ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/12/2018

-CONSELHO DECIDE HOJE SE VOLTA A LIBERAR AUXÍLIO-MORADIA PARA JUÍZES
-DIRETOR DO SINDICARNES É ANUNCIADO COMO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA
-UPA DOA BRINQUEDOS PARA ALUNOS DO COLÉGIO CEDRENSE
-BOMBEIROS ORIENTAM SOBRE PREVENÇÃO DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS
-SECRETARIA PROJETA PAGAMENTO DE 260 MIL EM BÔNUS AGRÍCOLA EM GUARUJÁ
-FESTAS DE FINAL DE ANO GERAM EXPECTATIVA NAS VENDAS DE CARNE SUÍNA
-PREFEITURA E SINDICATO DEBATEM REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES
-CHUVA E RAJADAS DE VENTO CAUSAM TRANSTORNOS NA REGIÃO
-DUAS MORADORAS DA REGIÃO FAZEM DENÚNCIAS CONTRA JOÃO DE DEUS
-EMPRESÁRIO MORRE EM ACIDENTE COM TRATOR

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O número de mortos no incêndio de segunda-feira em um hospital de Mumbai, na Índia, subiu para oito, incluindo um bebê de três meses. Mais de 140 pessoas, entre pacientes e funcionários, ficaram feridas. O incêndio começou por volta das quatro da tarde, horário local, e atingiu o quarto andar de um hospital público. As causas não foram divulgadas, mas uma fonte do corpo de bombeiros afirmou que o edifício, construído nos anos 1970, não passou pelas inspeções periódicas de segurança contra incêndios.

O governo da Nova Zelândia anunciou que organizará um referendo sobre a legalização da maconha com fins recreativos em 2020 ao mesmo tempo em que ocorrerão as eleições legislativas. A organização da consulta foi uma das condições apresentadas pelo Partido Verde quando negociou a participação no governo da primeira-ministra, JACINDA ARDERN, após as eleições de 2017. Uma pesquisa mostrou que 65 por cento dos neozelandeses são favoráveis ao consumo recreativo da maconha.

A primeira-ministra do Reino Unido, THERESA MAY, disse nesta segunda-feira que pretende reprogramar a votação no Parlamento Britânico do acordo sobre o Brexit para a semana que começa em 14 de janeiro. A votação do acordo firmado entre o governo britânico e a União Europeia deveria ter ocorrido na terça-feira da semana passada. No entanto, MAY adiou a sessão porque sabia que dificilmente a proposta seria aprovada.

O Brasil tem um modelo considerado exemplar quando o assunto é calendário de vacinação, mas a oferta de vacinas no Sistema Único de Saúde não tem sido suficiente para garantir a taxa desejável de cobertura vacinal da população. Até dezembro de 2018, o país registrou mais de 10 mil casos de sarampo. A doença estava erradicada no Brasil, mas a importação do vírus vindo da Venezuela provocou dois surtos: um no Amazonas e outro em Roraima. Se até fevereiro de 2019 o país ainda tiver novos casos, pode perder o certificado de erradicação da doença concedido pela Organização Mundial de Saúde.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, fará nesta quarta-feira a primeira reunião ministerial com sua equipe completa. Os 22 ministros já indicados deverão estar presentes, na residência oficial da Granja do Torto, utilizada por BOLSONARO quando está em Brasília. A pauta da reunião não foi divulgada pela assessoria da equipe de transição. A princípio será o único compromisso do presidente eleito na capital federal nesta semana. A expectativa é ele chegue a Brasília na quarta-feira e volte no fim do dia para o Rio de Janeiro. Desde as eleições, BOLSONARO intercala sua agenda entre o Rio de Janeiro, onde tem residência, e Brasília.

O Conselho Nacional de Justiça deve discutir nesta terça-feira a proposta de regulamentação do auxílio-moradia. O valor do benefício pode chegar a até quatro mil 377 reais. No último dia 26 de novembro, o ministro LUIZ FUX, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o auxílio-moradia após o presidente MICHEL TEMER sancionar o reajuste de 16 virgula 38 por cento nos salários do ministros do STF. FUX, porém, deixou em aberto a possibilidade de haver regulamentação do auxílio para casos específicos. Agora, caso o CNJ decida pela regulamentação do benefício, haverá uma série de requisitos para que o valor seja pago aos integrantes do Judiciário.

