ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/10/2018

-DEFESA PEDE PARA STF ANULAR INDICIAMENTO DE TEMER PELA POLÍCIA FEDERAL
-TRE VAI LEVAR DUAS URNAS PARA ANÁLISE EM AUDITORIA PÚBLICA NO PARANÁ
-ESCOLAS PROMOVEM FEIRA DO EMPREENDEDOR EM NOVEMBRO
-SANTA TEREZINHA PROMOVE A 26ª OKTOBERFEST NESTE FINAL DE SEMANA
-BOMBEIROS REALIZAM ATO DE FORMATURA E ENTREGA DE CONDECORAÇÕES
-PREFEITURAS INICIAM PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DA ISENÇÃO DO IPTU
-ELEIÇÃO DOS VEREADORES MIRINS SERÁ NO PRÓXIMO MÊS
-QUINTA ÁREA INDUSTRIAL DE GUARACIABA POSSUI SEIS LOTES DISPONÍVEIS
-MORADOR DE RUA FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER AGREDIDO POR ADOLESCENTE
-EX-VEREADOR DE GUARUJÁ DO SUL É PRESO SUSPEITO DE VENDER MERCADORIAS ROUBADAS NO PR

O tempo é de chuva. A previsão para as próximas é de encoberto com mais precipitações. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Índia registrou 80 casos confirmados de contaminação com o vírus da Zika, incluindo 22 grávidas, desde o mês passado. O país, onde o mosquito Aedes aegypti prolifera, registrou os primeiros casos de em janeiro de 2017. Desde a epidemia em grande escala de Zika em 2015, mais de um milhão e meio de pessoas em mais de 70 países foram infectadas pelo vírus, principalmente na América do Sul.

Mais de mil pessoas continuavam desaparecidas nesta quarta-feira, uma semana depois de o furacão Michael ter arrasado comunidades da Flórida e matado mais de 20 pessoas nos Estados Unidos. A informação é da agência Reuters. Equipes formadas por centenas de voluntários de uma ONG estão buscando mais de mil 135 pessoas da Flórida que perderam contato com amigos e familiares.

A Justiça do Peru aceitou os recursos apresentados pela defesa da líder opositora KEIKO FUJIMORI e determinou na noite desta quarta-feira a imediata libertação da filha mais velha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI. Ela foi detida na semana passada dentro de uma investigação por corrupção e lavagem de dinheiro que envolve a construtora Odebrecht. Por decisão unânime, a justiça aceitou os recursos apresentados por KEIKO e outros cinco detidos.

A defesa de MICHEL TEMER pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal para anular o ato de indiciamento do presidente pela Polícia Federal. A PF indiciou TEMER e mais 10 pessoas por integrarem um suposto esquema que atuou para beneficiar empresas do setor portuário, envolvendo a edição de um decreto, em troca de propina. Os advogados do presidente pediram a "a imediata decretação da nulidade do indiciamento" por considerarem que a PF usurpou a competência do Supremo ao indiciar sem autorização do tribunal.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, visitou nesta quarta-feira a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro e também se encontrou com o arcebispo do Rio, dom ORANI TEMPESTA. BOLSONARO falou sobre a participação em debates e voltou a dizer que a presença dele depende de avaliação médica e de estratégia política. No encontro com o cardeal-arcebispo, o candidato do PSL entregou uma carta de compromissos em defesa da família, da inocência da criança em sala de aula, em defesa da liberdade das religiões, contrário ao aborto e contrário à legalização das drogas.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, reuniu-se nesta quarta-feira em São Paulo com representantes de várias igrejas evangélicas, entre as quais, a Batista, Metodista, Presbiteriana, Anglicana e Assembleia de Deus. Pastores declararam apoio ao candidato do PT, que assumiu um compromisso com os evangélicos em uma carta. No texto intercalado por passagens da Bíblia, HADDAD diz que "desde as eleições de 1989, o medo e a mentira são semeados entre o povo cristão contra candidatos do PT". Ele defendeu o estado laico, com liberdade de religião e de expressão.

Pelo menos quatros municípios do Oeste de Santa Catarina e um do Norte tiveram alagamentos na tarde desta quarta-feira por causa da chuva. Segundo a Defesa Civil do estado, até as 18 horas havia registros no Oeste em Concórdia, Zortéa, Capinzal e Ouro. Estas duas últimas decretaram neste mês situação de emergência em função dos danos das chuvas. No Norte, o município atingido foi Major Vieira. A situação mais grave foi em Concórdia onde a chuva intensa com vendaval causou o destelhamento parcial de quatro casas e quatro quedas de árvores.

