ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 19 02 2020

-ALCOLUMBRE E MAIA SE REÚNEM COM MINISTROS PARA DISCUTIR REFORMAS

-ESTADO VAI DESTINAR 204 MILHÕES DE REAIS PARA BOLSAS DO UNIEDU NESTE ANO

-ENQUETE DA PEPERI MOSTRA QUE CARNAVAL NÃO FAZ FALTA NA CIDADE

-DIRETÓRIO DO MDB SE REÚNE HOJE PARA DISCUTIR PROCESSO ELEITORAL DE 2020

-PREFEITURA COMEÇA AMANHÃ ROTEIRO DO PROGRAMA GABINETE EM MOVIMENTO

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR FURTO DE BUTIJÃO DE GÁS

-OPERAÇÃO DO GAECO CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O julgamento por corrupção contra BENJAMIN NETANYAHU, único chefe de governo na história de Israel a ser acusado durante o mandato, começará no próximo 17 de março. A sessão está marcada para duas semanas depois das eleições no país, consideradas cruciais para a sobrevivência política do atual mandatário. NETANYAHU foi acusado por corrupção, sonegação e abuso de poder em três casos. Há 14 anos no poder, ele sugere que haja um complô por parte dos seus detratores para provocar um "golpe de Estado" jurídico contra ele.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, a chilena MICHELLE BACHELET, se declarou horrorizada com a violência na região noroeste da Síria e pediu a criação de corredores humanitários. Ela pediu ao governo sírio e a seus aliados que autorizem uma via de escape para "facilitar a passagem de civis em total segurança". Desde dezembro, o exército do governo de BASHAR AL-ASSAD faz uma ofensiva para recuperar o controle do último grande reduto dos jihadistas e rebeldes, a região de Aleppo, no noroeste do país. A ONU denunciou, na segunda-feira, que essa campanha militar provocou a fuga de 900 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças.

Os passageiros do navio "Diamond Princess", onde foram detectados mais de 540 casos de infecção pelo novo coronavírus, começaram a deixar o navio nesta quarta-feira, depois de 14 dias de quarentena no Japão. Ontem, as autoridades chinesas anunciaram mais 132 mortes pela doença, elevando o total de óbitos no país a dois mil. Também foram confirmados mais mil 693 novos casos de contágio, o número mais baixo da semana. Com o novo balanço em Hubei, o número de infecções na China continental chegou a pelo menos 74 mil pessoas. Fora da China continental foram registrados cerca de 900 casos de contágio e seis mortos em trinta países.

A ministra CRISTINA PEDUZZI tomará posse nesta quarta-feira como nova presidente do Tribunal Superior do Trabalho. A cerimônia está marcada para as cinco da tarde, na sede do TST, em Brasília. Autoridades são esperadas no evento, entre as quais o presidente JAIR BOLSONARO e o presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA. Esta é a primeira vez que o TST será presidido por uma mulher. O tribunal foi criado em 1946, mas registra a primeira composição com presidente e vice somente a partir de 1948. Segundo os registros do TST, houve antes o Conselho Nacional do Trabalho, criado em 1923, mas a Justiça do Trabalho só foi instaurada no Brasil em 1941.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta terça-feira a aprovação da medida provisória do crédito rural. A MP cria uma modalidade de fundos garantidores com o objetivo de ampliar a concessão de empréstimos a produtores rurais. Com a aprovação, o texto seguirá para análise do Senado. A MP foi editada em outubro pelo presidente JAIR BOLSONARO e tem validade até 10 de março. O texto também autoriza a União a conceder subsídios, até 30 de junho de 2021, a empresas cerealistas para investimentos em obras e na aquisição de máquinas e equipamentos necessários à construção de armazéns e à expansão da capacidade de armazenagem de grãos.

Os presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE e da Câmara, RODRIGO MAIA, reuniram-se na noite desta terça-feira com os ministros PAULO GUEDES, da Economia, e LUIZ EDUARDO RAMOS, da Secretaria de Governo, para debater o calendário de tramitação das reformas administrativa e tributária no Congresso. Segundo a assessoria de ALCOLUMBRE, além dos cronogramas das reformas, os congressistas e os ministros debateram os vetos presidenciais a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tratam de emendas parlamentares. Nesta terça-feira, o presidente JAIR BOLSONARO e integrantes da equipe econômica se reuniram para finalizar o texto da reforma administrativa, que deve ser encaminhada ao Congresso nos próximos dias.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina publicou o edital para o concurso público que oferta duas vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de analista administrativo, analista de sistemas, assistente social, médico, psicólogo e técnico judiciário auxiliar. A banca organizadora responsável pelo certame divulgado na segunda-feira é a Fundação Carlos Chagas. As remunerações variam entre três mil 856 reais e seis mil 639, além do acréscimo de auxílio alimentação de mil 392. Os cargos terão carga horária de trabalho de sete horas diárias ininterruptas e 35 horas semanais. Já para o cargo de médico, a jornada de trabalho será de 20 horas semanais.As inscrições vão do dia dois até o dia 31 de março.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, todas as regiões do estado devem ter aumento na taxa de ocupação hoteleira no período do Carnaval. A Serra, que registrou 82 por cento de locação de leitos em 2019, melhor percentual entre as regiões turísticas catarinenses, espera chegar aos 86 por cento neste ano. Os hoteleiros da Encantos do Sul, onde se destaca o tradicional circuito de festas de Laguna, também estão otimistas com uma projeção de 90 por cento na ocupação em 2020, superando os 75 por cento do ano passado.