Apesar da prorrogação, ainda há dificuldade para preenchimento das vagas do Mais Médicos em Santa Catarina. Até ontem, uma a cada quatro vagas ainda não tinha sido preenchida. Desses 66 postos ainda não ocupados, em 15 deles a validação foi indeferida, por falta de interesse, por motivos pessoais do candidato ou por problemas na documentação. Os outros 51 profissionais ainda não se apresentaram nos municípios, sendo que o prazo, após prorrogação do Ministério da Saúde, termina nesta terça-feira. Até agora, 192 profissionais já se apresentaram nos municípios catarinenses.

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou a prestação de contas de campanha da deputada estadual eleita ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O problema apontado diz respeito a seis despesas eleitorais que somam 962 reais e à transferência de 589 para a conta pessoal da candidata. Outros dois deputados estaduais eleitos tiveram as contas rejeitadas pelo TRE: IVAN NAATZ do PV e RICARDO ALBA do PSL. Segundo a assessoria do TRE, no entanto, a reprovação das contas não impede nem a diplomação, nem a posse dos parlamentares eleitos. Por enquanto, as sanções aos candidatos são as definidas pelos juízes nos julgamentos das contas, feitos na última semana. Os candidatos ainda podem recorrer no próprio TRE.

O governador eleito CARLOS MOISÉS anunciou na tarde desta segunda-feira o sétimo secretário da sua equipe. RICARDODE GOUVÊA assumirá em janeiro de 2019 a pasta de Agricultura e Pesca, setores que representam 14 por cento do PIB catarinense. O futuro secretário tem 30 anos de experiência no agronegócio e atua como diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados. Também ontem, VALDEZ RODRIGUES VENÂNCIO, coronel da reserva da Polícia Militar, foi confirmado como presidente do Instituto do Meio Ambiente. Apesar da formação militar, ele é especialista em Educação Ambiental pela Udesc e atuou por 15 anos na Polícia Ambiental.

UPA de SJCedro doa brinquedos para alunos do Colégio Cedrense. Conforme a assessora de direção SIMONE MÂNICA, os itens foram confeccionados pelos detentos e entregues para alunos do quinto ano da Escola. Lembra que houve um projeto de pesquisa envolvendo a Unidade Prisional onde os alunos do nono ano tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, acompanhar um pouco da rotina dos detentos. A intenção foi debater sobre a ressocialização e fazer uma pesquisa sobre opinião dos moradores sobre o trabalho feito por eles, atualmente em empresas moveleiras e na marcenaria dentro da UPA. Também, sobre a possibilidade de alguns deles atuaram no convênio com a prefeitura em serviços de urbanismo. A assessora de direção informa que 34 alunos do foram beneficiados com os brinquedos doados como berços de boneca, balanço de bonecas, bilboquê, carrinhos de madeira, mesa com bancos, entre outros. Foram itens especiais solicitados pela escola que ajudou na escolha individual. Ela lembra que ano que vem a escola não terá mais o quinto ano, devido a extinção do antigo primário no educandário. Houve parceria da empresa Disamóveis na doação dos materiais usados na confecção. Em forma de agradecimento os detentos já haviam feito a pintura da sala de aula da turma envolvida.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Guaraciaba realiza Noite da Família. Durante o evento ocorreram as apresentações da Oficina de Violão ministrado pelo Professor NELSON FINGER, da Oficina de Dança do professor FABIANO DA FONTOURA e as apresentações da Oficina de Vocal e Flauta com a professora LETÍCIA SANZOVO. Na oportunidade foi repassado um vídeo que mostrou um pouco dos Projetos trabalhados durante o ano pelas três Orientadoras Sociais responsáveis por organizar todo espaço, fortalecendo as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Neste ano de 2018 cerca de cem crianças e adolescentes de seis a 17 anos participaram das atividades, no contra turno escolar, em até três vezes por semana.

