ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 18/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .. décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O número de mortos no incêndio de segunda-feira em um hospital de Mumbai, na Índia, subiu para oito, incluindo um bebê de três meses. Mais de 140 pessoas, entre pacientes e funcionários, ficaram feridas. O incêndio começou por volta das quatro da tarde, horário local, e atingiu o quarto andar de um hospital público. As causas não foram divulgadas, mas uma fonte do corpo de bombeiros afirmou que o edifício, construído nos anos 1970, não passou pelas inspeções periódicas de segurança contra incêndios.

O governo da Nova Zelândia anunciou que organizará um referendo sobre a legalização da maconha com fins recreativos em 2020 ao mesmo tempo em que ocorrerão as eleições legislativas. A organização da consulta foi uma das condições apresentadas pelo Partido Verde quando negociou a participação no governo da primeira-ministra, JACINDA ARDERN, após as eleições de 2017. Uma pesquisa mostrou que 65 por cento dos neozelandeses são favoráveis ao consumo recreativo da maconha.

A primeira-ministra do Reino Unido, THERESA MAY, disse nesta segunda-feira que pretende reprogramar a votação no Parlamento Britânico do acordo sobre o Brexit para a semana que começa em 14 de janeiro. A votação do acordo firmado entre o governo britânico e a União Europeia deveria ter ocorrido na terça-feira da semana passada. No entanto, MAY adiou a sessão porque sabia que dificilmente a proposta seria aprovada.

O Brasil tem um modelo considerado exemplar quando o assunto é calendário de vacinação, mas a oferta de vacinas no Sistema Único de Saúde não tem sido suficiente para garantir a taxa desejável de cobertura vacinal da população. Até dezembro de 2018, o país registrou mais de 10 mil casos de sarampo. A doença estava erradicada no Brasil, mas a importação do vírus vindo da Venezuela provocou dois surtos: um no Amazonas e outro em Roraima. Se até fevereiro de 2019 o país ainda tiver novos casos, pode perder o certificado de erradicação da doença concedido pela Organização Mundial de Saúde.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, fará nesta quarta-feira a primeira reunião ministerial com sua equipe completa. Os 22 ministros já indicados deverão estar presentes, na residência oficial da Granja do Torto, utilizada por BOLSONARO quando está em Brasília. A pauta da reunião não foi divulgada pela assessoria da equipe de transição. A princípio será o único compromisso do presidente eleito na capital federal nesta semana. A expectativa é ele chegue a Brasília na quarta-feira e volte no fim do dia para o Rio de Janeiro. Desde as eleições, BOLSONARO intercala sua agenda entre o Rio de Janeiro, onde tem residência, e Brasília.

O Conselho Nacional de Justiça deve discutir nesta terça-feira a proposta de regulamentação do auxílio-moradia. O valor do benefício pode chegar a até quatro mil 377 reais. No último dia 26 de novembro, o ministro LUIZ FUX, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o auxílio-moradia após o presidente MICHEL TEMER sancionar o reajuste de 16 virgula 38 por cento nos salários do ministros do STF. FUX, porém, deixou em aberto a possibilidade de haver regulamentação do auxílio para casos específicos. Agora, caso o CNJ decida pela regulamentação do benefício, haverá uma série de requisitos para que o valor seja pago aos integrantes do Judiciário.

Apesar da prorrogação, ainda há dificuldade para preenchimento das vagas do Mais Médicos em Santa Catarina. Até ontem, uma a cada quatro vagas ainda não tinha sido preenchida. Desses 66 postos ainda não ocupados, em 15 deles a validação foi indeferida, por falta de interesse, por motivos pessoais do candidato ou por problemas na documentação. Os outros 51 profissionais ainda não se apresentaram nos municípios, sendo que o prazo, após prorrogação do Ministério da Saúde, termina nesta terça-feira. Até agora, 192 profissionais já se apresentaram nos municípios catarinenses.

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou a prestação de contas de campanha da deputada estadual eleita ANA CAROLINE CAMPAGNOLO do PSL. O problema apontado diz respeito a seis despesas eleitorais que somam 962 reais e à transferência de 589 para a conta pessoal da candidata. Outros dois deputados estaduais eleitos tiveram as contas rejeitadas pelo TRE: IVAN NAATZ do PV e RICARDO ALBA do PSL. Segundo a assessoria do TRE, no entanto, a reprovação das contas não impede nem a diplomação, nem a posse dos parlamentares eleitos. Por enquanto, as sanções aos candidatos são as definidas pelos juízes nos julgamentos das contas, feitos na última semana. Os candidatos ainda podem recorrer no próprio TRE.