A próxima seleção de bolsas para graduação, especialização, mestrado e doutorado do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, que terá investimentos de 206 milhões de reais neste ano, ocorrerá na segunda quinzena de março. O anuncio do Uniedu 2020 foi feito pelo governo do estado nesta semana. A ajuda vai variar de 25 a cem por cento da mensalidade paga pelo aluno, com valor limite de um salário mínimo para bolsa de pesquisa e extensão e de dois salários mínimos para as demais modalidades. A quantidade de pessoas beneficiadas não foi divulgada, mas a Secretaria de Estado da Educação informou que o número deve ser maior que os 27 mil bolsistas contemplados no ano passado.

A Unoesc São José do Cedro está oferecendo o serviço de rotina de análises físicas de solo para os agricultores da região. Segundo a coordenadora do curso, doutora CLAUDIA KLEIN, estão sendo realizadas as análises granulométrica, umidade na capacidade de campo, densidade do solo e argila dispersa em água. Ela disse que todo o manejo realizado em áreas agrícolas tem implicações positivas e negativas sob a qualidade do solo e que algumas práticas agrícolas estão prejudicando o terreno e afetando a produtividade das culturas. Por isso, os produtores deve conhecer mais o solo para buscar soluções viáveis. Os interessados em fazer a análise das áreas para cultivo podem procurar a Unoesc em São José do Cedro.

Um grupo de cerca de 200 professores e gestores educacionais da Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste participou, nesta segunda e terça-feira, de uma formação pedagógica. O evento foi organizado em parceria com a equipe da editora que fornece o material pedagógico para os alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário PAULO DRUMM, quinze formadores, das áreas de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Língua Inglesa e Educação Especial, trabalharam com os educadores de São Miguel do Oeste. Ele explicou que esse tipo de evento é muito importante para a reflexão, o planejamento e a preparação para o trabalho do primeiro semestre nas escolas da rede municipal.

Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos requerimentos questionando o Poder Executivo Municipal sobre o atendimento de indicações defendidas no decorrer do ano passado. Os requerimentos de informação foram discutidos na sessão desta terça-feira e serão encaminhados aos setores competentes. Na sessão também foram apresentados novos pedidos de obras e serviços públicos e votado um projeto de lei em primeiro turno. O único projeto votado em plenário declara de utilidade pública a Associação Amigos do Bem, com sede na Linha Três Curvas. O projeto é de autoria do vereador do PDT, VANIRTO CONRADT. A próxima sessão da Câmara será amanhã, as sete horas da noite, com transmissão da rádio Peperi.

O vereador do PL, MILTON ANNONI, apresentou na sessão desta terça-feira um requerimento de informação sobre as providências que foram tomadas com relação ao contrato de cessão de uso de um espaço no parque de exposições ao Cecondi. Em dezembro do ano passado, o vereador solicitou a rescisão do contrato porque o Centro de Convivência dos Descendentes dos Italianos teria sublocado o prédio onde fica o restaurante do parque. De acordo com o vereador, o local foi repassado para uma empresa privada. Agora, MILTON ANONI quer saber qual foi a posição da prefeitura em relação a esse assunto. O requerimento de informação será encaminhado ao prefeito WILSON TREVISAN e à Secretária de Desenvolvimento Econômico, SISSE VELOZO.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, manteve audiência com a vice-governadora, DANIELA REINEHR, na tarde desta terça-feira. O encontro foi realizado em Chapecó. O objetivo da reunião foi obter um posicionamento do Estado quanto à solicitação de recursos encaminhada à própria vice-governadora quando ela passou por São Miguel do Oeste no mês de janeiro. Na época, vice-prefeito ALFREDO SPIER entregou projetos para a pavimentação do acesso as comunidades de Linha Caxias, Sete de Setembro e Fátima. TREVISAN salientou que o município está realizando diversas ligações asfálticas interbairros e a intenção é levar o asfalto também para o interior. O município pediu cerca de seis milhões ao governo do estado.

