ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 19/01/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, BRENDAN MURPHY, um dos principais assessores do governo. Segundo ele, o retorno de um tráfego normal nas fronteiras não está previsto para antes de 2022. A Austrália concluiu acordos para obter doses da vacina contra a Covid, desenvolvida pelo grupo britânico AstraZeneca e a da PfizerBioNTech, mas a vacinação ainda não começou no país.

O presidente DONALD TRUMP anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão da restrição de entrada nos Estados Unidos de viajantes provenientes do Brasil e outros países da Europa, como a Irlanda e o Reino Unido. A flexibilização começaria a valer em 26 de janeiro, seis dias depois da posse de BIDEN. No entanto, momentos depois da Casa Branca publicar a ordem flexibilizando as restrições, a porta-voz do futuro governo BIDEN, JEN PSAKI, disse que a nova gestão não levará adiante a reabertura.

Um terremoto de magnitude seis vírgula quatro atingiu a província de San Juan, no oeste da Argentina, próximo da fronteira com o Chile, na noite desta segunda-feira, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Segundo o jornal argentino Clarín, o tremor foi sentido em diversas regiões do país. Em comunicado divulgado na madrugada desta terça-feira, o governo de San Juan informou que nenhuma morte foi registrada até o momento, mas que três pessoas, duas crianças e um adulto, ficaram feridas.

Em dezembro de 2020, havia cerca de um milhão e 700 mil requerimentos de benefícios previdenciários na fila para concessão. Desse total, um milhão e 200 mil esperavam pela primeira avaliação do Instituto Nacional do Seguro Social e 477 mil já haviam passado pela análise do instituto e necessitavam que o segurado apresentasse documentação para serem concluídos. O órgão informou que está ampliando o número de servidores na análise e concessão de requerimentos, o que diminuirá tanto o tempo de concessão quanto o estoque de pedidos. O tempo médio de concessão de benefícios no país era de 66 dias em dezembro. Atualmente, por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, declarou em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto que a conclusão da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da Índia deve ter uma resolução ainda “nesta semana”. Até o momento não há uma definição entre os governos brasileiro e indiano sobre a data em que o embarque dos imunizantes pode ser feito. O Brasil tem uma aeronave da companhia aérea Azul disponível para buscar o lote com dois milhões de doses, mas diante das dificuldades na conclusão da aquisição, a aeronave permanece no país enquanto o governo tenta resolver a situação.

O Butantan depende da liberação de uma nova remessa de insumos da China para retomar o envase de doses da CoronaVac em São Paulo. De acordo com o diretor-presidente do Instituto, DIMAS COVAS, um carregamento de matéria-prima está pronto para ser despachado, mas ainda depende de autorização do governo chinês para ser enviado ao Brasil. O Butantan já concluiu o envase de toda a matéria-prima recebida da China e aguarda essa nova remessa para dar início à segunda etapa de produção. A Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac apenas para as seis milhões de doses que chegaram prontas da China. As quatro milhões e 800 mil doses que o Butantan envasou ainda dependem de uma nova autorização, solicitada nesta segunda.

Dos 118 mil 197 inscritos para realizar a prova do Enem 2020 em Santa Catarina, somente 55 mil 809 compareceram no primeiro dia de provas no domingo. O índice de abstenção dos concorrente catarinenses ficou em 52 vírgula oito por cento, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. A taxa de abstenção em Santa Catarina foi a maior da região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, 56 municípios tiveram aplicação de provas em quatro mil 547 salas. Os candidatos que não conseguiram entrar nos locais de prova por causa da lotação da sala podem fazer a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O enfermeiro JÚLIO CÉSAR VASCONCELLOS DE AZEVEDO foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose por volta das cinco e meia da tarde desta segunda-feira no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis. Ele disse que o momento é de alívio. O enfermeiro pediu que as pessoas tomem a vacina “em nome do amor”. Em seguida, foi vacinado o idoso de 81 anos JOÃO DE JESUS CARDOSO. Por fim, foi vacinada uma líder indígena da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