O juiz JULIANO RAFAEL BOGO, da Vara Criminal de Blumenau, negou em decisão publicada nesta terça-feira o pedido de prisão preventiva do ex-deputado federal JOÃO PIZZOLATTI. A solicitação havia sido feita pelo Ministério Público como parte do processo que o ex-parlamentar responde por tentativa de homicídio em um acidente de trânsito em dezembro de 2017 na rodovia entre Blumenau e Pomerode. O MP havia pedido a prisão preventiva alegando que o veículo de PIZZOLATTI continuava recebendo multas de trânsito, mesmo com o ex-deputado estando com o direito de dirigir suspenso. O juiz destaca na decisão que "as duas autuações por infração de trânsito não constituem prova de que o réu estava conduzindo o veículo”.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina encaminhará duas urnas eletrônicas para serem auditadas em audiência pública nesta quinta-feira em Curitiba. A auditoria atende a um pedido do PSL. As urnas de Santa Catarina escolhidas para a auditoria foram de seções de São José e Florianópolis. A urna de São José concentrou o maior número de reclamações do estado, com sete registros, dentre 277 eleitores que compareceram para votar. Já a urna de Florianópolis teve quatro relatos de algum tipo de falha. O número total de reclamações em Santa Catarina ainda está sendo apurado.

Feira do Empreendedor acontece no próximo mês em SJCedro. A instrutora, ELAINE RAMBO revela que os alunos estão desde agosto mobilizados no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, produzindo e cultivando as mercadorias que serão vendidas. Ela explica que os professores acompanham o processo para que estes produtos estejam disponíveis para comercialização. Foram definidas as datas das duas feiras que ocorrerão. Uma delas acontece no dia 24 de novembro na gruta São Cristóvão e no dia 27 no salão comunitário do distrito de Padre Réus. ELAINE comenta que nesta semana os professores participaram de uma nova capacitação para divisão de tarefas, projetos de marketing, organização dos locais e demais processos necessários para ambos eventos. Ela explica que os alunos terão tarefas como definir preços, estoques e funções para feira. Eles farão também o caixa e contabilidade. A consultora comenta que a intenção é despertar o interesse das crianças e jovens em desenvolver produtos e conheçam o funcionamento das empresas.

Abertas inscrições para o curso "Crescendo e Empreendendo". O curso será realizado pela Administração de Anchieta em parceria com Sebrae, através do Programa Cidade Empreendedora, na primeira quinzena de novembro. A agente de desenvolvimento, CAMILA BARONIO destaca que a iniciativa é destinada a jovens de 14 a 24 anos. Serão 12 horas de aula, distribuídos em três noites. Para recebimento do certificado o estudante deverá ter cem por cento de frequência. A agente revela que serão oficinas com estratégias para a inclusão social e acesso ao mercado de trabalho. Ela comenta que a associação comercial é parceira do curso. As inscrições podem ser realizadas até 22 de outubro.

Comunidade de Santa Terezinha concentra programação da Oktoberfest em apenas um final de semana. O organizador, NILVO GISCH comenta que devido aos dois turnos das eleições a comissão optou em realizar a festa alemã, que já entra na vigésima sexta edição em SJCedro, apenas neste sábado e domingo. Ele percebe que as vendas de barris de chopes e ingressos estão maiores que edições passadas. Há poucas unidades para reserva. A festa inicia no sábado as 19 horas, com a recepção dos visitantes e logo mais as 19 e 30 será servido o jantar típico da culinária alemã. A abertura da Oktober será as 21 horas com o pronunciamento dos organizadores e autoridades. As 21 e 30 acontecem apresentações de Danças Germânicas. O baile começa às 22 horas e 30 minutos, animado pelaSuper Banda Real. O encerramento está previsto para as 4 horas da madrugada. NILVO informa que no domingo acontece o almoço também com pratos típicos, seguindo a programação às 14 horas com apresentações artísticas e jogos. As 16 horas começa o matiné com a Banda “Os Gurí” que fará animação da festa até as 20 horas.

Bombeiros realizam ato de formatura e entrega de condecorações em Dionísio Cerqueira. Foi realizada a solenidade de promoção de praças e oficiais, formatura de Comunitários, bem como entrega de medalhas, entrega de viatura, equipamentos e ainda a apresentação de melhorias na sede da companhia O comandante, NOLAN VOLKWEIS comenta que ao longo de suas carreiras, os Bombeiros são condecorados com medalhas conforme deliberações do conselho de mérito. Algumas comendas t são destinadas ao trabalho de civis em prol da corporação. Durante o ato o fiscal da Receita Federal, JORGE VERONA e o comunicador CLÁUDIO SACCOL, foram agraciados o Mérito Comunitário. O engenheiro civil GUILHERME LIBARDONI e o sargento CARLOS FIGUEIRÓ, receberam a medalha comemorativa de 90 anos dos bombeiros no estado. O sargento IVAIR GANZER foi agraciado com a medalha de mérito pelos 30 anos de serviço. Durante a solenidade receberam homenagem os Bombeiros que passaram para a Reserva: IVANDRO FORTES; JEFERSON SHUEIGERT e GILBERTO MATIELLO.

