ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 18 08 2020

-BOLSONARO EDITA DECRETO QUE REGULAMENTA AJUDA AO SETOR CULTURAL

-RELATÓRIO FINAL DA CPI DOS RESPIRADORES SERÁ APRESENTADO HOJE

-FUNCIONÁRIOS DO CORREIO ENTRAM EM GREVE E FECHAM AGENCIA CENTRAL

-MUNICÍPIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE MAIS MÉDICOS

-SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS LANÇA CAMPANHA SOLIDÁRIA -HOMEM É PRESO POR ESTUPRO E CARCERE PRIVADO DA COMPANHEIRA

-RAPAZ RECEBE DESCARGA ELÉTRICA E MORRE EM ACIDENTE DE TRABALHO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A líder técnica do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde, MARIA VAN KERKHOVE, afirmou nesta terça-feira que menos de dez por cento da população mundial mostra ter desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus. VAN KERKHOVE afirmou que "grande parte" das pessoas em todo o mundo permanece suscetível ao vírus. Os diretores da entidade ressaltaram que o mundo ainda está longe da imunidade de rebanho.

Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta terça-feira as manobras militares conjuntas anuais, que foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus. A Coreia do Norte desaprova os exercícios, que considera um treino para uma invasão de seu território. Os exercícios militares acontecem em um momento de tensão persistente entre as Coreias. As manobras devem prosseguir até 28 de agosto. A princípio começariam no domingo, mas foram adiadas por alguns dias após a detecção de novos casos de coronavírus na Coreia do Sul, o que provoca o temor de uma segunda onda.

Uma multidão de pessoas saiu às ruas nesta segunda-feira para se manifestar contra medidas tomadas pelo governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ, que estendeu as restrições por conta da pandemia de coronavírus na Argentina até o dia 30 de agosto. Em carros com bandeiras argentinas ou a pé com máscaras e com panelas das varandas, os manifestantes protestaram em vários pontos do país contra a reforma do Judiciário para que sejam julgados os casos de corrupção envolvendo a atual vice-presidente, CRISTINA KIRCHNER e pelo relaxamento da quarentena imposta desde março.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares decidiu entrar em greve nesta segunda-feira. Segundo a entidade, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às dez horas da noite de ontem. De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de "negligência com a saúde dos trabalhadores" na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos. A entidade afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo eles, não aconteceu. Eles alegam que, em agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021, o que significa reajuste zero neste ano.

O ministro PAULO GUEDES afirmou nesta segunda-feira que o governo vai fazer remanejamento de recursos a fim de criar as condições para que sejam feitos investimentos públicos sem "furar" o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas da União. GUEDES fez a afirmação no início da noite, ao deixar o Ministério da Economia, após uma reunião com o senador MÁRCIO BITTAR, relator do Orçamento Geral da União de 2021. Antes do encontro com o senador, GUEDES se reuniu com o presidente JAIR BOLSONARO e com o ministro LUIZ EDUARDO RAMOS da Secretaria de Governo no Palácio do Planalto. BOLSONARO pediu a GUEDES para buscar mais recursos a fim de assegurar investimentos sem ferir o limite de despesas previsto no teto de gastos, principal âncora fiscal do governo.

O presidente JAIR BOLSONARO editou decreto que regulamenta as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus. A regulamentação foi publicada na madrugada desta terça-feira no "Diário Oficial da União. De acordo com o decreto, a União entregará aos estados, Distrito Federal e municípios, em parcela única este ano, três bilhões para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural. Segundo o decreto, estados e o Distrito Federal distribuirão a renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura. A renda emergencial será de 600 reais e paga mensalmente, em três parcelas sucessivas, e estará limitada a duas pessoas da mesma família.