As 17 regionais de saúde de Santa Catarina receberão nesta terça-feira 71 mil doses da vacina contra a Covid-19. O volume é suficiente para a primeira aplicação em pessoas integrantes dos públicos prioritários da campanha de imunização. Outras 71 mil vacinas serão encaminhadas somente daqui duas semanas, para aplicar a segunda dose nas pessoas atendidas. Os números foram apresentados nesta segunda-feira aos municípios em reunião online da Comissão Intergestores Bipartite, composta por representantes da Saúde estadual e das secretarias municipais. A quantidade de vacinas disponível atenderá às populações indígenas, aos idosos em instituições de longa permanência e a cerca de um terço dos profissionais de saúde. Idosos acima de 75 anos que não residem em instituições de longa permanência ficaram de fora desta primeira fase da vacinação em Santa Catarina.

Obras na Emilio Garrastazu Médici não estarão concluídas para início do ano letivo. Como conta o diretor do educandário de Campo Erê, MAURICIO TREVISAN, a revitalização completa da escola foi iniciada no ano passado. Com a volta as aulas programada para o dia 18, comenta que a decisão tomada junto com o engenheiro da obra foi de focar nas salas de aula, de reuniões, banheiros cozinha e refeitório. O diretor explica que com essas partes concluídas vão conseguir iniciar as aulas do ano.

Restante da escola Médici será entregue durante o ano. Segundo MAURICIO TREVISAN, para serem concluídas no decorrer de 2021, ficam a parte de laboratórios, ginásio, anfiteatro e administrativa. O diretor comenta que esses setores do educandário vão ser isolados das partes com aula para que possam seguir com a obra. Mesmo com os alunos retornando somente dia 18, os professores voltam no próximo dia três, devido ao período de formação. Explica que o Estado exige que seja feito o chamado currículo continuo, que dá sequência esse ano a formação do ano passado, buscando sanar parte da perda trazida pelo coronavírus.

Ferramenta auxilia lojista a diminuir a inadimplência. Conforme a secretária daAciceCDL, DANIELA NORONHA, o Procura-se serve tanto para localizar antigos devedores quanto evitar novos. Explica que, através do CPF do comprador, o comerciante consegue saber se o cliente tem dívidas antigas ou não, diminuindo a chance de perda do lojista. No caso de contas antigas, a ferramenta tem acesso as novas compras registradas no CPF devedor. Salienta que isso ajuda o empresário adescobrir em que cidade está o titular do documento, eliminando uma barreira no recebimento da dívida.

Campo Erê tem alto índice de inadimplência. Conforme DANIELA NORONHA, o Procura-se já foi mais utilizado no município, principalmente em anos passados, quando a taxa que não pagadores era ainda maior. A secretária da AcideCDL orienta a vendedores que sempre peguem CPF e assinatura do comprador, evitando calote. Fala ainda sobre o Regulariza, umprograma novo, que vai permitir clientes financiarem dívidas antigas. Ela explica que as pessoas vão poder negociar com o lojista diretamente no balcão da CDL, ou através de um autoatendimento online. O programa ainda não está funcionando, mas deve ser implantado em breve.

Assistência Social de Santa Terezinha do Progresso trabalha pelo melhor para população. Assumindo a pasta nesse início de gestão, CLEONICE COMPARIN, nova secretária no município, informa que os atendimentos já começaram. Salienta que o departamento está de portas abertas para receber e tentar ajudar da melhor forma possível a todos que necessitam. A nova responsável pelo setor comenta que o que deixa os processos um pouco mais lentos é a burocracia envolvida, fazendo com que a ajuda demore a chegar a população.

População carente é prioridade da Assistência Social. CLEONICE COMPARIN garante que vai dar o máximo para atender bem e dar amparo a quem mais precisa. Frisa que vai fazer todo o possível para que os programas que funcionam em beneficio ao povo não parem. Salienta ainda que vai atrás de novos incentivos, como o programa Jovem Aprendiz, que oportuniza o trabalho a menores de idade, auxiliando a entrarem no mercado de trabalho. A nova secretaria pontua que tem muitos planos para a secretária. Agora vai em busca de recursos para fazer o melhor pela população, que na opinião dela, merece muito.