Bombeiros orientam sobre prevenção de queimadas e incêndios. Devido ao forte calor registrado nos últimos dias na região, o Batalhão de Bombeiros divulgou alguns cuidados relacionados à prevenção de queimadas e incêndios. De acordo com o tenente DIOGO BATAGLIN, as queimadas podem começar por causa das intempéries da natureza, porém, o maior causador é o homem. Às vezes, por distração, jogando pontas de cigarro na beira de matas, outras, por perpetuar técnicas de limpeza de pasto, usadas há décadas, sem o devido cuidado. O fato é que os efeitos causados pelos incêndios florestais são devastadores, provocando diversos danos ao ecossistema e às pessoas. O tenente comenta que na região é cultural a realização de queimadas para a limpeza de lavouras, mas que se deve ter cuidados redobrados nessa época do ano, pois o fogo pode se alastrar e atingir outras propriedades e causar estragos. Nas residências, o tenente ressalta que a população deve ficar atenta com a fiação elétrica o próprio fogão à lenha, que também são os principais causadores de incêndio.

Pagamento dos bônus relativos às vendas de 2018 deve iniciar em janeiro. A previsão é da secretária da agricultura de Guarujá do Sul, JANICE EBERHARDT. Ela acredita que na metade de janeiro já sejam possível a junção das notas e soma dos valores a serem pagos. A previsão é que o valor gire em torno de 260 mil reais repassados aos agricultores. A cada sete mil litros de leite vendidos, e comprovados por nota, o agricultor recebe um bônus de 100 reais. A cada 25 piquetes na propriedade também há bonificação de cem reais, já que existe incentivo também para as pastagens. A secretária lembrou que aqueles que precisarem do serviço prestado pela prefeitura também poderão solicitar, ao invés da bonificação em dinheiro. Para isso é preciso estar em dia com a prefeitura.. NICA informa também que a Lei prevê apenas sete horas/máquinas para confecção da silagem para que necessitar do auxílio da secretaria e dos implementos.

Ampliação dos programas para agricultores tem ajudado a administração a receber impostos. A secretária da agricultura de Guarujá do Sul, JANICE EBERHARDT, lembra que neste ano foram criados três programas com objetivo de subsidiar as atividades agrícolas de vários segmentos e melhorar a realidade local, quanto ao movimento econômico. Um deles foi à concessão de bônus para os produtores de leite. A intenção foi facilitar o trabalho do poder público, que registrava demanda dos serviços para silagem. Do mesmo modo, foi dar maior autonomia às famílias na contratação de horas/máquinas, garantindo o incentivo mesmo para aqueles que fazem de forma particular, ou com conhecidos. Ela destaca que há regras, sendo necessária a comprovação do serviço prestado para que o produtor tenha o retorno financeiro. O bônus é depositado em conta. A prefeitura, por sua vez, acredita que com essas notas de serviços também aumente o movimento econômico e a reversão de impostos.

Aproximação das festas de final de ano gera expectativa nas vendas de carne suína. O presidente do Instituto Nacional da Carne Suína, WOLMIR DE SOUZA afirma que esse período é considerado o melhor para os produtores e para as agroindústrias que trabalham com a venda de carne de porco. Além do consumo interno que cresce devido aos festejos de natal e virada do ano, há também reflexos positivos nas exportações. Ele explica que a Rússia costuma aumentar as compras no segundo semestre devido ao clima registrado na Eurásia. O presidente afirma que, ainda assim, a situação não é considerada boa para o setor de suinocultura devido ao crescimento nos custos de produção, principalmente com insumos como milho e soja. Ele justifica que o preço pago pelos grãos e cereais é justo para os agricultores, no entanto, encarece atividades que dependem destas Commodities como produção do leite, de porcos e de aves, sem haver equilíbrio.