O governo do Estado está enfrentando um período de dificuldades financeiras. Essa foi resposta dada pela vice-governadora DANIELA REINEHR ao prefeito WILSON TREVISAN na audiência de ontem em Chapecó. O prefeito reforçou o pedido feito no mês passado e a posição da vice-governadora foi a mesma. De acordo com ela, o governo tem pouco dinheiro à disposição para atender esse tipo de demanda, mas se comprometeu em defender a reivindicação e auxiliar o município na busca pelos recursos necessários para a obra. TREVISAN também participou, nesta terça-feira, de uma reunião na prefeitura de Itapiranga, com a presença de outros prefeitos da região da Ameosc e também do noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo foi discutir o andamento dos trâmites para construção de uma ponte sobre o rio Uruguai, interligando Santa Catarina ao estado vizinho.

A segunda etapa do programa “Gabinete em Movimento” inicia nesta quinta-feira. O primeiro bairro a ser atendido será o Andreatta. A atividade vai ocorrer entre seis da tarde e nove da noite e vai reunir o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A equipe da prefeitura estará no ginásio de esportes ao lado da escola para atender à população, ouvir suas demandas e buscar soluções para os problemas. De acordo com prefeito WILSON TREVISAN, o programa tem um novo formato. Na primeira etapa, o Gabinete em Movimento estava focado em cada secretaria separadamente. Agora, a intenção é reunir os secretários municipais e realizar um cronograma para o atendimento dos moradores dos bairros e das comunidades.

Durante o atendimento do “Gabinete em Movimento” no bairro Andreatta, também será realizada uma reunião com os moradores de ruas que ainda não possuem calçamento. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que o objetivo é encaminhar uma solução para esse problema e melhorar infraestrutura do bairro. O cronograma completo do “Gabinete em Movimento” nos demais bairros deve ser divulgado nos próximos dias. TREVISAN reforçou que muitas vezes, as pessoas têm alguma sugestão ou demanda para apresentar, mas, por um ou outro motivo, enfrentam dificuldades para vir até à prefeitura ou à secretaria indicada. Ele comentou que a intenção é levar toda a equipe de governo para atender a comunidade, ouvir a população e buscar soluções para as questões que incomodam os moradores.

Pelo quinto ano consecutivo, São Miguel do Oeste não terá festa de carnaval. Nos anos 80 e 90, a festa acontecia no Clube Comercial. Depois disso, o carnaval se concentrou nos QGs dos blocos e a partir dos anos 2000 a festa migrou para rua. O município promoveu algumas edições do Carnaval na rua com a participação de blocos e da população. O último evento foi em 2015. O Boa Tarde Peperi desta terça-feira perguntou se o carnaval de fato faz falta ou se a festa não está incorporada à cultura regional. O programa também abordou o futuro do carnaval na cidade e se o evento na rua Duque de Caxias pode voltar a ser realizado.

A enquete do programa Boa Tarde Peperi sobre o carnaval de rua mostrou que a maioria dos entrevistados respondeu que a festa não faz falta. Quem concorda com volta da festa disse que o carnaval de rua poderia voltar mas sem recursos públicos. DANIEL LISCHAKI, de 25 anos, disse que o carnaval é importante para as pessoas se divertirem, mas antes disso é preciso investir em outros setores como saúde e educação. SIMONE PEREIRA DOS SANTOS, de 42 anos, afirmou que o carnaval no Clube Comercial com os blocos faz falta. LEONARDO POLETTI, de 20 anos, defende a volta da festa na rua para, mas sem recursos públicos. JOAO FAGUNDES, de 58 anos, disse que o carnaval não tem necessidade e o dinheiro que seria gasto no evento deve ser canalizado para a saúde.

Além da enquete com moradores nas ruas, a Peperi também levou o tema do carnaval na cidade para as redes sociais. Desde ontem, internautas estão participando de uma enquete no Instagram. A pergunta é a seguinte: “Você acha que o carnaval faz falta em São Miguel do Oeste?”. Até a metade da manhã, cerca de mil e 200 pessoas participaram da interativa. 76 por cento responderam que não faz falta e os outros 24 por cento entendem que o evento faz falta na cidade. O Facebook do portal da Peperi também fez o mesmo questionamento. A postagem teve mais de dez mil visualizações mais de 150 comentários, a maioria contra a volta da festa de carnaval no município.