VANIA BALDISSERA assume Assistência Social. A nova secretária da pasta em São Lourenço do Oeste, conta que, antes de ser escolhida para comandar o departamento, passou os últimos quatro meses no departamento de saúde. Antes disso seu trabalho era na Câmara de Vereadores. No momento está se inteirando das ações da Assistência Social, que comenta ser um grande desafio devido as muitas demandas e poucos recursos. Nos primeiros dias do ano conversa com os técnicos do departamento e toma conhecimento de como funciona o setor. Agora, está se inteirando dos programas, mesmo com alguns ainda sem funcionar devido a pandemias do coronavírus.

Assistência Social se reflete em outros setores da Administração. A nova responsável pelo departamento frisa que busca cumprir as propostas feitas durante a campanha. Comenta que o foco da secretaria são as pessoas mais carentes, ou em vulnerabilidade social. Segundo VANIA BALDISSERA, o auxílio emergencial não supre todas as necessidades dessas pessoas, o que a deixa apreensiva, pois os pedidos de ajuda devem aumentar ainda mais com as consequências trazidas pela pandemia do coronavírus.

Assistência Social busca atender todas as faixas etárias. Desde o mais novo até o mais velho, VANIA BALDISSERA comenta que a secretaria tem programas que podem ajudar. Ela relata que a prioridade da sua pasta é a proteção da família. A responsável pelo setor sinaliza que em São Lourenço, mil duzentas e sessenta e duas famílias estão inseridas no cadastro único da secretaria de assistência social. VANIA explica que, a partir desse cadastro, as famílias requisitam participação dos programas disponibilizados pela secretaria.

Doenças até então erradicadas voltam a aparecer. Segundo SAMARA RONCHI, do departamento epidemiológico da secretaria de saúde de Campo Erê, algumas extremamente perigosas como tétano e a febre amarela. Ela comenta que já tem um casos suspeito de tétano na região, o que acende o alerta para a população. Destaca que a vacina é gratuita, e pode ser feita nas unidades de saúde. Por isso, orienta que a população confira suas cadernetas de vacinação, fazendo um reforço caso já tenha passado dez anos da última aplicação, tenha feito cirurgia, seja gestante ou tenha sofrido algum acidente. Em relação a febre amarela, explica que a situação é mais urgente ainda.

Febre amarela pode levar a morte. SAMARA RONCHI destaca a importância da vacinação, pois é acessível prevenir. Ela pede que a população confira a caderneta. Caso necessite de orientação, comenta que entrem em contato com a unidade de saúde ou vá receber a ajuda. Explica que para adultos uma única dose da vacina é suficiente. No caso de crianças, é necessário uma dose antes e outra depois dos quatro anos de idade. Caso a criança tenha tomado somente uma antes dos quatro anos, é necessário a segunda.

Febre amarela é muito grave e necessita atenção. SAMARA informa que o macaco é o maior sinal de que a doença está próxima. Comenta que o animal é o primeiro a pegar a doença, e morre normalmente érto de comunidades. Ela lembra que o macaco não transmite, somente o mosquito, que pica o animal e leva aos humanos. Ela pede que as pessoas fiquem de olho e ,caso avistem macacos mortos, avise a saúde para que seja feita a analise.

Secretaria de Saúde aguarda vacinas para coronavírus para essa semana. A responsável pela pasta em Campo Erê, ROSALVA BOLIGON, informa que a referência para o município é a regional de saúde de Chapecó. Ela acredita que até amanhã o órgão já deva liberar um lote da vacina para ser distribuída a região. A pasta organiza a campanha de imunização por prioridade de grupo. Preta comenta que as primeiras pessoas a serem vacinadas são aquelas com mais de 75 anos de idade e os servidores de saúde.

Secretária não sabe ainda quantas doses para Covid 19 serão liberadas na primeira leva. Entretanto, salienta que no decorrer do ano todo vai se falar de vacinação. Cada pessoa receberá duas doses da vacina, num intervalo que pode chegar a 29 dias. Só depois disso é que um próximo grupo de risco será atendido, como gente com comorbidades, e aqueles que tem entre 60 e 74 anos de idade, seguidos de profissionais da educação. A Secretaria de Saúde de Campo Erê está planejando a campanha de vacina desde o início do mês.