Consumo na carne suína no Brasil ainda está concentrado em produtos industrializados. Segundo o presidente do Instituto da Carne Suína, WOLMIR DE SOUZA a população não tem o hábito de consumir carne de porco com a mesma frequência que o gado. Ele percebe que a maior concentração de venda está no salame, torresmo, salsicha, linguiça e outros. Ele afirma que os derivados são vendidos o ano todo, mas a carne propriamente deve ter aumento de 20 por cento entre dezembro e janeiro. A média de consumo anual é de 15 a 18 quilos de habitantes por ano, com destaque para o Sul. Já o Nordeste tem um percentual ainda menor. WOLMIR lembra que o preço é mais acessível do que a carne de gado. Ele percebe que as grandes marcas como Aurora, Seara e Sadia, que tem publicidade, saem em vantagem em detrimento do produto em si.

Sindicato apresenta pauta de reinvindicações para Princesa em 2019. Os pedidos do Sindi foram apresentados em documentos, entre eles, de cinco por cento de reajuste para os servidores públicos, aumento do vale alimentação em 50 reais ou a incorporação no salário base dos servidores. Além disso, foi sugerido o pagamento do vale integral para funcionários que cumprem jornada inferior a 40 horas semanais. No encontro da última semana o prefeito, EDILSON VOLKEIS se comprometeu em pagar os cinco por cento reivindicados para todo funcionalismo. Caso o reajuste dos professores em nível nacional, referente ao piso do magistério, seja maior, a administração fará a compensação do restante. O aumento do vale destinado para compra de alimentos será de 20 reais. Já os monitores de creches e outras categorias que fazem seis horas diárias e não recebiam o valor integral desse vale passarão a ser contempladas na totalidade conforme o pedido.

Pedidos do sindicato não visam apenas aumentar o salário, mas também dar estabilidade aos profissionais do serviço público. A presidente do Sindi JACINTA HANZEN cita diversos estudos e pedidos feitos às prefeitos da região conforme a realidade local. Em Princesa foi apresentado pedido da implantação de um plano de saúde aos funcionários com custeio de 50 por cento pela prefeitura e outra metade por eles. Também foi solicitada a reformulação do Plano de Carreira do Magistério. O prefeito, EDILSON VOKWEIS acatou a reivindicação para que aconteça essa atualização no plano já que o atual traz outra realidade referente a salários e idade de aposentadoria aos educadores. Quanto ao plano de saúde reivindicado, o governo municipal fará estudos de impacto e orçamentos no ano que vem e implantação em 2020. A comissão pedia ainda o fornecimento de cursos de qualificação aos servidores, ou a progressão automática, em caso de não haver a oferta. Porém, esse item não foi aceito pela administração devido a série de cursos que são oferecidos e de fácil acesso para internet que possibilitam uma especialização para o profissional interessado.

A política brasileira está sofrendo uma mudança dramática que vai ter influência direta no trabalho de deputados e senadores. A declaração é do deputado federal e senador eleito, ESPIRIDIÃO AMIN. Ele esteve na região no final de semana durante inauguração de obras em Padre Réus. O político conversou com a Rádio Cedro também sobre o cenário político. Um das alterações, de acordo com ele, é o fim do loteamento dos cargos nos ministérios. AMIN disse que a escolha dos ministros foi feita diretamente pelo presidente, acabando a com a prática de entregar um ministério para um partido que preenchia os demais cargos pelo critério político. Para o deputado, essa mudança é fundamental porque vai acabar com a matriz da corrupção no país. Ele acredita que o país, a partir de agora, terá um crescimento sustentável.

Se JAIR BOLSONARO tivesse ficado no Partido Progressista, hoje não seria presidente da república. A afirmação é do deputado federal e senador eleito de Santa Catarina, ESPIRIDÃO AMIN. Ele disse que BOLSONARO ficou no partido entre 2005 e 2016 e pediu desfiliação exatamente para disputar a eleição. AMIN reforçou que o PP não deu espaço para o atual presidente eleito, mas mesmo se tivesse lançado BOLSONARO como candidato ele dificilmente teria sucesso nas eleições. AMIN disse que o eleitor queria algo novo e votou contra os candidatos das siglas tradicionais. Ele acredita também que o congresso deve aprovar, até a metade do ano que vem, uma reforma da previdência justa que vai começar pelo serviço público civil e militar. AMIN disse que além disso é preciso aprovar uma reforma tributária. Ele disse que pretende continuar ajudando Santa Catarina agora no Senado e que tem um compromisso com a região pela retomada das obras de recuperação da BR 163, trecho São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.