O carnaval vem perdendo força e apoio popular, não apenas na cidade mas em todo o país. A posição é do ex-presidente da extinta escola de samba Cia da Alegria, RICARDO DEMARCO. Ele afirmou que a população quer que o dinheiro público seja aplicado em outros setores e não nas festas. RICARDO não acredita na volta do carnaval de rua à cidade. O ex-presidente do bloco Os perdidão, LEONARDO BRANDT também vê com dificuldade o regresso do carnaval. Ele comentou que esse é um evento que depene muito mais do envolvimento das pessoas na organização dos blocos e escolas de samba do que propriamente da aplicação de recursos públicos. LEONARDO citou que as pessoas até querem a volta do carnaval, mas poucos se dispõem a organizar o evento.

A volta do carnaval de rua à São Miguel do Oeste é uma possibilidade remota. A declaração é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que o evento,

do ponto de vista cultural, faz falta e que ele tem uma posição pessoal a favor da festa. No entanto, CHAVES ressaltou que a maioria das pessoas não sente falta da festa e cobra investimentos públicos em outros setores. Ele disse que o carnaval não deve voltar tão ao calendário de eventos do município.

O MDB vai realizar hoje à noite um encontro do diretório para tomar os primeiros encaminhamentos concretos em relação a eleição de outubro. A informação é do presidente do partido, CARLINHO BURATTO. Ele disse que as conversas estão apenas começando e não há nenhuma decisão tomada. O emedebista disse que é o diretório que vai apontar, a partir de hoje, se o MDB vai ter candidato à prefeito, candidato à vice ou se vai apoiar outros candidatos. BURATTO afirmou que a decisão será do grupo, mas ele defende que o partido tenha candidato a prefeito. Para ele, o MDB precisa manter a condição de maior partido da cidade e disputar o comando da prefeitura.

O MDB já conversou com vários partidos e tem se reunido praticamente todas as semanas com o Partido Progressista. A afirmação é do presidente da sigla, CARLINHO BURATTO. Ele disse que o PP está descontente com o governo de WILSON TREVISAN e procurou o MDB. Segundo BURATTO, os progressistas relataram que um acordo firmado com o PSD não foi cumprido. Ele comentou que MDB e PP estão conversando e que não há nada de errado nessa aproximação. Para BURATTO, outros partidos teoricamente antagônicos se uniram em eleições passada e isso pode acontecer no pleito deste ano. A única situação que ele praticamente descarta é uma aliança entre MDB e PSD. Os dois partidos estiveram coligados na eleição de 2012 e governaram São Miguel até 2016.

Cerca de 80 por centos dos filiados do MDB que vão disputar a eleição para a câmara de vereadores estão definidos. O comentário é do presidente do partido, CARLINHOS BURATTO. De acordo com ele, o objetivo é lançar uma relação completa de candidatos ao legislativo. Atualmente, o MDB tem a maior bancada da câmara com quatro cadeiras. BURATTO comentou que a intenção é, pelo menos, manter o número de vereadores do partido no pleito deste ano. Ele também disse que o partido tem candidatas em número suficiente para preencher a cota destinada as mulheres e que esse não deve ser um problema para este ano.

A Polícia Militar prendeu um homem em flagrante por furto de um botijão de gás na madrugada de hoje. A abordagem do suspeito aconteceu por volta das duas horas da madrugada na rua Havaí. Ele foi localizado nas proximidades do Fórum com um botijão de gás nas costas. Ao perceber a aproximação da guarnição, ele jogou o botijão em uma capoeira ao lado da via e tentou se esconder embaixo de um caminhão que estava estacionado na rua. O homem usava tornozeleira eletrônica e foi preso em flagrante.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público deflagrou a operação "Peito de Aço" nesta terça-feira com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que utilizava o transporte de cargas para acondicionar drogas. A investigação apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, porte ilegal de armas e munições e lavagem de dinheiro. No decorrer da investigação foram apreendidas mais de uma tonelada e meia de maconha, além de haxixe, arma e munições, o que acarretou a prisão preventiva de cinco pessoas. Na Operação de ontem, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e vinte e um mandados de busca e apreensão nas Comarcas de São Miguel do Oeste, Descanso, Campos Novos, Catanduvas, Cunha Porã, Joaçaba e Rio do Campo, além de cidades nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso, foram apreendidos bens no total de 893 mil reais e o valor estimado da droga apreendida é de um milhão e meio de reais.

O homem preso na operação Luz na Infância Seis em Itapiranga foi liberado no final da tarde de ontem. Ele foi detido no começo da manhã durante o cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão. A operação de combate ao crime de pedofilia na internet foi realizada em 12 Estados e em Santa Catarina foram cumpridos 16 mandados em nove cidades, entre elas Itapiranga. A delegada, LISIANE JUNGES, coordenou a ação no município que resultou na prisão de uma pessoa. O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia. As equipes procuram pessoas que podem estar envolvidas com a prática de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Ainda ontem a justiça liberou a pessoa que havia sido presa no município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.