Curso de Avançado de Atendimentos de Emergências foram 27 novos voluntários para o corpo de bombeiros. Segundo o comandante, NOLAN VOLKWEIS, os participantes receberam durante a solenidade o fardamento e cobertura. Houve também a entrega das chaves de uma camionete Hyundai Creta, adquirida através do convênio entre corporação e prefeitura de Dionísio Cerqueira e Associação de Comunitários de Barracão, Bom Jesus do Sul. O veículo deverá ser empregado tanto administrativamente como operacionalmente. NOLAN revela que houve também a apresentação das reformas e melhorias, bem como a entrega de equipamentos e eletrodomésticos. A realização da obra, bem como a aquisição destes materiais foi possível graças a um convênio e subvenções junto ao Sistema Judiciário.

Gerência estadual da Epagri visita região para conhecer atividades de extensão rural. Além da gerente estadual de extensão rural da Epagri EDILENE STEIWANDTER, a visita é acompanhada pela coordenadora estadual do programa capital social e humano na Epagri, que trabalha com juventude rural, indígenas e mulheres, e o coordenador estadual do programa de gestão de negócios e mercados, programa que trabalha a agregação de valor e turismo rural. EDILENE explica que a comitiva de Florianópolis acompanhou na terça-feira, na comunidade de Canela Gaúcha, em SMOeste, o encontro com jovens rurais, que reuniu mais de 220 jovens de vários municípios da região. Ontem a comitiva visitou em Guaraciaba, jovens que participam do curso no centro de treinamento de SMOeste, também conheceram a casa sustentável, e a tarde, conheceram em Anchieta o roteiro dos cânions.

A gerente e os coordenadores estaduais da Epagri acompanharam no Cetresmo, o curso de homeopatia animal, e nesta quinta-feira a comitiva acompanha em Chapecó a formatura de jovens rurais EDILENE STEIWANDTER explica que o trabalho de extensão rural contempla 21 gerencias regionais. No extremo oeste as gerencias se concentram em SMOeste e Palmitos. A gerente estadual de extensão rural da Epagri enfatiza que a região Extremo Oeste é rica em atividades, conhecimento e diversidade de agricultura, e com isso, possui um grande potencial agroindustrial, principalmente na produção de leite, atividade na qual a região e o estado como um todo são destaque em nível nacional.

Prazo para a solicitação de isenção do IPTU começa esse mês em Guarujá do Sul. Conforme o fiscal de tributos, FRANCISCO JUNIOR MATTOS o prazo para a isenção começou nesta semana e se estende até o final de novembro. Ele ressalta que tem direito ao benefício contribuintes aposentados e pensionistas com mais de 60 anos, que recebem até dois salários mínimos, com um único imóvel e que esteja sendo utilizado como residência por eles. O fiscal salienta que pessoas com doenças graves e com deficiência também podem pedir a isenção do pagamento. Neste ano foram 58 contribuintes isentos que precisam renovar o pedido. O imposto só é lançado após o vencimento dessa isenção, possivelmente em março do ano que vem. MATTOS revela que haverá uma comissão designada para vistoriar os documentos e as residências. Ele percebe que o número de contribuintes que fazem o requerimento vem decaindo, mas, já houve novos pedidos neste começo de outubro. Em SJCedro o prazo para o requerimento começa em novembro.

O debate com os candidatos governador na Peperi no último final de semana continua repercutindo no estado. Os candidatos GELSON MERÍSIO do PSD e COMANDANTE MOISÉS do PSL ainda estão usando trechos do programa nas redes sociais e também na propaganda eleitoral de rádio e televisão. O encontro de sábado no Cine Peperi foi o primeiro do segundo turno em Santa Catarina. Os vídeos do debate nas redes sociais da Peperi, como o Facebook, por exemplo, superaram a marca das 20 mil visualizações com mais de dois mil e 500 comentários.