Chuva e rajadas de vento causam transtornos na região. O Corpo de Bombeiros realizou diversos atendimentos e a entrega de lonas para residências que sofreram avarias com o forte vento. No Bairro São Luiz duas casas foram prejudicadas e ficaram parcialmente destelhadas. Uma árvore na Praça Walnir Bottaro Daniel também caiu em SMOeste e atingiu um carro. Outras cidades como Romelândia, Dionísio Cerqueira e Cunha Porã também registraram estragos decorrentes do temporal. A Celesc foi acionada e realizou o corte de galhos que acabaram atingindo a rede elétrica.

Ameosc prepara Assembleia com eleição da nova diretoria. O presidente da Associação, JORGE WELTER projeta encerramento de seu mandato. Nesta quinta-feira, ocorre Assembleia com eleição da nova diretoria. A programação na sede da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina inicia às 17 horas com reunião do CONDER e prestação de contas. WELTER também chama atenção para a prestação de contas e eleição da nova diretoria do CIS Ameosc. A partir das 18 horas ocorre a Assembleia para escolha do novo presidente da Associação. WELTER lembra que o cargo ficará com o partido PSD, com prefeitos nos municípios de Belmonte, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e Barra Bonita.

Presidente faz balanço positivo das ações coletivas na região que foram ampliadas neste ano. Durante sua gestão em 2018, o presidente da Ameosc destaca ações que foram realizadas com destaque para o Congresso dos 19 municípios que integram a Associação. Lembra que foi debatido sobre meio ambiente, inovação com desenvolvimento econômico sustentável e turismo. JORGE WELTER chama atenção para o departamento de Concurso Público que é referência estadual pela transparência, ética e lisura nos trabalhos realizados. Considera ainda que no seu mandato conseguiu diálogo aberto com todos os prefeitos em diversas pautas de interesse regional. Essa Usina de Asfalto que já está em processo de licitação será a segunda implantada em Santa Catarina. Mas, o presidente considera que o congresso regional promovido no final de novembro reunindo promotores e secretários de estado foi o maior destaque de sua gestão. Segundo ele, os assuntos que realmente interessam foram discutidos e houve troca de experienciais exitosas em várias cidades como o Semae de SJCedro e o turismo de Anchieta.

Moradores de Palma Sola demonstram interesse em ocupar vagas abertas. O secretário da Administração, TIAGO BIANQUETO lembra que desde o dia sete deste mês a administração está promovendo reuniões nos bairros e comunidades para encontrar pessoas que queiram trabalhar nas dezenas de vagas abertas em empresas locais. Lembra que a maior demanda é a empresa Palmasola SA que têm mais de 80 vagas em aberto. A partir de janeiro a prefeitura irá disponibilizar transporte do interior pra cidade para ajudar aquelas pessoas que querem trabalhar na cidade, mas que não tem como ir. Ele percebe que será uma opção de renda alternativas inclusiva aos agricultores que enfrentam crises no agronegócio, mas, que tem casa própria e propriedades rurais. Ele revela que na Linha São Luiz foram 11 pessoas no encontro que tem interesse no trabalho. Na Linha Brasil foram 20 e no Cerro Azul foram 16 pessoas interessadas. Além disso, no bairro Palmares 45 pessoas participaram da reunião e poderão ocupar parte dos empregos. O responsável pelo Recursos Humanos e o diretor de Produção da empresa Palma Sola SA nos acompanharam e tiraram dúvidas dos interessados.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida na Waldemar Rangrab. Uma mulher, ocupante de uma motocicleta de São Miguel do Oeste, sofreu leves ferimentos em decorrência de um acidente de trânsito, que ocorreu por volta das 17 horas, envolvendo um Focus, também de São Miguel. A colisão foi próximo à Fiat. Os bombeiros foram acionados e socorreram a vítima, que apresentava um corte no pé esquerdo e relatava dores no corpo. Ela foi imobilizada no local e conduzida ao Hospital Regional. A polícia militar foi acionada, realizou o controle do trânsito e o levantamento técnico do acidente. A dinâmica da colisão será apurada pela autoridade competente.