Pelo menos 15 municípios catarinenses tiveram prejuízos nas áreas rurais após os temporais que atingiram o estado na sexta-feira e sábado, informou a Epagri nesta segunda-feira. As regiões mais afetadas foram o Oeste e Norte. A Defesa Civil afirmou que, no total, 36 municípios tiveram danos no campo. De acordo com a Epagri, houve estragos nas produções de leite, suínos, aves, reflorestamento, alho, frutas, fumo, erva-mate, banana, palmito, arroz e plantas ornamentais. Também foi registrada a destruição de estruturas como residências, galpões, implementos, equipamentos e abrigos.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou nesta segunda-feira uma portaria em que enumera as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus a serem tomadas pelas regiões de acordo com a classificação de cada uma no mapa de risco. As restrições precisam ser aplicadas a partir de sábado por 14 dias conforme a situação das regiões divulgada no boletim de quarta. O boletim do mapa de risco classifica cada uma das 16 regiões de saúde de Santa Catarina como situação gravíssima, grave, alta ou moderada para a Covid-19. Até esta segunda, 12 regiões estavam classificadas como em risco gravíssimo para a doença. A secretaria afirmou que o objetivo da portaria é eliminar a necessidade de decretos semanais.

A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Respiradores fará nesta terça-feira, a partir das cinco horas da tarde, a reunião para apresentação e votação do relatório final sobre a investigação da compra dos 200 respiradores artificiais pela Secretaria de Estado de Saúde que não foram entregues. O documento, com 115 páginas, trará as conclusões do relator da CPI, deputado IVAN NAATZ sobre os responsáveis pela compra, realizada com pagamento antecipado de 33 milhões e dispensa de licitação. Além das pessoas e as empresas responsáveis pela compra dos respiradores, o relatório também deverá contar com um pedido de ressarcimento aos cofres públicos e sugestões de alterações legislativas para maior controle de compras públicas em situações de calamidade.

A partir desta terça-feira, a agência da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Oeste passa a funcionar em novo horário. A partir de hoje, o atendimento será das oito horas da manhã à uma hora da tarde para serviços essenciais. Em nota, a superintendência regional do banco afirmou que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas. Mais uma vez, houve formação de fila na agencia local. Os recursos do Saque Emergencial do FGTS e do Auxílio Emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem. Os usuários que precisam atualizar o cadastro no aplicativo, podem enviar a documentação pelo próprio App.

O município de Bandeirante iniciou na manhã de hoje as atividades do Centro de Triagem para pessoas com sintomas gripais e possíveis infectados com a Covid-19. A informação é do enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde e responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, LUCIANO FIORENTIN. De acordo com ele, a partir de hoje as pessoas que possuírem algum sintoma gripal devem procurar o Centro de Triagem e não mais a Unidade de Saúde. Conforme ele, o local escolhido para os atendimentos será o Centro de Multíplo Uso do centro da cidade.

O Centro de Triagem não entrou em funcionamento antes por falta de profissional médico. A afirmação é do enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde e responsável pela Vigilância Epidemiológica em Bandeirante, LUCIANO FIORENTIN. Segundo ele, haviam sete médicos na lista de espera e todos recusaram, sendo preciso esperar a contratação de um novo profissional. Ele destacou que além do médico, o Centro de Triagem contará com uma técnica em enfermagem e uma enfermeira.

O Centro de Triagem em Bandeirante vai funcionar de segunda a sexta-feira em dois horários. O comentário é do enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde e responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, LUCIANO FIORENTIN. Ele disse que os atendimentos vão ocorrer entre às sete e meia da manhã e 11 e meia e da uma da tarde às cinco horas. Ele ressaltou que os pacientes terão todo o suporte à disposição nesse novo espaço. Questionado sobre a ativação desse novo local em Bandeirante, FIORENTIN declarou que o objetivo é evitar aglomeração de pessoas com sintomas gripais com os demais pacientes que buscam com frequência a Unidade de Saúde. Ele lembrou ainda que outra finalidade é evitar o contágio da Covid-19, além de melhorar o fluxo de atendimento da Saúde de Bandeirante.

Até o último boletim divulgado pela prefeitura de Bandeirante, o município contabilizava três casos da Covid-19. Desses, todos já estão recuperados. O enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde e responsável pela Vigilância Epidemiológica no município LUCIANO FIORENTIN revelou que muitos moradores não acreditavam que a doença iria chegar e após as primeiras confirmações, os cuidados foram redobrados. O profissional cobrou da população mais conscientização e lembrou que as festas particulares estão proibidas no município. Existe ainda um decreto desde a última semana em Bandeirante onde estabelece uma série de medidas preventivas e restritivas contra a Covid-19 sob pena de multa em caso de descumprimento.

