ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 18/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Índia registrou 80 casos confirmados de contaminação com o vírus da Zika, incluindo 22 grávidas, desde o mês passado. O país, onde o mosquito Aedes aegypti prolifera, registrou os primeiros casos de em janeiro de 2017. Desde a epidemia em grande escala de Zika em 2015, mais de um milhão e meio de pessoas em mais de 70 países foram infectadas pelo vírus, principalmente na América do Sul.

Mais de mil pessoas continuavam desaparecidas nesta quarta-feira, uma semana depois de o furacão Michael ter arrasado comunidades da Flórida e matado mais de 20 pessoas nos Estados Unidos. A informação é da agência Reuters. Equipes formadas por centenas de voluntários de uma ONG estão buscando mais de mil 135 pessoas da Flórida que perderam contato com amigos e familiares.

A Justiça do Peru aceitou os recursos apresentados pela defesa da líder opositora KEIKO FUJIMORI e determinou na noite desta quarta-feira a imediata libertação da filha mais velha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI. Ela foi detida na semana passada dentro de uma investigação por corrupção e lavagem de dinheiro que envolve a construtora Odebrecht. Por decisão unânime, a justiça aceitou os recursos apresentados por KEIKO e outros cinco detidos.

A defesa de MICHEL TEMER pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal para anular o ato de indiciamento do presidente pela Polícia Federal. A PF indiciou TEMER e mais 10 pessoas por integrarem um suposto esquema que atuou para beneficiar empresas do setor portuário, envolvendo a edição de um decreto, em troca de propina. Os advogados do presidente pediram a "a imediata decretação da nulidade do indiciamento" por considerarem que a PF usurpou a competência do Supremo ao indiciar sem autorização do tribunal.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, visitou nesta quarta-feira a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro e também se encontrou com o arcebispo do Rio, dom ORANI TEMPESTA. BOLSONARO falou sobre a participação em debates e voltou a dizer que a presença dele depende de avaliação médica e de estratégia política. No encontro com o cardeal-arcebispo, o candidato do PSL entregou uma carta de compromissos em defesa da família, da inocência da criança em sala de aula, em defesa da liberdade das religiões, contrário ao aborto e contrário à legalização das drogas.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, reuniu-se nesta quarta-feira em São Paulo com representantes de várias igrejas evangélicas, entre as quais, a Batista, Metodista, Presbiteriana, Anglicana e Assembleia de Deus. Pastores declararam apoio ao candidato do PT, que assumiu um compromisso com os evangélicos em uma carta. No texto intercalado por passagens da Bíblia, HADDAD diz que "desde as eleições de 1989, o medo e a mentira são semeados entre o povo cristão contra candidatos do PT". Ele defendeu o estado laico, com liberdade de religião e de expressão.

Pelo menos quatros municípios do Oeste de Santa Catarina e um do Norte tiveram alagamentos na tarde desta quarta-feira por causa da chuva. Segundo a Defesa Civil do estado, até as 18 horas havia registros no Oeste em Concórdia, Zortéa, Capinzal e Ouro. Estas duas últimas decretaram neste mês situação de emergência em função dos danos das chuvas. No Norte, o município atingido foi Major Vieira. A situação mais grave foi em Concórdia onde a chuva intensa com vendaval causou o destelhamento parcial de quatro casas e quatro quedas de árvores.

O juiz JULIANO RAFAEL BOGO, da Vara Criminal de Blumenau, negou em decisão publicada nesta terça-feira o pedido de prisão preventiva do ex-deputado federal JOÃO PIZZOLATTI. A solicitação havia sido feita pelo Ministério Público como parte do processo que o ex-parlamentar responde por tentativa de homicídio em um acidente de trânsito em dezembro de 2017 na rodovia entre Blumenau e Pomerode. O MP havia pedido a prisão preventiva alegando que o veículo de PIZZOLATTI continuava recebendo multas de trânsito, mesmo com o ex-deputado estando com o direito de dirigir suspenso. O juiz destaca na decisão que "as duas autuações por infração de trânsito não constituem prova de que o réu estava conduzindo o veículo”.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina encaminhará duas urnas eletrônicas para serem auditadas em audiência pública nesta quinta-feira em Curitiba. A auditoria atende a um pedido do PSL. As urnas de Santa Catarina escolhidas para a auditoria foram de seções de São José e Florianópolis. A urna de São José concentrou o maior número de reclamações do estado, com sete registros, dentre 277 eleitores que compareceram para votar. Já a urna de Florianópolis teve quatro relatos de algum tipo de falha. O número total de reclamações em Santa Catarina ainda está sendo apurado.