Homem é internado na UTI após sofrer queimaduras graves enquanto trabalhava. A vítima de 42 anos sofreu um acidente na tarde desta segunda-feira na cidade de São Lourenço do Oeste. Segundo informações, ele teve contato com cal, produto químico geralmente utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação de processos de pintura. Conforme o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, o paciente foi encontrado desacordado em seu local de trabalho, apresentando queimadura de 2º grau. Após os procedimentos ainda em São Lourenço, foi necessário realizar a transferência do paciente. A ação contou com o apoio do helicóptero do SAER e foi acompanhada por uma equipe do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico. Conforme o médico da equipe, ALEX ROSA, o paciente estava com possível queimadura de via aérea, estava intubado e sedado. Ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Terezinha Gaio Basso e permanece sob cuidados intensivos. A transferência durou 20 minutos.

Duas mulheres da região registraram boletins de ocorrência contra o médium JOÃO TEIXIERA DE FARIA, o JOÃO DE DEUS. A informação foi confirmada neste domingo pelo delegado regional da Polícia Civil, ADRIANO BINI. O nome das mulheres e o município onde moram não foram revelados para preservar as vítimas. BINI disse que as mulheres procuraram a delegacia e fizeram a queixa de abuso sexual contra o médium. Ele informou que as duas foram em momentos diferente até a delegacia e relataram terem sido vítimas de suposto abuso sexual cometido por JOÃO DE DEUS quando estavam em viagem na cidade de Abadiânia, em Goiás. Os dois boletins de ocorrência e as declarações foram encaminhados eletronicamente para a Polícia Civil de Goiás, que é a responsável pelas investigações.

Suspeito de estuprar criança de seis anos é preso em Barracão. O homem de 59 anos, que é suspeito de ter estuprado sua neta de criação foi preso após intensas buscas efetuadas pelas equipes da Polícia Militar de Barracão. O homem foi localizado em um matagal próximo da residência onde ocorreram os fatos. A prisão ocorreu por volta das 10 horas no interior do município, logo após uma equipe de policiais chegar ao local em um veículo particular, tendo em vista que ao ver a viatura o acusado fugia. Desde o dia dos fatos as equipes policiais realizavam diligências no intuito de localizar o homem, que de acordo com as informações permaneceu escondido no mato. Ele teria vindo até a casa da família onde trocou de roupas, mas voltou a fugir Nessa manhã, no entanto os policiais localizaram o acusado e deram voz de prisão. Após os procedimentos ele foi conduzido até a Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Empresário de Itapiranga morre em acidente com trator. CARLITO BECKER, popularmente conhecido como "Ratinho", de 46 anos, morreu na tarde desta segunda-feira após o tombamento do trator que ele estava conduzindo. Segundo informações, o acidente aconteceu por volta das 17 horas e 45 minutos quando a máquina agrícola teria tombado enquanto o empresário realizava trabalhos em uma pista de motocross nas proximidades de Linha Popi. Os bombeiros foram acionados para atender a ocorrência, mas quando os socorristas chegaram ao local, o empresário já estava com ausência total de sinais vitais. O corpo está sendo velado na Comunidade Kolping. A missa de corpo presente está prevista para às 18 horas na Igreja Matriz. Ele era pai do piloto de motocross Rafael Becker de 11 anos multi campeão em vários estados. Ele era o primo do piloto profissional Chumbinho Becker. Ratinho era muito conhecido no meio esportivo e amigos fizeram muitas homenagens nas redes sociais. Também vários atletas e amantes do motocross estão dando as condolências à família no velório.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.