Eleição do parlamento jovem acontece em novembro em SJCedro. De acordo com a vereadora ISOLDI WILL, que propôs a realização do programa no município, a eleição está marcada para o dia 13 de novembro. Para mobilizar os estudantes para a disputa pelas nove vagas, uma comissão com servidores da câmara e vereadoras mirins da atual legislatura, visitaram escolas do interior e da cidade. A vereadora comenta que as vagas do Parlamento Jovem para 2019 serão distribuídas entre os educandários que atendem alunos com idades entre 12 e 15 anos, aptos para função. O registro dos candidatos deve ser feito entre segunda e sexta-feira da semana que vem. Até 9 de novembro os candidatos terão tempo para fazer campanha nas escolas. A eleição será no dia 13 e a divulgação dos eleitos no dia 16 de novembro. ISOLDI destaca que os estudantes eleitos participam de sessões simuladas e apresentam pedidos. Ela destaca que o grupo faz visita nas secretarias, gabinete do prefeito, além de intercâmbios em outros parlamentos e na Alesc.

Liberação dos alvarás para construções no Loteamento Alta Colina depende de revogação de decretos. O secretário da administração de SJCedro, ELANDIR ZANARDI, as licenças ambientais agora liberadas estavam emperrando a finalização do empreendimento, que têm várias casas em construção e vários projetos aguardando autorização para início. Citou que houve um esforço coletivo da prefeitura e dos loteadores para tentar vencer a burocracia, já que a finalização do Loteamento Alta Colina vinha se arrastando ao longo dos últimos anos. O secretário destaca que nesta semana, a prefeitura deve emitir os decretos que vão nortear o avanço das liberações.ZANARDI afirma que o primeiro passo é encaminhar o pedido para ligação do esgoto.Ele afirma que a prefeitura também poderá iniciar os serviços públicos no local. Existe previsão de pavimentar duas ruas.

Assinadas mais duas concessões de uso de lote na Área Industrial Antônio Negri. Conforme o secretário da Indústria e Comércio de Guaraciaba, CLAUDIOMIRO MALDANER, as duas empresas venceram as concorrências públicas realizadas anteriormente. Ele afirma que o local está com toda infraestrutura pronta e já há algumas fábricas e oficinas instaladas. O secretário detalha que a empresa de RENAN BESUTTI receberá o lote com área de 664 metros quadrados para implantar uma mecânica elétrica de equipamentos e máquinas agrícolas. Já a empresa de CRISTOPHER DA ROSA receberá o lote com quase 700 metros quadrados para implantar empresa de usinagem, tornearia e solda. O secretário destaca que ambas devem iniciar as obras em breve. Ele explica que os proprietários são de SMOeste e optaram por investir também em Guaraciaba. O secretário ressalta que as concorrências são abertas para qualquer interessado e não existe direcionamento.

A quinta área industrial de Guaraciaba possui seis lotes disponíveis. O secretário, CLAUDIOMIRO MALDANER revela que os terrenos têm tamanhos variados e são repassados conforme a demanda da empresa. Ele explica que estes seis espaços podem ser ocupados por diversos segmentos. As propostas podem ser apresentadas na prefeitura. O secretário salienta que há incentivos para empresas locais e também de fora do município que variam. Em alguns casos são fornecidos materiais ou valores para obras de ampliação ou para compra de equipamentos. Entre janeiro e outubro deste ano o valor aplicado foi de 500 mil reais em incentivos. Para o ano que vem a Secretaria terá 970 mil em orçamento. Além disso, foram feitas 900 horas de serviços com máquinas da prefeitura para os novos empreendimentos. MALDANER ressalta que a intenção principal é oferecer vagas de trabalho e aumentar a arrecadação de impostos. As empresas deverão ressarcir os cofres públicos em 50% do valor investido pela prefeitura no prazo de 10 anos. Além disso, elas deverão manter os itens na proposta apresentada, com número de empregos diretos e indiretos e demais clausulas.

Homem embriagado tenta agredir ex-companheira e é preso em Barracão. Na madrugada desta quinta-feira, por volta das 1 hora da manhã, uma mulher solicitou a presença dos policiais para que se deslocassem em sua residência, haja vista que seu ex-companheiro, que faz constantes ameaças de morte contra a solicitante, estaria na porta de sua casa, pedindo para entrar. Então, a equipe se deslocou e encontrou o suspeito. Em revista pessoal foi encontrada uma faca com 20 centímetros de lâmina de posse do agressor. Ele também estava em visível estado de embriaguez. Como a vítima desejou representar contra o indivíduo, foi dada voz de prisão. O homem foi enquadrado na Lei Maria da Penha, já que a vítima possui medida protetiva que impedia que ele se aproximação dela e da residência.