O governador eleito CARLOS MOISÉS anunciou na tarde desta segunda-feira o sétimo secretário da sua equipe. RICARDODE GOUVÊA assumirá em janeiro de 2019 a pasta de Agricultura e Pesca, setores que representam 14 por cento do PIB catarinense. O futuro secretário tem 30 anos de experiência no agronegócio e atua como diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados. Também ontem, VALDEZ RODRIGUES VENÂNCIO, coronel da reserva da Polícia Militar, foi confirmado como presidente do Instituto do Meio Ambiente. Apesar da formação militar, ele é especialista em Educação Ambiental pela Udesc e atuou por 15 anos na Polícia Ambiental.

Administração organiza programação de Natal. Para PAULA TONIAL - secretária de Educação de Campo Erê, é fundamental manter vivo o espírito natalino nas pessoas. Isso traz sentimento de solidariedade, reflexão e reacende as esperanças e um ano novo melhor. É com esse objetivo que foi organizado a praça do fórum com luzes enfeites. Os materiais utilizados foram todos feitos nas escolas municipais, pelas crianças do projeto Semear da secretaria social e também pelos acadêmicos de pedagogia da Uniaselvi.

“Eu, você e o nosso Natal” é o tema natalino deste ano em Campo Erê. Segundo a secretária de Educação do município PAULA TONIAL o tema vem de encontro com o que foi feito na praça. Com apoio de cada escola foi feita a decoração. Uma programação está marcada para esta sexta-feira à partir das 17 horas na praça do fórum. Haverá diversos brinquedos infláveis, distribuição gratuita de cachorro quente, refrigerante e pipoca para as crianças. O papai Noel estará na casinha distribuindo doces e tirando fotos

Cultura encerra atividades do ano. CAMILA BARONIO - agente de desenvolvimento da prefeitura de Anchieta, relata que neste mês o setor realizou amostra cultural que contou com mais de 250 participantes, entre alunos de música, dança, coral de idosos e público em geral. Outro destaque do ano, diz CAMILA, foi o terceiro concurso de fotografia. As doze melhores fotos, eleitas por profissionais da área, farão parte do calendário do município de 2019.

Município realiza abertura do Natal 2018. A informação é de CAMILA BARONIO de Anchieta. Conforme ela, ação contou com diversas apresentações na praça municipal. Durante esses dias, até final do ano, tem um espaço reservado na praça municipal, para contração de histórias para as crianças do município.

Feira de negócios tem pouca participação do público. Avaliação é de NELSON TRESSOLDI - responsável pela sala do empreendedor de Campo Erê e a gente de desenvolvimento local. Segundo ele, o evento contou com expositores locais e da região. Acredita que a baixa procura dos consumidores se deu devido ao período de final de ano e os inúmeros compromissos das pessoas. Apesar de ser um mês propício para vendas por causa da injeção no comércio devido ao décimo terceiro salário, é um período de muitos compromissos.

Dezembro atraí boas expectativas para o comércio. MÁRCIO NIERÓTIKA - presidente da Acislo de São Lourenço do Oeste, comenta que a estimativa dos empresários é para grandes negócios neste final de ano. Acredita que a crise que havia se instalado no estado está chegando ao fim e os negócios de todos os segmentos devem melhorar bastante.

Acislo faz recesso de final de ano. O presidente ressalta que nessa semana que antecede o Natal e na próxima do ano novo, as ações ficam paradas, voltando ao normal em janeiro. Reconhece o trabalho da diretoria neste ano de 2018 e acredita num desenvolvimento ainda maior para 2019.

Vereadora propõem projeto de Natal na casa legislativa. DALIA BERGAMASCHI, de São Bernardino, relata que diante da dificuldade de muitas famílias do município propôs a matéria. Aceita por todos os vereadores, foi feita uma visita ao comércio pedindo ajuda para o projeto. Ação envolveu os vereadores mirins do município. A vereadora reconhece o apoio de todo o comércio, quem não ajudou com dinheiro, contribuiu com doces e brinquedos.

Projeto Natal, embala mais de 60 pacotes de doces e brinquedos. Segundo a vereadora DALIA BERGAMASCHI, autora da proposta, a entrega das doações ocorre neste final de semana com ajuda dos vereadores mirins e acompanhamento especial do Papai Noel. A vereadora frisa, que através da câmera de vereadores, essa é a primeira vez que ocorre uma campanha como essa. Como adesão da população foi boa a ideia é repetir ação no ano que vem, finaliza a vereadora.

Agricultores ainda podem encaminhar CCIR. VALDECI CELA, presidente do Sintraf de Anchieta, orienta que os agricultores que ainda não conseguiram fazer a declaração, devem procurar os órgãos competentes para fazer o serviço. Lembra que desde o ano passado esse trabalho passou a ser realizado anualmente. O primeiro prazo era dia 5 de dezembro, mas o governo estendeu, e os agricultores que ainda não conseguiram fazer a declaração pode ir até o sindicato.