Foi lançado, nesta semana, o Edital de Chamamento Público Simplificado para a contratação temporária de Médicos visando atender as necessidades de combate à pandemia do Coronavírus. Os profissionais contratados vão atuar 20, 30 ou 40 horas semanais, conforme Cadastro de Reserva. A inscrição será realizada entre hoje e amanhã das oito as 11 e 45 da manhã e entre uma e meia e cinco e 15 da tarde no departamento de Gestão de Pessoas, localizado no Centro Administrativo. O resultado provisório será divulgado no site da prefeitura: www.saomiguel.sc.gov.br, link Concursos e Editais. O resultado final será divulgado no dia 26 de agosto.

Seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, mais cinco mulheres e um homem testaram positivo para a doença. No total, 440 pessoas foram confirmadas com Covid-19 no município. Desse total, 369 já se recuperaram, segundo o controle da secretaria municipal de saúde. No momento, 70 pessoas estão com o vírus ativo. 69 estão em isolamento domiciliar e uma delas está em internação hospitalar.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente para os casos de Covid-19 no Hospital Regional permanece em 72 por cento. Dos 18 leitos da unidade de tratamento intensivo, 13 estão ocupados. Já na ala da enfermaria direcionada para os casos da doença, cinco leitos estão ocupados. São quatro casos suspeitos e um positivo. Como na enfermaria são 16 vagas, a taxa de ocupação é de 31 por cento. Os números foram atualizados no final da tarde de ontem pela assessoria de comunicação do Hospital Regional.

A agencia central dos Correios de São Miguel do Oeste está de portas fechadas nesta terça-feira. Na unidade, seis funcionários estão em greve. Outros que são do grupo de risco estão afastados em razão da pandemia do coronavírus. Apenas o gerente permanece trabalhando. Os trabalhadores fixaram um cartaz na porta da agencia com a frase “Estamos em greve”. Outro cartaz cita que a greve é pela “manutenção de diretos e benefícios conquistados ao longo de ano”. Com a paralisação, todos os serviços da agencia deixaram de ser prestados. A categoria cita que os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de "negligência com a saúde dos trabalhadores" na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos. Além disso, eles não concordam com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021, o que significa reajuste zero neste ano.

Na agencia de distribuição do Correio nove funcionários aderiram à greve nacional da categoria a partir desta terça-feira. Ao todo, são 14 servidores. A agência que fica nas proximidades do Clube Comercial e que faz a entrega de mercadorias confirmou que alguns trabalhadores estão em greve. Com isso, o trabalho de entrega de mercadorias está afetado e ocorrendo de forma parcial. A agencia de distribuição também informou na manhã de hoje que vai trabalhar com a algumas prioridades. O setor vai continuar entregando produtos via Sedex e Encomendas, mas a entrega das cartas, devido ao efetivo reduzido, não será realizada.

A reação das vendas no comércio catarinense nos meses de maio e junho se deve ao bom desempenho de alguns setores. A avaliação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele citou as empresas de móveis, mercados e farmácias que tiveram aumento no volume de vendas. Em contrapartida, setores como bazares e livrarias tem queda acentuada de até 30 por cento nos negócios. O presidente destacou que as datas comemorativas, como o dia das mães, dos namorados e dos pais contribuíram para a retomada das vendas do comércio. Conforme TAUFFER, o período de isolamento também teve reflexos positivos para o setor, já que alguns consumidores apostaram em reformas e compra de novos bens. De acordo com o IBGE, o comércio teve aumento de vendas em maio e junho, depois das quedas registradas em março e abril.

As indústrias não estão dando conta de atender pedidos de alguns setores da economia estadual. O presidente da federação dos lojistas, IVAN TAUFFER observa que em agosto cresceram os pedidos de materiais que terminaram no estoque de alguns ramos e por isso as fábricas também voltaram a aumentar a produção. Ele acredita que essa retomada vai resultar inclusive no crescimento das contratações. TAUFFER falou inclusive na recontratação de pessoas demitidas no início da pandemia, quando o comércio fechou as portas. No primeiro semestre deste ano, as empresas do setor fecharam mais de 150 vagas somente em São Miguel do Oeste. No estado, o comércio também demitiu mais do que contratou nos primeiros seis meses do ano.