Equipe de vacina se prepara em Campo Erê. De acordo com a secretária ROSALVA BOLIGON, o planejamento está sendo traçado em conjunto com Secretaria de Educação. Adianta que na cidade haverá 2 postos de vacina: um na Escola João Telles e o outro na creche Anjo da Guarda. Secretaria de Saúde da cidade pede calma a população para vacinação contra o vírus. Ela garante que no tempo certo, todos serão imunizados. A meta é atingir pelo menos 90 por cento dos grupos de risco. Os mais novos e saudáveis devem respeitar aqueles que tem prioridade.

Administração Municipal reafirma compromisso de aproveitar ao máximo o potencial de cada servidor. Vice-prefeito ROQUE MELLO cita como exemplo a Secretaria da Cidade, que ele acumula. A pasta é encarregada de cuidar da geração de emprego, construção de asfalto, limpeza pública, meio ambiente, iluminação e outras atividades. Adianta que contatou com 4 empresários com a intenção de criar novos estabelecimentos na cidade, especialmente nas linhas de embutido e costura.

Novas empresas que deverão se instalar em Campo Erê vão contribuir muito com a economia. ROQUINHO comenta que além da geração de emprego, todos os empregados terão carteira assinada. Salienta, por outro lado, que tão logo assumiu, fez uma viagem em busca de emendas parlamentares. O montante atinge em torno de 1 milhão e 400 mil reais. Bairros serão contemplados com obras. Um conjunto de casas na Vila Feliz está regularizado e logo os proprietários recebem os documentos.

Homem com mandado é preso em Palma Sola. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária e Tático Ostensivo Rodoviário realizava abordagens na rodovia SC 161 no km 23 em Palma Sola, ontem. Os policiais fizeram abordagem a um Santana, com placas de Três Barras, Paraná, com dois homens no seu interior. A equipe identificou os homens, e através de troca de informações com a Polícia Militar de Renascença, os policiais perceberam que um deles, de 41 anos, tinha um mandado de prisão em aberto. Ele foi preso e encaminhado ao presídio de São José do Cedro para os procedimentos cabíveis.

Investigado por crime em São Lourenço do Oeste é detido no Rio Grande do Sul. Um homem de 37 anos foi preso preventivamente, acusado de crimes patrimoniais e violência doméstica. Ele foi preso em Alvorada, no estado gaúcho, através da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Ele era investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, a DPCami, de São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Civil, uma mulher de 37 anos contou que começou um relacionamento com o investigado em maio de 2020. Pouco tempo depois, ele se mudou para a casa dela, onde permaneceu por aproximadamente dois meses.

Homem fazia saques da conta de companheira. No final do período a mulher identificou duas retiradas de sua conta corrente, de valores que passam de dois mil reais. Através das investigações, a polícia comprovou que os saques foram feitos pelo companheiro da vítima, que tinha acesso ao seu cartão bancário e senha. Após a última retirada o suspeito fugiu de São Lourenço. Conforme a Polícia Civil, o acusado tem um histórico já com outras infrações penais praticadas no contexto de violência doméstica.

Motorista fica ferido em tombamento de caminhão na BR-280. Um caminhão Iveco tombou no final da noite de ontem, em Marmeleiro nas proximidades do trevo de saída para Flor da Serra do Sul. O motorista teve suspeita de fratura na clavícula e foi encaminhado ao hospital por uma equipe do Samu. Equipes do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, também prestaram atendimento. As causas do acidente não foram informadas.

Grave acidente na PR-475 deixa três pessoas feridas. A colisão frontal foi na manhã de hoje, nas proximidades da Linha Nova Concórdia em Francisco Beltrão, sentido ao município de Verê. Se envolveram no acidente um Hyundai HB20, com placas do Mercosul e um Corsa emplacado em Capanema. Uma equipe da Secretaria de Verê que passava pelo local realizou os primeiros atendimentos, até a chegada do Samu e Corpo de Bombeiros.O motorista do Corsa sofreu ferimentos considerados graves e foi levado ao Hospital Regional. No HB20 havia um casal, que foi encaminhado a UPA de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e realizou os levantamentos do acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.