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural. O presidente frisa que ele contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural. O CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros.

Todos os agricultores precisam declarar o CCIR. CELLA, explica que quem tem uma propriedade na área rural pode ou não estar sujeito ao pagamento, porém é necessário fazer o cadastro do imóvel rural. Uma vez feito esse cadastro, torna-se possível realizar a emissão do CCIR. Para emitir o CCIR é necessário que o imóvel rural já esteja regularmente cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural.

Períodos sem chuva começa a preocupar lavoura. VALENTIN DE MACEDO - presidente da Caslo de São Lourenço do Oeste, relata que esse assunto está preocupando toda a área de agricultura da região. A cultura de milho é a que mais preocupa nesse momento, segundo DE MACEDO. Já soja, grande maioria foi plantada mais tarde, por isso ela resiste um pouco mais. A situação ainda não está crítica, afirma o presidente, porém se não vier chuva ainda nesta semana, a tendência é uma quebra grande na próxima safra.

Expectativa de preço para a safra é boa. DE MACEDO, frisa que no início a estimativa era maior, porém agora com as alterações de clima a tendência é baixar. Contudo, o presidente ressalta que o preço deve cobrir os custos de produção e sobrar alguma reserva os produtores, desde que a situação não tenha mais nenhuma variação na área climática.

ROBSON RAMOS é eleito novo presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê. A eleição da mesa diretora ocorreu ontem e definiu ainda como vice-presidente ADEMAR ALBERTON; primeira secretária ROSANE MOREIRA e segundo secretário ADELIR BUSSOLARO. De acordo com ROBSON RAMOS, essa é a primeira vez que assume a presidência da casa legislativa, salienta que sabe da responsabilidade e da confiança depositada a ele para assumir essa nova missão.

Permanência na presidência é de um ano. ROBSON RAMOS afirma que assumirá no dia primeiro de janeiro e segue até dia 31 de dezembro à frente do poder legislativo do município. Ressalta que pretende trabalhar junto aos demais vereadores para que possam auxiliar o executivo a fazer as melhorias que precisam ser feitas. Acredita que 2019 será um ano de muitas conquistas para o município e para a população em geral.

Com divisão de votos, PT fica com a presidência da Câmara Municipal. O vereador ALEXANDRO FERRARI, do Partido dos Trabalhadores, será o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste para 2019. A eleição da nova mesa diretora, ocorreu ontem, e ele obteve cinco votos. FERRARI diz que dará o seu melhor para conduzir os trabalhos, com harmonia e sem divisão na mantendo a Câmara unida.

Polícia atende caso de violência doméstica. Ontem por volta das 14 horas a equipe policial militar de Marmeleiro foi acionada para atendimento de violência doméstica, ambos estavam morando juntos a 7 meses e segundo a solicitante, o marido começou a lhe xingar. A mulher pediu para que ele saísse de casa, foi quando ele arrombou a janela. A vítima ligou para a PM, que tentou conversar, mas o homem se manteve trancado dentro de casa. Os policiais conseguiram entrar na residência e perceberam que ele estava embriagado, e até tentou investir contra a equipe policial, sendo imobilizado. Ele foi detido e levado para a delegacia.

A Policia Militar rodoviária atendeu a um acidente por volta das 17h de ontem no Km 58,750 da rodovia SC-160 no município de Modelo, foi uma saída de pista seguida de capotamento, envolvendo os veículos GM Celta emplacado no município de Saltinho. Segundo a polícia, a condutora de 53 anos, de uma motocicleta, se evadiu do local. Um Pálio envolvido, placas de Sul Brasil, conduzido por um homem de 54 anos, teve ferimentos leves.

Homem é internado na UTI após sofrer queimaduras graves enquanto trabalhava. A vítima de 42 anos sofreu um acidente na tarde de ontem, em São Lourenço do Oeste. Ele teve contato com cal, produto químico geralmente utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação de processos de pintura. Conforme o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, o paciente foi encontrado desacordado em seu local de trabalho, apresentando queimadura de segundo grau. Após os procedimentos ainda em São Lourenço, foi necessário realizar a transferência do paciente.

Transferência de paciente com queimaduras contou com o apoio do helicóptero do SAER. Conforme o médico da equipe, ALEX ROSA, o paciente estava com possível queimadura de via aérea, estava intubado e sedado. Ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Terezinha Gaio Basso e permanece sob cuidados intensivos. A transferência durou 20 minutos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.