Escola promove Projeto Primavera X. Quem explica é GUSTAVO SHCHOERFHER aluno da Escola de Educação Básica Emílio Garrastazu Médici de Campo Erê. Ele conta que o projeto foi um evento criado por CJs de Santa Catarina, que são os participantes da conferencia passada. Na escola, no inicio da proposta, uma turma foi selecionada para trabalhar com o projeto Primavera X. Agora é envolvida toda escola, professores, direção e demais alunos.

Aluno da escola Médici viaja para capital do estado. GUSTAVO, conta que ação faz parte do projeto Primavera X. A delegação que foi para a fase nacional da conferência em São Paulo, estará reunida em Florianópolis para repassar o conhecimento adquirido para os demais. Lá é feito um estudo e troca de experiências para que as escolas possam ajudar mais o meio ambiente e conscientizar as pessoas.

Projeto inicial da escola é voltado ao lixo jogado em nascentes de água. Quem comenta é FIDÊNCIO MARTENDAL – professor da Escola Médici. Ele diz que os alunos fizeram e colocaram placas de orientação nas margens das rodovias, orientando as pessoas a descartar o lixo em locais apropriados. Agora, com ampliação do projeto, será feito trabalho de reciclável com óleo de cozinha e restos de alimentos, frutas e folhas de árvores. Esse material é feito compostagem, que mais tarde vira adubo para ser usado na terra.

Escola faz parceria com prefeitura na separação do lixo. Quem comenta é FIDÊNCIO MARTENDAL – professor em Campo Erê. Segundo ele, o município está aderindo a coleta seletiva de lixo. A parceria vai auxiliar bastante o projeto da escola. Além disso, vai ajudar os catadores do município, a organizar a coleta e ter uma fonte de renda ainda maior. Ele comenta que a escola já utiliza o óleo de cozinha para fazer sabão, que pode ser utilizado na limpeza de piso, lavagem de roupas pesadas, enfim da maneira que achar melhor.

Palestra aborda tema da saúde mental. ODIRLEI BRANDT médico plantonista do Hospital Santo Antônio de Campo Erê, e que atua também na Secretaria de Saúde de Saltinho e de outros municípios da região, foi quem ministrou a palestra nesta manhã. O bate papo foi promovido pelo CAPS Micro regional de Campo Erê e contou com a participação dos pacientes do centro. De acordo com BRANDT, a conversa foi em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado neste mês. Salienta que foram abordadas as principais doenças da saúde mental, entre elas: depressão, ansiedade, abuso de drogas, surtos psicóticos e esquizofrenia.

Ansiedade é o principal transtorno da atualidade. Afirmação é do médico ODIRLEI BRANDT. Cita que logo após vem à depressão, entre as principais doenças mentais atuais. O médico salienta que para identificar problemas é importante que a família fique atenta as mudanças de comportamento.

É grande número de abstenções e votos nulos e brancos nas eleições 2018. O mesmo índice se deu nos municípios da comarca e região. MARIANA FLEMING – chefe do cartório eleitoral de Maravilha, que atende o eleitoral de Santa Terezinha do progresso, relata que na sua comarca também foi grande o número de pessoas que deixaram de votar, quatrocentas e trinta e seis. O cartório aguarda que esses eleitores compareçam para fazer a justificativa, eles tem prazo de 60 após as eleições para fazer justificar.

Maior número de justificativas é por doença e trabalho. Até agora, das pessoas que justificaram, MARIANA, conta que é a maioria comprovou com atestado médico e que estavam trabalhando no dia do pleito, por isso não puderam comparecer para votar. A comarca disponibilizou transporte de eleitores. A chefe do cartório entende, que não só na comarca, mas em todo país, o número alto de pessoa que deixaram de votar, é uma forma de protesto a política do Brasil. Para ela, isso também é democracia, o eleitor escolhe seu candidato ou vota branco ou nulo, ou não compareceu para votar justificando seu voto.

São Lourenço do Oeste tem mais de três mil eleitores que deixaram de votar. Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral de São Lourenço do Oeste ORLANDO VAIRICH, isso equivale a 18 por cento dos eleitores. É um número alto, avalia o chefe, considerando que o voto é obrigatório. Os que não compareceram para votar no dia sete, tem prazo de 60 dias para justificar o não comparecimento. Em caso de doença ou trabalho, desde que com comprovação, a justiça aceita a justificativa, já os demais eleitores precisam pagar uma multa.

Quem não votar no segundo turno deve fazer nova justificativa. ORLANDO, explica que uma justificativa é para o primeiro turno, e a outra para o segundo. São 60 dias de prazo para o pleito do dia sete, e depois 60 a contar do dia 28, após o segundo turno. Caso o eleitor não votar e não justificar no prazo terá o título de eleitor cancelado. Porém, quem não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no segundo.

