está dando atenção para encaminhamentos de licitações para não prejudicar investimentos no futuro. O prefeito informa ainda que prepara decreto de Estado de Emergência devido a estiagem. Segundo PAULATA, o município possui 80 propriedades do interior que precisam buscar água no Rio Peperi ou no Rio Macaco Branco. Ele considera que é um problema grave para abastecimento de água para os animais. O prefeito chama atenção que a estimativa é de até 20 por cento de queda na produção de leite e até 40 por cento de perda no milho safrinha. PAULATA considera que esta situação terá reflexo nos próximos meses gerando preocupação e prejuízo na economia local. Conforme o prefeito o momento é de espirito de colaboração e solidariedade de todos.

Epagri anuncia volume recorde de calcário para Itapiranga. A cota elevada para o município está sendo destinada com base na procura nos últimos anos. O Programa Terra Boa Calcário deverá ter início a partir de abril. A cota solicitada para o município é inicialmente de três mil toneladas com expectativa de atingir quatro mil toneladas. Os agricultores precisam apresentar a análise de solo emitida nos dois últimos anos para participar do programa. De acordo com o extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN, em Itapiranga o programa de calcário conta com a parceria da Epagri, Secretaria de Estado da Agricultura, Cooper A1 e Secretaria Municipal da Agricultura. O engenheiro agrônomo recomenda que o produtor rural faça bom uso do calcários que é subsidiado pelo Estado e com entrega na propriedade em auxilio do município. O agricultor banca o custo de transporte da mina até o depósito da cooperativa.

MARCELO ROHDEN lembra que a Epagri interrompeu atendimento devido ao Coronavírus e os profissionais desenvolvem o plano de trabalho por sete dias, com preparo de palestra e cursos. Ele acredita que não terá prejuízo para os produtores rurais, apenas atraso nos programas que envolvem a Epagri e a Secretaria de Estado da Agricultura. ROHDEN destaca ainda que a utilização de calcário para a correção do solo é muito importante para manter a produtividade. Segundo ele, nas áreas onde é feito o plantio, é interessante fazer uma análise, com correção, a cada dois anos. Destaca ainda que essa aplicação também deve ser feita em outros locais de cultivo, como em pomares e hortas, além de áreas de pastagens, para manter a fertilidade do solo e a produção em alta.

São João do Oeste define novas ações com o avanço da pandemia de coronavírus. Representantes da administração municipal, da indústria e comércio, Polícia Militar, hospital e secretaria de Saúde definiram novas medidas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus em São João do Oeste. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, medidas são necessárias e seguem orientações do Ministério da Saúde e do decreto Estadual. O prefeito cita a suspensão por sete dias da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros. Também ficam suspensas as atividades e os serviços privados não essenciais como academias, restaurantes e comércio em geral. Esta proibida a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro. Suspensão por 30 dias de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado.

Atendimento essencial é mantido. Farmácias, mercados e padarias possuem autorização para o funcionamento. Restaurantes podem fazer a entrega de alimentos no domicílio dos consumidores, permanecendo a suspensão sobre o consumo no estabelecimento comercial. O prefeito de São João do Oeste também chama atenção para a suspensão das aulas na rede municipal de ensino pelo período de 30 dias, sendo que nove dias correspondem à antecipação do recesso escolar. FERNANDO BISIGO destaca ainda que está suspenso por sete dias o atendimento ao público em todos os órgãos da prefeitura, exceto, nas unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e no órgão municipal de proteção e defesa civil.

Cresce procura por atendimento médico devido ao coronavírus. O medo das pessoas causa aumento na procura por consultas médicas. O risco é buscar tratamento sem ser de emergência e acabar tendo contato com o vírus, pois as unidades de saúde são pontos de encontro de pessoas com possibilidade de ter o coronavírus. O médico da Secretaria Municipal da Saúde, ALISSON VIZENTIM destaca que até 80 por cento das consultas são de pessoas com sintomas de gripe e que normalmente poderia ser tratado em casa. Ele recomenda que as pessoas avaliam bem a necessidade de buscar atendimento médico. Cita ainda que exames de acompanhamento não são de urgência e podem ser adiados. Somente procurar a unidade de saúde em situação de emergência e não se expor a riscos desnecessários.