O sindicato dos trabalhadores rurais lançou, na última sexta, uma campanha solidária para a compra de aparelhos e equipamentos ortopédicos. O objetivo, de acordo com o presidente da entidade, JOEL DE MOURA, é arrecadar recursos financeiros para a aquisição dos materiais. Ele explicou que a diretoria sentiu essa demanda com o envelhecimento da população e a confirmação de doenças ósseas ou musculares que exigem o uso de aparelhos. De acordo com ele, a intenção é comprar quatro cadeiras de rodas, quatro cadeiras de banho, andadores, muletas e colchões. Os equipamentos serão colocados a disposição de todos os agricultores, associados ou não.

A campanha para a compra de equipamentos ortopédicos do sindicato dos trabalhadores rurais é um sonho antigo da entidade. A afirmação é do presidente da entidade, JOEL DE MOURA. Ele disse ontem no Peperi Entrevista que a ação é inédita entre os sindicatos ligados a Fetaesc. JOEL reforçou que a compra dos aparelhos atende uma demanda do campo que ainda não contemplada pelo sindicato.

A campanha para a compra de equipamentos ortopédicos para agricultores tem pontos para a coleta das doações nas cidades de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Paraíso e Barra Bonita. Somente em São Miguel, as urnas estão em 11 locais espalhados por cooperativa de credito, empresas e no próprio sindicato. De acordo com o presidente da entidade, JOEL DE MOURA, as doações em dinheiro são de no mínimo cinco reais. As empresas ou as pessoas também podem doar os equipamentos, como as cadeiras de rodas. Ele antecipou que algumas empresas já doaram cadeiras de banho. A campanha vai até o dia 25 de setembro, quando o sindicato completa mais uma aniversário no municpio.

Um acidente deixou um motociclista ferido na tarde desta segunda-feira na SC 163. O condutor de uma moto Transalp 700, de Itapiranga, perdeu o controle da direção e saiu da pista na linha Aparecida, em Iporã do Oeste. O motociclista, de 21 anos, foi atendido pelos bombeiros de Iporã do Oeste e conduzido ao hospital com ferimentos nas pernas, joelho e pé direito. Ele também teve escoriações nos braços e mãos. O motociclista trafegava no sentido Itapiranga a Iporã do Oeste quando sofreu a queda.

Um rapaz ficou ferido ao sofrer uma queda de motocicleta na tarde de ontem no bairro São Luiz. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia na rua John Kennedy, proximidades do Caic. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o motociclista de 23 anos deitado sobre o canteiro da via, consciente e orientado. Ele foi socorrido com suspeita de luxação na clavícula direita e escoriações pelo corpo. O motociclista recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para atendimento médico no Hospital Regional.

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso prendeu um homem pela prática dos crimes de estupro e cárcere privado contra a companheira. No último sábado, 15, o suspeito, a pretexto de dar carona para a companheira até o local de trabalho, levou-a para a casa dele e a manteve em cárcere privado, obrigando-a a manter relações sexuais. Em um momento de distração do investigado, a vítima conseguiu mandar mensagem para a família e empreender fuga, escondendo-se nas imediações da residência do autor. Ela foi resgatada, porém, o autor fugiu do local. A Polícia Civil foi acionada e prendeu o suspeito ontem a tarde. O mandado de prisão preventiva foi cumprido e o homem foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada.

Um homem de 26 anos morreu ao sofrer uma descarga elétrica na tarde de ontem em São José do Cedro. O acidente de trabalho aconteceu por volta das quatro horas no Parque Industrial II, na Linha São Domingos. O trabalhador estava realizando um conserto na rede de internet quando tentou desprender um cabo e tocou a rede de alta tensão, gerando a descarga. Os bombeiros foram até o local e conseguiram reanimar o rapaz que estava inconsciente. Durante o deslocamento para o posto de saúde central, o trabalhador teve uma nova parada cardio respiratória, sendo necessária aplicação de choque e continuação das tentativas de reanimação. Ele não resistiu e morreu logo depois.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.