Comarca do Paraná tem baixo número de abstenções no primeiro turno. A informação é de ANDREA DE MOURA – chefe do cartório eleitoral de Marmeleiro. Segundo ela, em Flor da Serra do Sul, foram cerca de 10 por cento dos eleitores que não compareceram para votar. Em Marmeleiro 13, e em Renascença 11 e meio por cento. Esse índice deixa a justiça eleitoral feliz, afirma ANDREA, pois mostra que os eleitores, mesmo descontentes com a política, foram às urnas e votaram.

Fake News é problema no primeiro turno das eleições. A observação é da chefe do cartório eleitoral de Marmeleiro ANDREA DE MOURA. Segundo ela, são noticias falsas divulgadas na internet, por meio do whatsApp, facebook, principalmente falando sobre urnas. Porém, a chefe explica que as urnas tem um procedimento de segurança que inicia no TSE, com códigos e acessos restritos salvos em cofres que são acompanhados pela polícia federal, partidos políticos, enfim não é possível adulterar nenhuma delas, pois a fiscalização e bastante minuciosa. Depois disso, é feito mais um trabalho de segurança das urnas nos cartórios eleitorais junto com juízes e promotores.

Situação política reflete no número de abstenções de voto. A observação é do Chefe do Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste, ALEX GONÇALVES, que atendo os municípios de Anchieta e Romelândia. A procura no primeiro turno foi bem abaixo do esperado. Conta que a maioria dos eleitores já fizeram a justificativa na semana depois das eleições, e acredita que os demais façam dentro do prazo.

Dos cinco municípios que fazem parte da comarca, quatro disponibilizaram transporte para eleitores. Segundo o chefe do cartório, esse transporte é legalizado pela justiça eleitoral, e os municípios precisam ceder ônibus para levarem os eleitores no dia do pleito. Devido à baixa procura, no primeiro turno, alguns municípios não vão repetir o transporte para eleitores. Ele diz que o juiz entende que o transporte gera um custo alto para o município e a procura foi muito baixa.

Campo Erê tem um número mais baixo da comarca de abstenções de voto. GUSTAVO AGUIAR do Cartório Eleitoral, conta que no município sede o percentual foi de 13 por cento, equivalente a 860 eleitores. Em Palma Sola, foi 22 por cento chegando a mil 293 eleitores. Em Saltinho 632 deixaram de votar, e em São Bernardino 364. AGUIAR, cita que Palma Sola teve um índice maior que o nacional, e acredita que isso se dá pela descrença dos eleitores na política.

Eleitores que deixaram de votar seja por problemas ou simplesmente por não querer precisam justificar dentro do prazo. GUSTAVO AGUIAR, do cartório eleitoral de Campo Erê, ressalta que o prazo é de dois meses após o pleito. Caso o eleitor não compareça para fazer a justificativa terá o cancelamento do título.

Veículos colidem na SC 157. A polícia rodoviária foi chamada ontem para atender a um acidente na SC 157 no Km 6,900no município de São Lourenço do Oeste. Foi um abalroamento transversal frontal, envolvendo o caminhão Ford Cargo 816emplacado em Maringá, conduzido por um homem de 39 anos, e o veículo GM Monza emplacado no município de São Lourenço do Oeste, dirigido por um homem de 56 anos. Ninguém ficou ferido, e nos veículos foram registrados danos de pequena monta.

Colisão traseira envolve dois automóveis na SC 157. A polícia atendeu a mais um acidente na rodovia SC157 no Km 12,500em São Lourenço do Oeste. Foi uma colisão traseira, envolvendo o veículo VW Golemplacado em Novo Horizonte, dirigido por uma mulher de 21 anos, que não se feriu, e uma caminhonete S10, placas, de Novo Horizonte, conduzida por um homem de 68 anos, que também não se feriu. Nos veículos foram registrados danos de pequena monta.

Polícia recupera veículo furtado. Na madrugada de hoje por volta das 3h10, a PM de Renascença fazia patrulhamento próximo ao posto de combustíveis, quando avistou um veículo saveiro, em consulta ao sistema a placa acusava um Chevette. Foi feita abordagem do condutor, e em busca pessoal localizado cerca de 20 gramas de maconha. Em busca veicular, no porta luvas foi localizado o documento do veículo onde foi possível consultar a placa MEC-9432 de Chapecó, que acusou registro de furto.

O condutor foi identificado e é menor de idade. Ele disse aos policiais que a droga encontrada era para seu consumo e que até o momento tinha fumado 4 cigarros da droga. Ele foi apreendido e levado para o destacamento da polícia militar. O conselho tutelar foi acionado para acompanhar o menor.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.