O médico chama atenção que os sintomas que devem ser levados em consideração neste momento são de tosse estrema, febre alta e problemas na respiração. O atendimento está mantido para pacientes com necessidade grave. De acordo com ALISSON VIZENTIM, os cuidados são necessário como qualquer outra gripe e mobilização é semelhante ao que ocorreu na prevenção a Gripe H1N1. O médico reforça a importância de cuidados simples como higienizar as mãos com água e sabão e esquecer aperto de mão e abraços neste período. Pode até parecer falta de educação não estender a mão, mas é necessário como medida de prevenção. Itapiranga possui um caso suspeito de coronavírus em que o paciente está isolado após retornar de viagem a outro Estado.

Veículo capota na BR-158 em Cunha Porã. O acidente ocorreu ontem, na BR -158, próximo à linha Glória, interior de Cunha Porã. De acordo com os Bombeiros que atenderam a ocorrência, foi um capotamento envolvendo o veículo Fox emplacado em Cunha Porã. O motorista do veículo, um homem de 43 anos, relatava dores na região lombar, mas dispensou a condução ao hospital. Um guincho precisou ser acionado para remover o veículo da pista.

Estabelecimentos abertos podem levar responsável à prisão. Quem não obedecer a ordem do governo estadual de fechar as portas de lojas e atividades consideradas não essenciais por pelo menos sete dias pode ser preso Quem explica é o comandante do décimo Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel JEFFERSON SCHMIDT. Segundo ele, ontem o trabalho dos policiais foi de aproximação e orientação. Quem desobedecer ao decreto a partir de quinta-feira será notificado e terá 24 horas para fechar o estabelecimento. A interdição é o passo seguinte e será aplicada para os casos em que a notificação não surtir efeito. Por fim, se nem a interdição for suficiente, o proprietário ou responsável pode ser preso por desobediência. SCHMIDT acredita que não verá nenhum caso extremo. Ele confia no espírito de solidariedade e na organização que a comunidade adquiriu ao longo dos anos, principalmente com as catástrofe naturais.

Comandante do Pelotão da Polícia Militar de Itapiranga destaca colaboração dos comerciantes. ALCENIR MINUSCULI diz que a população contribui para seguir as orientações. Informa que inicialmente o trabalho dos militares tem sido tranquilo. O comandante também buscou conversar com as entidades de classe sobre o decreto e o cumprimento dele. Segundo MINUSCULI o que motivou a decisão do governador é muito maior que as próprias medidas anunciadas. Ele alerta que a PM mantém atendimento, mas recomenda que o contato seja por telefone sem comparecer ao Pelotão da PM, medidas preventivas. O tenente diz que a população precisa colaborar neste momento delicado. Ele entende perdas, principalmente no comércio, porém uma prevenção necessária neste momento.

Polícia Civil flagra estabelecimento funcionando de forma irregular. Ações são preventivas ao coronavírus. Conforme o delegado regional, WESLEY ANDRADE, o trabalho da Polícia Civil ocorre por intermédio do setor de Jogos e Diversões, Divisão de Investigação Criminal, Delegacia de Comarca e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste. As fiscalizações ocorrem para verificar o cumprimento do Decreto do Governador que determina o fechamento de determinados estabelecimentos por prazo certo para prevenir a propagação do Coronavírus. Foram vistoriados 90 estabelecimentos em São Miguel do Oeste, sendo constatado que cinco estavam em funcionamento. Os responsáveis pelo descumprimento do Decreto foram advertidos e orientados a encerrar as atividades. As fiscalizações continuam durante os próximos dias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.