Polícia Civil e IGP realizam simulação da tentativa de homicídio após briga entre vizinhos. A Polícia Civil de Descanso realizou ontem a reprodução simulada da tentativa de homicídio ocorrida no dia dois de outubro, na Linha Matão. Na oportunidade, um homem teria tentado matar um casal disparando seis vezes contra as vítimas. Quatro dos disparos atingiram um homem, que foi levado ao Hospital Regional. O homem de 42 anos ficou gravemente ferido, mas, se recuperou. A motivação do crime foi uma briga por divida de terras. Com o objetivo de trazer elementos de prova para a conclusão do inquérito, apresentaram suas versões no local dos fatos o autor, que está preso, a vítima e uma testemunha. Também participaram da diligência os integrantes da Policia Militar e do Departamento de Administração Penitenciária. O laudo deve ser apresentado pelo perito criminal do IGP nos próximos dias, para então ser analisado pelo delegado juntamente com os demais elementos de prova já existentes. Após a conclusão, o inquérito será remetido ao Judiciário.

Motociclista fica ferido em colisão traseira na BR-163. O piloto de uma motocicleta sofreu ferimentos leves em um acidente registrado às duas e meia da tarde de ontem,, nas proximidades ao trevo de acesso a São José do Cedro. A colisão envolveu um Cruze, placas de Dionísio Cerqueira e uma moto de Cedro. O motociclista, de 29 anos, teve ferimentos nos braços e pernas e foi socorrido pelos bombeiros. Ele recebeu atendimento no local e foi levado para avaliação na unidade de saúde. O motorista do automóvel de 36 anos não se feriu. Ambos os veículos trafegavam sentido São José do Cedro Guaraciaba, quando a moto colidiu na traseira do carro.

Homem fica gravemente ferido ao ser agredido por adolescente em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 21 horas de ontem, para atender uma ocorrência envolvendo uma briga entre pessoas na Rua La Salle, próximo a Igreja Matriz. No local os policiais encontraram um homem caído no chão e apresentando intenso sangramento na cabeça. Os bombeiros foram acionados, prestaram os primeiros socorros e encaminharam a vitima até o Hospital Regional. Segundo os bombeiros, o homem, identificado como ORDALINO DA SILVA, popular "bugrão” foi alvo de agressões com objeto cortante. Três suspeitos foram abordados pela PM nas proximidades do local e um adolescente confessou ter agredido a vítima. A PM encontrou uma pedra e uma placa de sinalização ensanguentadas.Um dos envolvidos relatou que o menor, autor das agressões, havia dado 40 reais para a vítima comprar cachaça, mas, ele teria gasto o dinheiro com outros produtos. Descontente com a situação, o adolescente foi até o local aonde a vítima dormia e iniciou uma série de agressões. ORDALINO faz parte de um grupo de andarilhos que costuma pernoitar próximo ao Salão Paroquial. O menor foi detido e juntamente com outro suspeito, foram encaminhados para delegacia.

Ex-vereador de Guarujá do Sul é preso suspeito de vender mercadorias roubadas no PR. Um empresário, dono de uma loja recém-inaugurada, foi detido em flagrante por vender mercadorias roubadas, na manhã de terça-feira, no centro de Apucarana. LÉO MARIO SABADIN, que residia e foi vereador em Guarujá do Sul, está preso sem direito a fiança e ainda foi multado em 108 mil pela Receita Estadual. A Polícia Civil fiscalizou o estabelecimento após denúncia. De acordo com o delegado JOSÉ JACOVÓS, o dono do contêiner roubado, avaliado em 100 mil, recebeu informação de que os produtos estavam sendo vendidos na rede Máximo 12, que também tem lojas em Cianorte e Campo Mourão. No local, a polícia constatou que o proprietário estava comercializando as mercadorias roubadas sem nota fiscal. Ele responderá ainda por sonegação fiscal.

Conforme a Polícia Civil, no roubo os bandidos levaram um contêiner com 120 caixas cheias de mercadorias. Os criminosos clonaram o caminhão, documentação e até a Carteira Nacional de Habilitação do motorista, entraram no Porto Seco de Cascavel e roubaram as mercadorias fabricadas na China. Além da receptação, a polícia também constatou que o empresário não possui alvará de funcionamento. LÉO MARIO, proprietário da loja, reconheceu durante entrevista coletiva que errou ao vender mercadoria sem nota fiscal. Contudo, afirmou que não sabia sobre a procedência e declarou ser inocente. Quanto ao alvará, ele alegou ter feito requerimento, mas, a burocracia gerou entraves para concessão do documento. O empresário foi preso e encaminhado à delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.